NOTAS DA SEMANA – 10.06.2022

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ENTREVISTA COM JOSÉ MAURÍCIO PIRES ALVES:

1 – Quem é José Maurício Pires Alves?

Para iniciar a conversa, quero deixar claro que sou um cara feliz.

Por origem sou oriundi, nasci em Minas Gerais, fui criado no Rio de Janeiro, vivi 30 maravilhosos anos em Porto Alegre e agora estou paulista.

Será que sou nômade?

Profissionalmente sou um comunicador, tendo iniciado a carreira em 1960 na TV Piratini de Porto Alegre, onde fiz de tudo: assistente executivo, operador de câmera, produtor, redator e diretor de TV.

Depois fui para a TV Gaúcha, montei a TV Difusora, voltei à RBS (Rede Brasil Sul) como diretor comercial e encerrei meus tempos de Tv na Rede Bandeirantes em São Paulo.

Sou publicitário, tendo iniciado a carreira como redator da McCann Erickson de Porto Alegre e atuado nas áreas de criação e atendimento. Comecei lá embaixo e cheguei bem em cima pois já fui Publicitário do Ano.

Desde 2000 tenho uma empresa, a Atalho Soluções em Comunicação, fazendo consultoria, prestando assessoria comercial, desenvolvendo projetos especiais de comercialização, promovendo relações empresariais.

Em respeito às minhas origens continuo redigindo, como cronista do cotidiano aqui na Coluna do Nenê (já fizemos 114 textos).

Há 12 anos faço um comentário semanal sobre comportamento na Radioweb, a maior produtora de notícias para rádios do país.

Se vocês desejarem ouvir um dos recentes, cliquem aqui: https://url.gratis/T2RI39

Nas atividades associativas, atuo no CONAR onde já fui presidente da 5ª Câmara e atualmente sou membro do Conselho de Ética na 2ª Câmara.

Também estou na APP / Associação dos Profissionais de Propaganda onde já fui presidente e agora sou Diretor Cultural.

2 – A vida de um executivo comercial é apaixonante ou angustiante?

Atuar como executivo comercial além de apaixonante é excitante pois requer presença sistemática e nem sempre somos beneficiados com o esperado SIM.

Com a pandemia, deixamos de lado o olho-no-olho, o cafezinho amigo ou a argumentação emocional.

Estamos todos on-line e o que vale são os dados concretos, via lives, whatsApp ou e-mails objetivos.

Pela APP, oferecendo nossos eventos de aniversário, nos meses de fevereiro à abril, a Luciana Schwartz, o Silvio Soledade e eu, já fizemos projetos para 67 empresas (veículos, agencias e clientes) realizando mais de 180 contatos.

Obtivemos 8 nãos e 6 maravilhosos SIM, da Rede Globo, Kantar Ibope, Extreme Reach, WarnerMedia, Claro e SBT.

E sabem o que vamos fazer na semana que vem? Contatar novamente as 54 empresas que ainda não nos responderam. E acrescentar no mínimo mais 10.

3 – Ser executivo em SP o tornou mais maduro e profissional como desejavas?

Vim para São Paulo em busca de diferentes caminhos nacionais e novos desafios. E tudo tem corrido muito bem. Eu tinha a impressão de que sabia tudo e agora tenho certeza de tenho muito mais a aprender.

E trabalho muito, o que é bom para um cara de 86 anos bem vividos.

Não sei o que seria de mim se acordasse um dia e não tivesse o que fazer.

4 – Amigos, um bom papo, caminhadas e amor?

Tenho grandes e queridos amigos, que respeito e admiro.

Participo de Grupos de Amizade como o Clube dos 100, o Escalda Pés e o Amigos da RBS.

E tenho também diversos amigos avulsos e muito amados, com A maiúsculo.

Aqueles de fé, com que você pode contar, que estarão sempre ao seu lado e, como se dizia no passado, os amigos certos nas horas incertas.

Ter amigos é muito bom mas, ser amigo é muito mais importante.

Amizade profunda é sinceridade, confiança e reciprocidade.

E parece que sou bem aceito. Isto me faz muito bem.

Quanto às caminhadas, elas são quase que diárias. Durante a semana nos jardins do condomínio em que vivo e aos sábados e domingos nos parques Ibirapuera ou Vinicius de Morais.

E para finalizar, o que considero mais importante: o amor à família.

Sou bem casado com a Graça, uma linda e atenciosa mulher, tenho filhas encantadoras e netos maravilhosos. Pena que não tenha oportunidade de conviver mais com eles.

Enfim, estou vivo. E muito bem.

E, como você viram, sou modesto, né?

FESTIVAL DE PUBLICIDADE DE GRAMADO

Após um hiato de cinco anos – a última edição do evento aconteceu em 2017 – o Festival de Publicidade de Gramado retoma sua edição presencial em agosto deste ano.

A organização promoverá o retorno do evento nos dias 24, 25 e 26 de agosto deste ano, na cidade do Rio Grande do Sul. Além da programação ao vivo, o festival também poderá ser acompanhado via digital.

A 22ª edição do Festival de Publicidade de Gramado marca uma renovação da organização, que passou a ser comandado pela CEO Andressa Martins.

Para a edição deste ano, o Festival fechou uma parceria com a agência MField, que ficará responsável pelos trabalhos de curadoria, assessoria, conteúdo e ativações digitais do evento.

MOOVE

A manutenção da qualidade na formação de arquitetos e urbanistas é um dos pilares de atuação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS). A luta contra a desqualificação do ensino e o alastramento do Ensino a Distância (EaD) orientou a campanha criada pela Agência Moove para a autarquia federal.

O objetivo da campanha é informar a população e os profissionais sobre as ações de fiscalização realizadas pelo CAU/RS, que possibilitam mais garantias aos arquitetos e urbanistas registrados e maior segurança para a sociedade. A campanha ainda conversa com professores, coordenadores, estudantes e vestibulandos, explicando a decisão histórica de negar pedidos de registro profissional de egressos de cursos de Arquitetura e Urbanismo na modalidade EaD.

A iniciativa gerou mídia espontânea em diversos veículos, uma vez que a decisão do CAU/RS alerta sobre os prejuízos que os futuros profissionais podem ter ao longo dos anos ao investir em uma modalidade de ensino que, em virtude das características dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, pode causar prejuízos e insegurança à sociedade.

A campanha contou com anúncios em jornal e rádio, além de ações em redes sociais.

DETRAN RS

Lançada em 2010 pelo DetranRS, a Escola Pública de Trânsito tem como propósito contribuir para a formação de cidadãos movidos pelo respeito, pela valorização e pela preservação da vida, disseminando a cultura e os princípios de educação, de mobilidade e de segurança no trânsito.

A Escola Pública de Trânsito, além de promover diversos cursos sobre educação do trânsito, funciona como um portal de informações sobre o tema, com vídeos, e-books, podcast e outras ferramentas para que as pessoas acessem e se tornem multiplicadoras para um trânsito mais humano. Para isso, é fundamental que a comunidade, principalmente os professores, conheçam esse poderoso conjunto de recursos para formar novas gerações de cidadãos conscientes.

Para atingir esse objetivo, a Moove desenvolveu uma campanha 100% digital para a Escola Pública de Trânsito. A partir do conceito “Seja um multiplicador de educação para o trânsito”, a agência utilizou como referência a estética universal das placas de trânsito, transformando-as em ícones que remetem ao respeito, à empatia e à segurança necessários para que o trânsito seja melhor para pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas, entre outros atores.

A campanha conta com um filme de 30” veiculado no Portal GZH, Facebook, Instagram e Youtube, além de outras mídias programáticas, com peças digitais em diversos formatos, como cards, stories, carrossel e banners, e uma ação gamificada interativa.

SINAPRO RS

Na próxima terça-feira (14/06), as agências de propaganda e os veículos de comunicação do Rio Grande do Sul têm encontro marcado com o publicitário e presidente do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), Luiz Lara. O evento presencial promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda no Estado do Rio Grande do Sul (Sinapro RS), na sede da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre, estava previsto para acontecer inicialmente no dia 17/05, mas precisou ser reagendado. O encontro marca o lançamento oficial do novo posicionamento que irá ressignificar a atuação do Sinapro RS. O fundador da Lew’Lara\TBWA e um dos grandes empresários da indústria da comunicação no Brasil é convidado especial para palestrar sobre o tema “A importância de atualizar o sistema”. Ele irá apresentar o trabalho inovador que está desenvolvendo no CENP com o intuito de atualizar e modernizar a forma de atuação do Conselho.

O evento contará com dois momentos distintos: das 16h30 às 18h30 está reservado com exclusividade para lideranças dos veículos de comunicação e a imprensa terem um encontro e bate-papo com Luiz Lara, com o presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), Daniel Queiroz, e com o presidente do Sinapro RS, Juliano Brenner Hennemann, para falar sobre o novo modelo de atuação tanto do CENP quanto da Fenapro e do Sinapro RS; e das 19h30 às 22h será a vez de Lara, Queiroz e Hennemann se reunirem com as lideranças das agências gaúchas, associadas e não associadas, para trocar ideias e discutir sobre a importância de atuar de forma conjunta para o fortalecimento das agências e do mercado da comunicação gaúcho e nacional. O encontro acontece na sede da ESPM – Prédio C, 6º andar (Rua Guilherme Schell, 268).

Entre os principais objetivos do evento está trazer a experiência e as mudanças de Lara na atual gestão do CENP, e apresentar ao mercado de agências de propaganda do Estado o novo posicionamento do Sinapro RS e a nova diretoria da Gestão 2022/2024. “Nosso maior objetivo é mostrar que o Sinapro RS vai além da sua função sindical e legal. Mostraremos que ele atua também no apoio à gestão e na potencialização do ambiente de negócios das agências. E para coroar esse importante momento estamos trazendo o Lara, que está imprimindo um novo olhar e um novo modelo na indústria nacional da comunicação e da publicidade”, destaca Hennemann. Essa mudança de atuação do Sinapro RS vem acontecendo gradualmente nas últimas gestões, tendo se consolidado nos últimos dois anos, quando passou a atuar de forma ampla e em ecossistema, conectando o Rio Grande do Sul com os demais estados do país e com a Fenapro.

O evento organizado pelo Sinapro RS tem apoio institucional do CENP e da Fenapro e apoio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e da ESPM.

GZH

Com diferentes passagens e colaborações para o Grupo RBS, o escritor Fabrício Carpinejar passa a escrever diariamente em GZH e Zero Hora. Na edição impressa, ele assume a coluna até então ocupada por David Coimbra, na penúltima página do jornal, e, como já é tradição naquele espaço, abordará temas variados do cotidiano.

Em seu primeiro texto como colunista diário, intitulado “A finitude não é um empecilho” e publicado na edição deste sábado (3), Carpinejar fez uma homenagem a David, que morreu no dia 27 de maio, após quase 10 anos lutando contra o câncer: “Nunca vou substituí-lo, apenas continuo refletindo a sua luz, a sua labareda que tanto nos aqueceu por aqui”.

Com sólida trajetória na poesia e na crônica, entre outros gêneros literários, Carpinejar é um autor reconhecido nacionalmente e uma figura prestigiada também nas redes sociais e na televisão, levando reflexões, conselhos e versos para além do meio literário. Além da coluna, ele estará presente na rádio Gaúcha, com entradas diárias no programa Gaúcha Hoje a partir de quarta-feira (8) e participação no SuperSábado.

– O que mais amo no Rio Grande do Sul é a luz. Pode estar nublado, chovendo, ainda tem uma luz só nossa, com sotaque, que traz um brilho todo especial para as janelas, para as vitrines, para os parques e praças, para os rostos das pessoas se movimentando para as suas vidas.  Na coluna diária, na tradicional e lendária última página do nosso jornal Zero Hora, antecedendo e honrando cronistas inesquecíveis, pretendo espalhar essa luz da Capital ao interior, do interior para a Capital. Será meu jeito de ajudar a combater as sombras. Conte comigo para vencer o medo do futuro – destaca Carpinejar.

Tulio Milman, que, após 24 anos atuando em diferentes veículos do Grupo RBS deixou o Informe Especial, em Zero Hora, para contribuir como consultor de relações institucionais e se dedicar a projetos pessoais, volta a se conectar com os leitores de GZH e ZH com coluna toda quinta-feira, na página 4, espaço até então ocupado por Carpinejar.

– Nesse meu novo momento profissional como consultor, espero contribuir com novas abordagens e temas – afirma Túlio.

ESTAÇÕES DE GINÁSTICA

No próximo sábado dia 11 de junho, a Ativa e a Target estarão inaugurando a primeira Estação de Ginástica de Porto Alegre.

Este projeto já conhecido em São Paulo agora chega também a nossa cidade.

Com um projeto assinado pelo renomado Arquiteto  Ciro Pirondi, diretor da Escola da Cidade e Diretor Executivo da Fundação Oscar Niemeyer,as estações serão instaladas em praças públicas e proporcionarão um espaço para prática de exercícios, de forma gratuita a população.

Com um equipamento  friendly  indicado a todo tipo de pessoas, dos iniciantes aos avançados com qualidade e diversidade de exercícios, também poderão ser acessados pelo usuário através de uma plataforma digital.

“Estas estações incentivam a prática de esportes ao ar livre, além de proporcionar uma valorização do uso do espaço público.

Devemos instalar 50 unidades das estações nos próximos 12 meses, com um investimento em torno de R$ 1.500.000,00( Hum milhão e meio de reais)” conclui Dannie Dubin, Diretor Presidente da Ativa.

DINAMIZE

Além de sua filial em terras gaúchas, a Dinamize — empresa especialista em plataformas com foco em automação de marketing e e-mail marketing — agora passa a ter um espaço em um dos maiores hubs de inovação do Sul do país sediado em Porto Alegre (RS): o Instituto Caldeira.
O local, no estilo coworking, é uma organização sem fins lucrativos criada por 42 grandes companhias do Rio Grande do Sul. Atualmente, quase 300 empresas estão conectadas ao projeto, sediado nas antigas fábricas das Indústrias A.J. Renner, no 4º Distrito. O espaço, localizado em uma área de 22 mil metros quadrados, é dedicado a atividades relacionadas à inovação, nova economia e também abriga negócios e operações de pesquisa e tecnologia.
Parte do time de gerência de contas da Dinamize já está acomodada no Instituto Caldeira. “Além de viabilizar o compartilhamento de espaços, o Instituto Caldeira também favorece a troca de muitas experiências. A Dinamize compactua com essa atmosfera, uma vez que ela estimula um ambiente de inovações, tecnologias e negócios promissores”, afirma Livia Menna Barreto Ribeiro, diretora de marketing da Dinamize.
No mercado tecnológico desde 2000, a Dinamize se consolidou no ramo. Trata-se de uma empresa de tecnologia que há 22 anos oferece soluções de automação de marketing e gestão de relacionamento com o público. Atende marcas de diversos segmentos por meio de filiais no Brasil, nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e em Portugal, além de diversos canais que levam a plataforma para empresas do mundo inteiro.

LUCIANE MINEIRO

A profissional de marketing Luciane Mineiro assumiu nesta segunda-feira, 6 de junho, o setor de Marketing da Universidade Feevale. Ela substitui Gabriel Daudt, que segue como professor na Instituição. Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e especialista em Gestão de Pessoas e em Marketing – Comunicação, Luciane possui 16 anos de mercado, tendo atuado, nos últimos 10, na área digital. Tem passagens, por exemplo, no Grupo Sinos, Grupo RBS e agências de comunicação, como a Dez Propaganda.

FEEVALE

O curso de Produção Audiovisual da Universidade Feevale obteve nota máxima: o conceito 5 – excelente – na Avaliação de Regulação de curso do Ministério da Educação (MEC). Realizada por uma comissão indicada pelo MEC nesta semana, a avaliação virtual in loco teve como objetivo o reconhecimento do curso. Foram feitas, de forma on-line, reuniões com os avaliadores, entrevistas, visitas às salas de aula, laboratórios e infraestrutura de apoio do curso, bem como avaliação do projeto pedagógico, corpo docente e consulta das obras disponíveis, na biblioteca, aos acadêmicos.
Todos esses parâmetros se dividiram em três dimensões: Organização Didático-pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. A avaliação dessas dimensões proporcionou o conceito máximo, 5, e à classificação de alta qualidade do curso, pois, de acordo com o MEC, entre outros fatores, a Universidade demonstrou excelência em vários aspectos relativos à estruturação didático-pedagógica e no desenvolvimento das diversas habilidades almejadas para o perfil profissional do egresso, possui docentes qualificados e com atuação no mercado de trabalho, além infraestrutura equipada com laboratórios especializados e que proporcionam constante capacitação aos acadêmicos.
De acordo com a pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, a formação de qualidade proporcionada pelo curso de Produção Audiovisual da Feevale foi percebida pelos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (autarquia do MEC responsável pela avaliação). “Um conceito 5, em que a nota contínua representa 97,6% de qualidade, demonstra não só os atributos do curso, da estrutura e dos professores, mas também o anseio institucional por proporcionar uma formação de alto nível aos nossos estudantes e egressos”, afirma. Já para o coordenador do curso, Eduardo Müller, é com grande alegria que a notícia do conceito máximo é recebida. “Nos qualifica como uma instituição com ensino de ponta na área audiovisual. Todos os professores e alunos fazem parte disso, e estão todos de parabéns”, comemora.

POLO FILMS

A ‘Turminha da Polo’ vai para a Colômbia. Os personagens da revista infantil, idealizada pela empresa gaúcha Polo Films a fim de ensinar sobre a importância da reciclagem do plástico, encantaram a colombiana Sara Samaniego, cujo personagem Marce La Recicladora se converteu em uma das estrelas do Fórum ABRE de Sustentabilidade: Positive Packaging, que ocorreu, recentemente, em São Paulo. Depois de falar, na sessão “Engajando o consumidor – Construindo uma comunicação efetiva”, Marce foi conhecer o estande da Polo, onde ganhou um kit, com a revista e giz de cera. É a mesma bolsa distribuída na Escola Municipal Bernardino Luis de Souza, de Montenegro, apadrinhada pela Polo. A ideia é ampliar a distribuição da revista para outras escolas do município, onde a Polo produz Filmes de Polipropileno Biorientado, o BOPP, usado em embalagens de produtos alimentícios, como biscoitos e salgadinhos.
Marce começou a nascer dentro de Sara em um trabalho da faculdade, que acabou transformando-a em uma youtuber famosa na Colômbia com a bandeira da reciclagem e da sustentabilidade. “Costumo dizer que sou uma influenser com “s” ao fazer a conexão com “ser” porque acredito na importância do que faço, não sou uma atriz”, explicou a colombiana às vésperas de completar 30 anos. Ela aceitou o convite do CEO da empresa, Antonio Jou Inchausti, para, em julho, conhecer a fábrica da Polo no RS e também as demais iniciativas na área de ESG.

SEGMENTAÇÃO CONTEXTUAL

Quando comparada às tradicionais campanhas desenvolvidas com segmentação demográfica, a segmentação contextual – processo que faz a correspondência entre anúncios e conteúdos relevantes com base em palavras-chave, tópicos, análise de imagens, entre outros fatores – aumenta em 32% o interesse do consumidor que visualiza campanhas publicitárias na web e em 60% a probabilidade de que ele clique no anúncio e visite o site da marca. É o que revela a pesquisa desenvolvida pela Seedtag, adtech líder em publicidade contextual na Europa e na América Latina, em parceria com a Nielsen, especialista em medição de audiência.
Outros dados do estudo apontam que a segmentação contextual também amplia o interesse do consumidor por categorias de produtos. Os participantes da pesquisa mostraram-se 2,5 vezes mais interessados nos anúncios relacionados com as categorias apresentadas (Automotivo, Alimentos & Bebidas e Beleza) em comparação a quando nenhuma segmentação foi empregada, e 32% mais propensos a tomar uma atitude ao visualizar o anúncio do que aqueles que foram expostos com base em seus dados demográficos. Além disso, quando os anúncios contextualmente relevantes foram apresentados, 85% das pessoas se mostraram mais abertas a publicidades futuras do que quando não havia segmentação e 2 em cada 5 falariam sobre o produto para amigos ou familiares.
“O objetivo final da publicidade é gerar mais interação, o que inclui influenciar a intenção de compra. A segmentação contextual provou ser bem-sucedida nessa entrega, especialmente para produtos de nicho ou especializados, sugerindo que, quando os anúncios são colocados em um ambiente contextual, são muito mais propensos a fazer o consumidor agir”, explica Daniel Freixo, vice-presidente para a América Latina da Seedtag.
Para chegar aos resultados, a Nielsen desenvolveu uma metodologia para avaliar a eficácia da segmentação contextual entre consumidores do Reino Unido, aproveitando um ambiente de mídia controlado. Foram entrevistadas 1.800 pessoas em três categorias de interesse: Automotivo, Alimentos & Bebidas e Beleza. Os participantes foram divididos em quatro grupos com base em algumas estratégias de segmentação usadas na indústria de publicidade: sem segmentação, com base em interesses, com base em dados demográficos (idade, gênero, classe social, ocupação, grau de instrução, dentre outros) e contextual.
Para o nicho da categoria de beleza, que tradicionalmente visa o público feminino, os resultados do estudo demonstraram que pelo menos 70% dos homens considerariam a compra de produtos de beleza sustentáveis ou orgânicos/naturais.
Em relação à “empolgação” com as categorias, a pesquisa também provou que os consumidores segmentados contextualmente se sentiram 40% mais “animados” do que aqueles segmentados demograficamente. Já na comparação com aqueles que foram segmentados apenas com base em seus interesses, o grupo se mostrou 28% mais “empolgado”. Em contraste, aqueles que foram direcionados por parâmetros demográficos ou de interesse se sentiram 60% mais irritados, em média.
“À medida que avançamos para um mundo em que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a privacidade e com a qualidade dos anúncios veiculados, se torna mais evidente que as estratégias de segmentação tradicionais não são mais eficientes para gerar o engajamento adequado. O estudo prova que os usuários são mais receptivos a anúncios contextuais e mais propensos a realizar uma ação quando anúncios relevantes são veiculados para eles no momento certo, mostrando que a publicidade contextual é mais relevante do que nunca”, complementa Daniel Freixo.

ST. TROIS

Há uma década no mercado nacional, a marca gaúcha St. Trois, especializada e renomada na produção de moda em couro de cabra, couro de cobra python e peles naturais, brinda seu aniversário, no dia 14 de junho, das 17h às 21h, na St. Trois Maison (Cel. Bordini, 1111 – Porto Alegre).  No coquetel, será apresentado o Alto Inverno da coleção Savage. Entre os motivos para comemorar também está o salto em sua participação no mercado atacadista. Em 2022, está presente em três showrooms e passa de dez multimarcas para 30 pontos em todo Brasil. A grife tem forte presença também em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Vale destacar ainda que sua produção para o mercado private label está em alta e com pedidos para marcas paulistas.

Em sua trajetória, aposta cada vez mais nos detalhes e na criatividade para compor suas coleções, saindo do habitual. Em seu DNA, desenvolve coleções que buscam sintonizar a sofisticação do bem vestir à praticidade necessária da mulher contemporânea, cujo lifestyle requer elegância em eventos diurnos e noturnos. A qualidade das peças e a busca pela perfeição no acabamento são resultado da expertise da St. Trois em mais de três décadas dedicadas à produção de moda em couro, antes com exclusividade para private label de tradicionais marcas brasileiras. Em 2012, nasceu então a marca própria St. Trois voltada ao atacado e ao varejo, além do private label.

Excelência e propósito se tornaram conceitos indissociáveis na premium handmade leather brand, por isso prega pelo tripé do futuro: práticas sustentáveis, impacto social e reverência às origens. Com a seleção de matérias-primas de alta qualidade com certificação de origem e confecção própria, prima por peças eternas. Em sintonia com o slow fashion, as peças são feitas à mão por um time de artesãs especializadas em couro no atelier próprio da marca.

Savage Fall Winter 2022

No coquetel de 10 anos, peças exclusivas da Savage Fall Winter 2022 serão lançadas.  Savage, na tradução, selvagem, é tão intrépida quanto o nome sugere, por consequência, a coleção comemorativa ao aniversário chega para marcar presença.  A linha apresenta um mix sexy de poder e energia, recortes estratégicos, peças justas, silhuetas evidenciadas, peles maximizadas, golas altas, cores vibrantes e metalizadas, além de composições eternas seguindo o conceito simple & chic da marca. A linha explora a força, a liberdade e a autoridade feminina. Com um olhar mais over, Gabriela Trois, diretora criativa,  apostou em recriar algumas peças retrô clássicas, como minissaia, croppeds, jaqueta perfecto e visual college, além de inovar em criações autorais.

Famosas nos anos 90, as jaquetas jeans oversized voltaram e ganharam um novo olhar em couro e python nas mangas e na barra. Já as calças jeans, contemplam a matéria-prima em bolsos e joelheiras. No máxi, os casacos de pele de raposa são os destaques do inverno. Compostos por gomos em toda sua extensão, estarão disponíveis nos formatos longo, ¾ e curto. Já a aposta-chave para combinar looks requintados em dias frios é a gola de pele de raposa. O comfy & cool também segue nesta coleção, com jaquetas e calças de estilo boxer e sport chic, além das blusas de tricot. O clássico se apresenta em muitas peças atemporais, com toque urbano contemporâneo, para ser usado de dia e à noite.

O couro de cobra python retorna à cena fashion e volta a ser o queridinho das mulheres com estilo, prometendo ser o hit do inverno, além de figurar no centro das apostas de tendências desta estação. Entre as matérias-primas que são o DNA da marca, também está presente o couro de cabra nas versões liso, stretch e a estampa em relevo de croco. As peles naturais de raposa, coelho e chinchila, já tradicionais nas coleções de inverno, além das peças em tricot, sempre acompanhadas de detalhes em couro, pele ou python.

ABA

Durante o encontro, foram ministrados palestras e painéis de debate. Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA, deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu a colaboração de todos os envolvidos. Posteriormente, explanou sobre “O Movimento 2021” e explicou o processo de elaboração do Guia que pautou o evento, inspirado pela Carta global de mídia da WFA (World Federation of Advertisers):
“A ABA entendeu a necessidade de uma reflexão mais profunda do setor, diante de novas tendências da comunicação e da mídia, resultando na produção do Guia de Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro, que resume a reflexão de mais de 80 lideranças do nosso mercado em prol da autorregulamentação, desenvolvidas por mais de 40 horas de trabalho e cerca de 30 reuniões. Esses números refletem a vocação para o protagonismo colaborativo de nossa entidade e seu potencial na construção de rotas propositivas”, comentou a presidente executiva da ABA.
Na sequência, a presidente da ABA e vice-presidente e cofundadora da AKIPOSSO+, Nelcina Tropardi, fez a abertura oficial do evento e abordou alguns pontos conceituais do “Movimento de Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro 2021”, ressaltando que o objetivo do encontro era promover o diálogo e muita reflexão para o setor:
“O caminho para traçar um propósito com um olhar para o futuro se dá a partir da criação de conexões humanas pautadas pela verdade e transparência, fortalecendo a relação de confiança com os consumidores. No fim, é por todos eles que nós trabalhamos. Quando uma marca conquista o direito de participar das conversas do consumidor de forma genuína, consequentemente abre-se um canal para construção de reputação e relevância para todos os entes do mercado, e tal conquista só é possível por meio de práticas éticas e sustentáveis alinhadas com os interesses de cidadãos e empresas. Essa é a bandeira de diversas ações da ABA”, diz a presidente da ABA.
Como guest speaker, Edson Luiz Vismona, presidente executivo do ETCO — Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, abordou a evolução da ética no ambiente corporativo. Em sua exposição, o executivo contou sobre suas experiências à frente do instituto, boas práticas empresariais e reforçou a importância de se combater as “vantagens”, discrepâncias e o desequilíbrio entre as empresas. “Devemos investir cada vez mais no resgate ético das boas relações. Sejam elas, no ambiente de negócios – no qual o mercado publicitário está inserido -, nos órgãos públicos e, claro, na sociedade”.
O primeiro debate do evento – “O relacionamento entre agências e anunciantes no contexto da livre negociação e de modernas estruturas de negócios” – trouxe luz para as práticas de livre negociação e concorrência. A moderadora Kelly Dores, editora-chefe do Propmark, inicia o painel: “Eu gostaria de começar esse debate falando sobre o modelo de autorregulamentação publicitária, diante de todas as transformações do mercado com o digital, a ideia é mudar as regras de regulamentação publicitária, que moldaram esse mercado a tantos anos atrás? Como ficam as normas padrão do CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão), os BVs (Bonificação por Volume) e o que significa exatamente essa livre negociação? A ideia é que todos os modelos de remuneração sejam-bem vindos?”
Frank Pflaumer, 1º vice-presidente da ABA e CMO da Seara, trouxe uma reflexão sobre as últimas duas décadas: “quando é que nós deixamos de conversar e deixamos que o mercado começasse a se transformar, sem que necessariamente tivéssemos participando e direcionando essa conversa para o lugar que todos gostaríamos? Então, eu fico muito feliz que nesses últimos tempos a gente voltou a ter essa conversa muito franca, e que estamos tocando em pontos cruciais que deixamos de falar por muito tempo”, ressaltando que essa foi a sua grande inquietação e indignação como profissional de agência.
Sheila Vieira, presidente do Comitê de sourcing da ABA e gerente de suprimentos indiretos — marketing e varejo do Grupo Boticário, comentou um tópico em comum que notou em conversas sobre a área: a necessidade de estabelecer um relacionamento de confiança entre os anunciantes e agências, para que “juntos busquem entendimento e formas de conciliar os interesses, em busca de uma construção conjunta de modelos que sejam atrativos para ambos os lados e que permitam que o mercado evolua de uma forma mais transparente e dinâmica”, explicou a executiva.
Já o sócio e cofundador da Oliver Latam André Zimmerman, que participou virtualmente da Espanha, afirmou que um dos empecilhos é o modelo de regulamentação vigente, que gera uma falta de transparência nas relações entre anunciantes e agências. Isto devido às regras baseadas em premissas desatualizadas, como a exigência de compra de ferramentas específicas, de fontes de informação, determinação de faixas de remuneração em função de volumes específicos de investimento, restrição à operação de agências de mídia no país, planos de incentivo para agências que não podem ser transparentes nem repassados aos anunciantes.
Marcelo Tripoli, founder and CEO da Zmes, completou falando sobre as mudanças do setor: “a comunicação hoje é cinquenta vezes mais complexa do que era há vinte anos atrás. Se há vinte anos atrás, as agências tinham negócios extremamente rentáveis, talvez o Brasil tivesse o business model e os TREs mais rentáveis do mundo de publicidade, pelo modelo que foi implementado aqui. Hoje, as agências brasileiras estão na base da rentabilidade global dos grupos de comunicação, e isso acontece porque hoje é mais caro fazer comunicação. E o mercado é altamente especializado”.
Em contrapartida, Eduardo Pugnali, secretário executivo da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, traz seu ponto de vista a partir de sua atuação na área pública do setor, que se difere por ser: “regrado por uma lei específica, baseado no modelo financeiro transacional, ou seja, que força menos criação e solução, e mais execução de mídia. A lei da publicidade atende um dos grandes pilares, que é a transparência da execução. Porém somente aquilo que é direto, e não o que é indireto”, pontuou.
O segundo painel – “Boas práticas de compra, entrega e métricas de mídia” – tocou no assunto da imaturidade de métricas que levem em conta a integração de diferentes mídias. Alarico Neves mencionou que em sua vivência no mercado já participou dos 3 pilares: veículo, anunciante e agência, e que existe uma carência de ferramentas de métricas, e até um certo monopólio, além da falta de investimento nesse âmbito. Ressaltou que “o uso das métricas precisa focar no consumidor, com a estratificação do público, poder de consumo, preferências, vínculo com a audiência e etc”. A Ana Carolina Castro, conselheira da ABA e gerente executiva do Banco do Brasil, completou chamando a atenção para “a importância de se pensar em estratégias de acordo com o tamanho do anunciante e a dificuldade de defender um orçamento de mídia sem métricas adequadas para mostrar a geração de valor e o impacto do investimento em mídia”.
Alexandre Zaghi, mediador do debate e editor-chefe do Meio & Mensagem, comentou sobre um novo painel intitulado Marketing Trends, criado pelo Meio & Mensagem em parceria com a Kantar Ibope Media para monitorar o direcionamento das verbas de mídia feito pelos maiores anunciantes atuantes no Brasil. Fruto da parceria, foi lançada uma pesquisa realizada com 70 CMOs e decisores de marketing do país. O resultado mostrou que 67% dos anunciantes citam a otimização do investimento entre diferentes mídias como a principal dificuldade enfrentada; e 40% citam a falta de dados, alcance e frequência entre diferentes mídias e plataformas. O diretor global media services at WFA — World Federation of Advertisers, Matt Green, que participou virtualmente de Londres, abordou pontos como segurança da marca, fake news e procedimentos para avaliar o conteúdo, o impacto na diversidade e inclusão do mercado, entre outros. Já Flavio Ferrari, head of ad innovation & strategy da CNN Brasil, trouxe como exemplo de solução para o sistema de medição de mídia o modelo dos europeus, em que a indústria cria um comitê para discutir formatos de medição.
Marco Frade, presidente do Comitê de mídia da ABA e head of media, digital & CRM para Brasil, Paraguai e Uruguai da Diageo, finalizou a segunda rodada de debates abordando que a legislação precisa ser revista: “precisamos entender o que retrata o consumidor hoje, para que possamos traçar as nossas estratégias e isso estar de acordo com a questão da livre negociação. Porque, à medida em que eu consigo entender melhor o consumidor e colocar a sua própria lógica no centro, tenho em vista também a razão de ser do meu negócio como anunciante; é preciso ter uma negociação com os meus fornecedores, sejam veículos, produtores, institutos de pesquisa, agências de propaganda, RP e demais players que levem o melhor negócio ao consumidor, que nem sempre é a regra que está estabelecida ali.”
Dra. Vanessa Vilar, vice-presidente da ABA e general counsel da Unilever, iniciou o terceiro painel de debates sobre “O ponto de vista jurídico e de Compliance”, contextualizando o quanto o mercado publicitário e os consumidores mudaram, e o novo olhar que o guia traz sobre estes diversos aspectos. Tendo isso em vista, Fabio Wajngarten, cofundador do Controle da Concorrência, pioneiro na indústria de Pesquisa de Mídia no Brasil e ex-secretário de comunicação da Presidência da República, iniciou com a sua contribuição à discussão: “da mesma forma que temos meios para métrica de TV e rádio, é necessário ter para o digital”. Ele ressalta ainda que “os painéis de audiência estão ultrapassados e superados; por exemplo, em Brasília temos 205 aparelhos conhecidos como people meters que medem toda a audiência da praça de Brasília, enquanto já temos capacidade tecnológica em real time, como o digital tem, de informar quem está assistindo. Nesse momento se faz mais importante saber quem está assistindo e qual é o ato seguinte do impacto da mensagem em detrimento de quantos estão assistindo”.
A sócia da Lefosse e ex-conselheira do CADE, Dra. Paula Silveira, considera a livre negociação e a transparência tópicos fundamentais ao se falar sobre compliance, repercussões jurídicas, governança e suas implicações. Ela pontuou alguns itens a esse respeito: “todo e qualquer tipo de tabelamento que retira entre as partes a livre negociação é nociva natureza própria, dessa forma sendo um ponto negativo para o ecossistema. Outro ponto é que a compra de mídia não é 100% transparente, faltam métricas, formas de medir o retorno sobre o investimento. Mas existe também o plano de incentivo. Porém esse plano gera uma distorção na livre negociação pela ausência de transparência”.

KANTAR IBOPE MEDIA

A Kantar anuncia a criação de um comitê com o mercado brasileiro, à medida que a empresa trabalha no desenvolvimento de uma solução de planejamento cross-media, estimada para estar disponível até o final de 2022. O processo envolverá representantes dos principais grupos de mídia e plataformas do Brasil, com o objetivo de cocriar para a evolução da medição para TV e mídia online. Sujeita ao desenvolvimento e à conclusão, a solução cross-media estará disponível para todos os clientes da Kantar.
Conforme as empresas de mídia buscam maximizar crescimento e obter métricas de audiência unificadas e sem duplicidade, a necessidade da medição independente nunca foi tão importante. Este processo marca o mais recente desenvolvimento da jornada de medição de audiência cross-media no Brasil, seguindo o lançamento do Video Streaming Report no início deste ano, que disponibiliza a audiência total em todas as plataformas lineares e sob demanda.
A nova solução de planejamento cross-media será construída a partir do painel de alta qualidade da Kantar, ampliando-o ainda mais ao integrar-se às plataformas de streaming. O YouTube será a primeira plataforma a ser integrada, com base no processo rigoroso já existente no mercado, a exemplo da solução Cross Media Performance lançada no ano passado.
O planejamento cross-media da Kantar permitirá que anunciantes e agências otimizem seus investimentos em mídia, concretizando o objetivo do setor de planejar campanhas na TV, plataformas de vídeo sob demanda e plataformas de compartilhamento de vídeos por meio de uma única solução.
“Dados são a base para a tomada de decisão do mercado de mídia e a Kantar IBOPE Media está obtendo progressos significativos ao abrir novas oportunidades para a realização de soluções cross-media”, comenta Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media Brasil. “Trabalhando em colaboração com nossos clientes, esperamos cocriar uma solução de planejamento cross-media que beneficia anunciantes e agências que buscam alcançar e engajar suas audiências. Ao integrar plataformas nativas de compartilhamento de vídeo, enriquecemos nosso conhecimento, aumentamos as oportunidades e oferecemos mais valor para todos”

20 CLUBES QUE MAIS FATURAM NO BRASIL

O Flamengo é o único clube do futebol brasileiro com faturamento na cifra de bilhão, e é o atual campeão do ranking de faturamento, com R$1.082 bilhão de receita.
Com um aumento de quase 50% no faturamento, o Palmeiras surpreendeu ao passar de terceiro lugar, para a atual segunda posição, com R$910 milhões de faturamento. Já em terceira posição, está o Atlético Mineiro, com R$757 milhões.
É o que revela um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e dos balanços oficiais dos clubes referentes ao último ano.
Concluindo as top 5 posições do ranking, o Corinthians (R$ 502 milhões) está na quarta posição, e o Grêmio (R$ 498 milhões) em quinto lugar.

Segundo o estudo, os direitos de transmissão, é a principal fonte de receita dos clubes brasileiros, que representa aproximadamente 34% do total das receitas.
As vendas de jogadores, é a segunda fonte mais importante, com 31%.
Em seguida ficam os programas sócios-torcedores (12%), licenciamento e franquias (11%) e bilheterias (2%).

O Flamengo é o clube que paga os maiores salários do futebol brasileiro, totalizando R$22.7 milhões por mês.
Em segundo lugar está o Palmeiras, com R$18 milhões, e o Atlético Mineiro está em terceira posição com R$16.7 milhões mensais.
O Grêmio fica em quarta posição com R$14,5, próximo do Corinthians que teve um gasto de R$14.3 milhões mensais.

Com relação ao tamanho da torcida, o Flamengo segue na liderança, com mais de 42.7 milhões de torcedores.
O Corinthians segue em segundo com 29.9 milhões, e logo abaixo está o São Paulo (17.1 milhões) e Palmeiras (12.8 milhões).
Em seguida, há um empate técnico entre o Vasco, Cruzeiro, Grêmio, com 8.5 milhões cada.

AUDACE

Os novos tempos trouxeram também ressignificação aos motéis, que passaram a ser refúgios urbanos àqueles que buscam fugir da rotina com sofisticadas experiências voltadas ao bem-estar dentro das próprias cidades. Seguindo o movimento evidenciado no Brasil por pesquisas do setor e trocas entre grupos de empresários, o Audace Motel apostou na gastronomia de excelência para seus clientes com a contratação da Chef Natália Scavone, além de investir na infraestrutura distinta das acomodações. “Estamos vivenciando um movimento de mudanças do nosso público. Pesquisas de mercado mostram que mais de 70% dos nossos clientes são casais estáveis ou happy users que buscam bem-estar e boa gastronomia em locais diferenciados”, comenta Saulo Borella, sócio do Audace Motel.

O novo olhar ao negócio levou o Audace Motel a investir na contratação da Chef Natália Scavone que, além de ter nascido dentro da tradicional Escola de Gastronomia Aires Scavone (EGAS), fundada pelo seu avô e onde a jovem lecionou, ganhou o mundo e percorreu continentes desbravando novos sabores de inúmeras culturas gastronômicas. Com experiências na Argentina, África, Austrália e Europa na bagagem, a jovem foi convidada a ser Sous Chef (2ª Chef) do restaurante Number One do centenário e requintado Hotel Balmoral, localizado em Edimburgo, na Escócia, estabelecimento com reconhecimento de estrela Michelin. O estrelato da Chef do Audace Motel também brilhou no reality Top Chef Brasil, em 2021.

Natália Scavone elaborou opções variadas ao cardápio do Audace que vão desde os especiais brunch e café da manhã, passando por entradas, como ceviches e saladas, lanches requintados, petiscos para compartilhar, pratos executivos e especiais. Há opções para veganos, amantes de frutos do mar ou de carnes, arrozes e massas. Para finalizar a experiência com louvor, a Chef lançou um olhar excepcional às sobremesas, oferecendo desde o Crèpe Audette (crèpe Suzette com assinatura Audace), mini foundue, cheesecake, entre outras.

Por que não jantar fora num lugar inusitado ao cotidiano e vivenciar novas emoções? Esta é uma das apostas do empreendimento ao oferecer alta gastronomia, segurança e conforto. “Buscamos proporcionar a experiência da gastronomia de primeira num local agradável e com valores justos. Queremos cativar nossos clientes e surpreender com uma vivência inovadora”, explica o empresário.

TWITTER E GLOBO

A partir deste mês, o Twitter e a Globo passam a ter uma oferta conjunta para anunciantes em torno de grandes eventos e programas, possibilitando alcance incremental para marcas. Pioneiro na América Latina, o acordo permite que marcas e anunciantes se associem à grande audiência dos perfis da Globo no Twitter no Brasil de forma segura, conectando-se com conversas e temas relevantes que estão acontecendo no momento.

Seguindo diversas colaborações realizadas em torno da programação de entretenimento, esportes e música, a parceria traz novas oportunidades para monetização dos conteúdos da Globo no Twitter, incluindo treinamentos de melhores práticas, pesquisas e consultorias sobre tendências e insights, acompanhamento para campanhas e acesso a produtos e serviços ainda em fase de testes.

O acordo é o primeiro do tipo na América Latina e vai trazer para marcas a possibilidade de amplificação de suas entregas no Twitter já inclusas nos principais pacotes de patrocínio da Globo.

“A relevância da Globo está em seu potente ecossistema, que contempla TV aberta, por assinatura, streaming e propriedades digitais. O conteúdo oferecido pela companhia extrapola essas plataformas, virando conversas em tempo real — que, muitas vezes, se tornam trending topics no Twitter. Com a parceria, passamos a ampliar a oferta para que marcas entrem nessas conversas, que já se provaram tão efetivas, engajando suas mensagens em campanhas 360º”, afirma Alex Hamasaki, diretor de Preço e Inventário da Globo.

Com a novidade, será possível contar com uma cobertura ao vivo dos conteúdos mais relevantes e falados da Globo – como Rock in Rio, novelas, campeonatos brasileiros de futebol, Copa do Mundo e Big Brother Brasil, que gerou quase 400 milhões de Tweets em 2021 e se tornou o programa de TV mais mencionado no mundo, reforçando o papel do Twitter como o lugar oficial para conversas em tempo real.

“Existe uma grande complementaridade entre Twitter e TV, e a plataforma tem sido cada vez mais usada para fidelizar os espectadores, alcançar uma audiência incremental e encontrar novas formas de monetização ou engajamento em torno de produções. Esta novidade reforça ainda mais essa relação: a união dos conteúdos premium da Globo e o grande alcance do Twitter permite que as marcas se conectem com uma audiência engajada de uma maneira segura e moldem conversas e tendências à medida que elas se desenrolam”, afirma Nathali Lima, gerente de parcerias de conteúdo do Twitter no Brasil. “Além das marcas terem a possibilidade de utilizar estes conteúdos para estar em contato com a audiência em diferentes momentos – não apenas durante as transmissões, mas também antes e depois delas, mantendo a conexão e encontrando outros pontos de contato com seus consumidores, a audiência deve esperar ainda mais conteúdo de qualidade na plataforma”, reforça.

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