NOTAS DA SEMANA – 24.06.2022

GabrielDaudt

ENTREVISTA COM GABRIEL DAUDT

1. Quem é Gabriel Daudt?

Eu poderia dizer publicitário, professor universitário, colorado, alguém que está sempre planejando a próxima viagem a Montevideo… Mas, a verdade é que sou um cara que chega aos 45 anos tentando tirar o melhor proveito da vida, pelo simples fato de não concordar com a ideia da morte. Rapaz, o dia que eu tiver de ir pro lado de lá, pode apostar, eu vou de muita má vontade.

2. Publicitário, Professor ou Head de Comunicação?

Os três! E ainda faltou o redator. E como redator, sempre em busca de um novo substantivo para definir o que estou fazendo. Apesar de parecer um sujeito tranquilo, estou sempre incomodado, vasculhando uma nova rotina. Meu retorno ao Grupo RBA, onde já estive por dez anos, tem muito a ver com isso. Uma empresa que, como eu, enxerga a necessidade e as oportunidades de se reinventar perante o mercado, a pandemia, os negócios e a nós mesmos. Estou feliz em voltar para casa.

3. Anunciantes, chefes, resultados?

Cada um deles interfere no outro. É preciso ser bom de esquiva, saber sofrer (como diz o Tite) e um pouco de competência, também, para alinhar os três. Os quatro anos na gestão do marketing da Universidade Feevale, transitando pelos dois lados do balcão, comprovaram que o resultado é soberano. Ele pode quebrar o anunciante ou demitir o chefe. Por isso, por mais bacana que seja uma campanha, num mundo regido por algoritmos, é preciso estar sempre pronto para mudar alguma coisa, ou mudar tudo, em nome dos resultados.

4. Quando te sentes livre e solto?

Nunca! Pensando bem, a resposta é quando estou escrevendo meus contos de ficção. Na literatura isso é aquilo, aquilo é isso e tudo é possível. Talvez seja o espaço onde eu seja mais íntegro. Qualquer dia desses vou publicá-los, aí sim, acaba a minha liberdade (risos).

GAV RS

O GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda – trarão no dia 12 de julho a próxima pesquisa de planejamento e estratégia em mídia com a presença de Giovana Alcantara, Diretora Comercial da Kantar Ibope Media. O evento ocorrerá no auditório da ARP.

FESTIVAL MUNDIAL DE PUBLICIDADE GRAMADO

Segundo e-mails, releases, comentários do mercado, o festival está de volta. Depois de 5 anos a 22ª edição desse evento deve ser realizada nos dias 24 à 26 de agosto sob comando Andressa Martins, atual CEO que herdou o título de João Firme. A ALAP – Associação Latinoamericana de Publicidade – é por enquanto a única entidade envolvida.

Dentre as entidades e alguns veículos consultados do mercado gaúcho nenhum deles recebeu ou foi  convidado a participar do evento, ou tem alguma informação a respeito.

Seria interessante que os realizadores se aproximassem do mercado e comunicassem o evento com mais clareza…

QUANDO É BOM…

A Opinião Produtora, com seus shows espetaculares, já atraiu nesses 90 dias mais de 100 mil pessoas em 24 apresentações.

O setor de eventos do Rio Grande do Sul se movimenta e aquece a nossa Porto Alegre.

Gastronomia, comércio em geral observem e usufruam  desta grande oportunidade.

PMPA

A prefeitura lança um movimento para chamar atenção e convidar a população a manter a Capital limpa e cuidar dos espaços públicos. A campanha – A gente vive, a gente cuida – foi apresentada pelo prefeito Sebastião Melo a secretários, convidados e imprensa, na manhã desta quarta-feira, 22, na Cinemateca Capitólio.

Melo afirma que a prefeitura assumiu o seu papel e que em 18 meses foram alcançados avanços importantes na zeladoria da cidade, mas ainda há muitos desafios a serem enfrentados.

O prefeito destaca que a prefeitura investiu R$ 22 milhões em dragagem e desassoreamento de arroios, valas, bacias e canais nos primeiros 12 meses de contrato. Desde o início do serviço, já foram recolhidos 3,5 mil pneus. Também foram encontrados sofás, carrinhos de supermercado, pedaços de berço infantil, sacolas plásticas, garrafas pet, uma prancha e até uma moto roubada. “Se não tivéssemos que gastar R$ 22 milhões para limpar arroios, poderíamos estar construindo creches”, ressalta o prefeito.

Presente no evento, o vice-prefeito Ricardo Gomes fez um chamamento à sociedade. “A prefeitura faz um grande esforço para manter a cidade limpa, mas precisamos que a população participe deste movimento para termos uma Porto Alegre cada vez mais bonita e boa para se viver e investir”, completa Gomes.

O secretário municipal de Comunicação, Luiz Otávio Prates, apresentou o conceito da campanha A gente vive, a gente cuida. “Queremos gerar consciência, que as pessoas se engajem no movimento”, destaca. A campanha é coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social da prefeitura e prevê inserções na mídia – rádio, TV, jornais e web.

Há cinco anos trabalhando na limpeza do Centro Histórico, o gari da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa), Marcelo da Silva Melgarejo, diz que a população poderia ser mais colaborativa. “Queremos ser a capital mais limpa do Brasil”, afirma. A prefeita do Parque Reserva do Açungui, Lissandra dos Santos Thomsem, elogiou a iniciativa da campanha e acredita que possa conscientizar os moradores a hábitos simples, como separar corretamente os resíduos e não jogar lixo nas ruas, parques e praças.

Confira alguns exemplos de cuidados com a cidade nestes 18 meses:

Manutenção de vias: investimento de R$ 32 milhões em asfaltamento

Dragagem: investimento de R$ 22 milhões em dragagem e desassoreamento de arroios, valas, bacias e canais

Iluminação: 70 mil lâmpadas de LED instaladas

Parcerias: 130 prefeitos de praças nomeados

Revitalização de espaços públicos: Elevada da Conceição, viadutos Dom Pedro, Tiradentes, Imperatriz Leopoldina, entre outros

Resíduos: 388,88 toneladas de resíduos coletadas em 194 comunidades nas ações do Bota-Fora e 69 bairros atendidos em mutirões de limpeza aos domingos até maio

SBT RS

Na próxima terça-feira (28) acontecerá o evento do SBT RS para conectar o mercado com especialistas participando de bate-papos descontraídos sobre: Conteúdo, Entretenimento, Esporte, Informação e Projetos Especiais.

O evento será realizado no Nau Live Space às 18h e contará com a participação do elenco do Esquadrão da Moda: Renata Keurten e Lucas Anderi. Para confirmar a presença deve ser enviado um e-mail para marketingrs@sbt.com.br.

TRANSFORMAÇÕES POSITIVAS

Tomamos conhecimento dos movimentos da RBS já faz um longo tempo. Nesse fim de semana que passou, com a ajuda de uns grandes e atentos amigos(Rodrigo, Felipe, Rogério e outros…), a noticia foi se espalhando e fizemos acontecer não como gostaríamos, mas com a agilidade de sempre.

GRUPO RBS

Com uma visão de crescimento a partir da crença na comunicação, do desenvolvimento de novos negócios, do lançamento de plataformas de conteúdo e do fortalecimento de suas marcas líderes de mercado, a RBS encaminha iniciativa estratégica que possibilitará o ingresso de holding de investidores na companhia, assim como o início de uma reorganização societária, prevista para ser implementada nos próximos anos. A operação está sujeita à aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e demais órgãos públicos.

A TKPar holding de participações, veículo criado para investimento na RBS, é liderada pelo empresário Fernando Tornaim, empreendedor que atua nos segmentos imobiliário, comunicação e entretenimento. Fernando, que nos últimos anos desenvolveu uma série de empreendimentos com a RBS, agora, por meio da TKPar, associa-se à empresa. Além da Maromar Investimentos, empresa de participações liderada por Maurício Sirotsky Neto, outros empresários gaúchos dos setores imobiliário, agronegócio e áreas financeira e de inovação participarão da holding TKPar.

A governança da RBS será aprimorada a partir de um Conselho de Representantes, que substituirá o atual Conselho de Acionistas. O novo Conselho terá como presidente Gilberto Meiches, atual presidente do Conselho de Acionistas da RBS e, como vice-presidente, Fernando Tornaim. Além da permanência dos conselheiros Nelson Sirotsky, Carlos Melzer, Marcelo Damasceno Ferreira (representante da JAMAH) e Luís Lima (representante de Pedro e Sônia Sirotsky), ingressarão também Maurício Sirotsky Neto e Juliano Pereira (representante da TKPar). Geraldo Corrêa participará da governança, a partir de comitês do Conselho de Representantes. Claudio Toigo permanecerá como presidente-executivo da RBS, liderando o atual comitê executivo da empresa, com a missão de continuidade, aperfeiçoamento e perpetuação do negócio de mídia.

Nelson Sirotsky assumirá, ainda, a posição não executiva de publisher da RBS, com a responsabilidade de ser o guardião da linha editorial da empresa.  Ao longo do segundo semestre, Nelson criará o Conselho Editorial da RBS, que será integrado por profissionais da empresa e convidados externos.

– Todo este movimento é um sinal claro de crença dos acionistas e também do mercado no negócio de comunicação e do nosso compromisso, na RBS, de assegurar ao Rio Grande do Sul um jornalismo responsável, cada dia mais contemporâneo, independente e plural, que atenda às necessidades e aos desejos dos nossos públicos– destaca Nelson Sirotsky.

Ao longo de mais de seis décadas, a RBS vem sendo protagonista de grandes marcos da transformação da comunicação no Brasil. Por isso, a continuidade da família Sirotsky, somada ao futuro ingresso da holding de investidores, representará um movimento de evolução, ao mesmo tempo em que preservará a essência, os valores e os compromissos históricos da RBS.

– Com muito orgulho, vamos participar deste novo ciclo da história da RBS, ampliando o foco em inovação, nas novas tecnologias e em conteúdos interativos, buscando sempre aprofundar a conexão com os diferentes públicos e marcas, por meio das plataformas atuais e dos novos negócios que serão implementados. Tenho convicção de que a RBS seguirá protagonista nesse importante papel da comunicação, apoiando o desenvolvimento do nosso Estado e do nosso país – afirma Fernando Tornaim.

Anunciada ao mercado no início de 2022, a RBS Ventures passará a ser a plataforma que concentrará o desenvolvimento de novos negócios e investimentos da RBS em diferentes segmentos de atuação. As primeiras iniciativas desta frente serão divulgadas em breve.

– Este ingresso de investidores na RBS preserva os propósitos claros, definidos ao longo de seus 65 anos de existência, de trabalhar pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul, consolidados na prática de uma comunicação responsável e no exercício da liberdade de imprensa e de expressão que tanto defendemos. Com este passo vamos além, buscando contribuições efetivas para inovar, evoluir e crescer, gerando ainda mais benefícios para toda a comunidade – ressalta Jayme Sirotsky, presidente emérito da RBS.

RBS TV

Há 40 anos o Galpão Crioulo, da RBS TV, entra na casa dos gaúchos semanalmente reverberando a força da cultura tradicionalista no Estado. Em alusão à trajetória do programa, o Núcleo de Entretenimento da emissora produziu: o especial “Galpão 40 anos”. Com transmissão neste sábado (25), às 14h50, retratando a história e a identidade dos gaúchos e das gaúchas, contada por meio de dança, poesia, música, arquivos e entrevistas.

Marcado para entrar no ar logo após o último episódio do Posso Entrar?, o especial evidencia conversas com artistas, produtores culturais, diretores e gerentes envolvidos desde a construção do programa até os dias de hoje. A atração envolveu 31 artistas que participaram de espetáculos de dança e números musicais representando diferentes momentos do Galpão Crioulo, como a divulgação da cultura latino-americana e a representatividade da mulher gaúcha. Outro ponto alto será a apresentação inédita de uma canção composta por Neto Fagundes.

– Sempre fui admirador do Galpão e sonhava em participar cantando no programa. Lembro que, quando apareci na TV, voltei para Alegrete e fui aplaudido pelos meus colegas de aula. Sempre soube da importância para os artistas de termos uma vitrine como o Galpão para fortalecermos nossa cultura e os nossos músicos, cantores e compositores. O destino fez com que eu apresentasse o programa quando o Tio Nico adoeceu no ano 2000 e, quando ele retornou, fizemos uma dupla que sempre me orgulhou muito. Depois apresentei com a Shana e também com a Analise Severo.  Desses 40 anos, já apresento mais da metade dessa história, mas sou fã do programa desde o início – destacou Neto.

Além do especial, o Galpão Crioulo com exibição na manhã do sábado também será em comemoração ao aniversário. Apresentado por Neto Fagundes e Shana Müller, a edição inicia com o Roda de Chimarrão, gravado em Alegrete com participação do músico Chico Paim. Desde abril, o programa tem percorrido o interior do Estado, incluindo passagens por Soledade e Santa Maria, como parte do projeto Encontros Bem Pra Ti, que oportuniza a conexão com o público e valoriza os 40 anos da atração.

Há dez anos à frente da apresentação do programa, Shana Müller também contou sobre a sua relação com a atração:

– O Galpão Crioulo faz parte da construção da música regional. Em quatro décadas, viu nascer e consagrou artistas do sul do Brasil. Além disso, foi capaz de lançar um novo olhar para a tradição, sem perder a essência, mas sempre tentando dialogar com as novas gerações e os novos tempos. A minha chegada como apresentadora, num espaço entendido como majoritariamente masculino, é prova disso! – contou.

BAND RS

A Band está convidando o mercado para um evento sobre “O uso mercadológico da informação” com a Head de Informações de Mercado do Grupo Bandeirantes, Sandra Stecca, que se dedica à compreensão do comportamento dos consumidores, telespectadores e ouvintes. O evento será realizado das 08h30 às 10h30 no Hotel Hilton e deverá ser confirmada a presença pelo e-mail grpplanejamentopoa@band.com.br.

PANVEL

Algumas escolhas são decisivas para garantir maior qualidade de vida, especialmente quando o assunto é manter uma boa alimentação. Atenta a este “desafio” dos dias atuais, a Panvel apresenta a nova linha de produtos saudáveis Panvel Nutrabem, focada especialmente em acompanhar a jornada de saúde e bem-estar das pessoas. O lançamento substitui a antiga linha Panvel Leve a fim de oferecer maior diversidade de opções e benefícios. Seu portfólio irá incluir cerca de 40 itens (SKUs) entre alimentos e bebidas, trazendo uma identidade visual moderna que favorece a informação de suas propriedades.

A novidade surge do empenho da Panvel Farmácias em estimular uma cultura de prevenção e autocuidado. Sua proposta principal é justamente facilitar o consumo de alimentos saudáveis ao longo da rotina individual. O desenvolvimento da nova linha buscou entender as necessidades e estilos de vida do público consumidor para, assim, oferecer produtos que aliassem conveniência e qualidade nutricional. “Queremos atender, por exemplo, tanto aquele que sai da academia depois do treino, quanto quem planeja apenas um momento de prazer e relaxamento no final do dia”, destaca a Diretora de Desenvolvimento de Mercado da Panvel, Manuela Cardona.

E para apoiar o consumidor nesta jornada, a linha Panvel Nutrabem apresenta um universo de soluções em produtos elaborados a partir de ingredientes frescos e nutritivos, garantindo o reconhecido grau de qualidade da marca Panvel no mercado. Além de lanches rápidos como Mix de Sementes e Chips de Batata Doce, haverá opções de produtos para preparo em casa ou no trabalho e uma ampla diversidade de bebidas para quem precisa repor líquidos ou simplesmente atender a sede.

Além disso, todo o novo portfólio foi pensado para oferecer multibenefícios à saúde. Cada um de seus produtos conta com propriedades específicas, havendo itens livres de lactose, glúten, gorduras trans ou conservantes. O lançamento traz ainda opções veganas, sem nenhum aditivo de origem animal. Estas características principais ganham destaque através de embalagens modernas que favorecem a comunicação com o público. “Cada vez mais, as pessoas querem estar seguras daquilo que consomem, seja por questão de bem-estar ou mesmo de sustentabilidade. Logo, priorizar a clareza destas informações também é uma forma de contribuir na tomada de boas escolhas para promoção de uma vida mais feliz e saudável”, comenta a Gerente de Marcas Exclusivas da Panvel, Liana de Souza Waick.

Conforme expectativa da empresa, todos os produtos Nutrabem estarão à venda até o mês de dezembro. No entanto, alguns deles já podem ser conferidos nas mais de 530 lojas Panvel distribuídas pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. E para quem busca conciliar alimentação saudável e ainda mais praticidade, tem a opção de comprar pelo App Panvel, site Panvel.com e tele Alô Panvel com entrega para todo o Brasil.

Para conferir as opções da nova linha Panvel Nutrabem, basta acessar blog.panvel.com.

TV PAMPA

Um espaço seguro para debater questões relacionadas ao universo feminino com entrevistadas das mais diversas áreas profissionais é a proposta central do novo programa da comunicadora Ali Klemt, na Rede Pampa. O “Aliadas” teve estreia no dia 18 de junho e irá ao ar todos os sábados, às 11h30min, também no Youtube e na plataforma Soul TV. A primeira convidada será a influenciadora Claudia Bartelle, que vai falar sobre a sua história de superação de um câncer.

A apresentadora e diretora-geral da atração, Ali Klemt, define o programa como “um hub de mulheres de sucesso na TV”. “Vamos trazer assuntos para reflexão sobre o potencial feminino pelo olhar e sentir das mulheres, mães, profissionais e também de homens, que são nossos aliados”, revela. “Sou a favor do crescimento coletivo, quando nos aliamos vamos longe e acredito que a TV estava precisando de um programa assim, que mostre as múltiplas mulheres que há em cada uma de nós, agradeço a Cristina Gadret, diretora da Rede Pampa que batalhou comigo por esse espaço e, a todas Aliadas colunistas por apostarem no projeto”.

O presidente da Rede Pampa, Alexandre Gadret, destaca o ineditismo do programa na televisão gaúcha. “Esse espaço é único e foi conquistado pela Ali por merecimento e pelo protagonismo desse tema na TV abeta”, afirma.

Além das entrevistadas, o “Aliadas” contará com um time variado de colunistas, mulheres com expertise em suas áreas de atuação como medicina preventiva, nutrição, dermatologia, sexualidade e sensualidade, imagem e sucesso, entre outros. A atriz Ingra Lyberato, a jornalista Mônica Salgado e a Miss Brasil 2021, Teresa Santos, serão entrevistadas dos próximos episódios.

FEEVALE

No projeto deste semestre, 40 acadêmicos do curso de Moda da Universidade Feevale estão produzindo as imagens de moda para a campanha de divulgação virtual da nova coleção primavera/verão 2023 da marca de vestuário feminino Alma Santa, de Porto Alegre. O trabalho é desenvolvido pela disciplina de Criação e Produção de Imagem de Moda e envolve aspectos como escolha de modelos, maquiagem, composição de imagem, produção em estúdio fotográfico, iluminação, fotografia e pós-produção das imagens, por exemplo. Foram realizados briefings com a empresa, cujo enfoque é a estamparia artesanal.
Ana Cleia Hoffmann, professora responsável pela disciplina, explica que o trabalho com a Alma Santa permite que os estudantes experimentem o que eles aprendem e desenvolvem em sala de aula. A nova coleção da marca tem inspiração em localidades como Rio de Janeiro, Índia, Dubai e Riviera Francesa, com influência praiana e boho chic e roupas leves que podem tanto ser usadas ao ar livre quanto em um evento, por exemplo, por mulheres de todas as idades. “É essa ‘pegada’ de leveza e versatilidade que os acadêmicos querem desenvolver na sua produção de imagens”, explica.
Além da possibilidade de experimentação, de acordo com a professora, é de extrema importância, para os alunos, a aproximação com uma marca atuante no mercado. “Essa é uma experiência real, vinda de uma empresa que pode vir a contratá-los, e na qual os acadêmicos precisam atender a uma demanda do cliente, ou seja, precisam cair no gosto da marca, traduzir seu conceito e história”, afirma Ana.
O grupo formado pelos acadêmicos Jordana Magalhães do Reis, Laila Diniz de Fraga, Tayna Jardim dos Santos Mertins e Igor da Silva Moreira está empolgado com a oportunidade de desenvolver uma experiência prática. “Assim, começamos a ter olhos como é o que mercado de trabalho lá fora”, diz Moreira, opinião compartilhada por Jordana. “É muito bom, porque nos aproximamos mesmo do mercado do trabalho, e é interessante trazer a empresa para dentro da Universidade”, afirma. “É importante já ter essa experiência, e acredito que eu, por exemplo, já saberia lidar com um cliente e conversar sobre suas demandas”, diz Laila.
A estilista e sócia proprietária da Alma Santa, Angélica de Bem, conta que, depois de reuniões com a professora Ana e visitas à Instituição, onde pôde conhecer todo o trabalho do curso de Moda, Angélica levantou a possibilidade de que os acadêmicos pudessem participar desse momento da marca. “Penso que, para nós, essa experiência está sendo um renovo. A marca tem uma proposta bem jovem e esse trabalho nos abre um outro olhar, pois percebo que há muitos alunos com uma visão bastante criativa. Estamos com uma expectativa muito boa para a campanha”, projeta.
O lançamento oficial da nova coleção está programado para acontecer no dia 15 de agosto, nas redes sociais da Alma Santa.

Acompanhe nas redes sociais da marca: @almasantaoficial

VOX HAUS

Na primeira noite de premiação do maior festival da criatividade mundial, o Cannes Lions, a produtora de áudio de Novo Hamburgo, Vox Haus, celebrou a conquista do primeiro e cobiçado Grand Prix com a premiada campanha para Adidas, “Liquid Billboard” na categoria Out of Home. A campanha tem a direção musical de Daniel Dalla Corte, produção de Ícaro Guedes e desenho de som de Cássio Machado.

Para Matheus Gugelmin, sócio e diretor de projetos da Vox Haus, fazer parte de um case tão relevante é um grande privilégio. “Toda a equipe abraçou o desafio de transformar em trilha sonora essa ideia tão forte. Usamos muita influência sonora do mundo árabe em combinação com o mundo pop, para representar a liberdade que esse grande e inovador outdoor levou a tantas mulheres. Ficamos muito felizes por ter conseguido transmitir toda a emoção e sensação de missão cumprida de todos os envolvidos para esse case, são projetos como esse que nos movem” finaliza.

Liquid Billboard é a campanha global da Adidas, criada pela Havas Middle East, que celebra a forma como a água envolve a todos da mesma maneira, independentemente de suas habilidades ou religiões. Com cinco metros de altura, três de profundidade e mais de 40 mil litros de água, a peça convida as mulheres a mergulharem, encorajando outras a se sentirem confortáveis em seus trajes de banho. Imagens de dentro da piscina foram transmitidas para o maior display digital da cidade. Em uma semana, o outdoor iniciou uma conversa global sobre inclusão na natação em mais de 50 países.

Na ficha técnica também estão os brasileiros Fábio Silveira, general manager; João Medeiros, ECD; Rodrigo Nakaza, associate creative director e art director; além de Jonathan Cruz, art director, da Havas Creative.

“DIÁRIOS DE BICICLETA”

A Porto está sempre ao lado de seus clientes. E para alguns, isso significa liberdade para se aventurar com todo suporte que a empresa oferece. O Diego Salgado é um deles. A Porto entrou na vida deste jornalista e ciclista quando sua bike, que embalava muitas aventuras e o ajudava nas entregas da ‘Torta do Pai’, foi furtada e a história ganhou as redes sociais. Sensibilizada, a empresa o presenteou com uma nova bicicleta e um Seguro Bike de um ano. Foi com ela que o Diego resolveu embarcar em uma missão de mais de 20 dias por cerca de 2 mil quilômetros pela Europa. A Porto foi junto com eles para garantir cada pedacinho da aventura e contar tudo nas redes sociais da marca com ajuda da W3haus, agência do ecossistema Haus do Grupo Stefanini.

A viagem começou em Milão, Itália, no início do mês e vai até Estocolmo com paradas pela Suíça, Liechtenstein, Áustria, Alemanha, Dinamarca e Suécia. Enquanto aproveita as paisagens do Continente Europeu, Diego está com a casa protegida e conta com os seguros de celular e de viagem oferecidos pela Porto para qualquer imprevisto.

Não é primeira vez que o ciclista cai no mundo a pedal. Anteriormente, em 2018, ele fez os trajetos de Rio Grande a Valparaíso, na costa chilena, em 27 dias. Um ano depois, atravessou 2.028 km de Barcelona a Amsterdã, em 29 dias.

W3haus vai contar a história dessa viagem com episódios que exibem trechos de cada trajeto, curiosidades sobre os locais, alimentação e hospedagem. Tudo registrado no blog da Porto, e nos perfis do Twitter e Instagram.

“Essa viagem do Diego é uma oportunidade real de mostrar que a Porto tem suporte completo para quem busca viver intensamente e em liberdade. As soluções da marca fazem parte do dia a dia das pessoas, mesmo quando elas estão atravessando um continente de bicicleta” afirma Gisele Gomes, head de criação e conteúdo da W3haus.

“Eu sei que em uma viagem dessas pode acontecer qualquer coisa. Então, quando você tem um seguro viagem como o da Porto, que cobre todas as despesas, como um problema de saúde, por exemplo, você fica muito mais tranquilo para pensar somente na viagem – e, no meu caso, pensar em pedalar 82 km todos os dias”, contou o ciclista Diego Salgado.

CONCURSO ZOLA AMARO

O canto lírico que brilha em grandes Teatros nacionais e internacionais estará no Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre, de 28 a 30 de junho de 2022. O Hotel mantém sua reconhecida trajetória de apoio a grandes eventos da cultura e da arte e receberá o I Concurso Zola Amaro para Cantoras Líricas, organizado pela parceria entre a Orquestra de Câmara da Ulbra e a Agenda Lírica. O concurso é uma homenagem a soprano gaúcha, Zola Amaro, primeira sul-americana a cantar no mítico Teatro Alla Scala de Milão, templo maior da ópera. Será o primeiro concurso de canto lírico de Porto Alegre, sendo também o primeiro e único a premiar exclusivamente mulheres. As 20 candidatas, pré-classificadas, vindas de vários Estados do país e dos EUA, concorrerão a premiação em dinheiro, além de uma bolsa de estudos com a soprano internacional Carla Maffioletti, grande destaque da orquestra holandesa André Rieu, a seleção prévia para a semifinal do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas 2023 e uma viagem a Milão oferecida pela Cidadania Italiana.org.

Como parte das comemorações dos 250 Anos de Porto Alegre, o concurso terá suas provas finais com piano apresentadas nos dias 28 e 30 de junho no Hotel Plaza São Rafael, a partir das 13h, abertas ao público, e o concerto de premiação no dia 03 de julho, às 19h, na Sala de Concerto da Associação Leopoldina Juvenil, com a Orquestra da ULBRA, dentro da programação do Domingo Clássico.

Serviço:

I Concurso Zola Amaro para Cantoras Líricas

Dias 28 e 30 de junho/2022 no Plaza São Rafael Hotel – Salão Amarelo – aberto ao público, a partir das 13h – provas finais com candidatas e piano.

Dia 29 de Junho – no Plaza São Rafael Hotel – Salão Amarelo – aberto ao público – 20h – Recital de piano e as vozes do Barítono Carlos Rodriguez e da Soprano Elisa Lopes

Plaza São Rafael Hotel – Av. Alberto Bins, 514 – Porto Alegre

Dia 03 de Julho/2022 – Sala de Concerto da Associação Leopoldina Juvenil – aberto ao público – 19h – Concerto de premiação do Concurso Zola Amaro, com a Orquestra da ULBRA, dentro da programação do Domingo Clássico.

Associação Leopoldina Juvenil : Rua Marquês do Herval, 280 – Porto Alegre

ARRAIÁ GUAÍBA PARK

Tá afim de curtir uma Festa Junina bacana e cheia de diversão? Então vem para o “Arraiá do Guaíba Park Bairro Planejado”, ao lado da Stok Center, em Guaíba. O evento é aberto ao público e acontece neste sábado e domingo, 25 e 26 de junho, do meio-dia às 23h.

Entre as diversas atrações programadas, a festa terá uma super fogueira, que será diferente e bem segura, não oferecendo nenhum perigo aos participantes, além de foodtrucks vendendo guloseimas típicas juninas, bebidas, chocolates e produtos naturais. O evento contará ainda com espaço pet, brinquedos infláveis e uma feira de variedades.

E como não poderia faltar, muita música para embalar o final de semana: Binho Ribeiro Trio, Lucas & Daniel, DJ Aninha Espens, Maike & Dionathan e também Roberto Vinícius e Rodrigo Cunha. O Arraiá só será transferido em caso de chuva forte, pois o espaço é coberto por tendas, comportando a realização de eventos com tempo nublado e garoa. Vale ressaltar que a entrada e os brinquedos são gratuitos.

ENSINO À DISTÂNCIA

Um levantamento da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) prevê que o EaD (Ensino a Distância) tende a superar o presencial em 2022. Segundo o balanço, a procura pela modalidade aumentou 59% entre 2020 e 2021, em comparação aos anos anteriores.
Os dados vão ao encontro das informações disponibilizadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e pelo MEC (Ministério da Educação), que apontam que os cursos de EaD no país em 2020 receberam mais matrículas do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada, conforme indicativos do Censo da Educação Superior 2020, divulgado em fevereiro.
Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 em instituições públicas e privadas, mais de 2 milhões (53,4%) optaram pela modalidade remota e 1,7 milhão (46,6%), pela presencial, conforme noticiado pela Agência Brasil.

Com a adoção e avanço de regimes de trabalho como home office, anywhere office e trabalho híbrido, as empresas precisaram digitalizar cada vez mais suas rotinas. Em 2021, os cursos corporativos online representaram 37% das horas investidas em capacitação e desenvolvimento, segundo dados da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD).
Processos de onboarding, feedbacks, treinamentos e outras atividades educacionais corporativas que eram realizadas sempre presencialmente, têm se adaptado às telas do celular e do computador.
“Um processo de onboarding bem feito garante resultados melhores e pessoas mais motivadas desde o início”, aponta o fundador da DNA Conteúdo, consultoria de experiências educacionais digitais corporativas, Eduardo Mitelman. “A prática tem como objetivo integrar o novo colaborador à equipe. Nesse momento, é importante apresentar a cultura, formas de operação e organização, fazendo com que o novo funcionário se torne, de fato, parte da equipe. E é plenamente possível realizar essa etapa no formato EaD, desde que se pense em experiências de aprendizagem digital personalizadas”, ressalta.
Segundo o relatório “Tendências de Gestão de Pessoas em 2022”, realizado pelo Great Place to Work (GPTW), a adoção de novas políticas de trabalho foi o maior desafio (59%) enfrentado pelas empresas em 2021, seguido da comunicação interna (49,2%) e o desenvolvimento de lideranças (39,8%).
Isso demonstra que a adoção do formato híbrido ou remoto continua sendo um grande desafio para as companhias, que precisam encontrar as tecnologias adequadas para dar conta de manter o fluxo de informações e, ainda mais importante, descobrir os processos ideais para que todas as pessoas da equipe se sintam igualmente contempladas na troca de informações organizacionais.

INTERNET

Com uma velocidade média entre os internautas de 90,16 Mbps, o Brasil é o 3º país com a internet mais rápida da América Latina. O país fica somente atrás do Chile e Uruguai.
É o que revela um estudo divulgado pelo CupomValido.com.br, plataforma de descontos online, com dados da Speedtest e Statista sobre a velocidade de internet no mundo.
O destaque vai para o Chile com uma velocidade média de 197,59 Mpbs, que fica em primeiro lugar com a internet mais rápida da América Latina, mas também com a primeira posição a nível mundial.
O Afeganistão é o país com a internet mais lenta do mundo, uma velocidade média de apenas 1,63 Mbps. Seguido de Cuba (1,91 Mbps), Turcomenistão (2,05 Mbps) e Iêmen (2,63 Mbps)
Ao considerar todos os países os países pesquisados, a velocidade média fica em 60,76 Mbps para o download.
O que impressiona, é que o Brasil possui na média, uma internet mais rápida que diversos países desenvolvidos, como a Alemanha (71,58 Mbps), Reino Unido (62,55 Mbps), Itália (52,82 Mbps) e Austrália (51,42 Mbps).
Para descobrir o custo relativo da internet de acordo com poder de compra de cada país, o estudo realizou um ranking da quantidade de horas de trabalho necessário para adquirir o plano mais barato de internet em cada país.
Dentre os 110 países pesquisados, o Brasil ocupa a 78ª posição do ranking. São necessários 411 minutos (ou 6 horas e 51 minutos) de trabalho por mês, para o brasileiro pagar o plano de internet mais barato do país.
Israel é o primeiro país do ranking mundial, sendo necessário apenas 19 minutos de trabalho por mês.
Na ponta oposta, a Nigéria é o país que possui a internet mais cara do mundo. Os nigerianos precisam trabalhar 2.133 minutos (ou mais de 35 horas) por mês, e apesar disso, possuem uma das piores velocidades de banda larga dentre os 110 países pesquisados.

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