NOTAS DA SEMANA – 21.06.2024

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ENTREVISTA COM RODRIGO RORATO

1. Quem é Rodrigo Rorato?

O Rodrigo, ou “Di”, para os – nem tão – mais próximos, é um guri nascido em Porto Alegre, filho do André e da Jussara, e irmão gêmeo do Eduardo.

O pai, executivo da área do agronegócio, sempre nos ensinou através do exemplo a valorizar o trabalho, respeito, honestidade e a sempre estender a mão pra quem precisa. A mãe, funcionária pública, é uma mãezona daquelas que se virou em 10 para nos criar, educar, incentivar e nos preparar para o mundo.

Minha relação com o Eduardo é uma das coisas que mais sou grato e valorizo na vida. Somos daqueles irmãos gêmeos que se dão muito bem, pensam da mesma forma e falam iguais… Nossa conexão realmente é fora do comum!

Dessa união e troca de ideias constantes, sempre surgiram possibilidades de negócios que poderíamos fazer juntos. Hoje, fala-se muito de empreendedorismo, mas na época, só queríamos criar algo que nos desse uma graninha por mês para não depender dos nossos pais hehe

Com 18 anos, criamos um serviço de entrega de pães à domicílio no condomínio onde morávamos. De segunda a sexta, religiosamente às 5h da manhã, acordávamos para buscar pães numa padaria em Belém Novo e entregá-los nas casas dos nossos vizinhos.

Do dinheiro que arrecadamos dos pães, veio a nossa parte do investimento nas primeiras baterias para criarmos o Plug, os carregadores de celular para bares e restaurantes, produto que mudaria o rumo das nossas vidas. Foram muitos meses de planejamento, reuniões até de madrugada e protótipos, até darmos o pontapé inicial da operação.

Após colocarmos o Plug pra rua, conhecemos o Dani, e, depois de meses em que ele serviu como pai, amigo, conselheiro e psicólogo (lembro de, entre tantas outras coisas, perguntarmos pro Dani se o cliente poderia voltar atrás depois do PI ser enviado – na angústia de podermos comemorar nosso primeiro negócio fechado), nos juntamos a Imobi e ingressamos, de fato, no mercado publicitário.

Atualmente, trabalho no comercial da Imobi, atendendo agências e clientes diretos. Aprendo sobre a área diariamente com a experiência do Caco e da Dani, e sou muito realizado por trabalhar num ambiente em que conseguimos ter um equilíbrio entre seriedade e trabalho, e leveza e descontração!

2. Ser um executivo comercial com linguagem técnica te ajuda?

Acredito que a melhor linguagem é a que mais consegue aproximar o executivo do cliente, buscando através dessa conexão, um trabalho a quatro mãos para entender a sua dor e de que forma os produtos da empresa podem solucionar seus problemas.

Para isso, o executivo tem que conhecer no detalhe o mix de produtos oferecidos pela empresa, e também o perfil do cliente que vai estar recebendo essa proposta e como ele pode ser melhor beneficiado.

3. Onde vai chegar a mídia OOH (Out of Home), existem limites?

A mídia OOH vem evoluindo muito, e não é a toa que hoje atinge 89% da população no Brasil. Acredito que, por aqui, apesar da nítida evolução do meio nos últimos anos, ainda estamos numa busca para que a mídia externa seja ainda mais parte integrante do ambiente urbano, como vemos nas grandes capitais pelo mundo.

A digitalização do OOH, que vem numa crescente, possibilita uma maior interação do meio com a população, abrindo um leque de possibilidades jamais vistas na mídia externa, com muita agilidade e sem a necessidade do tempo e de custos de produção.

Falando um pouco mais sobre o mercado local, vimos um movimento muito bacana de chegada de grandes players no mercado gaúcho, obrigando o mercado local a evoluir e se profissionalizar ainda mais.

4. Rodrigo com os amigos e com a família?

É um cara descontraído, que gosta de cultivar os momentos com as boas amizades que a vida me proporcionou e com minha família. Gosto de praticar esportes, como futevolei e futebol, e costumo estar dentro de qualquer tipo de convite, mas tenho apreço especial a um domingo com churrasco e jogo do Gremio, ou um final de semana com minha namorada na praia.

COLUNA INTERNACIONAL

A partir de agora como essa coluna tem leitores em alguns países do mundo estamos abrindo um escritório em Jerusalém na Avenida Ben Ieuda número 689.

EVENTOS

Todos os eventos de entidades de comunicação agora passam a ser de uma agência somente como participante e criadora dos mesmos.

BANRISUL

Diante do momento desafiador que os gaúchos enfrentam em decorrência das enchentes que atingiram o estado, o Banrisul lança uma campanha institucional inspiradora, trazendo uma mensagem de força e esperança para os gaúchos que estão se reerguendo e reconstruindo suas vidas.

A campanha “Vamos Prosseguir”, desenvolvida pela agência Moove, é embalada pela canção “Semeadura”, de autoria de Vitor Ramil e José Fogaça, interpretada especialmente para a ação pelo músico gaúcho Thedy Corrêa, vocalista da banda Nenhum de Nós. A música, que recebeu o troféu de Projeção Folclórica na 10a Califórnia da Canção Nativa, em 1980, é rica em simbolismo e metáforas que evocam sentimentos de esperança, união e solidariedade, exatamente como estamos vivendo hoje.

A resiliência do povo gaúcho é apresentada de forma transversal durante todo o filme, mostrando a capacidade de reconstruir suas vidas, bem como suas atividades econômicas.

Por isso, na assinatura da peça, o banco reafirma seu compromisso: “O Banrisul acredita na tua força e no futuro de todos os gaúchos. Nós vamos reconstruir juntos.”

A campanha será veiculada em diversas mídias do Rio Grande do Sul. Estão previstas inserções de filmes de 60” e 30” em TV aberta, spots de 60” e 30” em rádio, anúncios em jornais, além de uma forte presença nas mídias digitais.

Assista ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=gdS3gJNWmlw

FICHA TÉCNICA:

CAMPANHA: Vamos Prosseguir

COO: Luana Rodrigues

GESTÃO DE OPERAÇÃO: Karina Hermes

DIRETORA DE NÚCLEO: Rosangela Lopes

ATENDIMENTO: Fernanda Pertile

HEADS DE CRIAÇÃO: Eugênio Lumertz e Laura de Azevedo (In Memoriam) CRIAÇÃO: Cláudia Mainardi, Moisés Bettim, Márcio Blank, Mariana Gonzalez

COORDENADORA NÚCLEO DE DADOS E DE PERFORMANCE: Laura Marques PRODUÇÃO: Carla Bildhauer e Robson Albuquerque

MÍDIA: Aline Carré e Bruna Coutinho

MOTION: Valéria Dalla Corte

ARTE-FINALISTA: Christian Vieira

PRODUTORA DE FILME: Mythago

DIRETOR DE CENA: Mocita Fagundes

PRODUTORA DE ÁUDIO: Radioativa

TRILHA SONORA: “Semeadura” autoria de Fogaça/Vitor Ramil adm por Pand Orga Ed. Mus. E Prod. Art. Ltda. (Universal Mus. Publishing MGB Brasil Ltd.) e por Warner Chappell Edições Musicais e Interpretada por Thedy Corrêa.

TRATAMENTO DE IMAGEM: Studio Mythos – José Waxemberg

CLIENTE: Banrisul S/A

APROVAÇÃO CLIENTE: Thiago Garcia e Vannice Ramos

DIA DO MÍDIA

Celebrado em 21 de junho, o Dia do Mídia será comemorado de maneira diferente no Rio Grande do Sul. Em vez de o tradicional evento comemorativo à data realizado pelo SBT, a emissora decidiu direcionar para a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e o Grupo de Atendimento e Veículos (GAV) a verba destinada à celebração anual para apoiar os colegas de profissão que foram gravemente atingidos pelas enchentes.

A decisão do SBT tem por objetivo contribuir na reconstrução da vida desses profissionais. A verba será doada à ARP, que se encarregará da distribuição do valor entre os afetados. A associação mapeou 22 profissionais do mercado gaúcho que sofreram perdas com a tragédia, os quais serão contemplados financeiramente.

“O trabalho da ARP e do GAV, neste período de reconstrução, tem sido muito importante. Esse reconhecimento do mercado fica mais claro quando vemos essa iniciativa do SBT e outras tantas que buscam fomentar nosso setor. É com muita alegria e responsabilidade que receberemos essa quantia, que será fundamental para o recomeço da vida de estimados colegas”, celebra Fernando Silveira, presidente da ARP.

Assim como ARP e GAV, o SBT agradece a compreensão e o apoio de todos neste momento difícil. As entidades e a emissora se mantêm empenhadas em trabalhar para um mercado mais solidário e resiliente, onde todos possam se apoiar e superar as adversidades juntos.

O Dia do Mídia homenageia os profissionais que trabalham na área, particularmente agências de publicidade e propaganda, como planejadores de mídia, analistas e gestores. Esses profissionais desempenham um papel importante na criação, planejamento e execução de estratégias de comunicação e campanhas publicitárias.

GRUPO RBS

O Grupo RBS expande a atuação de jornalismo e esporte no digital a partir de três marcas de referência em jornalismo no Rio Grande do Sul. Neste momento de alto consumo de informações no Estado, registrando crescimento expressivo da busca de conteúdos online, GZH terá seu layout renovado, experiência aprimorada e maior investimento em streaming, com mais protagonismo para Gaúcha e Zero Hora, que também reformula sua marca e estreia uma nova edição impressa.

— A RBS construiu sua história fundamentada em sólidos valores, na qualidade do seu jornalismo e na busca permanente da inovação. Neste momento tão desafiante para todos nós, continuamos acreditando fortemente no mercado gaúcho e na nossa capacidade de mobilização e realização. Estamos fortalecendo as marcas GZH, Zero Hora e Gaúcha, apostando na força do digital e na convergência dos meios em um trabalho contínuo de renovação e de conexão com os nossos públicos. Seguiremos cumprindo com nosso propósito de conectar os gaúchos por meio da comunicação, contribuindo para uma vida melhor para todos e para que o nosso Rio Grande seja sempre grande — ressalta Nelson Sirotsky, publisher e membro do Conselho da RBS.

Na virada de sexta para sábado, GZH apresenta evoluções no site e aplicativo com novo design e ampliação do portfólio de streaming. Consolidando-se como o canal onde se encontra tudo de jornalismo e esporte da RBS no digital, GZH terá presença reforçada das marcas Zero Hora e Gaúcha. Para marcar este momento de reconstrução do Estado, o logo de GZH terá uma mudança temporária de cor, assumindo o verde, o vermelho e o amarelo da bandeira do Rio Grande do Sul, simbolizando a força dos gaúchos.

Na página inicial, o logo de Zero Hora ganha destaque, sendo referência para a cobertura das notícias em tempo real, reportagem, opinião, com maior interatividade e formatos multimídia em novidades, como o programa em streaming Conversas Cruzadas. A Gaúcha também ganha protagonismo no digital com novos produtos em áudio e vídeo, como cortes de programas, podcasts e videocasts, e muito mais conteúdo em streaming. Das 5h às 22h, diariamente, será possível assistir à Gaúcha em vídeo ao vivo.

Para trazer aos gaúchos o que há de mais contemporâneo em comunicação, o projeto contou com a consultoria da Tric Media, empresa espanhola especializada na transformação digital de meios jornalísticos com colaborações para veículos como O Globo, o diário argentino Clarín, o italiano Corriere della Sera e o britânico Daily Mirror, entre dezenas de outros. Tudo para estar ainda mais conectado e próximo do público, como destaca a diretora-executiva de Jornalismo e Esporte, Marta Gleich:

— GZH, Zero Hora e Gaúcha são marcas que acompanham os leitores, ouvintes e usuários no seu cotidiano, em casa, no trabalho, no lazer ou no seu deslocamento. Com as mudanças, esperamos atender de uma forma ainda melhor ao público, inclusive com mais possibilidades de conexão em diferentes formatos e horários.

No sábado (22), estreia uma Zero Hora impressa reformulada em uma edição especial com foco na reconstrução do Estado e apoio de mais de 60 parceiros comerciais. Com design renovado e a curadoria das notícias e assuntos mais importantes do momento, o jornal terá um formato mais funcional e melhor organização do fluxo de leitura, contando com nove novos colunistas, como Andressa Xavier, Antônio Carlos Macedo, Isabel Marchezan, Jocimar Farina​, Kelly Matos​, Léo Saballa Jr.​, Luciano Potter, Marco Matos​ e Paulo Germano.

Esta renovação marcará também a estreia da nova logomarca de Zero Hora no digital e no impresso, que reflete a tradição e a evolução do maior jornal do Rio Grande do Sul e o quarto em circulação no país. A sétima logomarca em 60 anos de história, completados em maio, trará Zero Hora escrito por extenso com pequenas personalizações na letra “Z” para trazer movimento e modernidade, enquanto a haste horizontal do “H” foi levemente rebaixada para dar sensação de estabilidade. Essas mudanças buscam transmitir a percepção de dinamismo, confiança e credibilidade, que também estão no novo posicionamento de marca, criado pela agência Escala. O conceito “Zero Hora. O teu mundo, de fato” traduz uma marca de jornalismo contundente, relevante e essencial para o público gaúcho, ao mesmo tempo ágil, contemporânea e pronta para evoluir junto com os consumidores e clientes.

— Este movimento é a materialização de nossa crença na relevância do jornalismo, especialmente neste momento de superação para o Rio Grande do Sul. Apostando na renovação e na perpetuidade de três marcas de referência para os gaúchos, também reafirmamos a sustentabilidade da atividade jornalística profissional e independente e seu papel essencial para a sociedade, amparado no compromisso com a verdade e a pluralidade de vozes e pontos de vista. Com olhar voltado ao futuro, queremos seguir avançando junto com nosso Estado, atentos às tendências em comunicação e sempre buscando a evolução constante para oferecer a melhor experiência para nossos públicos — destaca Claudio Toigo, CEO do Grupo RBS

H MÍDIA

A empresa H Mídia anuncia a contratação da nova Coordenadora de Marketing. Júlia Vaghetti assumiu o cargo em maio de 2024, trazendo experiência e renovação para a área. Graduada pela ESPM, e com mais de 10 anos de experiência no setor de marketing, Júlia liderou projetos que resultaram em um significativo crescimento de mercado e no fortalecimento de marcas. Sua especialização em estratégias de marketing digital, branding e comunicação, coloca em uma posição privilegiada para impulsionar nossa equipe, que é composta pela designer Ana Paula Domignos e o Gustavo Tabajara, responsável por fazer os chekings dos clientes.

Com a chegada de Júlia, buscamos não apenas inovação e aprimoramento em nossas estratégias de marketing, mas também um apoio na área comercial. Julia assumirá o desafio de desenvolver estratégias de marketing incluindo campanhas institucionais e mídias de alto impacto, contribuindo assim para o sucesso de nossos negócios.

SBT RS

Neste domingo (23), o “Na Beira do Fogo com El Topador” apresenta mais um episódio da temporada Texas, nos Estados Unidos, que explora os sabores, as paisagens e a cultura do estado norte-americano. Após visitar Lockhart, conhecida como a “capital do churrasco” texana, o Mestre Parrillero Antônio Costaguta conhece os encantos de San Antonio, uma cidade repleta de história, arte e culinária com rica herança colonial.

El Topador irá visitar o Álamo, uma histórica missão espanhola do século XVII e fortaleza fundada por missionários católicos romanos, que hoje é conservada como museu. Além de explorar a história da cidade, ele também vai visitar pontos emblemáticos da região, como o River Walk, onde terá o privilégio de acompanhar um eclipse solar total, o museu Buckhorn e os clássicos restaurantes La Panaderia e Pinkerton’s Barbecue.

E ainda falando em comidas e sabores, para os amantes da culinária oriental, “Anonymus Gourmet” chega com um prato típico chinês, que promete aguçar os paladares com uma mistura de doce e salgado. O cozinheiro mais querido dos gaúchos vai dividir os segredos do preparo do “Frango agridoce”.

E em clima de festa junina, o “Masbah!” convida os telespectadores do SBT no RS a entrarem na quadrilha e acompanharem um arraial para lá de divertido. O programa convidou a atriz e humorista Michelle Ramazzini (@michelleramazzini), para comandar um desafio entre os influenciadores digitais Pedro Pastore (@pedro_pastore_oficial) e Grasiele Schneider (@grasischneider) onde eles irão encararem um circuito junino repleto de brincadeiras típicas, que prometem arrancar boas risadas.

E você,  já sonhou em ter uma Ferrari? No quadro “Meu Xodó”, a apresentadora Brunna Colossi vai até Gravataí para conhecer um gaúcho que realizou esse sonho — em parte — e guarda uma coleção com mais 600 ícones do automobilismo em miniatura dentro de casa.

E quem assume o microfone do “Masbah! Por Um Dia” é a influenciadora digital gaúcha Debora Salvi (@deborista). Em Canoas, ela vai mostrar um restaurante que elevou o conceito de rodízios e serve no cardápio uma diversidade de deliciosos mini-xis.

Além disso, o programa invade o Centro Histórico da capital para propor um desafio inusitado aos gaúchos: quem conseguirá bater o recorde mundial de estourar balão sentado?

KANTAR IBOPE MEDIA

Para entender a recepção e interação do consumidor brasileiro com ações de marketing e como estratégias orientadas por dados centrados em pessoas fazem a diferença em campanhas – assuntos que serão abordados e premiados na próxima edição do Festival de Cannes, que começa no próximo dia 17 –, a Kantar IBOPE Media divulga hoje a nova edição dos Data Stories.

Em “Marketing Effectiveness: A Publicidade e os Resultados de Negócio Cada Vez Mais Próximos”, a empresa analisa como as pessoas recebem e interagem com as campanhas de marketing e quais os efeitos que a comunicação publicitária têm exercido nas jornadas de decisão de compra do consumidor.

Os números mostram que, com grande presença e relevância no Brasil, a publicidade permite uma ampla conexão com o público, transmitindo suas mensagens e atingindo de forma efetiva os consumidores. Isso fica claro quando se percebe que 96% dos brasileiros prestam atenção na publicidade e 60% têm algum meio como fonte para decisão de compra.

Essa alta presença da publicidade entre os consumidores, consequentemente, se traduz em influência e interação. Tanto é que 38% afirmam que a propaganda influencia suas decisões de compra e 30% apontam que interagem com a publicidade, clicando no anúncio ou escaneando o QR Code.

Na busca por efetividade, por sua vez, nota-se que os consumidores ficam mais atentos – e preferem – publicidade que seja adequada à sua experiência. Entre os usuários de internet, por exemplo, 54% preferem ver anúncios online relacionados ao conteúdo dos sites que visitam e 59% prestam mais atenção às propagandas em sites que confiam.

É válido destacar que, apesar de toda relevância, as marcas e agências ainda encontram desafios para acompanhar o alcance e a frequência entre diferentes meios e canais. Entre os CMOs, 55% consideram entre os três maiores pontos de atenção para 2024 a unificação de dados e métricas das jornadas de consumo cross-media para a otimização de estratégia dos investimentos em mídia e comunicação e 44% reconhecem entre as três maiores dificuldades do planejamento em sua empresa a necessidade de métricas unificadas para diferentes meios.

ESPM

O marketing e o mundo estão em evolução constante. Com a revolução tecnológica e as novas formas de comercializar produtos e serviços, é preciso refletir sobre como acompanhar essas transformações e como atuar para que muitas das práticas atuais não desumanizem as relações entre empresas e consumidores.

Atenta aos movimentos da área, a ESPM, escola referência em Marketing e Inovação voltada para negócios, promove no dia 3 de julho, a partir das 19h, o debate “Caminho para o futuro do Marketing”, com a participação de Philip Kotler (on-line e ao vivo), uma dos maiores pensadores mundiais sobre o tema, Waldemar Pfoertsch (on-line e ao vivo), e Marcos Bedendo (ao vivo), professor de Branding da ESPM, em formato híbrido, no Teatro ESPM, na Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, em São Paulo.

Durante o evento também acontecerá o lançamento do livro “Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human”, uma co-autoria de Philip Kotler, Waldemar Pfoertsch, Uwe Sponholz e Marcos Bedendo.

Com foco central na obra que será lançada, o debate propõe uma nova abordagem centrada no ser humano. Este movimento defende a construção de conexões genuínas, práticas éticas e a perenidade dos relacionamentos, essenciais para a relevância das empresas e para a saúde do planeta.

A participação de Philip Kotler na publicação, destaca a importância e a credibilidade do assunto. “Kotler trouxe o consumidor para o centro das estratégias de marketing e agora lidera o movimento de humanização das práticas, reafirmando seu compromisso com a evolução ética e sustentável da área”, ressalta Bedendo.

Em muitos momentos, o livro chama a atenção para a necessidade de uma visão mais ampla e holística do marketing: mais estratégica e comunitária, focada na cocriação de valor, que pode evoluir com a tecnologia ao mesmo tempo que mantém o contato humano, sendo flexível sem perder o senso de direção. “A nova organização apresentada no Marketing H2H tem tamanha clareza na sua essência e papel na comunidade, que pode se adaptar continuamente às necessidades do seu ecossistema, mantendo a coerência estratégica e de decisões. Essa é a nova forma de se fazer estratégia e a nova forma de se trabalhar o marketing”, destaca Kotler.

“Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human” não apenas provoca um novo modo de pensar, mas de trazer caminhos de implementação. Ele se apoia em teorias e práticas testadas e comprovadas para indicar como gerenciar e criar novos processos de marketing. A obra é uma provocação, mas também um guia, um mapa de como transformar a sua empresa em uma organização humanizada. No centro do pensamento do Marketing H2H estão três teorias bem sucedidas individualmente: a lógica dominante de serviços, que indica que todo valor é cocriado entre a empresa, seus consumidores e outros stakeholders, transformando o consumidor num participante do processo de valor; a digitalização, que engloba o uso das novas tecnologias de conectividade e a IA para individualizar demandas, contatos e humanizar o atendimento; além do Design Thinking, com sua perspectiva de flexibilidade, inovações constantes e interação.

Com esse tripé de fundamentação, o livro explora todo um processo de visão e ação do marketing que o transforma, novamente, em uma área mais estratégica do que operacional. Esses conceitos guiarão o debate na ESPM, “será um renascer para a área de marketing e para as empresas, que passam a se enxergar e agir de forma mais humana”, conclui Bedendo.

SICREDI

O Sicredi reafirma seu compromisso com apoio às regiões afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul por meio da campanha lançada na última semana em veículos de comunicação gaúchos. O vídeo “Façanhas” é uma homenagem à força, resiliência e amor ao próximo do povo do Rio Grande do Sul. Nele, personalidades gaúchas declamam parte do hino do Estado, que reforça a garra que os gaúchos demonstraram ter para atravessar os efeitos das enchentes. “O vídeo é uma mensagem de inspiração, que nos lembra a importância de seguirmos apoiando e cooperando para que a reconstrução possa acontecer. Esse é um momento que precisamos utilizar todos os espaços e plataformas possíveis para lembrar as pessoas de que ainda é necessário muito trabalho no Rio Grande do Sul”, explica a gerente de Comunicação e Marketing da Central Sicredi Sul/Sudeste, Anna Quadros.

Ciente de seu papel na corrente de solidariedade, o Sicredi segue com a campanha de arrecadação e mantém a meta de dobrar cada real recebido por meio do Pix da Fundação Sicredi. Até o momento, mais de R$ 12 milhões já foram recebidos nessa iniciativa em nível nacional, que teve início no último dia 3 de maio. Interessados em participar podem enviar suas doações, de qualquer valor, para a chave Pix ajuders@sicredi.com.br, conferindo o nome favorecido como Fundação Sicredi.

PUCRS

A PUCRS está com 250 bolsas de estudo integrais para os cursos de graduação online, direcionadas a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica de todo o Brasil. Esse é o Programa Sementes, que reforça o compromisso da Universidade com a educação de qualidade.

As oportunidades são para os cursos de Finanças, Gestão, Marketing, Negócios e Tecnologia. As inscrições vão até dia 19 de junho, com início das aulas em 29 de julho.

A PUCRS acredita na educação como um canal que resgata e potencializa projetos de vida, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por isso, tem o compromisso de seguir transformando realidades por meio do conhecimento.

Os candidatos interessados em participar devem possuir nacionalidade brasileira, ter concluído o ensino médio, comprovar carência financeira com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo (R$ 2.118,00), e ter participado do Enem entre 2010 e 2023. Além disso, não devem ter vínculo prévio com a PUCRS em cursos de graduação, não podem possuir diploma de curso superior e não devem ter benefícios financeiros ativos junto à PUCRS.

ENCORP EMPREENDIMENTOS

Com inspiração que veio da arquitetura contemporânea, com volumetria simples e ao mesmo tempo sofisticada, o empreendimento está localizado no Bairro Teresópolis, na Av. Eng. Ludolfo Boehl, 931. Possui fácil acesso a qualquer ponto da Capital, situando-se próximo a algumas das principais vias de ligação com outros pontos da cidade, como as Avenidas Teresópolis e Aparício Borges. Fica a 10 minutos da PUCRS e também a 15 minutos do Barra Shopping, além de estar muito próximo ao Bourbon Teresópolis.

Conforme comenta o arquiteto Jayro Amorim, que assina o projeto do Orygem Residence Club, a arquitetura do condomínio respeita o seu entorno, integrando-se à paisagem local e buscando soluções sustentáveis, bem como uma estética contemporânea não atrelada a modismos. “A escolha das cores, neutras e contrastantes, o jogo volumétrico, com recuos e balanço, o uso de materiais como vidro, concreto, metal, madeira e porcelanato foram fatores importantes para o conceito de uma arquitetura atemporal”, observa.

O empreendimento, que possui área total de mais de 37 mil m², conta com área de preservação permanente (APP) de mais de 13 mil m², onde podem ser encontradas 104 espécies de aves e mais de 80 de botânicos. E, em razão dessa reserva natural, o paisagismo proposto pela Creare irá abraçar e trazer essa área de APP para dentro do empreendimento.

Segundo salienta a arquiteta da Creare, Bibiana Mariano da Rocha, a ideia foi usar plantas que lembrem as regiões do Pampa Gaúcho e também do Uruguai, fugindo do conceito tropical ou de serra. “Quisemos projetar um paisagismo que tem sinergia com a cidade, já que o porto-alegrense participa muito da vida “pratense” como se fala”, afirma.

Além disso, ressalta a profissional, na rua principal, no meio do condomínio, serão plantados álamos que irão emoldurar as faces das casas propiciando verticalização. “Esta vegetação também funciona muito bem tanto no verão, proporcionando sombra, quanto no inverno, quando caem as folhas e transformam-se em uma espécie de esculturas”, enfatiza.

Serão utilizados ainda capim e árvores nativas, aproveitando, justamente, esta reserva natural que há no entorno do Orygem Residence Club. Fora a criação, propiciada pela topografia do terreno, de vários pequenos jardins e espaços espalhados pelo empreendimento. “É um condomínio que oferece atividades e um ambiente de lazer na natureza para todas as idades, contemplando a família inteira”, evidencia Bibiana.

ORGANOVITA

Vem da Serra Gaúcha o Destaque em Sustentabilidade na 2ª edição do prêmio BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH AWARD, que reconhece produtos de excelência no mercado de alimentos, bebidas e suplementos. A Farinha de Maçã Orgânica da Organovita, feita com o subproduto da elaboração de suco e vinagre da fruta, levantou o troféu de primeiro lugar, no evento, em São Paulo. Comandado pelo casal Luiz e Deomira Postingher e os três filhos, o negócio familiar atua há 28 anos com produtos 100% orgânicos e focados na saúde e segurança alimentar dos consumidores, sendo pioneira na extração e manufatura dos resíduos da produção de sucos e vinagres. A empresa gaúcha, com sede em Garibaldi (RS), atende todo Brasil e exporta para países como os Estados Unidos. “Neste momento que estamos atravessando no nosso Estado e sabendo desde o início do nosso projeto a importância das práticas sustentáveis e do trabalho inovador que realizamos, nos sentimos fortemente agradecidos e muito orgulhosos da conquista e da visibilidade que ela representa”, afirma a sócia diretora Bruna Postingher Accadrolli. De acordo com o Sebrae, o mercado de orgânicos deve crescer 86,3% no Brasil até 2026, chegando a U$ 1,77 bilhão.

A farinha de maçã chegou ao mercado para agregar fibras e compostos de elevada atividade antioxidante às receitas. Com sabor neutro, pode substituir parcialmente outras farinhas em receitas com e sem glúten, contribuindo com uma textura leve e macia. “O produto é inovador e por ter elevado teor de fibras (52%), contendo antioxidantes, é aliada na prevenção de doenças e bom funcionamento intestinal”, complementa Bruna, que é também a nutricionista responsável pela empresa. “A aceitação do mercado consumidor é muito boa servindo para enriquecer granolas, iogurtes, vitaminas e cremes, mas também na produção de cosméticos como xampus e desodorantes”.

A Organovita faz um trabalho inovador sendo referência em upcycling e pioneira na utilização das frutas inteiramente, reaproveitando os resíduos das frutas e as farinhas, de uva e maçã servem como referência para vários estudos sobre nutrição no Brasil. Também se destaca como  única empresa nacional a produzir o Óleo de Semente de Uva Orgânico. “Desenvolvemos a tecnologia pois o aproveitamento do subproduto era algo que não existia no mercado, meu pai projetou o maquinário  e hoje temos capacidade para aproveitar 100% dos resíduos das frutas que processamos”, revela Bruna. “Esse negócio faz muito sentido para nossa família pois são produtos que consumimos e compartilhamos com todos pensando na saúde, segurança alimentar e futuro do planeta”.

DAIKÔ

A partir do dia 20 de junho e durante todo o mês de julho, fãs da cozinha japonesa do Daikô Sushi, que fizerem seu pedido por meio do delivery, estarão contribuindo para aquecer o inverno dos gaúchos atingidos pelas enchentes. Em uma ação chamada de “Delivery Solidário”, o Grupo Daikô reverterá o lucro das vendas para a compra de cobertores, que serão entregues para o Instituto Negras Plurais (SOS Rio Grande do Sul).

O Combo Solidário terá uma embalagem exclusiva e contará com 24 peças, incluindo sashimi salmão, gukan alaska, gukan poró, niguiri brie, niguiki salmão e uramaki shimeji, que estão entre os preferidos dos clientes. Os pedidos podem ser feitos diretamente no App ou no site (https://delivery.daiko.com.br/daikosushi) e valem tanto para a unidade do Daikô Moinhos, como do Daikô da Zona Sul. A ação do Delivery Solidário é uma parceria do Grupo Daikô com Empório Pescari e CSP.

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