NOTAS DA SEMANA – 14.04.2023

Marcus-Rossi (1)

ENTREVISTA COM MARCUS ROSSI

1. Quem é Marcus Rossi?

O Marcus ainda se considera um moleque que tem uma vontade gigante de alguma forma criar um legado. O Marcus é pai de duas meninas: Helena e Celina. E que entendeu muito cedo que a maior parte do que a gente faz nesse curto período de tempo que é a vida é a construção de um legado para uma melhor sociedade, ou seja, para aqueles que vão estar no futuro. Então, eu acabei encontrando na Gramado Summit uma oportunidade gigante de deixar a minha marca no mundo e eu acho que, de certa forma, com o nosso crescimento contribuímos com a sociedade civil como um todo fazendo com que a vida empreendedora possa tornar a nossa vida como sociedade melhor.

2. Como a família Rossi enxerga o Gramado Summit?

Quando a cidade de Gramado abraçou a Gramado Summit e nós conseguimos colocar a logomarca do evento no principal ponto de um dos maiores destinos turísticos do país foi um momento muito simbólico, pois a minha família sempre foi muito inquieta, os meus avós saíram da colônia e a minha mãe sendo filha mais velha de 3 irmãos, e cada membro da família acabou buscando o seu caminho. Os meus avós fizeram de tudo até que os 50-60 anos acabaram encontrando o rumo na hotelaria, já a minha mãe foi para o setor de eventos e uma das coisas que eu sabia era que, por mais que a minha mãe tivesse montado uma empresa para fazer um processo de sucessão, na minha cabeça eu ainda queria deixar a minha marca no mundo. E acabei encontrando na Gramado Summit uma grande oportunidade e o que eu percebo também é que para a minha mãe é um orgulho muito grande. Pois, talvez ela se sinta muito mais feliz de ver que eu estou dando continuidade à história dela escrevendo a minha própria história do que se eu tivesse simplesmente entrado em um processo de sucessão. Constantemente nos encontramos e fazemos alguns comentários e reflexões sobre a vida, por isso ser um orgulho para a minha mãe, especialmente, me deixa muito feliz.

3. Existe a pretensão de expandir o evento para outras cidades?

Todos os anos quando fazemos a Gramado Summit eu acabo conversando com alguns secretários de turismo e secretários de inovação que querem fazer o mesmo movimento na sua cidade, mas o que eu sei é que o modelo que eu me inspiro é no Rock In Rio. O Rock In Rio permaneceu muito tempo somente no Rio de Janeiro e construiu uma marca tão sólida que foi possível exportar ela para outros lugares. E, por isso, a Gramado Summit só existe uma. Aonde ela vai estar num futuro distante eu ainda não sei, mas enquanto a gente tiver oportunidade de crescimento aqui em Gramado, a gente vai seguir aqui. Porque é muito importante o vínculo que a gente tem com a comunidade da cidade e da serra gaúcha.

4. O Marcus com a família também é inovador e dedicado, mas ocupado?

Acho que sou o oposto. Na minha vida como pai eu me considero um aprendiz. É incrível a oportunidade de colocar dois seres tão amáveis no mundo que dependem de ti para se tornarem pessoas boas. Por isso, me sinto um grande aprendiz num mundo cada vez mais caótico. Ser pai de duas meninas é muito legal, eu realmente aprendo muito com elas. É uma responsabilidade que eu me orgulho muito.

E, por último, quando eu estou ocupado costumo dizer para elas que eu não estou com elas para estar cada vez mais com elas. Porque o que eu imagino com a Gramado Summit, também se extende a elas, ou seja, um mundo com cada vez menos preconceitos e mais ideias inovadoras. E, ver elas no palco estando no evento e participando também me enche de orgulho.

Tudo na vida é sobre pessoas.

E a Gramado Summit é sobre pressoas.

ESPECIAL GRAMADO SUMMIT

Gramado foi o palco de mais uma incrível edição do Gramado Summit.

O evento que a cada ano supera expectativas dessa vez contou com mais de 10 mil participantes, além de grandes palestrantes e diversos negócios.

Agora você vai ver o que rolou por trás dessa edição do Gramado Summit, quais foram os principais aprendizados que trouxemos de lá e a nossa conversa com o CEO Marcus Rossi encontrada no final desse texto.

Então bora!

Um exemplo de inovação:

O próprio Gramado Summit é um dos maiores exemplos de inovação.

O evento teve a sua primeira edição em agosto de 2017 com apenas 30 mil reais e um sonho de colocar a cidade de Gramado no mapa do mundo dos novos negócios.

Essa primeira edição contou com 800 visitantes, 40 palestrantes e a expertise que Marcus Rossi trouxe da sua família com eventos.

Apenas seis anos depois, são mais de 10 mil participantes, sete palcos de conteúdo simultâneos e mais de 200 palestrantes.

O sucesso do evento vem, em grande parte, por causa dos esforços do próprio Marcus.

Ele conseguiu criar um ambiente fértil para negócios e, ainda mais importante, de rápida adaptação.

Mesmo durante exaustivos e longos três dias, o evento se transforma e continua evoluindo.

A equipe é acolhedora e está sempre atenta para entregar a melhor experiência possível.

Os verdadeiros empreendedores:

Duas semanas atrás, nós também estivemos no South Summit, e não temos como deixar de comparar os dois eventos.

Enquanto no South Summit vimos uma enorme participação do governo e a grande maioria das empresas expositoras sendo empresas já consolidadas, no Gramado Summit a situação era inversa.

Nós vimos os verdadeiros empreendedores, aqueles que estão construindo os negócios do futuro, os verdadeiros inovadores.

Por três dias, a cidade respirou inovação, com empreendedores que lotaram a cidade e criaram um ambiente realmente inspirador.

Quem aproveitou o evento para fazer novas conexões, com certeza saiu feliz.  

Como era o ambiente:

Já falamos sobre os participantes, mas como era o dia a dia no evento?

Depois de três dias de South Summit sem conseguir andar direito num calor fora do comum, foi maravilhoso conseguir circular nas largas pistas dos pavilhões do Gramado Summit sem precisar esbarrar em ninguém.

Em comparação com o ano passado, foi usado um pavilhão a mais, mostrando como o Summit realmente cresceu de tamanho.

Preenchendo os espaços reservados para o ecossistema de inovação, estavam mais de 500 expositores apresentando as suas ideias de negócios para os visitantes, e o melhor, centenas de investidores prontos para investir em bons projetos.

Também podíamos acompanhar batalhas de startups, onde os empreendedores faziam o pitch das suas ideias e competiam a prêmios.

E no final do dia, um Happy Hour bombástico dentro do evento, no Relax Bussiness Station com espaços distribuindo chopp de graça!

Além de tudo isso, a área de alimentação impecável.

A curadoria de conteúdo por Rafael Martins foi excelente, trazendo verdadeiros nomes da cultura empreendedora e que enriqueceram o debate com provocações, desafios e caminhos bem colocados sobre o futuro e sobre o que estamos enfrentando em termos de transformação e perspectiva para o que vem por aí.

O único ponto fraco foi o Wi-fi que deu problema e deixou muita gente maluca sem conseguir trabalhar.

Big Four e o futuro:

Rafael Sbarai falando sobre as Big Four: o que esperar de Meta, Google, Apple e Amazon nos próximos anos?

Ele disse que para entendermos o futuro, nós precisamos entender a divisão de receitas de cada uma delas.

E que as mais diversificadas entre elas, como a Amazon, têm mais chance de fazer parte do futuro.

Ele diz também que os quatro pilares para o futuro dessas quatro empresas serão:

  1. Saúde
  2. Automobilístico
  3. Conteúdo
  4. Lives

Foi um papo bem interessante que saiu do convencional e genérico onde muitas vezes essas palestras ficam presas.

A palestra de Luiz Candreva também foi sensacional, não é a toa que ele é considerado um dos caras mais geniais na projeção de cenários futurísticos.

Por fim, devo dizer que o Gramado Summit é um evento que deve servir de inspiração para outros eventos de empreendedorismo.

E parabéns, Marcus, pela dedicação. 

Nos vemos de novo ano que vem!

COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO #Ep. 2 – Jovens Lideranças do Mercado

O segundo episódio do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo com o tema “Jovens Lideranças” será apresentado na segunda-feira (17) através do canal do Youtube e do Spotify da Coluna do Nenê. Nesse episódio contamos com os participantes: Guilherme Valim, Gerente Comercial da Eletromidia, Camille Santos, Planejamento Tailor do Grupo RBS, Diego Zimmermann, CEO da Armazém de Mídia e Maria Eduarda de Liz Pergher, Head de Marketing do SBT RS. Nenê Zimmermann e os convidados deram um show de conteúdo para o mercado publicitário gaúcho através de um papo descontraído e divertido.

A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.

TOTAL ADS

A Total Ads, empresa de Data Driven e mídia digital, anunciou na quinta-feira (14) a nova parceria com a plataforma Kwai, uma rede social bastante popular por permitir a criação rápida de vídeos divertidos e facilitar o compartilhamento com outras plataformas como WhatsApp e Instagram, para comercializar as soluções digitais de publicidade. No Brasil, o Kwai vem caminhando à passos largos. Lançado em 2019, a plataforma já figurou entre uma das mais baixas e ganha cada vez mais usuários no país. Em termos de números, foi revelado que há um total de cerca de 45 milhões de pessoas utilizando a plataforma no Brasil, superando outros gigantes, como o Twitter, que tem aproximadamente 39 milhões de usuários. Inclusive, o Kwai também patrocina eventos esportivos de futebol feminino e masculino em todo o país.

PAES.DIGITAL

Há dois anos a Paes.Digital começou a trabalhar com a performance digital da Gramado Summit, o maior brainstorming da América Latina. Desde então, o evento vem batendo recordes de público. Esse resultado foi possível através da criação de uma estratégia personalizada.
O primeiro passo envolveu a análise do contexto do evento que é uma verdadeira imersão no ecossistema de inovação e reúne pessoas de diversas áreas. Considerando isso, foi preciso entender as motivações possíveis de quem vem até a Gramado: palestrantes, temáticas, empresas, segmentos, regiões, etc. Assim, foi possível trabalhar campanhas direcionadas para cada público, nos canais onde cada um deles poderia estar.
Isso deu certo. Mas para conseguir dobrar o tamanho do evento, ainda não era suficiente. Porque as pessoas tomam decisões diferentes pelo mesmo motivo e tomam a mesma decisão por motivos diferentes.
Por isso é preciso trabalhar a jornada de compra desde o momento em que as pessoas descobrem o evento, até a decisão de compra: consciência, consideração e decisão.
Cada pessoa tem um nível de consciência diferente. Algumas, por exemplo, nem sabem o que é a Gramado Summit, ou o que vai ter. Isso, no entanto, ainda não é o suficiente para convencer alguém a comprar o ingresso. O convencimento acontece apenas quando a pessoa em questão entende que aquilo que o evento oferece é interessante para elas.
Com a segmentação de canais e a compreensão das motivações, é possível realizar essas tarefas. Junto, é preciso pensar em formatos, públicos, interesses, e valores. Um evento como a Gramado Summit traz todas essas variáveis, afinal são três dias de evento, diversos palestrantes e feiras. Há possibilidade de trabalhar com pertencimento, valor, preço, momentos, etc.
Dessa forma, foi possível dobrar o tamanho do evento e bater recordes históricos de público. Isso, é claro, até 2023. Em 2024, a história será outra.

AS MARCAS MAIS VALIOSAS DO BRASIL

O Itaú Unibanco e o Bradesco possuem as marcas mais valiosas do Brasil, de acordo com levantamento da consultoria Interbrand. Em relação à pesquisa de 2022, os dois bancos viram o valor das marcas aumentar. Além disso, o Nubank estreou no ranking, na sétima posição. A Americanas, por sua vez, teve a maior queda no valor de marca no período.

O Itaú tem a marca mais valiosa do País, avaliada em R$ 44,4 bilhões, crescimento de 9% em um ano, enquanto a do Bradesco é avaliada em R$ 28,6 bilhões, alta de 4%. As marcas de cerveja Skol e Brahma vêm em seguida, com valores de R$ 18,9 bilhões e R$ 13,3 bilhões. O Banco do Brasil completa o “top 5”, com marca avaliada em R$ 10,3 bilhões.
O ranking, que tem 25 marcas, teve uma estreia neste ano: o Nubank, que teve a marca avaliada em R$ 3,8 bilhões, à frente da Petrobras (R$ 3,5 bilhões) e do Magazine Luiza (R$ 3 bilhões). Do setor financeiro, também figuram no levantamento XP (12ª posição), Porto (16ª), Cielo (18ª), PagSeguro (22ª) e SulAmérica (24ª).
Além dos nomes do setor financeiro, há uma grande presença de empresas de varejo e consumo no levantamento, e as varejistas foram as responsáveis pelas maiores movimentações. A marca da Americanas teve a maior queda em valor em relação ao último levantamento, com baixa de 53%, para R$ 844 milhões. A companhia ocupa a 19ª posição no ranking.
No início deste ano, a Americanas revelou ao mercado um rombo contábil de R$ 20 bilhões, o que desencadeou uma crise que levou a empresa à recuperação judicial. O processo envolveu ainda uma disputa judicial com bancos e outros credores.
O maior crescimento, porém, também foi de uma varejista: a marca da Renner viu seu valor aumentar 14% na comparação com o ano passado, para cerca de R$ 2 bilhões, o que a levou à 11ª posição no ranking.
“As marcas de maior crescimento do estudo foram as que souberam se adaptar as rápidas alterações comportamentais de seu público nesta era onde a rapidez e certeza da mudança dão forma ao novo normal”, disse em nota o CEO da Interbrand, Beto Almeida.
Para compilar o ranking, que existe desde 2001, a Interbrand considera o desempenho financeiro e a percepção e influência das marcas junto aos consumidores, em metodologia desenvolvida em conjunto com a London School of Economics. Há também uma análise de força de marca.
Neste ano, foram entrevistadas mais de 1.100 pessoas com mais de 15 anos de idade, pertencentes às classes A, B e C.

Confira abaixo o ranking das 25 marcas mais valiosas do brasil:

1º Itaú Unibanco – R$ 44.385 bilhões
2º Bradesco – R$ 28.620 bilhões
3º Skol Cerveja – R$ 18.865
4º Brahma – R$ 13.325
5º Banco do Brasil – R$ 10.336
6º Natura – R$ 9.730 bilhões
7º Nubank – R$ 3.837 bilhões
8º Magazine Luiza – R$ 3.509 bilhões
9º Vivo (Telefônica Brasil) – R$ 3.003 bilhões
10° Petrobras – R$ 3.003 bilhões
11° Lojas Renner S.A. – R$ 1.987 bilhões
12° XP Investimentos – R$ 1.828 bilhões
13° Ipiranga – R$ 1.218 bilhões
14° Drogasil – R$ 1.163 bilhões
15° Claro Brasil – R$ 1.111 bilhões
16° Porto – R$ 980 milhões
17° Havaïanas – R$ 942 milhões
18° Cielo – R$ 941 milhões
19° americanas s.a. – R$ 844 milhões
20° Assaí Atacadista – R$ 720 milhões
21° Atacadão – R$ 685 milhões
22° PagBank PagSeguro – R$ 646 milhões
23° Localiza Seminovos – R$ 625 milhões
24° SulAmérica – R$ 610 milhões
25° Marca Hering – R$ 583 milhões

VALE TV

Os apaixonados por carros, motos, caminhões e ônibus contam com uma nova plataforma para acompanhar os lançamentos, testes e todas as novidades dos mercados gaúcho e nacional: o site especializado Carros e Carangas, que foi ao ar nesta segunda-feira (3 de abril). A iniciativa é do jornalista Adair Santos, que na manhã deste domingo (2) também estreou programa com esse mesmo nome na Vale TV, emissora do Vale do Sinos. As novidades somam-se ao canal Carros e Carangas no YouTube, criado no final de 2021.
A ideia de lançar o portal surgiu a partir de uma constatação: o espaço cada vez menor concedido pelos jornais impressos para o segmento de veículos, que movimenta uma legião de fãs e uma importante cadeia de empresas – desde montadoras e concessionárias até autopeças, oficinas mecânicas e lojas especializadas em serviços estéticos. “Essa, infelizmente, também parece ser uma forte tendência nos sites de muitas das principais empresas jornalísticas do Estado. Há diversos canais no YouTube falando sobre veículos, mas percebi que existia uma lacuna a ser preenchida no segmento de site especializado aqui no Rio Grande do Sul”, explica. É fato comprovado, segundo o jornalista automotivo, que antes de trocar de carro, picape ou moto o consumidor busca opiniões abalizadas de profissionais que cobrem o setor. “Uma parcela significativa dos leitores ainda prefere ver fotos e ler textos especializados antes de decidir-se pelo modelo que irá negociar”, complementa.

A seção Impressões ao Dirigir, feita com os modelos enviados diretamente pelas montadoras, é um dos principais destaques, trazendo as avaliações de desempenho e economia com uma linguagem objetiva, sempre tendo o consumidor como compromisso máximo. Diretamente dos lançamentos, também antecipará detalhes de modelos prestes a chegar ao mercado, assim como notícias de cunho econômico relacionadas ao setor. Matérias contendo dicas de economia e mecânica, bem como direção defensiva, igualmente marcam presença no site.

Em uma das seções ficarão posicionados vídeos relacionados a esses conteúdos e, ainda, matérias do canal Carros e Carangas, bastando um clique para ser redirecionado ao YouTube. Dessa forma, o site Carros e Carangas complementa o canal, o programa na Vale TV e as contas de mesmo nome já mantidas no Facebook, Instagram e Tik Tok.

“O site Carros e Carangas surge, assim com a missão de tornar-se uma referência jornalística no segmento, trazendo informações com qualidade e imparcialidade editorial. O grande diferencial em relação aos demais sites generalistas é a audiência segmentada. Ou seja: os anunciantes comunicarão diretamente a um público apaixonado por veículos, que consome seus produtos e serviços com uma frequência acima da média”, conclui.
Programa na Vale TV
Já o programa Carros e Carangas na Vale TV surgiu a partir de um convite do diretor da emissora, Rodrigo Steffen, e traz matérias sobre lançamentos e dicas de manutenção e direção defensiva. Também serão produzidas reportagens e entrevistas com fontes regionais relacionadas ao tema. Com meia hora de duração, o programa vai ao ar todos os domingos, às 10h30, com reprises às 19 horas dos sábados.
A Vale TV foi inaugurada em 9 de maio de 2009 como o primeiro Canal de TV de Novo Hamburgo com transmissão regular ao vivo. Dos estúdios são transmitidos os telejornais e produções locais. A emissora opera através do Canal 14 da NET nas cidades de Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapiranga e Campo Bom e pelo canal 6 São Leolpoldo, além dos canais alternativos – aplicativo para android e iOS, transmissão on-line pela valeplay.com ou pela fanpage no Facebook.

Confira os links:
Site: www.carrosecarangas.com.br

Canal no YouTube: youtube.com/CarroseCarangas

Vale TV Play
https://www.valetvplay.com/

REDES SOCIAIS
Instagram: @carrosecarangas_comadairsantos

Tik Tok: Carros e Carangas

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