ENTREVISTA COM WLAMIR LINO
1. Quem é Wlamir Lino Gonçalves?
Wlamir Lino: Quem é Wlamir Lino ? É sempre muito difícil falarmos de nós mesmos, mas acredito que posso dizer que o Wlamir é um cara gente boa (rs). Sou aquele que acredita e defende que as pessoas sempre serão a parte mais importante de qualquer corporação, e dessa forma, devem ser escutadas, compreendidas, cuidadas, motivadas e reconhecidas. Para mim, um ambiente de trabalho mais leve e colaborativo é essencial para que cada profissional desenvolva sua máxima capacidade. Além disso, acredito que o bom humor e as risadas são necessárias para que todos tenham um dia a dia mais leve e produtivo.
Como profissional, tenho 29 anos de experiência, atuando nas áreas Comercial, de Negócios, de Marketing, Mídia (OOH, TV, mídia impressa, digital e programática), além de Entretenimento Nacional e Internacional. Estou na Clear Channel Brasil desde 2018, onde cheguei para gerenciar os mercados de São Paulo, Campinas e o lançamento de Porto Alegre. Já no último ano e meio, lidero toda a área Comercial e de Marketing, estando à frente das equipes de Negócios de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Campinas. Durante minha trajetória profissional, passei por algumas das maiores empresas do nosso mercado, como Grupo RBS, Editora Abril, Walt Disney, T4F e Otima.
2. Desde 2018 na Clear Channel, hoje na posição de Diretor Nacional Comercial e de Marketing, o que este mercado de OOH te mostrou para poder atende-lo respeitando seus investimentos?
Wlamir Lino: O mercado de out of home é fascinante. Considerada uma das mídias mais antigas do mundo, digo que é uma das que mais evoluíram ao longo dos últimos anos. A digitalização dos inventários, a ampliação da utilização de dados de audiência (melhorando a compra técnica), as novas tecnologias e, mais recentemente, a compra programática têm transformado e firmado o setor como prioritário no planejamento dos anunciantes, que enfrentam desafios cada vez maiores e complexos.
Neste cenário, a Clear Channel reforça sua presença como um dos maiores players globais de mídia OOH e se coloca como parceira para criação de estratégias e entregas de resultados mensuráveis aos anunciantes. Oferecemos uma aliança com cada cliente, uma parceria estratégica de negócios, e mostramos que o OOH vai muito além de awareness. Com seus atributos atuais e a quantidade de informações e dados que podemos oferecer ao mercado, somos uma mídia para construção de marcas e entrega de resultados.
3. A Clear muda só a marca e posicionamentos ou tudo vai junto?
Wlamir Lino: O novo posicionamento da Clear Channel Brasil reflete a nova era da mídia out of home. E neste processo, também mostra muito sobre o que estamos construindo como companhia, como visão de negócios, nossas crenças nas métricas de audiência e na utilização das novas tecnologias para o presente e para o futuro. Esse nosso novo momento vai de encontro com um ambiente mais competitivo, dinâmico e técnico, em que os consumidores também esperam por uma comunicação mais relevante, contextualizada e criativa. Diante disso, nosso propósito é sermos percebidos como um hub estratégico para o mercado, que como já comentei, nos coloca como parceiros das agências e anunciantes para a criação de estratégias e entregas de resultados que possam ir ao encontro dos objetivos deos negócios, entregando engajamento e conversão, cobertura, frequência e impactos.
Todo esse movimento é destacado por meio da campanha que lançamos esse mês e que tem o mote “Crie, Alcance, Converta”, desenvolvida após um extenso estudo feito com profissionais do mercado, clientes e colaboradores. A comunicação é direcionada a todos os públicos da empresa: anunciantes, agências, parceiros de negócios e população das cidades onde atuamos. A ação traz a narrativa “Crie resultados com a gente”, com peças que ilustram de forma criativa os resultados que os clientes podem obter com a mídia OOH.
4. Tua vida como esportista, como fã e como ex-atleta e, evidente, com a família?
Me chamar de ex-atleta é realmente uma grande, enorme, monstruosa bondade comigo. Sempre gostei muito de esportes, até pratiquei alguns de forma amadora, nada além disso. Sou fanático por esportes em geral, em especial futebol. Sou corinthiano roxo e consequentemente um sofredor de carteirinha. Infelizmente, após três cirurgias no joelho e alguns parafusos, tive que abandonar minha “quase nada promissora” carreira como jogador amador. Também adoro automobilismo, especialmente a F1, inclusive, me divirto muito pilotando kart amador. Corro, há mais de 20 anos, o circuito “Publicikart”, um campeonato de publicitários de São Paulo.
Sou um cara família, apaixonado pela minha esposa Mariane Ortiz, com quem sou casado há 14 anos. Carrego outras duas grandes paixões, meu filho Renato, de 11 anos, que é menino muito comunicativo, ativo e esportista, e minha enteada Marina, de 34 anos, já casada e hoje em dia vive em Portugal.
Gosto muito de viajar, conhecer novos lugares e aprender sobre os costumes, pessoas e suas culturas, compreendendo diferentes realidades. Mas também sou fã de lugares mais tradicionais, como os parques da Disney, as luzes de Las Vegas, a multidão da Time Square, que aliás tem muitas faces digitais da Clear Channel, e os pontos turísticos “básicos“, como a Torre Eiffel ou Big Ben.
Adoro o que faço, adoro trabalhar, adoro realizar, adoro conhecer gente, dar boas risadas e também curtir uma festa!!
Bem, acho que consegui resumir um pouquinho de quem sou eu!
ARP
Na próxima quinta-feira, 22, a partir das 19h, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) recebe o publicitário Renato Mesquita para uma conversa exclusiva com sócios e convidados. No evento Data & Analytics: Acelerando Resultados da Mídia, o palestrante falará sobre como qualificar e ter mais segurança no processo de tomada de decisões. O encontro acontece no hotel Swan Generation (Rua 24 de Outubro, 1611 – bairro Auxiliadora, em Porto Alegre), que, recentemente, firmou uma parceria com a entidade.
Co-fundador e head de Inteligência da NR Lidera Business Intelligence, Renato foi diretor de Mercado do Grupo RBS onde, por 20 anos, atuou na gestão Comercial e de Marketing dos jornais e da televisão. Antes disso, foi sócio-diretor da Competence Comunicação e Marketing, com passagem também pela MPM Propaganda. É graduado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pós-graduado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela mesma instituição de ensino.
O publicitário também se especializou com cursos de extensão em Global Business Administration (Administração Global de Negócios, em tradução livre) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e STC Executivo (Skills, Tools & Competencies, ou habilidades, ferramentas e competências, em tradução livre) pela Fundação Dom Cabral, em conjunto com a Kellogg School of Management, escola de negócios da Universidade Northwestern, localizada em Illinois, nos Estados Unidos.
Associados da ARP que tiverem interesse em participar do encontro podem se inscrever pelos canais da entidade no e-mail arp@arpnet.com.br ou WhatsARP (51) 9 9872 5567.
SERVIÇO:
O que: Palestra ARP – DATA & ANALYTICS, acelerando resultados da mídia, com Renato Mesquita
Data: 22/09
Hora: 19h
Onde: Swan Generation Rua 24 de Outubro, 1611 Porto Alegre/RS
BANRISUL
O Banrisul lançou, nesta segunda-feira (12), seu novo serviço de marketplace, o Banrishopping. A partir de agora, os mais de quatro milhões de clientes do Banco têm acesso à loja online no app Banrisul e no site www.banrishopping.com.br, que permite compras em diversos segmentos, como casa, vestuário e entretenimento.
De acordo com o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, essa iniciativa é uma tendência cada vez maior entre os grandes bancos de varejo. “Vamos oferecer qualidade, quantidade e diversidade com produtos e serviços de mais de 40 parceiros”, salienta, “proporcionando condições de pagamento facilitadas para os clientes do Banrisul por meio de pontos, cartões de crédito e Banricompras e, ainda, com o cashback recebido pelas compras”.
A diretora de Produtos, Segmentos e Canais Digitais do Banco, Claíse Müller Rauber, destaca que, além da quantidade e diversidade de produtos e serviços, “é possível comprar com diversas formas de pagamento e ainda ganhar benefícios”. “O cliente pode utilizar os pontos do Programa de Recompensas BanriClube, que também podem ser resgatados na aquisição de itens no Banrishopping, ou pagar com os cartões de crédito Mastercard e Visa, e o Banricompras à vista, parcelado ou pré-datado”, informa.
O evento de lançamento ocorreu no clube Sogipa, em Porto Alegre, e reuniu a diretoria e executivos do Banrisul, autoridades e dirigentes de empresas. No encontro, também foi comemorado o aniversário de 94 anos da instituição financeira, cuja data de fundação é 12 de setembro de 1928.
Assista ao filme: https://vimeo.com/749748503
Ficha Técnica:
Cliente Banrisul SA
Direção de cena Fernanda Rotta
Assistente de direção Roberta Raiter
Produção Executiva Gringo Nunes
Direção de Fotografia Kairo Lenz
Direção de Produção Arnoni Lenz Hostyn
Assistente de direção de produção Thais Chiappetti
Direção de arte Bernardo Zortea
Produção de objetos Maria Claudia Pires Rita
Produção de elenco Fabianne Freitas
Produtor de figurino Daiane Senger
Maquiagem Taís Andrade
Montagem Kadu Mirapalhete
Finalização Pitch Post
Atendimento Nádia Yacoub
Comunicação Miltinho Talaveira
Produção de áudio Radioativa Produtora
Fotografia: Mythos Studio
Agência Moove
COO: Luana Rodrigues
Gestão de operação: Karina Hermes
Diretora do núcleo Banrisul-GovernoRS: Rosângela Lopes
Atendimento: Joseane Cunha e Márcia Jerônimo
Diretor de criação: Eugênio Lumertz
Direção de arte: Moisés Bettim e Mariana Gonzalez
Redação: Claudia Mainardi
Planejamento: Eugênio Lumertz
Coordenação do núcleo de dados e performance: Débora Martins
Produção: Carla Bildhauer e Robson Albuquerque
Mídia: Paula dos Santos e Jhenefer Reis
Arte-finalista: Christian Vieira
Aprovação cliente: Nathália Saldanha e Aguinaldo Ferreira
SINAPRO RS
Nesta quinta-feira (15/09), no auditório da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre, o mercado publicitário gaúcho teve a oportunidade de assistir à apresentação de três agências do Rio Grande do Sul, Brivia, SPR e e21, que abriram o seu dia a dia de prospecção e fomento de novos negócios. A atividade fez parte do Frente a Frente, tradicional evento promovido pelo Sistema Nacional das Agências de Propaganda no RS (Sinapro RS), que nesta edição retomou o formato presencial com o tema “Prospecção e Novos Negócios: como as agências prospectam?” Fábio Rios, chief marketing officer (CMO) da Brivia, Juliano Brenner Hennemann, diretor-executivo da SPR e presidente do Sinapro RS na Gestão 2022/2024, e Luciano Vignoli, diretor-presidente e de planejamento da e21, apresentaram como suas agências prospectam e geram novos negócios para uma plateia que se manteve atenta e participativa, com vários questionamentos e debates.
Annie Muller, diretora de relacionamento e negócios da Protarget, relatou suas impressões sobre o assunto debatido e o formato do evento: “Foi ótimo! Que interessante ver três agências, Brivia, SPR e E21, abrirem suas lógicas de prospecção. Cada uma com sua característica e com seu DNA. Essa troca gera muito aprendizado e, com certeza, fortalece o mercado.”
Paula Sartori, chief operating officer (COO) da Competence, que também esteve presente no encontro, disse ficar muito feliz em ver movimentos de aproximação do mercado como o Frente a Frente. “Precisamos trocar mais e entender que somos, sim, concorrentes, cada um com suas particularidades, que é o que nos distingue. Mas acima de tudo somos um setor que, com a união, deve se fortalecer”, complementou.
O painelista Fábio Rios destacou que o Frente a Frente é daquelas iniciativas que se tem orgulho de participar. “Espaço plural, ético, criativo e inspirador para que as experiências dos players do nosso mercado possam impulsionar a evolução do setor. Quanto mais amadurecimento conseguirmos gerar nas agências e nos clientes, mais forte e promissor ficará o mercado de propaganda do RS e do Brasil. Parabéns, Sinapro RS!”
GESTÃO DAS AGÊNCIAS, PILAR DO SINAPRO RS
O Frente a Frente oportuniza aprendizado, troca de experiências e integração entre as agências associadas, e está debaixo do pilar de gestão do Sinapro RS. Esse pilar é considerado pelo Sinapro RS como essencial para as agências e uma forma tangível de entregar valor para o mercado. Ao oportunizar que as empresas melhorem e amadureçam a sua gestão com boas práticas, o Sinapro RS acredita estar atuando para o crescimento e o fortalecimento de todo o mercado.
O presidente do Sinapro RS e diretor-executivo da SPR, Juliano Brenner Hennemann, comemorou os resultados do evento. “Esta edição de retomada do Frente a Frente trouxe um tema que se mostrou tão interessante que a atenção dos participantes foi plena durante os três painéis. E não parou por aí: as perguntas e os debates que seguiram foram riquíssimos. Sentimos, no Sinapro, que estamos no caminho certo com esse modelo de evento que traz pautas de importante papel na gestão das agências”, afirmou.
O evento tem apoio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e da ESPM.
MOOVE
Em 2020, em um período marcado pela instabilidade econômica causada pela pandemia de Covid-19, o auxílio emergencial municipal começou como um apoio financeiro para milhares de famílias. No ano seguinte, o município de Canoas (RS) reformulou o programa, que passou a se chamar Auxílio Emergencial Canoense. No novo formato, criado em março de 2021, o programa teve três edições.
Dentro desse contexto, a Agência Moove recebeu o desafio de criar campanha para divulgar a quarta edição do programa e incentivar a adesão da população canoense. A estratégia desenvolvida pela Moove buscou apresentar uma solução “três em um”, ou seja, com foco em três pontos – no auxílio financeiro à população carente de Canoas, no fomento à economia da cidade e, ainda, na oferta de ferramentas que ajudam no sustento dos participantes após o término do benefício.
*O conceito: levar dignidade para quem mais precisa*
Pensando nisso, a Moove criou uma campanha que teve como conceito principal “O Auxílio Emergencial Canoense voltou para trazer dignidade para quem mais precisa”. Para aumentar a conexão com as pessoas, a personagem do filme da campanha foi uma moradora do bairro Fátima e beneficiária do programa.
O filme foi veiculado em tv aberta e emissoras de rádio. Além disso, nos meios digitais, a campanha marcou presença em portais de notícias e redes sociais, utilizando recursos de vídeo em formatos e durações especiais, como reels, buscando impactar a população em diferentes plataformas. A campanha também usou mídia off-line, por meio de peças externas, como painéis.
*Resultados*
A quarta edição bateu recorde de inscrições, tornando-se a maior desde o lançamento do novo formato do programa, em março de 2021. Foram mais de 15,2 mil canoenses inscritos e 5 mil escolhidos.
Com o benefício pago às famílias selecionadas na quarta edição do Auxílio Emergencial Canoense, a prefeitura de Canoas fará um investimento de R$ 17 milhões.
*FICHA TÉCNICA:*
CAMPANHA: Auxílio Emergencial Canoense
COO: Luana Rodrigues
GESTÃO DE OPERAÇÃO: Karina Hermes
DIRETORA DE NÚCLEO: Rosângela Lopes
ATENDIMENTO: Márcia Jerônimo e Joseane Cunha
HEAD DE CRIAÇÃO: Eugênio Lumertz
DIREÇÃO DE ARTE: Sílvia Ferreira
REDAÇÃO: Cláudia Mainardi
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE: Débora Martins
PRODUÇÃO: Carla Bildhauer, Adriana Ávila e Robson Albuquerque
MÍDIA: Taila Loureiro, Vanessa Quinsani, Jhenefer Reis e Cíntia Souto
ARTE-FINALISTA: Christian Vieira
CLIENTE: Prefeitura Municipal de Canoas
APROVAÇÃO CLIENTE: Giuliano Amaro Silva, Giovani da Cruz Grafforelli, Carla Golbert e Tailini Mauami
PRODUTORA DE VÍDEO: Cubo Filmes
DIREÇÃO DE CENA: Diogo Santoro
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Eduardo Rosa Baiano
FOTOGRAFIA: Mythos Studio – Thiago Peraça e Zé Waxemberg
PRODUTORA DE ÁUDIO: Loop Reclame
DIREÇÃO DE SOM: Edu Santos
SIMERS
A Moove é a nova agência de publicidade do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), entidade com mais de 90 anos de trabalho pela causa médica e que representa mais de 15 mil profissionais associados em todo o Rio Grande do Sul.
O desafio da Moove em relação à nova conta é dar ainda mais visibilidade e credibilidade ao Simers. Hoje, o sindicato é uma instituição inovadora, ativa e envolvida com as grandes pautas da saúde. Além disso, tem uma ampla rede de serviços especializados para simplificar o cotidiano dos médicos.
A Moove atua na no planejamento estratégico e na gestão de Marketing Digital, a fim de manter o Simers relevante como instituição, a partir do fortalecimento da marca e do foco no crescimento da base de associados. A agência também trabalha com base em um modelo de projeto personalizado, que compreende gerenciamento de redes sociais, planejamento e criação de calendário e campanhas de acordo com os assuntos mais pertinentes ao momento e aos objetivos do Simers, focando no propósito das ações com monitoramento ativo e consolidação de resultados.
“A Moove é uma agência conectada com as pessoas, com os clientes e com as novas tecnologias do mundo digital, sempre com foco em resultados. É essa expertise que queremos levar à comunicação do Simers, aperfeiçoando processos, ações e campanhas, gerando soluções assertivas”, afirma o CEO Gabriel M. Fuscaldo.
SBT
Neste mês, a startup de E-Sports, VAPO+, lançou um novo podcast sobre games. O programa, apresentado pelo influencer Vini Curcio, teve a sua estreia na televisão no SBT, TV Thathi (Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte) às 2h30, e no canal do oficial no Youtube da empresa. O programa traz entrevistas descontraídas sobre a cultura gamer e geek, com personalidades do mundo do E-Sports. O primeiro episódio teve como convidado Gabriel Guimarães Martins, conhecido como Gabigol (@gabgol7), treinador da seleção brasileira de Fifa campeã mundial deste ano e influenciador digital.
Durante o programa, Gabigol contou da sua trajetória desde a transição de jogador de futebol em campo até virar gamer profissional, e também falou sobre o processo de aceitação dos seus familiares devido ele ter deixado de lado os estudos e se dedicado aos games.
“Muito gratificante depois de uma carreira no e-sports, poder divulgar e difundir esse mundo cheio de mitos em uma tv aberta e no meio digital. Espero que possamos encorajar mais gente a empreender, jogar, se profissionalizar no meio”, afirma Curcio.
Outro convidado foi o influenciador Kevin Pires, apelidado de PitBullFera (@pitbullfera), jogador profissional de Brawl Stars. Seu Instagram já conta com mais de 63 mil seguidores, e no programa ele revela que já viajou para a China devido aos torneios de game e que existem premiações de no mínimo 100 mil dólares nas quartas de finais de Brawl Stars.
O Brasil está na 10º colocação no ranking mundial no que se refere a receita gerada por e-sports, somando 92,4 milhões de jogadores, que consumiram em 2021, US$ 2,5 bilhões em produtos e serviços, segundo Gamer Consumer Research.
“Estou muito empolgado com o programa, só posso dizer que virá muitas novidades, e que temos o objetivo de mostrar ao maior número possível de pessoas o mercado e o mundo gamer”, afirma Vini Curcio.
Além do programa, a startup faz a gestão da carreira de profissionais e promete torneios em breve. “Estamos sempre de olho em jogadores para agregar ao nosso casting, para se cadastrar, basta enviar uma mensagem pelo nosso site”, completa.
LEBES
”Viva a Leveza da Estação” é o mote da nova campanha Primavera | Verão da Lojas Lebes que será lançada no próximo dia 16 de setembro. A coleção pensada pelo time de Moda e Estilo da rede traz looks com cores e estampas que mostram a alegria brasileira, o calor da estação e o perfume das flores e das frutas tropicais. Assim, a moda Lebes para os próximos meses traduz em suas peças a versatilidade exaltando diferentes estilos. Desta forma, as inspirações Garden, Tropical e Festival levam para as araras da Lebes, roupas que demonstram toda a autenticidade, leveza e alegria do nosso povo.
A campanha ”Viva a Leveza da Estação” foi ambientada em Porto Alegre em locações ensolaradas que exaltam a vivacidade e delicadeza das peças da coleção. Para o shooting e fashion film, cenários como a Floricultura Winge, a Travessa dos Venezianos e o mercado Bendita Horta, na capital gaúcha, deram um toque todo especial à produção que reflete a luz e a energia do verão.
A campanha criada pela equipe de Marketing da Lebes e os novos looks poderão ser vistos nas lojas físicas, através do PDV, em fashion filmes veiculados nas redes sociais da rede.
E21
O Grupo HARD – com sede em Joinville – tem em sua base o DNA da inovação. Com tecnologias exclusivas, oferece as melhores alternativas em fixação e vedação.
Hoje, a marca é líder no fornecimento de soluções para vedação e fixação para construções metálicas no Brasil, oferecendo, ainda, um portifólio de produtos de alto valor para a construção civil, em, por exemplo, fixação de fachadas e rejuntes de alta tecnologia.
Todos esses produtos compõem uma extensa linha de soluções, mas a marca – atendida pela e21 desde 2020 – percebeu que eles eram comunicados muito fortemente ancorados em seus benefícios funcionais, de acordo com o nicho e o tipo de problema que resolviam. Ou seja, produto a produto.
Este posicionamento não valorizava a posição da marca como um todo, pois a HARD possui como grande diferenciação estratégica seu alto conhecimento aplicado a cada cliente.
“Nosso pessoal sobe no telhado!” – Comenta Tiago Santos, diretor comercial da marca. “Temos uma capacidade de análise técnica aplicada a cada solução. Nós nos envolvemos com o problema do cliente, realmente nos especializamos em cada aplicação que recomendamos. Na relação com os clientes, vamos, assim, muito além da relação de meros fornecedores qualificados. Somos verdadeiros parceiros técnicos em vedação e fixação” – Tiago complementa.
Para transmitir essa estratégia competitiva para seus principais públicos de interesse (arquitetos, engenheiros, instaladores, aplicadores, vendedores de revendas e o consumidor final) – todos localizados em diferentes segmentos mercadológicos, a e21 viu-se obrigada a realizar um grande aprofundamento em cada setor e em cada “patologia” resolvida com especialização pela Hard.
Foi aí que ficou claro, mais uma vez, que havia uma necessidade de fortalecer o nome HARD com uma empresa de alta conhecimento técnico, o que a tornava uma verdadeira especialista nas principais situações que os clientes encontram ao construírem ou realizarem a manutenção de obras residenciais, comerciais ou industriais.
“Percebemos que era preciso passar a ideia de que esses problemas não podem ser resolvidos por qualquer produto que apareça, nem mesmo por qualquer marca, de forma superficial ou paliativa. Um parafuso mal aplicado pode comprometer a obra como um todo. Infiltrações, vazamentos, ferrugem, descascamento, porosidade, tudo isso só pode ser tratado com produtos e técnicas de alguém que tem profundidade e conhecimento. Foi daí que surgiu a ideia da especialista HARD ” – comenta Lorena Gonçalves, executiva de negócios da e21, responsável pelo atendimento da conta.
O conceito da campanha “Faz com a especialista. Faz com a HARD” procurou assim evidenciar as dores dos diferentes clientes e como a HARD possui a solução técnica para cada um deles. Tudo de um jeito leve, descontraído e com uma linguagem mais ampla do que somente a técnica, para que um público ainda maior pudesse se identificar e conhecer a marca que está por trás de todas aquelas soluções.
A campanha integrou impactos de comunicação a todos os públicos da cadeia de valor da marca, desde colaboradores, equipe de vendas, aplicadores, revendedores, clientes corporativos numa estratégia integralmente digital.
Procurando atuar em todos os pontos de contato da marca, numa visão realmente 360 graus, a mensagem destacou este posicionamento com:
– Filme para redes sociais, buscando alcance (views);
– Banners em portais do setor e no site da empresa (visando clicks-thru);
– Uma extensa jornadas de e-mails de alimentação de leads via o novo CRM HARD;
– Uma série de formatos para WhatsApp (visando também o direcionamento para o novo site da marca);
Mas para gerar um grande índice de lembrança de marca, a campanha também explorou a mídia off-line com:
– 3 spots diferentes de rádio, com histórias bem engraçadas explorando o constrangimento de eventuais más escolhas, de não-especialistas;
– Uma série de outdoors
“Para uma marca como a HARD, que possui tantos produtos que muitas vezes são complementares uns aos outros, o awareness é muito importante. As pessoas precisam comentar sobre a marca nas redes e fora dela. Por isso , criamos uma campanha bem-humorada, leve e mais descontraída, até mesmo porque a divulgação hardsell, a exploração do o conteúdo mais técnico, em comunicação dirigida para cada segmento, eles já faziam com muita propriedade.” – comenta Fernando Garros, Diretor de Criação da e21.
Além disso, muitas ferramentas de vendas foram revistas, desde um novo perfil corporativo da empresa, bem como a uma série de portfólios setoriais com o Mapa de Soluções de cada segmento de mercado atendido pela HARD.
“Posicionar a empresa como especialista no problema do cliente nos abre um leque grande de possibilidades de mostrar como ela pode efetivamente ajudar as pessoas a resolverem de forma definitiva as muitas variáveis de uma obra ou projeto.” – Complementa Daniel Ramos, Diretor de Criação da e21 responsável pela orientação gráfica de todo o projeto.
A e21 aplica em todos os seus clientes uma máxima em termos de estratégia de comunicação: A marca promete, as pessoas entregam. Para isso, todas as pessoas da organização precisam estar perfeitamente informadas, alinhadas e comprometidas com as definições estratégicas da marca.
Na HARD, esse alinhamento foi além, pois a ação dos profissionais da empresa virou o próprio compromisso da marca, sua proposta competitiva diferenciadora. Ou seja, a marca passou, fundamentalmente, a valorizar cada profissional que se desenvolve tecnicamente (a empresa tem uma Universidade Corporativa para isso) e aplica (subindo nos telhados) as soluções técnicas da HARD. Ou seja, unindo conhecimento técnico, habilidades de aplicação e atitude resolvedora, cada profissional da HARD foi no fundo a verdadeira inspiração da campanha.
Para que isso fosse conhecido e reconhecido por todos, a empresa primou por realizar diversos eventos de comunicação e divisão de conceitos, como workshops com as lideranças comerciais, convenções por segmento atendido e eventos internos.
A decisão de assumir um posicionamento ousado e diferenciados, indo muito além da venda de produtos para vender valor, faz da HARD, de antemão uma empresa que honra sua tradição de empreendedorismo vencedor. Nesse sentido, a empresa tem seus índices de vendas atrelados à performance da campanha, ou seja, efetivamente alinhou a área comercial no sentido da máxima exploração dos esforços de marca realizados num formato multicanal.
Se vice quiser conhecer a campanha Hard de maneira integral, acesse www.e21.com.br/cases e acesse o sitecase HARD.
UNISINOS
A Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos -, primeira a fornecer o curso de graduação em Jogos Digitais do Rio Grande do Sul e uma das cinco maiores instituições privadas do país, elaborou, em conjunto com a agência Suno Pain, uma campanha de marca, aliando o formato in-game na mídia junto a imagem institucional. A ideia é aproveitar a atenção concentrada do usuário de mobile games gerando lembrança de marca, além de aproximação do público gamer junto à Unisinos, não se limitando a divulgação do curso de graduação em Jogos Digitais.
Para o desenvolvimento da campanha contou com a parceria da PMP.BID, empresa especializada em mídia programática, pertencente ao Grupo Logan, que criou uma ação exclusiva de cross game envolvendo InGame Reality Ads, DOOH e Rewarded Vídeo.
“Quando a agência compartilhou o briefing com a Match Conexões, nossa parceira comercial para o RS, buscava por formatos diferenciados para impacto em Display e Vídeo. Fizemos uma estratégia Cross Game, Incluindo o InGame Reality Ads – mídia nativa -, um DOOH dentro do game, que torna a experiência muito mais realista, e para complementar, utilizamos o Rewarded Video, que são vídeos onde as pessoas clicam para assistir e ainda ganham uma recompensa dentro do próprio game”, afirma Luciano Ottaviani, Head of Sales da PMP.BID, empresa do Grupo Logan.
“Nossa agência acredita muito no potencial desse público e o cliente Unisinos sempre foi um super aliado nessa construção de pensamento, nos proporcionando a oportunidade de teste em mídias diferentes, o que faz toda a diferença em cada planejamento de campanha, sendo pioneiros em diversos tipos de formatos de mídia”, comenta Thiago Souza, da agência Suno Paim, responsável pela conta da Unisinos.
No mundo de hoje, onde campanhas digitais possuem efeito maior, é possível enxergar enorme potencial nas estratégias voltadas para o setor de games. Ainda mais se tratando de vídeos que o consumidor ao clicar, ganha uma recompensa dentro do jogo. “Fico muito feliz em ver agências como a PAIM e clientes como UNISINOS saindo na frente, ainda mais num mercado regional, inovando e obtendo ótimos resultados em formatos diferenciados dentro de games”, conclui Ottaviani.
COLETIVA.NET
Entre as novidades apresentadas por Coletiva.net, em evento que reuniu representantes da Comunicação, nesta quarta-feira, 14, está a apresentação do reposicionamento de marca da empresa. A nova identidade visual foi desenhada em parceria com a Agência Euro e tem como base a importância do portal no mercado.
O rebranding passa pelas modificações realizadas no logo do Coletiva.net. A fonte foi arredondada, trazendo mais leveza, e o clássico balão de pensamento que aparecia ao lado do nome, foi incorporado dentro do desenho da letra ‘o’. Além disso, a nova identidade trabalha com os sufixos, que serão utilizados para representar as diferentes marcas da empresa: Coletiva.net, para o portal de notícias; Coletiva.rádio, para a emissora on-line; Coletiva.tv para o canal do YouTube e Coletiva.tndncs para a revista. As marcas ainda receberam cores distintas, com leves degradês, sendo elas azul para o informativo, verde para a rádio, laranja para os vídeos e roxa para a publicação impressa.
O objetivo desta mudança, como conta o CEO da Agência Euro, Arthur Lencina, foi o de mostrar que, assim como o mercado da Comunicação, o Coletiva.net também passa por inovações. “Todos os detalhes foram pensados em três pilares: inovação, atemporalidade e pluralidade. Cada um deles é representado por meio das cores (gradientes) e da escolha das famílias tipográficas” explicou. Ele ainda disse que o reposicionamento traz uma imagem mais moderna à empresa.
Arthur também reiterou a satisfação em fazer parte do projeto e a importância de poder “juntar forças” com o Portal. “Temos convicção que estamos fazendo história e fazendo parte deste importante portal da comunicação brasileira”, completou.
De acordo com a publisher de Coletiva.net, Márcia Christofoli, o reposicionamento é fruto de uma imersão estratégica mais antiga, que fez a empresa entender melhor o seu propósito. “Perceber que atuamos, com nossos diferentes produtos, nos três tempos (passado, presente e futuro) foi a base do rebranding. Assumimos cada vez mais o nosso papel de protagonistas da Comunicação gaúcha”, completou.
Confira o manifesto da marca:
FEDERASUL E UNISINOS
Incentivar conexões entre diversos atores para que, juntos, ampliem sua capacidade de inovação. Motivada por esse propósito, a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) lançou um hub de inovação em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e sua Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec). A assinatura ocorreu nesta quarta-feira (14), durante o Tá na Mesa, que contou com a participação do reitor da Unisinos, padre Sérgio Mariucci.
O objetivo da iniciativa é ser um espaço de transferência de conhecimento entre as entidades filiadas à Federasul para a promoção do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Entre as atividades previstas para o hub, orientado pela Unisinos e pela Unitec, estão a criação de produtos e serviços inovadores, bem como o oferecimento de formação direcionada às necessidades das associações.
“Essa parceria é voltada para a curadoria e manutenção da nossa plataforma, mas é também uma abertura de caminhos para futuras ações. É um convênio que nos permite pensar outras ações nas áreas de educação e inovação”, explica o presidente da Federasul, Anderson Cardoso. Além de dar visibilidade às filiadas, o hub de inovação será responsável por constituir uma rede estadual, permitindo que os parceiros encontrem os melhores talentos, ideias e recursos. E que, assim, consigam responder às demandas com maior assertividade.
Atualmente, a Federasul tem mais de 80 mil empresas associadas e 170 associações filiadas. “Uma universidade que entrega pesquisa, ensino e extensão tem a capacidade de transpor os muros acadêmicos e buscar, no mercado, uma relação de recíproco aprendizado.
As empresas são, para as universidades, um laboratório em movimento, e as universidades são, para as empresas, fonte perene de atualização, fortalecimento e inovação. Buscamos provocar a transferência de conhecimento imediato no âmbito da pesquisa e da extensão a fim de produzir soluções ”, destaca o reitor.
Um dos diferenciais da parceria é a personalização: os projetos serão discutidos em conjunto com a instituição e pensados para os reais problemas que as entidades apresentam. A expectativa é de ampliar as contribuições da Unisinos para as empresas, as associações e a Federasul, visando inovações que promovam o desenvolvimento regional. A maioria das soluções será pensada por professores e pesquisadores da universidade, e também está prevista a participação de alunos.
DEZOITO MESES
Carnaval de 2020, havíamos assumido recentemente a administração do Auditório Araújo Vianna, por 10 anos. Estava com a Fabi e amigos de férias no norte do Estado, na beira do Rio Uruguai, quando liguei para um dos meus sócios e falei que “aquilo” (a pandemia) estava chegando e iria nos atingir em cheio. Lembro-me como se fosse hoje, as palavras dele: “Já está bebendo essa hora?”. Bem, esse artigo poderia acabar aqui, pois todos já sabem o que aconteceu, mas a história tem ricos detalhes.
Com muita empolgação por ter ganho o Edital do Araújo no final de 2019, fizemos no dia 06 de Março de 2020, o show do Diogo Nogueira e no dia 08 de Março numa espécie de “reabertura”, o show da Elza Soares. Tudo perfeito. Quase! Pois no dia 17 de Março eu estava em reunião com o então Prefeito Nelson Marchezan, secretários e empresários do setor do entretenimento e hoteleiro, todos ali não sabiam a gravidade dos fatos. Em um momento da reunião, o Prefeito perguntou o que estávamos pensando, de pronto falamos em fechar tudo por 15 dias, ele disse que não e sim, no mínimo, 30 dias. No outro dia o decreto foi publicado. Ingenuamente, saímos da reunião acreditando que em 15 dias o problema estaria solucionado.
A tarefa agora era reagendar os shows marcados. Total: 60 shows com venda aberta, entre Araújo Vianna, Opinião e Pepsi on Stage. A realidade estava posta, porém fomos nos dar conta da dimensão de tudo, após os 30 dias do primeiro decreto. Caímos em uma realidade sem precedentes. Foi quando percebi que vários grupos econômicos de diversos setores estavam se movimentando ou articulando? com o Poder Público sobre os protocolos de segurança para organizar a abertura. E o setor de eventos ainda não estava mobilizado. Contatei o amigo Carlos Siegle que, na época, estava trabalhando com o Cláudio Gastal na Secretaria de Governança do RS, para iniciarmos uma conversa. Incrivelmente no mesmo dia recebo uma ligação da Ana Paula Leite, da Inventa Eventos, pedindo uma reunião com o Grupo de Live Marketing, pois havia pensando exatamente a mesma coisa. Assim, em 24 horas foi montado o que hoje chamamos de Núcleo duro do Grupo de Live Marketing: Eliana Azeredo, da Capacità Eventos, Vini Garcia, do Grupo Austral, Roberto Rimoli da Duetto, Aninha e eu.
Nossa primeira reunião com o Gastal foi crucial para o futuro. Nesse dia, nos apresentaram uma prévia do que seria conhecido como as Bandeiras e seus protocolos. Ficamos assustados, já que o Setor de Eventos aparecia naquela proposta, como uma coisa só. Ou seja, uma panfletagem em sinaleira estava no mesma condição que um casamento, que por sua vez dividia espaço com um show em estádio. E assim por diante. Tudo literalmente no “mesmo saco”. Ao sair da reunião, nossa missão foi desmembrar aquelas categorias e, por consequência, sua classificação, sugerindo aos técnicos responsáveis na elaboração dos protocolos. É verdade, que ficamos assustados pelo grande trabalho que teríamos. De imediato, pensamos em chamar mais gente para o Grupo, mas como fazer isso em poucos dias? Nesse momento, entra em cena a professora Neka Machado, que escreveu o Manifesto do Grupo chamado de “E agora José?”. O resultado foi surpreendente! O que pensávamos que levariam dias para reunir um número considerável de pessoas, foram apenas horas. Em 24 horas, éramos 400 profissionais autônomos e empresas, todos com a mesma dor e ansiedade, momento em que o Manifesto saiu do papel e foi para o vídeo, com esforços de vários profissionais do setor.
Foram longos seis ou sete meses de negociações com o Estado, para lançar nossas sugestões de protocolos. A cada reunião do Comitê de Crise, uma angústia desesperadora nos rodeava. No final das rodadas do Comitê, sempre escutávamos um dolorido “ainda não entrou”, foi quando em Setembro de 2020 nos autorizaram a fazer o evento-teste no Araújo Vianna, em Porto Alegre e uma série de outros eventos na serra e também na capital, liderados pelos Grupos da região, para apresentarmos e, especialmente, comprovarmos o que havíamos proposto. Dia 13 de Setembro 2020 entrou para história dos Eventos no Estado. As portas do Auditório se abriram e a emoção das pessoas, a grande maioria trabalhadores do setor, estampada em olhos cheios de lágrimas. Quando Serginho Moah subiu ao palco foi uma voz de crença e expectativa. Mas foi somente um ensaio. Chegamos a fazer um show do Nando Reis valendo, porém a cogestão caiu e voltamos a operar com Bandeira Vermelha. e assim ficamos fechados até 09 de Outubro de 2021, quando voltamos, ainda de forma acanhada aos eventos presenciais. Maria Rita chega ao palco do Araújo Vianna, às 21 horas em ponto, com uma voz para fazer muito mais que um show, para trazer esperanças ao setor que mais foi prejudicado pela pandemia. E hoje cá estamos. Unidos e diria, reconhecidos pelo esforço coletivo de todos!
SPR
Ainda em comemoração aos 25 anos, completados no mês de agosto, a SPR lançou um vídeo focado no setor de Design da agência, posicionada entre as principais do Rio Grande do Sul e da Região Sul. O objetivo da peça é mostrar o dia a dia e as pessoas envolvidas no processo de Design, desde o planejamento e o branding estratégico da marca (ou embalagem/produto) até a sua concepção visual. O filme tem enfoque especial no trabalho de design antes de ele acontecer, para que o cliente ou prospect possa ter uma percepção mais clara do que existe por trás e antes da criação visual de uma marca, produto ou embalagem.
O maior desafio da SPR e da Solo, produtora responsável pela execução do projeto, foi agregar dinamismo ao vídeo. “Cada transição e animação foram pensadas de maneira que o resultado final fosse fluído e natural, tarefa nada fácil considerando o número de projetos e captações contemplados”, ressalta o Head Design da SPR, Rafael Ternes. Além de apresentar importantes trabalhos de design executados para diversos clientes da agência, entre as cenas aparece o serviço de branding desenvolvido pela Estrategeria, que é liderada por Genaro Galli e Artur Paiva de Vasconcelos e atua em projetos de branding e cocriação com a SPR.
Confira o filme no link.
FICHA TÉCNICA
Campanha: Reels Design
Peças: Filme
Cliente: SPR
Agência: SPR
Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann
Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel
Diretora de Atendimento: Giorgia Antunes Lorenz
Diretor de Planejamento: Guilherme Bueno
Planejamento: Matheus Sesterhenn
Assistente de Atendimento: Isadora Vogel
Direção de Design: Rafael Ternes
Design: Rafael Ternes e Gabriel Rosa
Arte-finalização: Joel Nunes
Produção Gráfica: Luana Ramos
Fornecedor: Joel Nunes, Solo
Aprovação do Cliente: Juliano Brenner Hennemann
CASSOL
A Cassol Centerlar quer estar ainda mais próxima de quem constrói e faz das casas verdadeiros lares. Com o objetivo de facilitar a vida dos profissionais da construção civil, lança o Programa de Benefícios Cassol PRO neste sábado, 17/09. Exatamente por entender as necessidades do cotidiano dos construtores, o Cassol PRO oferece vantagens exclusivas, como desconto e atendimento personalizados, frete priorizado e diferenciado, Espaço Pro, capacitação profissional, cashback e acesso a produtos em pré-lançamento. O evento ocorrerá a partir das 11h, na Cassol Campinas, localizada na Avenida Presidente Kennedy, 1953, em São José (SC). Em uma primeira fase, o Cassol PRO estará disponível em cinco lojas da Grande Florianópolis e depois será estendido a toda a rede Cassol – atualmente, 25 lojas distribuídas por SC, RS e PR.
“O Programa é uma forma de demonstrar o quanto esses profissionais que transformam a casa da gente e outros tantos ambientes são importantes, e o quanto pensamos neles. Com o Cassol PRO, queremos que tenham uma experiência singular dentro da loja. Também é uma maneira de estimular o profissional a usar novos produtos e mantê-lo atualizado sobre tecnologias alternativas. É tornar o dia a dia dele mais fácil e agradável”, assegura o CEO da Cassol, Rodrigo Seara Cassol.
Na parte dos treinamentos e workshops, por exemplo, será possível aperfeiçoar os conhecimentos desde o trabalho na prática até a gestão do próprio negócio. Já a figura do Consultor PRO é resultado de uma expectativa apontada em pesquisa sobre benefícios feita pela Cassol. “Ao oferecer o auxílio personalizado, ele vai estabelecer uma relação de proximidade e confiança com o profissional da construção”, complementa Rodrigo Cassol.
Líder no varejo de materiais de construção na Região Sul do Brasil. a Cassol, que completou 64 anos de atuação em julho, é uma das cinco maiores varejistas do segmento em nível nacional. Em Santa Catarina, pela 13ª vez, conquistou o Top of Mind, sendo reconhecida como “Loja de material de construção” no perfil Top População Estadual.
Como participar do Cassol PRO
Basta realizar o cadastro por meio da página soucassolpro.com a partir do dia 17/09 ou procurar por um Consultor PRO nas seguintes lojas participantes:
Florianópolis – Campeche
Endereço: Rodovia SC-405, 2705, Campeche, Florianópolis (SC)
Florianópolis – SC-401
Endereço: Rodovia José Carlos Daux, 1953, João Paulo, Florianópolis (SC)
São José – Barreiros
Endereço: Avenida Leoberto Leal, 1241, Barreiros, São José (SC)
São José – Campinas
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 1953, Campinas, São José (SC)
Palhoça – Passa Vinte
Endereço: Rodovia BR-101 km 212, Passa Vinte, Palhoça (SC)
PLAZA HOTEL
No dia 27 de setembro teremos mais uma edição do Plaza Hub e o tema será tradição e empreendedorismo com Ernesto Fagundes. O evento inicia às 08:30 com um welcome coffe e o painel inicia às 9h. O evento é gratuito. Inscrições no link https://www.sympla.com.br/hub-talk—tradicao-e-empreendedorismo-com-ernesto-fagundes__1710146
KANTAR MEDIA REACTIONS
A terceira edição do estudo Media Reactions, da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, avalia no Brasil e no mundo o equity de publicidade de uma seleção de canais e marcas de mídia. Este ano o destaque é a liderança da marca Amazon, que substitui o lugar de TikTok no ranking e é revelada como o ambiente preferido pelo público global para receber anúncios, por serem percebidos como mais relevantes e úteis do que em outras plataformas.
A nova versão da pesquisa também identificou o domínio de aceitação de pontos de contato que têm potencial de criar experiências mais reais com os consumidores, como eventos patrocinados, anúncios em cinema e ponto de venda. Apesar da preferência do consumidor sobre as plataformas offline em geral, os profissionais de marketing tendem a ter maior aceitação pelas plataformas online e é onde declararam maior incremento em seus planos para alocações de mídia em 2023.
No Brasil, a tendência é a mesma e, entre todos os pontos de contato avaliados, os consumidores são mais receptivos à publicidade em mídias offline. Entre os cinco primeiros canais do ranking estão eventos patrocinados (#1), anúncios em revistas (#2), jornais (#3), ponto de venda (#4) e cinema (#5). No contexto digital, globalmente e no Brasil, o topo da lista é liderado pela preferência em receber publicidade por conteúdo de influenciadores, seguido por anúncios em e-commerce e podcasts.
O recorte nacional do Media Reactions mostra que o Brasil apresenta um cenário geral de estabilidade no que se refere à exposição e receptividade aos formatos publicitários. No entanto, neste ano observamos um aumento da aceitação dos brasileiros em receber publicidade em marcas digitais de mídia.
Outra particularidade identificada pelo estudo é que os brasileiros possuem percepções mais positivas das marcas e dos canais de mídia, acima da média global, mas, ainda que mais receptivos à publicidade, não estão imunes a problemas também similares globalmente, como a saturação e a sensação de se sentirem invadidos pela publicidade. O respeito aos usuários e uma comunicação de qualidade devem prevalecer para evitar sentimentos negativos em relação à marca e aos seus esforços de conexão.
Outra conclusão do estudo é que o planejamento de campanhas deve contar com um equilíbrio entre o uso de plataformas globais e locais e também entre as mídias on e offline. Um mix adequado entre marcas de mídia globais e locais permite usufruir o que há de melhor em cada cenário – como a escalabilidade e formatos relevantes e inovadores globalmente e a autenticidade e confiança impressas pelas marcas locais. Da mesma forma, o balanço entre mídias on e off garante planos mais fluídos e que acompanhem a forma como os próprios consumidores têm usado as diferentes mídias disponíveis.
Neste ano, a maior parte dos profissionais de marketing na América Latina declararam pretender aumentar os investimentos em mídias digitais. Em destaque estão os Vídeos Online (72%) e o Metaverso (69%). Na região, o TikTok se destaca como a marca mais cobiçada pelos profissionais de marketing em intenção de aumentar os investimentos no próximo ano.
“O cenário de mídia segue mudando rapidamente e, em tempos de inflação alta, os profissionais de marketing precisam repensar suas estratégias para garantir campanhas mais eficientes e relevantes, combinando o equilíbrio entre o mix de plataformas e marcas de mídias e conteúdo significativo e customizado para suas audiências, mas também reservando um espaço para experimentar novas possibilidades”, diz Maura Coracini, Diretora de Mídia & Digital da divisão Insights da Kantar.
MÍDIA
O volume de investimentos publicitários em mídia bateu R$ 8, 3 bilhões no primeiro semestre deste ano, alta de 12,5% em relação ao mesmo período de 2021, que havia registrado R$ 7,3 bilhões. Desde 2019, é a primeira vez que os números do primeiro semestre superam a casa dos R$ 8 bilhões. Os dados estão no painel Cenp-Meios, organizado pelo Cenp (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário)
Em termos percentuais, o segmento de mídia exterior teve a maior alta, 60,43%, e saltou de R$ 552,3 milhões para R$ 886 milhões em investimentos. Com isso, elevou a participação em 3,19% e reforçou a sua posição como terceiro principal destino dos aportes, com 10,7%.
Outro segmento que se destacou positivamente foi TV por assinatura, com 35,8%, fechando os primeiros seis meses do ano com R$ 522 milhões. No share total dos investimentos, ocupa a quarta colocação com 6,3%.
A internet aparece logo atrás em ritmo de crescimento, com aumento de 23,91%. Financeiramente, encerrou junho com aproximadamente R$ 2,6 bilhões em recursos, impulsionado pela subcategoria ‘internet display e outros’, que expandiu 9,91% e representou 65,4% de todo o investimento no segmento. Alcançou 31% de participação, ampliando a sua força no bolo publicitário – no primeiro semestre de 2019, antes da pandemia, o meio respondia por 20,2% do total e movimentou cerca de R$ 1,7 bilhão.
De acordo com Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp, os dados coletados e consolidados de 2021 já apontavam que uma “forte recuperação” em relação ao pior ano da pandemia, 2020, estava a caminho. “Isso sinaliza uma boa perspectiva para o mercado, já que o segundo semestre conta com um calendário relevante para as marcas que inclui Copa do Mundo e datas comemorativas como Black Friday, Cyber Monday e Natal”, projeta.
Entre os segmentos que registraram números negativos, chama atenção a queda de 2,08% dos investimentos de mídia em TV aberta, que continua sendo o principal caminho para as verbas publicitárias no país e girou R$ 3,8 bilhões – contra R$ 3,9 bi no primeiro semestre de 2021.
Apesar de ser em percentual pequeno, a retração contribuiu para que o meio perdesse participação de mercado, saindo de 52,9% para 46,1%, o que significa uma redução de quase 7 pontos percentuais.
Para a análise dos volumes, o Cenp-Meios reuniu dados de 309 empresas parceiras localizadas nas cinco regiões do país. No final do ano passado, contava com 298. Segundo a entidade, por sua metodologia, consegue oferecer precisão total de informações.
VALE DOS VINHEDOS
Uma das principais urbanizadoras da Serra Gaúcha, a Lex Empreendimentos Imobiliários se viu diante de um desafio, em dezembro de 2021, ao lançar o Condomínio Terroir Vale dos Vinhedos: como comunicar à comunidade e aos potenciais investidores a chegada do novo empreendimento com precisão, criatividade e de forma sustentável, alinhada aos valores da empresa? Para responder a essa questão e elaborar uma estratégia diferenciada de comunicação, a THMT, agência de comunicação da Lex, contratou o publicitário Duddu Vanoni, que sugeriu uma série de ações fundamentadas nos princípios do design sistêmico. “Esta é uma nova abordagem da área do design que se contrapõe ao entendimento tradicional, mais linear. No design sistêmico, buscamos uma visão mais ampla que contempla, entre outros fatores, a ligação com o território e a preocupação com o meio ambiente, sempre considerando de que forma um produto ou serviço afeta o comportamento dos indivíduos”, explica Vanoni. “O design sistêmico explica o sistema em que os negócios acontecem, incluindo aproximações, relacionamentos e parcerias. Hoje em dia, há, inclusive, profissionais remunerados apenas para abrir portas”, complementa.
Para estruturar uma estratégia diferenciada de comunicação com foco no lançamento do Terroir Vale dos Vinhedos, Vanoni, seguindo a lógica do design sistêmico, buscou no mercado a parceria de Manuela Caringi, da It! Experience. O projeto foi elaborado a partir de três pilares: a abordagem direta com potenciais investidores, a produção de conteúdo digital com foco no público-alvo da urbanizadora e a divulgação do empreendimento via assessoria de imprensa.
Na abordagem direta com os potenciais investidores, a estratégia escolhida foi o envio de um kit que pudesse representar a essência da Lex e do seu mais novo condomínio. Composto por um espumante desenvolvido com exclusividade pela Cave Geisse a partir de uvas colhidas no empreendimento, duas taças que viram porta-rolhas, uma carta de apresentação e um folheto do empreendimento, o kit foi enviado a um mailing estrategicamente selecionado em uma caixa de madeira produzida sob medida, dentro de uma ecobag.
Em uma segunda frente de atuação, Duddu e Manuela articularam a produção de conteúdo digital sobre o empreendimento, direcionando a publicação para canais voltados ao público-alvo da urbanizadora. Essa estratégia foi complementada com a atuação da assessoria de imprensa, que conquistou espaços editoriais relevantes nas mídias regional e nacional.
Executada entre dezembro de 2021 e março de 2022, a estratégia diferenciada de comunicação trouxe resultados relevantes para a Lex Empreendimentos Imobiliários. Já a partir das primeiras ações direcionadas ao público de potenciais investidores, houve um aumento expressivo no número de negócios fechados – em julho, o empreendimento já tinha 60% dos lotes comercializados. Para os próximos meses, inclusive, estão previstas novas ações de reforço da divulgação do Terroir.