NOTAS DA SEMANA – 17.03.2023

KITTY SCHMITT

ENTREVISTA COM KITTY SCHMITT

1. Quem é Kitty Schmitt?

Kitty Schmitt é uma pessoa determinada, dinâmica, comunicativa, proativa e apaixonada pela comunicação, principalmente pelos setores de eventos. Sempre esteve em contato com diversos setores da comunicação e da comunidade em geral, trabalhando com promotores de eventos, instituições de ensino, grupo de comunicação e entidade. Já se aventurou a ter agência em São Leopoldo e jornal em Minas Gerais, pois tudo é experiência para incrementar o trabalho no dia a dia. Incansável, o conhecimento é constante e muito importante para ela, pois tem duas faculdades (PP e RP), com MBA em Marketing de Serviços e hoje um pós-graduação com foco em gestão de eventos e experiências digitais.

2. Tua formação profissional é ampla e marcante, mas só há pouco tempo ficastes independente, por quê?

Bom, como diz o nome da minha empresa de assessoria METAMORFOSE, e Metamorfose é transformação. Trabalhei para algumas empresas por bastante tempo, mas resolvi priorizar qualidade de vida. Cresci e aprendi muito por todos locais que passei, mas o principal benefício é justamente o relacionamento. Conheci pessoas de diversos segmentos o que hoje me dá segurança de que essa nova etapa da minha vida poderá se transformar em grandes oportunidades.

3. Os segmentos que atua já estão vivendo normalmente?

Hoje atuo na assessoria de comunicação e gestão de eventos e estou me desafiando em algo que sempre disse que não saberia fazer, que é vendas. Nunca é tarde para começarmos e, principalmente, nos desafiarmos. Hoje também represento junto com meu marido empresas de brindes corporativos e gráfica. O setor de eventos foi um dos que mais sofreu na pandemia e precisou se reinventar. Nessa época eu estava como gerente de comunicação da Fenac, uma promotora de feiras e eventos, imagina só o desafio. Hoje os eventos estou retornando e sim, o presencial continua sendo essencial, principalmente nos eventos corporativos e de negócios, o olho no olho é fundamental. O digital veio com muita força e ajudou muito nesse período principalmente na parte de conteúdo, mas para efetivar negócios o presencial continua sendo a solução correta. O setor de eventos é um mercado muito promissor e uma das estratégias mais eficiente no relacionamento com os clientes.

Na parte de assessoria nunca as empresas precisaram tanto do trabalho principalmente com ações de ativação de marca e relacionamento.

Na parte de brindes e gráfica ainda são super importantes como complemento de todos esses segmentos, tanto como relacionamento e para fortalecer a presença das marcas. Enfim, foram momentos difíceis e de insegurança para todos os segmentos, mas a retomada é importante e necessária para as empresas e para a economia.

4. A Kitty em família, em casa, com os amigos?

Bom a Kitty é suuuuper família. Adora estar com a família e amigos, viajar, comer bem (quem segue no insta sabe que posta muito sobre comida kkk)… A família sempre deu apoio em todas as decisões. Hoje atua profissionalmente ao lado do marido e a filha seguiu seus passos e trabalha na área de marketing. A troca de informação é constante. A transformação da Metamorfose trouxe qualidade de vida para todos.

ANAMID

A AnaMid – Associação do Mercado e Indústria Digital agora é uma das entidades aderentes Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, instituição cujo objetivo é fomentar a livre e leal concorrência, auxiliando na compreensão e incentivando a conformidade (compliance) às normas legais e de autorregulação, pilares do modelo brasileiro de negócios da publicidade.

A aproximação acontece num momento em que o CENP passa por uma reformulação, com o objetivo de estabelecer normas e padrões alinhados às tendências do mercado brasileiro de publicidade, que teve um incremento de 7,6% em 2002 em comparação ao ano anterior. Dudu Godoy, vice-presidente do CENP, afirma que a parceria com uma entidade que representa toda a cadeia do digital proporcionará insights relevantes para este cenário.

De acordo com relatório do próprio CENP, a internet foi o meio que apresentou maior crescimento em 2022 (2,28%). A AnaMid reúne empresas e agências associadas que investem não só em publicidade, mas também em plataformas para ajudar a viabilizar campanhas e monitoramento dos resultados.

“A tecnologia impactou muito a forma como fazemos publicidade. Temos um caminho longo para discutir alternativas para uma concorrência mais justa. O ecossistema digital fomentado pela AnaMid pode contribuir muito não só com dados, mas, principalmente, apresentando e discutindo os desafios que nosso segmento enfrenta”.

Rodrigo Neves, presidente nacional da AnaMid e CEO da VitaminaWeb, quando as empresas se comprometem a seguir as normas estabelecidas pela autorregulação, elas demonstram um compromisso com a ética e a transparência, o que pode gerar mais confiança por parte dos consumidores e da sociedade em geral. “Isto, por si só, já justifica aproximação da AnaMid junto ao CENP”.

Neves acrescenta que o mercado como um todo ganha muito quando entidades de peso trabalham juntas. “A colaboração entre empresas do mesmo ou de setores diferentes pode levar a inovações e aprimoramentos, além de fortalecer a atuação das entidades na defesa dos interesses de seus associados e na sustentabilidade do setor”.

Fundada há sete meses, a AnaMid conta hoje com cerca de 200 associados em diversos estados brasileiros. Com poucos meses de atuação, criou um grande movimento nacional em prol do fomento e aculturamento de um segmento em crescente expansão e mudança: o digital.

Somente em 2022, a AnaMid promoveu 30 eventos dos mais variados possíveis, intercalando desde troca de conhecimento e conteúdo até a promoção de networking e negócios entre empresas.

Há um planejamento estruturado da associação para os próximos anos e uma das iniciativas prioritárias é a aproximação de outras entidades que, assim como a AnaMid, prezam por trazer conhecimento e uma autorregulação do mercado, ajudando a estabelecer formas e padrões de conduta que garantam uma concorrência mais justa e equilibrada, além de proteger os direitos dos envolvidos, seja prestador de serviços, seja contratante.

SBT RS

O SBT no Rio Grande do Sul acaba de ganhar uma nova repórter. Com experiência em produção e edição em telejornalismo, Joellen Soares, de 28 anos, esteve na reportagem nos últimos dois anos, em Rio Grande e Pelotas, onde se aprimorou na função com reportagens e entradas ao vivo em telejornais da RBS TV/TV Globo, com destaque para a cobertura do grande incêndio na Estação Ecológica do Taim. Além da experiência na RBS TV, ela passou por TV Pampa, Bandeirantes e Record, aqui no estado. Agora, Joellen será repórter do SBT Rio Grande (de seg. a sex., às 11h30) e se dedicará à solução dos problemas das comunidades.

“Eu estou muito feliz com a oportunidade do SBT. Trabalhei por quatro anos e meio na RBS TV. Na emissora, comecei como editora de imagens e após dois anos recebi uma oportunidade na reportagem. Aprendi muito no interior. Agora é hora de poder seguir aprendendo e crescendo em Porto Alegre, pelo SBT, que me abre as portas para o retorno à capital. Sou muito grata e estou com a expectativa muito alta com essa grande chance que se apresenta no SBT”, diz ela.

“No mês das mulheres, fico feliz de anunciar mais uma repórter. A chegada da Joellen amplia a parcela feminina, que se torna maioria na reportagem do SBT gaúcho, com as experientes Luciane Kohlmann e Gabriela Lerina e, recentemente, Laura Gross no quadro SBT Sports RS”, explica o editor regional Israel de Castro Fritsch.

Joellen é natural de Porto Alegre e se formou em Jornalismo pela Unisinos.

MUITO CONHECIMENTO

O GAV – Grupo de Atendimento de Veículos – maior grupo de profissionais do RS, atualmente com 75 sócios pagantes, trouxe nessa semana um evento de Inovação e Tecnologia com muita expertise e conhecimento com profissionais que engrandecem, que dão notabilidade ao mercado e que são um orgulho e que sabem fazer.

Rafael Martins, Marcus Rossi e a Patricia Angeletti propiciaram uma aula de simplicidade que deixou todos os presentes satisfeitos e agradecidos por terem participado desse encontro.

Jovens vencedores e muito grandes em tudo. Certamente virão outros, muitos outros, pois esperamos sempre aumentar o nível de exigência e expectativa. 

DEDOS DUROS

Amigos jornalistas que tinham ideias antagônicas, que frequentaram a mesma casa estão sendo dedurados e com iminência de perderem seus empregos.

A perseguição e ameaça está grande e revoltante.

Vamos ter um “paredão de fuzilamento” ou vamos parar por aqui?

RBS

Mudanças significativas no departamento comercial com promoções e adequações.

Não está mais no escopo da equipe a talentosa profissional Vera Bavaresco.

AMPRO

A AMPRO – Associação de Marketing Promocional, organiza o AMPRO Saber com palestra sobre como moldar a contabilidade de forma que possa gerar relatórios que ajudem as operações de Live Marketing. O encontro será online, ao vivo, no próximo dia 15 de março, das 9h30 às 10h30. O público-alvo são os responsáveis pela gestão financeira e operações das empresas, profissionais de finanças, contabilidade e diretoria das agências.
O tema será apresentado por Leandro Pereira, CEO da Trust Consultoria Empresarial, que atua há mais de 18 anos como empreendedor contábil, e por Ricardo Beato, Vice-presidente Financeiro/Administrativo da AMPRO desde 2012, com atuação de mais de 30 anos de em gestão executiva para as áreas de finanças e controladoria, a maior parte em agências de publicidade e Live Marketing.
O curso é gratuito para Associados AMPRO. Outros detalhes e inscrições pelo https://bit.ly/financeiro1503

SERVIÇO – AMPRO Saber – A boa contabilidade traz retorno financeiro
Data: 15 de março de 2023
Horário: das 9h30 às 10h30 – Evento online
Detalhes e inscrições: https://bit.ly/financeiro1503

ELETROMIDIA

A Eletromidia, plataforma de mídia out-of-home com mais de 70 mil faces digitais e estáticas nas maiores cidades do País, anuncia a expansão da parceria com a Tembici, maior empresa de tecnologia para micromobilidade na América Latina. Além das telas digitais nas estações de bicicletas em Brasília, Recife e Rio de Janeiro, a Eletromidia levará o conteúdo das telas digitais a Belo Horizonte e a todas as capitais da região Sul do país: Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Para Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia, a expansão da parceria reforça não só a contribuição da empresa para aprimorar a mobilidade urbana sustentável, mas a oferta para o mercado publicitário: “Vamos aumentar nossa presença de mobiliário urbano digital em 4 das principais capitais do país, reforçando nossa liderança na vertical de ruas e possibilitando uma oferta pro mercado publicitário de mais de 1500 faces digitais por semana, somente na vertical de mobiliário urbano.”, afirma o executivo.

Além das faces digitais publicitárias, a Eletromidia ainda é a responsável pela comercialização dos patrocínios das bikes e do app da Tembici.

“A parceria com a Eletromidia é uma importante iniciativa para o financiamento da micromobilidade na América Latina. Com isso, além de viabilizar a implementação de robustos sistemas de bicicletas compartilhadas nas cidades, somamos esforços para expandir esses projetos e revolucionar a mobilidade com um modal mais eficiente, econômico e sustentável”, salienta Tomás Martins, CEO da Tembici.

A parceria entre a Eletromidia e a empresa Tembici teve início no final de 2019 em um circuito de mobiliário urbano 100% digital. Com o movimento, a companhia reforça a presença nas ruas dos dez maiores mercados publicitários do País e expande o maior circuito digital de mobiliário urbano nacional.

MOOVE

Após processo de pesquisas e avaliações internas, a Agência Moove repensou sua marca e lançou nova versão que conversa com a estética e os formatos desenvolvidos pela empresa. A criação traz uma estética moderna e amigável,
que tem como reflexo as conexões promovidas pela Moove, uma vez que a marca nasceu para simbolizar a conexão entre empresas, consumidores, comunidades, governos e população.
Para chegar ao resultado final, foi feita uma série de pesquisas de dados, inspirações, referências e tendências. “O trabalho começou com o foco no pós-pandemia e nos impactos nas marcas e nas pessoas. Mudanças e incertezas geraram novos comportamentos e, com isso, diversas empresas e marcas reavaliaram o branding e repensaram os posicionamentos”, explica Gabriel M. Fuscaldo, CEO da Moove.

Segundo levantamento do site Domestika, 2021 foi um ano de rebrandings, em que as marcas se tornaram mais minimalistas, apostando em movimento e em elementos que transmitem leveza.
O Facebook teve uma das maiores transformações do ramo. Em outubro de 2021, se reinventou e fez rebranding transformando a marca em Meta.

A partir desses dados, a equipe da Moove estudou as principais características de design e logotipos para os próximos anos, notando as seguintes tendências: minimalismo, sobreposições, nostalgia, cores vibrantes e formas geométricas.

Essas características mostram que as logos, assim como a moda e a cultura, têm natureza cíclica. Ao mesmo tempo que há a nostalgia e a vibrância de cores, o contrário também é verdadeiro: o estilo minimalista segue como
tendência há alguns anos.

Por isso, foi importante conhecer e avaliar o uso de tendências no logo da Moove, mas foi ainda mais fundamental encontrar uma solução de design que representasse a marca de forma autêntica.

Revisitando o brand voice e o código de cultura da Moove, ficou claro que o redesign deveria transparecer características como criatividade, tecnologia, autoridade, modernidade e conexão.

Com isso em mente, a equipe criativa da agência pensou nos caminhos para transformar a logo. Os principais pontos levados em consideração foram o uso de formas geométricas, em referência “oo” de Moove, presente em “moover” e produtos digitais da agência, como a newsletter Moovements e a plataforma ThePoost.
Também a sensação de movimento, que ajuda a transparecer valores como conexão, digital e fluidez. A opção por um estilo mais conciso e minimalista e por camadas e sobreposição de formas. Além da estrutura de cores, trazendo criatividade e sobriedade.

FICHA TÉCNICA

CAMPANHA: Nova Marca Moove 2023
COO: Luana Rodrigues
GESTÃO DE OPERAÇÃO: Karina Hermes
DIRETORA DE NÚCLEO: Laila Spadari
ATENDIMENTO: Caroline Fuscaldo
HEAD DE CRIAÇÃO: Eugênio Lumertz
DIREÇÃO DE ARTE: Luiza Dorfman e Sílvia Ferreira
REDAÇÃO: Ana Clara Soares e Francine Massoco
GESTÃO DE COMUNIDADES: Laura Marques
PRODUÇÃO: Carla Bildhauer, Robson Albuquerque e Adriane Ávila
MÍDIA: Jhenefer Reis e Paula Santos
ARTE-FINALISTA: Christian Vieira

ARAÚJO VIANNA

O Auditório Araújo Vianna recebeu o Oscar Arco de estabelecimento que reciclou o maior volume de resíduos em 2022. A parceria entre a empresa de reciclagem e compostagem e a Opinião Produtora, que administra o espaço desde 2020, reciclou mais de 22 toneladas só no último ano. Todos os resíduos são coletados e destinados de forma correta pela Arco, gerando empregos e protegendo o meio ambiente.

SINAPRO

O Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) mostra mais uma vez o seu pioneirismo e vanguarda com o lançamento, nesta quinta-feira (16/03), da Ferramenta de Busca de Agências do RS. Pioneiro e único no Estado na cadeia da indústria criativa, o buscador é um completo e importante canal para os interessados pesquisarem e encontrarem agências de acordo com as suas demandas e perfis de interesse.

A busca utiliza-se das expertises de cada empresa cadastrada. A plataforma oferece filtros como porte da agência/número de pessoas na equipe, segmentos atendidos e serviços prestados. Exclusiva para as agências associadas ao Sinapro-RS, a ferramenta traz uma breve descrição e direciona os interessados para o site, Instagram e Linkedin das empresas cadastradas.

“É mais um benefício que o Sinapro-RS coloca à disposição das suas associadas. Até então, não tínhamos no RS um canal como esse, um local adequado para clientes e o mercado buscarem agências com boas referências e de acordo com o seu perfil e demandas. A partir de agora, passamos a oferecer esse novo serviço com as agências gaúchas”, afirma Juliano Brenner Hennemann, presidente do Sinapro-RS.

Em breve, será lançada uma campanha para divulgar e fortalecer o buscador em todo o Estado. A Ferramenta de Busca de Agências do RS é encontrada no site do Sinapro-RS no link.

E21

Fernando Garros não é mais o Diretor de Estratégia Criativa da agência e21, de Porto Alegre. O profissional, que possui mais de 30 anos de carreira, parte agora para um projeto nacional bem diferente. ” A e21 é uma grande agência, com um histórico de entregas de profundidade estratégica como poucas que eu conheci. Tenho a certeza de poder ter contribuído criativamente com ideias fortes, campanhas memoráveis e que impactaram positivamente nos negócios dos clientes. ”

Apesar de não relevar os próximos passos, Garros disse que o desafio que está diante dele é o maior que já teve na carreira. ” *O momento em que estamos vivendo é único na história da publicidade. Nunca tivemos tantas oportunidades diferentes de fazer as marcas entrarem nas conversas das pessoas. E é nisso que pretendo me focar.”*

Fernando Garros já atuou nas agências Módulo, Nova Forma, Paim (hoje SUNO/PAIM), Dez Propaganda (incorporada pela Brivia), Martins e Andrade (hoje Global), Prime Brasil (em SC), Competence (hoje G5), Branco, Publivar (onde foi sócio por 9 anos) e  na e21.

SICREDI

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados e presença em todo o país, anuncia a criação de duas novas diretorias executivas no seu Centro Administrativo, em Porto Alegre, para fortalecer a jornada de evolução digital e de experiência da marca com associados em diferentes canais. Para liderar essas frentes e atuar de forma integrada com as centrais e cooperativas que compõem o Sicredi, Felipe Feldens assume a posição de diretor executivo de Transformação Digital, e Cris Duclos, como diretora executiva de Marketing e Experiência.

Com mais de 20 anos de atuação, Feldens será responsável por olhar diretamente a gestão de portfólio, dados, inovação e os capítulos de agilidade, gestão de produto e gestão de mudança. “Estou entusiasmado com o desafio que tenho pela frente em apoiar o Sicredi no uso da tecnologia como alavanca para levar o cooperativismo e proposta de valor para um número muito maior de pessoas. Acredito que, mais do que ferramentas e métodos, a transformação necessária para ter sucesso, em um mundo de rápida evolução tecnológica, está nas pessoas, no clima, na cultura e no trabalho em parceria em uma única direção, com coragem, transparência na comunicação e conexão entre as diferentes áreas” contextualiza.

O executivo tem ampla experiência em projetos estratégicos de transformação em mercados diversos, incluindo Varejo, Startups, Telecom e Serviços Financeiros. É graduado em Engenharia Mecatrônica (PUCRS), possui Mestrado em Administração de Empresas (UFRGS) e está se especializando em Psicologia Positiva na PUCRS.

À frente de assuntos relacionados a Marketing, CRM, Relacionamento, Canais, Ouvidoria e Open Finance estará Cris Duclos, liderando as iniciativas com foco na experiência dos associados e na evolução da marca. “Estou muito orgulhosa de integrar o time do Sicredi. Venho com a missão de potencializar o crescimento, fortalecer a marca e fomentar a centralidade no associado, alinhada ao propósito de construirmos juntos uma sociedade mais próspera”, comenta a executiva.

Cris Duclos tem mais de 20 anos de experiência como líder em transformação e expansão de negócios, construção de marcas, desenvolvimento de profissionais e estruturação de áreas, com foco na geração de valor para o cliente. Ao longo de sua carreira, passou por diferentes mercados como Telecom, Bens de Consumo e Serviços de Saúde, em empresas multinacionais com atuação em toda a América Latina. É graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing pela ESPM, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e especialização pela Kellog School of Management.

O Sicredi vem obtendo um crescimento constante ao longo dos anos e evoluindo na sua jornada digital. Além do atendimento presencial realizado nas mais de 2,4 mil agências, a instituição também proporciona conveniência por meio de canais digitais, WhatsApp, aplicativo e assistentes virtuais. Recentemente, lançou o Shopping, um marketplace com a oferta de produtos e serviços não financeiros. Outra novidade derivada do processo foi o lançamento do Home Broker Sicredi, que proporciona aos associados acesso direto ao mercado de capitais.

EVENTOS

A UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios acaba de divulgar, em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), os resultados do Barômetro Eventos B2B, primeiro levantamento quantitativo sobre o setor de Eventos com foco na geração de negócios – feiras, congressos e convenções, pós-pandemia. O trabalho analisa um semestre inteiro sem a interferência da pandemia. Com o balanço positivo no segundo semestre de 2022 e as boas expectativas para 2023, o setor comemora o retorno das atividades após dois anos de cancelamentos e adiamentos.
De acordo com o barômetro UBRAFE, com o avanço da vacinação os eventos e feiras de negócios puderam ser retomados, porém de maneira tímida no primeiro semestre de 2022, mediante os desafios da variante Ômicron. A retomada aconteceu, de fato, nos meses de maio e junho, com um segundo semestre registrando cerca de 5,4 milhões de visitantes nos eventos B2B de portes grande (acima de 700 pessoas) e mega (acima de 5000 pessoas), nas principais venues (locais para eventos) da capital paulista.
Do perfil dos visitantes, os dois principais grupos são de 70% residentes no estado de São Paulo, enquanto 30% são de fora do estado. Foram contabilizados um total de 650 eventos considerados de porte grande e mega.
Segundo a UBRAFE, a expectativa para 2023 é que sejam realizados, pelo menos, 1.500 eventos B2B de porte grande ou mega durante o ano e, se forem atualizados os números no segundo semestre de 2022, os 5,5 milhões de pessoas poderão atingir 12 milhões na capital paulista – número igual ao atual número de habitantes.
Com toda essa movimentação, a entidade estima receber uma média de 4 milhões de turistas de negócios (30% do total de participantes), somente nos eventos realizados nas principais venues. Considerando que cada turista deva passar em média três dias na capital e investir cerca de R$ 3,5 mil em transporte, alimentação e hotel, a cidade de São Paulo deverá ter um impacto de R$ 14 bilhões somente com o turismo de negócios relacionados com os eventos B2B.
“Se as projeções forem alcançadas, e estamos trabalhando arduamente para isso, o impacto estimado será de R$ 14 bilhões. Se somarmos a isto os gastos de quem já vive aqui em São Paulo e participa de eventos com foco em negócios – uma média de R$ 500 por pessoa -, seríamos capazes de acrescentar mais R$ 4 bilhões na economia. O impacto total dos eventos B2B na cidade de São Paulo em 2023 pode chegar, então, a R$ 18 bilhões, ou seja, superando os valores pré-pandemia. O Brasil está entre os países mais empolgados com o retorno dos eventos a níveis normais em todo o mundo”, comemora o diretor-executivo da UBRAFE, Paulo Octávio Pereira de Almeida.
Segundo Gustavo Pires, presidente da SPTuris, o retorno dos eventos fará com que São Paulo tenha o melhor ano da história, com o crescimento dos eventos de todos os formatos. “No segundo semestre de 2022 já havíamos recuperado os índices de pré-pandemia. O calendário de 2023 é o principal ativo de impacto turístico que teremos, revertendo-se em taxas de ocupação hoteleira mais elevadas, movimento em restaurantes e comércio em geral, além da geração de empregos, principal resultado a ser perseguido”. Em 2022 as atividades vinculadas ao turismo tiveram um resultado positivo de 36.700 postos de trabalho formal (fonte: Caged/Governo Federal).
A indústria de Eventos impacta, sozinha, mais de 50 setores da economia. Dados relativos ao número de Feiras e Eventos de Negócios pré-pandemia indicam mais de 2.000 eventos contabilizados em todo o país durante o ano. Somente no Estado de São Paulo, são, em média, 8,2 milhões de visitantes em Feiras e Eventos de Negócios ao ano, o valor do impacto anual na Economia Brasileira na geração de resultados para as empresas expositoras dos eventos é de R$ 305 bilhões – considerando as mais de 2.000 feiras e eventos pelo Brasil, o impacto é de cerca de R$ 1 trilhão, nacionalmente. O volume de investimentos no setor de Eventos chega a R$ 16,3 bilhões ao ano.

CIDADE DAS OPORTUNIDADES

Criar uma nova marca que representasse Canoas. Esse foi o desafio proposto pela Secretaria Especial de Comunicação (SECOM) ao Poder Executivo. Muitas reuniões e pesquisas foram a base para a criação do conceito de um selo que mostrasse os principais atributos da cidade: um lugar especial para investir, empreender, inovar, crescer e viver com qualidade. Surge, então, a Cidade das Oportunidades.
O município possui uma localização estratégica, com o terceiro maior PIB e a segunda maior arrecadação de ICMS do Estado e dispõe de um polo nas áreas de educação e saúde, explica o secretário de Comunicação, Giuliano Amaro. “Temos quase 350 mil habitantes, mais de 45 mil empresas ativas e muitas possibilidades de lazer e entretenimento. A habilidade da nossa equipe de publicitários precisou reunir todos esses atributos e potenciais”.
O secretário adjunto de Comunicação, Giovani Gafforelli, complementa, explicando que esta nova marca precisava traduzir o orgulho dos canoenses e ser um convite para que novos empreendedores e visitantes nos conheçam. “Procuramos reunir os principais elementos da nossa cidade, nesta nova marca. A ideia é mostrar que Canoas, hoje, é a cidade das oportunidades para quem procura um lugar para investir, viver, estudar ou trabalhar”.
O selo criado pela Diretoria de Publicidade da SECOM buscou inspiração em elementos relacionados a imagens de rios, árvores, animais, casas históricas, prédios modernos e o conhecido avião, símbolo de Canoas. O formato da letra “C”, inicial do nome da cidade, é complementado com uma chave, que representa a abertura para inúmeras oportunidades. A cor verde simboliza esperança e renovação. O tom oliva tem o intuito de trazer a sensação de bons momentos, bem-estar e qualidade de vida. “Tendo em vista o desejo de incentivar o desenvolvimento econômico, urbano e social e a necessidade de representar a pluralidade de possibilidades que Canoas oferece, surge uma marca que busca traduzir o caminho das oportunidades”, destaca Carla Golbert, diretora de Publicidade, da SECOM.
Ficha técnica:
Marca:
Canoas, Cidade das Oportunidades
Concepção de marca:
Malu Becker, Marcelo de Queiroz, Eduardo Vieira
Design da marca:
Malu Becker
Criação de materiais:
Malu Becker, Maurício Espíndola, Alessandra Ribeiro,
Marcelo de Queiroz, Eduardo Vieira
Diretora de Publicidade:
Carla Golbert
Secretário de Comunicação:
Giuliano Amaro
Secretário Adjunto de Comunicação:
Giovani Gafforelli

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