ENTREVISTA COM NECA HICKMANN
- Quem é Neca Hickmann?
Esta é sem dúvida uma das perguntas mais complexas, falar sobre quem eu sou.
Não paro muito para pensar nisso e não tenho uma resposta pronta, mas nos últimos anos tenho investido muito no autoconhecimento, o que faz eu me reconectar com a minha história, meus valores, minha essência.
Então vamos lá, vou tentar, e vou começar com o que considero a minha melhor versão: ser Mãe de dois filhos muito lindos e amados, na versão de filha amei e fui muito amada, mas queria ter tido mais tempo com os meus pais, fui a irmã caçula apaixonada e a irmã preferida dos meus três irmãos homens, sou amiga de verdade dos meus amigos e me considero uma profissional ética, determinada e muito intensa. Sou de Porto Alegre, sagitariana e colorada.
Sou uma pessoa que tenta fazer dos seus erros e acertos, um aprendizado. Quando olho para trás, me permito sentir orgulho do que vivi pessoal e profissionalmente. Quando olho para a frente, me permito viver diferentes experiências.
- Tua vocação sempre foi o relacionamento comercial com o mercado?
Eu descobri minha vocação para o relacionamento comercial com o mercado experimentando, e me encontrei, e desde então nunca mais saí. Do início dos anos 90 no jornal Zero Hora, até agora. Foram muitos desafios na carreira e tantas coisas boas aconteceram. Trabalhei 22 anos no Grupo RBS que foi onde eu fiquei por mais tempo, em especial na RBS TV por 18 anos. Lá tive inúmeras oportunidades, cresci, estudei, me especializei, conheci pessoas incríveis e fiz muitos amigos que tenho até hoje. É com muito carinho que lembro deste tempo em que, na minha opinião, liderei os melhores times e executivos de mercado que por lá passaram e outros que ainda permanecem no Grupo. Também tive a sorte de ter líderes inspiradores que muito me ensinaram.
Sempre tive facilidade de me relacionar com as pessoas, primeiro porque eu gosto de gente, requisito imprescindível para um relacionamento comercial saudável com pessoas tão diferentes que encontramos pela vida. Acredito no poder da comunicação, gosto de bater um bom papo, trocar experiências, olhar “olho no olho”, e realizar negócios. Também fiz grandes amizades no mercado. E nos momentos especiais em que eu encerrei ciclos e iniciei novos desafios, tive total apoio, carinho e incentivo.
Em 2020 chegou mais um momento de experimentar, eu e meu ex-colega, amigo e hoje sócio Renato Mesquita demos início a uma nova jornada, desta vez como empreendedores. Sonho antigo de ambos. Nasceu a NR Lidera, uma empresa de inteligência empresarial que tem o foco na Análise de Dados como a base para o fortalecimento da melhor tomada de decisão e da gestão dos negócios. Com a experiência que temos, vínhamos perseguindo nos últimos anos uma resposta para uma das principais dores dos nossos clientes, a busca pela assertividade dos investimentos em mídia, tanto on quanto off. E conseguimos. Lançamos o MMM_ Mídia Mix Modeling, um método autoral de análise, mensuração e predição de ações e investimentos em mídia, que transforma os dados existentes em informação relevante para a aceleração dos negócios e para a melhor tomada de decisão.
E fomos muito bem recebidos pelo mercado.
Na NR Lidera, eu continuo fazendo o que eu gosto, trabalhando no relacionamento com o mercado. Hoje, com pouco mais de um ano de empresa, contamos com uma robusta carteira de clientes aqui no Sul e muitas agencias nacionais, tanto em SC, PR e SP, como nos outros estados da região sudeste e nordeste.
Eu e o Renato temos um pacto, fazer tudo com muito foco e dedicação para entregar o melhor resultado para os nossos clientes, e ao mesmo tempo, ser FELIZ!
- Da teoria a realidade o ensino de comunicação?
Buenas, tem uma frase que eu gosto muito do Alvin Tofler que traduz o conceito de “Lifelong Learning”, uma busca contínua por aprender: “O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender, e reaprender.”
Eu costumo dizer que quem domina a teoria tem muito mais facilidade com a prática, e que a jornada do aprendizado não se esgota ao se finalizar os estudos formais. Em qualquer área o profissional deve perseguir a atualização de suas habilidades. Enquanto gestora, incentivava as pessoas a se atualizarem e a compartilharem seus conhecimentos. Essa troca sempre foi muito rica.
Para mim, sempre foi bem tranquilo porque sou muito curiosa, gosto de estudar e aprender coisas novas, a graduação foi só um começo, logo senti a necessidade de me aperfeiçoar, fiz uma pós-graduação, mais tarde um MBA e não consegui mais parar. Foram muitos cursos. Na época eu tinha um plano B que era seguir a carreira acadêmica no paralelo. Sempre acreditei que professores com experiência de vida profissional executiva contribuem de forma diferenciada para o aprendizado dos alunos, pelo menos para mim funcionava desta forma. Por isso iniciei um Mestrado em Administração. Foi punk. Trabalhava muito e o Mestrado me exigia demais, mas felizmente consegui conciliar e me tornei Mestre em Gestão e Negócios – área de concentração em Estratégia e Competitividade. O mais importante não foi o título, mas sim o caminho que percorri até chegar onde queria.
Mas não parei por aí, não faz três meses que terminei o último curso, de formação em Data Intelligence, assunto de domínio do meu sócio e que eu tenho muito a aprender. E já estou sedenta pelo próximo.
- A vida fora das 4 linhas?
Hoje tento levar uma vida mais leve, tenho ficado mais tempo em casa com a minha família e com os meus pets. Sempre que posso, leio um bom livro. Mas também sou uma das pessoas que não perdeu o hábito de assistir TV, e no streaming gosto de ver filmes, séries e documentários.
Como boa sagitariana, tenho paixão por viajar e não vejo a hora de conhecer novos lugares.
Adoro degustar um bom vinho com a melhor companhia, meu namorado. E para entender um pouco melhor desta clássica bebida, já fiz alguns cursos, básico, de harmonização e de análise sensorial. Num dos cursos, criamos uma Confraria onde trocamos ideias e dicas. É um tema que me fascina e ainda tenho muito para conhecer.
SITES DE APOSTAS
Tirando 2 ou 3 marcas que estão na mídia constantemente e positivamente, sem dúvida os maiores anunciantes do país são os sites de apostas esportivas. É incrível… Está surgindo um por dia.
TROCA DE LADO
Basta sair da vitrine para ninguém mais te reconhecer! Verdade ou mentira?
SBT
O SBT dará início à cobertura das Eleições 2022 nesta terça-feira, 19 de abril, com a primeira sabatina dos pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. Durante 10 minutos, os postulantes ao executivo gaúcho responderão perguntas do apresentador André Haar, no SBT Rio Grande, a partir das 11h30.
Neste primeiro momento, oito pré-candidatos ao Palácio Piratini participarão das entrevistas individuais. Os melhores momentos serão compilados e reproduzidos no SBT Rio Grande 2ª Edição. O material também estará disponível nas redes sociais da emissora e no SBT News.
Estão confirmados: dia 19/4, Luis Carlos Heinze (PP); dia 21/04, Edegar Pretto (PT); dia 22/4, Beto Albuquerque (PSB); dia 25/4, Gabriel Souza (MDB); dia 26/4, Ricardo Jobim (Novo); dia 27/4, Pedro Ruas (PSOL); dia 28/4, Onyx Lorenzoni (PL); e dia 2 de maio, o atual governador, Ranolfo Vieira Jr (PSDB).
Neste ano, a cobertura de eleições do SBT tem parceria com Veja, Estadão e Rádio Novabrasil. A emissora também fará sabatinas com os pré-candidatos ao Senado Federal, pelo Rio Grande do Sul, ainda em maio.
E21
O mercado muito competitivo de acessórios de decoração vive de ofertar e produzir novidades que acabam por gerar cada vez mais opções – muitas vezes de difícil diferenciação – para o consumidor. Nesse cenário, a confiança em uma marca que tem alto grau de reconhecimento em termos de qualidade do que produz pode ser um grande fator de competitividade na hora da escolha pelo consumidor.
A linha Tivoli da HERC veio, assim, para caracterizar a presença da marca unindo 3 fatores: o design diferenciado, os aspectos de qualidade de fabricação e a amplitude de portfólio de soluções para banheiro da marca, permitindo combinações.
“Trabalhamos com a ideia de solução completa para o banheiro, uma solução de design, uma vez que a linha já tinha cabideiros, porta-toalhas, saboneteiras e papeleira. A linha de armários complementa e entrega ainda mais valor ao cliente com mais essa possibilidade”, afirma Manuela Frota, Coordenadora de Marketing da HERC.
Para o lançamento, a e21 criou uma estratégia que privilegia a força do design dos armários – nas versões com gaveta e sem gaveta – criando materiais clean, minimalistas e em total sinergia com as linhas de design do produto.
Através de um plano integrado de divulgação, a estratégia incluiu desde as embalagens do produto, até materiais para a força de vendas da HERC.
“É muito natural para nós pensarmos de forma 360 sempre. Porque comunicação é um todo e todos os públicos devem ser atingidos com a mesma mensagem da linha Tivoli – a força do design e a complementaridade de produto da marca”, afirma Juliana Pereira, Executiva de Negócios da marca na e21.
A campanha da linha Tivoli inclui um filme com 3 versões, onde o produto é apresentado de forma bem didática e técnica. Fazem parte da campanha, ainda:
E-mail marketing clientes (com o storytelling do lançamento) + call-to-action para venda;
Cards de WhatsApp para envio aos clientes; e
Desdobramentos para as redes sociais.
Para o mercado de especificadores, foram criados:
Anúncio de revistas do segmento
Banner para a newsletter da Anamaco;
Para o PDV a campanha ainda apresentou: folder, wobbler, adesivo e móbiles.
“A HERC tem tradição e qualidade naquilo que produz. A força do design na linha Tivoli – tecla onde batemos – acrescenta uma nova camada de diferencial para o cliente, fazendo com que a marca ocupe mais agressivamente outros espaços de valor no varejo, surpreendendo sempre o consumidor”, evidencia Fernanda Kubiack, Diretora de Operações da e21
VERT RESIDENCE CLUB
Com sede no município gaúcho de Santo Antônio da Patrulha, onde atua há mais de uma década no mercado da incorporação e da construção civil com foco em loteamentos e condomínios horizontais, a Dutra Incorporações expande sua atuação no RS. A empresa entra forte na Região Metropolitana de Porto Alegre, neste primeiro momento em Canoas, com o Vert Residence Club, localizado a 10 minutos do Park Shopping Canoas. A escolha da empresa em iniciar sua expansão por Canoas foi dada a partir da evidência de haver carência de lançamentos de novos condomínios residenciais na cidade com o perfil do empreendimento.
Características do empreendimento – Trazendo o conceito de resort boutique, com todos os detalhes pensados para criar um refúgio para os moradores em seu dia a dia, o Vert Residence Club, além de possuir uma das vistas mais lindas da cidade, diferencia-se pela qualidade e exclusividade na entrega de sua moderna e robusta infraestrutura de lazer, que pode ser comparada a de um clube em meio à natureza. Com extensão de 50.777 m², o condomínio fechado de terrenos residenciais conta com 117 lotes para moradia.
Junto ao pórtico de segurança e boas-vindas aos moradores, na área externa do condomínio haverá mais seis lotes comerciais do empreendimento projetados para instalação de negócios e serviços pensados para atender condôminos, bem como o público externo. As dimensões dos terrenos vão em sua maioria de 255 m² a 631 m².
Arquitetura e paisagismo – Com assinatura do Grupo Sólido, responsável pelo projeto arquitetônico, paisagístico e de interiores do empreendimento, tanto o pórtico de entrada, como toda estrutura do Club House mesclam a arquitetura brasileira contemporânea com o design de edificações uruguaias. Na concepção, a obra terá linhas horizontais, grandes vãos, amplo uso de vidros, além de concreto aparente com estamparia da madeira. “Buscamos um projeto com infraestrutura completa, alto acabamento e arquitetura moderna. Pensamos numa mix do clima de Jurerê com o estilo arquitetônico uruguaio. Nosso objetivo é proporcionar prazer aos moradores, fazendo com que queiram vivenciar o condomínio”, evidencia Gabriel Dutra.
Pensado para ser um verdadeiro refúgio aos moradores, o projeto paisagístico do Vert Residence Club também é inspirado no Uruguai. Serão utilizados elementos como pedras, capins, árvores e plantas, passando sensação de aconchego e acolhimento. Já na área das piscinas, o uso de palmeiras mostra ainda uma ambientação bem tropical e brasileira, com clima de resort.
Club House – Como grande atração, o Vert Residence Club contará com um Club House completo e totalmente equipado: dois salões de festa integráveis, com espaço gourmet e cozinhas funcionais para suporte a eventos, com vista para piscina e possibilidade de extensão ao ar livre; complexo de piscinas adulto e infantil, amplas e lineares, com queda d’água e espaço de prainha, além de área de spa, com jatos d’água, parte da piscina aquecida e outdoor lounge conectado ao ambiente para os moradores curtirem e relaxarem. Igualmente, espaço de fogo de chão, embaixo de um pergolado, podendo ser utilizado tanto no verão quanto no inverno.
Ainda junto do complexo de Club House, os moradores terão à disposição uma área esportiva, com academia, voltada a um jardim, que pode também ser utilizado para exercícios físicos; espaço kids, fechado e climatizado, com área lúdica indoor, além de modernos brinquedos em área aberta. Pensando nos adolescentes, foi projetado um espaço hangout, com várias conexões, que serve ainda como arquibancada para a quadra de beach tennis. Também fará parte da estrutura, quadra multi sports, com a possibilidade de uso para a prática de patinação, tabela de basquete, entre outras atividades. A gestão do lançamento e comercial está a cargo da 2day Consultoria, com projeto urbanístico sob responsabilidade do escritório Alinhamento Arquitetura e Urbanismo. O ponto de venda (PDV) do empreendimento situa-se no Park Shopping Canoas.
Dutra Incorporações – Entre os diferenciais da Dutra Incorporações, que tem à frente os sócios Jerônimo Message Dutra e Gabriel Dutra Andrade, está o controle total da gerência do empreendimento. Os empresários se envolvem desde a idealização do negócio até sua execução, inclusive, com o financiamento dos lotes, que pode ser feito direto com a incorporadora, em até 80 meses, evitando, assim, a burocracia das tradicionais instituições financeiras. “O segredo do nosso negócio é equalizar custo com qualidade, entregando ao cliente mais estrutura e qualidade por menos custo. Cada empreendimento que realizamos é como se fosse para nós morarmos e conseguimos fechar a matemática de entregar um produto de excelente qualidade por um custo abaixo dos demais de mercado por participarmos de todas as etapas da incorporação”, explica Jerônimo Dutra.
Seguindo com seu projeto de crescimento, entre o segundo semestre de 2022 e meados de 2023, a incorporadora também deixará sua marca em outras regiões gaúchas. Entre elas, estão previstos empreendimentos em Glorinha, Gravataí e no Litoral Norte.
TV CONECTADA
Com a pandemia global, passamos a lidar com o surgimento de diversas plataformas e conteúdos de streaming. De acordo com estudo realizado em março do ano passado pela Smartclip, companhia global especializada na distribuição de publicidade em vídeo multitelas, em parceria com a Nielsen, empresa de dados e análises da indústria de mídia, 89% dos participantes possuem uma TV Conectada (CTV) em casa — em 2015, o número girava em torno de 32%.
Houve uma grande melhoria nos dados de TV, uma vez que o antigo método de confiar em um “pequeno painel” usado para modelar determinadas classificações não é mais capaz de atender às carências dos profissionais de marketing. Diante deste cenário, as parcerias e a colaboração em todo o cenário de TV avançada continuarão a impulsionar o futuro da medição para anunciantes, conectando-os aos fabricantes de dispositivos, serviços de streaming, distribuidores de programas de vídeo multicanal (MVPDs), além de parceiros de medição e verificação.
Isso porque, um aumento nos dados de visualização de TV, em nível doméstico, abre as portas para mensurar e gerenciar o retorno sobre investimento (ROI) como nunca visto anteriormente — estudos de aumento de vendas de ciclo fechado e do reconhecimento de marca, por exemplo, podem ser vinculados a essas novas exposições de anúncios digitais.
Para o setor de marketing, a CTV oferece uma oportunidade atrativa, já que seus dados permitem uma segmentação precisa entre canais digitais, além de uma programação de qualidade. Diante deste cenário, diversos players estão começando a lançar suas próprias soluções para atender às necessidades de avaliação dos anunciantes.
O que acha de aprofundarmos este assunto? Caso tenha interesse, coloco à sua disposição a Daniela Galego, Head of Sales do Yahoo Brasil, para falarmos sobre os seguintes pontos:
Evolução da TV Conectada e sua medição;
Futuro dos streamings;
O marketing em meio ao CTV.
INCLUSÃO
A inclusão social nas empresas ainda está longe do ideal em relação a diversos grupos, entre eles o de pessoas de mais idade. No Mapeamento do Ecossistema de Startups, produzido pela ABStartups com apoio da Deloitte, 97% das empresas participantes disseram apoiar a diversidade. No entanto, mais de 60% não possuem processo seletivo voltado à inclusão de grupos minoritários e 62,3% não incluem idosos em seus quadros. O cenário é preocupante quando levamos em conta que, até 2029, ao menos um terço da população do país terá 50 anos ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2060, pessoas com 65 anos ou mais devem ser 25% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“A exclusão e a precariedade de idosos e de profissionais sêniores no mercado precisa ser trabalhada pelas empresas. É urgente incluir pessoas com idade avançada nas políticas de diversidade e realizar ações concretas nesse sentido. Essa inclusão é vantajosa para os dois lados, pois agrega o expertise desses profissionais, tornando-se uma vantagem competitiva, e contribui para que eles envelheçam de forma ativa e produtiva”, defende Ricardo Kudla, CEO da Colaborativa, plataforma que integra todas as informações de uma corporação em um ambiente semelhante a uma rede social, facilitando a navegação do usuário e acelerando a informação e o saber nas empresas.
Não basta contratar, é preciso incluir
Kudla reforça que a contratação de pessoas com mais idade é o primeiro passo para a diversidade, mas que as empresas precisam definir ações e estratégias para ir além da contratação e promover uma real inclusão desse público. “Primeiramente, é preciso oferecer funções e cargos à altura do conhecimento desses profissionais, permitindo que eles de fato contribuam com o crescimento da organização. Além disso, é fundamental provocar uma mudança de mindset dos gestores e colaboradores para a construção de um ambiente colaborativo e acolhedor”.
Outro cuidado apontado pelo CEO é quebrar barreiras nos processos de educação e treinamento. “As mudanças tecnológicas são um desafio até mesmo para os mais jovens, que costumam ter mais intimidade com o assunto, então podem ser uma dificuldade para o profissional mais sênior. As empresas precisam garantir que essas barreiras sejam quebradas e para isso devem oferecer treinamentos de qualidade para o colaborador que dependa desses recursos em sua função, oferecendo a ele todas as condições para que possa desempenhar seu papel de forma plena, alcançando seus melhores resultados”, finaliza Kudla.