NOTAS DA SEMANA – 25.08.2023

fran

ENTREVISTA COM FRANCESCO SIMEONE

1. Quem é Francesco Simeone?

Sou um apaixonado pela vida, italiano de nascimento mas brasileiro de coração. Me defino um empreendedor digital, a inovação sempre foi minha principal paixão, entendida como progresso tecnológico mas acima de tudo como melhoria do dia a dia das pessoas… E é isso que faço principalmente no meu trabalho, inovar. Além disso sou um líder que tem o grande privilégio de ter uma equipe unida, preparada, com uma cultura empresarial forte e compartilhada, onde a confiança e carinho são recíprocos entre todos. Esses pontos fazem de mim uma daquelas pessoas que vêm descritas por aquele ditado de Confúcio “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”.

2. Uma empresa de mobile marketing internacional está surpresa com o desempenho no mercado brasileiro?

Não, na Logan sempre soubemos que o potencial do Brasil é enorme e destinado a ser o motor econômico de toda nossa operação em Latam. Com certeza não foi um desafio fácil, a concorrência no País é grande e gera a necessidade de se reinventar continuamente, estando sempre algum passo à frente dos outros, mas os resultados estão dizendo que estamos fazendo nosso dever de casa direitinho mas precisa manter o foco e ficar antenados always on nas necessidades do mercado para ter um produto “vivo” que possa ter a flexibilidade necessária para adaptar-se a um mercado cada vez mais inquieto.

3. A empresa vem crescendo e aprimorando suas bases no mercado, o que atribui a esse sucesso?

Uma das grande virtude da Logan é com certeza a cultura empresarial, e o estilo de liderança que tentamos emplacar desde o começo, por isso somos uma das empresa com o menor turnover do mercado, grande parte dos profissionais que tenho a honra de ter na minha equipe estão conosco há muitos anos e isso é um diferencial enorme se pensarmos nas dinâmicas do nosso mercado, então o capital humano com certeza tem uma responsabilidade grande do nosso sucesso. Além disso, a velocidade de adaptação e o growth mindset são elementos sem dúvida decisivos, na Logan não sabemos o que é ficar na zona de conforto, estamos continuamente em busca de melhorar, crescer e ser relevantes, a esse escopo tudo que fazemos é orientado em gerar sinergias entre dados, tecnologia e pessoas.

4. Francesco com os amigos e na vida bela?

Sim, sem dúvida, acredito ser uma pessoa que para ser feliz, seja na vida pessoal e profissional, usa as armas mais poderosas de todas: o sorriso, a educação, a gentileza, a boa energia e o otimismo. Um poeta famoso do meu País de origem, o Tonino Guerra, falava que “o otimismo é o perfume da vida”, eu tento fazer disso um mantra. Como disse no começo da entrevista sou apaixonado pela vida, para isso acontecer nos dias de hoje, o otimismo é fundamental.

COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 11 – Por quê eles fazem sucesso?

Acompanhe o 11º episódio da segunda temporada do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo  com o tema “Por quê eles fazem sucesso?” e que foi apresentado na segunda-feira (21) através do nosso canal do Youtube e do Spotify. Nesse episódio contamos com os participantes: Adriana Schwarz, Fundadora da A Casa da Mídia, Fernando Curi, empresário de mídia, Lucas Pontes, Diretor Geral na JC Comunicações e Simone Sotille, Chief Visonary Officer da Match Conexões.

A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.

MOOVE

A agência Moove brilhou na premiação do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político com a conquista de seis troféus de ouro, sete de prata e cinco de bronze, no 3º Prêmio Camp da Democracia, que contou com a participação de mais de 500 trabalhos inscritos por empresas de todo o Brasil. A diversidade e a relevância da competição reforçam a importância do Prêmio Camp como o mais prestigioso reconhecimento no campo do marketing político em nosso país.

SINAPRO RS

Um fórum à altura da relevância dos 45 anos do Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS). Assim pode ser resumido o Frente a Frente Especial dos 45 anos do Sinapro-RS, realizado no dia 16 de agosto (quarta-feira), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O principal fórum de lideranças do mercado publicitário gaúcho teve casa cheia com a presença expressiva de 140 líderes das principais agências do RS, presidentes dos Sinapros de todo país e diretores da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), além do presidente da entidade Daniel Queiroz. Isso porque, em comemoração aos 45 anos do Sinapro-RS, o Ecossistema Sinapro/Fenapro trouxe para o Rio Grande do Sul o Encontro das Lideranças da Propaganda em 2023, que reuniu cerca de 30 líderes empresariais e associativos dos diversos estados para discutir as iniciativas que podem contribuir para o fortalecimento de toda a indústria da comunicação e dos Sinapros.

O convidado especial para palestrar no evento foi escolhido a dedo pelo Sinapro-RS: Filipe Bartholomeu, um dos profissionais da propaganda mais destacados do país. CEO da AlmapBBDO, ele foi eleito Dirigente da Indústria da Comunicação no Prêmio Caboré 2022 e Publicitário do Ano no Colunistas São Paulo 2022, e brindou os participantes com insights e reflexões sobre “O novo híbrido na indústria da Propaganda”. A explanação percorreu por modelos de trabalho, gestão, cases de sucesso como a recente campanha da Volkswagen que colocou Maria Rita e Elis Regina para cantarem juntas por meio da Inteligência Artificial, até as revoluções tecnológicas e o impacto positivo que o uso da tecnologia pode ter nos negócios das agências e como isso esbarra nos temas mais éticos, jurídicos e legais. “É como que a gente lida com esse mundo maluco de convivência com as máquinas, com a tecnologia, com o algoritmo, com a Inteligência Artificial generativa”, resumiu o palestrante.

Em sua apresentação, Bartholomeu posicionou-se a favor do modelo híbrido e da tecnologia como ferramenta, um meio e não o fim, enfatizando que essa é uma realidade sem volta e que veio para ficar. Por isso, é preciso superar o medo da novidade. “A única certeza que eu tenho é que quem não abraçar o novo ficará para trás. E o novo está também na tecnologia. Como indústria criativa estamos aprendendo a língua da máquina, que é o modelo híbrido. Nesse contexto a mediocridade será gratuita e vai ser bem-sucedido quem for muito criativo, porque o ChatGPT não tem sensibilidade”, ponderou.

O publicitário também destacou três pontos essenciais para a gestão das agências: produto, pessoas e processo – esse considerado o calcanhar de aquiles das empresas do setor. E defendeu que a comunicação de uma marca só funciona se estiver ancorada em uma boa ideia, porém as boas ideias precisam estar alinhadas com três importantes verdades, traduzidas na verdade da marca, das pessoas e do momento.

Juliano Brenner Hennemann, presidente do Sinapro-RS, anfitrião do evento, afirmou sair feliz e extremamente satisfeito com o momento ímpar que a entidade proporcionou ao mercado. Para ele, a escolha de Filipe Bartholomeu foi assertiva. “Acredito que o Sinapro-RS marca muito bem esses 45 anos. Quem a gente mais gostaria que estivesse aqui, esteve. E o Filipe foi brilhante. Era a pessoa mais adequada para a gente comemorar esses 45 anos que passaram, mas muito mais do que isso, para a gente olhar com um ponto de vista contemporâneo para os 45 anos e para tudo que vem pela frente.” O dirigente destacou, ainda, a riqueza do conhecimento compartilhado, oportunizando que cada agência, com as suas características, com seu estilo, tamanho, jeito, modelo de atuação, saia do evento com formas, com olhares, com perspectivas que pode aplicar amanhã. “Eu acho que todo mundo que sai do ‘Frente a Frente’ pode fazer o dia de amanhã melhor na sua agência”, complementou, reforçando que a iniciativa faz parte do pilar de Gestão do Sinapro-RS, que tem como propósito potencializar o ambiente de negócios das agências. Com os conhecimentos e ferramentas compartilhadas nesses encontros, a entidade reafirma o seu compromisso com o fomento da gestão das associadas e com o desenvolvimento de todo o mercado.

Na abertura do Frente a Frente Especial dos 45 anos do Sinapro-RS, o presidente Juliano Brenner Hennemann apresentou a atual diretoria da entidade e fez uma homenagem aos dois últimos presidentes que o antecederam e que abriram caminhos para a atuação do Sinapro como Sistema. Delmar Gentil e Fernando Silveira subiram ao palco e foram homenageados com uma salva de palmas do público e um saca-rolhas automático como presente.

Presente no evento, Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, elogiou a energia do Frente a Frente e manifestou sua satisfação em ver tantas lideranças do setor reunidas em busca de conhecimento e de troca de experiências. “Se a gente quer um mercado forte, a gente precisa de pessoas fortes”, ressaltou. Na avaliação de Queiroz, a escolha de Bartholomeu para palestrar no encontro foi muito acertada, não só por tratar do tema Inteligência Artificial, que está em pauta no momento, mas por toda a trajetória de mais de 20 anos que ele tem no mercado. “É um profissional que traz muita experiência para nós, entre elas essa vivência da IA inserida no negócio.”

Para Dudu Godoy, vice-presidente executivo da Dentsu Aegis Network e presidente do Sinapro-SP, foi “excelente ter um speaker com uma história, não só da AlmapBBDO, que compõe a publicidade brasileira. Considero muito importante participar desse momento, até mesmo para aplicar os aprendizados nos diferentes mercados, pois não existe mais a fronteira do estadual e nacional. Nós fazemos, hoje, as coisas muito conectadas. Isso faz com que a gente faça conexão de um com outro, pessoas com pessoas, e a agência está no meio dessa relação”, afirmou. Godoy é também vice-presidente da Fenapro, do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (Camp) e do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp).

Pela primeira vez participando presencialmente de um Frente a Frente, Paulo Roberto Noronha, sócio-diretor da BRA, braço digital do grupo RBA, de Novo Hamburgo, avaliou positivamente a experiência. “O evento atendeu totalmente as minhas expectativas. Primeiro, porque o tema criatividade ganhou novo status no contexto da comunicação, atualmente voltado para a importância da análise de dados. Depois por abordar, dentro desse mesmo enfoque, a questão da precificação da remuneração das agências, questionando o Time Sheet, custo do homem/hora versus o impacto que uma ideia tem nos resultados de imagem e do financeiro do cliente”, pontuou.

FALA 42+

Você com certeza já ouviu falar em etarismo – o preconceito com pessoas em virtude da idade. Principalmente, porque foi convidado a colaborar com a pesquisa Fala, 42+. O projeto e o estudo foram realizados pela ARP – Associação Riograndense de Propaganda, Aamaros Consultoria e [Ox]igênio Lab, com o apoio da Integrada Comunicação.

Agora, estamos ansiosos em compartilhar cada descoberta com você e, por isso, convidamos você a conferir os resultados dessa pesquisa e compreender o que pudemos descobrir sobre o etarismo no mercado da propaganda!

Para ficar por dentro do assunto e conferir como o etarismo se faz presente com base em evidências, a ARP estará proporcionando um evento aberto ao público e gratuito no dia 28/08, às 19h. Na ocasião, as responsáveis pelo estudo, Adriana Amaro (head de estratégia da Aamaros) e Maria Carmencita Job (Head de Pesquisa da [Ox]igênio Lab) detalharão os resultados encontrados.

O evento será realizado no auditório da ARP (Rua Tobias da Silva, 120, andar térreo – Moinhos de Vento), em Porto Alegre.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: SERÁ QUE TUDO É LEGAL?

A inteligência artificial já está sendo amplamente utilizada por diferentes profissionais – seja na otimização de tarefas ou em inovações criativas. No mercado da publicidade, não seria diferente. Mas, como nem tudo são flores, é necessário estar por dentro da legislação para aproveitar ao máximo o potencial dessas ferramentas sem ter nenhuma dor de cabeça.

Foi sobre esse assunto que os advogados Eliza Cerutti, sócia-fundadora do CSMC Família e Patrimônio, e Marco Antônio Campos, sócio-fundador da Campos Escritórios Associados, falaram no evento “Inteligência Artificial: Será que tudo é legal?” que aconteceu na última quinta-feira (24), no Hotel Swan Generation. E, mais uma vez, o tema da Palestra ARP encantou todos os que estavam presentes com muito conhecimento transmitido pelos Doutores Marco Antônio e Eliza.

GANG

Trazendo a expressão criativa como norteador, a Gang reinaugura sua icônica loja do Shopping Iguatemi, localizada no 2º andar. Com um layout que acompanha as principais tendências internacionais na área de retail, o espaço traduz o propósito da marca e o seu comprometimento com a liberdade criativa. “Estamos muito felizes em trazer para o nosso cliente um espaço de inspiração. O design dessa loja é único na nossa rede e ele reforça nossa identidade jovem”, declara a CEO da Gang, Ana Luiza Ferrão Cardoso.

Desenvolvido em parceria com o escritório de arquitetura Lubianca, de Porto Alegre, a nova loja é feita para inspirar. Já na fachada, o uso de elementos na vertical possibilita um ar de movimento. Conforme o ângulo de visão do cliente, a fachada torna-se toda azul ou em cor madeira. No layout interno, diferentes cenários foram criados, possibilitando uma jornada para aproximar o cliente da marca. Isso se apresenta nos diferentes materiais usados: madeira para acolher, revestimento cimentício em forma de tijolinho para passar a sensação do artesanal e a telha na área dos provadores para representar o urbano. Destaque para peças como jeans, conhecidos pela excelência na modelagem e na qualidade da Gang.

A loja é um espaço de encontro, que possibilita uma proximidade com o público e personaliza a experiência de conexão com a marca. 
A pauta da sustentabilidade e o viés da economia circular também estão presentes na marca e na nova loja. Atualmente, a Gang recolhe e recicla todos os materiais de comunicação, evitando o descarte inadequado dos resíduos plásticos. Além disso, a empresa prioriza fornecedores locais, que tenham certificações ambientais e de boas práticas sustentáveis.

Em parceria com o Instituto Lins Ferrão, pilar de responsabilidade social e meio ambiente do Grupo Lins Ferrão, a Gang do Iguatemi oferece um espaço para coleta de jeans usado.

Segundo Ana Luiza, dar uma nova vida aos jeans, ressignificando-os e transformando em novas peças e acessórios é uma maneira de incentivar a economia circular. “Isso é uma pauta obrigatória para nosso Grupo Lins Ferrão”, afirma.

Recentemente a Gang apresentou sua nova marca, que conta como um design de linhas mais fluidas e minimalistas. Criada pela Nektar Design, ela traduz ainda mais o DNA jovem da Gang e sua constante conexão com a moda.

FRUKI

A Fruki Bebidas chegou à Expoagas 2023 apresentando uma série de novidades aos supermercadistas do Rio Grande do Sul. Atenta às tendências do setor e da indústria, a empresa mostrou produtos que prometem movimentar o mercado.

A grande novidade são os pré-lançamentos em embalagens lata sleek de água mineral Água da Pedra com e sem gás e linha de águas saborizadas, previstas para novembro de 2023. Os sabores que estarão à disposição dos consumidores nos pontos de venda são abacaxi e hortelã, frutas vermelhas, limão e alecrim. A marca ganha, ainda, nova identidade visual.

“A nova linha de Água da Pedra chega para atender à necessidade dos consumidores que buscam por produtos saudáveis e com sabor. As latas são recicláveis e, hoje, no Brasil, recicla-se 100% das latas de bebidas, reforçando o compromisso de evoluções cada vez mais sustentáveis da Fruki Bebidas. Além disso, a identidade visual foi modernizada para melhor atender clientes e consumidores da marca”, salienta Júlio Eggers, diretor-comercial da Fruki Bebidas.

Além do pré-lançamento dos cinco SKUs de Água da Pedra, a Fruki também lançou o energético Elev sabor Coco e Açaí, que chega em setembro nas versões Pet 2 litros e lata 473ml. O novo Elev Coco e Açaí será o quinto sabor desde a reformulação das embalagens da marca e surge a partir de pesquisas e monitoramento do mercado.

De acordo com o Innova Data Base, os lançamentos de energéticos no Brasil, em 2022, tiveram alta de 10% na comparação com o ano anterior. Segundo o mesmo levantamento, o país ocupou, também em 2022, o primeiro lugar em lançamentos e valor de vendas deste tipo de bebida. Dentre os preferidos apontados pelo público, estiveram as versões Zero, Frutas Tropicais e Açaí. Completam a linha de Elev os sabores Frutas Tropicais, Guaraná e Maracujá, Maçã Verde, Original e Original Zero Açúcar.

Os novos produtos da Fruki Bebidas foram apresentados em primeira mão para o público do setor supermercadista durante a Expoagas, que ocorreu nos dias entre 22 a 24 de agosto no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.

SINDILAT RS

A 46ª edição da Expointer dará o pontapé inicial na discussão sobre balanço de carbono na evolução da pecuária de leite, corte e grãos. O Seminário RS Carbon Free vai reunir, pela primeira vez, produtores, pesquisadores, professores, estudantes e representantes de entidades públicas e privadas para trocar informações, estudos e experiências relacionados ao tema que tem ganho cada vez mais espaço no processo de tecnificação da produção.

A programação se estenderá ao longo de dois dias: terça e quarta-feira (29 e 30/8) na Casa da Indústria de Laticínios, espaço do Sindilat/RS, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A abertura será terça-feira, às 9h. Os temas relacionados à mitigação e ao balanço do carbono serão discutidos em 12 palestras e duas mesas-redondas que contemplarão desde as estratégias para uma agricultura de baixa emissão de carbono, chegando aos desafios para o setor produtivo frente à economia verde. Ao final, será apresentado e assinado um protocolo sobre a cultura de carbono para o Rio Grande do Sul.

O evento é uma promoção do Sindicato das Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat/RS) e do Sebrae/RS, com o apoio das Embrapas Pecuária Sul, Gado de Leite, Pecuária Sudeste, Trigo, Meio Ambiente e Clima Temperado, além da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS (Seapi) e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (SEMA).

A articulação está a cargo do Sindilat/RS. “É uma ação planejada há muitas mãos e que vai garantir pioneirismo para o Rio Grande do Sul, tanto por iniciar a discussão sobre um tema tão latente para qualificar a produção, quanto pelo fato de que o resultado desta ação poderá ser balizador de uma política de Estado”, destaca Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindicato.

COMPLIANCE TRABALHISTA NA SOCIEDADE DIGITAL

Um tema bastante recorrente e que muito vem sendo debatido na sociedade é as mudanças nos vínculos entre empregador e funcionários nas relações de teletrabalho. A pandemia foi a principal responsável por essas modificações, mas ainda traz algumas dúvidas e inseguranças sobre a produtividade do colaborador.

“O trabalho remoto, as novas rotinas tecnológicas e a nova forma de entrega dos trabalhadores ainda estão muito ligadas aos conceitos anteriores da relação de emprego. O home office já é realidade, mas as empresas não conseguem se desprender da fiscalização do horário, de supervisionar se o funcionário está logado, quando o que realmente deveria importar é a entrega e produtividade’, destaca Carolina Spina, advogada trabalhista, mestre em Direito pela PUCRS e professora. Carolina é uma das participantes do Congresso de Direito do Trabalho: Relações de Trabalho na Sociedade Digital, que será realizado nos dias 25 e 25 de agosto, em Florianópolis, pela Associação dos Magistrados do Trabalho de Santa Catarina.

Carolina Spina vai explanar durante o Painel Compliance Trabalhista na Sociedade Digital, no sábado, 26, às 10h30. “Vou levar aos colegas um pouco da minha experiência e trabalhar esses conceitos, que é a noção da sociedade digital e os reflexos nas relações de emprego”, conclui Carolina.

MODA ALEGRE

Dar voz a 20 mulheres de comunidades carentes da capital gaúcha, que começaram do zero, e, por meio da costura, estavam determinadas a vencer. Esse é o foco do livro “Moda Alegre”, resultado do programa de mesmo nome, lançado oficialmente em 2019, por sua idealizadora e CEO, a advogada e digital empreendedora social Tainá Vidal, juntamente com a vice-presidente de Expansão e Carreira do projeto, a psicanalista Sirley Carvalho. As histórias de cada uma delas, integrantes deste universo, são contadas por capítulos nas 272 páginas da publicação, que tem a chancela da Editora Leader, pioneira na busca pela igualdade de gênero.

“Por meio do livro Moda Alegre podemos mostrar para outras mulheres em diversas localidades do País, sua potência e possibilidade de pensar o empreendedorismo, mudando suas realidades e de suas comunidades”, enfatiza Tainá Vidal.

No livro são apresentadas as trajetórias dessas guerreiras, que têm a coragem e a inspiração em seu DNA, características fundamentais para quem deseja empreender, seja no ramo que for. Suas histórias de superação, através da arte de costurar e da busca pelo empreendedorismo, são abordadas como cases reais, demostrando que é possível a essas mulheres conquistarem espaço e efetiva participação no mercado de trabalho. O exemplar traz o caminho percorrido de uma por uma, expondo seus percalços, desafios e preconceitos, bem como as diferentes estratégias que tiveram de aprender e colocar em prática para alavancar seus negócios.

A obra estará à disposição na livraria Cultura, pelo valor de R$79,90, ou pelos QR Codes das coautoras, que podem ser acessados diretamente em suas redes sociais, e, neste caso, com percentual de 15% revertido para elas. É possível ainda solicitar o livro pelo @modaalegre. Já instituições públicas e privadas, que quiserem adquirir os livros do Projeto Moda Alegre para divulgar o programa, e, assim, colaborar com sua continuidade, podem comprar por lotes. A venda é diretamente pelo Instagram, por meio do direct, e site do Moda Alegre https://modaalegre.com.br/. A edição conta também com embaixadoras, que investiram financeiramente, possibilitando que a publicação se tornasse realidade, além de empresas patrocinadoras, que acreditaram na firmeza dessas e de tantas outras representantes do sexo feminino que virão, de vencer na vida e se tornarem capacitadas e donas de seus próprios negócios.

“Trabalhar em prol do empreendedorismo feminino é acreditar na força das mulheres, que, por meio dessa oportunidade, contribuem para suas comunidades e para a economia do País. É uma iniciativa que tem o poder de nos surpreender a cada dia, tendo, sempre, algo novo a ser desenvolvido”, evidencia Sirley Carvalho.

Projeto Moda Alegre – O programa de empreendedorismo social “Moda Alegre” começou a ser concebido em 2017, sendo oficialmente lançado em 2019, culminando, agora, com a publicação do livro homônimo. O Moda Alegre “trilhas de conhecimento” é um projeto de capacitação profissional, de educação socioemocional, que potencializa a economia circular, colaborativa, liderança feminina e desenvolvimento local. A iniciativa atua com base em três pilares concomitantemente: educação, geração de renda e valorização pessoal.

Na dimensão valorização, são trabalhados o valor e a história delas como mulheres, potencializando, assim, suas aptidões de empreendedora e profissional. Ainda é abordado o valor geracional da profissão de costureira, ressignificando essa habilidade, fortalecendo, desta forma, o potencial do RS, que consegue ter a cadeia completa da moda, alavancando, desse modo, esse tão importante setor integrante da economia do estado.

PSORÍASE BRASIL

Com o objetivo de auxiliar os pacientes com doenças crônicas e autoimunes de pele, a ONG Psoríase Brasilrealiza o 2º Simpósio Doenças Crônicas de Pele e a Jornada do Paciente, dia 29 de agosto (terça-feira), a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da associação e abertura à participação gratuita online e presencial de pacientes, profissionais de saúde e interessados. Este ano, a associação inovou no formato e fará um programa estilo auditório a fim de fomentar a interação do público e sanar dúvidas acerca de diagnósticos, tratamentos, qualidade de vida, além de tentar minimizar a dura jornada do paciente com doenças crônicas e autoimunes de pele. A iniciativa também visa informar e debater as políticas públicas e a cobertura dos planos de saúde à psoríase, dermatite atópica, vitiligo, urticária crônica espontânea e hidradenite supurativa.

O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia Secção Rio Grande do Sul (SBD-RS) e tem como convidadas no palco as médicas dermatologistas Juliana Catucci Bozza, Clarissa Prati e Jaqueline Barboza; a gastroenterologista pediátrica Lúcia Cristina Muller, e as pacientes Roberta Almeida de Souza (psoríase), Jéssica Tauane (hidradenite supurativa) e Mariana Augusta Freire(dermatite atópica). Com a mediação da jornalista Ana Paula Dixon e a presença de público online e presencial, a Psoríase Brasil busca dar voz e espaço aos pacientes para esclarecerem suas dúvidas e trazer ao debate público a situação dos pacientes no Brasil.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.