ENTREVISTA COM LUCIANA TOSI
1. Quem é Luciana Tosi?
Luciana Tosi – Gerente de Mídia na agência Centro.
Uma pessoa muito guerreira, batalhadora que não se entrega e luta pelos seus objetivos, acredita nas suas convicções.
Virginiana, quer sempre entregar o seu melhor, é crítica de si mesma e justa.
A empatia está sempre junto de mim. Podem sempre contar comigo.
Tive muitas perdas familiares importantes, mas soube cultivar os valores e o caráter da família Tosi.
O maior orgulho dessa família, foi eu concluir o curso de Publicidade e Propaganda na FAMECOS – PUC.
Amo a publicidade, está na veia.
2. Fostes veículo e agência, como atendimento ou mídia o que mais te diz a respeito?
Durante a faculdade tinha a certeza absoluta que era a área de mídia que gostaria de trabalhar.
No meio do Carnaval, em Camboriú, peguei um ônibus e voltei para Porto Alegre, atrás de estágio.
Peguei as páginas amarelas, da lista telefônica, e comecei a ligar para todas as agências de PoA, para pedir uma oportunidade de estágio na mídia.
Consegui na Meio de Comunicação, com o Nicolau Cidade e aí tudo começou…no estágio tive mais certeza que era a mídia o meu destino.
Trabalhei em várias agências, fui de “Checking” a gerente de mídia, sempre com a mesma humildade.
Mas o mercado era muito cruel, nesse período, trabalho quase que diariamente até madrugada, todos os finais de semana, feriados, e isso foi estressando e desgastando.
Como sempre tratei bem e com respeito os atendimentos de veículos, sem distinção pelo tamanho do veículo e quando surgiu uma oportunidade nessa área, foi muito gratificante por esse reconhecimento.
Com o fechamento da agência McCann, em PoA, a Daniela Sulzbach, me proporcionou a oportunidade de trabalhar como atendimento de veículo, na Tech Mídia.
Como sou uma pessoa muito inquieta, adoro mudanças e desafios, topei, e aí começa o capítulo” veículo” que duraram 15 anos.
Veículo é outra realidade, desafiadora, e que me fez crescer muito. Conheci muitos clientes diretos, importantes, e que sempre me trataram com respeito e abriam as portas para me receber.
O mais difícil foram os colegas que ainda me viam como mídia e não como colega de veículo, mas isso a gente aprende a conquistar. Os mídias sempre me abriram as portas com muito carinho, mesmo estando do outro lado da mesa.
Trabalhar em veículo foi um aprendizado diferente de agência. Na agência você é um profissional especificamente técnico.
No veículo você tem que ser um pouco mais: psicóloga, para ouvir aquele cliente ou mídia que não está num dia bom, você tem que fazer relatórios do seu dia para mostrar o seu trabalho, tem que entender ao máximo o produto que estás vendendo, além de administrar as suas metas e lucros.
Passada essa jornada, cá estou eu em agência, novamente, retomando as origens, em um momento pós-pandemia, onde tudo mudou e eu também.
A possibilidade de mudança é algo muito bom, uma adrenalina…e tudo tem o seu momento. Experimentem.
3. Na tua opinião, o mercado gaúcho de publicidade está em que momento?
Eu creio que o mercado gaúcho está se reconstruindo no período pós-pandemia.
Ainda com muitas incertezas, muitas mudanças, tentando encontrar o melhor formato de trabalho e atendimento aos clientes.
Acredito que ainda não saibamos o final de tudo isso, porque muita coisa ainda deva mudar, mas com certeza mudará para melhor.
4. Lu Tosi é colorada, e no tempo livre?
No tempo livre, continuo colorada…rsrsrs, indo ao Beira-Rio, e dedicada à família.
TOP DE MKT ADVB 2022
A ADVB/RS divulga nesta quinta-feira-feira (22) a lista dos vencedores do TOP de Mkt 2022, a edição 4.0 que comemora os 40 anos da mais importante premiação de marketing e vendas da região Sul. Renovada para atender a transformação do mercado, a distinção segue mantendo elevado índice de credibilidade e, quatro décadas depois, ainda é referência na antecipação de tendências do marketing gaúcho. E a consagração desta jornada TOP será em 10 de novembro, na Sogipa, com a entrega dos troféus aos agraciados. Considerado o encontro anual das mentes criativas do Estado, o evento já está com ingressos à venda pelo Sympla, no link https://bit.ly/IngressosTOPdeMkt22. “Mais do que uma noite para celebrar, será uma ótima oportunidade de fazer networking, encontrar ou conhecer as pessoas e organizações que geram resultado no nosso mercado”, destaca a vice-presidente de Marketing da ADVB/RS, Karine Battisti.
Com 32 categorias e novidades como Transformação Digital e Iniciativas em ESG, além da premiação incentivo com foco em voluntariado, a edição 4.0 teve mais de 70 empresas inscritas, superando em 20% o número de cases de 2021. “Os números mostram não só a relevância do TOP de Mkt, como, também, a vontade dos profissionais em movimentar o mercado no cenário nestes pós pandemia, fazendo a diferença com criatividade e inovação”, ressalta a vice-presidente de Comunicação da ADVB/RS, Letícia Meincke.
Conhecido como o Oscar do marketing gaúcho, o TOP de Mkt reconhece as melhores práticas de marketing e vendas do primeiro, segundo e terceiro setores com distinções Ouro, Prata e Bronze às empresas que mais pontuam. Também concede o troféu Personalidade de Marketing ADBB/RS a um profissional que no último ano tenha incentivado o desenvolvimento da cultura de marketing e vendas no Rio Grande do Sul e o prêmio Agência Top de Mkt, que serão anunciados na noite do dia 10. Todo as etapas do processo são auditadas pela BAKER TILLY — responsável pela guarda dos dados do processo seletivo. Abaixo, a relação dos vencedores de 2022:
Agronegócio
– Arroz Prato Fino
Alimentação
– Cooperativa Languiru Ltda.
Atitude Solidária
– Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Bebidas
– Casa Valduga
Branding
– STIHL
Calçados
– Dakota Calçados
Comunicação
– Grupo RBS
Construção Civil
– ABF Developments
Cooperativas
– Unicred Premium
Cultura
– Sinduscon-RS
Educação
– PUCRS
Endomarketing
– Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Entretenimento
– Cais Embarcadeiro
ESG
– Hospital Moinhos de Vento
Esportes
– POKER
Transformação Digital
– Rádio Gaúcha
Financeiro
– Banrisul
Imobiliário
– Melnick e Arcadia Urbanismo
Indústria
– STIHL
Marketing Digital
– STIHL
Moda
– Ralu Modas
Saúde
– Escola de Saúde La Salle | Santa Casa
Serviços públicos
– Tribunal de Justiça do RS
Tecnologia
– Codex
Transporte e Logística
– Ouro e Prata
Turismo
– Cais Embarcadeiro
GRUPO RBS
O Grupo RBS lançou nesta quinta-feira (22) a media capital RBS Ventures, iniciativa inovadora para desenvolver e impulsionar negócios. Liderada por Mauricio Sirotsky Neto, membro da terceira geração da família Sirotsky e do Conselho de Representantes da RBS, e por Fernando Tornaim, vice-presidente do Conselho de Representantes, a RBS Ventures entra em operação já com empresas investidas. A iniciativa foi apresentada ao mercado na RBS TV, em Porto Alegre.
De acordo com seus idealizadores, a nova empreitada da RBS se diferencia dos fundos de venture capital tradicionais por utilizar a mídia para participar de negócios e acelerá-los em diferentes segmentos. “Nosso propósito é ampliar a relevância do segmento em que atuamos e aproveitar todo o potencial de desenvolvimento de negócios que podem ser impulsionados a partir da mídia. Vamos posicionar a RBS Ventures entre os principais players nacionais, com papel fundamental no projeto empresarial de crescimento do Grupo RBS”, afirma Sirotsky.
A construção da categoria proprietária media capital – empresa que usa o ativo de mídia para impulsionar e desenvolver negócios – passa por um investimento inicial em áreas estratégicas e que tenham a comunicação como foco. “Também está em nosso radar a análise de empresas com potencial de crescimento nos segmentos de educação, serviços, entretenimento e financeiro. São negócios com grande capacidade de expansão, que vão contribuir para o desenvolvimento do Estado e terão a RBS Ventures, media capital do Grupo RBS, como uma parceira relevante”, pontua Tornaim.
Outro diferencial da RBS Ventures é já ter empresas investidas logo na largada. Um exemplo é a Player 1 Gaming Group, em sociedade com a Globo Ventures. A P1GG é um spin-off da área de Games da Globo e uma das principais plataformas e ecossistema de games e e-sports do Brasil. Já está em andamento o projeto para uma nova marca de cobertura de e-sports e games na RBS, além de novos produtos com a curadoria da P1GG. Ainda em período pré-operacional, a empresa já tem mais de 50 novos negócios em análise.
“É muito significativo a RBS estar anunciando uma nova frente de negócios logo após completar 65 anos. Mostra que somos uma empresa inquieta, que busca sempre inovar, de olho no futuro. A RBS Ventures amplia nosso escopo de atuação e oportunidades de parceria, consolidando este novo ciclo de evolução e crescimento”, destaca o CEO da RBS, Claudio Toigo Filho.
MOOVE
Com o desafio de resgatar o valor do regime democrático de direito e fortalecer a defesa da democracia, a Agência Moove criou para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), uma campanha que estimula a participação cidadã nas eleições.
O objetivo foi mostrar a importância da democracia na vida das pessoas, apresentando o voto como uma ferramenta indispensável para materializar o que cada cidadão espera do país, seja a respeito de questões sociais, econômicas ou culturais.
Pensando nisso, a Moove desenvolveu o conceito “Democracia é o direito de ter direitos. Vota e confirma a democracia”. No filme, diferentes representantes da sociedade são colocados como protagonistas no exercício da democracia. Esses personagens reforçam que seus direitos precisam ser conhecidos, reconhecidos e, principalmente, confirmados através do voto.
Por isso, o botão verde “Confirma” das urnas eletrônicas é destacado para evidenciar essa atitude, além de mostrar também que as urnas são o meio mais seguro para garantir direitos, como qualidade de vida e acesso às mesmas oportunidades.
A estratégia de divulgação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul contempla os meios digitais, através de redes sociais e anúncios, mídia externa, TV e rádio.
Ficha técnica
COO: Luana Rodrigues
GESTÃO DE OPERAÇÃO: Karina Hermes
DIRETORA DO NÚCLEO: Laila Spadari
ATENDIMENTO: Caroline Fuscaldo e Leandro Mello
DIRETOR DE CRIAÇÃO: Eugênio Lumertz
DIREÇÃO DE ARTE: Daniel Lemos, Lucas da Costa, Silvia Ferreira e Valéria Dalla Corte
REDAÇÃO: Claudia Mainardi
PLANEJAMENTO: Marlene Martinez
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE/PLANEJAMENTO: Débora Martins
NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE: Laura Marques
PRODUÇÃO: Carla Bildhauer, Robson Albuquerque e Adriane Avila
MÍDIA: Paula dos Santos e Jhenefer Reis
ARTE-FINALISTA: Christian Vieira
CLIENTE: Assembleia Legislativa RS
APROVAÇÃO CLIENTE: Mariana Martinez e Thiago Machado
PRODUTORA DE VÍDEO: Manga Rosa Filmes
DIREÇÃO DE CENA: Guilherme Carravetta
Montagem e Finalização: Daniel Griffin
PRODUTORA DE ÁUDIO: Batuque
DIREÇÃO DE SOM: Henrique Kunz
MANIPULAÇÃO DE IMAGEM: Mythos Studio – Zé Waxemberg
ARP
Na última semana, a Diretoria de Conexão com Fornecedores da ARP – Associação Riograndense de Propaganda reuniu representantes de 14 empresas de diferentes segmentos do mercado. O encontro, ocorrido no Food Hall Dado Bier, em Porto Alegre, teve o objetivo de seguir com o projeto Escuta, ARP!, que se propõe a dialogar com o maior número possível de agentes da comunicação.
O presidente da associação, Fernando Silveira, e o diretor de Conexão com Fornecedores, Alexandre Meurer, receberam 16 profissionais do setor. As empresas AudioBox Produções, Radioativa Produtora, Zepp Filmes, Mythago Produções, Dr. Smith, Estúdio Miagui, Caramello Studio, Impresul Serviço Gráfico, Centhury Gráfica e Comunicação Visual, VL Post, Casa Átomo, Jinga, Loop Reclame e MrMaya Música e Conteúdo estiveram representadas.
Fernando disse que o resultado do evento foi surpreendente. Primeiro por ter um número considerável de participantes. E, segundo, porque todos estavam esperando um espaço no mercado para tratar de seus temas. No encontro, ficou claro que há muito para ser feito e que começamos via ARP. Meurer corroborou o entusiasmo do dirigente, acrescentando que um novo passo está se consolidando a partir dessas conversas.
O encontro, categorizado como positivo pela ARP, sacramentou o lançamento do Grupo de Fornecedores, que reunirá representantes de diversos segmentos parceiros da comunicação. Além disso, foram discutidas melhorias para o setor e ideias para a fase de transformação do próximo Salão ARP. Uma nova rodada de conversas está prevista para ocorrer em novembro deste ano.
O importante era dar o primeiro pontapé, e estamos dispostos a fazer isso. A cada novo encontro, mais agentes do mercado se engajam e percebem o quanto todos ganham com a iniciativa, comemorou Meurer.
ITK 2022
O Innovation Tech Knowledge (ITK 2022), que será realizado de 5 a 7 de outubro no Tecnopuc, em Porto Alegre, reunirá profissionais e líderes do mercado de tecnologia da informação para troca de experiências, networking e geração de negócios. Promovido pela Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul), o evento conta com apoio da Universidade Feevale.
O ITK 2022 se propõe a oferecer oportunidades de negócios, desafios e atrações que irão impactar o mercado através de conteúdos relevantes, possibilidades de negócios e soluções de TI para engajar as comunidades digitais. Na equipe de curadores que integram a organização do evento está o doutor em Informática na Educação, João Mossmann, que é diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas da Universidade Feevale.
No dia 6 de outubro, às 14h50min, a doutora em Administração Paola Schmitt Figueiró, professora e pesquisadora da Feevale, que também atua como mentora de negócios no Feevale Techpark, participará de uma palestra sobre ESG como motor da inovação. Também falará sobre o tema o diretor de Projetos e Negócios Internacionais da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Izoulet Cortes Filho. A mediação será de José Antonio Antonioni, diretor-presidente da Softsul.
Às 10h do dia 7 de outubro, último dia do evento, haverá um painel sobre Jogos Digitais – mercado e tendências. Os palestrantes serão o doutor em Comunicação Social Cristiano Max Pereira Pinheiro, que coordena o mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale, e o presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJogos-RS), Everton Baumgarten Vieira. Os moderadores serão o doutor em Informática na Educação, João Mossmann, diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas da Universidade Feevale, e a doutora em Ciência da Computação Débora Nice Ferrari Barbosa, professora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Feevale.
SBT
Duda Garbi, Farid Germano e Fabiano Baldasso foram os convidados de Danilo Gentili no The Noite desta segunda-feira (19). Os jornalistas e influencers esportivos têm milhões de views no YouTube e levam a rivalidade entre o Grêmio e o Internacional para o mundo inteiro. Falando sobre isso, brincam com o fato do Grêmio estar na série B: “É algo muito passageiro, não vamos conversar a respeito disso”. Após escutar provocações dos colegas em forma de uma musiquinha, Baldasso responde: “isso, na psicologia, se chama mecanismo de defesa. Estão por baixo, em uma situação deplorável, mas tentam se igualar à condição do Internacional. Porque o Inter é maior. Tem mais campeonatos gaúchos, mais campeonatos brasileiros. O Inter é o único Campeão do Mundo de verdade”. Farid então retruca: “o Baldasso tem uma experiência recente de série B, em 2016 ele esteve”.
Eles recordam como se conheceram, dizem que no Sul não é comum um jornalista assumir seu time e afirmam que já criaram desafetos com jogadores pois, segundo explicam, têm uma postura de críticos. “Todos os jogadores já me xingaram, não gostam de mim, porque eu cobro todo jogo. Não faço questão disso. Se o jogador de futebol começar a gostar de mim, sendo que eu estou ali para cobrar, é porque meu trabalho não estou fazendo bem feito”, pontua Baldasso.
Fabiano também faz uma revelação e diz: “sou o único jornalista do Mundo que viu o Messi pelado. Eu trabalhava em uma rádio e fui escalado para ir para Barcelona, entrevistar o Ronaldinho Gaúcho. Fiquei uma semana lá. Não conseguia entrar no treino do Barcelona. Liguei para o irmão do Ronaldinho e ele estava no vestiário. Os caras me levaram para dentro do vestiário, eu entrei, estavam tomando banho e vi o Messi pelado”. Com o livro “O Que Eu Vi, Não Contei e Agora Vou Contar”, Farid diz que reinventou sua carreira ao produzir vídeos para as plataformas digitais e fala da publicação: “tem algumas histórias bem fortes”.
Com canais famosos no YouTube, os três falam sobre os conteúdos que produzem e se estão ganhando bem na internet. “Estou ganhando quase 10 vezes mais do que ganhava em um ano”, declara Duda. Baldasso tem lives, reacts de jogos e notícias; Farid tem bastidores, lives e notícias do Grêmio; enquanto Duda tem o canal “Um Assado Para”, que tem churrasco e bate-papo. Falando de carnes, Duda avalia: “o ponto da carne é um debate como time de futebol. Cada um tem o seu gosto, não tem certo ou errado. O que eu gosto é bem mal passado, quase cru”. Danilo então pede que o convidado mostre suas habilidades na grelha e prepare uma carne enquanto conversam.
SINDILAT
Com o objetivo de valorizar o papel da imprensa na divulgação de ações realizadas pelo setor lácteo gaúcho, o Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) está com inscrições abertas para o 8º Prêmio Sindilat de Jornalismo. Trabalhos veiculados entre os dias 13/11/2021 e 01/11/2022 que mostrem a atuação da indústria de laticínios do RS podem ser inscritos até 1º de novembro nas categorias Impresso, Eletrônico e Online.
Segundo o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, a premiação é uma forma de reconhecer a função dos jornalistas em disseminar a importância do setor lácteo na economia, no desenvolvimento e na alimentação das famílias brasileiras. “Nós, que estamos dentro dessa indústria, sabemos todo o trabalho que ela exige e o quanto ela é fundamental para a sociedade. Porém, é a imprensa que divulga essas informações para o público”, pontua Palharini.
Para participar, é necessário enviar a ficha de inscrição preenchida e digitalizada junto com uma matéria que tenha sido veiculada entre o período estabelecido para o e-mail imprensasindilat@gmail.com. Não há um número limite de trabalhos a serem inscritos por candidato. Os finalistas de cada categoria serão divulgados no dia 25 de novembro, e os vencedores, que receberão um troféu e um iPhone, serão anunciados no dia 1º de dezembro na tradicional festa de fim de ano do Sindilat.
Para mais informações, acesse o regulamento disponível no site do Sindilat.
DATA STORIES
Após uma longa espera, os negócios ligados ao entretenimento, como os grandes eventos, viagens, esportes e programações culturais, voltaram ao funcionamento pleno, impactando positivamente a economia e a publicidade.
Na 26º edição do Data Stories, descubra um pouco mais sobre a retomada dos investimentos publicitários nesse setor e como o entretenimento vem ocupando novamente as ruas e palcos.
Quer saber mais?
Clique aqui e acesse o estudo completo.
PAULINHO TRINDADE
Depois de um longo período de seletiva, o SBT acaba de contratar como executivo de contas Paulo Trindade, que há pouco tempo tinha assumido a mesma função no Grupo LZ.
Sucesso ao SBT e ao executivo!
ABIHPEC
A Semana ABIHPEC de Mercado 2022 chegou ao seu último dia (16) com um saldo extremamente positivo pelas reflexões que proporcionou à audiência. O evento, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, abordou durante cinco dias, temas de impacto na indústria de HPPC. Trouxe especialistas para apresentar um profundo panorama global do consumo, tendências tecnológicas e de inovação, novos olhares para sustentabilidade, movimentos sociais, com destaque à promoção de inclusão e diversidade.
Nesse último dia do evento, Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC, falou sobre os projetos de incentivo à capacitação profissional em serviços relacionados à beleza, de pessoas em situação de vulnerabilidade social, com a realização de oficinas de formação. Também exaltou o “De Bem Com Você — a Beleza contra o câncer”, programa de estímulo à autoestima de mulheres em tratamento oncológico; além da valorização do empreendedor negro, por meio do projeto Beleza Negra que oferece capacitação em gestão e em serviços de beleza.
O setor de HPPC vive em constante transformação e um dos impulsos é a diversidade, hoje um movimento que está levantando questionamentos da sociedade em relação aos padrões estéticos de beleza retratada, questionamento feito principalmente pela geração mais jovem, que faz com que as marcas reflitam sobre os conceitos de produtos e traduzindo em campanhas de marketing essa nova realidade, mais inclusiva, pautada na diversidade.
Em um levantamento apresentado por Amanda Caridad, analista da Mintel, em pesquisa realizada pelo instituto com mulheres jovens de 16 a 24 anos, 47% afirmaram que a promoção da igualdade (raça, gênero) é um indicador importante de uma marca ética. “A demanda por uma beleza inclusiva é uma medida mandatória e as marcas precisam dar atenção a isso”, afirmou Amanda.
O movimento de autoaceitação pelo qual o consumidor vem passando em relação à vários aspectos como cor da pele, textura do cabelo, marcas de expressão da idade e identidade de gênero, é considerado um grande impulsionador de inovação para o setor de HPPC. Mesmo que a indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos seja considerada uma das pioneiras na abordagem dessas pautas e na promoção de mudanças, ainda há um forte apelo de consumidores, para que elas sejam ainda mais inclusivas.
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, 76% dos brasileiros acreditam que seja papel das marcas e empresas apoiar a diversidade. Nos dados apresentados por Renato Meirelles, presidente da empresa de pesquisa, 52% da população brasileira afirma se sentir ofendida quando comerciais apresentam homens e mulheres no padrão hegemônico de beleza.
No encerramento da Semana ABIHPEC de Mercado, Karla Brandão, diretora de Gestão, Comunicação e Marketing da ABIHPEC mediou um bate-papo com Regiane Bueno, vice-presidente de Marketing da Coty, e Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura. As executivas refletiram acerca da importância dos temas de diversidade e inclusão e falaram sobre ações afirmativas realizadas pelas respectivas empresas.
Regiane Bueno disse que está na mão das marcas a chance de promover a quebra de tabus existentes na sociedade. Um deles, mencionado por ela, é o olhar baseado na crença de que o homem não pode ser vaidoso e cuidar de si. O convite à reflexão tem levado homens a se abrirem para a possibilidade de experimentar o uso de esmaltes, por exemplo, como mostrou a pesquisa da Mintel, em que 31% dos homens afirmaram fazer as unhas para ocasiões especiais.
Denise Coutinho destacou que é preciso valorizar a beleza presente em suas diferentes formas e idades e comentou sobre a importância do combate ao etarismo por meio de campanhas e ações que provoquem a reflexão e a conscientização, dando como exemplo, campanha recente lançada com o mote #MinhaIdadeNãoMeDefine.
GERAÇÃO Z
Esqueça a imagem do jovem assistindo dancinha no TikTok o dia todo. A rede, que ficou conhecida por este tipo de conteúdo, até agrada, mas não é a que mais atrai a geração Z. Uma pesquisa da HSR – Specialist Researchers, que ouviu 1.000 pessoas das classes A, B e C nas principais capitais brasileiras, revela que o Instagram é a rede social preferida de quem tem entre 18 e 25 anos, com 62% das citações. O TikTok aparece empatado com o Twitter, com 19% da predileção desta faixa etária.
O WhatsApp, que reina em todas as faixas etárias (98% dos jovens usam o aplicativo, instalado também por 95% das pessoas entre 26 e 40 anos, 94% de quem tem entre 41 e 60 anos e por 88% dos acima de 61 anos), é visto como útil, mas não é adorado da mesma forma entre as diferentes gerações. Ele é citado como o predileto de 77% das pessoas entre 41 e 60 anos, mas despenca para 60% entre os jovens.
O estudo Movimentos Geracionais, que teve como foco identificar os principais valores e formas de consumo da Geração Z, de modo a ajudar empresas a entenderem melhor os seus negócios, também revelou o que muitos já desconfiavam: o Facebook caiu no ostracismo entre os mais novos e só foi mencionado por 12% da Geração Z. Em compensacão, entre os Baby Boomers (acima de 61 anos), a rede tem 49% da preferência.
A pesquisa da HSR também explorou hábitos culturais e a maneira como as gerações se informam. A geração de 18 a 25 anos é a que menos se entretém pelo aparelho de TV (72%) e junto com a geração posterior, é a que mais utiliza computador e/ou celular para assistir programas de seus interesses (53%). E isso tem impacto na forma como essa geração se mantém informada, priorizando os sites e principalmente os perfis dos jornais em redes sociais (21%) em detrimento dos telejornais (4%).
Vemos que os perfis nas redes sociais de diferentes canais de notícias têm percebido essa preferência dos jovens, adaptando sua linguagem, seus apresentadores e produzindo conteúdo exclusivamente para o digital — diz Karina Milaré, diretora da REDs, da HSR.
Uma surpresa da pesquisa foi a revelação do que, ao contrário do que muitos pensam, os jovens gostam de frequentar livrarias físicas, mais do que navegar em ambientes virtuais em busca de obras de seu interesse. Os estabelecimentos reais, em ruas ou shoppings, atraem 59% dos integrantes da Geração Z, enquanto 36% preferem os virtuais. Nesta geração, 5% declararam não frequentar livrarias de nenhum tipo, o que só acontece com 1% das pessoas entre 26 e 40 anos.
Uma propaganda antiga diz que o cinema é a melhor diversão — e, a julgar pela pesquisa, parece que o telão é o melhor programa mesmo. Ele foi o mais citado entre todas as gerações quando os entrevistados foram indagados sobre os programas culturais que mais gostam. Os jovens apontaram em segundo lugar shows de música (56%) e mostraram-se interessados também em museus (31%). O que menos frequentam é o teatro (22%), que tem a preferência de quase metade dos mais velhos (48%).