ENTREVISTA COM LEONARDO MENEGHETTI
1. Quem é Leonardo Meneghetti?
Leonardo Meneghetti, 55, gaúcho, jornalista formado pela PUC. Desde 1986 no mercado, começou na Rádio Guaíba, passou pelo Diário Catarinense, Zero Hora, Correio do Povo e desde 1993 está na BAND.
2. Cronista, Jornalista, Diretor Geral…?
Sou jornalista, repórter na essência, e tive a oportunidade de ser gestor no Grupo Bandeirantes desde 1999. Primeiro como chefe de esportes, depois gerente e diretor de jornalismo e a partir de 2005 como Diretor Geral – no RGS e em SP. E agora encaro uma mudança de vida que me satisfaz e remete às origens: voltar a ser jornalista, apresentador de debates esportivos, o que exerço na Band desde 1994. Sigo ancorando o Donos da Bola da TV (de segunda a sexta, entre 12h30 às 13h30) e também da edição do Donos da Bola na Rádio Bandeirantes (de segunda a sexta, entre 19 e 20h). E me dedico ao meu canal do youtube (www.youtube.com/c/leonardomeneghetti), o que faço com grande prazer.
3. Opinião = verdade?
Opinião não é verdade. Mas deve ser respeitada. Verdade é o que não há contraditório. A camisa do Inter é vermelha; a do Grêmio é tricolor – verdades, absolutas. Porto Alegre é a capital do Estado. Isto é verdade. Mas observem o caso do nosso estado vizinho: Florianópolis é a capital de Santa Catarina – verdade. Mas provavelmente alguém poderá considerar que Florianópolis não é a cidade mais importante em SC – uma opinião que devemos respeitar. O que classifica a força de uma opinião? Quem está opinando, seu conhecimento sobre o assunto, sua credibilidade, sua racionalidade, sua capacidade de analisar os fatos. E isto, precisamos reconhecer, é uma avaliação subjetiva. Quanto mais for a opinião for emitida com independência editorial, com análise sem envolvimento emocional e interesses, mais esta opinião será respeitada.
4. Família, escrever, lazer e esportes?
Minha família e meus amigos leais significam meus pilares. Valorizo as coisas simples da vida, como um assado, um mate, uma conversa sobre futebol, viagens, política, cinema, séries. Sou apaixonado pela serra gaúcha, e isso vai de Gramado/Canela a Bento Gonçalves, onde tenho ido também com frequência atrás dos bons vinhos produzidos aqui. Não preciso de muito para ser feliz: estar com minha família, amigos, a menos de meio metro da churrasqueira, preparando uma costela, com um tinto ou uma cerveja de qualidade, contando e ouvindo histórias, gargalhando, e sabendo rir também de minhas próprias barbeiragens. Saber rir de si é sinal de maturidade.
EXPERIÊNCIAS DO CONSUMIDOR QUE VOS FALA
SAMSUNG
Se compra um telefone celular há 7 meses atrás.
Acontece que após o término do sétimo mês, o celular para de funcionar e a loja oficial da Samsung no Shopping Total não sabe o que fazer, pois as atendentes são pouco interessadas e o técnico não está presente na loja.
O telefone foi para a assistência autorizada da Samsung que ao receber o aparelho verificou que esse lote de fabricação estava com defeito, mas que não foi feito o recall.
Resumindo, dois dias sem telefone e as peças foram substituídas. Inúmeras pessoas envolvidas.
Atendimento despreparado e desrespeitoso com o consumidor.
VIVO
Depois de várias tentativas descobre-se que conta jurídica é melhor que a física.
A portabilidade foi executada.
Menos de um mês de uso e já bloqueiam a internet, pois uma conta de 19 reais estava vencida em 15/05 e foi enviada para um e-mail inexistente, logo nunca foi recebido.
Como descobrir e como saber?
Depois de muitas diligências e transtornos que alcançaram quase 24 horas a internet voltou.
O técnico foi encaminhado, mas não veio.
Vergonha…
ENCONTROS GRUPOS
Recentemente a ARP esteve, na ESPM, com os Grupos de Mercado para pensar as demandas e caminhos para 2022/23. Além de formalizar a apresentação da nova diretoria da Associação Riograndense de Propaganda, Fernando Silveira falou sobre a importância de retomar o foco para os profissionais e negócios que envolvem a comunicação gaúcha. Depois disso, os grupos apresentaram suas diretorias e visões. Nesta ideia de compartilhamento e construção de um mercado sólido e unido, estiveram as principais lideranças dos seguintes grupos: GAV/RS, Clube de Criação, Grupo de Marketing, Grupo de Live Marketing e Grupo de Produção. Também esteve presente representante dos profissionais de mídia que está buscando engajamento de interessados para a retomada do Grupo de Mídia. Também está em construção do Grupo de Fornecedores. A ideia é, em breve, viabilizar um evento de imersão em temas aderentes ao mercado, capitaneado pela ARP e com conteúdo dos grupos.
ARP
No primeiro Workshop ARP de 2022, Nathalia Fernandes fala sobre Design Thinking. Bacharel em Relações Internacionais e pós-graduada em Gestão de Negócios e Marketing, ela vai mostrar como encontrar soluções com criatividade, colaboração e empatia.
Inspirada pela tecnologia, design e comunicação, Nathalia esteve à frente do processo de gestão e implantação do Pelotas Parque Tecnológico e hoje é sócia da AREA – Gestão de Marcas e da UNLTD, atuando como estrategista de comunicação e marketing com grandes marcas do cenário regional e nacional. Seu trabalho é orientado a manter um bom relacionamento com os stakeholders, alinhando a jornada de sucesso dos produtos e projetos nos quais lidera.
O Design Thinking propõe a solução de problemas complexos através da integração multidisciplinar sob os pilares da colaboração, empatia e experimentação, tornando a jornada da descoberta à prototipação mais criativa e ágil. “Durante o workshop, conheceremos as ferramentas utilizadas na abordagem e entenderemos as etapas de desenvolvimento. Além disso, conheceremos cases de empresas que aplicaram e aplicam essa abordagem para solução de problemas e como isso impactou positivamente negócios e marcas”, adianta Nathalia.
SBT RS
No dia 28/06 às 18h acontecerá um evento especial do SBT RS com o intuito de “Reconectar” o mercado.
Certamente será mais um evento imperdível!
Em breve serão divulgadas mais informações
SINAPRO RS
Na tarde e noite desta terça-feira (14/06), o Sinapro RS lançou oficialmente em evento que reuniu lideranças das agências de propaganda e dos veículos de comunicação do Rio Grande do Sul na sede da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre, o seu novo posicionamento que ressignifica a sua forma de atuação. A partir de agora, o Sinapro RS é Sistema Nacional das Agências de Propaganda no RS, passando a atuar em conexão e ecossistema com a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e com os outros estados do país. O Sinapro RS é o primeiro dos 19 Sinapros ligados à Fenapro a assumir oficialmente a nova nomenclatura e mudança de atuação – que vem acontecendo gradualmente nas últimas gestões, tendo se consolidado nos últimos dois anos.
O novo modelo, seus objetivos e desdobramentos foram apresentados pelo presidente do Sinapro RS, Juliano Brenner Hennemann. “Somos sindicato? Também!”, afirmou, acrescentando que a entidade assume uma missão que vai além do seu core e da sua função sindical e legal. “Vamos atuar também no apoio à gestão e na potencialização do ambiente de negócios das agências. Esse movimento representa a busca por uma melhor compreensão do que fazemos, para quem fazemos e porque fazemos.” Hennemann apresentou, ainda, as quatro campanhas que irão pautar a gestão da entidade em 2022, que teve sua largada com o evento “A importância de atualizar o sistema”, protagonizado pelo publicitário, presidente do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP) e fundador da Lew’Lara\TBWA, Luiz Lara, seguido da campanha de lançamento do Sinapro RS como Sistema. As duas próximas ações estarão focadas em consultoria de editais para entes públicos e público-privados e em mostrar ao mercado gaúcho como investimento em marca é fundamental para qualquer negócio.
Luiz Lara: “somos uma indústria de ponta da economia criativa”
O publicitário, presidente do CENP, fundador da Lew’Lara\TBWA e um dos grandes empresários da indústria da comunicação no Brasil, Luiz Lara, foi o grande protagonista do encontro. Convidado especial do Sinapro RS para esse momento importante de lançamento do novo posicionamento e ressignificação da entidade, ele falou para uma plateia atenta sobre “A importância de atualizar o sistema”, trazendo sua experiência na atual gestão do CENP, onde vem desenvolvendo um trabalho que está imprimindo um novo olhar e um novo modelo na indústria nacional da comunicação e da publicidade.
No bate-papo, Lara reiterou a força e a grandeza do mercado publicitário diante do desafio de comunicar em um mundo multiplataforma e hiperconectado, destacando que um dos pilares que tornou a publicidade brasileira uma das três melhores do mundo é a autorregulação, primeiro com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), criado em 1978, e 20 anos depois com o CENP. No entanto, ele lembrou que a indústria nacional atravessa atualmente enormes desafios e o CENP, como fórum que reúne os principais atores do mercado, também está se reinventando para acompanhar essas mudanças e manter-se relevante como entidade emuladora das melhores práticas. “Independentemente do meio, temos plena ciência do poder da publicidade para os negócios, para a economia e para a sociedade”, afirmou, ilustrando com um recente levantamento do CENP-Meios, que mostra que a indústria publicitária movimentou R$ 19,7 bilhões em 2021, enquanto um estudo recente da Deloitte em parceria com o CENP comprovou que de cada R$ 1 investido em publicidade, são gerados R$ 8,54 na economia. “Por isso somos uma indústria de ponta da economia criativa”, reforçou, evidenciando a paixão que carrega e sempre alimentou pela publicidade e pela indústria criativa ao longo dos 40 anos de trajetória profissional.
Em relação ao trabalho que vem desenvolvendo no CENP, Lara destacou que o principal objetivo da nova gestão é atrair mais participantes do mercado publicitário dentro de uma visão ampliada para contemplar a transformação digital e os novos modelos de negócio do setor e dar voz a todo o ecossistema da publicidade. Outra pauta que está no radar é se aproximar mais dos mercados regionais, ouvindo e reconhecendo a força dos agentes e valorizando os ecossistemas publicitários locais. “A região Sul, tradicionalmente, é um celeiro de talentos e uma potência econômica. Sua gente e sua força são fundamentais nesse movimento”, reforçou.
O presidente da Fenapro, Daniel Queiroz, também participou do bate-papo com agências e veículos e enfatizou a importância da conexão entre Sinapros e a Federação, reforçando que o ambiente de cada Sinapro deve ser visto como um hub de solução e de conexões. “Façam uso dessa grande força que vocês têm no Rio Grande do Sul, para o fortalecimento das agências e do mercado da comunicação gaúcho e nacional”, convocou.
O evento organizado pelo Sinapro RS contou com apoio institucional do CENP e da Fenapro e apoio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e da ESPM.
MIDIALAND
Guto Ulbrich assume na próxima segunda-feira (20/06) como executivo de contas na MidiaLand, empresa de OOH com presença em Curitiba e Porto Alegre.
Profissional com grande experiência em vendas que irá atender agências e clientes diretos.
Guto, passou pela Rádio Ipanema, Jornal Metro, Antena 1, H Midia e por último esteve da Record TV.
ZANZAR
Surgida em 2018, a TV Zanzar, startup de tecnologia de mídia iDOOH (interactive digital out of home) presente no momento de deslocamento de passageiros em carros de aplicativo, leva entretenimento, informação, serviços e conteúdo de alta relevância. Atualmente possui mais de 6.000 telas atuando nas praças de Belo Horizonte e São Paulo e já conta com um portfólio robusto de clientes, como: Clara Cartões, Outback, Ifood, Pokerstars, Sportbet.io, Betway, Daki, O Boticário, Ibmec, Take Blip, Disney, Unisa, Mercado Livre entre outros e pretende fechar o ano com 150 novos parceiros, aumentando em 200% a sua carteira.
A Zanzar nasceu com recursos próprios, e ao longo dos seus primeiros anos foram investidos pouco mais de R$ 1,5 milhão alocado entre os quatro sócios. Em 2021, recebeu mais R$ 5 milhões da Kovi, além de suporte logístico e serviços para acelerar o seu crescimento. “Muitas vezes as viagens, que levam em média, 20 minutos de deslocamento, podem ser melhor aproveitadas pelo passageiro, por isso oferecemos informações úteis, serviços e entretenimento, suportado por uma tecnologia de ponta. Por isso, criamos a Zanzar, com objetivo de tornar a experiência de passageiros ainda melhor”, explica Herbert Viana, CEO e cofundador.
Nosso objetivo é entregar uma mídia de qualidade e maior performance para os nossos clientes, reforçando cada vez mais o a importância do dado e do conhecimento do comportamento do passageiro. A nossa plataforma iDOOH, entrega mídia digital externa com total capacidade de interação da audiência. Deixamos as marcas em movimento, propiciando integração entre a mensagem publicitária e o conteúdo. Nosso principal público são as marcas, que querem uma maneira alternativa de se aproximarem de clientes, como também as agências de publicidade e comunicação”, conta o cofundador.
A solução é composta de hardware (tablet), um gabinete (frame) e um conjunto de aplicações que conectam a plataforma a um publicador de conteúdo, aos motoristas (através app Zanzar driver), aos clientes e agências. A plataforma é monitorada via satélite e possui um chip de dados, o que permite a startup saber em tempo real onde e quando a campanha está sendo veiculada.
A plataforma Zanzar permite campanhas e ações diferenciadas, que destacam a comunicação dos clientes, levando em consideração diversas possibilidades de segmentação e customização, como geolocalização, interesse do passageiro, gameficação, serviços e informações.
“Um dos pontos fortes da Zanzar é a capacidade de interagir com o passageiro, gerando dados e informações que podem ser utilizadas como insights para empresas, tudo isso respeitando as regras da LGPD”, explica o CEO.
Na adtech ainda é possível ter relatório completo do número de cliques, visualizações, interações, impacto e cobertura. “Por meio da tecnologia, recursos digitais, abrangência da mídia out of home e alta interatividade, a Zanzar engaja as marcas em torno do ecossistema de mobilidade, com baixo nível de dispersão e ótimo custo benefício”, finaliza Viana.
A Zanzar é representada comercialmente no Rio Grande do Sul pela Armazém de mídia responsável através do gerente regional, Diego Zimmermann. O contato deve ser feito pelo e-mail: diego@armazemdemidia.com
FEEVALE
Durante o Almoço com Conteúdo, que aconteceu nesta terça-feira, 14, no Feevale Techpark, em Campo Bom, e que contou com palestra de Gustavo Brito, diretor de Growth do Grupo Boticário, foi apresentado o novo site do parque tecnológico. O portal (www.feevaletechpark.com.br) foi apresentado por Leonardo Hauschild, sócio da Marke, agência de marketing digital – instalada no parque tecnológico – que foi responsável pelo desenvolvimento do site.
O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que participou do evento, afirmou que o Feevale Techpark, formado por empresas e parceiros na região metropolitana, é um ecossistema muito poderoso. “Estamos trabalhando cada vez mais em projetos e mentorias juntamente com as empresas, e para isso, precisamos nos comunicar externamente. Por isso, olhamos para o nosso novo site de uma maneira diferente, com mais informações e menos cliques”, explicou, ao dar as boas-vindas aos participantes.
De acordo com a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, o novo site tem o objetivo de tornar mais fácil às empresas, por exemplo, a localização dos seus benefícios junto à Universidade, entre outras facilidades. O sócio da Marke, Leonardo Hauschild, esclarece que o site, com domínio próprio, tem mais força, leveza e facilidade para ser encontrado nas buscas do Google “Com essa visibilidade, o parque terá mais competitividade e poderá atrair muito mais empresas para o seu ecossistema”, disse.
Após a apresentação do site, o diretor de Growth do Grupo Boticário, Gustavo Brito, realizou, ao público presente, a palestra Growth Marketing, que abordou tendências na tecnologia com automação de dados. “Para ter autoridade na internet é preciso criar conteúdo e, a partir daí, montar nossa base de dados”, pontuou.
MOOVE
Para alertar as pessoas sobre a urgência em garantir a segurança alimentar à população e incentivar a doação de alimentos, a Agência Moove criou para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a campanha O Rio Grande Contra a Fome. A ação foi lançada nesta quarta-feira (15).
“O tema é uma pauta importante para a gestão 2022 da ALRS, que busca propor iniciativas para vencer desigualdades, como de renda, gênero, educação e saúde”, afirma Gabriel M. Fuscaldo, CEO da Moove. Ele ressalta que a ação ganha ainda mais relevância quando estudo recente apontou que a fome cresceu no Brasil e, neste ano, atinge 33,1 milhões de pessoas.
A campanha apresenta a Assembleia gaúcha como uma ponte entre as pessoas que querem doar alimentos e as instituições que precisam de doações. “A ideia é aproximar a ALRS da população e mostrar que as grandes pautas devem ser debatidas e enfrentadas com a solidariedade dos gaúchos”, complementa Gabriel.
A campanha O Rio Grande Contra a Fome tem abrangência estadual e conta com anúncios em TV, rádio, jornal, OOH e digital. O site da campanha é https://riograndecontrafome.al.rs.gov.br/.
O 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, divulgado na quarta-feira (8), aponta que 33,1 milhões de pessoas passam fome no país, mesmo patamar de 30 anos atrás.
O estudo também mostra que, em menos de um ano, 14 milhões entraram em situação de vulnerabilidade alimentar, o que significa que seis a cada 10 brasileiros convivem com algum grau de insegurança alimentar.
O Brasil voltou ao Mapa da Fome em 2018 e, em 2020, registrou 55,2% da população convivendo com a insegurança alimentar, segundo pesquisa da Rede Penssan. Levantamento divulgado pelo Food for Justice, da Universidade Livre de Berlim, em parceria com a UFMG e a UNB, mostra que 13,6% dos brasileiros com mais de 18 anos passaram ao menos um dia sem refeição, entre os meses de agosto e outubro de 2020.
TRAMONTINA
Com mais de 22 mil itens em seu portfólio e presente em diversos ambientes domésticos e corporativos, a Tramontina lançou uma nova linha em porcelana para completar a gama de produtos oferecidos pela marca. A W3haus, agência do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, cria ações para divulgar a novidade com os slogans “A Tramontina que faltava na sua casa” e “A Tramontina que faltava no seu negócio”.
A agência, que acompanha o novo projeto da Tramontina desde a criação da fábrica recém-inaugurada em Moreno (PE), é responsável por desenvolver o planejamento, conceito, identidade visual e plano de mídia, que contempla tanto o consumidor final quanto o mercado B2B, como hotéis, bares, restaurantes, entre outros.
Neste primeiro momento, a linha conta com pratos brancos e decorados, que já estão no mercado. São mais de 200 novos produtos entre pratos, xícaras, pires, canecas, saladeiras e travessas. O projeto da W3haus prevê ações de mídias programáticas, de redes sociais e anúncios em veículos dos segmentos casa e decoração, além de conteúdos com influenciadores parceiros da marca.
A linha Tramontina Porcelana se destaca pela versatilidade e durabilidade dos produtos. A porcelana é translúcida e possui a brancura do material, pois tem fabricação em porcelana tradicional e exclusiva Tramontina, que ainda garante alta resistência mecânica e porosidade quase zero, evitando a proliferação de fungos e bactérias. Ao colocar o produto sob uma fonte de luz (lanterna de um celular), é possível enxergar a claridade pelo outro lado, o que permite identificar que o produto é uma louça de porcelana.
“Para iniciar o projeto, mergulhamos no estudo sobre este insumo para entender o que o diferencia de outros produtos cerâmicos e saber mais sobre o processo de produção. Com base nesse levantamento, definimos o mote da campanha e estruturamos ações faseadas, que irão acompanhar os lançamentos da nova linha ao longo deste ano. A primeira etapa consiste em mostrar ao mercado que a Tramontina também tem a porcelana que completa a sua mesa e o seu negócio, reforçando o poder da marca reconhecida pela qualidade indiscutível de seus produtos”, enfatiza Michele Adolfo, diretora de Atendimento da W3haus.
“Nossa nova linha vem para compor o portfólio já vasto da Tramontina. Nosso objetivo é manter e ampliar a satisfação dos nossos consumidores com entregas das melhores soluções para o dia a dia, além de fortalecer o vínculo como marca de referência de qualidade, de inovação e preocupação constante em entregar produtos sustentáveis”, finaliza Rosane Fantinelli, diretora de Marketing da Tramontina.
19º CEO FÓRUM AMCHAM
O CEO Forum é uma tradicional marca da AMCHAM no que compete o encontro dos principais líderes empresariais do país. Neste ano de 2022, ano da retomada do evento no formato presencial, o tema escolhido foi o poder da conexão humana como um despertar para o que está por vir, mas também de se reconectar com coisas que sempre foram importantes. O CEO Forum em Porto Alegre é no dia 23 de junho, no Teatro Unisinos.
Após dois anos no formato online, o CEO Forum volta a contar com a presença de pessoas, ainda não no número de edições passadas, mas já com a presença de executivos e gestores, garantindo um networking qualificado e apostando na pauta escolhida para essa edição dentro de 4 pilares estratégicos:
*Liderança
*Accountability
*Cultura Organizacional
*Gestão Por Exemplo
Os cinco palestrantes confirmados para esta edição já demonstram a força e a ideia da AMCHAM de fazer de seus encontros, algo grandioso e capaz de agregar conhecimento a quem participa.
Jeane Tsutsui, CEO do Grupo Fleury viu sua vida se transformar nos últimos anos. Formada em Medicina com pós-doutorado em cardiologia, virou executiva na área da saúde em 2021. Também presente ao evento estará o Presidente do Citibank no Brasil – maior banco de Wall Street presente do país – Marcelo Marangon. Ele conta com muita bagagem no setor, com passagens pelo HSBC e pelo Itaú BBA. Outro grande executivo confirmado é Daniel Randon, que hoje lidera as Empresas Randon, companhia que atua nos setores de implementos para transporte, autopeças e serviços além de presidir o Transforma RS, hub colaborativo que conecta empresas, universidades, governo e sociedade no Rio Grande do Sul. Outro nome de expressão na lista dos palestrantes é o de Joaquim Campos, VP Latam da IBM. Ele trabalha diretamente na área de Cloud e Data Platform, ligado à tecnologia e tem passagens por outras áreas na IBM. Para fechar a lista, Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil. Desde 2013 no Grupo Latam, foi Vice-Presidente Sênior de Marketing do Grupo, sendo responsável pelas áreas de comunicação e branding, programa de fidelidade, experiência de viagem, business intelligence e digital.
Para a AMCHAM, grandes acontecimentos sempre trazem consigo grandes mudanças. Muitas que, com o tempo, se apagam e outras que permeiam durante décadas. A maneira como conhecíamos o mercado não existe mais. Em especial, nos últimos 2 anos, muita coisa mudou. Negócios morrem, renascem e se reinventam em períodos cada vez mais rápidos e isso impacta diretamente a forma como iremos construir o futuro das organizações.
O sucesso na pré-venda de ingressos é garantia de casa cheia. Marcelo Rodrigues, diretor da AMCHAM Porto Alegre e diretor nacional de inovação e novos negócios fala sobre o encontro:
“O movimento do empresariado está em sintonia com a demanda por conexões presenciais e transformadoras. O CEO Forum volta ao presencial trazendo a importância do despertar para as oportunidades e de conectar os pontos para construir as inovações do futuro. Quando reunimos grandes nomes abordando estes temas para uma plateia premium, também afirmamos o nosso compromisso com o associado e com o crescimento do RS.”
Palestrantes:
Jeane Tsutsui – CEO do Grupo Fleury
Marcelo Marangon – Presidente Citibank Brasil
Daniel Randon – Presidente das Empresas Randon e do Transforma RS
Joaquim Campos – VP Latam da IBM
Jerome Cadier – CEO da Latam Airlines Brasil
INSIDE ADVERTISING 2022
Em 2020, a insegurança de lidarmos com uma situação inédita impactou todos os indicadores econômicos, incluindo a publicidade. Em 2021, por sua vez, mesmo com as novas ondas do vírus e os alarmantes recordes de inflação e desemprego, a vacinação permitiu uma reação econômica mais favorável. Reflexo disso é que o investimento em compra de mídia movimentou R$ 69 bilhões – crescimento de 29% em comparação ao ano anterior.
Em volume de investimento, mais de 90% da compra de mídia se concentrou em 15 setores. No topo do ranking, permanecem os segmentos de Serviços ao Consumidor (20%), Comércio (19%), e Financeiro e Securitário (10%).
Os dados são do Inside Advertising 2022. O estudo da Kantar IBOPE Media – divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia – visa oferecer análises, insights e reflexões para apoiar planejamentos e decisões estratégicas de marketing e mídia.
Mais do que crescimento somente nos valores investidos, entre 2020 e 2021 o número de inserções publicitárias também cresceu 37% no Brasil, sinalizando a volta da ocupação dos inventários.
Fortemente impactado em 2020 pelo fechamento de suas salas, o cinema viu em 2021 uma recuperação de 117% no volume de inserções. Entre os exibidores Out of Home (OOH), como outdoors e painéis digitais, o crescimento entre os dois anos foi de 39%.
Nos últimos dois anos, os avanços tecnológicos e novas demandas do consumidor permitiram que pequenas e médias empresas começassem a anunciar seus produtos e serviços, o que aumentou o número de marcas presentes na mídia. O número de anunciantes nos cresceu 22% se comparado a 2020, e 47% comparado a 2019.
Neste intervalo de dois anos, com prolongamento dos home-offices e ensino à distância, os negócios de Eletrônicos (+166%) e de Telecomunicações (+101%) foram os que mais cresceram percentualmente em número de anunciantes.
As empresas investem em publicidade pela necessidade de se relacionar com seus públicos, mesmo em períodos mais desafiadores, e as mensagens das marcas parecem estar surtindo efeito na atenção do consumidor. Sete em cada 10 consumidores disseram se atentar às propagandas em 2021 – crescimento de 10 pontos percentuais se comparado ao ano de 2019.
47% dos consumidores afirmam usar a publicidade como fonte de informação para as compras, 34% seguem marcas nas redes sociais e ainda 33% afirmam que buscam na internet pelos produtos anunciados na TV.
O ano de 2022 começou com tendências positivas na compra de mídia. A aplicação da dose de reforço da vacina, a flexibilização das máscaras e a volta dos eventos presenciais sustentaram o crescimento de 22% na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o de 2021, atingindo o patamar de R$ 17,6 bilhões de investimentos.
Os setores de Serviços ao Consumidor (23%), Comércio (21%) e Financeiro e Securitário (7%) representam mais da metade de toda a compra de mídia no período.
I SIMPÓSIO NACIONAL
O I Simpósio Nacional “O Cenário das Doenças Crônicas de Pele no Brasil” será realizado em 21 de junho (terça-feira), das 19h às 21h, de forma gratuita e online. O evento realizado pela ONG Psoríase Brasil – Associação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica e de outras Doenças Crônicas de Pele-, que desde o ano 2000 luta pelo bem-estar e pelos direitos dos pacientes com doença psoriásica, marca o avanço da instituição em prol de novas doenças crônicas e autoimunes de pele. Participam do encontro reconhecidos médicos dermatologistas, imunologistas e alergistas, membros da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além de parlamentares ligados à causa da saúde.
O objetivo do encontro, que tem o apoio da ASBAI, é debater diagnósticos, tratamentos e a necessidade de políticas públicas voltadas a pacientes com Vitiligo, Dermatite Atópica, Urticária Crônica Espontânea, Hidradenite Supurativa e Doença Psoriásica. Acesse a programação pela página https://doencasdepelebrasil.org.br/simposio/ e veja os debatedores, além de garantir sua inscrição e o acesso ao evento. Durante o encontro será lançado o portal Doenças de Pele Brasil onde a Psoríase Brasil trará dados acerca de seu novo projeto com informações direcionadas à qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.
Já está no ar o podcast Doenças de Pele nas principais plataformas de streaming e o instagram @doencasdepelebr. Os canais de comunicação Doenças de Pele Brasil trarão informações importantes aos pacientes sobre sintomas, tratamentos e cuidados de cada uma das doenças crônicas e autoimunes de pele, ampliando o reconhecido trabalho realizado há mais de duas décadas pela Psoríase Brasil. “Buscamos lutar por políticas públicas e pela disseminação de informações validadas por especialistas que compõem nosso Conselho Científico sobre diagnósticos e tratamentos existentes às doenças às quais nos dedicamos, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. Além de chamar o poder público e os planos de saúde à necessidade de políticas voltadas a esta população”, explica Gládis Lima, personalidade reconhecida nacionalmente na condução da Psoríase Brasil.
CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO
A expectativa dos stakeholders com uma pressão cada vez maior sobre o alinhamento entre o que é divulgado e o que é praticado pelas empresas, vem impulsionando mudanças crescentes e contínuas nos aspectos de diversidade e inclusão nos conselhos de administração. Além disso, para compreender tendências, elaborar um planejamento estratégico efetivo e adaptado às novas realidades no negócio, gerenciar e otimizar riscos e manter e desenvolver talentos, é fundamental contar com diferentes pontos de vista no conselho, com o intuito de fomentar discussões mais enriquecedoras.
Os conselhos de administração das empresas brasileiras já reconhecem a importância de perspectivas distintas para compor os debates e o planejamento estratégico, mas a jornada rumo à diversidade ainda está em fase inicial, mas é de suma importância para o sucesso das decisões. Essas são algumas das conclusões da pesquisa global “Diversidade nos Conselhos de Administração”, conduzida com mais de 700 conselheiros de administração e membros de comitês no mundo, com destaque à participação do Brasil, num total de 89 respondentes pelo ACI Institute e o Board Leadership Center, ambas iniciativas da KPMG no Brasil e no mundo.
Se a sua empresa precisasse recrutar novos conselheiros para melhor atender as suas necessidades atuais e futuras, o quão diferente seria a composição do conselho — incluindo diversidade de habilidades e experiências — de sua composição atual? “Um dos destaques da pesquisa diz respeito à percepção sobre a diversidade na composição dos conselhos de administração em que atuam, incluindo diversidade de habilidades e experiências. 31% no Brasil (37% no Global) informam que não haveria mudanças significativas na composição do seu conselho para atender as necessidades atuais e futuras do negócio, e a maioria (64% no Brasil e 59% no Global) entende que alguma adaptação seria necessária. As necessidades estratégicas e competitivas, para 62% dos respondentes no Brasil (57% no Global), são os principais motivadores para o recrutamento de novos conselheiros”, afirma Sidney Ito, CEO do ACI Institute e do Board Leadership Center do Brasil e sócio em Riscos e Governança Corporativa da KPMG no Brasil.
A pesquisa da KPMG evidenciou, ainda, os principais desafios atuais dos conselhos de administração no Brasil:
– Blindspots e oportunidades: para 72% dos conselheiros a falta de diferentes pontos de vista dificulta a identificação de pontos cegos sobre questões estratégicas (57% no Global)
– Diversidade e compromisso social: para 58% a diversidade do conselho é relevante ou muito relevante na avaliação e condução do papel social da empresa (73% no Global)
– Inclusão: a liderança do conselho é eficaz e hábil em extrair pontos de vista, ideias e preocupações de todos os membros do conselho para 46% dos entrevistados (54% no Global)
– Planejamento estratégico: 62% mencionaram necessidades estratégicas e competitivas como fatores de maior influência para a mudança na composição do conselho de administração (57% no Global)
– Confiança e transparência: liberdade para questionar informações apresentadas (75% Brasil x 79% Global), receptividade a discussões abertas (63% Brasil x 70% Global) e incentivo a críticas construtivas (62% Brasil x 67% Global) são algumas das iniciativas para construir e demonstrar confiança e transparência no conselho
– Recrutamento ativo: conhecimento em tecnologia e estratégia digital é uma das qualificações mais buscadas em futuros membros para os conselhos; já a diversidade étnico-racial tem sido o foco para novos membros em uma perspectiva de longo prazo
“63% dos respondentes declararam não fazer parte de nenhum grupo diverso, mas a maioria daqueles que se identificam como membros de algum desses grupos, seja em termos de gênero, raça/etnia ou orientação sexual, disseram que sua voz é ouvida e todas as opiniões são reconhecidas igualmente. Entretanto, foram identificadas algumas barreiras, sendo as principais a cultura do Conselho, que não incentiva a participação de todas as vozes no grupo igualmente, e a dominação das discussões por membros que não fazem parte de grupos sub-representados”, afirma Fernanda Allegretti, sócia-diretora do ACI Institute, do Board Leadership Center Brasil e de Markets da KPMG no Brasil.
O estudo “Diversidade nos Conselhos de Administração — Pesquisa Global”, foi conduzido com mais de 700 conselheiros, sendo 89 do Brasil, pelo ACI Institute e o Board Leadership Center, ambas iniciativas da KPMG. O material foi elaborado com o objetivo de entender melhor as percepções dos membros de conselhos de administração sobre os desafios e oportunidades com relação à diversidade nos conselhos. O perfil dos respondentes brasileiros foi composto da seguinte maneira: membro ou presidente independente do conselho de administração (49%); membro do conselho de administração (36%); presidente do conselho de administração e executivo da empresa (8%); membro ou coordenador(a) do comitê de nomeação e governança (7%).
CUSTOMER EXPERIENCE
De acordo com um estudo da Emplifi (antes conhecida como Socialbakers), plataforma líder em Social Marketing, Commerce e Care, 6 em cada 10 consumidores sentem que não estão obtendo uma excelente experiência ao fazer uma compra, com a Geração Z expressando a maior frustração. E mais, 2 em cada 3 consumidores usam as redes sociais em pelo menos um ponto de contato durante a jornada do cliente.
O dados vem de um relatório recentemente lançado pela Emplifi, “7 principais expectativas do consumidor impactando o sucesso das mídias sociais hoje”. O documento descreve insights sobre como diferentes gerações se envolvem com marcas, especificamente no que diz respeito a compras nas redes sociais e CX. Para esse estudo, foram entrevistadas mil pessoas nos Estados Unidos. A análise explora o que os consumidores esperam de suas experiências de mídia social e interações com a marca, e também como os profissionais de marketing podem adaptar suas estratégias para melhor atender a essas expectativas.
“As preferências de comunicação mudam com o tempo, o que representa um imenso desafio para marcas cujos produtos ou serviços atendem a várias gerações”, disse Alexandra Avelar, country manager da Emplifi no Brasil. “A chave para as marcas realmente se destacarem no CX é expandir os programas de atendimento e marketing para os canais em que seus clientes estão ativos. O digital abriu possibilidades infinitas, e as empresas que terão sucesso são aquelas que estão resolvendo os desafios de hoje com a tecnologia de amanhã.”
A pesquisa da Emplifi também destaca as preferências de plataformas de acordo com a geração. O Instagram (65%) e TikTok (51%) são populares entre as faixas etárias mais jovens, e o Facebook é mais popular entre a geração X (76%) versus a geração Z (43%). Essas descobertas ressaltam a importância de levar em consideração a idade ao moldar as personas do comprador e as iniciativas de CX em estratégias de mídia social.
Mais da metade dos entrevistados (56%) sente que a qualidade do atendimento ao cliente tem um impacto maior na percepção da marca. Quando solicitados a escolher um item que mais gera percepções positivas do negócio, os consumidores classificaram a disponibilidade de atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana (29%) e os tempos de resposta rápidos (28%) como os dois principais itens, mostrando o papel crítico de um serviço sólido e sempre atualizado na infraestrutura de atendimento ao cliente em todos os canais.
“Já não basta usar as redes sociais para cuidar. As empresas precisam adotar uma abordagem “sempre ligada” e dimensionar seus esforços para fornecer uma experiência perfeita”, disse Alexandra. “Temos a sorte de viver em uma época em que isso é possível. A tecnologia está aí, as marcas só precisam adotar.”