NOTAS DA SEMANA – 19.08.2022

gustavo_ermel2

1. Quem é Gustavo Ermel?

Nem eu sei bem quem sou, de verdade. Anos de terapia me ajudaram um pouco. Acho que passei muitos anos da minha vida tentando entender quem eu era. Isso sempre me angustiou muito. Via grandes amigos desde pequenos dizendo o que seriam quando crescessem. Eu nunca soube ao certo. Sempre fui muito curioso e comunicativo, mas nunca tive muitas paixões que me mostrassem qual caminho seguir.

Acho que o meu trabalho e a paternidade me ajudaram muito a entender quem eu sou.

Mas, essencialmente, eu acho que sou um cara que nunca se conformou muito com as coisas do jeito que eram postas. Sempre fui muito crítico e respondão na infância. Essas características ficaram em mim até hoje. Acho que trago isso para tudo que faço. Tento fazer diferente, melhorar, achar um caminho mesmo que pareça difícil num primeiro momento.

Sempre fui muito curioso, leio qualquer coisa o tempo todo. As coisas são bem aleatórias mesmo. Se falam sobre um assunto que eu não tenho ideia do que é, só o fato de eu não saber já me dá uma vontade imensa de aprender. Acho que viver a vida dessa forma, sempre tentando aprender e melhorar, dá uma energia considerável para continuar vivendo e ser feliz.

2. Uma agência fora do eixo de uma capital pode se tornar competitiva e se sobressair?

A gente acredita que sim. Acho que a SPR vem mostrando ao mercado que dá para fazer isso.

São 25 anos de história, batalhando muito para ser notada. Nunca desanimamos. Sempre acreditamos que poderia dar certo. Acho que vem dando. Nesses 25 anos, apenas em 3 oportunidades não crescemos. A agência cresce ano após ano, e acho que todos crescem como pessoas e profissionais. O fato de não estarmos no eixo da capital pode ter sido bom, pois criamos o nosso próprio jeito de ganhar dinheiro e investir em áreas que talvez não dessem tanto dinheiro para as agências no passado, como a criação e o planejamento.

Hoje, estamos alinhados e investindo em dados e performance, e com as entregas de qualidade que sempre nos pautaram. Por fim, as pessoas. Sem elas, não conseguimos nada. Pessoas capacitadas que ficam conosco por muitos anos, eu acho que sempre foi uma bela receita. Sem talentos, não existe mágica. Gosto muito dessa frase e acredito muito nela.

3. Quais os diferenciais para conquistar a confiança dos anunciantes, que fazem acontecer?

Eu acho que esse é um processo. Não temos uma receita de bolo, mas procuramos ser uma empresa cada vez mais presente e atuante juntos aos clientes. Fizemos pesquisas rotineiramente para saber a percepção dos nossos clientes sobre o nosso trabalho. Cada nota abaixo do que esperamos é imediatamente levada à base da operação para que a gente consiga resolver o mais rápido possível. Os problemas operacionais simples minam qualquer relação de parceria estratégica. Não conseguimos ser estratégicos e ter conversas difíceis com os clientes quando a operação está errando todos os dias. Esse é um desafio muito grande, mas a nossa obsessão é pela busca do erro zero. Talvez seja uma utopia, mas vamos continuar caminhando nessa direção. Sem uma operação azeitada com o cliente, não temos espaço para poder discutir ideias diferentes que possam mudar os rumos da organização. Se ganha contas pelas ideias e pelas grandes apresentações, e se perde contas pela operação.

4. O Gustavo boleiro, pai, família e amigos?

Sou um apaixonado por futebol, como a maioria dos meus amigos sabe. Sou muito competitivo, então me preparo bem para poder jogar e não passar vergonha. Não consigo jogar jogo de compadre. Gosto de jogo de verdade, todo mundo marcando, jogando. Já tenho 41 anos, mas quero poder jogar por muitos e muitos anos. O futebol é uma parte muito importante da minha vida.

Quanto aos amigos, acho que, ultimamente, eu estou em falta com eles. Não tem dado tempo suficiente para nutrir essas amizades que são tão importantes para mim. Espero poder resolver isso em breve, kkkkk. Talvez o problema de eu estar pouco com os amigos seja a família. Sou um cara muito caseiro. Adoro estar em casa com as crianças e com a minha esposa que me aguenta há muitos anos. Somos uma família bem tranquila e com um ótimo astral. Estar lá me acalma e me faz dar boas risadas.

A vida tem sido boa para mim desde pequeno. Só tenho a agradecer, de verdade.

Família, amigos, empresa, sócios e mercado. Tudo tem sido especial, e valorizo muito a vida que tenho e que construo todos os dias. Espero poder continuar a me entender melhor e a aproveitar essa vida linda que Deus tem me dado.

BETO CARVALHO

Um desafeto metido a marketeiro e com o desconforto do Grêmio na série B conseguiu colocar que o profissional mais premiado em Marketing Esportivo, professor saudado e convocado para palestrar e ministrar cursos pelo Brasil inteiro, é parente do atual presidente do Grêmio, e por isto está exercendo a direção de Marketing. Vale só dizer que além da sua competência, Beto Carvalho, está nesta posição antes do atual presidente e nunca foi parente do mesmo. Antes de mal dizer, acusar e tentar denegrir a imagem de um profissional, o mais recomendado é se informar.

EXPOINTER
Estimativas dobradas em todas as frentes, mas todos precisam saber!

PANVEL

A Panvel conquistou uma das mais cobiçadas distinções do varejo farmacêutico. A rede é destaque no Ranking IBEVAR-FIA 2022 como a marca mais admirada pelos consumidores no segmento de Drogarias. O resultado consolida o compromisso da empresa com a jornada de satisfação dos seus clientes em todos os seus canais de contato com a marca.
A pesquisa é realizada pela escola de negócios Fundação Instituto de Administração (FIA) e Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR). O estudo reuniu 120 finalistas de todo país em 29 categorias diferentes.
O resultado da pesquisa é comemorado pela empresa, que também vê na distinção um desafio positivo em manter a qualidade do atendimento e proporcionar uma experiência única aos clientes. “Estamos muito orgulhosos. É uma conquista que valoriza ainda mais o empenho da Panvel no cuidado com os seus clientes e na promoção da saúde e do bem-estar de todos”, afirma o CEO do Grupo Panvel, Julio Mottin Neto.
Baseado em um sistema de inteligência artificial, o levantamento considerou as avaliações feitas por consumidores e, também, por profissionais que buscam os melhores lugares para trabalhar na área do varejo. Em dois anos consecutivos (2018 e 2019), a Panvel conquistou o Prêmio Excelência em Imagem nesta mesma pesquisa, que considerou pontos como faturamento, eficiência das estruturas operacionais e imagem.

FMP

Foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, as matrículas e rematrículas para o semestre 2022/2 do curso de Graduação em Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). O prazo é válido para ingresso em qualquer modalidade (vestibular, ENEM, transferência qualificada e diplomados). Para mais informações é só acessar o site: https://fmp.edu.br/prorrogadas-as-matriculas-e-rematriculas-de-2022-2/

MASBAH!

O Masbah! deste sábado, 13 de agosto, foi a Gramado conhecer um espaço imersivo e temático da história “Alice no País das Maravilhas”. Em um ambiente decorado com pinturas 3D, interação dos personagens com o público, show musical e cardápio de drinks e pratos temáticos, a apresentadora Brunna Colossi mostra que o telespectador pode se sentir dentro do clássico conto de fadas.

Teve música no “Masbah!”. A cantora Lexa participou da atração no quadro “Diz Aí!” e responde às perguntas dos fãs gaúchos sobre carreira, rotina de shows e casamento. A risada também é garantida no “Masbah! Comédia”, que recebeu a comediante gaúcha Carol Delgado para divertir ainda mais o sábado.

O programa também exibiu um sítio localizado na cidade de Viamão, a 25 quilômetros da capital, com grande variedade de atividades para os visitantes curtirem um dia em meio à natureza. O dia por lá começa com café na cama em meio às árvores. Além disso, oferece atividades de autocuidado como escalda pés, reiki e até sessão de cafuné.

Em seguida teve “Anonymus Gourmet” que, neste sábado, preparou o “Pão de Churrasco”. Já no domingo, 14 de agosto, dia de “Na Beira do Fogo com El Topador” no SBT Rio Grande do Sul. A receita preparada pelo Mestre Parrillero Antonio Costaguta foi um sanduíche de coxa e sobrecoxa desossada. Tudo preparado de maneira especial para receber o cantor e compositor Sergio Rojas.

O “Masbah!” programa local e imperdivel é exibido aos sábados a partir das 12h no SBT Rio Grande do Sul.

“Na Beira do Fogo com El Topador” vai ao ar nos domingos a partir das 9h30, logo após a edição especial do “Masbah!”.

SINAPRO RS

A Medida Provisória 1.108/2022 e o Projeto de Lei para conversão da MP, recém-aprovado pelo Congresso Nacional, alteram a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Lei 6.321/1976, que dispõe sobre o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), determinando novas regras para o trabalho remoto e híbrido, além de dispor sobre o pagamento do auxílio-alimentação. A principal mudança na legislação relativa ao teletrabalho é a regulamentação do trabalho denominado “híbrido”. A medida estabelece que, no caso do empregado em teletrabalho, a empresa não precisará mais controlar as horas trabalhadas, desde que o regime de contratação tenha sido por tarefa ou produção. Define, ainda, que a convocação do empregado para realizar tarefas presenciais, desde queespecíficas, pode ser habitual que não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto. Outro item diz respeito aos custos com o retorno ao trabalho presencial, que serão suportados pelo empregado quando este optar pela realização de trabalho remoto em outra localidade diversa do local de contratação, podendo as partes estipularem regra diversa por meio de contrato. A MPtambém prevê alterações para as empresas fornecedoras deinstrumentos de pagamento de auxílio-alimentação na liberação dos recursos e propõe que saldos do auxílio-alimentação não usados possam ser sacados pelo trabalhador caso não sejam utilizados em 60 dias.

Para apoiar empresas e trabalhadores no entendimento dessas e de todas as alterações nas regras de teletrabalho e do auxílio-alimentação, o Sistema Nacional das Agências de Propaganda e a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Sistema Sinapro/Fenapro), em parceria com a GRTS e CBPI, elaboraram um material detalhado com quadros comparativos que mostram o que muda na CLT e na Lei 6321/1976 com a MP 1.108/2022.

O material pode ser consultado no site da Fenapro: https://fenapro.org.br/o-que-muda-com-as-alteracoes-de-regras-no-auxilio-alimentacao-e-teletrabalho/

Avaliação do Sinapro RS sobre as mudanças na lei:

O advogado Sergio Juchem, da Juchem Advocacia, que presta consultoria jurídica ao Sinapro RS, destaca como principais aspectos positivos da alteração na legislação para a categoria abrangida pelo Sinapro as seguintes regras de teletrabalho:possibilidade de adoção de um regime de teletrabalho no qual haja a prestação de serviços específicos presenciais de modo habitual, sem que haja a descaracterização do regime adotado; possibilidade de dispensa do controle de horário para empregados em regime de teletrabalho contratados por produção ou tarefa; definição de que o tempo de uso de ferramentas de trabalho fora da jornada normal não é considerado tempo à disposição do empregador, regime de prontidão ou sobreaviso; possibilidade de adoção do regime de teletrabalho para aprendizes e estagiários; e definição quanto às normas coletivas aplicáveis aos trabalhadores em regime de teletrabalho.

Por outro lado, o principal ponto negativo, no nosso entendimento, foi a restrição quanto à dispensa do controle de horário, que anteriormente poderia ser aplicada a qualquer regime de contratação para empregados em teletrabalho e agora ficou restrita aos empregados contratados por produção ou tarefa”, aponta o advogado do Sinapro RS.

FEEVALE

Em virtude do mês da criança, a Universidade Feevale promove, nos dias 18 e 19 de outubro, o VI Seminário Criança na Mídia – I Seminário Recria, que busca refletir junto à comunidade acadêmica acerca dos diversos tipos de violência que acometem as crianças e que são atravessadas por sua relação com as mídias no século XXI. De abrangência internacional, a atividade é gratuita e conta com uma programação híbrida, com palestras presenciais que serão transmitidas ao vivo e apresentações de trabalhos de modo virtual, acolhendo pesquisas acadêmicas e, também, relatos de experiência.
Iniciativa do Grupo Criança na Mídia – Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura da Feevale liderado pela professora Saraí Schmidt, o seminário é um evento bienal que acontece no mês de outubro. Surgiu em 2011, com o objetivo de ampliar o debate entre pesquisadores, profissionais e acadêmicos, bem como, professores da educação básica sobre a complexa relação entre mídia e crianças. Em sua sexta edição, traz, em sua programação, palestrantes de renome para debater as infâncias na contemporaneidade, integrando o I Seminário Recria. Este é uma ação com proposta itinerante da Rede Recria, formada por pesquisadores do Brasil e do exterior que discutem as relações de crianças e adolescentes com a mídia. Sua primeira edição será em paralelo ao consolidado evento do grupo de pesquisa da Feevale, como uma construção da parceria entre a Recria e o Criança na Mídia, ambos responsáveis pela coordenação dos Grupos de Trabalho (GTs).
O VI Seminário Criança na Mídia – I Seminário Recria tem por objetivo promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais de diferentes áreas com foco interdisciplinar nos estudos sobre gênero, raça, classe social, sexualidade, desigualdades e processos de in/exclusão, tendo como princípios norteadores estudos que versam sobre infâncias e juventudes e suas confluências com os processos midiáticos e culturais. O encontro visa gerar a produção de conhecimento interdisciplinar entre os diferentes segmentos da sociedade envolvidos com as culturas infantis (profissionais da Comunicação, Educação, Direito, Psicologia, Marketing, Sociologia, Games, entre outros). Um aspecto de destaque no evento acadêmico é a participação de professores da rede pública. A proposta é oportunizar um espaço para a problematização de perspectivas educacionais e movimentos que perpassam também o território escolar.
Programação:
Dia 18 de outubro
19h – Conferência de abertura: Mídias, infâncias, violências de raça e gênero, com Gladis Kaercher, doutora em Educação e docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mediação de Marina Mentz, jornalista
Dia 19 de outubro
GTs simultâneos: 8h30min às 12h
GT1 Mídia, Infâncias e Gênero
GT2 Infâncias e Processos de Comunicação
GT3 Mídia, Infâncias e Raça
GT4 Infâncias e Linguagens comunicacionais
14h – Mesa: Mídia, Infâncias e Violências
Convidadas: Ângela Farah, doutora em Ciências da Comunicação e pesquisadora vinculada ao Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), Karina Barbosa, doutora em Ciências da Comunicação e pesquisadora vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Ingrid Martins, doutoranda em Ciências Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso Argentina)
Inscrição de pesquisas acadêmicas, práticas extensionistas e relatos de experiência:
– Inscrição gratuita: até 11 de setembro
– Normas e submissão pelo hotsite oficial do evento:
www.criancanamidia.com.br/seminario
*A divulgação dos trabalhos aceitos está prevista para 3 de outubro, no hotsite.
Acompanhe o seminário nas redes:
Facebook: facebook.com/criancanamidia
Instagram: @criancanamidia | @rederecria
Twitter: @criancanamidia
Site oficial Criança na Mídia: www.criancanamidia.com.br
Site oficial Rede Recria: https://rederecria.com.br

GAMPI

A segunda temporada do podcast Na Mente do Consumidor, idealizado e protagonizado pelo CEO da Gampi Casa Criativa, Maicon Dias, chega às principais plataformas de streaming de áudio e  redes sociais no dia 29 de agosto. O primeiro episódio, intitulado “A moeda mais valiosa do mercado é a atenção do consumidor”, traz Ricardo Dias, ex-vice-presidente de Marketing da Ambev, fundador da Adventures e LinkedIn Top Voice. O conteúdo estará disponível no Spotify e iTunes.

O Na Mente do Consumidor fala sobre as principais tendências, necessidades e aspirações dos consumidores e as principais estratégias de relacionamento dos grandes players do mercado. A sua nova fase vem após dois anos de pandemia, momento extremamente desafiador para as marcas e que refletiu em muitas mudanças de comportamento dos consumidores.

Serão disponibilizados três episódios por semana, entre agosto e setembro. Além de Ricardo Dias, há outros onze convidados que representam grandes marcas como Magazine Luiza, Reserva, Fazenda Futuro e GetNinjas.

“Acredito que as pessoas crescem ao compartilhar suas experiências e histórias, assim como um mercado só fica mais forte quando potencializamos ele. Esta é a proposta do podcast, dividir sentimentos e situações que podem ser comuns para todos e também contribuir com muita informação que possa contribuir para o sucesso na relação das marcas com os consumidores.” destaca Maicon Dias.

Pós-graduado em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM e em Neurociências e Comportamento pela PUC-RS, o host do Na Mente do Consumidor dedica sua carreira a compreender o comportamento da sociedade, das culturas, dos nichos e gerações. Seu objetivo é entender quais são os principais sentimentos e análises que provocam tomadas de decisão do consumidor.

Confira a agenda completa dos episódios:

29/08 – Ricardo Dias – Ex VP Marketing Ambev, Fundador da Adventures e LinkedIn Top Voice

31/08 – Pedro Cardoso – Diretor de marketing Digital e Head UX/UI Reserva

02/09 – Simone Fett – Head de CS Contabilizei

05/09 – Bruno Scartozzoni – Fundador da StoryTalks

07/09 – Ricardo Cappra – Cappra Institute

09/09 – Rodrigo Miranda – Presidente Grupo Zaitt

12/09 – Natanael Sena, CEO Band & Stories Brasil

14/09 – Mari Tunis –  Marketing Director Latam – Fazenda Futuro

16/09 – Jonatas Melo – Diretor de Atendimento ao Cliente do GetNinjas

19/09 – Gustavo Fuga – CEO 4YOU2

21/09 – Vilson Noer – Fundador da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo

23/09 – Vinicius Porto – CX Director Magazine Luiza

CUPONS

Na hora das compras, todo mundo gosta de um descontinho! E, quanto melhor a oferta, maior é o interesse na promoção. É assim que funciona a rede social de compras Pelando, que mapeia verdadeiras promoções nos principais e-commerces do país (Magazine Luiza, Americanas, Amazon, Casas Bahia, entre outros) e oferece cupons de descontos para ajudar os consumidores a economizarem nas compras do dia a dia.
Recentemente, a rede social de compras que conta com 1,3 milhão de usuários disponibilizou 46 mil promoções e mais de 1400 cupons de descontos em diferentes lojas, que foram utilizados por 900 mil pessoas. Os descontos via cupom chegam a 93% OFF em diversos itens, como o pack de cerveja Becks Puro Malte por R$3,21. O acesso às promoções é gratuito e os usuários podem cadastrar o produto ou serviço para receber notificações no celular ou e-mail sempre que houver uma promoção do item desejado.

Com promoções diversas que vão de eletrodomésticos, eletrônicos, livros, cosméticos, itens de mercado, roupas, até gasolina, o Pelando seleciona as melhores ofertas, recomenda e permite que os próprios membros compartilhem e comentem sobre produtos ou serviços com descontos, cupons promocionais, prazos de entrega, frete, condições de pagamento, entre outras experiências, gerando uma troca de informações na ‘comunidade’. Antes de serem postadas no site e no app, todas as ofertas passam por um rigoroso crivo que as valida e indica a ‘temperatura’ – quanto mais quente, melhor.
“Nosso objetivo é ajudar as pessoas a trocarem informações entre si para tomar a melhor decisão de compra. Uma novidade para facilitar essa troca é a nova funcionalidade de seguir pessoas, assim, os usuários poderão acompanhar as publicações dos melhores ‘pelandeiros’. Essa novidade é apenas o começo de muitas outras que traremos para tornar o Pelando cada vez mais uma rede social presente no dia a dia dos brasileiros’, explica Guilherme Vieira, fundador do Pelando.
Nos últimos dois meses, o Pelando registrou mais de 3 mil alertas de desejo cadastrados para a palavra “cupom”, além do aumento na procura por iPhone, notebook e smart TV. Atualmente, a empresa é responsável por direcionar mais de 5 milhões de consumidores por mês para as 3 mil lojas, gerando vendas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.