NOTAS DA SEMANA-18-09-2020

KANTAR IBOPE MEDIA

A ressignificação do canal de vendas
Insights apresentados no Kantar Talks mostram que a tecnologia passa a ser mais presente no dia a dia dos brasileiros.

São Paulo, 11 de setembro de 2020 – O e-commerce se valorizou nos últimos meses e ganhou mais espaço na rotina das pessoas. Vendas realizadas pelo celular, em especial pelo WhatsApp e outros aplicativos de mensagens, se desenvolveram como forma de negócio. Segundo levantamento da Kantar, 11,7% dos lares fizeram compras de bens de consumo rápido (FMCG) por meio do smartphone em 2020. Os dados apresentados no Kantar Talks demonstram a adaptação dos consumidores e das empresas às mudanças de hábitos impostas neste período. O fast food (54%), os remédios (37%) e os itens de vestuário (34%) foram os principais artigos que os brasileiros começaram a comprar ou aumentaram gastos no consumo online.
“O e-commerce avançou em meses o que estava previsto para anos. Isso aconteceu por dois motivos: quem já comprava online passou a adotar essa forma de comércio para outras categorias de produtos e, por outro lado, muitas pessoas passaram a comprar virtualmente pela primeira vez na vida. Esse comportamento também é uma via de mão dupla, afinal muitos comerciantes também passaram a vender online desde o início da pandemia”, explica Adriana Favaro, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar IBOPE Media. A experimentação foi o drive para esse tipo de consumo. O novo contexto em que vivemos transformou, principalmente, as nossas relações sejam elas pessoais, sociais ou comerciais, trazendo mudanças de hábitos chegaram para ficar. Segundo a pesquisa da Kantar, 53% das pessoas manterão os hábitos adquiridos pelo isolamento social.
De acordo com o estudo, 21% dos entrevistados passaram a comprar comida e bebida pela internet, 19% aumentaram o consumo de Vídeo On Demand, 14% começaram a realizar chamadas de vídeo de trabalho, e 9% se consultaram por telemedicina – indicando que a tecnologia ampliou a sua participação no dia a dia das pessoas. A transformação acelerada trouxe desafios, mas também muitas oportunidades para as marcas que estiveram atentas as mudanças de comportamento do consumidor e, principalmente, que conseguiram estabelecer um diálogo próximo com seu público.
Análises da Kantar demostram também um crescimento de acessos às redes sociais logo no início da pandemia. O Youtube despontou com um crescimento de 87% de acessos pelos millennials e centennials, 75% pelos adultos entre 35 e 54 anos e em 56% pelas pessoas acima de 55 anos. O Instagram teve um aumento de 69% pelo primeiro grupo, 51% pelo segundo e 34% pelo terceiro. Já o TikTok teve um aumento de 35%, 24% e 14% respectivamente entre as faixas etárias.
“O denominador comum é a agilidade. Vimos empresas e marcas se adaptarem do dia para a noite a esta mudança brusca. É importante estar atento aos meios que ganham audiência do público. Em abril, um mês após o início da pandemia, vimos que as mídias sociais ganharam relevância e é fundamental as marcas estarem preparadas para interagir com os novos perfis de consumidores vão surgir no mundo pós pandemia”, afirma Adriana Favaro.

MUDANÇAS

Daiane Jaqueline da Costa realizou o sonho de poder juntar a família e está se transferindo para a área comercial do SBT SP onde será executiva de contas, em seu lugar está assumindo a profissional também qualificada e talentosa, Débora Spader, que já foi escolhida atendimento do ano pelo Grupo de Mídia e atualmente estava na Sinergy.

DIA

O SBT prepara uma grande surpresa para o GRENAL do dia 14, por enquanto o convite diz para salvar a data.

O SHOW TEM QUE CONTINUAR

Ao vivo. A cores. Com segurança.

Com o talento de quem realiza e faz.

Com a responsabilidade de quem cuida um filho.

Com a dependência de milhares de técnicos.

Com a alegria do espetáculo.

Com o conhecimento de quem transmite.

As demonstrações foram feitas nos dias 11 e 13 em locais diferentes e tudo funcionou melhor do que o esperado

O show não pode parar.

ENSINO, E AGORA?

A “Live Ensino, E agora?” aconteceu nessa segunda-feira (14) com os coordenadores e professores dos cursos de comunicação do estado. Foram discutidos assuntos pertinentes ao novo método de ensino online e como será a retomada das aulas presenciais.

A Coluna do Nenê agradece pela presença dos convidados e espera que tudo se normalize com a academia.

Publicado por Coluna do Nenê em Segunda-feira, 14 de setembro de 2020

PODCAST DA COLUNA DO NENÊ

A sexta edição já foi ao ar nessa quarta-feira (14) com o convidado Cesar Saut, Vice-Presidente Corporativo da Icatu Seguros.

Siga o Podcast da Coluna do Nenê no Spotify:

ICATU SEGUROS

Com o melhor índice de satisfação dos clientes, a Icatu Seguros conquistou a primeira posição no ranking do Instituto MESC, no segmento de Seguro de Vida Capitalização e Previdência. O levantamento, que avalia as companhias com base na opinião e experiência do consumidor, considerou mais de 6.500 empresas, de 45 segmentos do mercado, a partir de mais de dois milhões de opiniões dos consumidores relatadas em questionários, incluindo a identificação de comportamentos antes e durante a pandemia. Este é o quarto ano em que a Icatu participa do ranking e a segunda vez como 1º lugar entre as empresas do segmento (2018 e 2020).

A Icatu tem como propósito construir um Brasil onde as pessoas e famílias estejam financeiramente protegidas e assistidas em todas as fases da vida. Para Geovana Ramalho, Gerente de Relacionamento, o Prêmio aponta que a companhia está no caminho certo, mesmo com muitos desafios pela frente. O Centro de Relacionamento com o Cliente atende em média a um milhão de ligações por ano e cada contato significa uma demanda e uma história diferentes. “Somos uma seguradora de pessoas e precisamos, cada vez mais, conhecer o nosso cliente para que possamos entregar a melhor experiência”, ressalta Geovana.
Evolução em pesquisa e métricas geraram melhorias no atendimento e na jornada do cliente
Nos últimos anos, a Icatu Seguros implementou as metodologias de pesquisa Net Promotor Score Global, Transacional e o Customer Effort Score (CES) para acompanhar a lealdade dos clientes com a marca, analisar cada ponto de contato e avaliar o esforço deles para ter a solicitação atendida.

Os comentários recebidos através das pesquisas são insumos importantes para entender as necessidades dos clientes, aprimorar processos e atuar de forma assertiva e eficiente, permitindo a concentração de esforços no que é importante para eles.

A pesquisa de atendimento, realizada após contato do cliente com a Central, é um dos indicadores de qualidade das equipes, assim como os comentários e elogios registrados. Os profissionais acompanham o feedback dos clientes e a empresa promove ações de reconhecimento para os assistentes que se destacam. “Buscamos valorizar o trabalho dos profissionais e mostrar como eles podem fazer a diferença”, destaca Geovana Ramalho.

Além das ações internas de reconhecimento, a Icatu valoriza a capacitação dos funcionários e estimula o uso de metodologias colaborativas para incentivar a inovação. Tudo isso contribui para criar novas formas de trabalho e um ambiente propício ao crescimento e desenvolvimento profissional. O resultado dessas iniciativas agrada aos colaboradores, que, há cinco anos consecutivos, elegem a Icatu Seguros como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil no ranking Great Place to Work.

Proximidade em meio ao distanciamento

Para garantir a segurança, o bem-estar dos colaboradores e a continuidade do serviço do Centro de Relacionamento com o Cliente em tempos de Covid-19, a Icatu migrou toda a operação de atendimento para o regime de teletrabalho, no início da pandemia. “Acompanhamos em tempo real a performance das equipes e estamos dedicados a oferecer todo o suporte necessário para que os colaboradores possam atender com qualidade e eficiência”, diz Ramalho.

COMEÇOU MAIS UM PRÊMIO PRESS

A partir de hoje, dia 14 de setembro, e até 1º de novembro, você pode participar do Prêmio Press, indicando os seus preferidos a melhores do ano na imprensa gaúcha em 2020.

Estão abertas as participações no Voto Popular, em que qualquer pessoa pode dar um voto completo por dia nas 17 categorias de premiação, e no Voto Profissional, em que somente jornalistas e radialistas, devidamente identificados, podem participar, uma única vez em todo o período de indicações.

Entre no site www.revistapress.com.br/premiopress e participe. Faça campanha para os seus profissionais de comunicação preferidos.

O 21º Prêmio Press tem o patrocínio e o apoio CIEE-RS, Corsan, Fecomercio-RS, Construtora Wolens, CMPC e RDC TV, além do Sistema Fiergs, que patrocina o Troféu Homenagem Especial.

MOOVE

Na sexta-feira passada (11), dois profissionais da Moove foram as atrações em dois eventos distintos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

O CEO da Moove, Gabriel Fuscaldo falou para os alunos da turma de Comunicação Digital de Florianópolis (SC), do programa de Educação Executiva da ESPM, dentro do projeto Leader In Class, em que um líder renomado em sua área de atuação no mercado nacional é convidado para dar uma aula. 

Gabriel analisou o cenário de mudança atual, que apresenta uma queda nos investimentos publicitários no mundo em virtude da crise da Covid-19, e fez recomendações para que gestores possam acompanhar as tendências da comunicação digital e saber os locais certos de priorização dos recursos.

A outra palestra foi realizada pela Head de Inteligência Criativa da Moove, Laura de Azevedo, aos alunos de graduação da ESPM de Porto Alegre participantes da Co.De – Comunicação e Design Jr, uma empresa júnior dos alunos da ESPM voltada à criação e produção publicitária e de design, e que, atualmente, é uma das maiores e mais importantes agências experimentais do Sul do país.

Laura falou sobre como a ESPM pulsará na Moove. Neste ano, a Moove é a madrinha do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM, e receberá dois alunos da Co.De por mês para acompanhar os processos da Inteligência Criativa da agência, quando eles poderão participar de trabalhos tanto no planejamento quanto na criação.

SENAC

Sempre referência quando o assunto é ensino de qualidade e alinhado com as demandas do mercado de trabalho, o Senac São Leopoldo e o Senac Santa Cruz do Sul acabam de lançar o Senac Ensino Médio. As aulas, que iniciam em fevereiro de 2021, oportunizam que o estudante vivencie de forma concreta a construção do conhecimento por meio de metodologias estimulantes e desafiadoras, que possibilitam a transformação tanto do contexto em que vivem quanto de si mesmos. Integrado ao curso Técnico em Informática para Internet, o estudante termina o ensino médio já com uma profissão e um projeto de vida para chamar de seu.

O curso, que compreende toda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, também desenvolve competências relativas aplicações para internet (Web e Web Mobile), além de preparar o estudante para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para o vestibular e para o mercado de trabalho. Na cidade de São Leopoldo as aulas serão realizadas no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, na Unisinos, já em Santa Cruz do Sul, os encontros acontecerão na sede do Senac local.

Com duração de três anos, o curso oportuniza uma experiência educacional realizada por meio de métodos, metodologias e estratégias que proporcionam o desenvolvimento de competências de maneira prática e reflexiva. Além disso, o modelo de ensino conta com um corpo de professores preparados para atuar em um nível educacional interdisciplinar, incentivando os jovens a atuarem de forma protagonista frente aos desafios que serão propostos.  

As matrículas estão abertas e são limitadas. Interessados podem obter mais informações site www.senacrs.com.br/ensinomedio.

FEEVALE

Para mim, foi e ainda está sendo tudo surreal”. Esse é o sentimento de Jordan Nugem, egresso do curso de Jogos Digitais da Universidade Feevale. Ele foi o responsável pela criação do roteiro da animação Angry Birds: Bubble Touble, que tem produção executiva do estúdio finlandês Rovio Animation e foi desenvolvida pela Hype Animation, Red Animation e Punk Robot, com direitos de transmissão ligados à Amazon, na plataforma Amazon Prime Vídeo. Com quatro anos de atuação no setor de animação, o profissional realizou o maior trabalho da sua carreira até o momento, na série de alcance mundial que está sendo veiculada no exterior e deve chegar no Brasil até o final do ano.  
Em busca de novas ideias para a série de animação, a Rovio entrou em contato com estúdios de todo mundo, entre eles, o Hype Animation, de Porto Alegre. Nugem, que tinha trabalhado na empresa por três anos, foi convidado a integrar a nova proposta para a Angry Birds: Bubble Touble.   
Com prazo curto e a pressão de desenvolver personagens conhecidos mundialmente, o roteirista elaborou a bíblia, um documento que apresenta toda a estrutura do projeto, como ideia central, personagens, conflitos e episódios, entre outras informações. Assim, Nugem, mais o diretor da série, Fabiano Pandolfi, e as artistas Roberta Krügger e Melissa Sartor – também egressa da Feevale – refinaram o roteiro, desenvolveram a arte da bíblia, finalizaram o projeto e o encaminharam para a Rovio. “Pensei que jamais daria certo, então fiquei bastante surpreso e feliz quando o estúdio entrou em contato elogiando o projeto e oficializando a produção”, lembra Nugem.  
A edição de Angry Birds: Bubble Touble contém 20 episódios, com duração de um a dois minutos cada. Segundo Nugem, pensar em ideias divertidas e diferentes foi um grande desafio, em que se esforçou para criar programas diversificados, que dessem tempo de tela para cada um dos cinco personagens. “Eu nunca fiquei tão feliz por ter assistido tantas animações quando era criança. Por conta disso, eu tinha referências na ponta da língua para analisar e me inspirar”, declara.   
Para Nugem, ter tido a chance de trabalhar com personagens tão queridos foi a maior honra e alegria que teve até aqui como roteirista, assim como assinar um projeto veiculado em plataforma mundial, como a Amazon. “É um marco muito importante como profissional, pois há alguns anos eu achava que não conseguiria ir muito longe em meu sonho de trabalhar com animação. Fico feliz de ter chegado até aqui, porém, sei que ainda há muito a estudar e a melhorar”, pondera. “Angry Birds: Bubble Trouble vai sempre morar em um lugar especial no meu coração, junto com cada um dos personagens. Eu mal vejo a hora do projeto ser lançado por aqui para que todos possam assistir”, finaliza.    
Além de trabalhos em parceria com a Hype Animation e para o estúdio chileno Punk Robot, Nugem possui experiências como roteirista em uma série derivada do curta-metragem Lipe, vovô e o monstro, ganhador do Festival de Cinema de Gramado. Atualmente, também está envolvido em projetos pessoais, um curta e uma websérie.

PERSPECTIVAS

Foi promovido nessa quinta-feira (16) o 14º episódio da Web Série “Perspectivas – Inovação no setor de material de construção” uma parceria ABA e Grupo Croma, que contou com mais de 90 inscritos.
Com a moderação de Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma, o episódio contou com a participação de Juliana Hosken, Diretora de Marketing na BASF e Diretora da ABA, e Pablo Satyro, Chief Marketing Office na Saint-Gobain e Diretor da ABA.
Acesse https://www.youtube.com/watch?v=WVc-UpnKC5I e assista na íntegra.

O próximo episódio, que acontecerá em 23 de setembro (quarta-feira), das 17h00 às 18h00, contará com a participação de Alejandro Lacorte, Diretor de Marketing e Inovação da Bimbo, e Cecilia Dias, Senior Marketing Director da PepsiCo.
Para se inscrever basta acessar o link:  https://www.sympla.com.br/perspectivas—inovacao-no-setor-de-alimentos__980337

MOINHOS DE VENTO

Na última quarta-feira (16), os chilenos aprenderam um pouco mais sobre o exemplo do Hospital Moinhos de Vento no enfrentamento à COVID-19. A superintendente assistencial Vania Röhsig relatou as boas práticas adotadas na organização dos cuidados
aos pacientes e das equipes de saúde na instituição, em palestra online do evento Liderança de Enfermagem em Tempos de Pandemia, da PUC do Chile. “Discutir e compartilhar visões sobre as estratégias adotadas, especialmente na área assistencial, é fundamental para o cuidado de excelência aos pacientes e na proteção das equipes”, contou. Além de profissionais do país andino, o encontro reuniu especialistas de outros
lugares do mundo — como Estados Unidos.

SEMANA FARROUPILHA

No próximo final de semana (19 e 20), em mais de dez horas de shows, grandes nomes da música gauchesca sobem ao palco para homenagear data máxima do Rio Grande do Sul. Em dois dias, serão nove artistas que vão cantar as tradições, o orgulho e os costumes do Rio Grande. As lives serão apresentadas pela radialista Anelise Severo, considerada uma das principais intérpretes de sua geração.
No sábado (19), a programação – para ser acompanhada de casa — começa às 17h, e no domingo (20) – Dia da Revolução Farroupilha –, as apresentações se iniciam às 10h.  As lives vão contar com nomes como os do cantor missioneiro Baitaca, autor do sucesso “Do Fundo da Grota”, e do Gaúcho da Fronteira, que ganhou repercussão nacional com suas músicas bem humoradas e dançantes. Os Fagundes, grupo consagrado com sucessos como “Canto Alegretense”, e Os Serranos, que desde 1969 exalta as tradições em suas músicas que animam bailes e shows no Estado e no Brasil, também integram a programação do final de semana.

CRISE

Segundo estudo da Kantar, 65% das empresas esperam que seus negócios se recuperem dos impactos causados pela atual crise no período de seis meses a um ano. Essa pode ser uma onda de otimismo que muitas marcas vão conseguir surfar caso se mantenham atentas às mudanças de comportamento do seu público. Isso porque 97% dos entrevistados acreditam que os hábitos dos consumidores vão mudar depois da pandemia.A última edição do BrandZ, ranking das marcas mais valiosas do mundo produzido pela Kantar, mostra que 51% das empresas que se destacaram no ranking acreditam que suas marcas desempenham um papel cada vez maior no apoio à sociedade e ao governo. “Essa tendência acompanha o crescente número de consumidores que não levam em conta somente a qualidade dos produtos e serviços ofertados, mas também os valores, posicionamento e causas adotadas pelas empresas”, comenta David Fiss, Diretor de Client Service & New Business da Kantar – Worldpanel Division. O estudo reforça outras duastendências: a transformação digital e o cuidado com a saúde dos colaboradores. 51% das marcas acreditam no movimento digital e querem melhorar o acesso à dados e 62% oferecem programas de saúde mental para seus colaboradores.

APP CAST

Parece redundante falar em inovação quando se trata de propaganda. Não tem como não inovar na ideia, na sacada, no formato, a cada nascimento de uma nova campanha. Só que quando falamos de canais de comunicação, este cenário passou a exigir inovação de uma forma completamente diferente. Há um novo cenário em que se encontra inserida a propaganda atualmente. Uma atividade que percebemos dividida entre a resolução de antigas questões, como a saturação da mídia e do espectador e a pulverização dos esforços de comunicação em inúmeras mídias; ao mesmo tempo em que lida com questões extremamente atuais como a convergência entre tecnologia, inovação e comunicação. Tema: Inovação e tecnologia na propaganda. Convidados: Loredana Sarcinella – profissional de marketing com mais de 25 anos de experiência no setor de tecnologia e bens de consumo. Vencedora do Prêmio Caboré em 2018, com passagens por empresas como Samsung, Arcor, Natura e Motorola. Gil Giardelli – CEO Gaia Creative – professor e difusor de conceitos e atividades ligados à inovação radical, sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa, digital e estudos do futuro. Marcelo Tripoli – Vice-presidente de Digital Marketing da McKinsey e autor do livro Meaningful Marketing. Apresentação: Alexandre Luppi APPCasters: Zé Maurício, Silvio Soledade e Adão Casares Produção, montagem e distribuição: Equipe Compasso Coolab.

VAREJO

O mercado varejista concentra grandes empresas e é responsável pela geração do maior número de empregos formais do país. Isso é o que revela o Ranking IBEVAR-FIA 2020, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) em parceria com a FIA. O trabalho lista as maiores empresas do varejo por faturamento. Segundo dados de 2019, em primeiro lugar está o Carrefour, com receita de R$ 62,2 bilhões e crescimento de 10,4% em relação a 2018, seguido por Grupo Pão de Açúcar (R$ 61,5 bilhões), com alta de 14,8; Via Varejo (R$ 29,8 bilhões), com queda de 2,4%; Grupo Big (R$ 24,5 bilhões), com avanço de 6,5%; e Magazine Luiza (24,4 bilhões), com crescimento de 17%.

De acordo com o ranking, as 120 maiores empresas, exceto veículos, representam 39,9% do varejo de bens, que movimentou R$ 1.806.367,6 milhões no ano passado. Já o consumo total das famílias foi de R$ 4.712.375,5 milhões.
Dentre os setores considerados, os que tiveram maior participação no mercado foram Veículos, motos, partes e peças, com 37,8%, seguido por Hipermercados, supermercados, bebidas e fumo, com 15%, Material de construção, com 12,9%, e Móveis e eletrodomésticos, com 10,6%.
Confira as dez maiores varejistas do Brasil por faturamento:
1. Carrefour (R$ 62,2 bilhões)
2. Grupo Pão de Açúcar (R$ 61,5 bilhões)
3. Via Varejo (R$ 29,8 bilhões)
4. Grupo Big (R$ 24,5 bilhões)**
5. Magazine Luiza (R$ 24,4 bilhões)
6. Lojas Americas (R$ 22,1 bilhões)
7. Raia Drogasil (R$ 18,3 bilhões)
8. Grupo Boticário (R$ 14,1 bilhões)**
9. Lojas Renner (R$ 11,7 bilhões)
10. Havan (R$ 10,7 bilhões)

MOBO

Presente em mais três cidades no RS, Gramado, Canela e Novo Hamburgo, além de Porto Alegre, que hoje tem mais de 100 locais cadastrados, o Mobo é um aplicativo que oferece aos clientes lugares de qualidade propiciando a eles ótimas experiências gastronômicas com preços mais acessíveis. Na plataforma digital, que faz uma curadoria de ofertas em bons estabelecimentos gastronômicos, o consumidor escolhe o cupom de sua preferência, o qual possui uma codificação. Ao chegar no estabelecimento ou solicitar delivery, informa o código do cupom ao atendente, que concede o desconto.

Simples e fácil para estabelecimentos e usuários, a ferramenta já possui mais de 500 parceiros Brasil afora: restaurantes com os mais diversos tipos de cardápios, lancherias, hamburguerias, confeitarias, sorveterias, chocolaterias e assim por diante. Ao fazer parte do app, o local se torna opção para milhares de clientes potenciais que procuram produtos de excelência por menores valores.

Os usuários do Mobo normalmente são qualificados e costumam gerar significativo consumo extra, tendo a possibilidade de baixarem mais de um cupom por dia. Disponível para os sistemas Android e Apple IOS, os estabelecimentos parceiros geralmente ampliam seu portfólio de clientes e a frequência deles no lugar.

A ferramenta também já está em Curitiba (PR) e São Paulo (SP), e em breve em novas cidades do país. Desenvolvido a partir de 2010, o aplicativo seguiu o conceito de alguns existentes, porém com detalhes que fazem toda a diferença: o cliente não precisa pagar pelo cupom para poder baixar e tampouco necessita imprimi-lo. Então, descomplique! Coma bem e pague menos com o app Mobo https://mobo.com.br/.

99

Em setembro, mês da mobilidade urbana, a 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana, convida a sociedade para repensar a locomoção nas cidades, estimulando a discussão sobre modos de deslocamento, promovendo a reconexão das pessoas com as cidades neste momento de retomada das atividades. Comprometida em prover soluções para melhorar a circulação e interação da sociedade com seus espaços, a empresa promove uma série de iniciativas para ampliar e qualificar o debate sobre o tema.

No website “Para Onde Vamos” (www.paraondevamos.com) é possível ler matérias, entrevistas com especialistas e artigos sobre o tema, além de descobrir, por meio de um quiz, o seu perfil e quem é você na mobilidade. A 99 também criou a série de podcasts “Melhores Conexões” com cinco episódios inéditos que serão disponibilizados no mês de setembro e trazem ao público um bate-papo descontraído sobre o tema com pesquisadores, permeado com histórias do cotidiano das cidades. Além disso, uma exposição virtual com a curadoria do Museu da Pessoa contará histórias de motoristas e passageiros de aplicativos de todo o Brasil. Há, ainda, uma parceria para apoiar o jornalismo independente por meio da ANF (Agência de Notícias das Favelas) e ampliar a discussão nas periferias, com conteúdos exclusivos sobre mobilidade publicados até dezembro.

“Nosso principal compromisso é democratizar o acesso às cidades por meio do transporte, assim como fomentar o debate sobre o tema para que todos se sintam parte da solução e reflitam sobre as diversas maneiras de se reconectar com as cidades, com opções convenientes, eficientes, acessíveis e seguras. Contribuindo para superar as desigualdades socioespaciais e ampliar o acesso à cidade e aos empregos” diz Pâmela Vaiano, diretora de Comunicação da 99.

O impacto da pandemia na mobilidade urbana

A pandemia afetou diretamente o modo como as pessoas se locomovem, pesquisa realizada pela 99 no final de julho, “Como as periferias se reconectam com a cidade”, revela que, quase um quarto dos entrevistados, 19% dos moradores da periferia não tiveram a oportunidade de se isolar e precisaram se deslocar pela cidade para ir ao trabalho. Outros 32% afirmaram já ter voltado efetivamente para as ruas nos últimos quatro meses. A pesquisa destaca ainda, que como forma de evitar aglomerações e contaminação pelo coronavírus no deslocamento, 54% dos moradores de bairros periféricos de quatro capitais brasileiras: Manaus, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, passaram a utilizar mais os carros por aplicativo. A empresa que está presente em mais de 1.600 cidades e defende a diversidade e a integração modal como fator essencial para garantir o direito de ir e vir na cidade, observando essas mudanças de comportamento e a maneira como as pessoas se deslocam pelas cidades, notou a necessidade de apresentar soluções plurais.

Novas soluções
Para apoiar quem vive na periferia ou fora dos centros expandidos, a 99 criou categorias no aplicativo. Entre elas, o 99Poupa, opção para viagens com preços até 30% mais baratos para os passageiros e em horários de menor demanda; e o 99Entrega, que possibilita aos usuários enviarem objetos pessoais a amigos e familiares de forma simples, segura e rápida, respeitando o isolamento social. Outro lançamento, é a 99Pay, carteira digital, que traz benefícios financeiros reais para os usuários, como cashback e descontos nas corridas e serviços de pagamento (boletos bancários e recarga de celular, por exemplo), além de atender uma parcela da população desbancarizada.

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Tem OPINIÃO, CHARGE do talentoso Cado Bottega e ARTIGOS: de Guilherme Novello; Germano Vasconcelos, PhD em Inteligência Artificial e sócio-fundador da Neurotech; Marcelo Pires, sócio-diretor da Neotix consultoria de transformação digital; Marcos L Susskind; Tânia Magalhães – diretora de Comunicação do PayPal Latam e do nosso articulista José Maurício Pires Alves.

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