NOTAS DA SEMANA – 12.08.2022

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ENTREVISTA COM ORESTES DE ANDRADE JR.

– DE PAI PRA FILHO –

1. Quem é Orestes de Andrade Júnior?

Sou um guri de Santo Ângelo, Capital das Missões, que sempre sonhou em trabalhar na Capital. Na verdade, antes sonhei em ser jogador de futebol. Quem me viu jogar, dizia que eu levava jeito. Podia ter isso um Falcão, apesar de na época eu querer ser o Zico. Pendurei as chuteiras aos 18 anos em razão de um joelho esquerdo problemático e por culpa do Celso Roth, que quis me transformar em lateral-direito nos juniores do Internacional… Me revoltei e fui embora. (Ah! Roth tinha razão, percebi mais tarde…) Na infância, acompanhei meu pai, Orestes de Andrade, narrador da rádio Guaíba há mais de 25 anos, por dezenas de estádios do interior nas transmissões de jogos de futebol. Carreguei muito rolo de fio de microfone arquibancada abaixo e acima para os repórteres de rádios de Santo Ângelo, Ijuí, Catuípe, Santa Maria e Caxias do Sul. Mesmo tendo sido criado dentro de emissoras de rádio, eu gostava mesmo de escrever, tinha fascínio por redações de jornais. Há 24 anos, tive minha carteira de trabalho assinada como redator no Jornal das Missões. Sou jornalista há 20 anos. Mas parece que foi ontem. Essas duas décadas passaram voando. Fiz de tudo. Fui estagiário, “copydesk”, repórter de rádio e jornal, produtor, apresentador, colunista, editor, debatedor e, finalmente, nos últimos 15 anos, assessor de comunicação. Por onde passei, sempre assumi rapidamente cargos de chefia. Acabei sendo mais gestor de comunicação do que qualquer coisa na última década. Foi por isso que busquei me aprimorar, fazendo inúmeros cursos, especialmente uma pós-graduação em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 na PUC-RS.

Mas voltando a tua pergunta. Hoje sou um cara completamente diferente do que era há três anos. Aprendi muito com as últimas experiências profissionais que tive, especialmente na presidência da Fundação Piratini e como secretário de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre. Em ambos os casos, perdi o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, sacrificando muito a primeira em benefício da segunda. Aprendi que não vale a pena! E que o tempo não volta. Então, procuro valorizar mais as coisas simples da vida e quem me ama e me quer bem de verdade. Não quero mais fazer mil coisas ao mesmo tempo. Quero fazer poucas e boas coisas, com mais foco. Há uma pressão do mercado que valoriza quem trabalha 14, 16, 18 horas por dia. Isso faz parte do passado. Só é possível equilibrar a vida pessoal com a profissional dedicando tempos semelhantes para cada uma delas. Mais: só se é um bom profissional se a vida pessoal está bem. Pena que demorei a perceber isso, mas antes tarde do que nunca. Enfim, o novo Orestes Júnior tem mais foco, faz uma coisa de cada vez, e curte o churrasco com a família e os amigos, um bom charuto e um vinho ou uma cerveja artesanal, sem olhar tanto pro celular. No mais, continuo o mesmo. Gosto de viajar, ir a bares de restaurantes e visitar vinícolas. Sigo querendo sempre participar de projetos inovadores e interessantes, que façam a diferença na vida das pessoas.

2. Ser… Ser… Ser quase tudo na comunicação pública no RS te conduz a voos mais altos ainda?

Acredito que minha experiência prática em comunicação pública ganhou ainda mais valor nos últimos tempos. Há muitos teóricos sem prática. E muitos práticos sem teoria. Acho que consegui um equilíbrio entre os dois mundos. E criei uma “casca grossa” única. Só assumi missões em condições adversas. No governo Rigotto, implantei do zero e sem dinheiro a comunicação da Secretaria de Energia, que acabou sendo recordista em atração de recursos para o Estado. No governo Yeda, coordenei a comunicação da Secretaria da Agricultura justamente na época que tivemos de reorganizar completamente a Expointer, de novo sem recursos públicos disponíveis. No governo Sartori, a situação era de penúria financeira e ainda assumi a presidência da Fundação Piratini no seu momento mais crítico, de extinção, tendo de demitir dezenas de colegas. No Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), reposicionamos os vinhos gaúchos, que em 2009 não tinham sua qualidade percebida, criando a marca “Vinhos do Brasil” e Wines of Brazil”, que se espalhou pelo mundo e mudou a história de uma indústria inteira. Na Famurs, assumimos uma entidade endividada e envelhecida. Também reposicionamos a marca e transformamos a entidade, que recuperou sua força no RS. Na Prefeitura da Capital, o déficit de comunicação e conflito com a sociedade era gigante. Conseguimos virar o jogo e comunicamos as realizações históricas de um governo transformador, que cada vez mais é reconhecido pela população. Ou seja, só fui chamado pra “descascar pepino”. Fiz isso tudo com grandes colegas, formando equipes inesquecíveis, sempre ao lado de agências de publicidade criativas e talentosas. As maiores crises da comunicação gaúcha eu vivi de dentro. Daria até um livro… Acho que tenho crédito (e mereço!) conduzir projetos com um pouco mais de recursos… hehehe
Hoje em dia, me preocupo menos com cargos e mais com tarefas que realmente façam a diferença. Atualmente, participo da construção de um projeto político novo, diferente, e que tem muito futuro, tanto em Porto Alegre como no Rio Grande do Sul. O trabalho com o Ramiro na Câmara de Vereadores tem propiciado abertura para inovar, servir as pessoas e a cidade de maneira direta e prática, além de erguer as bases para a realização de grandes coisas. Há muito o que fazer ainda e estou atento e disposto a novos desafios. Mas tem de valer a pena. Como tem valido muito nos últimos anos. Mas devo dizer que passei a acreditar que voar alto nada mais é do que ter o respeito dos teus amigos verdadeiros, dos teus colegas e da tua família. É isso que importa!

3. A iniciativa privada já te seduziu?

Sempre desenvolvi trabalhos no setor público como se estivesse na iniciativa privada. Sempre cobrei resultados das minhas equipes como se tivesse em uma empresa. Então, estar no setor público ou privado é uma mera contingência, porque a forma de agir e trabalhar é a mesma pra mim. Meu início de carreira foi em veículos de comunicação, mas logo a comunicação pública me fisgou e ainda não deixou eu retornar à iniciativa privada. Já tive empresa de assessoria de imprensa com clientes no Brasil inteiro. A ideia é empreender de novo, sim, mas talvez não na comunicação e sim em outras áreas. Quem sabe em um futuro próximo… Como sou do interior, sei que colhemos exatamente aquilo que plantamos.

4. O filho de peixe, o colorado e a família?

Não posso ter mais orgulho de ser filho do Orestes de Andrade, especialmente porque o pai é um cara respeitado por todos os seus colegas, sem exceção. Quem vive no mundo da comunicação sabe como isso é difícil. Eu mesmo já sou mais polêmico e não gozo da unanimidade do véio Orestes. Não levo desaforo pra casa. O pai é paz e amor, sempre. Já fui mais brigão. Agora, como disse antes, mudei bastante. Só dou bola para o que realmente importa. Nunca senti a pressão de ser “filho de peixe”, até porque logo cedo saí do rádio e dos jornais e fui para a comunicação pública. Em Porto Alegre, sempre me beneficiei de ser o filho do Orestes, um cara de coração gigante, caráter irretocável e super bem humorado. Meu primeiro emprego na Capital aconteceu por uma cadeia de relacionamentos do pai, sem ele saber. Fui até o Luiz Carlos Reche, me apresentei, e pedi uma indicação pro Correio do Povo. Ele fez um bilhete pro Telmo Flor, que, sem vaga no jornal, me indicou pro Júlio Sortica, editor do jornal O Sul. Fui contratado na hora e aí segui, sempre por conta própria, minha carreira. E me orgulho de ter ficado amigo de vários amigos do meu pai.

A paixão pelo Inter vem de família, especialmente dos meus dois avôs, seu David e seu Valdemar, ambos fanáticos pelo Inter. Minhas melhores memórias com eles têm o Inter no centro dessas reminiscências. Vivi de Inter desde criança. Em Porto Alegre, sempre estive presente no Beira-Rio. E agora levo meu filho Pietro para seguir a saga dos Colorados da família. Futebol é daquelas coisas incríveis que mexem com a nossa vida e que fazem ela melhor, mais emocionante. Nos últimos anos, tive a oportunidade de conhecer e conviver com grandes dirigentes do nosso clube e aí pude unir o gosto pela política e pela comunicação também no Inter. Ou seja, melhor impossível!

Sobre família, gosto muito de uma frase do Tolstói, o escritor russo autor de Guerra e Paz, que diz o seguinte: “A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”. Quando eu tô bem em casa, tô bem fora. E quando tô em dificuldades fora, é na família que busco conforto e segurança. Família é isso. Tenho a sorte de ter encontrado uma mulher incrível, a Elisângela, que segurou a barra nos muitos momentos de minha ausência em casa. Ela foi e é absolutamente extraordinária, uma parceira de vida. Meu filho Pietro é quem me mudou pra melhor. Mesmo. Sinto muito orgulho de ter dado vida a um pequeno homem tão incrível. Aprendo muito com ele. É clichê, mas os clichês carregam verdades incontestáveis: o Pietro é a melhor versão minha e da Elisângela. Sinto muita falta do meu tempo de infância, onde eu era mais próximo de tios e primos no interior. Uma das coisas ruins da vida adulta é nos afastar dos familiares. Bendito sejam os grupos de whats. É neles que conseguimos matar a saudade e viver um pouco como se o tempo não tivesse passado.

COMERCIAL

A Tornak do Fernando Tornain e seus big investidores começam a ampliar sua área de comercialização com contratações no mercado.

SECOM

A Secretaria de Comunicação está tentando e lutando para que a Feira Expointer tenha um tratamento de mídia adequado ao seu potencial para o Brasil e Mundo.

FESTIVAL MUNDIAL DE PUBLICIDADE DE GRAMADO

Apesar do boicote da nova gestora da marca do festival não podemos deixar de registrar que o mesmo irá acontecer e com muitos palestrantes de forma hibrida, é o que sabemos.

UNICRED
Anna Quadros, professora talentosa, que desempenhou um excelente trabalho no sistema Fecomércio/Senac e que passou a ser Head de Marketing da Zahl Investimentos é a nova Gerente de marketing da Unicred Integração.
Gostou e continua no sistema financeiro.

RETOMADA DO GRUPO DE MÍDIA RS
Ex-Presidente do Grupo de Mídia, Clarissa Dornelles, está se movimentando para retomar o Grupo de Mídia. A ideia é ter uma nova formatação, mantendo o objetivo da entidade, de crescimento e aperfeiçoamento dos profissionais de mídia do RS, de forma aberta e de utilidade para todos os profissionais da área.Já tem um grupo de profissionais de mídia que se disponibilizaram a iniciar este desafio, e estão prevendo encontro em setembro para trocarem ideias e verificarem a melhor maneira de ativar esse Grupo. Profissionais de Mídia do RS que tiverem interesse em participar desse encontro, entrar em contato com a Clarissa pelo email clarissadornelles78@gmail.com.

MASBAH!

O “Masbah!” do sábado (6) comemorou a edição de número 500. Para celebrar, o programa foi ao vivode Gramado, na Serra Gaúcha. A apresentadora Brunna Colossi estará no estúdio “Encantos de Inverno” do SBT para mostrar a movimentação dos turistas na cidade, além de receber o MC Jean Paul como convidado.

O telespectador conferiu um bate papo com a apresentadora do programa “Bake Off Brasil”, Nadja Haddad, que contou o que podemos esperar da nova temporada que estreou sábado, no SBT, e que reúne 18 confeiteiros amadores de todo o Brasil e até alguns estrangeiros.

O programa também mostrou uma visita a um sítio localizado na cidade de Viamão, a 25 quilômetros da capital, com grande variedade de atividades. Lá, os visitantes podem curtir um dia em meio à natureza, começando com café na cama em meio às árvores. Além disso, o sítio oferece atividades de autocuidado como escalda pés, reiki e até sessão de cafuné.

E já que é dia de festa, teve ainda Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest, no quadro “Diz Aí!”. Ele, que passou por Porto Alegre junto com a banda, respondeu perguntas dos fãs gaúchos e falou sobre a relação com o Rio Grande do Sul, estado muito querido pelos integrantes.

FEEVALE

A Universidade Feevale realizará, entre os dias 22 e 25 de novembro, o II Congresso Ibero-Americano Interdisciplinar de Economia Criativa (CIIEC). O evento, que acontecerá no formato híbrido no Câmpus II da Instituição e em ambiente on-line, visa fomentar não apenas o debate acadêmico e científico qualificado no campo dos estudos de Economia Criativa, mas criar espaços de aprendizado e de interlocução entre pesquisadores de diversas áreas e matrizes teóricas, contribuindo para a amplificação da temática e construção de redes de debates qualificados.
Durante a programação do Congresso, acontecerão painéis interdisciplinares sobre temas do campo da economia criativa. Além disso, serão formados grupos de trabalhos com acadêmicos de cursos relacionados à Indústria Criativa ou egressos de cursos de pós-graduação, que podem inscrever artigos para apresentação durante os dias de evento. A programação será transmitida de maneira síncrona e pesquisadores do Brasil e do exterior podem apresentar seus projetos de forma remota.

De acordo com o coordenador do mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale, Cristiano Max Pereira Pinheiro, o evento busca “trazer soluções para projetos que possam impactar diretamente na sociedade, por meio de palestras, debates, apresentações científicas e conexões de pessoas”. Mais informações sobre o evento, como submissão de trabalhos, por exemplo, podem ser consultadas no site conteudo.feevale.br/ciiec22 ou no perfil do Congresso no Instagram (@congressoeconomiacriativa).
Serviço
II Congresso Ibero-Americano Interdisciplinar de Economia Criativa 
Data:22 a 25 de novembro
Onde:Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Vila Nova, Novo Hamburgo)
Público-alvo: acadêmicos e pesquisadores nas áreas da economia criativa, como Moda, Jogos Digitais, Publicidade, Música, Artes visuais, Jornalismo, Administração, Turismo e demais interessados

CLUBE DE OPINIÃO RS

O Clube de Editores e Jornalistas de Opinião, que em dezembro próximo completa 20 anos de fundação, realizou Assembleia Geral nesta 5ª feira, 11 de agosto, para a eleição de nova Diretoria para o triênio 2022-2025.
O novo Presidente do Clube é o jornalista e publisher Fernando Di Primio, que teve seu nome acolhido de forma unânime por todos os presentes. Fernando passa a substituir o também jornalista e publisher Julio Ribeiro, que presidiu o Clube em 18 dos 20 anos de existência da entidade.
Julio Ribeiro destacou que já havia passado da hora de delegar a outros nomes a direção do Clube. “Alguns queriam que meu mandato fosse vitalício, mas como eu não quero precisar morrer para que o Clube tenha sangue novo, estou aproveitando a minha quase total falta de tempo, para dar espaço para outros. O Fernando é o melhor nome para este momento, porque alia história e credibilidade com capacidade de realização, estaremos muito bem representados nos próximos anos”, destacou.
Fernando Di Primio disse que é uma honra assumir as bandeiras da liberdade de opinião e expressão, especialmente num momento em que estas estão sendo duramente ameaçadas no País, por aqueles que deveriam trabalhar diuturnamente para preservá-las.
O Clube de Opinião foi criado em 20 de dezembro de 2002, como uma reação à perseguição e ao assédio judicial que inúmeros jornalistas gaúchos haviam sofrido pelo governo do Estado à época, que patrocinou mais de 40 processos contra jornalistas e perseguiu quantos ousaram criticar as ações governamentais. Hoje, essas ações, e essa perseguição, se dão em outra esfera institucional, e a necessidade de uma entidade que valorize o trabalho da imprensa e lute pela liberdade de opinião continua sendo premente.

A nova diretoria do Clube de Opinião passa a ter a seguinte composição:
Presidente: Fernando Di Primio
1º Vice- Presidente: Julio Ribeiro
2º Vice- Presidente: Gilberto Simões Pires
1º Secretário: Flávio Dutra
2º Secretário: Joabel Pereira
1º Tesoureiro: Rogério Amaral
2º Tesoureiro: Marco Poli

PMWEB

No próximo dia 16 de agosto, a Pmweb, empresa líder em CRM no Brasil, e a Escola de Comunicação, Artes e Design (FAMECOS) da PUCRS, divulgam, em primeira mão, um estudo inédito sobre as tendências para a próxima Black Friday.

O evento vai apresentar os principais achados desse estudo que foi baseado em uma vasta análise de dados. Os resultados foram traduzidos em insights que irão orientar e preparar o varejo brasileiro para a maior data de compras do ano.

Coordenado pela área de planejamento da Pmweb, o material contempla uma profunda análise de cenário para a Black Friday, feita a partir dos dados, que permitiu entender como o mercado se comportará na data. Além disso, há insights e estratégias voltadas para sites (CRO) e canais diretos como e-mail, SMS e push. Já a Famecos, em co-criação, trouxe uma visão mais holística com percepções criativas, de design, negócios e comunicação estratégica.

Após a apresentação da pesquisa, haverá um momento para discussão sobre Black Friday deste ano, com os principais players do varejo.

O evento gratuito, realizado para clientes e mercado, em parceria com a Share e ARP (Associação Riograndense de Propaganda), acontece na terça-feira, dia 16/8, a partir das 9h, na sala Café Coworking da Tecnopuc.

Já no dia 23 de agosto, será a vez de São Paulo conhecer os insights do estudo em evento formato pocket, para clientes Pmweb.

Para confirmar presença, basta se inscrever no link: https://forms.gle/onS2p6u61E7spCjY8 . Logo após o evento, o material será enviado a todos via email cadastrado e disponibilizado nas redes sociais da Pmweb, gratuitamente.

SERVIÇO:

O que: Lançamento do Estudo Black Friday (Pmweb e Famecos PUC)

Data: 16/08

Hora: 9h

Local: Café  Coworking Tecnopuc (PUCRS). Av. Ipiranga, 6681 Porto Alegre

Inscrições gratuitas no link https://forms.gle/onS2p6u61E7spCjY8

FENAPRO

Nova edição do “Fenapro Transforma” foca nos desafios internos das agências para que possam se adaptar à competitividade e exigências do atual mercado

O sistema Sinapro/Fenapro lança uma nova edição do paper “Fenapro Transforma”, que traz, como tema central, o desafio interno das agências para se adaptarem de forma competitiva às novas exigências do setor publicitário, decorrentes das mudanças no perfil e demandas dos clientes, dos avanços tecnológicos e até mesmo da necessidade de se reposicionarem junto aos clientes.

Além do compartilhamento do paper para as agências via online, o sistema Sinapro/Fenapro também promoverá workshops presenciais, em todos os Sinapros do Brasil, para debater o rico conteúdo da obra, com o objeto de incentivar presencialmente as agências a inserirem este conteúdo dentro de suas atividades diárias.

Desenvolvido a partir do levantamento de informações, pesquisas e informações colhidas junto ao setor de publicidade, incluindo os dados da pesquisa VanPro, realizada pelo sistema Sinapro/Fenapro, o novo paper é o segundo da série “Fenapro Transforma”, iniciada em 2021 para abordar as profundas transformações do setor de publicidade e seu impacto sobre as agências. O conteúdo é estruturado a partir da parceria do sistema Sinapro/Fenapro e a Delta Consulting.

“De acordo com dados da VanPro, a gestão de pessoas e a gestão financeira têm sido os grandes desafios das agências brasileiras. Por isso, escolhemos abordar estes temas nesta nova edição do Fenapro Transforma, trazendo referências conceituais e recomendações práticas relevantes para o perfil da maioria das empresas do setor no País”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.

“O conteúdo desse paper fala muito sobre como desenvolver modelos de gestão que criem maior engajamento e motivação com o trabalho e como organizar a equipe e implantar um modelo ágil, focado em resultados, além de dar dicas sobre as principais ferramentas que podem ajudar as agências a melhorarem a administração do negócio”, salienta Queiroz.

São 52 páginas divididas em três capítulos, e cada capítulo traz dados e informações de fontes importantes do mercado, listando de três a oito dicas essenciais para a gestão das agências, conforme o assunto abordado. Após o lançamento do paper, o sistema Sinapro/Fenapro vai aprofundar o conteúdo de cada um dos capítulos. A recomendação é que empresários e publicitários façam uma leitura aprofundada do material, que pode ajudar as agências a evoluírem em seus caminhos e a buscarem soluções para a melhor adaptação ao atual cenário.

Gestão de pessoas

A partir de uma análise do cenário incerto e volátil, o documento destaca a necessidade de se compreender quais são as competências indispensáveis às agências e seus profissionais e mostra a importância do investimento em pessoas e no desenvolvimento de uma cultura empresarial que favoreça e estimule o engajamento das equipes.

No capítulo “Como desenvolver um modelo de gestão que crie maior engajamento e motivação com o trabalho”, o paper aborda o incentivo à autonomia, à descentralização e à aplicação de meritocracia efetiva, bem como a necessidade de se investir no desenvolvimento dos times. Entre as formas de se colocar em prática esse modelo está o compartilhamento e circulação de informações e estratégias, a gestão participativa e a abertura de espaço e condições para a experimentação e a inovação.

Isso inclui a valorização das ideias compartilhadas pela equipe, a redefinição de papéis (se necessário), os questionamentos sobre as entregas (se estão de acordo com os desafios do mercado), o entendimento dos indicadores estratégicos, a condução de reuniões para que a equipe possa interagir diretamente com clientes e a promoção de debate sobre os desafios dos clientes.

Modelo de gestão ágil

Já o capítulo “Como organizar sua equipe e implantar um modelo de gestão ágil focado em resultados” aprofunda questões como ferramentas, métodos e práticas que vão ajudar as agências a terem a rapidez e a entrega qualificada exigidas hoje, sempre tendo no horizonte a imprevisibilidade e volatidade do mercado.

O paper aponta que uma gestão ágil passa por quatro práticas: foco na execução, com ciclos curtos de planejamento e monitoramento, com envolvimento de todos os níveis da organização; estratégia como priorização, decisão e aprendizado, com atualização constante e ajustes em tempo real; metas ambiciosas como estímulo à criatividade e ao foco nos resultados; alinhamento e transparência, com circulação de informações, status de report de conhecimento amplo e convergência entre equipes.

Para que essas práticas atinjam os objetivos, o paper sugere a aplicação de ferramentas como OKRs (Objetivos e Resultados-chaves), Scrum (gerenciamento colaborativo de tarefas) e Sprint (organização de tarefas), além de um marketing ágil, plataformas flexíveis, analytics em tempo real, times descentralizados e inovação aberta.

Gestão financeira

Por fim, o capítulo “As ferramentas essenciais para gestão financeira de uma agência” considera que um dos principais desafios das agências é precificar seus serviços e produtos e, portanto, encontrar o ponto de equilíbrio do negócio. O documento engloba ainda a análise de rentabilidade por cliente e a gestão orçamentária.

A partir desses pontos, o paper traz quatro referências para os gestores das agências a fim de auxiliá-los na precificação. São elas: os valores praticados pelo mercado de produtos ou serviços similares; os custos empresariais e de produção; o valor gerado ao cliente e o nível de procura pelo produto ou serviço.

O documento orienta que é importante entender qual é a margem de contribuição e, a partir desta margem e das despesas de custeio, qual deve ser o percentual da capacidade produtiva para se avaliar o preço em relação ao mercado e obter um ponto de equilíbrio, considerando não só os valores, mas também os diferenciais competitivos e a percepção do cliente. Também recomenda pactuar indicadores claros, considerando que precificação também pode ser baseada em resultados. Adverte ainda para não se projetar os preços visando um ponto de equilíbrio com percentuais muito altos de capacidade operacional ocupada.

O Fenapro Transforma pode ser acessado por este link.

ABA

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes -, tendo DE&I — Diversidade, Equidade e Inclusão, como pautas prioritárias em sua agenda estratégica, traz ao mercado mais uma importante publicação sobre o tema: o “Guia Global sobre Claims de Sustentabilidade em Marketing e Comunicação”, uma entrega dos Comitês da ABA de Comunicação e ESG, presididos por Fabíola Duarte, head of communication da L’Oréal, e Jurídico, presidido por Eliane Quintella, legal director da Softys, e vice-presidido por Ana Carolina Pescarmona, legal sr. executive director — Latin America na Coty. O Guia foi apresentado ao mercado durante o “Branding@ABA & CNN Brasil — Do brand equity ao AD equity: amplificando o retorno sobre o investimento em comunicação”, evento realizado em 09/08, que reuniu profissionais experientes e renomados, que compartilharam seus desafios e soluções para a gestão das marcas e o valor da propaganda para o consumidor.

Este guia é uma tradução da versão original (em inglês), elaborada pela WFA — World Fede­ration of Advertisers, da qual a ABA é filiada e membro de seu Executive Committee, desenvolvido no contexto do WFA Planet Pledge, um compromisso global para ajudar as empresas a liderarem iniciativas de sustentabilidade e a promoverem mudanças positivas, tanto internamente quanto para os consumidores, usando o marketing como uma força positiva para a mudança ambiental. Nele, a ABA reúne orientações em torno de seis princípios globais de sustentabilidade com o objetivo de guiar os anunciantes e profissionais da área para um marketing confiável, em que as publicidades estejam dentro do escopo legislativo vigente, evitando que caiam em armadilhas que possam levar a alegações ambientais enganosas, também conhecidas por “misleading green claims” ou “greenwashing”.
“Trouxemos neste guia, uma visão geral destas legislações e regras, além de exemplificar os seis princípios com casos práticos. Embora não seja juridicamente vinculante, suas informações refletem um consenso geral entre a indústria global e os órgãos reguladores sobre quais seriam os principais elementos para se garantir na publicidade, claims de sustentabilidade confiáveis e significativos”, afirma Eliane Quintella.

Esta versão conta com apoio do CONAR — Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – na elaboração do “Capítulo Brasil”, que traz casos nacionais sobre cada um dos seis princípios. “O CONAR-Brasil orgulhosamente se associa à sua fundadora ABA e, através desta, à admirável WFA, neste trabalho global de aperfeiçoamento ético resumido neste Guia que, por sua relevância e alcance, passará a ser lido em conjunto com o Anexo U – Apelos de Sustentabilidade, do nosso consagrado Código de Autorregulamentação”, comenta Sérgio Pompilio, presidente do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e presidente do Conselho Superior da ABA. O Guia também conta com apoio da ABAP — Associação Brasileira de Agências de Publicidade -, integra o conselho.
É vital que o público receba informações confiáveis das marcas para tomar decisões de consumo coerentes. “As alegações de sustentabilidade feitas nas ações em marketing e comunicação não podem gerar desinformação. Se não puderem embasar essas alegações, as marcas enfrentam um risco real de sofrer ações de fiscalização por parte de órgãos reguladores, além de danos às suas reputações. E reputação é hoje o ativo mais importante para qualquer empresa. Ela é o produto final de uma articulação bem-feita entre crenças, atitudes, práticas e entregas consistentes”, analisa Nelcina Tropardi, presidente da ABA. “Com este Guia, apoiamos os profissionais de marketing a mitigar alegações enganosas nas ações em marketing e comunicação, ou usar de informações imprecisas ou exageradas que possam não refletir a realidade. Ao garantir coerência entre a prática e o discurso, a marca se ampara na lei e garante uma boa reputação perante o seu público”, completa Fabíola Duarte.

Hoje, o consumidor tem suas decisões de compra cada vez mais influenciadas pelo desejo de reduzir os danos ambientais, ou de ter um impacto positivo no meio ambiente, e deseja aliar seus valores aos das marcas que consome, o que exige que as empresas reiterem seus valores enquanto corporações e mostrem suas ações concretas em prol de um mundo mais sustentável. “Ao comunicar claims ambientais de forma precisa, fundamentada e apoiada em evidências consistentes, o marketing contribui para a credibilidade e confiança das marcas perante o consumidor. Através da publicidade responsável e ética, garante-se relevância e reputação aos anunciantes e às suas marcas, em prol de um mundo melhor”, finaliza Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.

CDL POA

A CDL POA apresenta estudo inédito que mostra como o consumidor porto-alegrense tem se relacionado com a transformação do cenário do crédito no Brasil. O material, {R}evolução do Mercado de Crédito, elaborado em parceria com a Vitamina Pesquisas, mostra que o consumidor da Capital ainda desconhece as mais recomendáveis práticas para utilização do crédito, evidenciando uma grande lacuna de educação financeira na população, que parece persistir diante da facilidade na obtenção de recursos. Por outro lado, as lojas possuem ainda grande potencial para trabalharem o crediário junto aos seus clientes, com segurança na concessão para ambas as partes. O crédito pode receber mais destaque nas vitrines, auxiliando o consumidor a fazer a melhor negociação.
Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, o crédito é um ponto de conexão entre as empresas e o consumidor, pois estimula a atividade econômica, ampliando a visão da cadeia de consumo. “Com este material, a CDL POA se coloca à disposição das empresas associadas para apoiá-las neste momento de transformação do cenário de crédito. Queremos ajudá-las a entregar, com segurança e com menor risco, aquilo que os consumidores procuram”, destaca Piva.
O banco digital surgiu como um facilitador para a tomada de crédito. Entretanto, o hábito de se tomar crédito para quitar dívidas, e a necessidade de complementar as despesas recorrentes e até básicas, como alimentação, por exemplo, são os principais propulsores de uma tomada de crédito. No intuito de dar assistência para a família, parte da população recorre à captação de crédito por cheque especial ou cartão de crédito, juros reconhecidamente altos. O que demonstra uma definição distorcida que reflete a precária educação financeira e falta de capacidade de planejamento da população, uma das conclusões do estudo.
De acordo com a pesquisa, 26,1% dos entrevistados já pagaram o mínimo ou um valor intermediário da fatura do cartão de crédito, e 34,5% precisaram usar o limite negativo da conta bancária. Nos últimos 24 meses, 40,3% tomaram algum tipo de empréstimo e 37,5% recorreram ao crédito quando necessitaram complementar a renda mensal. Da amostra, 27,1% adquiriram algum bem, e 16,8% usaram o crédito para construir ou reformar.
Sobre as dívidas atuais, o financiamento de algum bem lidera a modalidade das dívidas da população, com 28,7%. Já as pendências com instituições financeiras somam 27,1% das dívidas em curso. O estudo aponta que 14,1% dos respondentes devem para amigos e familiares, e o número chega a 13,5% em relação aos cartões de crédito. Em relação ao cartão de loja, o número se mostra tímido (2,2%), pois as compras no varejo são pagas por meio de cartão de crédito.
O estudo demonstra que o Cadastro Positivo e o score de crédito são temas que já fazem parte do repertório da população, pois 70% já ouviu falar no Cadastro Positivo, 65,2% está familiarizada com o score e 28,7% afirma acompanhar a sua pontuação.
A escassez da educação financeira favorece a inadimplência e impede o bom uso de recursos de crédito, conclui o estudo. As pessoas demonstram conhecimento e controle de scores para tomada de crédito, mas pouca iniciativa para um planejamento financeiro efetivo. Nesse sentido, o crédito é um comportamento recorrente para dar conta da complementação do orçamento familiar. Por isso, existe uma lacuna de oportunidade para que empresas de varejo incluam produtos financeiros entre as principais verticais de seus negócios. A inteligência de dados dos big data têm potencial de atrair os consumidores para negociações mais assertivas e com melhores condições.

PAPO CERTO

Com estreia na noite de 8 de agosto de 2022, Papo Certo é a nova atração da grade de programação da Ulbra TV, canal aberto 48, Claro TV 21 e 521 e Vivo TV 513. À frente do programa, os empresários e co-apresentadores João Custódio e Evanir Aguiar, juntamente com a apresentadora Amanda de Oliveira, receberam recentemente para o coquetel de lançamento convidados, autoridades e imprensa nas dependências da emissora.

De segundas a sextas-feiras, ao vivo, das 20h às 20h30min, com reapresentação no dia seguinte, às 7h30min, o Papo Certo levará aos telespectadores informação de qualidade a respeito dos mais diversos assuntos, como direito previdenciário, do trabalho, imobiliário, de família e de trânsito; além dos segmentos da saúde, empreendedorismo e gestão e temáticas do momento. O programa falará diariamente com o público, fazendo uma conexão direta das questões do cotidiano com os temas propostos. Por meio de perguntas que os telespectadores poderão fazer, apresentadores, colunistas e convidados responderão fazendo análises e trazendo seus conhecimentos técnicos e suas experiências acerca das questões.

O evento de apresentação do Papo Certo, também marcou a comemoração dos 18 anos da Fortus Group no mercado contábil, financeiro e de RH. Com sede em Porto Alegre e atuação em diferentes cidades gaúchas, a empresa, comandada pelos empresários âncoras do programa, é a patrocinadora da atração.

KOH PEE PEE

Os restaurantes Mizu Japanese Cuisine & Bar e Koh Pee Pee Thai Restaurant entraram na corrente de solidariedade do Instituto da Criança com Diabetes e fazem parte da 1ª Corrida Gastronômica do ICD, que acontece de 10 a 20 de agosto. Parte da renda arrecadada com a venda dos pratos selecionados pelos estabelecimentos será destinada à causa do diabetes. No Mizu, a escolha foi o combinado de 18 peças; no Koh Pee Pee, o Pla Ko Nang Yuan, prato à base de filé de peixe, legumes e massa de arroz, complementado com relish de repolho.

A Corrida Gastronômica é uma ação em que restaurantes apoiam a causa através da destinação de uma porcentagem da venda de pratos selecionados e ela compõe a programação da 24ª Corrida para Vencer o Diabetes, que ocorre em 25 de setembro, às 10h, no Parcão, em Porto Alegre.

iOS

A plataforma de analytics de marketing mobile Adjust e a plataforma líder em vídeos curtos TikTok lançam hoje, em parceria, o guia “Como ter sucesso no iOS 14.5+ com a Adjust e o TikTok”, oferecendo insights e práticas recomendadas para ajudar os profissionais de marketing mobile, desenvolvedores e anunciantes a navegarem nesse mundo em constante mudança da privacidade do usuário em mobile.
O relatório mostra que o lançamento da função anti-rastreamento (ATT) da Apple para o iOS 14.5 pode afetar diretamente os aplicativos, visto que é uma mudança na política de privacidade e coleta de dados que exige que os profissionais de marketing móvel solicitem o consentimento dos usuários para rastrear sua preferências. Ou seja, o usuário precisa permitir essa ação – realizando o opt-in no próprio app. Para os profissionais do segmento no Brasil, essa não é uma notícia tão preocupante, visto que o país é o terceiro do mundo com a maior taxa de opt-in (39%), ficando atrás apenas da Indonésia (50%) e da Tailândia (42%). Em termos comparativos, a menor taxa foi da Alemanha (17%).

Quando se trata da utilização dos sistemas operacionais em todo o mundo, a Apple conta com um market share de 17,46%, de acordo com dados levantados até junho deste ano. No Brasil, este é um mercado ainda tímido, porém, o iOS é o segundo sistema mais utilizado do país em aparelhos mobile. Além disso, a maioria dos usuários já adotou as versões 14.5+ em seus dispositivos.

Segundo Katie Madding, Chief Product Officer da Adjust, “a implementação do iOS 14.5+ levantou perguntas sobre o futuro da aquisição de usuários e da atribuição no mercado de marketing mobile. No entanto, os dados mostram que o impacto não foi tão negativo quanto o esperado. Os anunciantes podem continuar crescendo e mantendo a confiança do consumidor quando adotam uma postura de marketing mobile voltada à privacidade e, ao mesmo tempo, apoiar soluções líderes no mercado que beneficiam todos os aspectos do ecossistema de aplicativos”.

Outras descobertas do Relatório incluem:

Uma mudança nos custos com anúncios menor que o esperado do iOS para o Android. Às vésperas do lançamento do iOS 14.5, os custos com anúncios para o iOS caíram de 41% para 38% em abril de 2021. Esse número continuou a cair ao longo de 2021, chegando a pouco mais de 30% entre julho e outubro, antes de voltar a 34% em abril de 2022.

Houve um aumento nas taxas de opt-in de 2021 a 2022, o que implica em um número crescente de usuários que entendem os benefícios de se fazer o opt-in e em marcas e profissionais de marketing que estão fazendo um bom trabalho em apresentar esses benefícios a seus clientes. Comparado às previsões iniciais, em que as taxas de opt-in ficavam apenas em 5%, elas estão agora bem acima de 30.

Opt-in por vertical: A categoria de gaming registrou uma média de 31% no segundo trimestre de 2022 e os jogos hipercasuais chegaram a registrar 39%.

“Como o marketing mobile continua evoluindo, estamos totalmente comprometidos em proporcionar uma plataforma segura e protegida para nossos usuários ao mesmo tempo em que desenvolvemos soluções dedicadas e métodos de otimização para navegar pelas mudanças junto com nossos anunciantes e parceiros”, afirma Melissa Yang, Head de Ecosystem Partnerships do TikTok. “Estamos felizes por revelar os insights mais recentes desse relatório e por continuar construindo um lugar em que profissionais de marketing possam interagir com a comunidade do TikTok de uma maneira significativa”. O TikTok é utilizado por mais de 73 milhões de brasileiros, sendo a terceira nação do mundo que mais consome o aplicativo.

DIGITAL AD INTEL

A Nielsen, líder global em medição de audiência, dados e análises, apresenta informações inéditas sobre o mercado publicitário online com uso de Digital Ad Intel, a exclusiva solução de análise de concorrência que avalia o ecossistema de publicidade digital e compara estratégias de anúncios.  Com o crescimento do comércio online devido à pandemia e a chegada do segundo semestre, repleto de datas comerciais e comemorativas, os dados poderão ajudar o setor a analisar o potencial de consumo da audiência.

Uma das fases mais importantes em uma campanha de marketing é o planejamento estratégico de mídia. Nela, os profissionais precisam identificar o mix de mídia ideal para entregar em relação aos objetivos de comunicação, bem como os papéis de cada canal, e determinar a alocação de orçamento mais eficaz. Também é crucial entender o que os concorrentes estão fazendo. Quanto e onde estão gastando? Quais mensagens-chave estão comunicando por meio de seus criativos de anúncios? A possibilidade de analisar o investimento de todo o seu ramo de atuação e ter essa informação em mãos na hora de saber como agir é o valor de uma solução como o Digital Ad Intel”, afirma Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil.

Por causa do crescimento do comércio online durante a pandemia, aumentou a necessidade entre as marcas de aprimorar a efetividade das campanhas publicitárias. Digital Ad Intel surge no mercado para dar suporte às companhias brasileiras com uma cobertura abrangente e coleta inteligente de dados que permitem uma visão representativa das compras de anúncios digitais dos anunciantes. Seu principal diferencial é fornecer insights detalhados das campanhas, como investimentos e impressões estimados, tipos de compras, share of voice (SoV) e principais produtores de conteúdo – nos formatos em websites, in-app e em mídias sociais.

A solução identifica oportunidades de publicidade entre plataformas ao apontar onde, quando e quanto os players gastam com a mídia, colocando os clientes sempre um passo à frente da concorrência. Por meio de um painel humano e outro virtual, é possível medir de forma instantânea os anúncios vistos pelos painelistas para calcular o nível de exposição de cada anúncio, tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Segmentos que mais impactaram o mercado publicitário online no 1º semestre

Com o encerramento do primeiro semestre e das principais datas comerciais do período, como Carnaval, Dia das Mães, Páscoa e Dia dos Namorados, Digital Ad Intel apontou os segmentos que mais se comunicaram a audiência no primeiro semestre, conforme relação abaixo:

  • Varejo – 17% (272 bilhões de impressões)
  • Telecomunicações – 16% (249 bilhões de impressões)
  • Assuntos de utilidade pública, educação e governo – 10% (156 bilhões de impressões)
  • Entretenimento – 8% (135 bilhões impressões)
  • Finanças – 7% (114 bilhões de impressões)

Em uma comparação entre o primeiro e segundo trimestres de 2022, a indústria do Varejo, Entretenimento e Finanças aumentaram seu volume de impressões (quantidade de anúncios disparados em campanha publicitárias e carregados em telas de desktops, celulares e tablets) em até 5%. Seria esse um indício de expectativas mais positivas para as vendas durante o ano?

Entre esses segmentos, os produtores de conteúdo com o maior número de impressões foram Facebook, Uol, Globo.com e Youtube ultrapassando um volume de mais de 547 bilhões de impressões no primeiro semestre do ano.

Para saber mais sobre a solução Digital Ad Intel, acesse o link.

COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo vai ser consumida pelo celular. Segundo a pesquisa realizada pela Digital Turbine, empresa de tecnologia para crescimento de aplicativos, cerca de 46% dos brasileiros pretendem assistir a Copa do Mundo pelo seu celular. (Abril/2022, pesquisa realizada no Brasil).

Hora dos apps esportivos brilharem

Nem só nas partidas da copa os brasileiros estarão de olho. Os apps esportivos ganham destaque com a chegada da Copa também: 69% da população pretende utilizar seus smartphones para navegar em aplicativos de esporte durante o torneio. Assim como, 46% dos entrevistados, disseram que investem mais tempo em apps de jogos esportivos durante estes eventos futebolísticos.

Fonte de informação

A pesquisa mostrou também que 48,25% dos entrevistados acompanham assuntos relacionados ao futebol pelas mídias sociais, 45,61% via streaming e 35,09% por meio de apps.

Pico durante os jogos

45,61% dos brasileiros utilizam seus smartphones durante um jogo, 42,98% antes e 11,40% depois da partida.

Anúncios são bem vindos!

Os anúncios têm um papel importantíssimo durante eventos esportivos e durante partidas de futebol acabam atraindo mais atenção dos consumidores. 72% dos entrevistados afirmaram que são atraídos por anúncios ao vivo. Sob o mesmo ponto de vista, 43% dos brasileiros gostam de ver em seus anúncios cupons de descontos, enquanto 16% optam por jogos gratuitos.

Desta forma, a publicidade terá um papel cada vez maior para atrair o público que curte a Copa do Mundo, tendo em vista que 30% dos brasileiros afirmaram que é muito provável que considerem comprar um produto que viram anunciado. Até o campeonato mundial, devemos observar a febre por aplicativos envolvendo futebol crescer até o evento.

CORA

Em uma collab de conteúdo com a Cora Residencial Senior, a atriz Isabelle Drummond, de 28 anos, enaltece as relações com diferentes gerações e usa o lúdico do “e se fosse possível” para despertar uma reflexão sobre o envelhecimento a partir de um bate-papo com três residentes da instituição de longa permanência para idosos.

Além de atriz, Isabelle é empreendedora, influenciadora digital e, também, se dedica à filantropia por meio da idealização da ONG Casa 197, voltada a projetos sociais que têm a população idosa como um dos grupos beneficiados.

Durante as gravações do projeto na capital paulista, Isabelle revelou que o convívio com idosos traz inspiração e sabedoria à sua vida, uma relação que tem motivado pensamentos ligados à longevidade. “Sempre fui uma pessoa que gostei de caminhar com pessoas mais velhas do que eu. É algo que me traz muito aprendizado e acho a experiência enriquecedora,” comenta.

É a partir do questionamento “o que sua versão idosa diria para a versão jovem”, que a atriz conduz a conversa com os residentes Luci Barros, de 78 anos; Maria Cecilia Carneiro, de 93, e Raul Nechar, de 84, trazendo recordações da trajetória de cada um deles e percepções sobre família e trabalho até o momento atual, como moradores da Cora.

Dividido em três episódios, o material completo será exibido nas redes sociais da Cora (Facebook, Instagram e YouTube) e de Isabelle Drummond (Instagram) a partir do dia 12 de agosto, celebrando o Dia Internacional da Juventude, que esse ano fomenta a importância de promover relações intergeracionais. O teaser já pode ser conferido nas redes sociais.

A diretora de Marketing da Cora Residencial Senior, Veridiana Chaves, revela que essa parceria de conteúdo faz parte da campanha Cora entre Gerações e tem o objetivo de trazer uma reflexão para o envelhecimento, uma fase natural do ciclo da vida, e, ao mesmo tempo, gerar um impacto positivo na valorização às pessoas idosas, reconhecendo a sua sabedoria adquirida pelos aprendizados e experiências vividas.

“Desenvolver uma campanha que conectasse diferentes gerações e despertasse o olhar, também dos jovens, para essa etapa madura da vida era um desejo nosso. Ao sabermos que a Isabelle possuía fortes laços afetivos com pessoas idosas, entendemos como uma oportunidade muito interessante para abordar essas relações e ajudar a desconstruir estigmas e preconceitos ligados ao envelhecimento”, explica Veridiana.

Criada em 2015, a Cora Residencial Senior tem o objetivo de transformar o conceito de residenciais para idosos, rompendo com o antigo modelo de casas de repouso, oferecendo cuidados diários, afeto e atenção profissional para o bem-estar e qualidade de vida para pessoas maiores de 60 anos.

Lançamento

Nesta quinta-feira (11 de agosto), às 19h, Isabelle Drummond participa da live transmitida pelo Instagram da Cora para compartilhar suas experiências de vida, impressões na gravação da collab e o que pensa quando o assunto é planejar ou mesmo dialogar sobre envelhecimento. Afinal, o que os jovens falam sobre a velhice?

O encontro foi marcado às vésperas do Dia Internacional da Juventude, uma celebração global instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Serviço

  • Data: 11/08
  • Horário: às 19h
  • Participação: Isabelle Drummond
  • Instagram: @coraresidencialsenior
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