NOTAS DA SEMANA-11-09-2020

VALEU MUITO!

Por essas coisas da vida eu não conversava com a jornalista Tânia Moreira desde 2017 quando ainda estava à frente da Secom da Prefeitura de Poa.

Desde que assumiu a Secom do governo do RS, tive vontade várias vezes de falar com ela, confesso que errei e fiz mal juízo, uma hora por achar que nunca fui convidado para cerimonia de cobertura do Governo na Expointer, por ter um veiculo diário não fui convidado para um café, depois disso tentei falar e quando cheguei não fui atendido. Tudo isso na minha cabeça pirou como uma síndrome de perseguição, com o blog e o comercial….

Quando criei o Podcast da Coluna do Nenê, a minha intenção era fazer o primeiro episódio com ela, equivocadamente, confesso, que fui me valer de terceiros para falar com ela…. nada acontecendo. Fiquei inquieto até o terceiro episódio e não titubeei em ligar, o que deveria ter feito muito antes, e aí foi tudo muito rápido e objetivo. No quinto episódio que está publicado nas plataformas digitais da Coluna do Nenê e que foi ao ar quarta feira (9/9) fizemos um papo honesto, verdadeiro e saudoso.

Foi incrível, e percebi o quanto fui “babaca” em ter falado o que eu falei antes, em ter dito prá Tania as minhas insatisfações…. Espero que tenha aprendido depois de estar “velhinho”.

Obrigado, Tânia Moreira, foi muito bom!

PODCAST

O próximo convidado para o Podcast da Coluna do Nenê é César Saute, Vice-Presidente Corporativo da Icatu Seguros e acionista da Icatu Seguros e Icatu Vanguarda Gestão de Recursos, que estará no ar na quarta-feira (16) às 18h.

Fique ligado e não se esqueça de seguir o Podcast da Coluna do Nenê no Spotify!

LIVE – ENSINO, E AGORA?

O Grupo de Atendimento de Veículos do RS (GAV), pensando na necessidade de integração entre os diversos segmentos que fazem o marketing e a comunicação, traz mais uma live imperdível, com o apoio da ARP. O bate-papo acontece na próxima segunda-feira, dia 14/09, das 17h às 19h.

Representando a ARP, estarão presentes o diretor acadêmico Alessandro Souza, professor da ESPM, e o vice-presidente de Interiorização, Ricardo Botega, professor do Senac. Ao lado deles, participarão do debate Cristiano Klanovicks (Uniritter), Márcia Christofoli (PUCRS), Jolema Maino (Feevale), Denis Alessandro (Unisinos), Karla Maria Muller (FABICO) e Fernando Röhsig (Univates). A mediação será feita pelo comunicador Nenê Zimmerman.

Interessados em participar devem entrar em contato com a ARP para receber o link de acesso ao evento, que acontecerá via plataforma Zoom.

TUDO JUNTO

Com uma ampla reforma, um ambiente limpo e bonito o porão do Palácio Piratini volta a abrigar o jornalismo e publicidade da Secom com integração total, inclusive o estúdio de gravação das lives do governador. Em breve será inaugurado oficialmente.

COMUNICADO

Confirmando a informação publicada com exclusividade nessa coluna, abaixo o comunicado da Escala:

“A Escala Comunicação & Marketing, por meio de seus sócios Paulo Melo, Miguel De Luca e Fernando Picoral, comunica a todos os nossos clientes e fornecedores a descontinuidade da parceria com a City, através de seu CEO Martin Haag. Agradecemos o profissionalismo e a contribuição nessa etapa.

A Escala segue trabalhando com tudo para entregar, com expertise, estratégia de negócio, criatividade e comunicação em todos os pontos de contato através de Performance, Relacionamento e Reputação. Sempre olhando para as necessidades de nossos clientes e para o futuro.

Nós acreditamos no poder das boas ideias e na capacidade de se reinventar junto com o nosso negócio. E por isso a Escala se desenvolve, investe e se reinventa a cada dia sob a gestão de seus sócios e executivos”.

MÁQUINAS

As maquininhas da PAGSEGURO do grupo UOL-FOLHA terão que rever seu presente e futuro com a entrada do PIX que substitui o Doc e o Ted a custo zero. Como o grande cliente da maquininha é o pequeno varejo num volume grandioso esse deve migrar rapidamente.

As vendas em publicidade desses veículos terão que aumentar para substituir a grana das maquininhas.

LEBES LIFE STORE

De setembro até o final do ano, a fachada da Lebes Life Store, no Centro Histórico de Porto Alegre, vai ser iluminada com diferentes cores em apoio a importantes campanhas de prevenção de saúde.  Além disso, as luzes serão usadas também para fazer alusão a datas comemorativas.

O projeto de iluminação já começou com as luzes amarelas, em apoio ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Próximo ao dia 20, a fachada da loja vai ganhar as cores verde, vermelho e amarelo em comemoração à Semana Farroupilha. Já no final do mês, o verde irá tomar conta da Lebes Life Store em homenagem à Semana Nacional de Doação de Órgãos.

E quando o outubro chegar, a Lebes vai deixar o coração do centro da capital gaúcha totalmente rosa, em apoio à campanha de prevenção do câncer de mama: o Outubro Rosa.

Em novembro, a rede de varejo ainda se engaja em outras duas campanhas:  o Novembro Azul, que alerta sobre o câncer de próstata, e a Doação de Sangue, que usa o vermelho para chamar atenção sobre a importância das pessoas se tornarem doadores.

O projeto de iluminação da fachada da Lebes Life Store encerra em dezembro, também com a cor vermelha, relembrando aos gaúchos que o Natal está chegando. Será a hora de renovar as esperanças e recarregar as energias para fazer de 2021 um ano muito melhor.

SBT NA LIBERTADORES

O SBT vai passar a transmitir os jogos da Libertadores da América. A emissora fez o anúncio oficial nesta quinta-feira (10), confirmando que o acordo foi fechado com a Conmebol e que os confrontos de Grêmio e Palmeiras serão os primeiros duelos exibidos. A Globo, que detinha os direitos de transmissão, rescindiu o contrato que iria até 2022.

O contrato entre SBT e Conmebol foi assinada na manhã de hoje pelo vice-presidente do canal, José Roberto Maciel. A emissora de Sílvio Santos aproveitou a oportunidade após a Globo rescindir o contrato com a entidade por considerar alto o valor de US$ 60 milhões por ano. O acordo valeria até 2022 e permitia a exibição dos jogos da Libertadores tanto na TV aberta quanto na TV fechada (SporTV).

Vale lembrar que alguns jogos da maior competição continental entre clubes também são exibidos pelo Facebook.

A Libertadores será retomada após a paralisação por causa da pandemia de coronavírus na próxima semana. Com isso, o SBT já confirmou as transmissões de:

Bolívar x Palmeiras – quarta-feira (16/9), às 21h3o;

Universidad Católica x Grêmio – quarta-feira (16/9), às 21h30.

Segundo apuração, Téo José e André Henning são os principais narradores estudados pelo SBT para as transmissões. O primeiro está trabalhando para o grupo Disney (ESPN e Fox Sports) enquanto o segundo é o principal locutor da Turner (Esporte Interativo). Já um dos comentaristas avaliados é Mauro Naves, ex-repórter da Globo e atualmente na Fox Sports.

A venda destes direitos foi realizada depois que o Grupo Globo rescindiu o contrato de direitos, cuja vigência ia até 2022.

“Temos o prazer de apresentar o SBT como novo detentor dos direitos televisivos da CONMEBOL Libertadores para o Brasil. Esta aliança nos permitirá levar a emoção da Glória Eterna a mais torcedores no território brasileiro”, expressou Juan Emilio Roa, Diretor Comercial da CONMEBOL.

“É muito bom poder anunciar esta parceria. Sabemos que o futebol é o esporte mais popular no Brasil e, como somos também uma emissora popular, nada melhor do que podermos voltar às transmissões nacionais com um torneio como a Conmebol Libertadores. Esperamos corresponder às expectativas dos fãs do futebol, do mercado publicitário e de todos aqueles que torcem pelo SBT”, diz José Roberto dos Santos Maciel – CEO do SBT.

O acordo com o SBT, para a plena satisfação de ambas as partes, garante mediante tv aberta, o acesso da enorme torcida esportiva brasileira aos jogos do torneio de clubes mais importante do continente.

O cronograma da rodada 3 da Fase de Grupos da Libertadores começa na próxima semana, e no dia 16 de setembro o SBT fará a transmissão dos dois primeiros jogos entre Universidade Católica versus Grêmio e Bolivar versus Palmeiras.

RODA VIVA

O diretor José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, conhecido por seu trabalho na Rede Globo, será o entrevistado do Roda Viva da TV Cultura, na próxima segunda-feira 14/09.

SAÚDE DIGITAL

Telemedicina, robótica e inteligência artificial já são realidades no Hospital Moinhos de Vento. A experiência da instituição foi apresentada virtualmente para um público internacional de mais de 3 mil pessoas, durante a Health Tech Conference (HTC). “O hospital vai sair da sua área física para dentro da casa do paciente, por meio de um ambiente digital”, contou o coordenador médico Felipe Cabral. Segundo ele, uma das tendências é a medicina preventiva e preditiva, com a utilização de dados para prever o que pode acontecer com pacientes. “Também vamos entrar na era da medicina de precisão, com tratamentos e medicações personalizados para cada caso e resultados mais efetivos.”, pontuou o especialista.

ARP

A Associação Riograndense de Propaganda (ARP) ampliou seu quadro de diretores. A jornalista Denise Polidori assume a recém-criada Diretoria de Cultura de Marca e se une aos outros profissionais reconhecidos no mercado da comunicação que estão à frente da entidade.

Formada na PUCRS, Denise é diretora geral da Gio – Agência de Cultura de Marca, que desenvolve projetos multiplataformas com vocação para transformar e fortalecer a relação das marcas com seus públicos. “Acreditamos em projetos que nascem de um contexto colaborativo e pela construção a partir da essência da marca – o famoso “de dentro para fora” –, um pouco mais distante do mercado formal. A cultura de uma organização sempre existe, mas às vezes só não é reconhecida. Chegamos para ajudar a remodelar a jornada, caso necessário, ou a fortalecer a já existente, por meio de uma comunicação eficiente e baseada em propósito”, explica ela.

Agora, a jornalista aplicará essa experiência dentro da ARP e em benefício dos seus associados. A premissa de trabalho de Denise se enquadra nas mudanças que a associação realizou nos últimos anos, ressignificando sua atuação. “Quando colocamos as pessoas no centro, mudamos nosso olhar. Elas são a nossa potência. Não conectamos mais com os códigos do passado e queremos deixar isso como legado de cultura de marca da ARP. A Denise chega para nos auxiliar nessa missão e para somar nesse grupo tão qualificado de profissionais que já dispomos”, declara a presidente da ARP, Liana Bazanela.

Para a nova diretora, fazer parte da entidade nesse momento é um desafio e um prazer. “Admiro muito a mudança da ARP. Por ter uma mulher à frente pela primeira vez em mais de 60 anos de existência, por reunir profissionais dos mais qualificados e perfis interessantes. Eu realmente acredito no potencial das pessoas para determinar a melhoria do trabalho”, observou ela. Denise é especialista em estratégia e planejamento para empresas de comunicação e já trabalhou com grandes clientes, como Renner, Marcopolo, Pompeia, Grupo Dimed e STIHL.

GRUPO LIVE MARKETING RS

 A Prefeitura de Porto Alegre autorizou a realização de dois eventos-teste para a possível retomada do segmento, paralisado desde março em função da pandemia de coronavírus. Um deles é uma feira de negócios e palestra, que acontece nessa sexta-feira (11), na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e o outro é uma simulação de show, a princípio do cantor Serginho Moah, agendada para 13 de setembro. Gramado e Bento Gonçalves já experimentaram o modelo de evento-teste, em agosto.

O aval é assinado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Hoff. Entre as medidas necessárias para a aprovação dos eventos-teste aparecem, obrigatoriamente, capacitação dos trabalhadores envolvidos, distanciamento entre o público, utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelas equipes e pelo público, acesso ao evento em lotes para que não haja aglomeração, medição de temperatura de todos os presentes e disponibilização de totens de álcool em gel.

Conforme o Grupo Live Marketing RS, o show do dia 13 de setembro deve acontecer no Araújo Vianna, com acesso destinado exclusivamente a autoridades da área da Saúde, equipes técnicas e representantes da imprensa.

Sobre a feira do dia 11 de setembro, na Fiergs, o gerente do Centro de Eventos, Kurt Ziegler, disse que o evento-teste é um treinamento para a retomada gradual do segmento.

Conforme Ziegler, a expectativa da organização é fazer com que todos os envolvidos estejam familiarizados com as restrições. “É uma iniciativa do setor para que, desta forma, a gente consiga retomar as atividades ainda que lentamente”, reiterou.

MOOVE

A agência Moove definiu que permanecerá trabalhando em regime de home office até o final de 2020. A decisão foi tomada pelo conselho da agência formada pelos sócios José Luiz Fuscaldo, Luana Rodrigues, Aira Franciosi e Denise Milão, e pelo CEO Gabriel Fuscaldo.

Em março, com o avanço da pandemia do novo coronavírus, a Moove promoveu uma força-tarefa emergencial para deslocar sua operação da sua sede, na Avenida Carlos Gomes, em Porto Alegre, para as residências de seus 40 colaboradores. Desde então, muitas ações foram tomadas no sentido de tornar o trabalho da equipe o mais natural possível e também de manter o atendimento aos clientes de forma ágil e prestativa.

Seis meses após o início do trabalho remoto, a avaliação é que a apreensão inicial devido à novidade e à necessidade de rápida adequação foi superada e os objetivos foram alcançados de maneira satisfatória, como analisa o CEO da Moove, Gabriel Fuscaldo:

“Como tudo que é novo, e ainda mais feito às pressas, nossa mudança para o home office foi um grande desafio. Inicialmente, não sabíamos exatamente como o time iria reagir em termos de produtividade, nem como iríamos manter um atendimento de qualidade aos nossos clientes. Mas temos um time muito profissional, e os desafios de tecnologia que foram aparecendo, como dar acesso a todos aos trabalhos que estávamos desenvolvendo, nós conseguimos superar com êxito.”

Agora, com o home office estendido até o final de 2020, os clientes que já são atendidos pela agência seguem com os canais de comunicação já estabelecidos com os profissionais de atendimento. Para quem deseja contatar a agência pela primeira vez, o caminho é através do site da Moove, com o chatbot Alan, ou no menu Contato, além das redes sociais.

SBT

O tradicional Acampamento Farroupilha em 2020 precisou ser reformulado e, neste ano, o SBT entrará nas casas dos gaúchos com uma série especial levando a alma da cultura gaúcha, tradição e informação os telespectadores. A importante parceria com o Piquete Grito do Quero-Quero fica ainda mais forte e o projeto será transformado em um verdadeiro Estúdio Farroupilha, situado no CTG Estância da Azenha em Porto Alegre. De 07 a 20 de setembro, serão realizadas transmissões ao vivo, tanto nos programas locais de jornalismo e entretenimento da emissora, quanto nas redes sociais, além de matérias e lives com muita música e tradição – sempre tomando os cuidados necessários para evitar a disseminação do coronavirus.

Durante todo o período do projeto, o SBT apoiará a ONG Marmita Solidária RS, arrecadando doações de alimentos, roupas e verba para as ações semanais de distribuição à comunidades carentes. “Tivemos que achar uma nova forma de levar o Acampamento Farroupilha ao público e aos gaúchos apaixonados pela nossa cultura. Através do Estúdio Farroupilha, todos terão em suas casas as nossas tradições e músicas daqui! E quem quiser comer o tradicional churrasco do Piquete Grito do Quero-Quero, poderá encomendar e levar para sua casa”, celebra Lídio Carvalho, patrão do Piquete Grito do Quero-Quero.

Mais de 1 milhão de pessoas passaram pelo evento em 2019 durante a semana mais importante para o nosso estado. Para esse ano, o SBT projeta impactar mais de 25 milhões de pessoas, aproximando ainda mais os gaúchos aos costumes e tradições do RS. “Não poderíamos deixar esse período tão importante para os gaúchos passar em branco, unimos forças das áreas de jornalismo, entretenimento e digital do SBT para entregar ao público e aos patrocinadores um evento completamente diferente, mas com a mesma essência dos anos anteriores”, afirma Gabriel Casara, Head de Negócios do SBT no Rio Grande do Sul.

O Estúdio Farroupilha SBT tem como patrocinadores: Supermercados Nacional, Faculdade Fael, Farmácia Preço Popular e SICOOB e apoio da Acem Telecom e CTG Estância da Azenha. Realização: SBT e Piquete Grito do Quero-Quero.

FEEVALE

A Editora Feevale acaba de lançar mais uma edição da Prâksis, revista do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. Esse é o terceiro volume de 2020 da revista, que está em seu 16º ano e tem como objetivo veicular artigos acadêmicos inéditos ligados à Educação, História e Letras/Linguística. 
Tendo como editora-chefe a professora Claudia Schemes, esta edição da Prâksis apresenta pesquisas acadêmicas multidisciplinares que contribuem para reflexões sobre a sociedade contemporânea. No total, são nove artigos com temáticas livres e uma resenha. A revista pode ser acessada, gratuitamente, no site www.feevale.br/praksis

SENAC

Aprender inglês brincando, no conforto de casa. Esse é o Senac Idiomas Fun at Home, lançamento inédito do Senac-RS. A novidade, que começará no mês de outubro, consiste em um conjunto de sete oficinas temáticas, totalmente on-line, pensadas exclusivamente para as crianças com idades entre 5 e 10 anos. Ao final das atividades, os alunos ainda ganham uma oficina de bônus, gratuita, com o tema “Slime Factory”.

O mundo está mais globalizado e o conhecimento de outra língua faz com que se tenha acesso a novas culturas e oportunidades. Levando isso em consideração, muitos pais têm buscado o ensino de línguas estrangeiras para as crianças desde cedo. Os pequenos têm uma facilidade muito maior em aprender um novo idioma pelo fato de ainda estarem desenvolvendo e aprimorando a própria língua nativa, sempre através de atividades lúdicas e recreativas, que lembram suas brincadeiras habituais. 

No Senac Idiomas Fun at Home as turmas serão reduzidas, divididas por faixa etária e terão vagas limitadas para que as professoras de inglês, que são especializadas no ensino para crianças, consigam proporcionar o melhor aprendizado possível. As oficinas têm duração de uma hora e são realizadas uma vez por semana e também contarão com a participação de instrutores de educação física, musicalidade e recreação do Sesc-RS.

Mediante inscrição, os pequenos alunos irão receber um kit exclusivo com materiais para utilizarem nas oficinas, além de uma mochila, adesivos que brilham no escuro, tatuagem temporária e giz de cera. Há desconto especial para pagamento parcelado no cartão de crédito ou para pagamento à vista.

Confira abaixo a programação das oficinas e os horários das aulas:

Semana 1 – It’s all about games (brincadeiras com temas culturais) – 05 a 10/10

Semana 2 – We are puppeteers (criação de fantoches) – 12 a 17/10

Semana 3 – I like to move it (dança com participação de instrutor do Sesc) – 19 a 24/10

Semana 4 – Picnic in the living-room (piquenique na sala de casa) – 26 a 31/10

Semana 5 – We make music (criação de instrumentos musicais com participação de instrutor do Sesc) – 2 a 7/11

Semana 6 – Halloween (temática de Dia das Bruxas, à fantasia, com participação de instrutor do Sesc) – 9 a 14/11

Semana 7 – Head, shoulders, knees and toes (coreografias e partes do corpo, com a participação da família ou outro adulto que esteja em casa) – 16 a 21/11

Bônus (gratuita):

Semana 8 – Slime factory (fabricação slime) – 23 a 28/11

Dias e horários das turmas:

Para crianças de 5 e 6 anos: terças (17h45 às 18h45), quartas (9h às 10h) ou sábados (14h às 15h)

Para crianças de 7 a 10 anos: quartas (10h30 às 11h30), quintas (17h45 às 18h45) ou sábados (15h15 às 16h15)
Mais informações e matrículas pelo site: www.senacrs.com.br/fun.

SPARK

A Spark, empresa brasileira especializada em marketing de influência para campanhas e ativações de marca com influenciadores digitais, acaba de lançar um novo braço de atuação com foco em produtos digitais no formato de software as a service – a Spark SAAS. Com a nova área, além dos serviços de curadoria, gestão e estratégia de conteúdo para as marcas em campanhas com influenciadores, a empresa passa a disponibilizar soluções digitais de confiança.

A Spark SAAS será liderada por Carolina Pascowitch, que passa a integrar o time de sócios nessa nova unidade. A executiva é visionária e hunter de empresas de tecnologia. Com experiência em grandes empresas e startups nos EUA, mais recentemente no Vale do Silício, tem acesso a iniciativas inovadoras que estão transformando o mercado, trazendo suas melhores apostas para o mercado brasileiro.

Além do tradicional “managed services”, que garante ao cliente total know-how da Spark para criar, implementar e gerenciar campanhas de ponta a ponta, a Spark SAAS ampliará as possibilidades de formatos, permitindo a negociação de produtos modulares especialmente para empresas que querem criar as suas próprias campanhas in house ou fasear o trabalho de formas variadas.

“A Spark passa a atuar em duas frentes: como provedora de tecnologia (para clientes que preferem coordenar parte ou a totalidade de seus projetos com influenciadores em casa), e também como consultoria, onde a tecnologia é um suporte para criação e gestão de projetos com influenciadores”, explica Raphael Pinho, sócio-fundador da companhia.

O primeiro produto ofertado pela Spark SAAS será a Tagger Media, plataforma que ajuda marcas e agências a construir e gerenciar campanhas de marketing de influência, desde estratégia até sua execução, garantindo assertividade e otimização de ROI. Com representação de vendas exclusiva da Spark, a plataforma está vinculada nas principais redes sociais – Instagram, Youtube, Twitter, Facebook, Twitch e Soundcloud. Em outubro, também passa a atuar com Tiktok.

No Brasil, a Spark SAAS já atende grandes empresas como XP e AlmapBBDO, além de outras companhias no segmento de relações públicas, agências especializadas e marcas de todos os portes.

“Nossa parceria com a Spark dimensionará nossos os esforços em toda a América Latina com uma solução diferenciada e global para agências e marcas. Já no Brasil, o mercado de marketing de influência está em ampla expansão e teremos grandes oportunidades de colaborar para a evolução desse segmento”, revela Dave Dickman, CEO da Tagger Media. A plataforma é membro da Branded Content Marketing Association (BCMA) e recebeu o prêmio de Melhor Plataforma SAAS de Marketing de Influência pela The Influencer Marketing Awards (IMAs).

Por atuar há anos no mercado europeu, a Tagger Media se destaca por estar 100% alinhada com a nova LGPD que entrará em vigor no mercado brasileiro, garantindo proteção de dados tanto do cliente, quanto do influenciador.

“Com o avanço da usabilidade e escalabilidade tecnológica, enxergamos que cada vez mais os clientes buscam internalizar a inteligência de dados com objetivo de tomar decisões mais assertivas, e maximizar o retorno sobre o investimento de suas ações de marketing. Por meio da Spark SAAS, traremos essa possibilidade de autonomia, transparência, produtividade e otimização para o dia a dia das agências e marcas Brasileiras “, afirma Carolina Pascowitch, head da Spark SAAS.

Desde a sua fundação, em 2015, a Spark atua na área de managed services em marketing de influência e conteúdo digital, oferecendo desde um suporte consultivo de planejamento, estratégia, BI, até gerenciamento do operacional da campanha.

A Spark contabiliza mais de 2.500 projetos desenvolvidos para os maiores anunciantes do país como Universal Pictures, Via Varejo, Reckitt Benkiser, Grupo Petrópolis, Itaú, Mastercard, Nestlé, Unilever, Johnson & Johnson’s, BRF, Ambev, entre outros, sendo umas das principais empresas de sua categoria no país.

RECORD

A reality show registrou a vice-liderança com média de 8,1 pontos de audiência, 9,6 pontos de pico, 23% de share e alcançou 312 mil telespectadores.

Nas redes sociais, foi o assunto mais comentado durante o seu horário de exibição.

O programa de estreia mostrou a chegada dos 20 participantes à sede do reality show, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, as primeiras impressões dos peões e ainda a primeira votação do jogo, quando eles tiveram que decidir quem iria dormir na baia e, consequentemente, não participar da primeira prova do fazendeiro da temporada.

Entre os participantes, duas gaúchas: Carol Narizinho de Porto Alegre e Stéfani Bays de São Leopoldo.

O reality show tem apresentação de Marcos Mion, produção da Teleimage, com direção do núcleo de realities de Rodrigo Carelli e direção-geral de Fernando Viudez. 

PERSPECTIVAS

Foi promovido nessa quarta-feira (9) o 13º episódio da  Web Série “Perspectivas – Inovação no setor de cosméticos e perfumaria” uma parceria ABA e Grupo Croma, que contou com quase 200 inscritos.

O episódio contou com a participação de Alexandre Bouza, Head do Grupo O Boticário e Conselheiro da ABA, e Patricia Borges, Chief Marketing Officer da L’Óreal e Diretora da ABA.

Acesse https://www.youtube.com/watch?v=EobGeYzkV-s e assista na íntegra.

O próximo episódio, que acontecerá em 16 de setembro (quarta-feira), das 17h00 às 18h00, contará com a participação de Juliana Hosken, Diretora de Marketing na BASF e Diretora da ABA, e Pablo Satyro, Chief Marketing Office na Saint-Gobain e Diretor da ABA.

Fiquem ligados em nossas redes sociais!

Para se inscrever basta acessar o link https://www.sympla.com.br/perspectivas—inovacao-no-setor-de-material-de-construcao__972861

FAKE NEWS

Uma coalizão formada por 27 entidades representativas do setor da comunicação social do país protocolou em 18/8 correspondência a Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, solicitando a atenção da Câmara a uma série de aspectos do projeto de lei 2630/20, de combate às chamadas fake news.
A proposta da coalizão destaca a necessidade de aplicação da legislação já existentes no país e ressalta a importância da valorização do jornalismo profissional – o que inclui a remuneração dos conteúdos jornalísticos digitais – e da publicidade nacional. Além disso, enfatiza a obrigatoriedade da liberdade com responsabilidade e transparência total das operações on-line, o que passa pela simetria da aplicação de regras às empresas que atuam como mídia, incluindo necessariamente as redes sociais, os aplicativos de mensagens e os motores de busca.
Para as entidades, as melhores soluções de combate à desinformação passam pelos modelos de contratação de serviços de internet e não pela vigilância dos usuários, o que fere os princípios das liberdades de expressão e de imprensa. Nesse sentido, sugerem a aplicação da legislação para que as operações on-line sejam contratualmente realizadas no país e, portanto, identificados os patrocinadores, inclusive de propaganda política e partidária. No entendimento da coalizão, a venda de espaço publicitário e impulsionamento com intuito de atingir o mercado brasileiro tem que ser contratada no Brasil em acordo com as leis nacionais.
A publicidade em meios digitais, segundo o documento endereçado a Maia, deve observar as regras de proteção à livre concorrência, em especial as estabelecidas na Lei 12.529 e na Lei nº 13.709 (LGPD) em relação à utilização de tecnologias de processamento e análise de dados de usuários alcançados por publicidade direcionada. As instituições assinalam ainda a necessidade de obrigação de transparência na distinção de conteúdo noticioso, de conteúdo impulsionado e de publicidade, inclusive político-partidária. Os relatórios semestrais de transparência previstos na lei devem conter critérios, metodologias e métricas para aferição do alcance de conteúdo impulsionado e de publicidade, sujeitas à verificação e auditoria independente, ressalta o documento da coalizão. As entidades alertam também que o projeto de lei deve incluir os motores de busca entre os destinatários de suas normas, “sob pena da ineficácia e obsolescência legal”.

KANTAR

Adriana assume a Diretora de Desenvolvimento de Negócios e será responsável pelo relacionamento comercial com veículos de mídia, agências e anunciantes. “Essa ampliação me permite estar ao lado de todos os nossos clientes da Kantar IBOPE Media para buscar as melhores soluções para o desenvolvimento de cada negócio, agregando valor para a relação com cada cliente. Passo a ter que olhar sobre o mercado como um todo, atendendo não só aos veículos, mas também agências e anunciantes. Por mais de 24 anos eu estive do outro lado, trabalhando em agência, o que me permitiu adquirir um profundo conhecimento da dinâmica e das necessidades das agências e de seus clientes. Como uma apaixonada por métricas, eu não poderia estar em outro lugar ou posição”, comenta Adriana.
Já Paulo Arruda, líder comercial na Kantar IBOPE Media desde 2018, passa a liderar tanto iniciativas junto a novos clientes, quanto de desenvolvimento de parcerias para o mercado brasileiro. Paulo concentrava a sua atuação junto aos parceiros digitais da Kantar IBOPE Media e agora como Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios abraça novos desafios. “Minha ampla trajetória no mercado de mídia, em especial no ambiente digital, aliada as experiências em marketing, estratégia e tecnologia, vão me permitir explorar formas inovadoras de interagir com os clientes para a expansão dos seus negócios”, explica Paulo.

MAGALU

O Magalu, a principal plataforma omnichannel de compras e vendas do Brasil, anuncia a aquisição da startup de delivery de comida AiQFome, com sede na cidade paranaense de Maringá. A compra da AiQFome tem como principal objetivo fortalecer o ecossistema digital do Magalu e seu superapp. Com cobertura nacional, o AiQFome está presente em 350 cidades, localizadas por 21 estados. A plataforma tem mais de 2 milhões de clientes cadastrados e recebe milhões de pedidos por ano, preparados por 17 000 restaurantes parceiros. Em média, cada usuário faz mais de três pedidos por mês, o que contribuirá para o aumento de recorrência de vendas que é parte da estratégia do Magalu. O app da AiQFome é avaliado por consumidores, nas lojas de aplicativos, como um dos melhores no país na categoria de delivery.

A AiQFome movimenta mais de 700 milhões de reais por ano. A plataforma tem crescido de forma exponencial, com resultados positivos e geração de caixa. “Esse é mais um movimento cirúrgico do Magalu para desenvolver seu ecossistema de negócios e fortalecer seu superapp”, diz Roberto Bellissimo, CFO da companhia. “Com a aquisição trazemos para dentro da empresa competências que ainda não possuímos.”
O AiQFome será integrado ao superapp do Magalu, que já conta com uma carteira digital, o MagaluPay, e os e-commerces de Netshoes, Zattini, Época Cosméticos e Estante Virtual. Com a aquisição, o AiQFome poderá ganhar escala, beneficiando-se, por exemplo, da força do LuizaLabs, laboratório de inovação que já conta com 1 300 desenvolvedores. A operação de aumento de escala deverá reproduzir o que já ocorreu com outras startups compradas pelo Magalu, como a Logbee, de tecnologia logística. Em maio de 2018, quando foi adquirida, a Logbee atuava apenas na cidade de São Paulo. Hoje, está presente em centenas de municípios.
O Magalu também prestará serviço aos restaurantes cadastrados no AiQFome, que, a partir de agora, terão acesso ao Magalu Pagamentos, ao Magalu Entregas e a todos os outros serviços do Magalu as a Service.
Recentemente, o Magalu adquiriu as startups Hubsales e Stoq, a plataforma de mídia da Inloco e o site de notícias de tecnologia Canaltech. A realização desses negócios — todos integrados à estratégia de formação de um ecossistema digital — estava prevista desde o follow-on realizado pela companhia em novembro do ano passado, quando foram levantados 4,2 bilhões de reais para suportar metas de crescimento exponencial. “Mais do que executar nossa estratégia, acreditamos que estamos contribuindo para fortalecer o ambiente de inovação do país, formado principalmente por startups”, afirma Bellissimo. “Negócios como esse mostram ao mercado que há oportunidade de saída para os empreendedores e de ganho de escala para essas empresas.”

PRÊMIO EXPERIÊNCIA DO CLIENTE 2020

A 7ª edição de um dos principais prêmios sobre Customer Experience (CX), está com inscrições abertas e vai até o dia 30 deste mês. O “Prêmio Experiência do Cliente”, é organizado pela Track e reconhece profissionais e empresas com iniciativas que têm mudado a experiência dos consumidores no Brasil.
O prêmio está dividido entre as categorias: cultura, inovação disruptiva, métrica, profissional, jornada do cliente, história de destaque e prêmio de destaque. Já entre os curadores estão o Tomás Duarte, um dos principais especialistas em Satisfação do Cliente da América Latina; Cláudia Vale, CEO da FLOW!; Thiago Quintino, Founder da WCES; Luciana Staciarini, sócia da Bain & Company e os integrantes do Cliente Cast, podcast de referência no assunto de Experiência do Cliente. No ano passado, a organização recebeu centenas de inscrições, além de mais de 4.500 votos e a expectativa para este ano é ainda mais alta.
Os empreendedores ou empresas que querem concorrer ao prêmio, precisam se cadastrar no link. Os primeiros selecionados pela curadoria serão divulgados na página da premiação, em seguida, acontecerá a votação do comitê técnico e também do público em geral para a categoria História de Destaque. Já a divulgação dos ganhadores será em dezembro .

CCMS

Nascida como Jornalistas Associadas, no final de 2017, a CCMS cresce e incorpora a denominação Multicomunicação, oferecendo ao mercado uma agência voltada para curadoria de conteúdo, design, relacionamento com imprensa e influenciadores digitais, além de conexão entre empresas e instituições que desejam ampliar seus negócios. Criada pelas jornalistas Carmen Carlet e Marta Schlichting, a nova CCMS firmou parceria com outros profissionais:  o publicitário Dudu Vanoni, a influenciadora Gil Pimentel e o designer Mauricio Weinert, que permanecem com suas empresas originais, e passam a trabalhar em conjunto com as jornalistas em projetos especiais. 

Além da mudança de nome, a CCMS Multicomunicação estreia nova logomarca que tem como ícone o símbolo de compartilhamento com três pontos interconectados na cor verde neon, tom que remete à tecnologia. A fonte também mudou, transmitindo personalidade forte e consistente no tom verde escuro. Essa nova logotipia vem ao encontro do formato de trabalho da CCMS, que se reinventa em 2020, mas mantém o propósito de tratar a comunicação corporativa com criatividade, e credibilidade no relacionamento com o mercado e clientes.

E para marcar a nova fase, a CCMS Multicomunicação estreia setembro com um novo cliente na carteira: a Shambala Produtos Naturais – indústria localizada em Gravatal (Santa Catarina) – que produz mais de 600 itens voltados para a alimentação saudável.

BANCO CENTRAL

Previsto para ter início em novembro, o PIX – novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) – deve revolucionar esse nicho do mercado e pode acabar, de forma definitiva, com os sistemas de DOC e TED, oferecidos atualmente pelos bancos. A novidade deve colocar vários players desse disputado mercado competindo por clientes, dessa vez em uma inédita igualdade de forças.
Enquanto os bancos cobram taxas de até R$20 por um DOC ou um TED, o PIX irá ser gratuito para quem envia o dinheiro. É esse justamente o objetivo anunciado pelo Banco Central: baratear e democratizar o custo das operações de transferências e pagamentos.
Com o PIX, as movimentações poderão ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana, com compensação instantânea do dinheiro – em TEDs e DOCs, as transferências podem ser feitas apenas em dias úteis, em horários restritos. Será possível transferir dinheiro para um destinatário gratuitamente, não importa qual o banco ou outra instituição em que ele tem conta. Dados do BC informam que já foram solicitados 980 pedidos de adesão de empresas interessadas, sendo que apenas uma pequena parte são de instituições financeiras.
“Com a disseminação do uso do PIX, a tendência é a redução da utilização de dinheiro vivo e esse fato pode, inclusive, reduzir, ou pelo menos ajudar a controlar a prática de lavagem de dinheiro”, explica o especialista em Direito Empresarial e Societário, e professor do Insper e da Faap, Marcelo Godke.
O advogado acredita que o PIX irá colocar o Brasil na modernidade financeira. “Vários outros países já adotam sistemas similares. O custo de fazer o dinheiro transitar vai cair, teremos mais agilidade e menos risco, já que a liquidação das transferências acontece basicamente em tempo real”, informa Godke.
Com relação ao novo cenário e a concorrência, o especialista acredita que, por uma questão de mercado, quem resolver ficar fora do novo sistema estará condenado ao fracasso em um futuro próximo. “Pela regulamentação em vigor, todos os grandes bancos terão de participar do PIX. Mas, por conta da internet e da tecnologia, eles perderão o controle sobre o fluxo financeiro das pessoas e das empresas. O PIX é só a tecnologia que vai levar a isso”, finaliza.

SÃO PAULO

Quando o assunto é a publicidade em vias públicas, a cidade de São Paulo obedece a Lei Cidade Limpa, que foi decretada pelo prefeito Gilberto Kassab, em 2007. Nos últimos dias, um projeto de lei, de autoria do vereador e presidente da Câmara Eduardo Tuma, pede a colocação de publicidade nos topos dos edifícios da cidade. O projeto, que já foi aprovado em uma primeira votação no final do mês de agosto, só vai ganhar as ruas se passar por uma segunda votação e obter a sanção do atual prefeito Bruno Covas.  

“A ABOOH e seus associados seguem a legislação de cada cidade onde temos atuação e a Lei Cidade Limpa foi e continua sendo uma referência e exemplo não só para para o mercado nacional, mas também internacionalmente. Vamos procurar sempre seguir as normas que forem definidas. Ainda é um projeto e não está aprovado”, comenta Paulo Stephan, diretor-executivo da ABOOH (Associação Brasileira de Mídia Out of Home).

Para João Batista de Oliveira, presidente da Central de Outdoor, a cidade de São Paulo deveria abraçar a ideia. “A mídia exterior evoluiu muito nos últimos anos. Está sempre se modernizando. A maioria dos municípios conta com uma lei que regulamenta e disciplina o setor fazendo com que o meio conviva em harmonia com o ambiente urbano. Observo com muito otimismo essa proposta de flexibilização da lei. São Paulo é o coração do Brasil e isso traria mais investimentos para a cidade e opções de mídia qualificada para as marcas e as pessoas. Estamos torcendo muito para essa flexibilização”, diz.

Vale ressaltar que além do atual projeto, existe um trabalho realizado pelo Sepex-SP, que busca uma melhor adequação da mídia exterior na cidade de São Paulo. “Eles fizeram um minucioso estudo sobre paisagem urbana, uso do espaço, rarefação, economia geradora de receita para o município, e, também, apoio nas ações sociais municipais. Ou seja, um projeto bastante agregador entre o poder público e o privado, e que vem de encontro ao desejo do mercado anunciante que solicita impacto, não somente cobertura e frequência”, salienta Raul Nogueira Filho, sócio-diretor da Contato Brasil.  

Ainda segundo o executivo, que há mais de 40 anos trabalha no segmento, a aprovação, pelo menos nessa primeira instância, mostra que já está havendo consciência política em relação a proibição aprovada no passado. “A aprovação na primeira votação não quer dizer aprovado. Ainda há um percurso pela frente, mas mostra uma luz no fim do túnel, bem como a necessidade de São Paulo ter projetos publicitários digno de sua grandeza”, reforça.

PROTAGONISMO FEMININO

São muitos os desafios das mulheres hoje em dia e através do diálogo é possível repensar discursos e comportamentos naturalizados que não as deixavam em destaque, principalmente quando falamos em empreender. Para discutir esse protagonismo da mulher na sociedade moderna, Monica Riffel, especialista em negócios para maturidade (60+) e CEO do MaturiLAB, será a mediadora de um bate-papo na semana de comemoração farroupilha. O evento será neste sábado, dia 12 de setembro, às 11h, pelo canal do Youtube da Carniceria Rocha e contará com a presença da primeira-dama de Porto Alegre, Tainá Vidal, da proprietária da Carniceria Rocha, Isadora Rocha, da Coordenadora do GT Mulheres Visíveis da OAB RS, Maximilia de Paula e da Gerente Regional de Operações Sul Bodytech Participações S.A., Gabryelle Sperotto.“Nunca foi tão importante discutir abertamente sobre a mulher como protagonista de sua própria história, não apenas como sombra de homens. E esse debate perpassa também as mulheres maduras que poderão vivenciar posições de liderança pela primeira vez e mostrar a relevância do destaque feminino em diferentes momentos da vida, mas igualmente importantes para a autoestima e empoderamento próprio e de outras mulheres”, afirma Monica.

AACD

Está no ar a partir desta quarta-feira, 9 de setembro, a 23ª edição da Campanha AACD Teleton 2020, maratona solidária que tem como objetivo arrecadar recursos para a AACD e divulgar a causa da pessoa com deficiência física. Já é possível fazer doações por meio do site www.teleton.org.br e pelos telefones do 0500.

Pela primeira vez, o canal de doação 0500 funcionará durante quatro meses – passa a ficar disponível entre hoje e 31 de dezembro. Além disso, os canais digitais terão um papel fundamental nesse período, promovendo diversas ações de engajamento com influenciadores para captar recursos para a instituição.

Uma grande inovação para esta edição será a live especial que será realizada em 4 de outubro, com a participação de diversos artistas renomados. Já o tradicional programa televisivo, transmitido diretamente dos estúdios do SBT, em São Paulo, será em 6 e 7 de novembro – respeitando todas as medidas para evitar a propagação da Covid-19.

“Este é um ano desafiador para todos nós, mas estamos contentes, mesmo diante das adversidades, em poder realizar um Teleton tão especial, utilizando tecnologias e plataformas digitais que temos disponíveis. E sempre contando com o apoio fundamental do nosso parceiro SBT”, afirma Valdesir Galvan, CEO da AACD.

Com a crise advinda da pandemia do novo coronavírus, a AACD teve prejuízos financeiros, principalmente por conta da queda de receita junto às operadoras de planos de saúde, aumento de custos e necessidades de compras de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e menor quantidade de doações ao longo do ano. Por isso, enfrenta um gap de cerca de R$ 50 milhões em seu orçamento anual.

“Diante desse cenário, a Campanha AACD Teleton 2020 se torna ainda mais fundamental. Vimos um grande engajamento de empresas e da sociedade em ações de combate à Covid-19, e esperamos que essa solidariedade continue agora, pois precisamos de doações para manter a nossa atuação com a qualidade e excelência que os nossos pacientes precisam e merecem”, diz Edson Brito, superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD.

Todas as doações feitas durante a Campanha AACD Teleton são fundamentais para o trabalho da Instituição, que somente nos últimos 10 anos realizou cerca de 10,5 milhões de atendimentos, sendo cerca de 80% via SUS, ou seja, sem nenhum custo direto aos pacientes.
Hoje, a AACD conta com nove unidades localizadas nos estados de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Também tem na sua estrutura cinco oficinas ortopédicas e um hospital ortopédico. Tem buscado firmar parcerias com entidades da sociedade civil de outras partes do Brasil, para levar o padrão AACD de qualidade e atendimento a quem mais precisa.

Novidades na arrecadação

Uma novidade para este ano fica por conta do tradicional canal telefônico 0500, que já está em funcionamento e pela primeira vez ficará disponível para o recebimento de doações por um período de 120 dias. Também será possível doar para o Teleton por meio dos telefones do 0800, site e SMS a partir de 21 de setembro – quem doar a partir de R$ 80 por meio desses canais tem a opção de ganhar como presente os bonecos Tonzinho e/ou Nina.

Pela primeira vez em sua história, a campanha do Teleton não terá meta de captação. A AACD e o SBT optaram por seguir dessa maneira devido à crise econômica proveniente dos impactos da Covid-19, que impossibilita estipular o valor de arrecadações para este ano.

Além da participação dos padrinhos oficiais do Teleton – os apresentadores Eliana e Celso Portiolli, o cantor Daniel e a influenciadora digital e apresentadora Maísa – a edição 2020 do Teleton também contará com o apoio de outros artistas que acreditam na causa da pessoa com deficiência física. A música-tema desta edição será Pra Ser Feliz, do cantor Daniel.

“No ano mais imprevisível da nossa história, no ano em que a pandemia nos afastou de tudo e todos, o Teleton se propõe a unir o que temos de melhor, a solidariedade, a força para ajudarmos uns aos outros, apesar do distanciamento, e a nos reinventar fortalecendo ainda mais nossa luta pela causa da pessoa com deficiência”, ressalta Norma Mantovanini, diretora do Teleton 2020.

Os parceiros já confirmados até o momento na Campanha AACD Teleton 2020 são Assaí, BB Seguros, Drogasil, Hipercard e Riachuelo.

Família símbolo

É por meio das histórias de vida de pacientes que a AACD consegue mostrar a realidade do amplo trabalho que realiza no Brasil. Para esta campanha, dará destaque à trajetória da Mariana de Oliveira, de 38 anos, e seu filho Dudu, de 9 anos. Com doença de Crohn, Mariana teve uma perfuração intestinal seguida de infecção generalizada que causou necrose. Ao completar um ano da amputação das pernas e mãos, Mariana estava em pé e realizando as tarefas junto a seu filho Dudu. “Meu filho nasceu com mielomeningocele e acompanho desde pequeno sua reabilitação na AACD, vejo o cuidado dos terapeutas. Quando chegou a minha vez de precisar de tratamento, sabia que queria ir para a Instituição, pois eles estão preparados para receber não só quem nasce com deficiência, mas também quem adquire alguma”.

Assista ao vídeo da campanha: http://www.youtube.com/watch?v=jy1s8lBK_ew&feature=youtu.be

Como doar agora

Site: http://www.teleton.org.br

0500

0500 12345 05 – Para doar R$ 5,00

0500 12345 20 – Para doar R$ 20,00

0500 12345 40 – Para doar R$ 40,00

– R$ 0,39 por minuto, chamadas terminais fixos + Impostos

– R$ 0,71 por minuto, chamadas terminais móveis + Impostos

0800 (a partir de 15/9)

0800 770 1231

– Doações mínimas de R$ 5,00 pode ser feitas via cartão de débito ou crédito. Valores a partir de R$ 10,00 podem ser pagos por boleto, que é enviado via e-mail.

SMS (a partir de 21/9)

Envie mensagem para o número 30265 com a palavra Teleton.

Você receberá uma mensagem para acessar o link da Pagtel

Neste link você menciona o valor a ser doado e a forma de pagamento

Os pagamentos podem ser feitos através de cartão de crédito ou boleto

Bonecos

Tonzinho ou Nina – R$ 80,00

Tonzinho + Nina – R$ 150,00

*Os bonecos podem ser adquiridos pelo Site, 0800 ou SMS

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Tem OPINIÃO, CHARGE do talentoso Cado Bottega e ARTIGOS: de Guilherme Novello; Caca Oliveira, Comunicador, Publicitário, radialista e escritor; Andrea Iorio, Palestrante, Escritor e Empresário; Livia Cuiabano, consultora pleno de compliance na ICTS Protiviti e do nosso articulista José Maurício Pires Alves.

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