NOTAS DA SEMANA – 13 – 11 – 2020

PODCAST DA COLUNA DO NENÊ

A décima quarta edição já foi ao ar nessa quarta-feira (11) com entrevista exclusiva de Liana Bazanela, Co-Fundadora e CEO da DO IT e atual Presidente da Associação Riograndense de Propaganda.

A próxima edição conta com a participação de João Satt, CEO do G5.

open.spotify.com/episode/0ipTp01ewNcFffpbd2zeTM?si=iL5OOeY7TrOHcKCl6lazFA

PODCAST DA COLUNA DO NENÊ JR

Ouça agora a segunda edição do Podcast da Coluna do Nenê Junior dirigido por Guilherme Novello:

GAV

A MAIOR MARCA DO MUNDO VAI FALAR COM O GAV

Para finalizar com chave de ouro, Egon Barbosa Diretor de Inovação da The Coca Cola Company, diretamente da Belgica em dezembro:

O GAV(GRUPO DE ATENDIMENTO DE VEICULOS), fez a live do Dado, dos dirigentes de veículos, dos professores de comunicação, dos diretores de marketings, dos donos de Agencia, dos dirigentes de entidades, colocou cursos da APP/SP ao vivo, enfim, contemplou o mercado de propaganda e marketing entre todos os segmentos.

Todos esses eventos foram abertos e gratuitos, mas teve e com razão o apelo dos sócios que num mercado de mais de 200 profissionais tem 20% de sócios que pagam uma mensalidade anual que não é maior que 25 reais por mês.

Agora que precisamos nos posicionar muito mais e fazer muito mais, precisamos que os que não são sócios se apresentem, participem e também cumpram o seu papel.

Vem aí uma pesquisa de mercado, vem aí muito coisa para que possamos entender, ter conhecimento e para que sejamos mais fortes e respeitados.

SALÃO ARP 2020

O Salão ARP 2020 vai acontecer no dia 8 de dezembro, às 20h e, mais uma vez, se reinventa para acompanhar tendências da comunicação e do mundo. Esse ano, em um contexto de pandemia, a iniciativa que reconhece os destaques da indústria criativa gaúcha vai acontecer pela primeira vez em formato phygital.

Além disso, a própria premiação foi revisada para valorizar ainda mais a colaboração, a reinvenção e a superação. Nessa edição, os finalistas serão consagrados a partir de duas verticais:

No ConectARP, você ajuda um pequeno negócio com sua criatividade e ainda pode ganhar R$ 3 mil. “Adote” uma empresa e inscreva seu projeto!

No ReinventARP, o projeto de reinvenção da sua empresa como reação diante da situação econômica e da pandemia pode ser reconhecido. Inscreva cases nas categorias Serviços, Ensino, Varejo, Indústria e Comunicação.

E mais: os ingressos para assistir à premiação são gratuitos!

INSCRIÇÕES E MAIS INFOS EM: http://salao.arpnet.com.br/

FMP


A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) está com as inscrições abertas até a quinta-feira (12) para o vestibular de verão, que acontecerá no dia 14 de novembro, sábado, das 9h às 12h. A prova será em formato online, em uma plataforma exclusiva para respeitar o isolamento social. O candidato irá receber todas as orientações via e-mail para realização do teste.

O conteúdo da prova será divido em: português, conhecimentos gerais e redação. A taxa de inscrição é de R$ 10,00. O resultado será divulgado no dia seguinte à prova, 15 de novembro, domingo, por e-mail e no listão do site da FMP. A matrícula e a entrega da documentação são feitas online. Neste ano, a FMP concederá para os três primeiros colocados no vestibular, uma bolsa excelência, conforme sua colocação.

Mais informações: https://www.fmp.edu.br/

GRUPO RBS

Há mais de 60 anos, o Grupo RBS está presente na rotina dos gaúchos durante a jornada diária, entregando jornalismo e entretenimento que são companhia desde a hora de acordar até a hora de dormir. Essa relação histórica de proximidade e confiança, que se manifesta diariamente por meio das marcas e dos programas, produtos e comunicadores da empresa, conduz a nova campanha institucional da RBS, lançada nesta terça-feira (10), no Jornal do Almoço.

No projeto, o já conhecido conceito publicitário do Grupo RBS – “A gente vive junto” – ganha vida e versatilidade a partir das rotinas de quem se conecta com cada uma das marcas. É uma evolução do trabalho de posicionamento do Grupo RBS, iniciado em 2017, e a primeira vez que, publicitariamente, é apresentado o portfólio de produtos de forma completa e integrada, valorizando os territórios e a essência de cada uma das marcas.

O filme publicitário, produzido pela Mythago Produções e que ancora a campanha, celebra a vida do Grupo RBS junto com os gaúchos, valorizando a sua jornada diária em companhia do público, seja na TV, no rádio, no digital ou no jornal, acompanhando a RBS TV, se informando com a Gaúcha, cantando com a 92 ou vivendo novas experiências gastronômicas com o Destemperados, por exemplo. Todas as cenas são acompanhadas pelo sinal gráfico chaves, símbolo usado na língua portuguesa para indicar a união de diversos itens relacionados que formam um grupo, bem como a junção das várias divisões de um assunto.

– A RBS existe e se faz presente no dia a dia do público por meio das suas marcas. A partir dos nossos programas, produtos e comunicadores, levamos informação, companhia, diversão e emoção para milhares de gaúchos, independentemente de onde estejam, mesmo em tempos difíceis. Celebrar essa relação de conexão diária, que muito nos orgulha e inspira, é o grande objetivo dessa campanha – destaca o CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.

Criada pela agência Ideia da Silva, a iniciativa terá desdobramentos em todas as plataformas da RBS. O movimento reflete o amadurecimento da estratégia de marca, construindo uma nova camada de comunicação entre o propósito e o portfólio de produto, com um storytelling que valoriza o corebusiness da RBS – jornalismo e entretenimento – na vida do público. A partir disso, a empresa também se prepara para os próximos passos, conectados à estratégia empresarial e à visão de futuro.

– O Grupo RBS tem um grande conceito: a gente vive junto. Isso é uma verdade. A qualquer hora do dia, estamos na companhia de marcas da RBS. Então foi natural chegar a esta campanha. Junto com o Jacques Fernandes, estabelecemos sinônimos visuais para representar o “vive” do conceito, criando uma linha de tempo no dia a dia do Rio Grande do Sul. Assim, uma campanha de portfólio ficou humana e atraente – afirma o publicitário Marcelo Pires, da Ideia da Silva.

Ficha técnica da campanha:

Anunciante: Grupo RBS

Agência: Ideia da Silva

Criação: Marcelo Pires e Jacques Fernandes

Produção do Filme: Mythago Produções

Direção Geral: Mocita Fagundes

Direção de Cena: Letícia Azevedo

Direção de Fotografia: Diogo Santoro

Atendimento: Bruna Martins

Produtora de Áudio: Radioativa Produtora

Aprovação: Caroline Torma, Bárbara Fabres, Ana Monção e Gabriela Luz

NOVEMBRO AZUL MOOVE

Assim como conhecemos a importância do Outubro Rosa na prática, a Moove também vivenciou a relevância do Novembro Azul. Em 2019, o Head de Inovação da agência, Eugênio Lumertz, foi diagnosticado com câncer de próstata e iniciou uma batalha pela cura.

No mês de outubro, tivemos o depoimento da nossa Head de Inteligência Criativa, Laura de Azevedo, que enfrentou e venceu um câncer de mama. Agora, em novembro, a Moove propôs e o Eugênio também aceitou gravar um vídeo depoimento relatando um pouco da sua luta contra o câncer de próstata, mostrando que o apoio da família, dos amigos, dos colegas e também da empresa é importantíssimo não só para superar a batalha, mas, inclusive, para que os homens consigam se despir dos preconceitos e encarar esse período difícil da doença.

Hoje, o Eugênio comemora um ano da cirurgia que o curou da doença, e a Moove convida a todos para assistir e divulgá-lo junto às suas famílias e amigos, somando forças na luta contra o câncer de próstata.

MOOVE

Entrou no ar quinta-feira (12) a campanha que a agência Moove criou para o Governo do Estado do Rio Grande do Sul alertando a população para a importância da vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, e Multivacinação para atualização da caderneta.

A campanha vai ao ar hoje, 12 de novembro, no intervalo do Jornal Nacional, rodará até o dia 20 de novembro nas principais emissoras de TV e de rádio de todo o Estado, e conta com o protagonismo de dois gaúchos participantes do programa The Voice Kids, da Rede Globo: Luiza Barbosa e Thomas Machado.

A escolha da Moove por protagonistas populares, juntamente com a criação de um jingle marcante, busca conversar tanto com pais quanto chamar a atenção das crianças, indo ao encontro do objetivo que é aumentar a adesão das famílias à campanha de vacinação.

A vacinação contra a Poliomielite tem por finalidade reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil e aumentar as coberturas vacinais. O grupo-alvo são todas as crianças menores de 5 anos.

Já a Multivacinação atualiza a situação vacinal da população de até 15 anos de idade, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças que podem ser prevenidas como o Tétano, o Sarampo e a Febre Amarela.

A prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite vai até 21 de novembro, e a meta é atingir, ao menos, 95% do público-alvo. Por isso, o objetivo principal da campanha é incentivar pais e responsáveis a levarem as crianças aos postos de saúde para serem vacinadas.

Ficha Técnica

Campanha: Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação

Head de Relacionamento e Negócios: Luana Rodrigues

Relacionamento e Negócios: Márcia Jerônimo e Rosângela Lopes

Head de Inteligência Criativa: Laura de Azevedo

Criação: Silvia Ferreira e Leticia Coutinho

Planejamento: Eugênio Lumertz

Produção: Robson Albuquerque e Carla Bildhauer

Mídia: Irenita Boff

Arte-Final: Christian Vieira

Aprovação Cliente: Malu Macedo, Michelle Raphaelli e Fernanda Guilhon

Produtora de Vídeo: Zeppelin

Diretora do Filme: Paula Jobim

Produtora de Áudio: Batuque

SÉRIE: ELEIÇÕES 2020

Desde a segunda quinzena de outubro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul está publicando uma série de conteúdos em suas redes sociais abordando diversas orientações aos eleitores sobre as Eleições 2020.

A série foi proposta e desenvolvida pela agência Moove e trata de temas como o papel do vereador, as funções do prefeito, quais são os critérios para eleger um vereador, os protocolos de segurança contra o coronavírus no dia da votação, o que pode e o que não pode nas campanhas eleitorais e no dia da eleição, como denunciar propagandas irregulares, o que é boca de urna e por que é proibido, como fazer para justificar a ausência no dia da votação, entre outros assuntos.

Os conteúdos seguem sendo publicados no Instagram e no Facebook da ALRS até a data da votação, que ocorre neste domingo (15/11), e poderá haver novos materiais em caso de segundo turno.

Confira no Instagram: https://www.instagram.com/assembleiars/

E no Facebook: https://www.facebook.com/assembleiars

Ficha Técnica:

Campanha: Série Eleições 2020 para Redes Sociais da ALRS

Head de Relacionamento e Negócios: Luana Rodrigues

Relacionamento e Negócios: Bárbara Pufal, Jamile Mello e Lilian Salgado

Head de Inteligência Criativa: Laura de Azevedo

Direção de Arte: Mariana Xavier

Redação: Katia Ferreira

Conteúdo: Carlos Daleno

Planejamento: Calvin Pontel Wallau

Head de Performance: Renata Vieira Martins

Performance: Débora Martins

Aprovação (Cliente): Alexandre Farina

FEEVALE

Após uma noite intensa de criatividade e troca de ideias, o 14º Madrugadão, promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Feevale, teve seus vencedores revelados na manhã de sábado (7). Vindos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a equipe Setequatro teve a sua campanha escolhida pelo cliente dessa edição, Unimed Vale do Sinos. Neste ano, o evento foi feito através da plataforma on-line Discord, em razão das medidas de distanciamento social, mas isso não foi impeditivo para que os participantes exercessem, na prática, atividades do mercado de comunicação.
Para Eduardo Moura, líder da equipe vencedora, o Madrugadão exigiu muito preparo, principalmente por ser a primeira participação do time. “Não sabíamos muito bem como seria o processo nem os desafios que enfrentaríamos. Por outro lado, buscamos não ter medo nem nos comparar, pelo fato de sermos de uma faculdade voltada para a academia”, explica. Segundo ele, o engajamento e a sintonia do time fizeram a diferença. “Não posso deixar de comentar sobre o time de direção de arte e produção, além das nossas relações públicas, que foram essenciais para o andamento do trabalho, principalmente em estratégia e redes sociais”, destaca. Ele fala que a ficha ainda não caiu. “Não é todo dia que uma campanha pode ser veiculada por um cliente como a Unimed. Tenho certeza que agora, como profissionais, estamos muito mais cientes da nossa capacidade e esforço.
Uma das propostas do evento é dar aos estudantes de Comunicação a oportunidade de criar uma campanha publicitária real. Segundo Anelise Cornelius, coordenadora de Marketing e Sustentabilidade da Unimed Vale do Sinos, a empresa valoriza muito o relacionamento com as universidades, buscando “sair da caixinha” e trazer a inovação e insights. “Às vezes, ficamos muito presos a regras e gestão de marca, portanto, é muito bacana ter essa interação com pessoas de fora e, principalmente, com mentes jovens “, afirma. Mesmo assim, ela conta que a escolha do vencedor foi um processo acirrado. Para facilitar, eles resolveram criar um sistema de ranking e pontuação. “Dessa maneira, percebemos os diferenciais da equipe: atendimento, slogan – que ficou muito próximo do que já trabalhamos – e planejamento”, conta.
O professor Luis Rauber, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Feevale, destaca que esse tipo de atividade que o Madrugadão proporciona é extremamente importante para os acadêmicos, pois possibilita o contato com uma grande marca, além da relação com profissionais de mercado, professores e outros estudantes. “Dessa maneira, há uma visão de como as atividades ocorrem, de como existe uma dificuldade de conhecer todos os fatores envolvidos no processo de comunicação e demonstra, de maneira clara, a importância da publicidade para a sociedade”, diz. Ele ressalta, ainda, a parceria da Unimed Vale do Sinos no andamento do evento. “Ela representa uma marca em evolução, com uma visão inovadora, assim como a Universidade Feevale, para atuar no mercado e criar produtos relevantes. Além, é claro, do apoio neste período de pandemia, numa modalidade digital”, conclui.
Anelise explica que a campanha ainda precisará passar por um processo de aprovação interna, com a diretoria e conselho da Unimed Vale do Sinos. “Ela tem grandes chances de ser aprovada, e queremos colocá-la na rua no ano que vem”, diz. Ela complementa afirmando que, como há um trabalho tanto on-line quanto físico, a campanha poderá ser conferida em veículos locais, como jornais e rádios da região, além da mídia digital e painéis.

PROJETOS ESTRATÉGICOS

Nove projetos estratégicos foram criados, nos últimos dias, pela equipe gestora da Região Metropolitana e Litoral Norte do Inova RS. Lançado em agosto do ano passado, o programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado tem como objetivo tornar o Rio Grande do Sul uma potência na área de inovação até o ano de 2030, por meio de projetos que se utilizam do potencial já presente em cada região do Estado.

Dos projetos da Região Metropolitana e Litoral Norte, três são da área de Educação, três de Tecnologia da Informação e Comunicação, dois de Economia Criativa e um de Saúde. Os grupos de trabalho foram formados por profissionais com expertise em cada uma dessas áreas estratégicas. Além disso, foram criados grupos de trabalho multidisciplinares, com representantes da quádrupla hélice do ecossistema de inovação daregião: universidades, empresas, governo e sociedade civil.

Após essa fase de planejamento, a Mesa dessa região do Inova RS, responsável por articular a participação das instituições e empresas nas ações voltadas ao ecossistema de inovação, irá selecionar dois projetos prioritários para serem iniciados ainda em 2020. A reunião acontecerá no dia 27 deste mês, às 10h, com transmissão pelo

Facebook: facebook.com/secretariadeinovacaors

A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, que coordena os comitês Estratégico e Técnico da Região Metropolitana e Litoral Norte do Inova RS, considera que essa fase foi muito rica. “Tivemos experiências e brainstorming de todas as áreas, o que foi extremamente importante para que pudéssemos nos conhecer, nos unir e gerar esse pertencimento”, afirma. “Teremos projetos prioritários, mas queremos buscar recursos para tirar todos do papel e, assim, desenvolver essa região da melhor forma possível”, complementa.


LITORAL NORTE

Basta uma caminhada para confirmar o diz-que-me-diz: reformas e construções estão em alta no Litoral Norte. No balneário de Atlântida, em Xangri-Lá, não é preciso andar mais do que uma quadra para avistar contêineres de entulho, além de montes de areia e brita em gramados à frente de casas. A cena ilustra o aumento na população das praias na pandemia.

Agora, com a proximidade do verão, surge nova onda de otimismo para a economia local. A expectativa de empresários é de que os meses de sol e calor consolidem o recente movimento de alta em setores do comércio e de serviços. Segundo lideranças de entidades, encontrar casa ou quarto de hotel para as festas de final de ano já virou tarefa difícil no Litoral Norte.

Mesmo com o otimismo, o período de veraneio ainda não está imune a incertezas. É que, além das interrogações sobre o coronavírus, existem dúvidas a respeito da estrutura para absorver uma população que deve voltar a subir.

— Em tese, vai ter muita gente na praia. Neste ano, as pessoas devem fazer turismo mais perto de casa. Queremos que elas venham, vamos recebê-las com os cuidados necessários, mas ainda estaremos em pandemia. Então, para evitar riscos de agravamento, precisamos de ações em conjunto com o Estado — avalia Marcelo Marques, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tramandaí e Imbé.

Segundo estimativa da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), a população local subiu de 397 mil para cerca de 720 mil habitantes nos últimos meses. A projeção tem como base dados que mostram, por exemplo, aumento no consumo de energia elétrica e na produção de lixo.

Lojas do ramo fazem o que podem para reabastecer seus estoques, mas, ainda assim, há escassez de produtos básicos, como tijolos, telhas e cimento. Além da procura em alta, a parada de indústrias no começo da pandemia ajudou a reduzir a quantidade de itens disponíveis no mercado.

Dono da Carvalho Rede Construir, de Imbé, Rafael de Carvalho é um dos empresários que sentiram esse movimento. Em outubro, o faturamento da loja cresceu 60% na comparação com o mesmo mês de 2019, relata o proprietário. Enquanto isso, entregas de fornecedores passaram a ser postergadas:

— Em março, tivemos período em que fechamos a loja. Conseguimos retomar as atividades em abril. Nosso faturamento aumentou mês após mês.

O mercado imobiliário projeta manter o crescimento na reta final do ano. Na visão de Alexandre Prudencio, presidente da Associação das Empresas Imobiliárias e dos Corretores de Imóveis de Xangri-Lá (Associx), as perspectivas são “excelentes” para o aluguel de residências na alta temporada:

— Já estão faltando imóveis. A carteira das imobiliárias está quase lotada — diz o dirigente.

SESC

O mês de novembro começa com lançamento da nova campanha do Sesc/RS. Com o mote “SIM, o Sesc também é pra você”, a instituição busca se aproximar ainda mais dos gaúchos mostrando que seus serviços são abertos a todos os públicos. A campanha criada pela Agência SPR e supervisionada pela equipe de Marketing do Sesc/RS apresenta a personagem “Jasmim”, uma agente de atendimento ao cliente alegre e contagiante, afinal, no seu trabalho quando alguém pergunta se “O Sesc é pra mim?”, a resposta é sempre “SIM!”. Conheça a campanha no site www.sesc-rs.com.br/sim<http://www.sesc-rs.com.br/sim>.

Presente em 57 cidades com Unidades Operacionais e em todos os 497 municípios do Estado com ações sistemáticas, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc oferece serviços nas áreas de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer, Assistência, Saúde e Educação. Algumas das ações são gratuitas e outras possuem valores acessíveis e facilidades de pagamento para possibilitar o acesso de todos.

Para a gerente do Núcleo de Marketing do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Simone Barañano, a campanha aproxima ainda mais a instituição dos gaúchos. “Queremos estar cada vez mais perto da nossa comunidade e mostrar que “Sim” o Sesc é para todas as pessoas, independente de onde elas trabalhem, estudem ou em qual cidade elas residam. Essa campanha mostra exatamente isso, que o Sesc é pra mim, é pra ti, é pro teu amigo. E que melhor forma de fazer isso se não com um tom leve, descontraído e contagiante, afinal, o Sesc é assim”, comenta.

Como acessar os serviços?

Para acesso às atividades é necessário fazer o Cartão Sesc/Senac que é gratuito e pode ser feito em qualquer Unidade Sesc do Estado ou pelo site www.sesc-rs.com.br/cartao<http://www.sesc-rs.com.br/cartao>. São três modalidades: Comércio e Serviços –  para trabalhadores, desempregados (até dois anos após demissão) e aposentados de empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo; Empresários – para donos de empresas cadastradas nos sindicatos filiados e afiliados à Fecomércio-RS; e Público em Geral – para toda a população que não se enquadra em uma das categorias anteriores. Os titulares do cadastro ainda podem incluir dependentes para acessarem os serviços com os mesmos benefícios. São considerados dependentes pai, mãe, filhos e entiados, cônjuge ou companheiro, avós, netos e irmãos inválidos ou incapazes permanentemente de trabalhar, além de menores sob tutela ou curatela.

FICHA TÉCNICA – responsabilidade do atendimento

Campanha: Sesc SIM

Peças: spots, filmes, cartaz, flyer, mobile, banner, outdoor, front, mobile bus, mobiliário urbano, bancas, etc.

Cliente: Sesc/RS

Agência: SPR

Diretor-executivo: Juliano Hennemann

Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel

Diretora de Atendimento: Giorgia Antunes Lorenz

Planejamento: Guilherme Bueno

Atendimento: Mariane Fernandes

Assistente de Atendimento: Clarissa Mielke

Direção de Criação: Fábio Henckel

Direção de Arte: Bruno Schneider

Redação: Nikolas Müller e Giovani Picoli

Arte finalização: Gabriel Rosa e Joel Nunes

Revisão: Bruna Vilagran

Social Media: Cleiton Pires

Mídia: Adriana Baron e Mariana Espindola

Produção Gráfica: Luana Bier Hans e Matheus Sesterhenn

Fornecedor: Batuque Música e Brasão Real

SPR

Um dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) mais importantes no combate à pandemia do coronavírus, a máscara tem sido largamente utilizada, porém é motivo de reclamações dos usuários por conta do desconforto, em especial por machucar as orelhas. Foi a partir da observação deste problema que a SPR propôs uma solução para o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, que se conecta com muitas pessoas: um extensor de máscara. A ideia surgiu a partir do momento em que a agência percebeu inúmeras pessoas com machucados atrás das orelhas devido ao uso prolongado das máscaras. Os extensores possibilitam que o elástico da máscara seja utilizado na parte de trás da cabeça, deixando as orelhas livres e evitando machucados. Dessa forma, o usuário pode permanecer por mais tempo com o EPI, sem manuseá-lo e com muito mais conforto.

“Esse é mais um projeto onde a SPR mostrou pertinência para trazer uma ideia simples, mas que pode fazer toda a diferença para profissionais de saúde e de outros setores. As boas ideias não precisam ser apenas relacionadas à propaganda. Esse é mais um exemplo de que a SPR é uma empresa para resolver problemas complexos com ideias inteligentes e que impactem o negócio de nossos clientes”, pontua Gustavo Ermel, diretor de estratégia e inovação da SPR.

Ao propor a ação para o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, a agência se deparou com o desafio de descobrir uma forma viável de produzir extensores de alta qualidade e em larga escala. Foram confeccionados aproximadamente 85 mil extensores de máscara e distribuídos em todo o Estado, beneficiando comerciantes, instituições sociais, profissionais de saúde, entre outros.

Fábio Henckel, diretor de criação da SPR, lembra que observar as necessidades do público e traduzir em entregas criativas, para além dos formatos tradicionais de comunicação, são a grande orientação da agência no dia a dia. “Esse case materializa essa visão. Dificilmente existe uma ‘mídia’ mais interessante do que um consumidor engajado, que usa a ‘mensagem’ para se sentir mais seguro. E esse envolvimento tem valor inestimável para a marca”, complementa.

A ação ganhou um vídeo case: 

https://www.youtube.com/watch?v=9F1tX-AaWiA&feature=emb_logo
FICHA TÉCNICA

Campanha: Extensores para máscara / protetores de orelha
Peças: Vídeo case e protetores
Cliente: Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
Agência: SPR
Diretor-Executivo: Juliano Hennemann
Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel
Diretora de Atendimento: Giorgia Antunes Lorenz
Atendimento: Mariane Fernandes
Direção de Criação: Fábio Henckel
Direção de Arte: Bruno Henrique Schneider
Redação: Giovani Picoli
Revisão: Bruna Martins Vilagran
Social Media: Cleiton Pires e Tamires Pereira
Produção Gráfica: Luana Bier Hans e Matheus Sesterhenn
Fornecedor: Zanata Digital e Studio Aluísio
Aprovação do Cliente: Anna Quadros e Eric Alves

SBT

No mês de outubro, o SBT segue na vice-liderança isolada na média das 24 hrs em Porto Alegre. Nesta faixa horária, das 6h às 30h, marcou 3,2 pontos em audiência, contra 2,9 da terceira colocada e 11,4 da primeira.

No período matutino, no ar das 6h às 12h, o SBT manteve-se na vice-liderança com 2,4 pontos, contra 1,8 da terceira colocada e 6,3 da primeira. Nesta faixa, obteve um crescimento de 2%. Já no período da tarde, o SBT atingiu, em outubro, 3,6 pontos.

Na faixa noturna, a emissora cravou 4,4 pontos. A emissora gaúcha permanece na vice-liderança na faixa horária da madrugada, das 24h às 30h. Nesta faixa, marcou 2,3 pontos, contra 1,1 da terceira colocada e5,2 da primeira. Vale lembrar que nas 24 hrs, em outubro de 2020, a emissora atingiu 2,5 milhões de telespectadores.

Confira abaixo o desempenho dos programas locais:

– O Anonymus Gourmet garantiu a vice-liderança isolada com 3,8 pontos, contra 1,3 da terceira colocada e 15,1 da primeira. O programa alcançou 400 mil telespectadores no mês de outubro.

– O Masbah! se manteve a vice-liderança com 4,0 pontos. O programa atingiu, em outubro, 453 mil telespectadores.

– SBT Rio Grande 2ª edição apresentou um crescimento de 13%, marcando3,7 pontos em audiência. Em outubro, alcançou 544 mil de telespectadores.

O SBT Rio Grande, no mês de outubro, cravou 3,6 pontos de audiência.

No mês em questão, alcançou 927 mil telespectadores.

Fonte: Kantar IBOPE Media – MW – Dados Domiciliares e Individuais – Porto Alegre (Rat% e Cov#) – outubro/20 – Dados arredondados com 1 casa decimal.

FUTEBOL SBT

Em setembro de 2020, o SBT tornou-se oficialmente a nova casa da Copa Conmebol Libertadores, com exclusividade de transmissão para a TV Aberta dos principais jogos da competição e amplo destaque nas redes sociais do Brasil e ao redor do mundo. Para valorizar ainda mais a novidade, a emissora estreia a campanha “Libertadores é no SBT”, que tem como assinatura “não tem nada igual” e traz como protagonista a hashtag que já lidera nas redes sociais: #LibertadoresNoSBT. Criado pela agência WMcCann, a campanha contempla mídia exterior, spots de rádio, mídias sociais, YouTube e UOL.

O acordo feito com a Conmebol para transmitir as temporadas de 2020 a 2022 da Copa Libertadores da América foi anunciado no dia 10 de setembro. Esse marco trouxe à Libertadores e ao SBT uma goleada de resultados. Nos quatro primeiros duelos – transmitido na TV aberta, site oficial do SBT e app – a #LibertadoresNoSBT liderou entre os assuntos mais comentados do Twitter durante toda a partida.

Além do campeonato, o SBT valoriza cada vez mais o futebol em sua programação. Em meados de outubro, a emissora estreou o programa esportivo Arena SBT. Com a contratações de especialistas do futebol como Benjamin Back, Emerson Sheik, Cicinho e Mauricio Borges (Mano), o programa traz debates sobre a grande paixão do brasileiro: o futebol. Entre os conteúdos apresentados, estão: a discussão sobre a situação dos campeonatos pelo país, contratação e desempenho de jogadores, melhores momentos da Copa Libertadores da América e a situação dos times nacionais e internacionais. Para endossar ainda mais as discussões e a troca de ideias, a atração conta com as participações do narrador Teo José e do comentarista Mauro Beting, além de convidados especiais que trazem as melhores análises dos times brasileiros.

CHACOALHA

O terceiro trimestre do ano é o momento em que as agências de publicidade devem começar a preparar o planejamento para 2021, inclusive a fim de se anteciparem às possíveis dificuldades de crescimento e de recomposição das perdas registradas até 2020. Esta foi uma das recomendações feitas por Antônio Lino Pinto, consultor e especialista em gestão, durante o “Chacoalha” – programa de debates ao vivo sobre os principais assuntos do meio publicitário, promovido pela FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda), com o apoio dos SINAPROS (Sindicatos das Agências de Propaganda), e veiculado no canal da entidade no YouTube – realizado na quarta-feira (04/11).

Com o tema “Gestão orçamentária das agências em tempos imprevisíveis”, o evento teve como objetivo debater e orientar as agências de propaganda sobre a formação do orçamento anual para 2021 em meio à crise gerada pela pandemia da COVID-19. Antônio Lino, ao lado de Daniel Queiroz, presidente da FENAPRO, deu uma visão geral sobre a gestão financeira e operacional das agências, com dicas sobre como formar um orçamento, gestão da operação e de pessoas, entre outros.

“Este é o momento ideal para preparar o orçamento de 2021”, lembrou o consultor. “Neste planejamento, é importante que haja o envolvimento dos sócios-diretores. As lideranças da agência é quem devem estar à frente deste trabalho para definir metas e aonde querem chegar.”

Ele ressaltou ainda que as metas devem ser expressivas, mas, em contrapartida, o gestor não deve exagerar nas expectativas – com novos clientes e tampouco com os atuais -, considerando que, neste cenário de incertezas, tudo pode mudar e, portanto, é necessário cautela. Também observou que, ao preparar o planejamento, não se deve fazer comparações apenas com este ano, mas incluir 2019, considerando que 2020 foi um ano totalmente atípico.

Sobre o primeiro passo para elaborar e planejar um orçamento financeiro, Lino disse ser preciso entender que não basta somar receitas e despesas e encontrar o resultado. Nesse sentido, explicou que é importante analisar criteriosamente as despesas e as possibilidades de receitas do ano, e que os impostos devem ser considerados pelo mês de competência, assim como as despesas e receitas. Ele também explicou que a receita é que deve balizar o orçamento, e não os custos. Ou seja, apurada a expectativa de receitas, o custo terá que se adequar a ela, para que a empresa tenha o lucro pretendido.

Entre os KPIs sugeridos para 2021, ele observou que, em primeiro lugar, deve-se definir a meta de lucro, seguido pela meta de crescimento de receitas e o controle do lucro. “Se a meta de lucro for alcançada, todas as demais metas também serão”, disse. Quanto ao regime tributário – lucro real, lucro presumido ou o simples nacional -, Lino observou que se deve optar por aquele que gere menos imposto a pagar, mesmo que não seja o que a agência vem optando até então.

Outro ponto na gestão e formação do orçamento são as equipes. Ainda que componham a maior parte das despesas, são as pessoas que fazem o negócio existir e, neste sentido, é necessário motivá-las. “É importante ter equipes com objetivo comuns e que trabalhem em conjunto, por isso, a participação e a responsabilidade dos sócios e diretores neste ponto deve ser ativa. Uma maneira de retribuir e estimular as conquistas é por meio da participação nos lucros”, observa.
Antônio Lino também elencou outras dicas para a gestão do negócio e para 2021. São elas:

– Deixar o orçamento por conta dos sócios e diretores, e não só do financeiro;

– Colocar a lógica financeira como parte do papel das lideranças;

– Buscar uma simplificação do orçamento;

– Ter em mente que o orçamento irá sofrer muitas refações. Isto é normal. Se precisar deve-se refaze-lo todo mês;

– Planejar os gastos. Não gastar por conta de futuros lucros, novos clientes, etc.;

– Ter um capital de giro de pelo menos seis meses;

– Administrar os custos mais altos e aqueles custos que impactam mais os resultados;

– Em momentos de crise, os sócios precisam se planejarem e tentar viver com o pró-labore e deixar a distribuição dos lucros para o próximo ano. Neste momento, por exemplo, a sugestão é para meados de 2021 ou ainda em 2022; a menos que a agência tenha caixa para suportar essa distribuição,

– Trabalhar/planejar o trimestre seguinte. Isso ajuda a ter a visão do planejamento financeiro. Agora, por exemplo, é o momento de olhar para janeiro, fevereiro e março, que são meses fracos, e a agência deve se preparar para quando entrar em janeiro já ter faturamento garantido;

– Focar na relevância e na entrega dos serviços. Não negligenciar isso;

– Cuidar bem das equipes, pois sem elas as agências não existem.

FENAPRÓUNIVERSITÁRIO

O FenapróUniversitário, concurso destinado a estudantes de Publicidade e Propaganda de todo o Brasil, realizado pela FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda), em parceria com os Sinapros de todo País, está com as inscrições abertas para a edição de 2020. A iniciativa busca descobrir talentos que ainda estão nas universidades e valorizar os profissionais da propaganda.
“O FenapróUniversitário tem como objetivo incentivar os jovens estudantes da área, que, em breve, estão no mercado, para que tenham a experiência, ainda na faculdade, da criação de uma campanha, desde o briefing, passando pelo processo criativo, aprovação e veiculação”, conta Daniel Queiroz, presidente da Fenapro. “O concurso, além de ser estímulo aos estudantes para que coloquem em prática as teorias que estão aprendendo nas universidades, aproxima ainda mais a Fenapro e os Sinapros da academia”, complementa.

Para Vera Rocha, diretora da Fenapro, que está liderando esse projeto com o suporte do Sinapro-BA e o apoio do demais Sinapros do País, o FenapróUniversitário vem crescendo em importância a cada edição, e é uma ótima oportunidade para os estudantes vivenciarem na prática os conhecimentos adquiridos na academia e terem a oportunidade de desenvolver uma campanha que será veiculada.

Para participar da edição deste ano, os estudantes devem criar uma campanha publicitária com o tema: “Publicidade: Qual é o futuro do mercado de trabalho?”. A campanha vencedora será produzida e veiculada pela FENAPRO em todo o País, no dia 04 de dezembro, data em que se comemora o Dia Mundial da Propaganda.

A campanha deve ser composta por um projeto de atuação em meios digitais, por um anúncio de jornal no formato de ¼ de página, um cartaz no formato 21cm X 28cm, além de roteiro para peça de rádio com a duração de 30 segundos. As peças devem ser apresentadas em forma de layout e texto, além de descritivos que defendam a ideia central da campanha, sua estratégia e planejamento. Cada campanha inscrita deverá contar com a atuação de dois estudantes: um para redação e outro para a direção de arte, além de um professor orientador. O concurso terá duas etapas: a estadual e nacional. Um vencedor de cada estado participa da etapa nacional.

As inscrições devem ser enviadas até o dia 23 de novembro por e-mail para o Sindicato das Agências de Propaganda do estado de residência do estudante, que deverá preencher um cadastro completo com dados pessoais (nome completo, endereço, data de nascimento, faculdade em que está matriculado, semestre, cidade/estado em que reside, telefone e e-mail). Cada Sinapro participante poderá exigir, a seu critério, o número do RA (registro do aluno) dos estudantes.

As campanhas serão analisadas por uma Comissão Julgadora constituída pelos Sinapros participantes e serão escolhidas as melhores, com base nos critérios de criatividade, originalidade, objetividade e clareza. As primeiras colocadas de cada estado participarão da grande final, cujo julgamento será feito por uma comissão constituída pela FENAPRO, e que se reunirá no dia 27 de novembro.

A dupla vencedora (redator e diretor de arte), além de ter a campanha produzida e veiculada, receberá como prêmio, ganharão um Macbook Air (cada) e o professor orientador ganhará um Ipad.


O regulamento completo do FenapróUniversitário está disponível no site https://bit.ly/FenaproUniversitario2020.

APPCAST

Diversas tendências, prometidas há anos por diferentes consultorias, foram aceleradas por causa da pandemia causada pelo coronavírus. Novas tecnologias, home office e equipes (mais) ágeis foram algumas “novidades” que vieram junto com a covid-19. E entre as agências de propaganda? Como será o mercado pós-pandemia? Os modelos de negócios serão revisados? Convidados: Marcia Esteves – CEO – Lew’Lara TBWA Marcio Toscani – CEO – Leo Burnett Tailor Made Eduardo Lorenzi – CEO – Publicis Brasil Apresentação: Alexandre Luppi Appcasters: Zé Maurício, Silvio Soledade e Adão Casares Produção, montagem e distribuição: Equipe Compasso Coolab

PERSPECTIVAS

Foi promovido nessa quarta-feira (11), o 18º episódio da Web Série ”Perspectivas – Inovação no setor de tintas e acabamento” uma parceria ABA e Grupo Croma, que contou com mais de 75 inscritos.
Com a moderação de Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma, o episódio contou com a participação de Luiz Antonio Piva Filho, Marketing Director da Sherwin-Williams, e Fernando Domingues, Marketing Director Latam da AkzoNobel.
Acesse https://www.youtube.com/watch?v=8YjTHMbpySY e assista na íntegra.

O próximo episódio, que acontecerá em 25 de novembro (quarta-feira), das 17h00 às 18h00, contará com a participação de Eduardo Guedes, Diretor de Marketing da YDUQS e Diretor ABA Capítulo Rio, e Daniel Aguado, Diretor de Marketing da Poliedro Educação.
Para se inscrever basta acessar o link:  https://www.sympla.com.br/perspectivas—inovacao-no-setor-de-educacao__1049256

PUBLICIDADE DIGITAL

O investimento em publicidade digital foi um dos setores mais impactados pelas mudanças de hábitos de consumo ao longo de 2020. Dados da Kantar IBOPE Media, apresentados no webinar “Um novo olhar para publicidade digital” realizado na quinta-feira passada (6), indicam que houve um aumento na atividade publicitária nos canais digitais: 18 dos 26 setores monitorados aumentaram o investimento a partir do segundo semestre do ano – as informações são da nova metodologia de monitoramento de publicidade digital da Kantar IBOPE Media.

Nos três primeiros trimestres de 2020 foram identificadas 705 bilhões impressões digitais, com a exposição de 44.623 marcas online. “Durante o pico da pandemia tivemos, também, um pico de impressões, justamente quando as medidas de isolamento estavam mais rígidas e a pessoas passavam mais tempo em casa. Quando a flexibilização começa a se estabelecer, no terceiro trimestre, houve um retorno aos patamares normais, mais ainda um pouco acima das atividades registradas em 2019”, afirma Paulo Arruda, Diretor de Novos Negócios da Kantar IBOPE Media.

Um olho no digital e outro na Black Friday

Agora, no decorrer do último trimestre do ano, as marcas enfrentam um desafio: conquistar o novo perfil de consumidores mais digitais e que prezam pela qualidade e agilidade. A corrida pela atenção desse público é acelerada por uma das datas de alta de vendas mais esperada: a Black Friday. Segundo a nova edição do levantamento Data Stories, 72% dos usuários de internet passaram a consumir pelo menos uma nova categoria de produtos ou serviços online nos últimos meses.

“A qualidade criativa da publicidade é a saída para ganhar a atenção da audiência”, explica Arruda. “Nosso estudo global Dimension já aponta que 71% dos consumidores veem o mesmo anúncio várias vezes e acham muito repetitivo. Investir em interações mais criativas e menos repetitivas é a chave para ganhar a atenção do consumidor e evitar que as pessoas ganhem aversão ao conteúdo apresentado da mesma forma e com muita frequência. O setor de games e acessórios, por exemplo, se destacou nesse ponto ao longo do ano, ganhando adeptos e entrando no ranking dos que mais receberam aportes publicitários”, comenta o executivo.

TELETON

O principal momento da 23.ª edição da Campanha AACD Teleton, que segue até o fim do ano, foi um sucesso. Tiago, Patricia, Rebeca e Silvia Abravanel encerraram o evento televisivo comemorando os valores doados. Com a participação de artistas, influenciadores e gamers, e o engajamento da sociedade e de empresas socialmente responsáveis, o programa transmitido neste sábado, diretamente dos estúdios do SBT, em São Paulo, garantiu uma arrecadação de R$ 26,745 milhões, valor que será utilizado nos milhares de atendimentos que a AACD realiza em diversas partes do Brasil a pessoas com deficiências físicas e necessidades ortopédicas.
No entanto, a AACD continua precisando de doações, e a campanha segue até 31 de dezembro. Devido à crise advinda da pandemia da Covid-19, a Instituição viu sua necessidade de captação de recursos neste ano saltar de R$ 80 milhões para R$ 130 milhões, devido à queda no volume cirúrgico do Hospital Ortopédico, aumento de custos e necessidades de compras EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e menor quantidade de doações recorrentes. Por isso, as contribuições continuam sendo fundamentais.
“Esse ano está sendo difícil para todo mundo, e para a AACD não é diferente. No fim de março tivemos que suspender a maior parte dos atendimentos, mantendo apenas as urgências, mas fizemos um enorme esforço para não deixar nossos pacientes sem assistência, com atendimentos por telefone e vídeos com orientações nas nossas redes sociais, para que todos pudessem ter acesso. Depois, na retomada, remodelamos os nossos protocolos para dar segurança a todos, e dessa maneira seguimos com as nossas terapias importantes para dar qualidade de vida aos nossos pacientes. Agradecemos a colaboração de todos o ano inteiro”, afirma Valdesir Galvan, CEO da AACD.
Diversas histórias de vida emocionaram o público ao longo do programa, contando um pouco da história de sucesso da AACD, que em agosto deste ano completou 70 anos de existência. O Teleton na TV também abordou diversos temas importantes nesta edição, como o combate ao capacitismo, que é o preconceito contra pessoas que têm qualquer tipo de deficiência, e o fundamental engajamento de todos na causa da pessoa com deficiência física. Afinal, uma das missões da AACD é contribuir para uma sociedade que acolhe melhor a adversidade.
Representando todos os pacientes da AACD, a família símbolo da Campanha AACD Teleton 2020, Mariana de Oliveira e Dudu, mãe e filho, deram um importante depoimento: “Nós temos muito orgulho de ser a família símbolo da campanha deste ano. A AACD transformou as nossas vidas, somos muito gratos a todos os profissionais da Instituição.”
No palco do Teleton. A Campanha AACD Teleton 2020 contou com a presença do padrinho e da madrinha Eliana e Daniel, além do padrinho e da madrinha digitais, Celso Portiolli e Maisa Silva, além de apresentações musicais e participações especiais deartistas e influenciadores. Entre eles: Alcione, Aline Barros, Amárcia Dantas, André Valadão, Celso Portiolli, Chitãozinho & Xororó, Chris Flores, Danilo Gentili, Darlisson Dutra, Dilsinho, Felipe Araujo, Gustavo Mioto, Helen Ganzarolli, Ivete Sangalo, Gabriel Cartolano, Joelma, Jota Quest, Júlia & Rafaela Léo Chaves, Lívia Andrade, Luís Ricardo, Maira & Maraisa, Maneva, Marlei Cevada, Marilia Mendonça, Matogrosso & Mathias, Nadja Haddad, Patati Patatá, Patrícia Abravanel, Paula Fernandes, Ratinho, Rebeca Abravanel, Silvinha Abravanel, Sorriso Maroto, Tiago Abravanel, Ticiana Villas Boas, Vitor Kley, Wanessa Camargo, Zé Américo e 3 Palavrinhas. O evento ainda contou com o apoio dos artistas: Adriane Galisteu, Ana Paula Renault, Arlindo Grund, Beca Milano, Carlos Bertolazzi, Carlos Alberto de Nóbrega, Carlos Nascimento, César Filho, Christina Rocha, Flor, Guga Kuerten, Jackson Foolmann, Juliana Oliveira, Lilia Cabral, Liminha, Mara Maravilha, Marcão do Povo, Marcos Mion, Milene Pavorô, Murilo Couto, Olivier Anquier, Otávio Mesquita, Padre Juarez, Quintal da Cultura, Raul Gil, Rodrigo Faro, Sabrina Sato, Teo José, Tiago Barnabé (Narcisa), Tirulipa e Tony Ramos.
“Espero que a gente possa sair bem melhor desses problemas todos que estamos enfrentando esse ano. Apesar das opiniões diferentes, que a gente possa se unir e tenhamos a clareza de distinguir o que é bom pra todos e o que é bom pra apenas uma pessoa. Essa é uma lição que o Teleton vem nos ensinando há mais de 20 anos” – Maisa.
“Mais do que nunca a AACD precisa do apoio de todos. Ninguém muda nada sozinho. Precisamos dar um passo para esse novo mundo. Alie-se ao amor e doe para o Teleton” – Celso Portiolli. “A gente percebe que o sorriso e as lágrimas são constantes na AACD. O amor faz parte dessa instituição e nós podemos demonstrar o nosso amor por eles por meio da nossa doação” – Eliana
“Podemos escolher ficar com os traumas e a solidão ou escolher o caminho da vida que segue em direção a um rumo mais feliz. O coração é maior que qualquer dor. E a vida está pulsando, nos chamando aqui. Doe. A gente precisa de você” – Daniel
Digital e games. Além do evento na TV, a campanha deste ano tem um grande foco em ações digitais com a participação de mais de 50 influenciadores e uma Mega Maratona de games voltada para o e-sports. A Maratona TeletON segue no Youtube e Facebook do Teleton e no Canal 500 da Claro.
Além dos apresentadores e artistas do SBT, o Teleton na TV contou ainda com a participação das emissoras parceiras TV Cultura, TV Globo e Record TV.
Diversas empresas socialmente responsáveis fizeram as suas contribuições, dentre elas: Assaí, BB Seguros, Drogasil, Hipercard, Riachuelo e Votorantim.
As doações podem continuar sendo feitas pelos seguintes canais:
0500:
0500 12345 05 – Para doar R$ 5,00
0500 12345 20 – Para doar R$ 20,00
0500 12345 40 – Para doar R$ 40,00
– R$ 0,39 por minuto, chamadas terminais fixos + Impostos
– R$ 0,71 por minuto, chamadas terminais móveis + Impostos
Site www.teleton.org.br
0800
0800 770 1231
– Doações mínimas de R$ 5,00 pode ser feitas via cartão de débito ou crédito. Valores a partir de R$ 10,00 podem ser pagos por boleto, que é enviado via e-mail.
SMS
Envie mensagem para o número 30265 com a palavra Teleton.
Você receberá uma mensagem para acessar o link da Pagtel
Neste link você menciona o valor a ser doado e a forma de pagamento
Os pagamentos podem ser feitos através de cartão de crédito ou boleto

PSORÍASE

Foi protocolado na Assembleia Legislativa do RS o Projeto de Lei n.º 243/2020, que institui a Política Estadual para Diagnóstico Precoce e Tratamento da Psoríase na Rede de Atenção à Saúde das pessoas com doenças crônicas de pele no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto prevê a ampliação do diagnóstico precoce da psoríase e um tratamento eficaz – por meio de uma política pública de atenção primária à saúde, ações de promoção, detecção precoce, tratamento oportuno e cuidados paliativos – objetivando a redução das comorbidades e incapacidades causadas pela doença. A matéria é de autoria da deputada estadual Fran Somensi (PRB/RS) e, auxiliaram de forma essencial na construção deste PL, cadastrado no Sistema de Proposições do Executivo do RS em 29/10/20, Dia Mundial da Psoríase, as dermatologistas Jaquelini Barboza (RS), e Elisabeth Lima (ES), bem como outros médicos especialistas na patologia, e Gladis Lima, presidente da ONG Psoríase Brasil.

Os procedimentos vão desde a capacitação e treinamento de profissionais da saúde para identificação e acompanhamento dos pacientes, até a elaboração de protocolos clínicos e procedimentos terapêuticos. A iniciativa vem para fazer a ponte entre o especialista, o paciente e seu imediato encaminhamento ao tratamento medicamentoso adequado. Desta forma, com o diagnóstico precoce e a prescrição específica do remédio indicado a quem é acometido pelo mal, trará a mudança no rumo da enfermidade transformando a vida do paciente, com a significativa melhora na qualidade de seu dia a dia.

O projeto de lei prevê além das diretrizes gerais do programa, uma parceria com a secretaria da saúde do Estado, que por sua vez, poderá coordenar o apoio aos municípios para organização e implantação das linhas de cuidado que trata a Política Estadual para Diagnóstico e Tratamento Precoce da Psoríase.

“Este é um projeto que vem sendo trabalhado desde 2019 junto à Psoríase Brasil através da presidente Gládis Lima, que comanda uma organização não governamental que apoia pessoas diagnosticadas com a doença e busca o acesso universal aos tratamentos”, explica a deputada Somensi.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a psoríase é uma doença crônica de pele, inflamatória e não transmissível que, além de ocasionar inúmeras comorbidades, provoca, entre outros agravantes, um imenso impacto negativo social, emocional, psicológico e laboral em seus pacientes. No Brasil, dados obtidos junto à Psoríase Brasil mostram que há 5 milhões de pessoas convivendo com a enfermidade em suas diversas manifestações. A patologia não tem cura, mas tem tratamento, e sua causa ainda não foi completamente decifrada.

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