PODER DE RECUPERAÇÃO
O varejo, as revendas de automóveis, as financeiras e bancos, as empresas de seguro, a prestação de serviços em geral com a entrada de recursos de sete mil e quinhentos por pessoa atingida, pela possibilidade de retirada do Fundo de Garantia, deverá movimentar todos os segmentos. E aí que vem o papel das agências e veículos de comunicação que poderão fazer a sua parte e todos poderão passar essa desgraça a contento.
ENTREVISTA COM DANIELE LAZZAROTTO
1. Quem é Daniele Lazzarotto?
Oi, muito prazer. Meu nome é Daniele, mas pode me chamar de Dani.
Eu sou publicitária e soube que trabalharia como estrategista de marcas assim que descobri David Aaker logo nos primeiros semestres da faculdade. Tive a sorte de conseguir trabalhar na área assim que me formei. Saí de Ijuí, cidade onde nasci, cresci e estudei, para ser trainee de planejamento da Competence – e lá fiquei por dois anos. Depois, fiquei mais sete anos na Morya Porto Alegre – que cresceu muito neste meio tempo e hoje todo mundo conhece como HOC.
Em 2018 eu decidi empreender. Fundei a Cordão a partir do desejo de trabalhar com gestão de marcas de uma forma mais completa, aprofundada e moderna. E mesmo com uma pandemia no meio, o empreendimento deu super certo, ufa! Hoje, temos uma oferta de ponta a ponta em branding, indo desde a pesquisa, passando pela estratégia, identidade até a gestão de comunicação. Temos uma metodologia de trabalho própria que transforma a criação de estratégias em uma jornada coletiva, envolvendo as pessoas responsáveis por colocá-las em prática. Já aplicamos este método com muitas marcas nestes seis anos, algumas delas líderes regionais e nacionais como Agibank, O Boticário, Estapar, Sicredi e Tramontina.
Como filha de peixe peixinha é, como filha de dois professores eu sempre gostei de compartilhar aquilo que estudo e aprendo sobre o universo das marcas. Por isso, acabei atuando em diversas oportunidades como professora em MBAs e cursos livres. Com frequência também participo como palestrante em eventos e congressos. Gosto muito de escrever e contribuo regularmente com artigos para diversos portais, no meu Linkedin e também na newsletter quinzenal Nós da Cordão.
Assumi algumas posições em entidades de classe para contribuir com o fortalecimento do mercado regional. Fui por quatro anos presidente do Grupo de Planejamento do RS (quando realizamos duas edições do Congresso de Estratégia Criativa) e atualmente atuo como diretora da ARP – Associação Riograndense de Propaganda. É um trabalho que acredito ser muito importante e faço questão de participar.
2. A estratégia e a marca são a alma do negócio?
Mais do que a alma do negócio, a marca é o negócio. Um erro comum das empresas é pensar na marca como algo que conecta o negócio aos consumidores. Na verdade, a marca conecta a empresa com ela mesma. Uma marca bem desenhada deve criar sinergia e clareza para que os gestores saibam o que fazer para, aí sim, se conectar com os consumidores. É muito mais do que comunicação; é negócio, ação, serviço e produto.
Para exemplificar isso, gosto de usar a metáfora do laço. Marcas fortes são como laços – elas não são nós cegos. Mesmo que tenha sido difícil criá-los, os laços são frágeis e qualquer imprevisto pode desatá-los. Por isso, o trabalho de um gestor de marca é estar constantemente cuidando para manter o laço de pé. Estudando novas formas de encantar, emocionar, entreter, entregar utilidade, inovar, ser melhor que ontem e ainda manter coerência entre todos esses pontos. Por isso, hoje não criamos mais diferencial de marca somente de forma cosmética. Para se destacar, é preciso ir além.
3. A Cordão alcançou o mundo ou falta romper algumas barreiras?
A Cordão já chegou mais longe do que eu imaginei. Já trabalhamos com grandes marcas regionais, nacionais e até internacionais. Já fizemos projetos em diversas línguas e colaboramos com pessoas de muitos países.
Mas, não estamos com planos de parar por aqui, não. Temos o desejo de expandir e levar o nosso jeito de criar estratégias para novas marcas. Somos muito apaixonados pelo nosso método de trabalho, que é capaz de oferecer uma clareza ímpar para os gestores. Já conduzi mais de 100 sessões de workshops na Cordão, e cada uma delas é uma aventura de autodescoberta e, às vezes, até uma sessão de terapia empresarial. Estamos só começando.
4. Dani na intimidade, com a família, com os amigos e curtindo?
Acho que sou igualzinha como sou no trabalho. Sou do tipo que consegue manter a seriedade apenas nos primeiros 5 minutos de reunião e depois já estou brincando e falando sobre a vida! Acho que criei tantas amizades com meus clientes e parceiros por isso!
Surpreendendo zero pessoas, posso dizer que no tempo livre sou curiosa e gosto de descobrir coisas novas. Novos restaurantes, lugares, cafés, cidades, séries, filmes, livros, assuntos, receitas e muita cultura inútil – mesmo que eu acredite que toda cultura é útil. Minha memória é de elefante e eu vivo puxando da cartola informações que achei que não serviriam para nada e acabam tendo alguma utilidade.
Sou viciada em TikTok e assisto séries bem bobinhas. Afinal, de intelectual já basta o meu trabalho.
ICATU SEGUROS
Durante o mês de maio todas as coberturas dos seguros serão mantidas por até 30 dias após a data de cancelamento, mesmo em caso de inadimplência, para os segurados das regiões afetadas.
Além disso, a Icatu disponibiliza estrutura dedicada com atendimento 24 horas, com priorização da regulação e pagamento, com suporte para acelerar os acionamentos das coberturas. Também prestando suporte especial e prioritário aos clientes, com maior agilidade nos pagamentos.
A Icatu está colaborando com a ativação de um fundo emergencial para ajudar as comunidades que sofreram perdas decorrentes das fortes chuvas, atuando juntamente com as entidades locais.
A seguradora também indica ainda algumas instituições parceiras que estão arrecadando recursos e fazendo doações de acordo com as necessidades locais.
CENP SOLIDÁRIO
O CENP numa atitude digna dispensou as agências de publicidade do Rio Grande do Sul da contribuição do ano de 2024 independente do porte.
VAREJO
O varejo gaúcho está sofrido e machucado pela catástrofe das enchentes. Sente-se nas poucas e baixas vendas realizadas neste último mês. Tímido perante seus consumidores e definindo alguns como lucro constrangido.
VEÍCULOS/ANUNCIANTES
É o momento de todos encontrarem maneiras para deixarem suas marcas sendo expostas com um esforço conjunto para se adequarem aos seus fluxos financeiros.
GRUPO IMOBI
A empresa líder em mídia OOH, além de entrar literalmente com seu pessoal em veículos para salvar gente e angariar donativos entregando em todos os abrigos e postos de coleta. Com atos de muita solidariedade está ajudando os players do mercado com equipamentos e profissionais.
CONTRATAÇÕES
A experiente profissional Rosângela Rios, que estava na LIFE, depois da sua saída do SECOM/RS ,é a nova executiva comercial do Grupo Imobi.
APELO ARP
A Associação Riograndense de Propaganda vem, por meio deste “Apelo Oficial”, pedir a atenção de todo o mercado publicitário nacional. A catástrofe está sendo trágica, sem dúvida alguma, mas o Rio Grande do Sul mantém a sua força, prova disso é tudo que os brasileiros estão testemunhando via imprensa e redes sociais. Estamos enfrentando o problema e recebendo muito apoio de todos os cantos do Brasil. Desde já e para sempre, MUITO OBRIGADO.
Entretanto, precisamos deixar claro que precisamos seguir trabalhando, inclusive para que voluntários e entes públicos sigam atuando em resgates, acolhimento e atendimentos diversos.
Sendo assim, precisamos deixar claro que o mercado publicitário está ativo. Se sua agência está veiculando campanhas no Rio Grande do Sul, mantenha. Se a sua marca tem contratos com veículos de comunicação no Rio Grande do Sul, mantenha. Se aquele plano de mídia com espaços em jornal, rádio, TV ou OOH em solo gaúcho, assine. Mesmo com todas as dificuldades deste momento catastrófico, os veículos de comunicação seguem operando. Não torne este momento ainda mais complicado acreditando que nada está acontecendo por aqui. Estamos operando, exibindo e propagando sim. Mantenham sua marca aqui.
Contamos com a sensibilidade e a seriedade de todo o mercado nacional.
Fernando Silveira – Presidente e Diretoria da ARP Gestão 2024/25
RDCTV
Informações que surgiram nos últimos dias e foram confirmadas recentemente dão conta de que a conhecida emissora de TV da capital gaúcha Porto Alegre, a RDC TV, foi duramente prejudicada pelas enchentes. A sede da emissora foi atingida e a água chegou nos estúdios.
Diante disso, a RDC demitiu todos os funcionários e rompeu contrato com fornecedores. A decisão, que atinge cerca de 30 colaboradores, foi comunicada internamente na sexta-feira, 17.
A emissora foi obrigada a fechar as portas pois não há condições de o canal se manter e voltar a realizar transmissões. Todos os equipamentos da casa foram danificados.
De acordo com a reportagem de site Coletiva.net, o CEO da RDC TV, Márcio Irion, explicou que a decisão foi tomada porque não seria justo atrasar os pagamentos para manter de pé a emissora que “dificilmente conseguirá se reerguer”.
“Decidimos romper os contratos e pagar todos com um empréstimo que fizemos. A escolha levou em conta o fato que muitas pessoas que estavam conosco precisam de recursos neste momento”, explicou.
Márcio foi pessoalmente conferir a situação da emissora para saber se havia a possibilidade de recuperar materiais e a estrutura. Além de constatar o cenário de destruição, disse ter adoecido, em decorrência de uma infecção respiratória, após ter inalado o mofo do local, que se criou com a umidade.
“É muito difícil falar sobre isto neste momento. Muita tristeza ver o que vi”, disse.
FEEVALE
O Rio Grande do Sul está enfrentando uma de suas maiores tragédias e, por esse motivo, o evento Feevale Summit, originalmente programado para os dias 22 e 23 de maio, precisou ser adiado e acontecerá nos dias 1º e 2 de outubro. Neste momento, todos os esforços da Universidade Feevale estão direcionados para garantir a segurança de todos e reestabelecer a comunidade. O compromisso, agora, é contribuir com a reestruturação e reinvenção de negócios locais, possibilitando conexões para empresas, trabalho e estágio aos alunos e à comunidade, bem como conteúdos informativos e de qualificação.
A partir de agora, até o evento, a Instituição recebe, nas unidades do Feevale Techpark (endereços abaixo), doações de itens de higiene, produtos de limpeza e alimentos não perecíveis, os quais serão distribuídos às famílias atingidas pelas enchentes por meio de instituições parceiras.
Onde entregar suas doações:
– Feevale Techpark Campo Bom: Av. Edgar Hoffmeister, 600 – Zona Industrial Norte, Campo Bom
– Feevale Techpark Hub One Novo Hamburgo: Rua Rubem Berta, 38 – Vila Nova, Novo Hamburgo
– Feevale Techpark Hub One Porto Alegre: Rua Cândido Silveira, 198 – Auxiliadora, Porto Alegre
OPINIÃO PRODUTORA
É com grande emoção que convidamos todos a participarem do Festival Solidário do Bar Opinião!
Um evento especial marcará a reabertura do bar e reunirá bandas e artistas talentosos da nossa querida cidade para um objetivo nobre: arrecadar doações para as pessoas atingidas pelas recentes enchentes.
Data: Sexta-feira – 31 de Maio de 2024
Abertura da casa: 20h Shows: a partir das 21h
Local: Bar Opinião, José do Patrocínio, 832 – Porto Alegre
SUA DOAÇÃO VALE UM INGRESSO* 2kg de alimento não-perecível = 1 Ingresso 1kg de ração animal (cachorro ou gato) = 1 Ingresso *Retire o seu ingresso gratuito no Sympla e apresente na entrada junto com a sua doação (ESTA É A QUANTIDADE MÍNIMA PARA VALIDAR O INGRESSO. FIQUE À VONTADE PARA DOAR MAIS!)
O festival contará com a presença de renomadas bandas e artistas locais, que se uniram voluntariamente para trazer alegria através da música. Entre as atrações confirmadas estão: Papas da Língua, Comunidade Nin-jitsu, Da Guedes e Produto Nacional.
SBT RS
Neste domingo (26), o “Na Beira do Fogo com El Topador” segue na corrente de solidariedade pelo RS e chega com boas iniciativas, gastronomia e música gaúcha. O Mestre Parrillero Antônio Costaguta vai preparar um sanduíche de vazio para receber a artista Shana Müller que, além de cantar e encantar os telespectadores com a voz, vai compartilhar as iniciativas voltadas para o setor musical e para os artistas gaúchos afetados pela enchente. El Topador também recebe o chef de cozinha gaúcho Marcelo Schambeck, um dos responsáveis pela produção de papinhas para bebês e crianças das regiões atingidas pelas chuvas no estado.
Logo após, o “Masbah!” mostra que a classe artística do RS também está mobilizada para ajudar quem mais precisa neste momento. A apresentadora Brunna Colossi bate um papo com a cantora Luiza Barbosa, que tem utilizado não apenas a voz, mas a solidariedade para levar esperança aos gaúchos, através de ações e campanhas de doação nas redes sociais. Além disso, a “Gaúchinha do Brasil” vai apresentar aos telespectadores uma música amada em todas as querências.
Em tempos de reconstrução, o comércio gaúcho tem voltado à normalidade aos poucos O “Masbah!” visita uma cafeteria, no Centro Histórico da capital, que é a prova de que a união faz a força. A partir de um movimento que começou nas redes sociais, o dono do estabelecimento, que ficou 20 dias de portas fechadas, compartilha as ações que, com a união da comunidade, auxiliaram na reabertura do café.
PUCRS
Com o objetivo de promover o debate sobre o impacto econômico da enchente de 2024 e possíveis estratégias de enfrentamento, além de discutir o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul, o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da PUCRS promove, no dia 27 de maio, o Seminário sobre os Efeitos Econômicos da Maior Enchente do Rio Grande do Sul. O evento é aberto ao público e acontece às 16h, neste link do YouTube.
No evento, participarão todas as instituições com graduação, pós-graduação em Economia e áreas próximas, como Desenvolvimento Rural, Regional e Relações Internacionais que tradicionalmente participam do Encontro de Economia Gaúcha na PUCRS.
ABA
A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançou o guia “Criando uma cultura global de Marketing Eficaz”, durante o 3º webinar da ABA sobre “Posicionamento de marca que gera resultados”, realizado em 22 de maio.
O encontro, exclusivo para associados e sponsored by Comitês de Branding & Conteúdo, Insights e Sourcing da ABA, contou com a participação da guest speaker, de Olga Martinez, Sócia da Amelie Consulting, que abordou a importância do propósito de marca para a conexão com os consumidores e a geração de resultados, os caminhos para encontrar um propósito autêntico, como transformar o propósito em ação, as estratégicas de marketing alinhadas a esse posicionamento, os resultados que gera para as marcas, no curto e longo prazo, dentre outros pontos importantes.
E foi justamente nessa manhã de conhecimento, que o novo guia da ABA foi apresentado, com o objetivo apoiar as marcas a estabelecer uma cultura global focada na eficácia do marketing, orientando os melhores caminhos para maximizar o rendimento dos negócios.
Elaborado a partir de sua versão original da WFA – World Federation of Advertisers – entidade global que representa os anunciantes e da qual a ABA é afiliada e membro de seu Executive Committee, em parceria com a ISBA e IPA Marketing Effectiveness Roadmap, a Ebiquity, e os resultados das reuniões do Fórum Connect da WFA.
Segundo Sandra Martinelli, CEO da ABA, “A entidade está comprometida em promover a eficácia do marketing e, por isso, estamos muito entusiasmados com o lançamento deste guia. Acreditamos que ele será uma ferramenta valiosa para os profissionais de marketing no Brasil, ajudando-os a alcançar melhores resultados e a construir marcas mais fortes e duradouras. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo que esse guia terá em nossa indústria.”
O guia aborda o crescente investimento em mídias de curto prazo e de performance, destacando a importância de uma abordagem mais holística do marketing. Karem Pugliesi, presidente do Comitê de Mídia da ABA e Coordenadora de Marketing e Mídia do Itaú, comenta que “Ao concentrar suas estratégias de marketing em objetivos imediatos, as marcas perdem a oportunidade de construir relacionamentos genuínos com os clientes, uma identidade de marca forte e de fortalecer a lealdade ao longo do tempo.”
Aline Notaroberto Alexandrino, Presidente do Comitê de Insights da ABA e Gerente Executiva Global Insights da BRF, analisa que “Os insights de dados são informações valiosas e perspicazes que ajudam a garantir a eficácia do marketing, permitindo, por exemplo, uma segmentação de campanha mais precisa, mensagens mais relevantes e personalizadas, escolha dos canais de comunicação adequados, a partir de uma compreensão mais profunda do público-alvo, seus interesses, necessidades e comportamentos.”
O guia “Criando uma cultura global de Marketing Eficaz”, assim como os demais 38 guias já lançados pela ABA, está disponível no portal da entidade.
RETAIL MEDIA
A NRF já passou, mas, como sempre, seus temas e aprendizados continuam reverberando e gerando mudanças nas diferentes realidades do varejo. Uma das ferramentas, que não é nova, mas despontou no evento deste ano, foi o retail media. Para quem ainda não teve contato com o tema, trata-se da comercialização de espaços proprietários, sejam físicos ou digitais, para anúncios de terceiros. Segundo o departamento de pesquisa do Statista, o mercado mundial de retail media deve movimentar US$143 bilhões até o final de 2024, e olhando para o cenário nacional, as expectativas também são altas, com uma movimentação de aproximadamente US$730 milhões.
Esse modelo de publicidade tem crescido e de fato oferece uma série de benefícios, já que a marca tem acesso à melhor segmentação do público, utilizando a base de dados dos consumidores de outras empresas, direcionando anúncios de forma ainda mais precisa para os consumidores propensos à compra. Essa ação estratégica e bem direcionada provoca maior envolvimento dos clientes, que conseguem expandir o conhecimento sobre os produtos e serviços da marca e, consequentemente, podem gerar um aumento de receita.
Nos canais digitais esse tipo de ação é mais “fácil” de ser explorada. Alguns grandes marketplaces brasileiros já oferecem recursos “ADS” para outros varejistas, de todos os portes, ganharem maior visibilidade. No varejo supermercadista, as marcas encontram oportunidades de inserção de banners ou vídeos em sites, apps de compras e delivery e, até mesmo, em e-mail marketing.
Mas, como o retail media funciona no varejo físico? Sem dúvidas o resultado da ação de publicidade é melhor mensurado quando o varejista conta com uma solução de frente de caixa adaptada a este novo cenário. Por meio de dados do PDV, é possível entender o perfil do público daquele comércio e, com isso, ampliar a visibilidade de produtos por meio de anúncios em telas e displays nos corredores das lojas e supermercados, divulgando promoções, lançamentos e produtos complementares. Tudo de maneira customizada, direcionando as mensagens de acordo com o perfil do cliente.
Os expositores também podem ser interativos, de forma que a marca consegue colocar informações adicionais, como tutoriais, receitas e comparações, criando uma conversa e gerando maior engajamento com o público. As marcas também podem viabilizar patrocínios e proporcionar experiências personalizadas em áreas específicas das lojas, como corredores imersivos, jogos variados e outras ações. São inúmeras as oportunidades de retail media a serem exploradas com base nos dados, com o objetivo de gerar maior interação e engajamento do cliente com a marca – claro, em conformidade com a LGPD.
Para os varejistas, o retail media também pode servir como uma nova linha de receita, monetizando espaços físicos das lojas; propiciando parcerias estratégicas; engajando os consumidores, que ganham uma experiência diferenciada em sua jornada de compra; e obtendo insights valiosos sobre o público. E o ganho é real: o Walmart, por exemplo, deve faturar mais de US$ 4 bi com publicidade digital em 2024, segundo relatório da Insider Intelligence. O varejo brasileiro não fica nem um pouco para trás e, também, já colhe bons frutos. O GPA, por exemplo, criou uma área com equipe focada em retail media, ampliou a monetização dos seus canais de venda e em 2023 teve um aumento de 80% em sua receita com publicidade – e, para 2024, a meta é um crescimento de 45% sobre o ano passado.
E para os anunciantes, a estratégia permite o alcance de um público altamente específico e segmentado, possibilitando o reforço de mensagens-chave e, consequentemente, um melhor retorno sobre o investimento.
O retail media não apenas impulsiona as vendas, mas também redefine a jornada de compra do consumidor. Ao transformar displays em canais de comunicação direcionada, utilizar espaços “vazios” para publicidades estratégicas, e explorar as inúmeras possibilidades oferecidas pelo retail media, o varejo brasileiro abre as portas para um futuro onde a conexão entre marcas e clientes é mais profunda, personalizada e impactante do que nunca.