ENTREVISTA COM ALEXANDRE QUINTIAN
1 Quem é Alexandre Quintian?
Esta é uma pergunta com várias respostas, pois já fiz muitas coisas, e continuo fazendo e aprendendo, tentando me reinventar todos os dias. Mas tenho algumas certezas: sou publicitário, pai da Dora e vivo com a Cacá.
Nasci em Porto Alegre, e aos 5 anos minha família mudou para General Câmara. Aos 17 anos, voltei para estudar administração de empresas e trabalhar. As agências onde trabalhei, foram importantes na minha formação, mas já não existem mais.
Iniciei em 1976, na Agência Símbolo Propaganda, como Assistente de Produção Gráfica. Alguns anos depois, já como Produtor, fui contratado pela Mercur, depois retornei para a Símbolo, por mais um período, e tive uma passagem rápida pela Marca.
Em 1983, fui contratado pela Exitus, hoje Matriz, como gerente de produção e responsável pelo estúdio de criação.
Mais tarde, passei para o departamento de atendimento, e assim iniciou minha história com a Rede de Lojas Arapuã.
Em 1992 com mais dois sócios, criamos a Agenza Comunicação, tínhamos alguns poucos clientes de porte médio, e logo nos primeiros meses de atuação, conquistamos a conta regional da Arapuã, maior rede de Eletrodomésticos do Brasil. Um dos maiores anunciantes de varejo do Estado.
Com a Arapuã, tivemos um crescimento bastante significativo, durante vários anos, e a agência obteve visibilidade no nosso Mercado, ficando entre as 15 maiores.
Entre 1998 e 2002, assumimos o processo de Desestatização da Datamec, empresa de Processamento de Dados da Caixa, com sede no Rio de Janeiro e filiais em vários Estados. Esta experiência, com midia nacional de grande volume, foi importante para conhecer e ter a possibilidade de trabalhar em vários Estados e mercados Brasileiros muito diferente do que estávamos acostumados.
Paralelamente a Agência, criei uma Gravadora e Produtora, onde gravamos vários CDs, de vários segmentos e Vídeos Turísticos de algumas cidades gaúchas. Criamos e lançamos o Vídeo Sossega Nenê, para acalmar e distrair crianças, que foi um secesso de vendas em vários Estados.
Em 2006 criei a Rái / RS Comunicação, uma agência para atender o Grupo Rái de São Paulo, um dos maiores grupos de comunicação independente do Brasil. Na Rái / RS, éramos responsáveis pelo Plano e compra de mídia regional, para clientes nacionais como Liberty Seguros, Subway, Diniz, Continental Pneus, entre outros.
Em 2014, fui convidado pelo amigo e parceiro de mais de 40 anos João Pedro diretor da HMIdia, para criarmos a HSQ / Consultoria de Midia OOH, com a proposta de atender clientes de fora do Estado.
2 O futebol de areia foi um incentivo teu, o que esse feito te trouxe?
Tive a oportunidade de ser um dos incentivadores desta modalidade. O Futebol de Areia no Rio Grande do Sul, iniciou nos anos 80 com o Bolamar, maior torneio aberto de futebol de Areia, por muitos anos, fui responsável pelo Marketing e comercialização das cotas de patrocínios.
O evento reunia atletas amadores e profissionais, de diversas cidades do Estado, em Tramandaí e outras praias, nos finais de semana de janeiro e fevereiro. Durante mais de 25 anos consecutivos, o Torneio foi referência no nosso litoral.
Com o crescimento da modalidade de Futebol de Areia, criamos a CBFA – Confederação Brasileira de Futebol de Areia, da qual faço parte como Diretor de Marketing.
Em dezembro de 2020 no Rio de Janeiro, na Vila Olímpica, realizamos o 1º Mundial de Futebol de Areia, com a participaram 12 seleções de países dos quatro continentes.
O Brasil sagrou-se Campeão Mundial de Futebol de Areia, vencendo a França. Foi uma tarefa importante ter participado da organização deste evento internacional, que teve transmissão dos jogos para todo o Brasil e vários Países participantes do Mundial.
3 Responsável pela propaganda de clientes nacionais e trabalhar em agências, como se deu a entrada em OOH?
Demorei um pouco para assimilar o outro lado do balcão como falamos, uma coisa é comprar espaços de mídia, outra é vender.
A HSQ, tem no seu DNA os grandes formatos, fizemos parcerias com grandes empresas do setor de vários Estados, para atender a demanda nacional. Hoje a HSQ é uma das maiores exibidoras da Tipologia Empenas Estáticas.
Em novembro, implantamos a maior Empena de LED do sul do País, na Rua 24 de Outubro esquina com a Dr. Timóteo, junto ao Parcão, um projeto Icónico que está tendo uma grande aceitação por tarde dos clientes locais e principalmente dos nacionais. E em breve, vamos instalar uma nova Empena de LED, em local a ser definido por nossa equipe operacional.
Atuamos também com projetos de LED para PDV, para dar maior visibilidade e agilidade trazendo uma nova experiência aos consumidores, com projetos inovadores.
Neste mês de março, fui eleito Presidente da AGEPAL – Associação Gaúcha de Empresas de Publicidade ao Ar Livre, substituindo o empresário Leonardo Zigon, uma grande responsabilidade e uma satisfação poder trabalhar pelo nosso meio OOH.
Com a nova diretoria, vamos aproximar a AGEPAL, das Entidades relevantes do mercado publicitário. Defender os interesses dos nossos Associados, com ética e responsabilidade. E ter o reconhecimento do mercado publicitário gaúcho e nacional.
Já iniciamos um trabalho em busca de novos Associados, vem aí um novo site. Estamos preparando material para divulgação das ações institucionais da Entidade e da cidade, que serão exibidas nos Ativos das Empresas Associadas.
Participei junto ao time da HMidia e da Sinergy, da elaboração do Projeto que deu origem a revitalização do Novo Muro da Mauá, um dos maiores projetos de comunicação ao ar livre do País, uma exposição de arte a céu aberto em homenagem aos 250 anos da nossa Porto Alegre, que se renova a cada 4 meses.
4 Tuas atividades e prazeres fora do trabalho?
Sempre gostei muito de esportes, quando jovem praticada futebol e voleibol. Agora, jovem a mais tempo, continuo batendo uma bolinha com minha turma de amigos de infância de General Câmara, um Grupo com mais de 35 anos. Depois do jogo, sempre rola um churrasco e a cervejinha. Tenho uma turma de amigos e parceiros de Tênis na SOGIPA, onde todas as terças temos um encontro marcado. Uma galera muito especial, que adoro fazer parte.
Curto filmes, séries, esportes, documentários na TV, e quando dá no jeito, prefiro a Telona com um bom filme no cinema. A praia nos fins de semana para desopilar é sempre uma boa pedida. Visitar minha mãe e meus irmãos em General Câmara é um porto seguro, para matar a saudade. O gosto pela leitura, vem dos tempos do colégio, geralmente nos fins de semana tento colocar em dia os livros que inicio e não consigo terminar de ler.
Herdei de meu Pai, João Baptista Quintian, uma veia poética, o velho era craque, ganhou vários festivais com suas letras e poesias encantadoras. Quando ele completou 80 anos, fizemos um CD com suas músicas, e um livro de Poesias, com o título Tirando de Letra, com participação minha e de meu irmão mais novo Maximiliano.
Para os próximos anos, os planos são, consolidar o crescimento da HSQ, junto com o Grupo HMidia, para atender este mercado cada vez mais exigente e desafiador, com entregas qualificadas, atendendo as demandas de nossos clientes com inovação e criatividade.
EMPENA MAUÁ
A maior empena de Porto Alegre com mais de 500 m2 e pesando 370 kilos já está no Edifício Formac na Avenida Mauá em pleno centro histórico no coração da cidade.
ARP
Será realizado o 4º Encontro de Grupos no dia 28/04 às 19h na ESPM (Prédio C – Espaço de Convivência) que tera como objetivo princi fazer uma ARP que trata COMUNICAÇÃO, PROPAGANDA e se torna relevante para todos do nosso MERCADO. Pois, não há mercado sem PROFISSIONAIS. Destaco os PROFISSIONAIS porque são eles que formam as EMPRESAS e é esse caldo todo que gera NEGÓCIOS.
GRUPO RBS
O Grupo RBS apresentou, em 2021, lucro líquido de R$ 70 milhões em suas principais empresas de mídia. No consolidado, a RBS também apresenta uma situação financeira muito confortável. Fechou o ano com caixa de R$ 292 milhões, superando suas dívidas em R$ 147 milhões.
O bom desempenho do ano se refletiu num Plano de Participação de Resultados (PPR) de 2,33 salários, o que representou a distribuição de R$ 24,2 milhões aos colaboradores, reforçando a crença da companhia na valorização das pessoas.
– Após passar por uma das maiores crises econômicas globais em 2020, causada pela pandemia, iniciamos o processo de recuperação. Nossos resultados materializam a crença de nossos clientes no produto que oferecemos e a capacidade da comunicação de contribuir com a atividade econômica – destaca o presidente do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.
Em 2021, as receitas da RBS tiveram crescimento especialmente nas operações de TV, rádio e digital. Na RBS Participações (que reúne as principais operações de televisão do grupo), o lucro líquido foi de R$ 55,6 milhões, 238% maior do que em 2020. Os resultados demonstram o vigor da TV aberta no Brasil e a solidez da parceria da RBS com a Rede Globo. Já a rádio Gaúcha, que completou sete anos ininterruptos como líder de audiência na Grande Porto Alegre, apresentou faturamento de R$ 55,9 milhões, com crescimento de 16% em relação ao ano anterior.
No segmento jornais, apresentou lucro líquido de R$ 17,1 milhões e faturamento de R$ 210,3 milhões, 9% abaixo de 2020. O destaque foi resultado da plataforma digital GZH, que teve crescimento de 23% na receita de assinaturas e de 13% na receita de publicidade, na comparação com o ano anterior. Em todas as suas plataformas, GZH totalizou mais de 804 milhões de pageviews em 2021, com média de 13,7 milhões de usuários por mês no site.
A empresa atribui sua solidez econômica a alguns fatores. A liderança de consumo de todo o seu portfólio no Estado, com destaque para a RBS TV, que ganhou share em 2021 e conecta-se, diariamente, com 4,3 milhões de gaúchos. Além de uma gestão responsável e com visão de futuro, que promoveu ações de eficiência e produtividade em 2020. Com tais medidas, em 2021, em um cenário econômico ainda instável, a empresa ousou, por exemplo, ao enviar uma equipe para a Olimpíada de Tóquio, sendo a Gaúcha a única emissora de rádio do Brasil licenciada para a competição.
Os resultados positivos celebram o fechamento de um ciclo estratégico que se iniciou em 2016. A RBS foi pioneira na implementação de um modelo de atuação comercial inovador na indústria de mídia brasileira. Criando uma oferta de produtos e serviços para o mercado publicitário, investindo em uma área de dados – o que reforçou sua expertise de especialista sobre o consumidor gaúcho – e mudando a forma de se relacionar com os clientes – passando de uma estrutura organizada por produto para uma organização consultiva e por clientes –, a empresa se posicionou como cliente centric, colocando o anunciante e suas necessidades no centro da estratégia comercial e integrando todo o seu atendimento ao mercado. Além disso, criou GZH em 2017, com um modelo de negócio baseado em paid content e conteúdo local.
Comprometida com o futuro e posicionada para um novo ciclo de crescimento, a empresa anunciou, no ano passado, que, até 2024, serão investidos R$ 70 milhões na modernização dos parques tecnológicos de rádio e televisão, no desenvolvimento de produtos e em digital. Mais recentemente, a RBS anunciou uma frente para novos negócios, em fase de estruturação: RBS Ventures. Também quer estar cada vez mais próxima das comunidades onde atua e está investindo em iniciativas que vão ao encontro do desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul, sendo parceira, por exemplo, do Pacto Alegre, e do South Summit, além de uma das fundadoras do Instituto Caldeira – todos movimentos da sociedade organizada para promover a inovação e o desenvolvimento do Estado. Ainda liderou a articulação de empresários e entidades para o movimento Unidos pela Vacina no Estado.
Neste ano de 2022, essa estratégia vem sendo reforçada. Com esse propósito, a RBS deu luz ao problema da estiagem no Estado, com debates transmitidos diretamente das regiões mais atingidas, e esteve presente em grandes eventos como a Festa da Uva, a Expodireto e o aniversário de 250 anos da Capital, tanto com cobertura editorial quanto com ações institucionais. Além disso, enviou um correspondente à Ucrânia e, também, acompanhou comitivas de empresários gaúchos tanto à NRF, maior feira global de varejo, quanto ao SXSW, ambos nos Estados Unidos.
– Acreditamos que unir esforços é fundamental para seguir evoluindo. Com o arrefecimento da pandemia e a retomada econômica, estamos nos dedicando muito a esse propósito, colocando os nossos espaços, a nossa arena, à disposição das causas que contribuem para o nosso Estado – afirma Toigo.
RÁDIO 92
Desde 2018, a 92 conquista a audiência com bom humor somado a uma playlist popular e eclética. Para celebrar os quatro completados neste sábado (16), a rádio estará presente no show de Henrique e Juliano + Zé Felipe + Luccas Fernandes, realizado pela produtora Opus Entretenimento, no dia 23, no Estádio Beira-Rio. Nos próximos dias, serão distribuídos kits com ingressos para o show e caixas de som para presentear os ouvintes.
Em seu primeiro ano, a 92 já despontou como terceira rádio mais ouvida da Grande Porto Alegre. Em levantamento de audiência divulgado em fevereiro, a rádio é apontada como a segunda mais ouvida da região. Cada vez mais consolidada também nas redes sociais, a marca soma 490 mil seguidores no Instagram e no Facebook.
– Comemorar mais um aniversário da rádio 92 é muito gratificante. São quatro anos de uma rádio sempre atual, enérgica, simpática. A caçula do Grupo RBS surgiu com o propósito de estar sempre conectada com seus ouvintes e assim segue até hoje. É hora de comemorar números de audiência. Vida longa à 92 – comenta Martin TJ, líder de Produto e de Programação da emissora.
FEEVALE
A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, convidou, nesta terça-feira, 12, Tânia Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil, para ser a palestrante da edição deste ano do Next Feevale. O evento vai acontecer em maio, no Teatro Feevale, em data ainda a ser confirmada, com apoio do Grupo Processor.
O convite foi formalizado a Tânia após a sua participação no evento Muito além da tecnologia, organizado pelo Grupo Processor. Durante a atividade realizada em Porto Alegre, ela abordou temas ligados à tecnologia, ao empreendedorismo feminino e ao Conecta+, programa de qualificação profissional da empresa, que promove conexões e oportunidades com o mercado de trabalho.
“Tânia é uma das mulheres mais influentes do mundo nos negócios. É referência em temas ligados à gestão, ao empreendedorismo feminino e à sustentabilidade”, afirmou Daiana. “Seu discurso influenciará positivamente nossos estudantes e a comunidade”, complementou a diretora, destacando o papel de liderança da convidada, que marcam a sua carreira, tanto na Microsoft, que preside no país desde 2019, quanto na Schneider Electric, na qual atuou por 10 anos como líder da unidade brasileira e da América Latina.
AGÊNCIA EURO
Alcançando mais de 1.800 visualizações através de uma live fechada no YouTube, a Agência Euro fez o lançamento da coleção Soul Collection da Finger Móveis Planejados. A transmissão, direcionada para colaboradores, lojistas e parceiros, teve espectadores do Brasil, Chile, Estados Unidos, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.
“Desperte a alma dos seus ambientes” é o conceito da nova coleção criada pela Euro para a Finger. A agência partiu do aprofundamento das inovações tecnológicas e tendências do design de superfícies, que foram desenvolvidas e aplicadas nesta coleção, associado a pesquisas envolvendo consumidores, lojistas e a área comercial da empresa. O conceito traduz, em sua máxima potência, a capacidade da Soul Collection de imprimir, em cada ambiente, a alma do seu proprietário, traduzindo assim sua personalidade sem abrir mão do bem-estar e aconchego.
A estratégia apresentada pela agência partiu da conceituação até a produção da live, passando pelas redes sociais, materiais impressos, pontos de vendas e mídias convencionais, produzidos em três idiomas.
Outro fator importante, também desenvolvido pela Euro, foi o trabalho que antecedeu a live, junto aos lojistas, representantes e colaboradores, como teasers e brindes que foram aumentando a expectativa do trade.
O evento de lançamento também contou com a comunicadora e influencer digital Ali Klemt, que promoveu um verdadeiro talk show junto aos Sócios-Diretores da Finger – Pedro Lauri, Joseane e Edson Finger, além da Gerente de Marketing Francieli Kern e o Gerente de Exportação Júnior Finger.
Segundo Francieli Kern, Gerente de Marketing, o resultado foi muito superior à expectativa: “Nós bugamos o Instagram ontem com tantas mensagens, marcações”.
Fato também observado por Júnior Finger: “Pessoal gostou muito, muito mesmooo, eu nunca recebi tantas mensagens em um dia… Gratidão é a palavra que define este momento…”
Para o diretor de criação da Agência Euro, Rhaoni Ruckheim, “o desafio de desenvolver o conceito e a forma de lançamento para uma marca reconhecida pela qualidade, alto padrão e inovação, demonstrando a grandiosidade e modernidade da indústria foi alcançado. O objetivo de engajar lojistas e revendedores foi atingido de forma criativa e conectada, trazendo proximidade e resultados já durante o evento.”
Para o CEO da Euro, Arthur Lencina, “trabalhar com uma grande marca como a Finger, que apoia e compra as boas ideias é o que há de melhor no universo da propaganda. Agradeço à família Finger por nos convidar para desenvolver esse trabalho, o qual nos orgulha muito.”
Trabalharam nesse projeto:
Estratégia e Planejamento: Vicente Muguerza
Direção de Criação: Rhaoni Ruckheim
Diretor de Operação: Gustavo Meneguetti
Produção: Adriana Michelon
Diretor de cenografia: Matheus Pinho
Redação: Antônio Oliveira e Alison Pires
Direção de Arte: Silas Nunes e Neemias Costa
Gerente de gestão e recursos: Gabriela Bargmann
O evento ao vivo contou com mais de 30 participantes da área técnica. Os parceiros foram Mcine, Tony Sonorização, HD Painéis de LED e DC Project Live.
PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
O estado do Rio Grande do Sul apresentou alta nas vendas online durante os três primeiros meses do ano. De acordo com levantamento da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, as pequenas e médias empresas faturaram 23% a mais com vendas online no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. O estado teve mais de R$ 21,8 milhões em vendas online nos primeiros três meses deste ano. O levantamento foi realizado com os empreendedores do estado dentro da base de mais de 90 mil lojistas cadastrados na plataforma da Nuvemshop.
“Mesmo com a volta do varejo presencial, ainda observamos o crescimento do e-commerce no Brasil e no estado do Rio Grande do Sul. Embora as previsões para o setor tenham sido mais tímidas para este ano, indicando certa estabilização, os pequenos e médios empreendedores do estado continuam apostando no ambiente digital. Acreditamos que esses números devem continuar crescendo, em ritmo mais suave se comparado com a expansão do e-commerce em 2020 e 2021, à medida que mais pessoas incorporam as lojas online em suas rotinas” afirma Luiz Natal, gerente de E-commerce e Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop.
O volume de pedidos também apresentou alta, atingindo 81,8 mil no mesmo período (nos primeiros três meses de 2021, foram 74,6 mil). Já o ticket médio nas lojas online do estado foi de R$ 266,50, um aumento de 11% em relação ao primeiro trimestre de 2021 (R$ 238,00).
Entre as formas de pagamento, a pesquisa mostra que o Pix tem avançado no estado. A ferramenta, que representava apenas 0,3% dos pedidos pagos no ano passado, foi o meio de pagamento escolhido para 12,3% dos pedidos em lojas online no Rio Grande do Sul no primeiro trimestre de 2022, ficando à frente do boleto, que representou 5,4%. O meio de pagamento mais escolhido foi o cartão de crédito, que correspondeu a 54,7% dos pedidos pagos nos três primeiros meses do ano.
VANPRO
As expectativas das agências gaúchas para os negócios e para o setor de publicidade ficaram mais positivas para a perspectiva 2022, numa demonstração de crescente confiança na superação firme e gradual da crise provocada pela pandemia da Covid-19. É o que revela a mais recente edição da Pesquisa VanPro Visão Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda, realizada trimestralmente pelo Sistema SINAPRO/FENAPRO com o objetivo de medir e mapear o cenário atual e quais são as perspectivas para o futuro, além de apontar as principais dores dos sócios e executivos das empresas do setor. Importante termômetro dos negócios e da gestão das agências em todo país, a pesquisa em sua última edição mostra que, do ponto de vista financeiro, houve uma melhoria do cenário quanto ao impacto da crise sobre as empresas do setor no Brasil. No Rio Grande do Sul, os dados apurados apontam que 52,88% delas aumentaram o faturamento e apenas 19,55% tiveram queda de receitas. Em relação ao futuro, 50% delas apontam as perspectivas como boas e 32,14% como muito boas.
Os números do RS estão alinhados e equalizados com o cenário nacional, onde 53% das empresas pesquisadas em 23 estados e no Distrito Federal relataram aumento de faturamento e apenas 19% apontaram perda de receita em relação ao ano anterior. Na pesquisa realizada no início de 2021, 38% haviam reportado perda no faturamento, sendo que 14% do total tinham perdido mais de 30%.
Mas são nas práticas de gestão que as agências do Rio Grande do Sul se destacam e despontam no ranking nacional quando comparadas com as empresas do setor de outras regiões do país. Das gaúchas entrevistadas na pesquisa VanPro, 75% delas informaram utilizar sistemas de apoio à gestão, enquanto no cenário nacional esse percentual está em 68,27%. Em relação ao planejamento para 2022, o Rio Grande do Sul está bastante à frente em comparação ao Brasil. Entre as agências gaúchas pesquisadas, 57,14% informaram ter elaborado planejamento estratégico e definido as metas para 2022, estando quase 20 pontos percentuais à frente do resultado geral nacional, que aponta para 40,19%. Na elaboração do planejamento orçamento para 2022, essa discrepância é ainda maior, com uma diferença de 30 pontos percentuais. Enquanto 71,43% das agências do Estado informaram terem elaborado orçamento para este ano, apenas 41,16% fizeram o mesmo no restante do país.
A pesquisa também comprova que as agências gaúchas têm forte envolvimento e engajamento com as entidades do setor. Entre as que participaram do levantamento VanPro no Estado, 96,43% são associadas ao Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro RS) e 89,29% são certificadas pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP).
“Os resultados demonstram o quanto as agências do Rio Grande do Sul estão alinhadas com o restante do país no que diz respeito aos indicadores e expectativas financeiras e, principalmente, atestam o elevado nível de qualidade, a vanguarda e a maturidade das nossas agências nas práticas de gestão e na adoção de importantes ferramentas de gestão, como planejamento estratégico e orçamentário, o que fortalece os modelos de negócios e de operação das agências gaúchas. Só é possível executar sondagens como essa ao se fazer parte de um sistema que conecta a Fenapro aos Sinapros de cada estado”, avalia Juliano Brenner Hennemann, presidente do Sinapro RS.
Acesse a pesquisa completa em https://bit.ly/ResultadoVanpro21
GRUPO RSCOM
Maior empresa multimídia da Serra Gaúcha, o Grupo RSCOM comemora, nesta quarta-feira (13), 39 anos de atuação no mercado de comunicação. Hoje, a empresa possui uma estrutura de cinco emissoras de rádio e dois portais de conteúdo na web, com sedes nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Montenegro e Porto Alegre. Além de um braço internacional de conteúdo na cidade italiana de Conegliano. Fazem parte do portfólio do Grupo RSCOM, as emissoras Rádio Viva 94.5 FM, Rádio Jovem Pan Serra Gaúcha 92,5 FM, Rádio Jovem Pan Grande POA 90,7, Rádio Serrana 106.1 FM, Rádio Amizade 1070 AM, Portal Leouve e Portal Olá Serra Gaúcha.
A história da comunicação do Rio Grande do Sul se confunde com a do Grupo RSCOM. Em 13 de abril de 1983, Carlos Domingos Piccoli, Antônio Luis Piccoli, Fernando Antônio Merlin Rachelle e Alfredo Cousandier davam os primeiros passos. Em uma época que nem se imaginava a evolução com internet e tecnologia, a coragem foi fator fundamental na construção dos negócios. Alinhado com o desenvolvimento e o fomento das comunidades onde está inserido, o grupo se orgulha de consolidar uma forte ligação com a Serra Gaúcha, que o viu nascer e crescer, e de expandir as fronteiras da atuação para regiões importantes como a Grande Porto Alegre e o Vale do Taquari.
Atualmente, Carlos Domingos Piccoli segue a trajetória acompanhado de seus três filhos: Carlos Henrique, Marcos e Marcelo. De acordo com o diretor-superintendente e fundador do Grupo, tudo começou com o objetivo de valorizar a Serra Gaúcha.
“A ideia sempre foi ter um grupo que valorizasse a Serra Gaúcha. Esse foi o intuito. Todas as conquistas que a gente teve, tanto nas cidades da Serra, como em Montenegro e em Porto Alegre, sempre tiveram o foco na nossa região. Posso trabalhar em outras cidades, mas valorizando as coisas nossas. Nosso maior objetivo é fortalecer as cidades da Serra Gaúcha. Através das rádios e dos portais de notícias, nós procuramos protagonizar as pessoas, as empresas e a comunidade como um todo”, explica Piccoli.
O Grupo RSCOM tem a preocupação constante em absorver novos desafios a partir das inovações tecnológicas. O grupo está sempre na vanguarda da tecnologia, buscando proporcionar a melhor experiência ao usuário no acesso, na interação e no compartilhamento dos conteúdos. Sobre os desafios para o futuro, rumo aos 40 anos, Carlos Piccoli explica que é preciso entender as novas tecnologias, porém sem perder as caraterísticas.
“Entendo que o rádio é o veículo de comunicação que mais conseguiu captar o ambiente virtual e as redes socias. O grande desafio, de agora em diante, é entender nosso lugar, dentro do “metaverso”. Como será o rádio dentro dele? A única coisa que o rádio não pode perder, é a característica de ser rádio. Do jeito de fazer. A preocupação com a comunicação entre as pessoas, do jeito que for possível. Temos que atingir o coração da nossa audiência. Por mais tecnológicos que sejamos, nós trabalhamos com emoções”, complementa Carlos Piccoli.
Como parte das ações de aniversário rumo aos 40 anos do Grupo RSCOM, será lançada nos próximo dias a campanha “Bondade na Veia”, em parceria com o Hemocentro de Caxias do Sul. Durante um ano (até o aniversário de 40 anos), serão realizadas diversas atividades com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância da doação de sangue. Além da divulgação nos canais do grupo, estão sendo preparadas ações com comunicadores e influenciadores nos locais de doação, caravanas do hemocentro em diversas cidades, entre outras que serão divulgadas no decorrer da campanha.
GUAIBA PARK
O Guaíba Park, que tem à frente a Dallasanta Empreendimentos e a Urbanizadora Concórdia, recebeu mais um estabelecimento de grande porte que fará parte do bairro planejado, a loja do segmento atacadista Stock Center. Com a geração de 180 novos postos de trabalho diretos para a cidade e grande movimentação de público no local, Pedro Dal Magro, sócio da Dallasanta Empreendimentos, destaca a importância de players como o Stock Center estabelecer-se no Guaíba Park.
“Com unidades deste porte e circulação de centenas de pessoas em lojas como esta, temos a garantia do franco desenvolvimento deste novo bairro, de forma organizada, chamando a atenção para as vantagens de morar em um lugar planejado, onde comércio, serviços e residências convivem de maneira perfeita e harmônica, facilitando a rotina de todos”, salienta. A Stock Center, que se faz presente em diversas cidades gaúchas, no município de Guaíba possui mais de 11 mil m² de área total, sendo mais de 5 mil m² destinados a vendas, além de quase 400 vagas de estacionamento, mais de 35 caixas de atendimento e variedade de seis mil itens aos clientes. Também marcam presença no Guaíba Park, a Havan, loja de departamentos, e a Rede de Escolas São Francisco. Ainda em 2022, iniciam as obras de um centro comercial que abrigará novas operações de diferentes setores no local.
ZEPP FILMES
A equipe da Zepp Filmes passou dois dias dentro do Shopping Iguatemi gravando o novo filme conceito do empreendimento. Um time de quase 70 pessoas entre técnicos, produtores, elenco, e influencers movimentaram os corredores em determinados momentos sem interferir no fluxo de circulação dos clientes.
“A linguagem proposta para a produção apresenta o Iguatemi como protagonista da história: um lugar para encontrar moda, conforto, serviços, memórias e histórias”, conta a diretora Fernanda Rotta. “O caminho narrativo que optamos foi um passeio-olhar, um certo voyeurismo, onde a câmera passeia percebendo alguns momentos dos personagens que estão vivendo experiências no shopping. Vendo e sendo vista com a própria arquitetura do lugar sendo fio condutor”. O elenco do filme foi selecionado com pessoas reais, que frequentam e tem histórias com o Iguatemi, trazendo a identificação do público.
A produção teve um enorme desafio de filmar durante o dia com o shopping aberto: “escalamos as pessoas, isolamos o camarim em salas especiais, selecionamos docas de acesso para os equipamentos maiores e reduzimos os deslocamentos por dentro do shopping o máximo possível. Mesmo assim tivemos algumas aventuras cruzando com equipamento no meio do shopping, montando traveling de mais de 8 metros nos corredores e voando com o drone ao lado do relógio”, conta. “Contamos com a paciência do público e dos lojistas que foram super receptivos. A cada set sempre tínhamos um pouco de platéia, quando os curiosos paravam para assistir a cena que estava sendo gravada. Foi como fazer um teaser ao vivo da campanha”, brinca. O perfil de Instagram da produtora acompanhou em tempo real as filmagens, e também entregando aos seguidores o passo a passo de toda produção.
Link filme: https://vimeo.com/695849997
ORQUESTRA VILLA-LOBOS
No próximo dia 28 de abril, quinta-feira, às 21h, a Orquestra Villa-Lobos (OVL) sobe ao palco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre (RS), para comemorar seu aniversário de 30 anos. O concerto inédito apresentará a retrospectiva das três décadas de atividades do Programa de Educação Musical desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, na periferia da Capital.
O espetáculo contará com 33 jovens músicos e a participação especial de Álvaro RosaCosta, Ana Althoff, Beto Chedid, Danielle Costa, Dudu Sperb, Geyson William, Marcelo Delacroix, Paola Kirst, Preto X e Stephanie Soeiro. “Temos muito a comemorar, especialmente depois de um período de muitos desafios. Será uma celebração de vida e de arte com repertório que vai de Heitor Villa-Lobos a Preto X, rapper da comunidade, passando por Ivan Lins, Milton Nascimento, Gonzaguinha, Flávio Venturini, Renato Teixeira, João Nogueira e George Harrison, entre outros”, explica a idealizadora e coordenadora da OVL, Cecília Rheingantz Silveira, que também é responsável pela direção e regência do espetáculo.
Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos no site do Theatro São Pedro (https://bileto.sympla.com.br/event/72605/d/134419). Os valores variam de R$ 15,00 a R$ 50,00. É obrigatório o uso de máscara nas dependências do Theatro São Pedro (cobrindo nariz e boca), assim como mantê-la durante a apresentação. Também será exigida, na entrada do espetáculo, a apresentação do comprovante de vacinação oficial, que pode ser obtido no aplicativo ConecteSUS ou por outro meio comprobatório, como caderneta ou cartão de vacinação emitido pela Secretaria Estadual da Saúde ou outro órgão governamental.