ENTREVISTA COM JONATAS ABBOT
1. Quem é Jonatas Galvão Abbott?
Um vendedor acima de tudo e em todas as acepções da palavra.
2. Chegou lá ou tem muito mais a fazer?
Amigo Nenê, fui muito muito além. Aos 23 anos, 20 dias antes de fazer 24, perdi meu pai. Seu câncer consumiu 5 anos difíceis e todos os recursos da família No auge da minha juventude havia quebrado meu estúdio de fotografia e me via sem perspectiva. Mudei de Jornalismo para Publicidade e Propaganda e abracei a carreira de vendedor. Comecei bem do zero lá embaixo. Vendi um pouco de tudo até começar com computadores e depois internet. Do zero, sem padrinho fui de vendedor a gerente e depois diretor de uma multinacional. Finalmente entrei numa micro empresa de 1 funcionário que era a Dinamize. 1 funcionário, 23 clientes e 16 mil reais de faturamento total por mês. Para me sustentar, fui pela segunda vez deixar a família em POA e morar em São Paulo. Hoje posso dizer que jamais imaginei em ir tão longe. Financeiramente realizado. E com a relevância de empreendedor que meu pai certamente sempre teve a expectativa. Uma pena que ele não tenha participado, especialmente naqueles momentos espinhosos dos corredores das empresas e entidades do mercado. Cheguei múltiplas vezes lá se pensar em momentos maravilhosos da vida, ápices, auges e climax. Mas sempre e de qualquer forma a gente nunca chega lá de fato. E sempre as coisas podem dar errado. Especialmente com uma empresa de internet.
3. Teses, mestrados, doutorados ou conhecimento, transpiração e trabalho?
Jamais me formei, infelizmente. Fiz 4 anos de jornalismo e 6 anos de propaganda, na Universidade Federal do RS, o que explica tanto tempo e mesmo assim sem canudo. Cheguei ao último semestre e faltou muito pouco para me formar. Já faziam mais de 2 anos que minha carreira havia decolado de vez e minha paixão era trabalhar e viajar vendendo por todo o Brasil. Sentar depois das 19h, de terno e gravata e saturado de tanto café e cigarro, numa sala de aula cheia de garotos rebeldes muito mais jovens que eu não fazia mais o menor sentido. Impossível se encaixar de novo. Daí veio a feliz coincidência, me destaquei como gerente geral da filial Porto Alegre da Matrix Internet (que operava com 10 filiais próprias e mais 45 franquias) e fui escalado para assumir a diretoria comercial nacional do provedor indo morar entre Floripa e São Paulo. Era o que faltava para eu largar a faculdade de vez. Mas não se engane. Fiquei 10 anos na UFRGS e sempre fui apaixonado pelo meio acadêmico que vivi intensamente. Esses 10 anos me deram a base do que sou hoje, conhecimento e networking. Trabalho e resultado. Meu grande ressentimento na vida foi não ter me formado e não ter avançado mais no meio acadêmico. Acabei aplacando um pouco este sentimento com aulas, palestras e cursos em Universidades em todo o Brasil.
4. A alegria de viver?
Vivo intensamente, me realizo entre duas famílias. A minha e a Dinamize. Vivo as duas intensamente e adoro esportes. Karatê, skate, tênis, padel, beach tennis, SUP, bike. Adoro andar de moto, tirar onda e usar o dinheiro para trazer experiências para mim e para minhas duas famílias. Viajei como jamais imaginei, especialmente nos anos loucos de 2016 a 2019 quando a Dinamize expandiu para Canadá, EUA, UK e Portugal, incluindo uma incrível reunião com um BIG Lead em Paris. O não mais doloroso que já dei na minha vida. Mas saber o que não fazer sempre foi um norte crucial em todas as empresas que liderei. Muitas dessas viagens fiz em companhia de muitas pessoas das minhas duas famílias!
ARP
A nova gestão da ARP conversa com os grupos de mercado.
Na última terça-feira, os grupos de profissionais do mercado gaúcho estiveram, on-line, com a nova gestão da ARP. A entidade apresentou seus componentes e alguns objetivos amplos para os próximos dois anos, bem como convocou os grupos a participarem ativamente da gestão.
“Simples assim: associação é para unir e propaganda é o core business que motiva essa união”; ressaltou Fernando Silveira, presidente da ARP. Além do presidente, estiveram na reunião: Marcia Christofoli, Gabriel Casara e Germano Bedin (ARP), Ana Paixão (GAV), William Mallet e Alessandro Carlucci (Clube de Criação), Clá Dornelles (Grupo de Mídia), Eliana Azeredo (Grupo de Live Marketing) e Fabiana Londero (Grupo de Marketing). Salvo o Grupo de Atendimento, as ausências dos grupos de Planejamento e Produção foram sinalizadas.
O próximo passo da ARP será o Escuta ARP, onde todo o mercado poderá conversar com a nova diretoria, sugerir temas, propor caminhos e interagir. A ideia da ARP é contar com a presença dos grupos, que já saíram da última reunião com objetivo de mobilizar seus integrantes e buscar assuntos pertinentes à entidade.
SKY
Até agora não é entendido por que a Rede Bandeirantes e Rede Pampa não tem o sinal de suas programações locais na SKY. Será que a base é pequena? O custo é muito alto? RESPOSTAS?
SECOM RS
Até agora, e já estamos entrando em Março e no quarto ano de governo, não tivemos nenhuma definição concreta da licitação de agências.
LAÇADOR
A área do laçador pode ser adotada por consórcio de empresas de mídia exterior do RS, como Imobi, Midialand e Sinergy que podem ser as empresas que cuidarão da grande área do sítio do Laçador na região próxima ao Aeroporto Salgado Filho.
PREFEITURA POA
Segundo o Secretário de Comunicação de POA, no dia 01/03, Centro e SPR começam a operar. Que venham os 250 anos.
CARNAVAL
Nesse Carnaval se cuidem, e muito!!!
30 MILHÕES
A Escala e a DeBrito são as agências que irão atender a conta de 30 milhões do Ministério de Ciência e Tecnologia.
LICITAÇÃO PETROBRÁS
“As agências pagarão à Petrobras para trabalhar para ela”. A afirmação é da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap), que entrou esta sexta-feira, 25/02, com pedido de impugnação à concorrência pela conta da petoleira.
A disputa, que tem entrega de propostas marcada para 12/04, prevê a escolha de até duas agências para gerenciar uma verba de R$ 375 milhões por dois anos e meio, renováveis pelo mesmo período.
A impugnação é administrativa, ou seja, no âmbito da própria empresa. O objetivo da entidade é sensibilizar a petroleira a alterar os termos do edital que causariam desequilíbrio econômico na relação cliente-agência. Ou seja, não só prejudicariam financeiramente quem viesse a trabalhar a conta, como haveria “um enriquecimento indevido da Petrobras” por conta dos trabalhos das vencedoras.
Por exemplo, diz a Abap, a Petrobras está praticamente exigindo compartilhar o desconto de agencia junto aos veículos de comunicação. Apesar de as atuais normas do mercado definirem que as agências poderão conceder até 5% de seus honorários de veiculação para os clientes que tiverem verba superior a R$ 2,5 milhões, a Petrobras quer ficar com metade do que a agência se remunerar. Por exigência do edital, na sua proposta, cada agência terá que informar se lhe repassará entre 5% e 10% da verba de veiculação, cujo comissionamento é calculado como 20%.
Além disso, a Petrobras resolveu que não pagará a suas agências pelos custos internos, que são estabelecidos por tabela redigida pelo Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro). Assim como elas não serão remuneradas por produção externa, pesquisas e formas inovadoras.
GRUPO RBS
O repórter do Grupo RBS Rodrigo Lopes irá acompanhar in loco a partir dos próximos dias o conflito entre Rússia e Ucrânia. O jornalista, com ampla experiência em coberturas internacionais, embarcou no início da noite desta quinta-feira (24) e deve chegar amanhã (25) em Frankfurt, na Alemanha, e de lá segue para o Leste Europeu. Direto do front, Rodrigo trará informações sobre os desdobramentos da crise com colunas, reportagens, comentários e entradas ao vivo para GZH, Zero Hora, Gaúcha e RBS TV.
– O jornalismo da RBS mais uma vez está presente no palco das mais importantes notícias mundiais, com um experiente correspondente internacional. Nada substitui o olhar de um jornalista já conhecido do público, como Rodrigo Lopes, que nos traduz e explica um conflito dessa envergadura. Essa é a nossa essência e a função do jornalismo profissional: estar onde as coisas acontecem – diz Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS.
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2001, Lopes já realizou mais de 20 coberturas internacionais como enviado especial do Grupo RBS. Entre elas, a guerra entre Israel e Hezbollah – sendo o único jornalista brasileiro a testemunhá-la pelos dois lados do front –, a catástrofe do furacão Katrina, a Guerra do Líbano, a crise na embaixada brasileira em Honduras, o terremoto no Haiti e o resgate de mineiros no Chile. Também é autor do livro Guerras e Tormentas. Lançada em 2011, a obra relata os bastidores de coberturas internacionais em zonas de conflito.
– É um desafio enorme traduzir o mundo para o Rio Grande do Sul em um momento tão dramático e histórico do século 21. É, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade como jornalista testemunhar esse conflito e poder contar aos gaúchos por meio dos veículos da RBS – destacou Rodrigo Lopes, pouco antes do embarque.
LOJAS LEBES
A Lojas Lebes, uma das maiores redes varejistas do sul do país, está entre as melhores empresas para trabalhar no Varejo nacional. O ranking foi divulgado recentemente pela Great Place to Work, entidade internacional que reconhece os melhores ambientes de trabalho em mais de 50 países.
“Estamos muito orgulhosos com mais este reconhecimento, especialmente pois este prêmio é um feedback dos mais de três mil colaboradores. É muito gratificante saber que os nossos esforços e dedicação para fazer da jornada do colaborador uma experiência diferenciada, está sendo valorizada por todos os funcionários. Vamos seguir assim, sempre prezando as boas práticas e zelando pelo o ótimo ambiente de trabalho”, comenta Otelmo Drebes, presidente da rede.
O GPTW tem 25 anos de atuação no país e esta é a 8ª edição do Ranking Varejo Brasil. Foram mais de 250 empresas inscritas e apenas 60 premiadas em quatro categorias. A Lojas Lebes está entre as melhores das “grandes empresas”.
SINAPRO RS
O Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul – Sinapro RS apresenta a nova diretoria e os Comitês de Trabalho da Gestão 2022/2024, que têm como propósito principal fortalecer o mercado da comunicação e das agências do Estado. Para alcançar esse objetivo, a entidade conta com uma diretoria que une esforços e dedicação voluntária para que o amanhã das agências seja melhor do que o hoje.
Compõem a nova diretoria Juliano Brenner Hennemann (SPR), presidente; Aira Regina Franciosi (Moove), vice-presidente; Jair de Mattos Rodrigues (Matriz), diretor administrativo-financeiro; e como diretores: Fernando dos Santos Silveira (Integrada), Rodrigo Fortes Rey (Conjunto), Fernando Correa Silveira (Brivia), Ubiratan Silva da Fontoura (E21), Karine de Azevedo de Assis (Paim), Ricardo Piagetti Muller (Protarget), Rodrigo Minella Dipp (Escala) e Luiz Ricardo Felix Jacques (Engenho de Ideias).
O presidente Juliano Brenner Hennemann destaca a composição heterogênea do grupo, o que contribui para um trabalho com olhares múltiplos e diversos. “Essa diretoria traz características bastante distintas na forma de pensar e de atuar. Só que todos têm uma motivação comum: construir um mercado melhor”, afirma.
A nova gestão irá atuar nos dois pilares fundamentais do Sinapro RS: o da Gestão e o Legal. No primeiro, buscam-se benefícios que sejam interessantes a todos e que tragam oportunidades de acesso para a estrutura e o aprimoramento das agências, além de fomentar um ambiente de confiança, desenvolvimento para troca de ideias, capacitação dos gestores e suas equipes. Ainda neste pilar o sindicato irá trabalhar em conjunto a pauta dos desafios e dores das associadas, buscando sempre soluções coletivas.
No segundo pilar, o foco é entender e acompanhar os movimentos legislativos que incluem a atividade em suas deliberações para, quando necessário, atuar legalmente em âmbito estadual e nacional junto à Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro). A construção do acordo coletivo junto ao sindicato dos publicitários também é um exemplo da atuação legal do Sinapro RS, uma vez que o documento construído é a base de valores salariais do mercado publicitário. Integram ainda esse pilar consultoria e revisão de editais, buscando sempre as boas práticas legais e o equilíbrio entre demanda e remuneração.
A nova diretoria foi organizada em comitês de trabalho, com funções e atuações distintas, para dar andamento e celeridade às diversas demandas.
FEEVALE
Nesta semana, o Teatro Feevale, administrado pela Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), apresentou a conclusão da obra de renovação da sua fachada norte. A obra é um marco para a reabertura cultural do espaço de espetáculos, que está reabrindo para novos shows e que, a partir de 1º de abril, retoma os espetáculos que foram transferidos durante a pandemia (confira a programação mais abaixo).
De acordo com a coordenadora do Teatro Feevale, Patricia Scossi, a expectativa é grande para o reencontro dos artistas com seu público e, também, do espaço com sua plateia. “Acreditamos no poder de transformação através da cultura e, neste momento de retomada, vamos nos emocionar e vibrar muito a cada nova atração. Juntos de um jeito diferente, com o uso de máscara, apresentação do comprovante de vacina no acesso ao Teatro e redobrando a atenção aos cuidados no combate à pandemia. O convite é para seguirmos em frente, com muita alegria e arte!”, comemora.
Para o presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Marcelo Clark Alves, é uma honra finalizar e entregar a obra – que foi iniciada, ainda, na gestão do antigo presidente, Roberto Cardoso –, pois marca a realização das formaturas, bem como o acesso da comunidade, que poderá desfrutar dos eventos previstos para começarem abril. “Além de todo o significado sentimental propiciado pelos eventos, para mim, em especial, este é um momento marcante, pois integrei a primeira turma de estudantes que se formou no Teatro Feevale. Para o futuro, enquanto presidente da mantenedora, vamos continuar a atender a todos os públicos, sempre buscando o aperfeiçoamento, com ótimos shows e espetáculos e promovendo a democratização do acesso à cultura para a nossa comunidade”, completa.
Sustentabilidade e inspiração em pedras naturais
A nova fachada é uma releitura da linguagem e da textura das pedras naturais instaladas desde a inauguração do Teatro em 2011, mas que tiveram quer ser substituídas. O novo revestimento é de ACM, material produzido a partir de insumos que não agridem o meio ambiente (placas de formadas por dois lados de alumínio sobre um núcleo de polietileno de baixa densidade). Na cor sand gold, as placas foram aplicadas sobre uma malha estrutural de perfis em alumínio, criando uma composição a partir de módulos.
O projeto foi realizado pelos arquitetos e urbanistas Karen Kussler e Ramona Adam, e pelos técnicos Luis Weber e Leticia Gorgen, da equipe de Arquitetura da Universidade Feevale. “Além do aspecto contemporâneo, fachadas compostas por placas de ACM apresentam grande durabilidade, sendo resistentes às condições climáticas e à ação do tempo e, por consequência, não exigem manutenções frequentes. Ao fim de sua vida útil, os painéis podem ser integralmente reciclados, mantendo, assim, o compromisso da Instituição com os conceitos de sustentabilidade”, explica Karen.
Confira a programação cultural do Teatro Feevale (ingressos em: https://uhuu.com):
Melim
1º de abril, às 20h
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Skank – Turnê de Despedida
3 de abril, às 20h
Duração: 80 minutos
Classificação: Livre
Kleiton & Kledir + Nenhum de Nós
30 de abril, às 21h
Duração: 90 minutos
Classificação etária: Livre
Luccas Neto e a Escola de Aventureiros
14 de maio, às 15h30
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
4 Amigos
11 de junho, às 22h
Classificação: Livre
Almir Sater
27 de agosto, às 21h
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Os protocolos de segurança seguem sendo aplicados no Teatro Feevale, conforme Decreto Estadual nº. 55.882 de 15 de maio de 2021, art. 8-A, bem como Decreto Municipal de Novo Hamburgo nº. 9.973 de 26 de novembro de 2021, art. 22. O uso de máscara é obrigatório durante a permanência no Teatro e deve ser observado o distanciamento social. Para acesso ao Teatro, é exigida a apresentação de Comprovante de Vacinação Oficial de acordo com calendário de vacinação estadual.
A comprovação poderá ser por meio de uma das seguintes opções: pelo aplicativo Conecte SUS; caderneta ou cartão de vacinação emitido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES); cartões emitidos pelas secretarias municipais de Saúde; comprovantes emitidos por outros órgãos governamentais; comprovantes vacinais dos imunizantes aprovados pela Anvisa (Pfizer, Coronavac/Butantan, Astrazeneca/Fiocruz ou Janssen).
DUXTEC
Os negócios de impacto social e ambiental – iniciativas comprometidas em transformar para melhor as comunidades nas quais estão inseridas ao mesmo tempo em que geram lucro e renda – estão em franco crescimento no Brasil. Segundo a Pipe.Social, em 2021 o País tinha 1.272 empreendimentos deste tipo, mais do que o dobro dos 579 registrados em 2017. Ainda de acordo com a plataforma, a maior parte destes negócios (49%) foi fundada por pessoas entre 30 e 44 anos – em segundo lugar, como grupo que mais empreende, estão os jovens de 18 a 29 anos, líderes de 22% das iniciativas. Mas, ao mesmo tempo em que são animadores, esses dados refletem uma incômoda realidade: 66% dos empreendedores de impacto são brancos e 53% já concluíram alguma pós-graduação, o que evidencia uma bolha de oportunidades a ser furada.
Pensando nisso, a Fundação Gerações, uma organização da sociedade civil comprometida com a construção das gerações futuras, em parceria com um dos hubs do Tecnopuc, o Farol Hub Social, está buscando empresas parceiras para apoiar a segunda edição do DUXtec. Programa de fomento ao empreendedorismo de impacto social e ambiental, o projeto formou nove jovens em sua edição piloto realizada no segundo semestre do ano passado. Agora, com a ampliação do formato e da rede de parceiros, o DUXtec pretende beneficiar 300 participantes de zonas vulneráveis das principais cidades do Rio Grande do Sul. “Partimos da premissa de que os jovens que moram em regiões vulneráveis e que têm o perfil empreendedor devem ser provocados a pensar criticamente sobre seus territórios e desafios, posicionando-se como agentes de transformação das suas realidades”, explica a coordenadora executiva da Fundação Gerações, Karine Ruy.
Estruturado a partir do objetivo de inserir os jovens duxers no ecossistema dos negócios de impacto social e ambiental, o DUXtec está dividido em quatro momentos. Na primeira fase, os 300 selecionados participam de uma formação online para ampliar o conhecimento sobre demandas sociais, empreendedorismo, liderança e elaboração de propostas de negócios. Em um segundo momento, os duxers apresentam as suas ideias de iniciativas de impacto social e ambiental a bancas convidadas para um primeiro pitch. Os projetos selecionados passam para a fase três, em que é feita uma imersão em cada negócio por meio de ferramentas de modulação de projetos, mentorias especializadas e networking direcionado. Por fim, na etapa de encerramento do programa, é realizado um encontro de integração em Porto Alegre reunindo todos os participantes para um pitch final com uma banca avaliadora e potenciais investidores.
De acordo com a líder de impacto do Tecnopuc, Ana Lúcia Suárez Maciel, a formação proposta pelo programa está alinhada à visão estratégica do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). “Acreditamos no poder transformador da inovação social. Por isso, as portas do Tecnopuc estão abertas para novos modelos de negócios de impacto e para possibilitar que esses jovens também acessem oportunidades de desenvolvimento e conexões que irão qualificar sua trajetória empreendedora e profissional”, afirma.
O planejamento pedagógico do DUXtec abrange as habilidades do futuro listadas, anualmente, pelo Fórum Econômico Mundial, como pensamento analítico e inovação, aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado, resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade e liderança. A iniciativa também está conectada a três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: a redução das desigualdades, a educação de qualidade e o trabalho decente e crescimento econômico.
Para que a transformação das comunidades aconteça, é fundamental que o jovem empreendedor esteja integrado a uma rede de sustentação dos negócios que serão idealizados e propostos por ele. É por isso que a seleção dos duxers será feita em parceria com organizações sociais que já atuam com jovens em comunidades para que possam funcionar com um ponto de apoio para os duxers ao longo de todo o processo. A seleção dos 300 jovens que integrarão a segunda turma do DUXtec será feita em março em parceria com as organizações mobilizadas. A primeira fase do programa será realizada de abril a junho; a segunda ocorrerá de julho a agosto; a terceira será de agosto a novembro e a última etapa acontecerá em dezembro.
Em fase de captação de investidores até o final de março, o DUXtec oportuniza às empresas interessadas três possibilidades de participação no programa. A primeira é a de investidor estratégico, na qual a empresa leva o DUXtec para a sua região de atuação ou promove um desafio temático de inovação relacionado a sua área. Na segunda modalidade, investidor anjo, o investimento é em um fundo destinado à premiação dos projetos idealizados no decorrer do programa. A terceira possibilidade é ser um investidor parceiro apoiando diretamente bens e serviços utilizados para a concretização do DUXtec, como ajuda de custo para transporte, alimentação, mochilas, camisetas e outros itens.
Empresas interessadas podem entrar em contato com a equipe de coordenação do programa pelo e-mail duxtec@geracaodux.com.br. Mais informações sobre o DUXtec podem ser obtidas no perfil @programaduxtec
REDE PAMPA
A Rede Pampa marca presença no litoral norte gaúcho com uma programação completa para todos os públicos. É o projeto “Verão Pampa 2022”, que leva muita informação e diferentes opções de lazer para os veranistas.
Na beira da praia de Atlântida, a Rede Pampa, com apoio do SESC e da SABA, oferece duas quadras para a prática de beach tennis e uma para bocha. O acesso aos espaços é gratuito e, nesses locais, são realizados torneios, aos finais de semana, com cobertura dos veículos de comunicação e das plataformas de redes sociais dos veículos da Rede Pampa.
Um estúdio panorâmico localizado em Atlântida, junto à SABA, é palco, desde dezembro, de transmissões de programas especiais, registrando os principais acontecimentos do verão. O programa Pampa Debates, da TV Pampa, têm recebido grandes personalidades para tratar dos assuntos que são notícia no momento, sendo o point dos formadores de opinião no litoral. O apresentador Paulo Sérgio Pinto ancora os programas direto do espaço todas as quintas e sextas, com transmissão a partir das 17h50min para todo o Rio Grande do Sul através da TV aberta e também para o mundo, por meio dos canais digitais da TV Pampa no Youtube e no Facebook. O público da TV Pampa também fica por dentro de tudo o que acontece no litoral através das reportagens diárias exibidas no Jornal da Pampa, a partir das 18h55min e nos intervalos da programação. Até agora, mais de 15 programas foram transmitidos direto de Atlântida, com a produção de mais de 40 reportagens e de mais de uma centena de boletins jornalísticos.
Dando continuidade à cobertura direto do litoral, a Rádio Liberdade veicula aos sábados, a partir do meio-dia, o programa “Rio Grande do Sol – Verão Pampa 2020”. Durante duas horas, convidados especiais falam sobre os acontecimentos das praias, a infraestrutura, o policiamento, a atuação dos guarda-vidas e demais fatos relevantes.
A cobertura da Rede Pampa também se destaca por estar disponível on-line, em tempo real, através de editoria especial no portal do Jornal O Sul, o osul.com.br, além do veículo promover o concurso fotográfico “Baby Sul”, com a publicação diária no Jornal O Sul de fotos de crianças na beira da praia, elegendo uma a cada semana, que recebe o Troféu Baby Sul. Ao final da temporada, será escolhida a grande vencedora.
E, para quem está em Capão da Canoa, a dica é aproveitar o Rede Pampa Summer Lounge, um espaço de 1.700 metros quadrados, localizado na beira da praia, com quadras de vôlei e beach tennis, empréstimo de bolas de frescobol e vôlei, além de bicicletas, skates e raquetes. Um dos programas mais procurados do espaço são as aulas de ginástica, de alongamento e de dança, acompanhadas de muita música e descontração. E para aqueles que preferem relaxar, o local possui um mirante para admirar a praia. Toda a infraestrutura é oferecida totalmente de graça e funciona diariamente, das 9h às 19h. O Rede Pampa Summer Lounge está à disposição dos veranistas até o dia 20 de março.
Segundo Paulo Sérgio Pinto, Vice-Presidente da Rede Pampa, todas as atividades do Verão Pampa fazem um elo de ligação entre a comunidade que está no litoral gaúcho e os diversos canais de comunicação do grupo. “Com uma programação diversificada, conseguimos atingir todos os públicos, sendo essa cobertura multimídia ideal para que esses identifiquem-se ainda mais com a nossa Rede Pampa”, destaca.
ABA
A ABA — Associação Brasileira de Anunciantes — iniciou a divulgação de seus 12 guias e seis livros publicados nos últimos anos, que totalizaram 18 entregas de relevância ao mercado e que estão sendo postados em suas redes sociais, um a um, com links para serem baixados e comprados pelo mercado.
A partir de seu protagonismo colaborativo, a ABA tem o compromisso de aportar aos seus associados e ao mercado livros e guias sobre temas importantes relacionados à evolução do marketing e da publicidade, que apontam os caminhos para a aplicação de boas práticas globais e incentivam o mercado com soluções e tendências inovadoras. Assuntos como diversidade, inclusão e etarismo, que precisam pautar as criações das agências e integrar a cultura das marcas para que haja representatividade na publicidade, estão presentes nos guias e livros da Entidade. Além disso, muitos dos guias da Associação trazem técnicas, métricas e orientações para apoiar o ecossistema publicitário sobre assuntos como AdVídeo, GDPR, OOH, Procurement, políticas públicas, trade, brand safety.
Dos 12 guias lançados pela ABA, nove deles foram entregues entre 2020 e 2021, reforçando o trabalho da instituição desde o início da pandemia, dentre eles o “Guia dos Padrões de Brand Safety + Estrutura de Adequação”, que contou com a parceria do Facebook, Google, Twitter e Yahoo, e com o apoio da WFA e dos convidados ABAP e IAB. “Neste biênio, com o time da ABA em home office, atuamos de forma árdua para apoiar o mercado em um momento em que tivemos grandes transformações que impactaram diretamente na comunicação das marcas com os consumidores”, comenta Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA.
A ABA trouxe também para o Brasil guias relevantes de boas práticas, originalmente elaborados pela WFA, como o “Guia para Diversidade e Inclusão – A abordagem de um profissional de marketing”; o estudo “A revolução de Procurement: Desenvolvendo a percepção e a contribuição do Marketing e Procurement global”; o “Guia dos Padrões de Brand Safety e Estrutura de Adequação”; e o “Guia Diversidade & Inclusão no Processo Criativo das Marcas”.
“Como integrante do Executive Committee Comite da WFA há sete anos, posso dizer que o caminho construído ao longo dos anos com a WFA foi fortalecido durante a pandemia e é um dos pilares principais que permite à associação entregar a seus afiliados relevância e visibilidade, sob o ângulo global. Ressalto ainda que, neste ano, as agendas da WFA e da ABA seguirão alinhadas, com a ABA conquistando ainda mais espaço, reforçando a sua atuação internacional e trazendo para o âmbito local diversas iniciativas globais, como guias de boas práticas e pesquisas que apoiam e alavancam o mercado brasileiro”, destaca a executiva.
A jornada literária da ABA tem como parceira a Editora Leader, por meio de sua CEO, Andréia Roma, que apoia a publicação dos livros da Entidade, estando alinhada ao propósito da ABA de mobilizar o marketing para transformar negócios e a sociedade. As seis obras publicadas até o momento abordam temas como liderança, empoderamento feminino, carreira e marketing, além de pautas que devem fazer parte do dia a dia das empresas, como reputação e diversidade & inclusão, fundamentais para construir a relevância das marcas.
“Reputação — os consumidores compram reputação e não produtos”, livro coordenado por Sandra Martinelli e Andrea Roma, com prefácio de Nelcina Tropardi, contou com a participação de 28 lideranças do país.
Já “Reflexões — Diversidade & Inclusão”, de autoria de Nelcina Tropardi e Sandra Martinelli, com prefácio de Juliana Azevedo (Procter & Gamble), e prólogo de Stephan Loerke (WFA), trouxe depoimentos de 14 CEOs e executivos de marcas associadas à ABA.
“A mudança precisa partir de toda organização e os livros da ABA são fontes de apoio, pesquisas e inspiração para os profissionais da nossa indústria”, finaliza Sandra Martinelli.
CONDOMÍNIO MURANO
Permanecer no conforto proporcionado pelo empreendimento e ainda usufruir de prainha particular banhável, com extensão de 2.040 m², toboágua, areia e água tratada com sal. Assim é o Condomínio Murano, localizado na praia de Capão da Canoa, no Km 37 da Estrada do Mar, no Litoral Norte gaúcho. Inspirado nos mais luxuosos resorts internacionais e projetado com design totalmente artístico, a incorporadora Pioner & Teixeira Empreendimentos, à frente da obra, traz a ideia como uma das grandes atrações do local.
Prainha particular – Realmente deslumbrante, aprazível e com água transparente, a prainha foi montada como se fosse uma grande piscina, com a presença de elementos naturais em sua formação. São mais de 1,5 milhão de litros de água tratada com sal, 360 toneladas de areia no entorno e 180 toneladas de pedra, o que torna o lugar um verdadeiro Caribe em meio à estrutura do condomínio. O tratamento da água, para que fique com aspecto cristalino, é feito com geradores de cloro. São equipamentos que produzem in loco cloro natural, de alto poder antisséptico e menos prejudicial à pele. Assim, o único insumo utilizado é o sal, que é colocado em um reservatório dentro do aparelho, fazendo a eletrólise e, produzindo, desta forma, o hipoclorito de sódio, que é armazenado e adicionado à água, deixando-a limpa, leve e livre de micro-organismos. Tudo de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária.
Condomínio – Entregue oficialmente aos moradores, a primeira das quatro fases do Murano engloba 106 casas já para uso neste verão, bem como a infraestrutura completa, o que totaliza aproximadamente 25 mil m² de área construída, desde sua apresentação. Já a segunda fase do condomínio, com 100% das unidades vendidas, deve ser entregue em novembro de 2022. A etapa três, em novembro de 2023, e a quatro, que será entregue em novembro de 2024, deverá ser lançada em breve.
Infraestrutura – Além da prainha, a área de lazer oferecida pelo Murano possui exclusivo Club House, com piscina ao ar livre, cinema, academia, salão de festas, e ainda áreas kids e gourmet, e Quadra Beach Poliesportiva, garantindo diversão para a família inteira, independentemente da idade. O empreendimento também terá seu Beach Club à beira mar, oferecendo suporte e conforto quando os moradores estiverem nas areias da beira mar de Capão da Canoa. Toda essa estrutura de uso comum já está em funcionamento para utilização dos condôminos.