Créditos da foto: Carlos Macedo
1. Quem é Alexandre Skowronsky?
Dedicado ao trabalho, família, amigos e hobbies, com uma característica empreendedora nata. Muito energizado e que possui facilidade em criar laços com as pessoas, característica que acredita ter sido transmitida através de Romualdo, seu pai. Está em constante busca para trazer contribuições relevantes para a sociedade. Como exemplo, temos a Bienal do Mercosul, onde atuou ao lado de muitas mãos, no propósito de democratizar a arte, exibida nos mais diversos espaços da Capital. Quer se mover sempre na direção onde seja possível agregar valor, propósito e fazer a diferença.
Paixão pelo que faz.
É um cara pautado pela inquietude de fazer o certo, de construir relações e ações que sejam construtivas. Procura sempre estar perto da solução e pensando nela. Adora viajar, curtir experiências, cultivar essências que são da família, de estar junto. Como empreendedor, ao longo da trajetória profissional, vem participando de projetos relevantes, como a fundação da agência Happy House Brasil, a criação da Rede Elemidia no Rio Grande do Sul, além da fundação da Global, entre outras. A grande paixão, além do trabalho, é a gastronomia, área que busca estudar, compreender, aprender e vivenciar experiências enriquecedoras. Como presidente da ABAP/RS, ao lado dos demais capítulos em todo o Brasil, tem participado de iniciativas para o fortalecimento do setor e desenvolvimento do mercado. E desde agosto de 2021, divide a gestão de negócios e projetos de marcas parceiras da startup Circle junto com o Nicolas e a CEO Livia Menegat, além de projetos para marcas regionais e nacionais. Fundada com intuito de operar sob os princípios da Open Talent Economy, em um novo contexto das relações de trabalho, a Circle foca naquilo que são duas das principais crenças de Alexandre: a valorização de talentos da indústria criativa e o desenvolvimento do empreendedorismo.
2. Tens sido um estudioso fervoroso da comunicação e colocas em prática o legado te deixado?
Sim. Alexandre tem em si uma necessidade de alimentar uma inquietude de estudar e de estar sempre em constante aprendizado, de aprimorar conhecimento. Somente na pandemia, realizou cinco cursos em formato EAD. Concluiu recentemente na Massachusetts Institute of Technology – MIT Professional Education – o curso de Transformação Digital e Disrupção Digital: Estratégias de Transformação Digital – Cambridge Judge Business School Executive Education na University of Cambridge.
Leitor ávido, em sua biblioteca particular não pode faltar livros sobre mercado publicitário, negócios, marcas e o mundo da comunicação. Ele cita o livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital” como uma dica para ampliar a reflexão sobre a era digital e as transformações da Comunicação. Um exemplo que ilustra essa paixão é o livro que ajudou a escrever quando foi presidente do 5º Fórum Mundial de Comunicação em 2008, sobre ações de sustentabilidade ambiental.
Seu legado são três gerações pautadas em deixar uma marca positiva para o mundo dos negócios. Gratidão sem tamanho ao pai Romualdo — falecido em agosto do ano passado, seu mestre, amigo, mentor e parceiro de negócios. Um profissional que inspirou gerações e deixou um legado de afeto e amor que seguirá sendo cultivado. Ter o pai como exemplo e o filho como seu sucessor dispensa palavras, é a trajetória familiar que ele tem certeza que deixará uma marca positiva e uma contribuição relevante para a sociedade. A Global se orgulha disso.
Alexandre acredita no poder da soma de talentos, na transformação a partir da criatividade e da inovação, fazemos muito mais quando trabalhamos de forma colaborativa. Sua necessidade de estudar, aquietar a sua própria inquietude por conhecimento é uma forma de compartilhar e colocar em prática no dia a dia tudo aquilo que aprende. Este estudo está expresso nos negócios, nas relações, nas qualidades da jornada de trabalho, nas entregas, buscando sempre fazer as coisas com respeito e com ética. Encontrar fontes de aprendizagem em diversos âmbitos e ser exemplo onde estiver inserido.
Alexandre acredita que sua missão é construir soluções inovadoras para acelerar a transformação dos negócios, acreditando que a jornada do consumidor é um ponto crucial na diferenciação e fortalecimento das marcas para proporcionar melhores experiências, combinando estratégias de aquisição, retenção e fidelização de forma criativa e orientada a KPIs claros e bem definidos.
É um profissional contemporâneo, possui amplo conhecimento sobre a relevância do Data Driven Marketing e da aplicação de novas tecnologias ao contexto do marketing. Na Global, como líder em projetos estratégicos de branding e marketing digital, tem atuado ao lado de um time de profissionais talentosos em projetos de marcas parceiras que enchem de orgulho. Buscamos todos os dias, incansavelmente, criar valor em cada entrega para fortalecer marcas e influenciar resultados através de um esforço conjunto com cada cliente.
Feliz com o momento de transformação e evolução da Global, onde tem atuado estrategicamente junto com o Nicolas e uma grande equipe na gestão de projetos combinando Branding, Performance, Criatividade e Dados.
3. Tudo mudou muito é uma simples afirmação? Ou o mais é muito menos?
Mudou. A vida é uma grande evolução. A jornada de desenvolvimento funciona em ciclos mais longos e curtos, mas ela acontece. A pandemia é a prova concreta de que tudo mudou ou acelerou mudanças que já estavam em curso, desde hábitos pessoais até profissionais. Hoje, nós temos uma geração que está em uma rotação alta. Alexandre se sente privilegiado por viver essas possibilidades neste momento da civilização e da humanidade. Estamos vivendo esse ciclo de grande evolução, muito por parte da tecnologia e transformações sociais, onde há investimento em novas tecnologias nas mais diversas áreas, como a Inteligência Artificial, a internet móvel 5G, a realidade aumentada, a impressão 3D e a própria Web 3.0. E estas mudanças não param. Diariamente tem surgido novas soluções, novos estudos, uma nova tecnologia que impactam direta ou indiretamente a vida exponencialmente de milhares de pessoas.
Mas nós, enquanto indivíduos, não estamos isentos. O mundo a nossa volta muda, mas nós também mudamos. As pessoas crescem e amadurecem à medida que adquirem conhecimento. Ao longo da vida mudamos também de opinião com nossas experiências pessoais, nossas relações, e assim seguimos sempre aprendendo coisas novas na fascinante jornada de aprendizado constante. Existem muitas novidades no mundo. A vida é uma grande evolução, uma longa jornada de ciclos de transformação.
4. Alexandre gourmet, apaixonado, paizão e amigos.
A gastronomia é a grande paixão além do trabalho, onde vai atrás de experiências e cursos de aprendizagem. Alexandre se vê como um apreciador da boa gastronomia. Inclusive, já teve a oportunidade de promover, com as próprias mãos, jantares para 50, 60 pessoas, além é claro de cozinhar para a família. Inserido neste mundo, também é um grande apreciador de vinhos, não se considera um especialista, mas sempre busca encontrar o rótulo que mais se adequa ao que está cozinhando.
Fora dos negócios é uma pessoa extremamente família, que ama muito a esposa (Elisa) e os dois filhos (Nicolas e Frederico). Vale destacar a sua felicidade em nutrir uma família tão unida e também a paixão pela comunicação caminhando juntos em seu dia a dia. O melhor de dois mundos. Os amigos são uma parte essencial de sua vida, têm sua lealdade e dedicação. Com eles, gosta de praticar esportes (como jogar tênis), confraternizar, cozinhar e de celebrar momentos especiais.
FMP
O Presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, o Procurador de Justiça, Dr. Fábio Roque Sbardellotto, foi reconduzido, por unanimidade, na última segunda-feira (10), para o segundo mandato à frente da FMP. No Conselho de Administração do FMP, seguirão como vice-presidente, o Promotor de Justiça, Dr. Luciano de Faria Brasil, e como representante do Corpo Docente, o Procurador de Justiça, Dr. Alexandre Lipp. A Promotora de Justiça, Dra. Josiane Superti Brasil Camejo, assumirá a cadeira de secretária do Conselho, substituindo o Procurador de Justiça, Gilberto Thums, que permanece como Diretor da Faculdade, assim como Silvio Teitelbaum, que permanecerá como CEO da Instituição.
O evento, que ocorreu na Sede do Ministério Público, contou com a presença de todos os integrantes do Conselho Deliberativo da FMP: o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Marcelo Lemos Dornelles; o Corregedor-Geral do Ministério Público, Dr. Marcelo Liscio Pedrotti; Presidente da Associação do Ministério Público (AMP/RS), Dr. João Ricardo Tavares; Representante da Classe indicado pelo Conselho de Representantes da AMP, ex-presidente da Entidade e Procurador de Justiça aposentado, Dr. Paulo Emílio J. Barbosa; Representante da Classe indicado pela Diretoria da AMP, também ex-presidente da Entidade e Procurador de Justiça aposentado, Dr. Delmar Pacheco da Luz e o Coordenador do Curso de Graduação da Fundação, Professor Dr. Mauro Luis Silva de Souza.
“Os últimos três anos foram de muitos desafios que conseguimos superar com muito trabalho e cooperação, com importantes conquistas para a FMP e seus alunos. Foi também um período que serviu para reforçarmos os ideais da Instituição. Para o próximo triênio, vamos consolidar projetos acadêmicos em andamento e, cada vez, mais reforçar a qualidade acadêmica”, explica o presidente da FMP, Dr. Fábio Roque Sbardellotto. A posse do Conselho de Administração da Fundação deverá ocorrer ainda este ano.
RZK DIGITAL
A RZK Digital foi fundada na crença de que o digital é o futuro da indústria out of home. Lançada em outubro de 2021, a RZK é um negócio OOH totalmente digital e faz uso das mais novas ferramentas de medição de audiências para direcionamento de anúncios. Ao integrar seus dados em sua rede de publicidade, é capaz de entregar campanhas direcionadas com base em públicos personalizados em todo o seu estoque. A RZK desenvolveu um estudo sobre as métricas e programática em DOOH que você pode acessar clicando aqui.
GAV RS
Em um evento de muito conteúdo e conhecimento, Adão Csares, Marcelo Pacheco e Paulo Queiroz, mediados por Gabriel Casara, fizeram a noite de 13 de outubro se tornar muito melhor para os mais de 90 profissionais do mercado publicitário.
Eventos como este que contam com o apoio de tantos parceiros patrocinadores são referência no país.
O Grupo de Atendimento de Veículos cada vez se supera mais e vê crescer o número de sócios!
SINAPRO RS
O Sistema Nacional das Agências de Propaganda no RS (Sinapro RS) prepara uma edição especial do evento Frente a Frente para o mês de outubro. O tradicional encontro de agências associadas contará com o Workshop Transforma, produto do Sistema Sinapro/Fenapro desenvolvido a partir do paper Fenapro Transforma. A atividade está agendada para o dia 27/10 (quinta-feira), a partir das 14h, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre, tendo como tema “Modelo de gestão para inovação em agências de publicidade”.
O workshop será ministrado pelo consultor Fernando Braga, fundador da Delta Consulting. Ele acumula mais de 10 anos de experiência em consultoria para empreendedores, gestores e desenvolvimento de lideranças e equipes em diversas áreas, com ênfase em publicidade e propaganda. O encontro irá oportunizar conteúdos e dinâmicas práticas para que as agências possam realizar reflexões e diagnósticos sobre a sua gestão, com foco voltado para a elaboração de um plano prático sobre como aplicar os métodos e as técnicas recomendadas (com validação da Fenapro) em suas empresas, de acordo com o seu momento e realidade.
Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, estará presente no evento e ressalta que o Workshop Transforma é uma oportunidade para os gestores das agências perceberem como podem evoluir para ganhar competitividade em face das novas exigências mercadológicas, decorrentes das mudanças no perfil e demandas dos anunciantes, dos avanços tecnológicos e até mesmo da necessidade de se reposicionarem junto aos clientes. “Essa é mais uma das ações que o Sistema Sinapro/Fenapro vem promovendo para apoiar as agências na transformação dos seus negócios”, destaca.
O Rio Grande do Sul é o sexto estado do país a receber o Workshop Transforma, que já teve edições realizadas no Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e Santa Catarina. Elan Correia, presidente do Sinapro SC, avalia o encontro realizado recentemente em Florianópolis: “Estamos felizes com o resultado alcançado no Transforma. Conseguimos levar para o nosso mercado conteúdo relevante de alta qualidade e compartilhamento de grandes experiências que vão fortalecer as nossas agências. Foi o primeiro evento presencial pós-pandemia da minha gestão e, sem dúvida, representou um passo importante na integração do mercado catarinense.”
O Frente a Frente edição especial Transforma tem apoio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e da ESPM.
RBS TV
As tardes de sábado da RBS TV vão ficar ainda mais agitadas. O programa Que Papo É Esse? estreia no próximo dia 15, trazendo os assuntos que estão em alta no mundo do entretenimento, num bate-papo descontraído com as apresentadoras Cris Silva e Mari Araújo. A atração vai ao ar em outubro e novembro, após o Jornal Hoje, às 14h.
O programa terá diferentes quadros, como desafios para com a audiência, curiosidades sobre personalidades, programas e novelas, os principais eventos da semana e entrevistas com artistas e influenciadores. Tudo
isso para manter o público informado sobre os temas mais comentados do momento. A direção e roteiro são de Claiton Mosmann e Francielly Brites.
Apresentadora do Posso Entrar?, Cris Silva também comanda o Conecte 1ª Edição na 92, além de assinar uma coluna no Diário Gaúcho sobre empreendedorismo feminino. Com 17 anos de Grupo RBS e passagens pelos telejornais e programas da RBS TV, a comunicadora tem pela frente um novo desafio no entretenimento.
– Esse programa chega como mais um presente na minha trajetória dentro da RBS TV. Nós vamos ter a chance de falar sobre vários assuntos, abordar temas que estão na boca do povo e nas redes sociais, de uma forma leve e descontraída. Que Papo é Esse? surge para trazer leveza aos sábados dos gaúchos. É a oportunidade de me conectar ainda mais com os nossos telespectadores, em uma dobradinha com uma guria que eu adoro – comemora Cris.
Que Papo É Esse? será o primeiro programa apresentado por Mari Araújo na televisão, selando a parceria de longa data entre a dupla. A comunicadora comanda outras três atrações na 92 e tem uma coluna no Diário Gaúcho toda quinta-feira, trazendo conteúdos de moda, beleza e comportamento.
– Estou realizando um sonho profissional, dando um passo importante na minha carreira em um projeto em que acredito muito. Fazer entretenimento é desafiador, ainda mais se tratando de televisão. A produção está a mil, muitas gravações acontecendo, inclusive fora do Estado, com conteúdos diversos que prometem fazer sucesso, despertando a curiosidade dos telespectadores – destaca Mari.
LOJAS LEBES
De acordo com a Great Place to Work, entidade internacional que reconhece os melhores ambientes de trabalho em mais de 100 países pelo mundo, a Lojas Lebes está entre as melhores empresas de grande porte para trabalhar no Rio Grande do Sul. Esta é a quinta vez consecutiva que a rede de varejo gaúcha fica em destaque neste ranking.
“Cada ano que somos reconhecidos pelo GPTW cresce a nossa certeza de que zelar por boas práticas e investir constantemente na jornada do colaborador são fundamentais para criar um ótimo ambiente de trabalho. Este importante prêmio, que traz um feedback dos mais de três mil colaboradores Lebes reforça que estamos no caminho certo, comenta Otelmo Drebes, presidente da rede.
O GPTW existe há 25 anos com a missão de construir uma sociedade melhor transformando cada organização em um Great Place to Work.
SPR
Mais uma marca se une ao portfólio de clientes da SPR no ano em que completa 25 anos. A agência conquistou a conta da Paraflu, líder brasileira em líquido de arrefecimento de motores, e se debruça agora na criação de uma campanha institucional e de produto para a marca. A ação terá desdobramento em quatro fases.
Sediada em São Sebastião do Caí (RS), a Paraflu está entre as principais indústrias fornecedoras para o mercado automotivo, com mais de 50 anos de presença consolidada neste mercado. Especialista em soluções para cuidar do sistema de arrefecimento de todos os tipos de motores, com tecnologia de ponta, inovação e qualidade para garantir segurança e máxima proteção dos componentes, a marca é patrocinadora do Cacá Bueno na Porsche Cup Endurance Series e na Stock Car. Por vários anos consecutivos é indicada a marca de aditivo mais lembrada e confiável do Brasil, segundo pesquisas top of mind da imprensa especializada.
“Essa conquista representa mais um passo na consolidação da SPR como um dos players mais importantes da comunicação no sul do Brasil. A Paraflu é mais uma marca de liderança nacional que se soma ao portfólio da agência”, afirma o diretor de estratégia e inovação Gustavo Ermel.
A Paraflu se soma às conquistas recentes da SPR. Em 2022, a agência assumiu a gestão das contas da Prefeitura de Porto Alegre, da REP Seguros e da Artecola, empresa química com sete décadas de mercado, especialista e referência em adesivos e laminados especiais para os mais diversos segmentos, além de executar importantes jobs para marcas consagradas como Empresas Randon, Fras-le, FertiSystem, Icehot e Celsus.
MOVIMENTO LED
Com o intuito de reconhecer e iluminar práticas inovadoras na educação brasileira, o Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação está de volta e entre os dias 10 de outubro e 7 de novembro, os interessados poderão se inscrever para participar do movimento. Como novidade, a 2ª edição da premiação apresenta novas categorias: ‘Estudantes’, ‘Educadores’ e ‘Empreendedores, Criadores e Organizações Inovadoras’, o que permite que diferentes perfis concorram ao prêmio. Além de projetos disruptivos de Educação Básica (iniciativas para o Ensino Fundamental II, Ensino Médio e/ou Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação profissional/técnica; e Educação não formal), trabalhos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I também foram incluídos no edital. Com isso, toda a Educação Básica está agora abarcada na premiação. O valor total da premiação será de R$ 1,5 milhão, sendo R$ 1,2 milhão dividido entre os seis vencedores da 2ª edição do prêmio e R$ 300 mil para Desafio LED – Me dá uma luz aí!, destinado a jovens estudantes, com previsão para acontecer no primeiro semestre de 2023. As inscrições para a premiação podem ser realizadas no site www.movimentoled.com.br.
Os critérios de qualificação das iniciativas se baseiam em quatro principais pilares que se aderem à lógica do Prêmio: Inovação, Impacto, Escala e Replicabilidade e Rigor Metodológico. Todos os projetos semifinalistas são avaliados pela ponteAponte – empresa especializada em desenvolvimento de editais de impacto social e parceira técnica do Movimento LED. Na sequência, os selecionados seguem para uma entrevista com um comitê técnico e pareceristas altamente comprometidos com a educação. A PwC, empresa focada em qualidade, independência, transparência e metodologia avançada, também está junto com o Movimento
LED e vai fazer a auditoria de todas as etapas do processo de seleção.
E para reverberar ainda mais a abertura das inscrições e seu edital, um filme criado especialmente para esse momento será veiculado no intervalo das programações da TV Globo e canais por assinatura da empresa. O compositor carioca Carlos Cardoso Farias, mais conhecido como MC Estudante, foi convidado para compor e interpretar, junto com a MC Soffia, a música da peça. Em um harmonioso jogo de palavras e rimas, a mensagem fala que pessoas com iniciativas na área da educação são bem-vindas para inscrever seus projetos no prêmio, basta ser maior de 18 anos. As redes sociais da Globo e Fundação Roberto Marinho também embarcam na campanha com informações sobre a iniciativa, ampliando a voz do Movimento LED.
O Prêmio tem o propósito de mapear, reconhecer, amplificar, disseminar e iluminar as práticas inovadoras que estão potencializando o futuro da educação no Brasil. Na primeira edição, recebeu mais de 3.400 inscrições e foram reconhecidos em R$ 200 mil cada um dos seis projetos brasileiros selecionados. Iniciativas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Paraíba se tornaram conhecidas do grande público através do programa ‘Especial LED Luz na Educação’, veiculado na TV Globo, no último mês de junho, e disponível no Globoplay. Os vencedores e finalistas do Prêmio do Movimento LED se tornaram embaixadores do LED e as metodologias dos seus trabalhos podem ser conhecidas através do site comunidade.led.globo.
O Movimento LED – Luz na Educação está em linha com um dos compromissos assumidos publicamente pela Globo, recentemente, com a agenda ESG. O projeto é uma iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho em parceria com Atlas da Juventude, CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), OEI (Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), Porto Digital, UNESCO, Unicef, Todos pela Educação, Vale do Dendê, além de apoio institucional do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação).
Para mais informações sobre o edital, acesse www.movimentoled.com.br
Assista aqui ao filme da campanha:
https://www.youtube.com/watch?v=TCKPd0UEUFo<https://urldefense.com/v3/__https:/www.youtube.com/watch?v=TCKPd0UEUFo__;!!N96JrnIq8IfO5w!jL_UJohGrswx-65g5jhV4VtqNvK_06piyKDXeElV8Uy3N6OcQfK66-LGU7baOpXeXNkqx4lB7ZfsuXLRXbO5PTPHM9eGQcwy$>
Ficha Técnica:
Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão
Direção de Criação: Ricardo Moyano
Gerente Sênior de Criação: Victor Seabra
Criação: Alice Bandeira e Júlia Custódio
Direção de Marketing & Operações: Mariana Novaes
Gerente Sênior de Atendimento: Simone Szwarcwald
Coordenadora de Atendimento: Viviane Tanner
Atendimento: Juliana Cordeiro
Gerência de Mídia: Talita Moraes
Planejamento de Mídia: Camila Carneiro, Larissa Bittencourt, Osmar
Galvão e Yuanna Mouzinho
Gerente de Produção: Ricardo Léo
Produção Executiva: Raquel Ribeiro e Francili Costa
Coordenação de Produção: Gabriela Bonn e Klemerson Cantalice
Produção: Rebeca Machado
Estagiária de produção: Raquel Gusmão
Direitos Musicais: Flávio Capote e Rafael Faria
Diretor: Artur Miranda
Diretor de fotografia: Pedro Pippano
Assistente de direção: Pedro Juan
Primeiro assistente de câmera: Ricardo Pentagna e Ramon Gonçalves
Segundo assistente de câmera: Angela Sugai
Gaffer: Alcininho
Assistente de elétrica: Oscar Azparren, Raimundo Rocha, Guilherme
Raimundo
Técnico de som: PH
Fotografa Still: Ellen Soares
Produtor de arte: Vinicius Mesquita
Contrarregra e assistentes: Welber Tiburcio, Washington Passos,
Leonardo Torres e Erickson William Souza
Figurino: Athria Gomes
Assistente figurino: Rafael Cesar
Caracterização: Cassoma, Dayane Almeida, Bruna Braga
Logger: Rafael Vaz
Diretor de pós-produção: Raph Paiva
Gerente de pós-produção: Roberta Reis
Direção de Arte: Thamy Kurosawa
Edição: Lucas Albuquerque
Motion: Luiz Felipe
Produtor musical: Julinho Teixeira
Assistente de Produção musical: Higor Ferraz
Intérpretes: MC Soffia e MC Estudante
EVENTECH
Os empresários Márcio Spagnolo, Liliane Basso e Camila Surian receberam o CEO do Rock In Rio, Luis Justo, no lançamento da EvenTech, na última terça-feira (11/10). O evento aconteceu no Café Coworking do Tecnopuc, em Porto Alegre, e contou com palestra inédita do executivo para apresentar o primeiro hub de tecnologia do Brasil voltado ao setor de eventos. Também estiveram presentes empresários dos setores de comunicação, criação e tecnologia — como Claro Gilberto, da Arena Porto-Alegrense, e Alexandre Skowronsky, da Global.
Na fala de abertura, Liliane Basso, CEO da EvenTech, ressaltou que o papel do hub é conectar novos negócios, formar parcerias e trazer soluções inovadoras com base nas métricas de comportamento do usuário. A ideia nasceu a partir da análise do impacto da tecnologia na recuperação e ressignificação de eventos durante a pandemia, quando o setor registrou uma queda de 95% no faturamento. No evento, Luis Justo destacou que o ponto chave de uma mentalidade de inovação é a resiliência — a capacidade de encontrar novos caminhos em momentos de crise e se reinventar.
MOOVE
Pelo segundo ano consecutivo, a Moove desenvolveu a estratégia de divulgação do Parque das Profissões 2022, evento anual e gratuito, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O objetivo é apresentar os 60 cursos de graduação oferecidos pela instituição, além de oferecer atividades, palestras e visitas aos estudantes.
Na edição deste ano, o Parque das Profissões voltou a ter programações presenciais nos 12 centros, entre os meses de setembro e novembro, antecipando o Vestibular de Verão da Udesc. Após cerca de dois anos de Ensino Médio de forma remota, os futuros universitários poderão conhecer o ambiente acadêmico presencialmente.
A agência, em parceria com a universidade, desenvolveu a estratégia desde a pesquisa de mercado, até o conceito-base, as peças de design e o planejamento de mídia.
A campanha aborda a nova etapa da vida dos estudantes, com o conceito ‘Descubra sua próxima fase’. A ideia é provocar a natural inquietude dos jovens para que eles experimentem as novidades da vida universitária durante o Parque das Profissões.
Para o layout, foram feitos estudos sobre as tendências e os comportamentos da geração Z, o grande público-alvo do evento. As peças desenvolvidas resultaram em uma campanha dinâmica e apoiada em uma estética condizente com o público, com a presença de stickers, que são a marca visual do projeto.
A estratégia de divulgação desenvolvida pela Moove conta com meios digitais, com presença de e-mails marketing, além das redes Tiktok, Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. Além dos conteúdos, foram criadas peças para sites, figurinhas para WhatsApp e filtros e stickers para Instagram.
*FICHA TÉCNICA: *
CAMPANHA: Parque das Profissões
CEO: Gabriel Milão Fuscaldo
COO: Luana Rodrigues
GESTÃO DE OPERAÇÃO: Karina Hermes
ATENDIMENTO: Nayara De Marco e Carolina Sartori
HEAD DE CRIAÇÃO: Eugênio Lumertz
DIREÇÃO DE ARTE: Mariana Gonzalez, Luiza Dorfman e Valéria Dalla Corte
REDAÇÃO: Ana Clara Soares
GESTÃO DE COMUNIDADES: Laura Marques
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE/PLANEJAMENTO: Débora Martins
PRODUÇÃO: Carla Bildhauer
MÍDIA: Vanessa Quinsani
ARTE-FINALISTA: Christian Vieira
CLIENTE: Udesc
APROVAÇÃO CLIENTE: Rodrigo Brüning Schmitt
EVENTOS
Com o fim de ano chegando, é natural que as instituições comecem a planejar as famosas festas de confraternização das empresas. Nos anos de 2020 e 2021, as empresas do setor sofreram um prejuízo de 230 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape). A pesquisa também afirma que 97% das empresas foram impactadas, tendo mais de 350 mil eventos cancelados somente em 2020. Porém com a retomada do setor já neste ano, o Brasil deverá completar 590 mil eventos.
Segundo a Associação Brasileira de Eventos, em 2021, houve um crescimento de 400% no setor, comparado ao ano de 2020. Os eventos são responsáveis por 4,32% do PIB nacional, e faturou, mundialmente, US $114.12 bilhões em 2021, segundo Grand View Research.
Muitas empresas estão buscando uma retomada visando eventos como a Copa do Mundo e confraternizações de final de ano. Apesar de não existir uma regra para se planejar um evento, o CEO da Pronto!, Rafael Barroso, explica que, quanto antes as empresas buscarem por agências que realizam estes eventos, melhor. “As empresas que trabalham com estes agendamentos, recebem muitas demandas, e é necessário um certo prazo para que as coisas possam ocorrer bem, como por exemplo, buscar o espaço, a comida, bebidas, artistas, mestres de cerimônia e mais uma infinidade de atrações típicas desta época” afirma.
“A experiência no setor faz toda a diferença. Muitas empresas ainda insistem em organizar os próprios eventos, devido a falta de planejamento, e diversas vezes não sai como o esperado”, afirma o executivo. De acordo com Barroso, como forma de facilitar estes agendamentos, o mercado oferece agências que organizam e produzem estes eventos. Com isso, as empresas podem curtir as festividades sem nenhum tipo de problema ou dor de cabeça.
Para um evento ocorrer com sucesso, é necessário ter bons relacionamentos com os espaços de eventos, ter uma visão ampla do mercado para indicar as atrações mais adequadas para os clientes. “O número de empresas procurando locais disponíveis para eventos de final de ano disparou. Essa alta demanda faz com que as empresas planejem suas festas ou eventos com muita antecedência”, ressalta o executivo.
Responsável pela organização de eventos, congressos e stands para grandes marcas como Roche e Enel, afirma que até o fim do ano, o mercado de eventos deve faturar significativamente. “Além das festas de confraternização, esse ano teremos a Copa do Mundo, que acontecerá nos meses de novembro e dezembro, e com certeza isso elevará o faturamento no setor de eventos”, finaliza Barroso.
GAMPI
A Gampi Casa Criativa ampliou, recentemente, a sua atuação com marcas nacionais, ao assumir as contas das licenças de calçados Rainha e Topper. Além disso, a agência também passou a atender o Grupo Krause e ampliou seu trabalho com o Sicredi, adicionando as cooperativas das segmentadas de Porto Alegre e a Cooperativa Ouro Branco. Essa expansão no portfólio reforça as metas de crescimento e expansão da empresa, que registrou no primeiro semestre de 2022 um aumento de 82% em seu faturamento.
Para Rainha e Topper, a Gampi ficará responsável por toda a parte estratégica, criação, branded content, mídia, gestão de comunidade e performance digital. “São duas marcas com um grande histórico nacional, penetração em todo o país e que visam crescer ainda mais no mercado”, destaca o CEO da agência, Maicon Dias.
A gerente de Marketing de ambas as marcas, Tati Mesquita, destaca a escolha pela Gampi como uma decisão estratégica para alcançar os objetivos para 2023. “Percebemos que precisávamos de uma agência com time multidisciplinar, ágil, criativo e ousado, que entenda de varejo e conheça em profundidade o segmento esportivo calçadista. As marcas estão em um momento ímpar e temos certeza de que a Gampi nos ajudará a impulsionar ainda mais os resultados”.
Já com o Sicredi, passam a ser atendidas as cooperativas segmentadas da AJURIS, COOABRS, CooperUCS e POL e com a Sicredi Ouro Branco que abrange municípios das regiões de Teutônia e Vale do Caí. Em ambas, o trabalho de comunicação buscará se aproximar ainda mais do universo dos associados de cada cooperativa, trazendo muito conteúdo e informação que seja aderente às realidades profissionais, pessoais e regionais. A relação da Gampi com o Sicredi já resultou em ações como o Programa Juntos, as campanhas de Cartões de Crédito Sicredi, e da Pioneira On, primeira agência digital do sistema Sicredi Nacional.
Quanto ao novo trabalho com o Grupo Krause estão previstos branding, campanhas, geração de conteúdo, mídia e performance para os canais institucionais e todas as demais empresas que fazem parte da marca: Memorial Krause, Funerária Krause, Krause Assistencial e Mais que Pet.
HOSPITAL MOINHOS DE VENTO
Buscar soluções inovadoras e tecnológicas, que resolvam os desafios e tragam melhorias para a medicina, a assistência e de processos é um dos objetivos do Hospital Moinhos de Vento com a realização do Atrion Arena, primeiro programa de investimentos da instituição. Startups dispostas a contribuir com a transformação da saúde do futuro podem se inscrever até o dia 9 de outubro, neste link, e ainda ter a oportunidade de receber investimentos de até R$ 300 mil.
A iniciativa é possível porque o Hospital Moinhos de Vento criou o Centro de Inovação Atrion com o propósito de gerar e ampliar as possibilidades e soluções para a saúde a partir de novas tecnologias e alternativas inovadoras. O Atrion também centraliza as iniciativas de inovação que o Hospital Moinhos de Vento já possui, tornando-se referência para a área da saúde no Brasil e no mundo.
A superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento, Melina Moraes Schuch, destaca que protagonismo e a inovação estão presentes na trajetória e no mapa estratégico da instituição e que esses pilares convergem totalmente com o Atrion Arena. “Buscamos acelerar iniciativas inovadoras para encontrar novos caminhos e criar oportunidades de negócios sustentáveis de alto impacto. Além disso, quem participa tem acesso ao ecossistema de um dos hospitais de excelência do Brasil pelo Ministério da Saúde e que é considerado o 3º melhor do Brasil e está entre os melhores da América Latina e do mundo”, ressalta.
As startups inscritas passarão por seis etapas de seleção. A apresentação dos pitches (apresentação do negócio inovador) para a banca avaliadora será presencial, no dia 25 de outubro, em atividade na sede do Centro de Inovação, em Porto Alegre. Esta será a fase final do programa. As oito startups finalistas serão recepcionadas com uma visita ao hospital e ao Atrion.
O coordenador de Inovação, Thomas Troian, salienta que o hospital já vem se relacionando com startups há mais de cinco anos e o evento busca conectar ainda mais com novas soluções em saúde e também de otimização de processos administrativos. “Temos um mapeamento bastante claro dos desafios que temos e estamos buscando startups que, com o conhecimento e a parceria da instituição, possam possibilitar a geração de novos e melhores negócios que ajudem a aprimorar a eficiência, a efetividade e a criação de novos produtos de saúde a nível nacional”, afirma.