ENTREVISTA COM FERNANDO DI PRIMIO
1. Quem é Fernando Di Primio?
Nasci na Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre em janeiro de 1954 (aquariano da gema!), filho do engenheiro José Miguel Conceição e da professora de piano na UFRGS, Lucila di Primio Maineri Conceição. Tenho quatro irmãos, dois homens, duas mulheres. Passei a melhor infância e adolescência do mundo na Rua Pelotas, no bairro Floresta, numa casa com um grande quintal, entre bolinhas de gude, fogueiras de São João no meio da rua (com busca-pés explodindo para todos os lados), futebol na pracinha e nos fundos de casa, goiabeiras, jacarandás floridos, carrinhos de lomba, jogo de tacos no paralepípedo, reuniões-dançante e tanto mais. Estudei sete anos no Colégio Anchieta. “Obrigado” por meu pai, passei no vestibular para Direito, na UFRGS, mas consegui convencê-lo a me pagar o curso da Famecos, na PUC. Cursei os dois ao mesmo tempo (um pela manhã, outro à noite) e ainda fui presidente do CAAP (Centro Acadêmico Arlindo Pasqualini) e vice-presidente do DCE da PUC (imaginem, no início dos anos 70!). E me formei em ambos, Direito e Jornalismo, no tempo normal. Aos 22 anos, já tinha duas faculdades. Conta a lenda que eu teria “jogado” (delicadamente, é óbvio) o diploma de Direito no colo de meu pai (nunca imaginei passar a vida inteira obedecendo juízes hehe). E fui ser jornalista.
2. Precocemente, ainda estudante de jornalismo editastes um jornal com tiragem de 20 mil exemplares. Em 1982 fundastes a Jornal Comunicações, hoje Di Primio Editora, nos conta como foi essa experiência.
Na verdade, eu costumo dizer que nasci jornalista. Sempre fui curioso, ativo, líder e empreendedor. Mas já aos 10 anos, virei editor. Lancei meu primeiro jornalzinho, o “Furo”, datilografado em uma velha Remington portátil, mas já bem diagramadinho e impresso em um mimeógrafo a álcool. As edições traziam notícias da rua, fofocas do “mister anjinho” e entrevistas com jogadores do Grêmio, nos tempos em que meu tio Chico Maineri nos levava aos treinos no Olímpico e eu invadia, literalmente, o gramado suplementar para atacar Alcino, Everaldo, Airton e outros, sob o olhar benevolente do roupeiro Hélio, que às vezes ainda nos dava uma bola de presente. A tiragem era de uns 50 exemplares, que eu saia vendendo de porta em porta pelo bairro. A receita era aplicada em bolas de futebol e camisetas de nosso clubinho de infância, o CAC. E aí, aos 19 anos, em 1973, como falastes, ainda na Faculdade e agora já como membro da diretoria do DEE- Diretório Estadual de Estudantes, lancei o hoje lendário Minuano, jornal universitário, com 20 mil exemplares de tiragem e, perdoe a modéstia, muito bem editado. Entrevistei, nos camarins do velho teatro Leopoldina, nomes como Chico Anísio, Toquinho, Juca Chaves e Rogéria. E cobri, como “penetra credenciado” os primeiros festivais de cinema de Gramado. (Ah, que visão, tête-a-tête da Vera Fischer na piscina do Serra Azul!). O Minuano era tão bom que ficamos, por dois anos consecutivos, em segundo lugar no então famoso Prêmio Parker de Jornalismo Estudantil, (eleitos por um júri que tinha jornalistas do naipe de Mino Carta, Audálio Dantas, Miguel Jorge e Juarez Bahia). Mino Carta, aliás, assim justificou o seu voto, o que nunca esqueço: “Coloco o Minuano em primeiro lugar porque entendo que foi aquele que melhor compreendeu a função significativa e necessária do jornalismo atual”. A propósito, no mesmo Prêmio Parker eu, pessoalmente, conquistei o título de “Melhor Texto do Brasil no jornalismo universitário”. Baita orgulho pra um guri.
Em 1977, fui contratado como Gerente de Comunicação Social do SENAC-RS, meu primeiro e único emprego, onde fiquei até 1986.
Em paralelo, identifiquei claramente, na contramão do mundo (dominado à época pela “aldeia global” de Mc Luhan), o caminho da comunicação segmentada (o one-to-one). E logo me pus a fazer outros tantos “jornaizinhos de empresa, tenho cunhado (ou assumido, não lembro) o aposto “jornalismo empresarial”.
Até que, em 1982, aos 28 anos, fundei a Jornal Comunicações com o firme propósito de ser uma editora especializada em comunicação dirigida e segmentada. Foi uma empresa maravilhosa, com uma equipe maravilhosa que, entre outros tantos legados, deixou a história de dez anos da revista Wonderful, a segunda melhor revista já editada no sul do Brasil, superada apenas pela célebre Revista do Globo.
3. Hoje, és considerado o maior especialista no segmento de supermercados, em especial da AGAS. Mas o Brasil inteiro conheceu as tuas realizações e edições diversas. É verdade?
Ainda em 1982 – quando, logo no início da empresa, editamos o “Jornal do Jair” (alusivo à primeira campanha eleitoral direta para governador depois de muitos anos), com um milhão de exemplares, nós fomos contratados pela AGAS, através do Norberto Bozzetti e do saudoso Pedro Zaffari, para passarmos a editar o então “Boletim AGAS”, que logo transformaríamos em revista (num tempo em que nem anúncios coloridos existiam). Não apenas foram 263 edições da Revista AGAS, como toda uma exitosa trajetória profissional ligada ao setor de supermercados, que inclui a cobertura de mais de 350 eventos do setor no Brasil e exterior (como a feira da Abras no Riocentro-RJ, o SIAL em Paris, o FMI em Chicago (treze vezes!) e Anuga, na Alemanha, entre tantas outras). Fui também, durante quatro anos, entre 1995 e 1999, diretor-editor da revista SuperHiper, da Associação Brasileira de Supermercados, a mais importante publicação de varejo da América do Sul, onde bati o recorde de páginas de uma edição de revista com cerca de 500 páginas. Como editor, também relancei o Anuário Brasileiro de Supermercados (com quatro edições entre 1997 e 2002 e cerca de 900 páginas cada um) e escrevi livros como “A história dos Supermercados Gaúchos” e, em 2020, “Do Bolicho aos Supermercados” (série de livro e documentário), que conta a história de 100 anos do varejo no Rio Grande do Sul e de 70 anos do advento dos supermercados, que comemoramos neste ano.
Ainda no setor, além da AGAS, fui um dos criadores das principais Convenções de Supermercados do País (com especial destaque para a APAS de São Paulo) e criei e editei por vários anos, as revistas da Associação Paulista de Supermercados, da Associação dos Supermercados do Rio de Janeiro, da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, além da Estilo Zaffari, para a Companhia Zaffari, da revista da Federasul e, mais recente, da ótima revista Brasil Atacadão.
Também me orgulho de ter criado os guias “O Melhor de Gramado” e “O Melhor de Porto Alegre”, além do “Propaganda Sul” para a ARP. Além de ter editado mais de uma dezena de livros de amigos e clientes.
4. E como sobreviver nesse meio?
Embora hoje esteja mais difícil defender o meio impresso, a grande verdade é que ele é o único que ficará. Obviamente que não há como contestar a importância e a contribuição das redes sociais, dos veículos e canais digitais. Mas também é evidente a sua superficialidade e, principalmente, volatilidade, efemeridade.
Os jornais realmente enfrentam muita dificuldade. Não sobreviverão na velocidade do mundo atual. Mas os livros são eternos. E nenhum outro meio de comunicação humana é tão saboroso quanto uma revista. Além de uma revista conseguir reunir tudo o que há de melhor nos outros meios, como a imagem da televisão, a portabilidade do jornal e a companhia do rádio, ela ainda tem o doce condão de surpreender com matérias inusitadas. A internet lhe dá o que você busca. A revista te surpreende com maravilhas que você não conhecia. E poucas coisas podem ser melhores do que a companhia de uma revista embaixo de uma árvore…
A verdade é que a sobrevivência decorre da capacidade de adaptação aos novos tempos e, por que não dizer, da abrupta redução de players da concorrência. A síntese de tudo é sermos bons geradores de conteúdo, verdadeiros, criativos, apaixonados. As pessoas precisam de informação de qualidade, de verdade e de saber. Sou um adepto visceral do digital. Mas amo o insubstituível livro e a encantadora revista. Obviamente, quando bem feitos. Liberdade, emoção e persistência sempre foram palavras que nortearam cada minuto de minha vida. Não sei fazer errado ou mal feito. E tenho o raro privilégio de ter nascido com vocação e (novamente, me desculpem um certo exagero) talento. A isso, somei muita vontade, determinação e uma boa pitada de savoir faire. (Muito embalado por uma frase de minha sábia avó Antonina que dizia: “Não dá importância para o que não tem importância”).
5. Se falarmos em prêmios pelas tuas qualidades e acima de tudo apoiar e comunicar num mercado altamente competitivo, deve te orgulhar muito, não é mesmo?
Óbvio que os prêmios são importantes, estimuladores, símbolos de reconhecimento de uma trajetória no caminho certo. Tanto com a Jornal como com a Di Primio, nós ganhamos vários, como diversos prêmio Aberje (Associação Brasileira da Comunicação Empresarial), ARP, Prêmio Colunistas e, mais recentemente, com nossa revista Freeway, duas vezes distinguida pela ANATEC (Associação Nacional de Editores de Revistas) como a Melhor Revista Corporativa do Brasil.
Mas o que mais conta, o que mais me orgulha, o prêmio maior, é o legado que fica. Para mim, a vida é isso. Se considerarmos desde o Minuano lá em 1973, estou completando 50 anos de jornalismo nesse ano. E olhando para trás, conto cerca de 2.500 edições publicadas (literalmente uma por semana nesses 50 anos) para clientes como AGAS, SKY, Zaffari, Vonpar, Iguatemi, Atacadão, Abras, Federasul, Kurotel, STB, Freeway, Country Club e tantos outros. Ao longo desse tempo editamos quase 70 mil páginas, com mais de 20 milhões de exemplares impressos. E entregues!
Sempre perseguindo o ideal da comunicação dirigida, que é absolutamente insuperável, quando – primeira lição que aprendemos na faculdade de comunicação – a mensagem alcança, impacta e emociona o receptor, o leitor! Touchê!
5. Finalizando, como é o Fernando como pai, amigo, torcedor do grêmio e participante de várias confrarias? Tens sucessor?
O maior dos orgulhos que tenho na vida é o de ser pai. Fui sempre um bom pai; zeloso, presente, companheiro. Não obstante todos os meus compromissos profissionais, nunca hesitei em fazer qualquer coisa para pegar o último avião e estar na festinha na escola. Estive em todas as formaturas, nos campeonatos de futebol, de pingue-pongue, nas apresentações de teatro, de música e de patinação, em tudo, sempre!
Fomos ao circo, à Disney, viajamos muito, jogamos bola, jantamos, brincamos. Temos um código secreto: somos super amigões!
Tenho três filhos maravilhosos. O Rafael, publicitário e o Felipe, fotógrafo, dirigem o Haluz, sem dúvida um dos melhores estúdios de foto e vídeo do Sul do país. E o Thiago, que se formou em Cinema, e hoje é professor titular de Filosofia no Colégio Anchieta. Amo eles mais do que tudo! São sim, meus sucessores no mundo da comunicação.
Me orgulho também de ter viajado muito, mais de cinquenta vezes mundo afora. E de (tentar) ser poeta, com quatro livros publicados.
Ademais, considero o amor e a lealdade as maiores qualidades humanas e por isso participo! Admiro, respeito e valorizo meus amigos.
Hoje, além de conselheiro do Grêmio desde 2007 (ah, outra gigantesca paixão que compartilho com meus filhos) e presidente da Comissão Memorial do clube, sou o atual presidente do Clube dos Jornalistas de Opinião; membro do Conselho Gestor da Associação dos Antigos Alunos do Anchieta e integro a confraria Brotherhood Friendships, que nos reúne em torno de charutos, boa mesa e bons vinhos. E sou, brincadeiras à parte, presidente vitalício do nosso grande CAC, o clubinho da infância da Rua Pelotas, cujos encontros afagam nossa alma até hoje, adulando mais de 60 anos de amizade com reminiscências e muitas risadas.
Amo a vida! Amo os amores, sabores e odores que ela proporciona.
E sou essencialmente um otimista! Vejo as coisas com leveza e com sonhos e projetos diários que me catapultam.
E talvez tenha apenas uma inveja: de Pablo Neruda. Por ele ter cunhado antes de mim uma frase com a qual eu gostaria de registrar minha passagem por aqui: Confesso que vivi!
GOVTECH SUMMIT
O evento que iniciou na quinta-feira (15) e encerra na sexta-feira (16), agitou as principais organizações de diferentes setores, ao todo foram 22 organizações entre empresas e startups que expõem seus produtos e serviços no Nau Live Spaces (Avenida Presidente Franklin Roosevelt, 1308 – São Geraldo), em Porto Alegre. Com um grande dia de abertura, o evento contou com a presença de Eduardo Leite, Governardor do Estado do Rio Grande do Sul e Sebastião Melo, Prefeito de Porto Alegre no palco Banrisul GovTech que falaram sobre a importância de um evento como este, que ajuda a promover um grande debate sobre o futuro e inovação através de práticas governamentais.
Além do palco Banrisul GovTech, no primeiro andar é possível encontrar o palco Sebrae GovTech que recebe pitchs e painéis voltados ao universo das startups, uma iniciativa SebraeX. Ainda no primeiro andar, após o credenciamento os visitantes são direcionads para um lounge do Banrisul, com sofás e cadeiras para descanso ou networking e as empresas e startups ficam no mezanino do hub. No segundo andar o evento oferece espaços para a Oracle, a Prefeitura de Porto Alegre, ao Serviço Social da Indústria (Sesi) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O espaço também possui sofás, cadeiras, mesas e vista privilegiada para o palco Banrisul GovTech.
ARP E CLUBE DE CRIAÇÃO
Na última terça-feira (13) a ARP reuniu em sua sede conselheiros do Clube de Criação RS e diretores de criação de importantes agências do mercado: HOC, Escala e Eyxo. A ideia é aumentar a adesão dos criativos ao clube e montar parcerias para projetos, além de discutir a profissão, os modelos de agências e a formação de novos profissionais pelas universidades e escolas técnicas. O Presidente da ARP, Fernando Silveira, foi o responsável por essa aproximação e colocou a entidade à disposição para viabilizar o que for necessário. Pelo Clube de Criação participaram Cado Bottega, William Mallet e Gabriela Gomes. Pela Escala, o Diretor de Criação, Beto Lopes e pela HOC, Tevo Farneda, e Marlon Abraão, além do representante da Eyxo, Gabriel Diniz. Vem coisa boa por aí!
PALESTRA ARP
Buscando trazer informações de qualidade e promover o acesso ao conhecimento, a ARP – Associação Riograndense de Propaganda realizará a palestra “Como Construir Marcas que Impulsionam Negócios” no Swan Generation.
Quem falará sobre o assunto, no dia 20 de maio (terça-feira), às 19h30, será a diretora e fundadora da empresa de consultoria Cordão, Daniele Lazzarotto. O evento é gratuito e exclusivo para associados da ARP e convidados.
A consultoria de Daniele é focada em desbloquear o potencial das empresas através da estratégia. A profissional é pós-graduada em branding, professora em diferentes programas de MBA – em instituições como Unisinos, Uniritter e Fadergs – e atende marcas como Agi, O Boticário, Tramontina, Sicredi e Estapar.
Durante a palestra, ela buscará responder algumas questões recorrentes entre os propagandistas, como:
– Como as marcas funcionam e qual é o poder de um branding bem construído?
– Por que temos cada vez menos retorno mesmo quando trabalhamos mais?
– Quais são os principais inimigos do marketing a serem evitados?
– O que podemos aprender com empresas que cresceram impulsionadas por suas marcas?
Através de exemplos reais e de seu know how, Daniele irá demonstrar de forma prática como a construção de marcas pode alavancar os resultados de negócio. O evento conta com o apoio do Grupo RBS e da Eletromidia.
Interessados podem se inscrever pelos canais da entidade no e-mail arp@arpnet.com.br ou WhatsARP (51) 99872-5567.
SERVIÇO:
Onde: Swan Generation – Rua 24 de Outubro, 1611 – Auxiliadora – POA/RS
Quando: 20/06 (terça-feira) – 19h30
O quê: Palestra Como construir marcas que impulsionam negócios, com Daniele Lazzarotto
Inscrições: Através do e-mail arp@arpnet.com.br ou pelo WhatsARP
SBT RS
Depois de algumas mudanças na casa o grande e competente Luis Cruz volta a direção geral do departamento comercial do SBT RS.
Após trabalhar com marketing de influência, no novo desafio na emissora de TV desejamos ao Luisão todo o sucesso. Essa volta representa toda a esperança e expectativa de uma gestão com muito brilho e grandes resultados.
SINERGY NOVAS MÍDIAS
A Sinergy anunciou nessa semana a contratação de Erikson Assis, com passagem pela Cia de Notícias CDN, McCann, Ogilvy , Rede TV e TV Bandeirantes que assume como Diretor Comercial e Novos Negócios na Sinergy Novas Mídias com foco e olhar para a unidade de São Paulo. Erikson, estará no comando das operações de São Paulo, mas continua fixo em Porto Alegre. Promete atuação estratégica e experiente junto às agências e clientes em projetos de mídia OOH com ativos próprios nas 3 Capitais da Região Sul. A Sinergy, atualmente é um player sólido com mais de 23 anos de mercado, tem grande know-how em circuitos de Mobiliário Urbano, Painéis Icônicos e 3D, e Projetos Especiais. A liderança da equipe também conta com Daniela Schenato que continua na posição de Diretora Comercial na Sinergy de Porto Alegre.
UMISS E SOULTV
O canal UMiss realizou um evento de lançamento, que aconteceu no dia 15 de junho, às 19 horas, no salão de eventos do Instituto Ling, em Porto Alegre. O evento marcou uma apresentação simultânea do canal UMiss e também da plataforma SoulTV ao mercado publicitário e às empresas da região sul e com abrangência nacional.
Com o intuito de celebrar esse momento significativo, o canal e a plataforma convidaram agências de publicidade, empresas, grandes marcas anunciantes, formadores de opinião, apresentadores e parceiros para um coquetel único e interativo. O Diretor Geral do canal UMiss, Carlos Totti, realizou uma apresentação sobre os objetivos, propósitos, abrangência, programação e conteúdos do canal, compartilhando a visão da empresa para o futuro e suas possibilidades comerciais.
Além disso, Ricardo Godoy, CEO da plataforma SoulTV, realizou um talk especial e dinâmico sobre “A TV do futuro e o mercado do streaming”. Godoy compartilhou insights valiosos sobre as tendências emergentes no mercado de transmissão de conteúdo e seu impacto nas indústrias de entretenimento e publicidade, além de apresentar a plataforma que tem abrangência mundial e opções únicas de tecnologia. Durante o evento, os convidados desfrutaram de uma experiência imersiva, com vídeos, tótens interativos e a companhia de pessoas especiais. O evento contou com uma seleção de deliciosos pratos, finger foods e espumantes para brindar ao encontro promovido pelo canal UMiss e a plataforma SoulTV.
DROPS DO CARVALHO
Episódio 43 – Imagem Pessoal
Episódio 44 – A vida sob contínuo aprendizado
Episódio 45 – Protagonismo do líder
SINAPRO RS: 45 ANOS
O Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) recebeu um reconhecimento público pelos seus 45 anos no 23º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, um dos maiores eventos do setor publicitário no mundo, no centro de Gramado. O presidente do Sinapro-RS, Juliano Brenner Hennemann, subiu ao palco no final da tarde na quarta-feira (7) para receber a homenagem em nome da entidade.
“O Sinapro-RS se sente imensamente honrado com essa homenagem, em ter seu trabalho reconhecido publicamente em um evento da importância e da relevância do Festival de Publicidade de Gramado no cenário da propaganda nacional e mundial”, afirmou Hennemann.
A homenagem recebida no Festival dá início ao calendário de atividades programado para celebrar os 45 anos da entidade. A programação terá seu ápice em agosto, no Encontro Nacional de Lideranças da Fenapro, que será realizado em Porto Alegre/RS, tendo o Sinapro-RS como anfitrião.
TERRA NOVA BAIRRO PLANEJADO
Abertura de ruas, maior mobilidade urbana e novas praças públicas são as contrapartidas a Gravataí/RS trazidas com a construção do Terranova Bairro Planejado, localizado no Bairro Morada do Vale, próximo ao centro da cidade, e das vias ERS 118 e ERS 020. Em evento aberto e ao ar livre no próximo domingo, 18 de junho, a comunidade recebe o local, que leva a assinatura da Consplan Empreendimentos Imobiliários em seu projeto urbanístico, inspirado na qualidade de vida dos futuros moradores.
Na data, das 11h às 15h, a população, proprietários de terrenos no Terranova, autoridades locais e convidados poderão desfrutar de diversas atrações. Brinquedos infláveis para os pequenos, recreacionistas, food trucks, com diferentes opções gastronômicas para adultos e crianças, além de barracas com muitas outras delícias, estarão espalhados pelo bairro. Tudo em meio à música e diversão. O evento, com o corte da fita inaugural, ocorrerá na entrada do Terranova e na Praça Conviva, com acesso pela Rua Corrêa Lima. Em caso de chuva, o evento será transferido.
Bairro planejado – Com investimento de R$ 32 milhões em sua obra, o espaço conta com 13 hectares de extensão repletos de verde, sendo mais de cinco deles de área de preservação permanente. Além de diversos recantos diferenciados de convivência, no total são 429 terrenos residenciais e comerciais, de 180m² a 366m², prontos para a construção de casas e empreendimentos. Lançado há dois anos, o Terranova está com 90% dos lotes comercializados, e tem a 2day Consultoria à frente da gestão de lançamento.
Com a praticidade de ter tudo perto em uma região de constante valorização, o bairro possui três praças, denominadas Conviva, Veredas e Alameda. Todas oferecem múltiplas funcionalidades, com áreas para realização de eventos gastronômicos, ambientes de estar com bancos e decks, parque linear para caminhadas, bicicletário, playground, fitness ao ar livre, pet agility, quadras de areia e poliesportiva, estar com pérgola e churrasqueiras.