NOTAS DA SEMANA – 16-10-2020

LEGISLATIVO

Em tempos que a cidade sofre pelo desgoverno, Porto Alegre só não ficou pior graças ao trabalho dos vereadores, que labutaram forte durante a pandemia, evitando que o caos econômico e social fosse maior.

Aplausos e obrigado.

POR QUE PAROU, PAROU PORQUE…

Somos o exemplo do medo e ficamos acuados nas adversidades. Perdemos a coragem de reagir de ir em frente.

Estamos preocupados com eleições,  impeachment, etc…e não produzimos, não fazemos e não nos movemos. Triste comunicação que não comunica que não incentiva que não coloca a  verdade.

CONGREGARH 2020

A Unimed é patrocinadora do maior evento de gestão de pessoas do sul do país. Em sua 1ª edição no formato on-line, o CONGREGARH Conexão 2020 abordará a temática “Tempos de Experiências” debatendo sobre a riqueza da soma de aprendizados que tivemos ao longo da vida e o impacto no mundo corporativo. O evento acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro. Informações e inscrições acesse: www.abrhrs.org.br

MASBAH!

O “Masbah!” deste sábado, 17 de outubro, viaja até Gramado e conhece um mundo mágico em uma pizzaria temática bastante diferente. Recheado de fantasia, o local é casa de bruxos, caldeirões, poções fumegantes e vassouras voadoras. O Sopro do Dragão e o Suco de Hidromel são algumas das comidas superexóticas da casa. Uma jornada com muitos feitiços e mistérios, que a apresentadora Brunna Colossi desvenda neste lugar encantado.

O programa ainda vive uma experiência bastante rural em um sítio localizado em plena capital gaúcha. A apresentadora irá colher frutas no pomar, buscar alimentos fresquinhos da horta e provar as principais delícias e pratos típicos. Que tal produzir um pãozinho artesanal e depois descansar na sombra das árvores? Para a diversão ficar completa, o cantor e compositor Guilherme Grins acompanha Brunna nesta missão, com moda de viola e no embalo dos hits desse gaúcho de São Borja.

Já no programa “Anonymus Gourmet”, é dia de “Cuca Gelada”, uma receita inspirada em um prato tradicional gaúcho e feita de forma totalmente diferente da tradicional.

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir de 12h e o Anonymus Gourmet, logo após, no SBT do Rio Grande do Sul.

GRUPO RECORD RS

Sempre em busca da inovação e de olho nas transformações culturais, o Grupo Record RS apresenta o Insights: palco de inovação, tendências e debates.

Na próxima edição (19/10) terá a participação do Gerente Executivo de Relações Institucionais da UNIMED, Gerson Luis da Silva que abordará o tema “Relações Institucionais na Gestão de Crise”.

O evento será transmitido no dia 19/10 às 17h através do youtube, pelo canal Correio do Povo. Link: https://youtu.be/u7SOnlR2e1l

PODCAST DA COLUNA DO NENÊ

A décima edição já foi ao ar nessa quarta-feira (14) com o convidado Fernando Silveira, Sócio-Diretor da Integrada Comunicação e Presidente do Sinapro RS (Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul).

A próxima edição conta com a participação de Ricardo Bottega, publicitário formado bacharel pela PUC-RS, e pós-graduado em Comunicação e Marketing pela ESPM-RS.

Profissional com 35 anos de Mercado, já trabalhou como Diretor de Criação em agências como Competence, Matriz, Martins e Andrade, Escala, e21, CDN.

Ganhou os principais prêmios da publicidade regional, nacional e conquistou o único Leão de Ouro em Cannes para o RS em 2001.

Atualmente faz parte da direção do Clube de Criação do RS e, recentemente assumiu a vice-presidência da ARP – Associação Riograndense de Propaganda do RS.

Em 2016 foi finalista na categoria Diretor de Criação no Salão da ARP.

Siga o Podcast da Coluna do Nenê no Spotify:

BANRISUL

A mais nova campanha desenvolvida pela Moove para o Banrisul divulga o Pix, o novo sistema brasileiro de pagamentos instantâneos disponível na plataforma digital do banco.

Gerido pelo Banco Central, o Pix inova frente ao TED e ao DOC. A grande diferença é a rapidez e a disponibilidade deste meio de pagamento a qualquer dia e horário, por meio do APP Banrisul Digital.

Para contar sobre essa novidade que vai chegar no aplicativo, a Moove trouxe o músico Thedy Correa, da banda Nenhum de Nós, que, em um cenário futurista e cheio de ícones modernos e representativos, apresenta o Pix aos clientes do Banrisul. 

Com a chegada do Pix, o conceito Tudo no seu tempo, que a Moove já havia desenvolvido para o Banrisul Digital, ganhou ainda mais força. O grande diferencial agora – e que é o foco na nova campanha – é a instantaneidade das operações e a disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana. A campanha também destaca o fato de o Pix não ter tarifa para pessoa física.

Fases da campanha 

A novidade começará a funcionar em 16 de novembro de 2020, mas desde o dia 5 de outubro já é possível fazer o cadastro das chaves Pix no APP Banrisul Digital. Antes disso, era possível registrar interesse no app e realizar um pré-cadastro. 

Por isso, campanha se divide em três fases: 

Na fase 1, do pré-cadastro, os clientes já podiam registrar seu interesse na utilização do Pix pelo App Banrisul Digital. 

A fase 2 é esta que se iniciou no dia 5 de outubro, quando se tornou possível aos clientes cadastrar as chaves no app Banrisul Digital. Nesta fase da campanha, começaram a ser veiculados anúncios de jornal e as vinhetas nos espaços patrocinados do Banrisul, campanha online e nas rádios da capital e do interior do Estado, veiculação na televisão, nos canais RBS, SBT, Record, Pampa, Band, Multishow, GNT, Globo News, Sportv e MTV, além dos espaços patrocinados do Banrisul. 

Depois, ainda virá a fase 3 da campanha, a partir do dia 16 de novembro, quando o Pix passa a funcionar de vez em todo o Brasil e com todas as instituições financeiras. Para esta terceira fase, o objetivo da campanha será incentivar o uso do Pix no app Banrisul Digital. 

Ficha Técnica

Campanha: Pix Banrisul

Head de Relacionamento e Negócios: Rosângela Lopes

Atendimento: Fernanda Rauber e Ritiele Medeiros

Head de Criação: Laura de Azevedo

Criação: Laura de Azevedo e Moisés Bettim

Planejamento: Eugênio Lumertz

Produção: Robson Albuquerque e Carla Bildhauer

Mídia: Irenita Boff

Arte-Final: Christian Vieira

Aprovação (cliente): Lisane Fernandes, Rodrigo Ávila e Carlos Ribeiro

Produtora de Vídeo: Mythago

Diretora do Filme: Pepe Mendina

Produtora de Áudio: Batuque

LOJAS COLOMBO

Rede de lojas abandona pontos que ocupava há 22 anos e aponta “custos impraticáveis” que “beiram o absurdo”. Depois de 22 anos de parceria, a Lojas Colombo está abandonando dois dos maiores shopping centers de Porto Alegre – Iguatemi e Praia de Belas.

APP CAST

Propaganda na TV: como foi, como está e como será.

Fred Muller – Diretor Executivo de Negócios e Marketing – SBT

Luciana Schwartz – VP de Mídia da VML

Nelson Sirotsky – Membro do Conselho de Acionistas e Administração do Grupo RBS

Paulo Tonet Camargo – VP de Relações Institucionais – Grupo Globo

STRATEGY SUMMIT

No dia 20 de outubro vai acontecer o Strategy Summit, um evento online para auxiliar os gestores de marcas e negócios no momento mais desafiador dos últimos tempos. A iniciativa é da Share, que escolheu os palestrantes tendo como linha de curadoria as 4 habilidades essenciais para gestão de marcas proposta pela Cordão Estratégia, a partir de estudo global: clareza, agilidade, sensibilidade e utilidade.

Faça sua inscriçao em http://bit.ly/StrategySummit-ARP e aplique o cupom arp15.

Associados da ARP concorrem a 02 (duas) cortesias para participar do evento. Ficou interessado? Então responda a este e-mail e participe do sorteio!

Para saber mais sobre o evento, acesse tudodeshare.com.br/eventos/strategy-summit/

SBT

O SBT garantiu a vice-liderança em mais um mês de 2020 na média das 24 hrs no Rio Grande do Sul. Nesta faixa horária, das 6h às 30h, marcou 3,4 pontos em audiência, contra 3,0 da terceira colocada e 12,9 da primeira.

No período matutino, no ar das 6h às 12h, o SBT manteve-se na vice-liderança com 2,3 pontos, contra 2,0 da terceira colocada e 6,8 da primeira. Já no período da tarde, a emissora cravou 3,6 pontos. 

Na faixa noturna, a emissora obteve um crescimento de 6% em relação a agosto e manteve-se na vice-liderança com 5,2 pontos, contra 5,0 da segunda colocada e 23,8 da primeira. Na faixa horária da madrugada, das 24h às 30h, a emissora gaúcha obteve crescimento de 10% e permanece na vice-liderança com 2,5 pontos, contra 0,9 da terceira colocada e 5,7 da primeira. Vale lembrar que nas 24 hrs, em setembro de 2020, a emissora atingiu 2,7 milhões de telespectadores.

Confira abaixo o desempenho dos programas locais:

– O Anonymus Gourmet garantiu a vice-liderança isolada com 3,9 pontos, contra 2,6 da terceira colocada e 17,0 da primeira. O programa alcançou 374 mil telespectadores no mês de setembro.

– O Masbah! obteve crescimento de 23% e se manteve a vice-liderança com 5,2 pontos, contra 1,9 da terceira colocada e 16,4 da primeira. O programa atingiu, em setembro, 449 mil telespectadores.

– SBT Rio Grande 2ª edição marcou 3,3 pontos em audiência. Em setembro, alcançou 524 mil de telespectadores.

– O SBT Rio Grande, no mês de setembro, cravou 3,6 pontos de audiência. No mês em questão, alcançou 947 mil telespectadores.

AS AVENTURAS DE POLIANA

“As Aventuras de Poliana” faz sucesso em terras internacionais. O SBT vendeu os direitos da novela para a TCV (Televisão de Cabo Verde), que teve sua estreia em 10 de agosto e alcançou ótimos resultados para o canal. “A novela está a ter uma boa aceitação, principalmente junto ao público mais jovens. Espero que seja o primeiro de muitos outros negócios entre a TCV e a SBT”, diz o diretor do canal TCV Tony Teixeira.  

A venda mais recente foi para TV Miramar, TV aberta em Moçambique. A estreia da novela, em 28 de setembro, foi o programa mais visto no país. Exibida às 18h45, liderou logo na estreia e em sua primeira semana de exibição, teve uma média diária superior a todos os programas exibidos no país entre todos os canais abertos. A Gerente de Novos Negócios do SBT Carolina Scheinberg comemora, “ficamos muito felizes com o sucesso das parcerias com a TV Miramar e a TCV, que ainda vão crescer muito. As Aventuras de Poliana é uma novela família além de ser divertida, com uma mensagem universal. É gratificante ver essa mensagem positiva ultrapassar as fronteiras do nosso país e ser tão bem aceita”, completa.

OUTUBRO ROSA

Outubro é o mês e rosa é a cor que simboliza a campanha nacional de conscientização às mulheres e à sociedade em geral sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, umas das doenças que mais causam mortalidades de mulheres no Brasil. De acordo com as estatísticas, de 2020 a 2022, estima-se a ocorrência de 66.280 casos, ou seja, um risco de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres*. Mas, com informação, prevenção, diagnóstico e tratamento precoces, o índice de cura pode chegar a 95%. Em apoio à causa, o SBT do Bem, plataforma de responsabilidade social do SBT, lançou a campanha Empodere-se contra o câncer, que tem como mensagem principal mostrar a representatividade que o empoderamento feminino tem na luta contra a doença. Assista aqui

A força da mulher é capaz de transformar qualquer realidade, com base nisso, a campanha traz um filme principal elaborado a partir de linguagens do universo feminino, que buscam encorajá-las a se fortalecerem ainda mais para vencerem o câncer. “Há tempos, a mulher alcançou um protagonismo na família, no trabalho, no empreendedorismo, nas artes, entre outros. Quisemos trazer nessa campanha a ideia de a própria mulher ter um olhar mais atento para si mesma, se valorizar, ser resiliente e, ao mesmo tempo, se empoderar também em momentos difíceis declara Priscila Stoliar, Head de Marketing do SBT.

Ao longo do mês, serão realizadas diversas iniciativas nas redes sociais do SBT Online como forma de engajar as mulheres nessa luta. Dentre elas estão, desafio de dança no Tik Tok com uma coreografia especial ligada a representatividade e força feminina na luta contra o câncer de mama. Por meio de posts no Instagram e Facebook, todas as mulheres serão incentivadas a tirarem fotos empoderadas e compartilharem com a #Empodere-seContraOCâncer. Já no Spotify, a apresentadora Eliana convidará às mulheres – maiores de dezoito anos – a se valorizarem nessa batalha e acompanharem o projeto na página do SBT do Bem. 

A campanha irá ao ar no mês de outubro. A criação é da agência WMCcAnn.

Ficha Técnica 

Agência: WMcCann
Cliente: SBT

Produto: SBT do Bem
Nome da campanha: Empodere-se

CCO: Hugo Rodrigues e Kevin Zung

Direção de criação: Fábio Ludwig
Criação: Ligia Mecenas, Ariane Melo e Raoni Leão

Atendimento: Anna Moraes, Vitoria Silvestre

VP de Mídia: André França

Mídia: Leonardo Pellegrino

VP de Produção: Tato Bono

Produção integrada: Cayan Lobo e Camilla Mendes

Produtora do filme: Lemonade Filmes

Diretor: Rafaela Ferrari e Raphael Rodriguez

Diretor de Fotografia: Amanda Louzada

Pós-produção: Renata Nascimento / Yggor Araújo e Bruna Oliveira

Produtora de Som: Marcelo Guerreiro 

Trilha: Marcelo Guerreiro 

Tecnologia: Marcelo Soares, Victor Odo e Caio Costa

Projetos: Yarha Costa

Relações Públicas: Kerena Neves, Bruna Ramos e Patrícia Lázaro

Aprovação pelo cliente: Fred Müller, Priscila Stoliar, Milena Maeda, Julyana Magrini

SENAC

Neste ano, muitas pessoas tiveram que adiar seus sonhos, seus planos e seus estudos. Novas formas de ensinar, aprender e planejar o futuro foram pensadas, e a educação, em muitos momentos, foi colocada de lado. Essas mudanças trazem um 2021 de novas esperanças. Esperança, principalmente, de construir um futuro melhor.  E para ajudar aqueles que adiaram seus sonhos e precisam de uma forcinha para transformar as suas vidas no próximo ano, o Senac-RS está com uma campanha de desconto para os cursos realizados em 2021. 

Com o mote “Acredita 2021, com Senac vai dar”, a campanha, que vale em todo o RS para matrículas antecipadas, dá desconto de 15% nos cursos da instituição, podendo chegar a 25%, dependendo da forma de pagamento. Lançada neste mês de outubro, ela acontece até o fim do ano para quem se matricular ainda em 2020 para cursos que serão realizados em 2021. Entre as opções, estão cursos de Formação e Aperfeiçoamento, Técnicos, Graduação, Pós-Graduação e idiomas. No total, o Senac oferece mais de 600 capacitações em quase 20 áreas do conhecimento, espalhadas pelos 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul.

De acordo com a gerente de marketing do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Simone Barañano, “faz parte do compromisso do Senac-RS oferecer ensino de qualidade. Ter atrelado a isso campanhas de desconto que ajudam efetivamente as pessoas na mudança de vida vai muito além de uma campanha comercial, pois as ações são pensadas na transformação social e na eserança de um futuro melhor, de oportunidades e realizações”, destaca a gerente.

Para quem for comprar pelo site do Senac-RS, basta usar o cupom “VEM21”. Mais informações podem ser conferidas no site https://www.senacrs.com.br/acredita.asp.

No link https://we.tl/t-DKD2UoOZk5 vocês podem conferir o vídeo da Campanha.

PRETINHO BÁSICO

Desde quarta-feira (14), o humor do Pretinho Básico chegou aos três estados do sul do Brasil por meio das ondas de rádio. A data marcou a estreia da edição das 13h na capital paranaense, onde a atração será retransmitida diariamente, de segunda a sábado, a partir da programação da rádio RIC FM, que passou a operar na frequência 107,1.

Sob comando do comunicador Alexandre Fetter, o programa da Atlântida tem como integrantes Cris Pereira, Duda Garbi, Luciano Potter, Magro Lima, Neto Fagundes, Porã, Rafinha e Rodaika. Juntos, eles são responsáveis por levar entretenimento, leveza e bom humor à casa de milhares de pessoas diariamente – considerando apenas as regiões em que há medição regular de audiência, como é o caso da Grande Porto Alegre e Grande Florianópolis, a 1ª edição do Pretinho Básico alcança em média 90,5 mil ouvintes por minuto.

– Ter o Pretinho Básico em Curitiba mostra o tamanho deste programa que tem reconhecimento nacional. O Pretinho Básico está entre os três maiores programas de humor e entretenimento do rádio brasileiro. Os curitibanos, a partir de agora, vão poder se divertir com a turma do PB. Vida longa! – comemora o gerente de Programação e Produto das Rádios de Entretenimento do Grupo RBS, Martin TJ. 

Desde 2013, quando o Pretinho Básico começou a ser transmitido também via plataformas digitais, o programa ultrapassou os limites das barreiras físicas e passou a se tornar companhia de ouvintes ao redor de todo o Brasil e do mundo. Além do on air, a atração pode ser conferida no site do Atlântida, de segunda a sexta-feira na faixa das 13h e das 18h, com reprise aos sábados e domingos nos mesmos horários. As edições também podem ser conferidas no Spotify, onde o podcast do PB já soma mais de 16 milhões de plays.

CONEXÃO RS

Hoje no CONEXÃO RS da Ulbra TV às 17h30, uma entrevista exclusiva com o Presidente Sidnei Piva da Itapemirim linhas aéreas, falando pela primeira vez sobre a abertura de 900 vagas para o inicio da operação da companhia em março, e definindo Porto Alegre como um Hub de rotas.
GRUPO TROCA

No mercado de logística há quase três décadas, o Grupo Troca é reconhecido pela qualidade e confiabilidade de seus serviços e pelopropósito de adaptação constante às novas necessidades.

Com um projeto arrojado de crescimento para 2021, a empresa não só melhorou seu desempenho na pandemia, como usou este tempo para implementar a reestruturação de áreas que ainda não eram plenamente exploradas, como a de marketing focado em estratégias comerciais integradas.
A partir deste direcionamento, este tem sido um momento de aprimoramento da comunicação com o mercado.  Para tanto, o Grupo contratou a gestora Fabiane Chemale, que, desde o início deste ano atípico, vem implementando um projeto especialmente desenhado para o negócio a partir de um trabalho de branding para a renovação da marca e para a adequação de toda a estratégia digital da empresa.
Fabiane costuma dizer que o novo site é a ponta do iceberg da transformação digital pela qual a empresa passa. Todos os processos de padronização de algoritmos, métricas e autoridade digital foram aperfeiçoados. Em um segmento em que os acessos ao site são realizados
massivamente por smartphones, tornar a plataforma responsiva era uma questão vital.

A ideia foi criar uma plataforma digital que gere conversão e oportunidades de negócios para o Grupo Troca, que conta hoje com cerca de 450 colaboradores’, destaca Fabiane.

Em 2020, a empresa também passou a oferecer o transporte aéreo em complementação ao rodoviário, atendendo todo o território nacional.
“A primeira grande mudança promovida pela nova gestão de marketing na empresa foi a renovação da marca, realizada por uma equipe interna contratada para atuar no grupo. Quando se mexe em uma marca, mexe-se em toda uma estrutura, na qual as pessoas têm uma relação bastante especial, e isto é muito delicado, por isso resolvemos fazer um processo interno de cocriação, que foi muito rico e produtivo, o que resultou em mais abertura da equipe e da gestão para a mudança”, analisa a gestora.
Foram realizadas pesquisas de mercado, tanto em fontes, quanto em cores para ver o que hoje se usa no segmento de logística. Outro aspecto importante foi a substituição da palavra transporte pela palavra logística que chancela, agora, a nova marca. Porque a logística engloba
toda a cadeia de processos, que tem o transporte como uma de suas etapas.

Quanto ao posicionamento da empresa, que, a partir de um forte trabalho de parceria com a agência DZ Studio, foi alterado para “A primeira classe da logística”, ou seja, está levando para fora o grau de excelência que o serviço já possui para quem trabalha com a empresa, mas que precisava ser percebido pelos públicos de interesse.
Todas estas modificações exigiram um aprofundado conhecimento interno, com um mergulho no universo dos clientes para buscar essa essência. O objetivo inicial foi organizar a percepção de valor para o mercado e para o consumidor fazendo este perceber o quanto O Grupo Troca é grande e oferece uma entrega de serviços de excelência, por meio de processos
qualificados com foco em tecnologias para atender as diversas necessidades de seus usuários e consumidores. A empresa, que possui tudo isso, precisava comunicar-se com o mercado, e o resultado pode ser conferido no novo site. https://grupotroca.com.br/
O próximo passo será a reestruturação do guideline das redes sociais e das editorias de conteúdo dos canais, nas quais serão abordados temas focados em públicos interno e externo, respeitando as peculiaridades e interesses de cada um, inclusive, possibilitando uma comunicação com a empresa por meio de diversos canais.

GERDAU

Estão abertas as inscrições para o programa Gerdau Transforma, fruto de parceria entre a Gerdau e o Instituto Besouro de Fomento Social. O curso tem como objetivo capacitar cerca de 600 novos empreendedores no Rio Grande do Sul por meio de uma formação gratuita e online. A edição ocorrerá entre 19 e 23 de outubro. Os interessados têm até o primeiro dia do curso para se inscrever pelo site do projeto.

Para participar é preciso ter entre 18 e 29 anos, estar matriculado ou ter frequentado escola pública, vontade de empreender, possuir uma ideia de negócio e viver em zonas periféricas. “Construímos, em conjunto com a Gerdau, o Gerdau Transforma com o intuito de desenvolver as regiões onde a empresa está presente. O objetivo é melhorar a condição de vida e a geração de renda das pessoas que moram nessas regiões, inclusive dos familiares dos colaboradores dessas unidades”, explica o presidente e fundador da Besouro, Vinicius Mendes Lima.

Serviço – Curso Online Gratuito Gerdau Transforma Rio Grande do Sul 

Inscrições: https://www.gerdautransforma.com.br/ 

Prazo para se inscrever: até 19 de outubro 

Período das aulas: 19 a 23 de outubro 

Horário: das 18h às 21h 

Onde: Universidade Besouro – plataforma online da Besouro Agência de Fomento Social

TERCEIRA IDADE

Por Naiara Nóbrega

Idadismo, etarismo, ageismo… já ouvi sobre esse conceito por diversos nomes, mas, no final das contas, estamos falando mais uma vez de discriminação e estereótipos de um grupo específico. Nesse caso, baseado na idade.
Em uma sociedade como a nossa, que parece buscar a fonte da juventude a todo custo, envelhecer é “feio”, e se tornou motivo para exclusão e marginalização, inclusive no mercado de trabalho.
Na sua empresa há espaço para profissionais 50+ ou ainda há a crença de que essas gerações são antiquadas, tradicionalistas, avessas à inovação e tecnologia? Quanto da pluralidade das pessoas pertencentes a esse grupo nós apagamos e desconsideramos, ao colocá-las dentro de caixas cheias de ideias pré concebidas e limitadas?
A verdade é que, com sorte, todos nós vamos passar da barreira dos 50 um dia. Ao contrário de outros recortes de identidade (como raça ou gênero, por exemplo), em algum momento da vida, todos faremos parte desse grupo. Será que estamos olhando para ele e o tratando como se deve ou como queríamos ser tratados?
Como podemos tornar essa realidade diferente?

OLYMPIKUS

Há 45 anos no mercado, a Olympikus é a maior marca de produtos esportivos do Brasil atualmente. No entanto, assim como os pequenos negócios, a empresa teve de se adaptar à nova realidade provocada pela pandemia de covid-19, criando estratégias para fortalecer o e-commerce e para inovar no marketing. O resultado foi um crescimento de 300% nas vendas online e um programa voltado para a geração de renda a partir de vendas da marca.

Na entrevista a seguir, o publicitário Márcio Callage, diretor de marketing da Vulcabras Azaleia, detentora da marca Olympikus, fala sobre como a empresa encarou a crise do coronavírus e como a “brasilidade” pode ainda ser um diferencial.

A Olympikus divulgou um aumento de 300% em vendas online durante os primeiros meses da pandemia. A que você atribui esse resultado?

Felizmente tivemos esse crescimento, que só foi possível porque temos encarado o e-commerce como uma de nossas prioridades. Já estávamos construindo uma estratégia de logística, mídia e performance que pudesse atender a um futuro crescimento, que surgiu no momento da pandemia. Com o cenário atual passamos a concentrar mais esforços sobre o e-commerce, que hoje está apto a receber novos consumidores.

Com a chegada da pandemia, academias e parques tiveram de ser fechados e a prática esportiva sofreu um impacto. Como a empresa reagiu?

Entendemos que era o momento de convidar as pessoas a ficar em casa e deixar a corrida para depois. Como marca brasileira, que o distanciamento social precisava fazer parte do comportamento das pessoas para preservar quem realmente precisava sair para trabalhar. Em paralelo, estávamos em busca do que poderia ser feito para ajudar a comunidade do esporte, que ficou enfraquecida. Diversos profissionais liberais dessa área ficaram sem renda. Foi dessa perspectiva que nasceu o Corre Junto Brasil, um programa que permite às pessoas venderem produtos Olympikus e ganharem uma comissão. Essas pessoas são parte da comunidade em que atuamos e é nossa missão fortalecer esse elo.

Como funciona o programa?

O Corre Junto Brasil convida todos os brasileiros a se cadastrarem para vender online os produtos da marca. Hoje temos mais de 6 mil inscritos no programa e um número expressivo de pedidos. E, recentemente, lançamos a Escola do Corre, que ensina o brasileiro a se tornar um empreendedor digital. A plataforma oferece gratuitamente uma trilha de conteúdos sobre como vender na internet, construir sua audiência, portfólio de produtos e tecnologias da Olympikus para embasar o argumento de vendas.

A Olympikus sempre se posicionou como uma marca “brasileira”. Essa estratégia continua válida?

Ser uma marca esportiva brasileira nos torna únicos e nos permite jogar em um território que agrega todos os valores positivos de ser brasileiro. Nesse momento em que o consumo é visto como um ato político, cuja decisão de compra passa por questionamentos conscientes, a ideia de comprar produtos Olympikus ganha mais força. Afinal, ao adquirir um produto brasileiro e feito por brasileiros, ajudamos a gerar mais empregos, o dinheiro circula internamente, o consumo aumenta e gera retorno para manter nossos funcionários.

Você acredita que o consumidor do pós-pandemia mudou? O que ele deseja agora?

Vivemos um momento favorável para a conscientização e o consumidor está mais aberto a ouvir novas ideias. Cabe às marcas pautar reflexões. O Brasil é capaz de produzir tecnologia de ponta e existe uma marca forte que beneficia diversos elos da cadeia nacional — trade, fornecedores, funcionários, parceiros de negócios e o próprio consumidor.

Ainda é possível inovar no varejo de esportes?

Estamos vivendo uma era de profundas transformações. A todo momento existe a oportunidade de um pequeno negócio se sobressair. Eu acredito que há espaço para esse nicho, e a venda direta é um deles. Quando os afiliados estão vendendo pelo Instagram ou em outros canais, isso abre um espaço de inovação. Toda pessoa tem grande potencial para, a partir de seu espaço digital, gerar negócios e ser um curador naquele perfil de produto. Se esse indivíduo se especializar em seu nicho, vai ajudar outras pessoas a comprarem o melhor produto, oferecendo um atendimento mais personalizado. Esse tipo de experiência torna-se mais atrativa para o consumidor.

LEIA MAIS

DESTAQUE: CONGREGARH 2020: TEMPOS DE EXPERIÊNCIAS

ESPECIAL: CEO OUTLOOK 2020

VÍDEOS: ESTÚDIO FARROUPILHA SBT 2020

Tem OPINIÃO, CHARGE do talentoso Cado Bottega e ARTIGOS: de Guilherme Novello; Davi Sabetta, especialista em marketing digital; Fabio Mestriner, consultor da Ibema; Pablo Lemos, CTO do AdClub; Sérgio Lima, marqueteiro políticos, com atuação na Aliança pelo Brasil e do nosso articulista José Maurício Pires Alves

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