NOTAS DA SEMANA – 19.01.2024

roberto

ENTREVISTA COM ROBERTO WITTER

1. Quem é Roberto Witter?

Jornalista, 33 anos, formado na Universidade Católica de Pelotas e com especialização em Comunicação Corporativa pela ESPM-SUL. Quase 15 anos de profissão, sendo mais de uma década na área de comunicação política. Coordenei as assessorias de comunicação da Secretaria da Educação e da Casa Civil do Governo do Estado, além de campanhas vitoriosas à Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e prefeituras gaúchas. Entre 2021 e 2022 atuei como consultor de comunicação e gerente de comunicação política na Critério – Resultado em Opinião Pública e, desde fevereiro de 2023, ocupo o cargo de superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa.

2. A comunicação política na ponta ou como empresa?

As duas coisas me atraem. Na empresa, inevitavelmente a atuação se volta mais para a consultoria, construção de conceito e posicionamento e para o planejamento de ações de comunicação. Na ponta, as minhas últimas experiências foram em cargos de liderança, mas com uma alta dose de mão na massa. Sempre acabo dedicando uma parcela significativa do dia à execução de projetos. Vou pra rua, me envolvo na produção, gosto de cuidar das coisas no detalhe.

Foi assim que atuei nos últimos três anos. Na Critério, que é uma consultoria que tem grande parte de “fazedoria”, 90% do meu tempo era dedicado à criação, análise de casos e aconselhamento dos clientes e produção de conteúdo estratégico.

Na Assembleia, eu tinha evidentemente a responsabilidade de gerir uma estrutura grande, que envolve televisão, rádio, agência de notícias, departamento cultural, departamento de publicidade. Mas me dediquei pessoalmente, a pedido do presidente Vilmar Zanchin, à organização do Movimento pela Educação, que rodou o Estado, ouviu a sociedade, ouviu especialistas e culminou com a criação do Marco Legal da Educação, aprovado em dezembro pelos gaúchos e sancionado em janeiro pelo governador Eduardo Leite e pelo presidente Zanchin. E aí, foi mão na massa mesmo. Me envolvi diretamente na produção, assessorei o presidente nas conversas com especialistas, participei das visitas onde os deputados observaram exemplos exitosos de outras redes, participei da organização e execução de todos os eventos. Foi uma rotina intensa e desgastante, mas que valeu a pena. É o lado bom de atuar na ponta, na execução, pois tirar as coisas do papel depende única e exclusivamente de nós.

3. 24 horas/7 dias da semana é o segredo para conquistar a confiança plena?

Eu não sei se é o segredo, mas é o que eu costumo fazer. Seja quando prospecto alguém para trabalhar ao meu lado, ou quando vou indicar um profissional a alguém, sempre o perfil que procuro é o do profissional dedicado, trabalhador, responsável, que se envolve em cada entrega. A genialidade e o talento são importantes, mas eles não se sustentam sem uma generosa dose de suor.

4. Roberto em casa, com a família e no lazer?

De folga em casa, minha rotina se mantém: acordo cedo, faço meu chimarrão e sento com o celular lendo algo, ou assistindo o YouTube. Busco muita referência e salvo para o dia que entender que aquilo pode inspirar em algo que eu estou executando. Sou bastante ligado à minha família, visito os meus pais com frequência e gosto de receber os amigos mais próximos em casa, com carne no fogo e uma boa cerveja gelada. E, claro: futebol. Jogo pelo menos duas vezes por semana, à noite. Vou a praticamente todos os jogos no Beira Rio e, os que são fora de casa, assisto pela TV.

LICITAÇÕES

SENAC/SESC/FECOMERCIO estão com licitação em andamento. Está sendo discutido quem fica com a conta com recurso entre duas agências. Pelo que entendemos deve ficar com a segunda. Vale lembrar que tiveram duas agências desclassificadas por erros de preenchimentos na documentação.

SENAR ainda não definiu quem será a agência, mas também está entre duas.

CREMERS, depois de um tempo com a SPR, a Moove conquistou a conta através de recurso bem fundamentado.

FENAC ainda não decidiu

Prefeitura de São Leopoldo: uma confusão e muito rolo.

BATUCA

Quem está assumindo a posição de Gestora de Núcleo na Batuca, é Camila Câmara que passa o bastão para a nova profissional de mídia que assumirá a sua função de origem.

“Estou muito feliz e orgulhosa por este desafio proposto pela Helena” afirma Camila.

Sendo considerada uma das profissionais de mídias mais renomadas do mercado de comunicação gaúcho, essa coluna deseja todo o sucesso do mundo, novas conquistas e novos desafios!

INTEGRADA

No total são 24 anos de vida da agência Integrada Comunicação Total, muito mais vidas do que isso. No ano de 2024 é o aniversário de 24 anos da empresa, criando, planejando, sendo estratégicos, trabalhando duro e mostrando que comunicação é trazer coisas da vida e aplicar no branding, no design, no digital e na propaganda.

Parabéns pela trajetória impecável e pelo trabalho que a agência vem fazendo com os seus clientes e junto do mercado.

VERÃO

Os veículos tradicionais tentaram inflar seus produtos de verão e se deram muito mal. Uma lição a ser aprendida.

NRF

O casal Rodrigo Machado e Fabiana Londero fazem parte da delegação de empresários e profissionais de marketing que estão em Nova York para a grande feira de varejo mundial.

LOJAS LEBES

Lojas Lebes apresenta o Festival “Churrasco e Modão” 2024, em Osório, e como uma das patrocinadoras terá um espaço de descanso para receber os visitantes de um dos maiores eventos de música sertaneja do sul do país. Além de curtir o som de Zezé di Camargo, Luan Santana, Ana Castela, Maiara e Maraisa, entre outros, os participantes do Festival poderão aproveitar também o ambiente Lebes para relaxar. Quem passar pelo stand ainda poderá fazer registros divertidos com a plataforma 360°.

“Estamos muito felizes em participar do ‘Churrasco e Modão’ deste ano, um evento que já conquistou os gaúchos. Com o espaço Lebes queremos deixar essa experiência ainda mais prazerosa. Assim, os participantes do evento têm um espaço especial para relaxar e recarregar as baterias durante as 14 horas de música”, comenta Otelmo Drebes, presidente da Lebes.

O Festival “Churrasco e Modão” 2024, de Osório, será realizado no dia 20 de janeiro a partir das 18h. A abertura dos portões é às 16h. Para mais informações consulte o site https://www.churrascoemodao.com.br/ ou @churrascoemodaofestival

KWAI

O Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, escolheu a BETC HAVAS como agência para cuidar de todo projeto de comunicação da parceria com o Big Brother Brasil 24, da Globo, neste ano, uma das primeiras grandes iniciativas do aplicativo em 2024.

O projeto para o BBB 24, que estreia em 8 de janeiro, engloba filme para TV, conteúdo para as diferentes plataformas do ecossistema digital da Globo, ativações durante o programa, gerenciamento das redes sociais para a marca e toda a gestão, análise e gerenciamento de dados.

A agência aposta que o planejamento das redes sociais é um dos pilares do projeto e, para isso, estruturou um time de especialistas para acompanhamento o monitoramento das ações e ativações em real time, que conta com equipes dedicadas de criação de conteúdo, produção e social listening, garantindo unidade estratégica, gestão e melhor aproveitamento dos dados para tomadas de decisão mais eficientes e em tempo real.

“Estamos muito felizes com esta parceria com o Kwai, plataforma que cresce a cada ano e que definitivamente caiu no gosto dos brasileiros. Para a BETC HAVAS é um orgulho poder trabalhar com um dos principais apps da atualidade neste projeto, ainda mais junto a um programa tão icônico, pop e representativo como o Big Brother Brasil”, afirma Erh Ray, Fundador e CEO da BETC HAVAS.

PADRINHO E CONTEÚDO

A comemoração de 10 anos da Padrinho Conteúdo e Assessoria, completados nesta terça-feira (16), vai além do aniversário em si. Nesta primeira década, a agência de conteúdo fundada em Porto Alegre acumula conquistas relevantes: nascida apenas com os dois sócios, Alexandra Zanela e Carlos Guilherme Ferreira, hoje conta com um time de 15 pessoas. Também ampliou o escopo para além do conteúdo em texto, o que trouxe premiações em assessoria de imprensa e na produção de podcasts – que representam, possivelmente, o principal marco nestes 10 anos, já que a Padrinho construiu um estúdio de gravação em sua sede. É porque, conta Alexandra, diretora de Relacionamento, fica difícil apontar apenas um fato como o mais relevante na trajetória.

“A Padrinho nasceu a partir da nossa inquietação e da certeza de que poderíamos acrescentar qualidade ao mercado de comunicação gaúcho. Fizemos muito nestes 10 anos e podemos olhar para trás com orgulho”, afirma.

Diretor de Novos Negócios, Carlos recorda que a Padrinho nasceu com uma estrutura muito enxuta e se estruturou com as próprias forças, filosofia mantida até hoje.

“Sempre tivemos a crença de crescimento sustentado. O início foi muito difícil, mas conseguimos nos manter e, pouco a pouco, conquistar novos clientes e oferecer mais produtos. E as pessoas que estiveram ao nosso lado foram, e ainda são, fundamentais”, explica.

Idealizada pelos jornalistas e amigos, a agência de comunicação nasceu como uma aposta dos colegas que buscavam algo mais do que a experiência em redações em grandes veículos.
Em 2013, Alexandra era Editora-Executiva no portal Terra, enquanto Carlos atuava como editor e repórter em Zero Hora. Em papos sobre o futuro, a dupla encontrou a vontade de empreender na comunicação. E abriu a Padrinho sem sede, investimento e equipe, trabalhando cada um da sua casa, com o próprio computador, até encontrar a primeira sala, compartilhada com a designer Mariana Giuliani, três meses depois.

Além das dificuldades de começar um negócio, a Padrinho atravessou a primeira década tendo ainda de driblar as crises econômicas pelas quais o Brasil passou, incluindo a pandemia. Para os sócios, fatores como a qualidade nas entregas, agilidade no atendimento, profissionalismo da equipe e boa relação com os clientes foram essenciais para o crescimento.

Os primeiros serviços prestados foram reportagens para veículos nacionais e internacionais, como El Comércio (Equador), SBT, Veja, Terra e The Times (Inglaterra). A partir daí, abriu-se o leque de clientes, sempre mantendo a produção de conteúdo como núcleo: gerenciamento de redes sociais, assessoria de imprensa, coberturas de eventos, desenvolvimento e edição de textos e publicações (em todas as etapas necessárias) e, mais recentemente, gravação e divulgação de podcasts e videocasts.

A Padrinho hoje conta com um equipe dividida entre os hubs de produção de conteúdo, assessoria de imprensa e audiovisual. A sede da empresa, no centro da capital gaúcha, foi reformada recentemente para instalação de um estúdio próprio, onde são gravados e editados podcasts em áudio e vídeo com equipamentos que permitem mobilidade para trabalhos externos.

Para o ano que chega, a expectativa é crescer 30% em faturamento, de forma equilibrada entre os produtos assessoria de imprensa, conteúdo e podcasts. De acordo com o Diretor de Novos Negócios, o planejamento estratégico da Padrinho prevê crescimento anual de 30% para o ciclo 2022-2026, meta superada nos últimos dois anos. Também está nos planos se tornar referência de qualidade no mercado gaúcho.

Sobre a escolha do nome, Alexandra explica: Padrinho significa sinônimo de cuidado, atenção, dentro do que os sócios imaginavam no relacionamento com os clientes. Não à toa, surgiu a expressão “dindos” nas trocas com a equipe da agência.

Para comemorar os 10 anos, a agência preparou uma série de postagens nas redes sociais com fatos e acontecimentos que marcaram a primeira década da Padrinho. Confira no Instagram.

FUNDAÇÃO GERAÇÕES

Até o dia 16 de fevereiro, a Fundação Gerações mantém aberta as inscrições para a primeira Chamada Pública de apoio a negócios de impacto social periféricos por meio do Fundo Comunitário Porto de Todos – o primeiro do Rio Grande do Sul. A iniciativa, em parceria com a Coalizão pelo Impacto Porto Alegre e o Programa Transformando Territórios, tem como finalidade apoiar a atuação de negócios que se proponham a desenvolver soluções às problemáticas sociais e ambientais, trazendo resultados positivos para as comunidades/territórios onde atuam.

Serão selecionadas até seis propostas, com base nos requisitos e critérios estabelecidos na chamada pública, que receberão um investimento do Fundo Comunitário Porto de Todos de até R$ 10 mil cada uma. “Para participar, o negócio precisa ser de impacto, ou seja, atuar com o propósito de resolver um problema ambiental ou social de comunidades e/ou territórios periféricos de Porto Alegre, pois nossa intenção é apoiar negócios que tenham essa intencionalidade e abrangência”, detalha a coordenadora-geral da Fundação Gerações, Karine Ruy.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente por formulário online, até as 23h59min do dia 16 de fevereiro. O link para acesso ao  formulário está disponível em https://forms.gle/Jx3TAQp3oqKrPtdcA

Cronograma

10/01/2024: Lançamento da Chamada Pública e abertura das inscrições

16/02/2024: Encerramento das inscrições

19/02 a 08/03/2024: Análise das propostas apresentadas

 15/03/2024:

PSORÍASE BRASIL

O paciente de doença psoriásica, como a psoríase e a artrite psoriásica, tem uma jornada desafiadora para reconquistar sua qualidade de vida, a começar pela identificação dos sinais das doenças e a busca pelo especialista para ter o diagnóstico correto e rápido. Estudos apontam que até 50% dos pacientes de artrite psoriásica, por exemplo, permanecem sem diagnóstico e o atraso pode ser de até cinco anos desde o início dos sintomas.

Uma iniciativa da associação de pacientes Psoríase Brasil, com o apoio da Janssen Brasil, quer ajudar a encurtar essa jornada desafiadora do paciente até o diagnóstico correto. Estamos falando do Localizador Médico, uma ferramenta dedicada a apoiar pessoas que convivem com a doença psoriásica em todo o país. A ideia é dar oportunidades a pessoas – que apresentam os sinais das doenças – de encontrarem um especialista em psoríase e artrite psoriásica com mais agilidade.

Os médicos que se cadastrarem na plataforma passarão por uma análise da Psoríase Brasil em relação ao conhecimento e manejo da doença psoriásica. Assim, é possível garantir o acesso ao profissional especializado. Qualquer paciente ou possível paciente que precisa de um dermatologista, vai poder acessar o Localizador, selecionar seu Estado e cidade e rapidamente verá uma listagem de especialistas que atendem em sua região. Também será possível encontrar reumatologistas que possam apoiar o diagnóstico e tratamento da artrite psoriásica, assim como de outras doenças de pele crônicas e autoimunes.

A ferramenta foi idealizada pela Psoríase Brasil para resolver um dos problemas apontados no Relatório Global de Psoríase, publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2016, que é a dificuldade do diagnóstico precoce e correto. “O que pode contribuir para a demora no diagnóstico e consequentemente para o início do tratamento adequado, é a falta de referenciamento do especialista correto. Por isso pensamos nessa iniciativa tão relevante para os milhares de pacientes de psoríase e artrite psoriásica. Isso pode revolucionar a jornada de cada um deles, e é para isso que estamos aqui”, afirma Gladis Lima, presidente da Psoríase Brasil. A associação de pacientes coloca os dados de médicos especialistas à disposição da população de forma voluntária, sem qualquer remuneração ou responsabilidade sobre o atendimento médico.

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