ENTREVISTA COM MARCOS DVOSKIN
1. Quem é Marcos Dvoskin?
Gosto muito de gente:
Família, amigos, colegas de escola/estudos e parceiros de trabalho.
Gosto muito de desafios e a busca pela liderança. Ser reconhecido como trabalhador e vencedor.
Adoro trabalhar e ter como referência os grandes líderes. Não temer desafios.
Ser objetivo.
A eterna busca pela Felicidade. Vale a pena. Penso que estou nela.
2. 28 anos RBS Mídia impressa, 3 anos de Editora Globo…
Só tenho lembranças maravilhosas na RBS/ZERO HORA:
– De sétimo no ranking para a liderança;
– Excepcional equipe e motivada para a vitória. Tínhamos a bandeira ZH. A DG nos dava as condições para trabalharmos;
– O crescimento da mídia impressa da RBS – a rede de jornais – com resultados econômicos relevantes. Poucos acreditavam;
– Na Editora Globo -o- grande desafio da Revista Época, mais 11 títulos e Editora de livros;
– Tudo novo e o grandioso na capital econômica do País;
– A forte concorrência com a líder Editora Abril;
– Foi muito aprendizado;
– Muitas Alegrias e vitórias;
– Muitos relacionamentos novos;
3. A filha Pais & Filhos
É uma longa e linda história.
Começa quando ainda estava na RBS. Fomos estudar a eventual compra do negócio Editora Bloch.
Depois ela se repetiu quando eu estava na Globo.
Quando terminado meu entendimento com a Globo, lembrei: E a Bloch?
Daí em diante é um longo trabalho para um grande desafio.
Hoje somos líderes nacionais no segmento Família no Brasil.
Somos focados.
Nossa audiência digital e a liderança é – e em todos os dias buscamos isso – desafiadora.
Nossa regra é de priorizar a qualidade: gera credibilidade e audiência para essa marca de 54 anos.
Sou muito orgulhoso de nosso trabalho em Pais&Filhos.
4. Amigos, futebol, corridas, restaurantes e Capão da Canoa/ Atlântida/ Rainha do Mar?
Sou e sempre fui de turma. Tenho certeza que ter sido um bom jogador de futebol ajudou muito a construir maravilhosos e diferentes relacionamentos.
Desde a pracinha em Capão até o futebol de praia passando pelos lindos e diferentes grupos de futsal (no meu tempo futebol de salão).
Depois que parei com o futebol, foram as corridas e os amigos da corrida que me fizeram amar essa atividade física e mental.
Em SP – Como executivo de ZH vinha muito para cá. Ia a todos os eventos/encontros, seminários em que a Editora era convidada. Fiz e tenho amigos na mídia e fora dela. Casei novamente aqui, ela é gaúcha né. A Leihla, com quem sou muito feliz. Tenho uma filha jornalista, um genro e 3 netos (Sofia, Caratina e Maurício) todos colorados como eu, que moram aqui. A Debora e o Pedro junto com as lindas Maria Antonia e Mara Clara moram no Rio. O Nelsinho – o mais velho – não sai de por nada de POA. Ficam todos muito próximos.
Gosto muito de morar aqui, Amo POA/RS.
GAV RS
Estiveram presentes mais de 80 pessoas, entre profissionais do mercado de marketing e comunicação do Sul do Brasil, na palestra de Giovana Alcântara, Diretora Comercial Regional do Kantar Ibope que ocorreu no auditório da ARP – Associação Riograndense de Propaganda – e que deixou suas cabeças e mentes mais aquecidas com o que foi apresentado. Os convidados que participaram do debate foram Augusto Rocha CEO da OTOCRM , Denise Marusiak Diretora de Mídia da agência HOC, Fabiana Londero Diretora Marketing da ARP e Patrícia Angeletti Head de Mídia Nacional da W3Haus deram um show de conhecimento em mídia com toda a sua maestria.
SBT RS
O SBT do Rio Grande do Sul dá início nesta sexta-feira (15) a mais umacobertura de inverno, direto de Gramado. O jornal SBT Rio Grande estará ao vivo no Estúdio de Inverno, estrutura montada ao lado da Rua Coberta, na Praça Major Nicoletti, um dos pontos mais movimentados da cidade serrana, com atrações para os telespectadores e turistas até o dia 20 de agosto.
Nesta primeira transmissão, o programa vai tratar da expectativa de Gramado para os meses mais frios e a edição cinquentenária do Festival de Cinema de Gramado, com a presidente da Gramadotur e secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Pereira Volk.
Além do SBT Rio Grande ao vivo às sextas-feiras, o estúdio será palco de uma edição especial do SBT Rio Grande 2ª Edição no dia 5 de agosto. No sábado, dia 6, será a vez do Masbah! especial, ao vivo de Gramado, com Brunna Colossi. Nas redes sociais, o SBT fará uma websérie sobre os 50 anos do Festival de Cinema de Gramado.
Também ao longo dessa cobertura, reportagens especiais de Guilherme Fadanelli sobre os encantos da serra no inverno gaúcho serão exibidas nos telejornais da casa. A cobertura de inverno tem patrocínio da Havan, que conta com um espaço instagramável no Estúdio de Inverno, e apoio da Gramadotur. A produção é do SBT e da Emovere Hub.
BANDEIRANTES
Essa não é a primeira passagem de Alexandre Mota pelo Grupo Bandeirantes. No ano de 2008, ele trabalhou em São Paulo como repórter no São Paulo Acontece e também Brasil Urgente nacional. São 31 anos de jornalismo atuando por três estados agora nas tardes da Band RS de segunda à sexta-feira das 16h às 17h. “É um grande prazer voltar à Band, casa por onde já trabalhei e fui muito feliz. A Band faz um jornalismo que admiro e é uma honra fazer parte dele agora”, comemora o apresentador. É com satisfação que o Grupo Bandeirantes recebe Alexandre Mota. “O Mota é um acréscimo gigante à programação da Band. Ele é um comunicador nato que vai movimentar o Brasil Urgente e aproximar a comunidade gaúcha a nossa emissora”, ressalta a diretora geral da Band RS Lisiane Russo. Para o gerente de telejornalismo Luiz Eduardo Rezende “a redação ganha como um todo, o Mota participa de todos os processos da produção do programa e é uma referência no jornalismo policial”. Alexandre Mota estreia na tela da Band ao vivo nesta sexta-feira (15) durante toda a programação que será diretamente de Nova Petrópolis (RS) na cobertura de Inverno Band 2022.
ZAFFARI
Inicia nesta semana, a fase de pré-lançamento do Clique & Retire, novo serviço de compras da rede supermercadista Zaffari e Bourbon. Em caráter experimental, cerca de 200 clientes da rede foram convidados a utilizar o sistema, que combina a compra pela internet com a retirada em loja. Essa é a primeira fase do projeto de e-commerce da rede que, em segunda fase, será complementado pelo serviço Delivery, de compras online com entrega em casa.
Visando garantir a qualidade de produtos e serviços que caracteriza a rede Zaffari e Bourbon, a liberação de acessos à loja online do Clique & Retire será feita de forma progressiva durante o pré-lançamento, até ser plenamente disponibilizada ao público. A loja Bourbon Assis Brasil está sendo a pioneira do projeto, recebendo uma estação de organização e armazenamento dos produtos e área para a retirada das mercadorias com três boxes para automóveis. A habilitação de novas lojas para a retirada das compras também será gradativa, acompanhando a implantação do novo serviço.
FEEVALE
O número de atendimentos prestados pela Universidade Feevale à sociedade, em 2021, aumentou em 69%, em relação ao ano anterior. Esses atendimentos contemplam atividades de projetos sociais que envolvem diferentes áreas e públicos, ofertando ampliação da qualidade de vida, difusão da cultura, oficinas lúdicas e esportivas, formação em tecnologia, educação em saúde, educação ambiental e direitos humanos, assistência jurídica e de gestão, e qualificação para mercado de trabalho. Os dados constam no Relatório de Responsabilidade Social 2021 da Instituição, lançado nesta terça-feira, 12.
No Relatório, a Feevale compartilha as ações desenvolvidas em 2021, a partir de sua Política de Responsabilidade Social, e os indicadores, que apontaram melhorias significativas no desempenho econômico, ambiental e social da Universidade. O presidente da Associação, Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Marcelo Clark Alves, diz que o ano foi desafiador, mas a Instituição conseguiu cumprir com a sua missão, mesmo diante de uma pandemia global. “Nesse período, nos sobressaímos com ações realizadas a partir da capacidade que a equipe tem de inovar, aprender com os movimentos e responder às mudanças”, afirma.
“Ao longo do ano, tivemos algumas dificuldades, mas conseguimos avançar em muitas questões. O número de novas admissões de funcionários, por exemplo, chegou a 183, 76 a mais que no ano anterior. Também aumentamos o percentual de empregados acima de 45 anos e o percentual de cargos de chefia ocupados por mulheres. Em 2021, o número de voluntários chegou a 267, contra 60 no período anterior”, explica o presidente da mantenedora da Feevale, acrescentando que cada atividade apresentada no Relatório contribuiu para que a Aspeur/Feevale atingisse as metas estabelecidas e pudesse fazer a diferença em diversas dimensões.
O reitor Cleber Prodanov diz que, apesar dos desafios impostos pela pandemia, 2021 foi um ano em que a Universidade Feevale conseguiu consolidar o seu papel estratégico nas regiões onde está inserida e se destacar nos cenários nacional e internacional, em função de suas inúmeras ações de combate à Covid-19. “Nesse período, a Instituição se manteve ativa na mobilização e articulação com prefeituras, empresas e sociedade e, além do permanente avanço da inovação, da ciência e da tecnologia, buscou preparar os estudantes para liderarem mudanças, encontrarem soluções e se destacarem no mercado de trabalho”, ressalta.
Prodanov salienta que os resultados obtidos no ano foram expressivos, mas ainda há muitos desafios pela frente. “Seguimos diagnosticando nosso desempenho, conquistas e avanços e, também, ampliando os relacionamentos e as parcerias com os públicos da Feevale. Acreditamos estar no caminho certo, pois sempre buscamos acompanhar as transformações globais, inovar e fazer a diferença para nossos estudantes e sociedade, garantindo, assim, um futuro melhor para todos”, conclui o reitor.
RÁDIO E TV
esta quarta-feira (13), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei 14.408, de 2022, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, onde passa a ser liberado que as emissoras de TV e rádio comerciais poderão comercializar, ceder ou transferir o tempo total de sua programação para produções independentes.
Atualmente, as emissoras de TV e rádio de todo o país já comercializam sua programação com produções de terceiros, como a cessação de fatias de horários em igrejas e associações religiosas. No entanto, essa prática muitas vezes era combatida pelo Ministério Público que abria processos na Justiça alegando que a venda configurava “subconcessões não oficiais dentro da concessão pública“.
Ou seja, uma espécie de concessão dentro de uma outra concessão, onde o MP alegava ainda que a prática fere o limite de 25% de veiculação de conteúdo comercial durante a programação. No entanto, com a lei, essa prática é regularizada.
O que não muda com a Lei é a responsabilidade pelo conteúdo produzido por terceiros para os titulares das concessões e permissões, podendo responder por eventuais irregularidades que este vier a contratar na execução da programação.
A lei também deixa claro a definição de publicidade comercial, que, segundo o Código Brasileiro de Telecomunicações, fica limitada a 25% do tempo total de programação das emissoras de televisão e rádio. conforme consta na norma, a publicidade comercial “é o espaço da programação na difusão de informações com conteúdo próprio de publicidade de produtos e serviços, e/ou de promoção da imagem e marca de empresas“.
Dessa forma, são excluídas as publicidades com conteúdo institucionais e a publicidade oficial, aumenta assim o espaço que poderá ser comercializado. A Lei 14.408/22 que permite o aluguel de espaço nas grades das emissoras altera o Código Brasileiro de Telecomunicações de 1962.
O que deu origem à Lei foi o PL aprovado no Senado em Junho, onde o senador Carlos Viana (PL-MG) disse que o objetivo era evitar os processos movidos pelo Ministério Público. Recentemente, a Justiça Federal condenou a Rádio e TV Bandeirante no Rio de Janeiro e a Rádio e TV Record por reduzirem o período total comercializado de sua programação para 25% do tempo diário, incluindo espaços alugados para entidades religiosas.
SÉRGIO COSSO
Após uma temporada de dois anos e meio como diretor geral do Grupo Bandeirantes no Rio Grande do Sul e mais três anos à frente da própria consultoria, Sérgio Cóssio retornou ao Grupo SCC. O gaúcho reassume a função de diretor regional da catarinense afiliada do SBT, cargo que ocupou na emissora até 2016.
BRIVIA
Um dos principais players de transformação digital do país irá inaugurar sua sede no Instituto Caldeira. Com origem no Rio Grande do Sul, totalizando nove operações no país e uma no exterior, a Brivia deve fechar o ano com mais de R$ 200 milhões em receita e 450 colaboradores. Seu objetivo com o novo escritório é reforçar conexão com o ecossistema de inovação, convivendo com negócios tradicionais que estão se reinventando, startups e talentos. A abertura do espaço ocorrerá nesta quinta-feira (14), a partir das 18h.
De acordo com o CEO da creative smartech — posicionamento adotado pela companhia no início do ano —, Marcio Coelho, a escolha da localização do novo escritório em Porto Alegre se baseia em um propósito claro:
— A Brivia está onde as coisas estão acontecendo. O Caldeira tem a missão de desenvolver a nova economia. E nós queremos fazer parte disso e contribuir com esse movimento de transformar a capital gaúcha e o Estado em um polo de desenvolvimento, inovação e tecnologia. Vamos levar para lá, também, o que está pulsando aqui.
Para Pedro Valério, diretor executivo do Instituto Cadeira, a chegada da Brivia qualifica o hub de inovação.
— O Instituto Caldeira nasceu com o objetivo de fomentar a nova economia no RS. A visão sempre foi constituir uma comunidade de pessoas, empresas e instituições que acreditam na inovação como vetor de transformação. Ter a Brivia como membro residente reforça a ideia de que estamos construindo um verdadeiro centro gravitacional de atores interessados em colaborar e construir parcerias competitivas que geram valor para todo o ecossistema.
Adepta da cultura nômade desde muito antes da Covid-19, com colaboradores espalhados hoje por 18 estados e três países, a Brivia estabeleceu uma série de processos para garantir a maturidade e a eficiência do trabalho remoto. Porém, segundo o Chief Operating Officer (COO) Fernando Silveira, essa crença não anula a relevância do modelo presencial.
— Conseguimos fazer tudo remotamente. Mas ter a oportunidade de, em alguns momentos, nos encontrarmos fisicamente é fundamental. E por vários motivos: fortalecimento de cultura, aproximação com os times, estímulo à empatia e promoção de um ambiente mais colaborativo. Entramos na pandemia com 150 colaboradores e, agora, somos mais de 400. Então, é um desafio grande.
Os escritórios da empresa — que completou 15 anos e se consolidou como um dos principais grupos de comunicação do Brasil — são chamados de B.A.S.E. É a sigla para Brivia’s Advanced System of Engajament (na tradução, Sistema Avançado de Engajamento da Brivia). A partir desse referencial, há sedes mais compactas e outras mais robustas, como será o caso da operação no Caldeira. O projeto é assinado pelo Estúdio Sambô.
— Essa base será completa, buscando posicionar, interagir e suportar o time. Projetamos que cada sede tenha capacidade de suportar em torno de 30% da equipe local. São espaços dinâmicos, sem mesas fixas. As pessoas não estarão lá o tempo inteiro. Queremos que ela seja utilizada para atividades que vão além da execução do próprio trabalho, incluindo momentos de integração, trocas de ideias e eventos. A convivência tem um poder insubstituível — explica Fernando Silveira.
DEBRITO BRASIL
Neste mês de julho, o Sebrae completa 50 anos de fundação. Meio século atuando com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo, atendendo desde aquele que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas. Certamente, um trabalho que merece ser valorizado e divulgado. E é aí que entra a Debrito Brasil.
Para essa data tão especial, a agência, que atua no mercado publicitário há 27 anos, elaborou um conceito criativo que valoriza a principal razão da instituição – os empreendedores – e, ao mesmo tempo, tem um olhar para o futuro. “O desafio dessa campanha era falar dos 50 anos do Sebrae sem se prender ao passado, mas sim, com um foco no presente, nas entregas da instituição, em mostrar que somos uma empresa do verbo, do fazer, do acontecer e de olho sempre no futuro. E nesse sentido, nada mais justo do que celebrar nesses 50 anos, os empreendedores das micro e pequenas empresas e colocá-los como protagonistas da campanha, pois são eles que fazem a diferença, eles que movimentam o país e que são combustível do Sebrae todos os dias”, disse Luiz Aurélio Gonçalves, gerente de comunicação do Sebrae Nacional.
Para apresentar esse conceito, a Debrito Brasil desenvolveu uma campanha publicitária com um roteiro inspirador e emocional: contou com empreendedores reais, clientes do Sebrae, sempre otimistas e bem-sucedidos. Afinal, são suas histórias de sucesso que fazem a história do Sebrae. “Criamos uma campanha publicitária que apresenta os empreendedores como o próprio Brasil. Mostrando que o micro e o pequeno negócio é que fazem o Brasil crescer. Eles são o Brasil. O Brasil que movimenta a economia e que transforma vidas. Foi um desafio enorme, mas, ao mesmo tempo, um prazer por participar de alguma forma desse aniversário tão especial”, disse Geraldo de Brito, sócio-diretor da agência.
O ponto alto da campanha é a trilogia de filmes de 1 minuto – com redução para 30 segundos – criados com a temática do “Ontem, Hoje e Amanhã”. Cada um deles tem sua própria linguagem visual e seu tempo verbal na locução, acrescentando um apelo criativo fundamental para a construção da ideia. As peças da campanha colocam os empreendedores em primeiro plano, destacando variações de títulos a partir do tema central “Eu sou o Brasil”.
Uma campanha que agradou e que vai cumprir seu papel, de acordo com Carlos Melles, presidente do Sebrae. “O Sebrae é imprescindível para o Brasil. Para o Brasil que acorda todos os dias, que se levanta e sai para empreender. O Brasil que abre portas, gera oportunidades, realiza sonhos, que cria seu futuro e faz história, e que encontra no Sebrae a força para seguir em frente. Uma verdadeira homenagem a todos os empreendedores”.
A campanha será exibida a partir desta terça-feira, 5 de julho, na TV aberta e fechada, além de rádio, mídia exterior, internet e redes sociais.
FENAPRO TRANSFORMA
O sistema Sinapro/Fenapro lança uma nova edição do paper “Fenapro Transforma”, que traz, como tema central, o desafio interno das agências para se adaptarem de forma competitiva às novas exigências do setor publicitário, decorrentes das mudanças no perfil e demandas dos clientes, dos avanços tecnológicos e até mesmo da necessidade de se reposicionarem junto aos clientes.
Além do compartilhamento do paper para as agências via online, o sistema Sinapro/Fenapro também promoverá workshops presenciais, em todos os Sinapros do Brasil, para debater o rico conteúdo da obra, com o objeto de incentivar presencialmente as agências a inserirem este conteúdo dentro de suas atividades diárias.
Desenvolvido a partir do levantamento de informações, pesquisas e informações colhidas junto ao setor de publicidade, incluindo os dados da pesquisa VanPro, realizada pelo sistema Sinapro/Fenapro, o novo paper é o segundo da série “Fenapro Transforma”, iniciada em 2021 para abordar as profundas transformações do setor de publicidade e seu impacto sobre as agências. O conteúdo é estruturado a partir da parceria do sistema Sinapro/Fenapro e a Delta Consulting.
“De acordo com dados da VanPro, a gestão de pessoas e a gestão financeira têm sido os grandes desafios das agências brasileiras. Por isso, escolhemos abordar estes temas nesta nova edição do Fenapro Transforma, trazendo referências conceituais e recomendações práticas relevantes para o perfil da maioria das empresas do setor no País”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.
“O conteúdo desse paper fala muito sobre como desenvolver modelos de gestão que criem maior engajamento e motivação com o trabalho e como organizar a equipe e implantar um modelo ágil, focado em resultados, além de dar dicas sobre as principais ferramentas que podem ajudar as agências a melhorarem a administração do negócio”, salienta Queiroz.
São 52 páginas divididas em três capítulos, e cada capítulo traz dados e informações de fontes importantes do mercado, listando de três a oito dicas essenciais para a gestão das agências, conforme o assunto abordado. Após o lançamento do paper, o sistema Sinapro/Fenapro vai aprofundar o conteúdo de cada um dos capítulos. A recomendação é que empresários e publicitários façam uma leitura aprofundada do material, que pode ajudar as agências a evoluírem em seus caminhos e a buscarem soluções para a melhor adaptação ao atual cenário.
A partir de uma análise do cenário incerto e volátil, o documento destaca a necessidade de se compreender quais são as competências indispensáveis às agências e seus profissionais e mostra a importância do investimento em pessoas e no desenvolvimento de uma cultura empresarial que favoreça e estimule o engajamento das equipes.
No capítulo “Como desenvolver um modelo de gestão que crie maior engajamento e motivação com o trabalho”, o paper aborda o incentivo à autonomia, à descentralização e à aplicação de meritocracia efetiva, bem como a necessidade de se investir no desenvolvimento dos times. Entre as formas de se colocar em prática esse modelo está o compartilhamento e circulação de informações e estratégias, a gestão participativa e a abertura de espaço e condições para a experimentação e a inovação.
Isso inclui a valorização das ideias compartilhadas pela equipe, a redefinição de papéis (se necessário), os questionamentos sobre as entregas (se estão de acordo com os desafios do mercado), o entendimento dos indicadores estratégicos, a condução de reuniões para que a equipe possa interagir diretamente com clientes e a promoção de debate sobre os desafios dos clientes.
Já o capítulo “Como organizar sua equipe e implantar um modelo de gestão ágil focado em resultados” aprofunda questões como ferramentas, métodos e práticas que vão ajudar as agências a terem a rapidez e a entrega qualificada exigidas hoje, sempre tendo no horizonte a imprevisibilidade e volatidade do mercado.
O paper aponta que uma gestão ágil passa por quatro práticas: foco na execução, com ciclos curtos de planejamento e monitoramento, com envolvimento de todos os níveis da organização; estratégia como priorização, decisão e aprendizado, com atualização constante e ajustes em tempo real; metas ambiciosas como estímulo à criatividade e ao foco nos resultados; alinhamento e transparência, com circulação de informações, status de report de conhecimento amplo e convergência entre equipes.
Para que essas práticas atinjam os objetivos, o paper sugere a aplicação de ferramentas como OKRs (Objetivos e Resultados-chaves), Scrum (gerenciamento colaborativo de tarefas) e Sprint (organização de tarefas), além de um marketing ágil, plataformas flexíveis, analytics em tempo real, times descentralizados e inovação aberta.
Por fim, o capítulo “As ferramentas essenciais para gestão financeira de uma agência” considera que um dos principais desafios das agências é precificar seus serviços e produtos e, portanto, encontrar o ponto de equilíbrio do negócio. O documento engloba ainda a análise de rentabilidade por cliente e a gestão orçamentária.
A partir desses pontos, o paper traz quatro referências para os gestores das agências a fim de auxiliá-los na precificação. São elas: os valores praticados pelo mercado de produtos ou serviços similares; os custos empresariais e de produção; o valor gerado ao cliente e o nível de procura pelo produto ou serviço.
O documento orienta que é importante entender qual é a margem de contribuição e, a partir desta margem e das despesas de custeio, qual deve ser o percentual da capacidade produtiva para se avaliar o preço em relação ao mercado e obter um ponto de equilíbrio, considerando não só os valores, mas também os diferenciais competitivos e a percepção do cliente. Também recomenda pactuar indicadores claros, considerando que precificação também pode ser baseada em resultados. Adverte ainda para não se projetar os preços visando um ponto de equilíbrio com percentuais muito altos de capacidade operacional ocupada.
O Fenapro Transforma pode ser acessado por este link.
INFLUENCERS
Com a pandemia, o uso das redes sociais aumentou significativamente. Este crescimento do número de usuários, auxiliou no aumento expressivo do número de influencers – pessoas que agregam até milhões de seguidores através da produção de conteúdo nas redes sociais.
Além da produção de conteúdo, muitos utilizam das redes sociais para divulgar marcas e produtos, seja recebendo um patrocínio por trás ou por uma pura recomendação autêntica.
Ao analisar a população de todos de países, todos informam que são influenciados em algum grau após ser impactada por estas recomendações.
Porém, no caso do Brasil, este número é ainda maior. O país é o primeiro no ranking mundial em que os influencers são mais relevantes para a decisão de compra online.
É o que releva um estudo da plataforma de cupons CupomValido.com.br com dados da Statista e HootSuite sobre o poder dos influencers.
Mais de 43% da população brasileira já realizou uma compra influenciado por uma celebridade ou influencer, uma taxa significativamente maior que outros países, como 17% no caso dos Estados Unidos.
TAMPINHA LEGAL
Como uma das empresas mantenedoras do programa Tampinha Legal, a Polo Films tem muito orgulho em compartilhar a recente divulgação do Instituto SustenPlást. A iniciativa alcançou a marca de R$ 2 milhões, o valor equivale a 890 toneladas de tampinhas plásticas arrecadadas nos 5 anos de programa em mais de 3 mil pontos de coleta distribuídos pelo Brasil nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Bahia e no Distrito Federal.
Com mais de R$ 2 milhões destinados integralmente para 382 entidades assistenciais, o Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em Economia Circular da indústria de transformação do plástico da América Latina, mostra o quanto a população está cada dia mais consciente sobre o destino correto dos resíduos plásticos. A contribuição da Polo Films é destinada ao Lar do Menor, em Montenegro (RS), onde está localizada a indústria.
O CEO da Polo Films, Antonio Jou Inchausti, destaca o orgulho que a empresa tem em ser uma das mantenedoras do Tampinha Legal. “Como referência na comercialização de produtos de filmes plásticos, também perseguimos os objetivos sustentáveis da circularidade, uma meta que não se alcança sozinho. O Tampinha Legal é o maior programa de mobilização social e educacional que promove a circularidade dos materiais no País”, declara Jou. Além de mantenedora do Tampinha Legal, a Polo Films é apoiadora da entidade assistencial Lar do Menor, em Montenegro (RS), proporcionando apoio logístico a fim de que a instituição possa efetuar a entrega das tampas plásticas coletadas.
Para Simara Souza, coordenadora do Instituto SustenPlást, responsável pelo Tampinha Legal, os números representam o compromisso da sociedade com o destino correto da matéria-prima, além de apresentar a Economia Circular na prática. “Ao longo destes cinco anos de atuação, vários setores se uniram: órgãos públicos, escolas, comércio, etc. A colaboração é o melhor caminho para encontrarmos, juntos, soluções inovadoras, inteligentes e de baixo custo a fim de aumentarmos a qualidade de vida de todos os envolvidos. Plásticos são 100% recicláveis. Ao desprezarmos qualquer pedacinho de plástico, estamos desperdiçando recursos como matéria-prima, água e energia por exemplo”, afirma Simara.
“Artefatos plásticos não têm pernas, não têm asas e não têm nadadeiras. Se foram encontrados em local inadequado é porque seu descarte foi inapropriado”, afirma Alfredo Schmitt, presidente do Instituto SustenPlást, que, de forma lúdica e de fácil compreensão, trata sobre a responsabilidade humana por seus próprios resíduos. E complementa que sustentabilidade deve atender aos três quesitos: econômico, social e ambiental.
Com os recursos obtidos com o programa, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações. O Tampinha Legal atende aos conceitos de ESG, Logística Reversa e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
ECOGLOBAL
Entender as relações entre marca e consumidor é um importante passo para criar estratégias de negócios concisas e eficazes. Com intuito de auxiliar as marcas nesta missão e aproximá-las de seu público, a Ecglobal, empresa do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, divulgou nesta terça-feira (12), a 4ª edição do Net Love Score (NLS), ranking das marcas que conquistaram os corações dos brasileiros.
Este ano, o iFood lidera o ranking, seguido por WhatsApp e Havaianas.
“O resultado apontou nesse ano equilíbrio na presença dos setores de consumo e tecnologia entre os entrevistados e uma aproximação com um maior número de marcas de diversas categorias, com uma queda nos índices de lealdade levantado pelo estudo, resultado que pode ser atribuído ao contexto econômico, que obrigou os consumidores a considerarem outras marcas entre as suas amadas”, ressalta Alan Liberman, CGO e Co-CEO da Ecglobal.
Na comparação com anos anteriores, que tiveram empresas como Nubank e Uber na lista, foi possível verificar o impacto de fatores como concorrência, questões sociais e econômicas trouxeram para o ranking. Os dados também mostram a estabilidade de empresas como Samsung, Omo, YouTube, WhatsApp e Coca-Cola que estiveram presentes nos últimos três anos no top 10 do NLS.
Também foram estudados 24 fatores de geração do vínculo com as marcas por segmentos com questões sobre atendimento de necessidades dos consumidores, impacto social e ambiental, alinhamento e presença delas na vida entrevistados, entre outros.
“O NLS evoluiu ao longo dos anos para trazer uma maior riqueza de insights e conhecimento aprofundado sobre como se dá essa conexão emocional com as marcas e quais os principais critérios para que esse carinho aconteça. O objetivo é entregar aos nossos clientes cada vez mais informações para as tomadas de decisão”, explica a co-fundadora e CEO da Ecglobal, Adriana Rocha.
“A proximidade da Ecglobal para entender os consumidores a partir dos estudos como o NLS permite um mapeamento detalhado das tendências comportamentais e sociais do público e direcionam nossos clientes para estratégias de negócios mais assertivas com os pontos fortes e também àqueles a serem lapidados para atingir o público esperado”, aponta Guilherme Stefanini, responsável pelo ecossistema de marketing do Grupo Stefanini.
Com métrica própria, o NLS usa como base critérios como intensidade, preferência, fidelidade e amplitude para obter índices que variam entre -100 e +200 pontos e definem a colocação das marcas tanto por categoria, quanto na mensuração global.
Os 4.170 participantes de diferentes perfis – classes sociais, gêneros, faixa etária e regiões – responderam questões relacionadas a 30 categorias divididas em oito segmentos: eletrônicos e eletrodomésticos, FMCG (bens de consumo rápido), fashion e beleza, finanças, transporte, varejo, serviços e nova economia.
Entre as mudanças para 2022, estão as adições das categorias de produtos para pets, sorvetes, eletrodomésticos e supermercados às análises.
O ranking e outros dados coletados estão disponíveis no site netlovescore.com que também oferece diversas análises adicionais para um completo diagnóstico e consultoria sobre o desempenho das marcas nas categorias.
VAREJO
Com o fortalecimento do e-commerce e a expansão do comércio online, os lojistas estão enfrentando um novo processo de evolução voltado para a conectividade de seus serviços on e offline. A All in, plataforma que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar empresas a otimizarem seus resultados, acaba de divulgar, em parceria com a Opinion Box, uma pesquisa com foco no comportamento do consumidor. A empresa constatou que atualmente, 87% dos consumidores já fazem compras online, com as redes sociais conquistando um espaço significativo nesse meio. A mesma pesquisa aponta que 75% destes consumidores já utilizam as redes sociais para buscar produtos, destacando tendências como social e live commerce.
“Traçar perfis para o consumidor atual é essencial para compreender as movimentações do varejo e apresentar previsões e expectativas que servirão de base para a construção de estratégias de negócios por parte dos lojistas, principalmente no que diz respeito a digitalização e ao fortalecimento da marca no mundo online”, destaca Ricardo Rodrigues, head de produto na All in.
Datas sazonais são as mais importantes para o varejo e as principais no trabalho de apuração e análise de comportamento para traçar tendências e expectativas futuras com foco no cliente. Durante o período de Dia dos Namorados deste ano, a All in apurou dados de faturamento que chegaram a 6.5 bilhões para o varejo e, com isso, diversas outras informações foram apuradas, entre elas os hábitos de compras. Segundo analisado, 83% dos usuários preferem usar WhatsApp para atendimento.
“Essas informações contribuem para alertar o varejista de novas tendências, além de apontar novos caminhos para o sucesso de seus empreendimentos. Analisar as preferências do consumidor é essencial para a promoção de serviços personalizados e garantir um customer experience de qualidade”, completa Rodrigues.
Rodrigues também aponta que as demandas de um cliente online podem ser muito parecidas ou quase idênticas às observadas junto ao cliente presencial. “Muitas vezes, estes clientes são os mesmos e se complementam: presentes on e offline. O que deve ser olhado e devidamente considerado é a integração das informações para que a loja física tenha tanto acesso aos dados de preferência do consumidor quanto as lojas online – e vice-versa – e assim, o cliente seja atendido igualmente bem, de forma personalizada, por ambos os espaços”, afirma o executivo.
Garantir um bom posicionamento de marca e estar conectado a ela é um fator essencial para se estabelecer no comércio eletrônico. De acordo com Rodrigues, “o que vem mudando de forma significativa e crescente é a velocidade com a qual se espera uma jornada de compra completa e eficiente, que crie cada vez mais sinergia com seu principal parceiro: o cliente final”, diz. Dessa forma, alguns fatores e soluções a serem implementados se tornam essenciais para uma evolução de sucesso com estratégias omnnichannel para o varejo.
Alguns diferenciais como a criação de sistemas mais ágeis como um FAQ, com perguntas e respostas frequentes em relação aos produtos e procedimentos para compra, contribuem e fazem a diferença no momento de conquistar clientes online. Além disso, a existência de uma vitrine de recomendações, baseada no que o consumidor mostrou interesse ou mesmo comprou anteriormente, é um bom caminho para gerar confiança e fidelizar o cliente.
Nesse sentido, aspectos e características do trabalho realizado em uma loja física podem ser compreendidos, ajustados e transportados para oferecer uma experiência completa para o cliente virtual.
“É crucial que estes lojistas pensem com a cabeça do consumidor. Se cada um de nós estiver navegando por algum site ou aplicativo à procura de um produto, a qualquer hora do dia, certamente vamos querer ter informações descritas do item, selecionar filtros de segmentação para melhor seleção e entender quais canais temos à disposição para sanar as dúvidas que possam surgir, dessa forma, estar atento às tendências e se adaptar às demandas do mercado se tornam mais do que essencial”, finaliza Rodrigues.
CANNES LIONS
A publicidade tem apresentado cada vez mais soluções criativas e sofisticadas para ampliação da relevância de marcas e produtos que abordam a transformação social. A impressão sobre os resultados de Cannes Lions 2022 é de Fred Gelli, co-fundador e CEO da Tátil Design, que destacou em live na quinta, 7, que os criativos devem fugir do lugar do engajamento clássico para campanhas ESG.
“Dá para fazer isso através do que chamamos de engajamento pelo desejo. É sair do lugar do eco-chato de que um produto, para ser sustentável, para estar conectado às pautas sociais, tem que ser um produto boring, que não tem impacto sensorial, que não engaja pelo desejo, mas pela culpa”, disse, citando campanhas como as realizadas pelo GreenPeace. O vencedor de dois leões de ouro disse que “a natureza, ao contrário, sempre que quer mudar alguma coisa, age pelo desejo”.
A fala aconteceu no Arena e Ideias, debate online realizado pela Oficina Consultoria, que também recebeu as CEOs Natasha de Caiado Castro, da Wish International, e Márcia Esteves, sócia da TBWA/Lew Lara, para um bate-papo online sobre a repercussão do festival e a hegemonia das pautas ESG na indústria criativa e nos negócios.
Ao reconhecer e louvar a tendência ESG na publicidade, Gelli reforçou que há um descompasso em relação à transformação do mercado e da indústria. “Concretamente, no mundo, na operação dos negócios, ou no protagonismo de marcas ajudando a construir um futuro desejável, o tema segue avançando em uma velocidade, na minha perspectiva, aquém do que a gente precisa”, lamentou.
Patrícia Marins, sócia-diretora da Oficina Consultoria, concordou que os trabalhos premiados trouxeram dinamismo e soluções criativas, e que as mudanças devem acontecer nos fundamentos de operação das empresas. “Os prêmios reforçam que a transformação empresarial sustentável precisa ser mais do que apenas uma ‘boa’ ideia. Precisa ter um forte impacto social para gerar crescimento lucrativo e mudanças permanentes”, ela disse, ao mediar o debate.
Márcia Esteves, por sua vez, destacou a importância da análise do peso da responsabilidade da indústria criativa e da comunicação como atores na mudança socioambiental. “Nosso papel é, de fato, trazer a verdade através de ideias poderosas que possam de fato gerar transformação real”, disse. Segundo ela, os comunicadores devem recomendar o melhor para o cliente, por meio da parceria e da confiança, para construção dessas transformações.
Para os convidados, a diversidade e a inovação são essenciais para as pautas de transformação social. “Nossa função, enquanto agência, primeiro, é montar essa estrutura plural dentro do nosso universo. Receber essa pluralidade e abraçar essa cultura plural. Depois, ligar o nosso radar e transformar essa informação para o nosso cliente. Temos que traduzir isso para eles”, disse Natasha de Caiado Castro.
A diversidade da cultura brasileira, segundo eles, proporciona ao país ter uma das melhores e mais premiadas indústrias criativas do mundo. “A gente devia ter muito orgulho do que a gente faz. O mercado da comunicação gera empregos e, como criatividade, nós somos um produto de exportação. Nosso país é diverso, plural, se encontra nas misturas e faz da criatividade um produto que pode transformar a nossa sociedade e o mundo”, finalizou Esteves.
O Brasil conquistou 70 troféus no 68º Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Foram 10 leões de ouro, 21 de prata e 39 de bronze, uma performance superior à de 2021. No entanto, nenhuma empresa nacional recebeu o “Grand Prix”, prêmio máximo de cada categoria.