NOTAS DA SEMANA – 26.08.2022

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ENTREVISTA COM RENATO MESQUITA:

1. Quem é Renato Mesquita?
Essa pergunta é muito instigante e reflexiva, pois entendo que a melhor maneira de respondê-la seria a partir das observações feitas por aqueles que te lêem e analisam. Talvez, e essa não é uma resposta absoluta, a gente nunca saiba exatamente quem a gente realmente é. Mas, a experiência, a vida, a casca formada ao longo do tempo, bons amigos, a família e uma boa terapia ajudam a construir essa massa crítica e essa compreensão.
Dito isto, me considero um cara sereno, como diriam os meus filhos. Um cara que respeita a natureza com a qual veio ao mundo, ou seja, por ter duas orelhas e uma boca, ouve mais do que fala, como ensinava o meu pai. Um cara que aprendeu a lidar com as suas barreiras e limitações e a potencializar as suas virtudes, com a ajuda do meu terapeuta. Um cara franco, direto, sincero, que forma sua opinião ouvindo, lendo, trocando ideias. Um cara leal, com princípios e valores. Um cara bastante reservado, caseiro, que curte a casa e a família. Um cara que se diverte com os amigos com boas risadas, degustando uma boa comida, um bom vinho e uma boa música.
A parte engraçada e curiosa da pergunta é o que esse jeito de ser significa para as pessoas. Em especial, para aqueles que não tem comigo um convívio mais próximo. Por vezes recebo esse feedback, quando existe a devida aproximação. E a ideia moldada ao longo da vida indica que esse jeito de ser por vezes é interpretado como um cara fechado ou de difícil acesso ou antipático ou pacato.
Confesso que sempre lidei com isso de uma forma madura e construtiva, afinal quem sou eu para desmerecer a opinião e percepção alheia. Ao contrário é insumo para o meu processo de vida.
A meu favor tenho apenas a dizer, como diria o Belchior, “que sou apenas um rapaz latino-americano”, que ouve muita música, que lê e estuda muito, conversa muito, troca muito, trilhando o seu caminho. Um rapaz que está começando uma nova aventura depois dos seus 55 anos: encarar o empreendedorismo de frente com a NR Lidera Business Intelligence junto com a Neca Hickmann.
Pois é, parafraseando o J.Silvestre, essa é a minha vida, uma vida feita de desafios profissionais e pessoais que sempre, assim como agora, exigiram muita, mas muita imposição. Desde encarar o desafio de lecionar, com toda timidez, com 25 anos, para uma turma de pós-graduação muito mais adulta e muito mais experiente, até encarar a vida aos 37 anos depois de perder um filho. Costumo dizer que um dia essas memórias entre outras ainda irão render um livro, pois hoje consigo falar abertamente um pouco sobre tudo.
2. Nas 4 linhas qual a melhor ponta para estar no mercado? Cliente, Veículo,
Agência?
Honestamente, não penso que exista uma melhor ou uma pior ponta. Existe o momento presente. Isso sim. Tive o privilégio de viver de forma consistente as 3 pontas. E entendo que essa vivência surgiu no momento certo da minha formação profissional. Ao todo já são 38 anos de trajetória, distribuídos dentro dessa matriz. Cada experiência foi vivida com muita intensidade. E essa questão me parece central: viver intensamente o momento. A vida profissional é uma troca. Você entrega sua capacidade de penso e execução e absorve experiência, conhecimento e network. O importante não é a ponta em que você está e sim como você está lidando com isso, o quanto você está aproveitando o momento. Claro que possivelmente o melhor aproveitamento se dê na fase de desenvolvimento da sua curva de vida profissional. E o momento vivido em uma das pontas que coincidir com essa fase de desenvolvimento, de certa forma, trará a ideia de ser o melhor de todos. Mas, certamente não pela característica do negócio (ponta) em si, e sim pelo contexto.
Penso que cada negócio, agência | veículo | cliente tem características suficientemente fortes para propiciar uma experiência rica e construtiva para um profissional. O importante é que o profissional saiba transitar com inteligência dentro desses contextos. Como não poderia deixar de ser, nessa nova aventura profissional deflagrada em meio a pandemia, estou junto com a minha sócia desbravando uma quarta ponta deste ambiente de negócios. A ponta do fornecedor ou do parceiro estratégico. Uma parceria de serviços de inteligência para que cada um (agência, veículo e cliente) possa explorar com mais eficácia e eficiência suas ações e investimentos em mídia. E dentro do que eu enalteci anteriormente, esse é o meu momento, portanto essa pra mim é a melhor ponta. É a ponta que estou vivendo. Durmo, acordo, almoço pensando em dados e analytics, e gosto disso.
3. O que atrapalha?
Isso dá uma tese. Mas resumindo, talvez atrapalhe o fato de explorarmos um tema ainda muito novo. Por mais que se fale em dados, análises, BI, e por aí vai, inteligência competitiva é um tema muito raso na prática e na execução. Ainda mais no contexto do ambiente da comunicação e do marketing.
Como tudo que é novo, provoca questionamento, gera dúvida, desconfiança, e, portanto, o processo de tomada de decisão acaba sendo mais lento. O importante é acompanhar o movimento dessa tendência que é cada vez mais forte e contabilizar os avanços que estamos tendo principalmente fora do RS. Além da construção de uma carteira de clientes robusta, qualitativamente observamos o avanço da compreensão do que pode ser feito com os dados, da compreensão de que a mensuração pode fortalecer decisões mais assertivas e da compreensão de que a ciência pode e deve interagir com a criatividade no sentido de ajudar a qualificar o processo e a direcionar com mais precisão os investimentos. E claro, da compreensão da importância da construção de relações sólidas entre todas as pontas no longo prazo.
4. O final de semana, intenso ou tranquilo?
Gosto de um final de semana sempre tranquilo, junto dos meus, da minha família. Nada como um churrasco, séries, um cineminha, um show de vez em quando, um papo descontraído com os amigos, namorar a minha esposa, uma ida no Janga para lagartear nessa época do ano e muita leitura. Não tudo ao mesmo tempo por óbvio.
O lado mais intenso do fim de semana eu deixo por conta do Inter, que como todos sabem notadamente tem sido de altos e baixos, uma montanha russa de sentimentos e emoções. Sim, gosto de ir ao Beira Rio, por vezes é melhor ir lá do que no cardiologista. Afinal, ambos zelam pelo mesmo órgão. Ah, e quando necessário, e tem sido recorrente, nessa fase empreendedora, final de semana também é um espaço de tempo de muito trabalho. E esse tem sido o meu momento de vida.
Posso dizer que, com todas as cicatrizes da vida, me sinto um guri atento e feliz, vivendo com muita intensidade cada minuto, cada nova experiência e com muitos planos. Planos ambiciosos para a empresa junto com a minha sócia, planos de fortalecimento do conhecimento com cursos específicos já selecionados e não menos importante planos de retomada de aulas de baixo interrompidas na minha adolescência só para preencher com mais qualidade o meu final de semana.

EXPOINTER

O evento conta com um grande volume de mídia em exposição.

O Brasil e países vizinhos garantem impactos da comunicação.

São 45 anos que serão muito bem celebrados.

REDE PAMPA

A partir deste sábado (27/08), a Rede Pampa realiza a completa cobertura da 45ª edição da Expointer, transmitindo, ao vivo, mais de 40 horas de conteúdos inéditos sobre a tradicional feira agropecuária, considerada a maior em exposição de animais da América Latina, na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul.

Durante os 9 dias da feira, a Rede Pampa direciona seus consagrados veículos à mais grandiosa cobertura multimídia do evento, diretamente de seus estúdios panorâmicos, localizados na Casa da Pampa, no Parque de Exposições Assis Brasil, onde conta com toda estrutura e equipe para realização de conteúdos de televisão, rádio, jornal e mídias digitais, em um ambiente de redação integrada, plural e conectada diretamente com os acontecimentos da Expointer.

O presidente da Rede Pampa, Alexandre Gadret, ressalta a intensa preparação do grupo gaúcho para surpreender o público na cobertura jornalística do evento: “A Rede Pampa está engajada a seguir oferecendo a toda população gaúcha a melhor cobertura jornalística da Expointer de todos os anos, transferindo seus estúdios, seus programas e seus grandes profissionais para a Casa da Pampa, conhecida por todos como o coração da Feira”.

A cobertura jornalística da Rede Pampa na Expointer carrega a tradição das reconhecidas atuações anteriores e de integral apoio ao agronegócio gaúcho e brasileiro. A Casa da Pampa tem sido, há anos, o point jornalístico na Expointer, possuindo estúdios panorâmicos de televisão e de rádio, redação multimídia, auditório para eventos, deck externo para gravações e reuniões especiais, além de restaurante próprio com equipe qualificada, pronta a oferecer o melhor serviço de gastronomia gaúcha. “A Rede Pampa está preparada para acompanhar cada movimento da Expointer com programas especiais de televisão e de rádio, cobertura completa no Jornal O Sul e no portal osul.com.br, além de intensa atualização em nossas redes socais, garantindo as notícias em primeira mão aos nossos telespectadores, ouvintes, leitores e seguidores”, acrescenta Gadret.

O vice-presidente da Rede Pampa Paulo Sérgio Pinto adianta, com entusiasmo, a mobilização do grupo gaúcho para a cobertura desta edição do evento: “Nós somos presença permanente na Expointer e, já no domingo (28/08), teremos nosso consagrado “Troféu Senar O Sul”, na Associação Leopoldina Juvenil, que este ano trará os “trigos” como forte elemento cênico, celebrando as 15 personalidades que serão homenageadas junto a parceiros como Senar, Farsul, Sicoob e Rio Grande Seguros. Este ano, estrearemos nossa Casa da Pampa totalmente remodelada, com identidade visual renovada, que será palco de grandes encontros, eventos e homenagens. Teremos o grande Fórum da OAB, com figuras proeminentes da área judiciária nacional, além de uma intensa programação, que também inclui a recepção da diretoria da GM e de suas concessionárias. E uma das maiores novidades deste ano é a realização do “1º Fórum Agro Inovação, Presente e Futuro – Banrisul e Rede Pampa na Essência da Economia Gaúcha”, no dia 01/09, seguido da realização do “Troféu Banrisul/Rede Pampa – Destaques do Agro”, premiação que homenageará as personalidades e entidades que mais se destacaram no agronegócio no último ano, com parceria da Cotrijal.”

As transmissões ao vivo da 45ª edição da Expointer terão início neste sábado (27/08) e somarão mais de 40 horas de programação até o final do evento, no domingo (04/09).

COMO FAZER ENTREVISTA

Você convida alguém para participar de uma entrevista em um programa e marca seu tempo para falar e responder as perguntas.

Aí o que acontece: O Entrevistado consegue falar por 35% do tempo lhe dado e o entrevistador ocupa 65% do tempo.

Mesmo com toda esta indelicadeza, o entrevistado era tão bom que a audiência que vinha em estabilidade subiu consideravelmente, batendo o recorde do ano.

CONEXÃO ARP-GRUPO DE MARKETING

Dia 01 de Setembro às 18hs acontecerá o encontro do Grupo de Marketing no hotel Swan Genaration localizado na Avenida Cristosvão Colombo, nº 3192.

Será um bate-papo com Alice Oliveira, Global Social Media Integration Director da Dell Technologies.

O evento é exclusivo para associados e conta com capacidade limitada.

ONE

Uma iniciativa da ARP – Associação Riograndense de Propaganda com as principais entidades representativas do nosso mercado: ABAP, SINAPRO-RS, SEPRORGS, ABRADI e agora a nova AnaMid.

Dia 30 de agosto, às 18h, teremos a segunda edição que acontece na Fábrica do Futuro.

O formato do evento é um happy hour descontraído.

Venha participar da conexão do mercado de comunicação do RS.

Inscrições no site: www.onehappy.tec.br

SPR

A SPR, uma das principais agências do Rio Grande do Sul e da Região Sul, completa 25 anos de atuação no mercado da comunicação neste mês de agosto e comemora a data fazendo o que sabe e faz melhor: campanhas publicitárias. A campanha criada para celebrar o aniversário destaca o que diferencia a agência no mercado, que é transformar coisas comuns em extraordinárias, utilizando criatividade, estratégia e ousadia. Foi assim que a equipe de criação chegou a uma verdade para os 25 anos da SPR, traduzido no conceito “Só o extraordinário emociona”.

Para ilustrar que só o extraordinário emociona, a agência fotografou aquilo que sempre entrega as nossas emoções: o olhar. E é através do olhar que as peças e materiais da campanha (vídeo, spot de rádio, OOH e cards para redes sociais) mostram que quando a propaganda é extraordinária, ela desperta as mais diferentes, intensas e grandes emoções nas pessoas.

Ao longo desses 25 anos, a SPR tem sido extraordinária não apenas nos projetos, campanhas e estratégias criadas para os seus clientes, mas também nos resultados alcançados. Tanto que o primeiro trimestre de 2022 foi o melhor da história da empresa, consolidando um crescimento de 41% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. Se o orçamento for cumprido, tudo indica que 2022 será também o melhor ano da história da agência, superando 2021, até então considerado o melhor.

“O grande desafio para os 25 anos foi criar uma campanha que celebrasse nossa trajetória de sucesso e evidenciasse aquilo que nos diferencia no mercado: nosso empenho constante para fazer uma SPR melhor, que gera, a cada dia que passa, mais resultados extraordinários. Conseguimos isso gerando valor através da gestão de marcas, campanhas de branding e performance, além de entregas estratégicas de design. O resultado é conseguir criar a emoção que conecta pessoas às marcas e, assim, gerar o extraordinário para nossos clientes e, principalmente, aos clientes de nossos clientes”, afirma o diretor-executivo Juliano Brenner Hennemann.

Confira o vídeo da campanha de 25 anos da SPR em https://abrir.link/8KNGl e mais sobre a campanha e a agência em https://spr.com.br/trabalhos/spr-25-anos-so-o-extraordinario-emociona/

MOINHOS DE VENTO

Um dos seis hospitais de excelência do Brasil, reconhecido pelo Ministério da Saúde, e um dos três melhores da América Latina, segundo ranking das revistas América Economia e Newsweek, o Hospital Moinhos de Vento projeta iniciativas de ampliação dos serviços e investimento em pessoas e transformação digital nos próximos anos. Em linha com seu novo planejamento estratégico, lançado em abril, a Instituição anunciou, na quinta-feira (18), uma reestruturação em sua governança corporativa.
Foram anunciadas duas novas superintendências, que se somam a outras cinco que compõem o Comitê Executivo da instituição: a Superintendência de Responsabilidade Social e Governos, liderada por Luis Eduardo Ramos Mariath; e a Superintendência de Estratégia e Mercado, conduzida por Melina Moraes Schuch.
“A criação destas novas estruturas vem para agregar e ir além em nossos objetivos estratégicos. Estamos em um momento bastante positivo — e essas nomeações reforçam esse crescimento, buscando qualificar ainda mais o trabalho que prestamos à sociedade e à saúde”, celebrou o presidente do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Bier De Araújo Corrêa.
Para o CEO da Instituição, Mohamed Parrini, o hospital está em sintonia com as grandes transformações do setor saúde. “Em menos de cinco anos, houve uma mudança muito significativa neste mercado — o surgimento da Inteligência Artificial, o metaverso, a internet das coisas, entre tantas outras inovações que irão mudar o comportamento das pessoas. Nós estamos prontos para este novo cenário e os novos superintendentes são pessoas plenamente conectadas aos nossos valores e história”, enfatizou.
Desde dezembro de 2020, Mariath liderava a Superintendência de Responsabilidade Social que, agora, recebe também a relação com governos. O executivo pontua que, à frente da nova liderança, atuará para fortalecer parcerias e conexões com o setor público, instituições e entidades representativas. “Temos muito mais a fazer pelo Brasil, cuidando das pessoas e transformando vidas para melhor, com a excelência que marca o Moinhos”, disse.
Um dos destaques da área foi a criação do Instituto Moinhos Social, em 2021, que congrega as iniciativas em favor das populações vulneráveis, com ações nas áreas de educação, saúde, esporte e cidadania. O hospital também integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que realiza estudos, projetos e capacitações que qualificam o atendimento do SUS.
Entre as entregas, está o Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES), inaugurado em 2014, atendendo a uma demanda histórica de Porto Alegre. Grande parte dos profissionais da instituição foi composta por moradores da região, que também receberam qualificação do Moinhos
Para atuar nas transformações do setor e do futuro da saúde, a Superintendência de Estratégia e Mercado vem com foco em inovação e visão estratégica de longo prazo, ampliando a atuação nacional da instituição. “Temos objetivos bem definidos, buscando reforçar nossa excelência não apenas na assistência, mas também na educação e pesquisa”, afirma Melina Moraes Schuch.
A executiva, desde 2021, era Gerente de Estratégia, Inovação e Marketing, liderando iniciativas como a criação do Centro de Inovação Atrion Moinhos. A plataforma foi estabelecida para conectar empresas e startups na área da saúde, integrada à infraestrutura do hospital.
Na área da educação e ciência, a instituição ampliou os espaços de seu Instituto de Pesquisa, com mais de 200 m² dedicados aos trabalhos científicos, que hoje somam mais de 130 estudos ativos com cerca de 200 pacientes. Além disso, neste semestre, será inaugurada a nova sede da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento. O espaço, com 2.627 m², terá capacidade de receber mais de 1.200 alunos por dia, contando com 10 salas de aula, reprodução de um hospital e salas de simulação realística.

TROFÉU GURI

Na terça-feira (30), a Casa RBS recebe a 23ª edição do Troféu Guri, evento da RBS que celebra 12 personalidades do Estado com destaques em suas áreas de atuação e homenagens póstumas a David Coimbra e Armindo Antônio Ranzolin. Com apresentação dos comunicadores Cristina Ranzolin e Pedro Ernesto Denardin, a cerimônia será realizada a partir das 18h.

CANOAS COM TUDO!

Os últimos dias foram desafiadores, mas já enxerga-se uma luz no fim do túnel, após uma grande mobilização das equipes, parceiros e de todos os canoenses. Foi criado um vídeo fazendo um balanço dos trabalhos realizados até aqui, e também a confirmação que vamos ter a Semana Farroupilha, sem uso de recursos públicos, mas igualmente especial. Confere aí até o final!

http://bit.ly/3Ke8wY0

DZ ESTÚDIO

A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e a agência DZ Estúdio, lançam o projeto Leia Uma Autora, com o objetivo de gerar visibilidade e estimular a leitura de livros escritos por mulheres.
Para a diretora da Biblioteca Pública, Morgana Marcon, “a ideia nasceu baseada em um dos principais problemas que encontramos hoje, que é a disparidade entre gênero na literatura também. Pensamos então em como poderíamos gerar mais visibilidade para obras escritas por mulheres, de forma simples e engajadora”.
O site www.leiaumaautora.com.br utiliza a tecnologia de reconhecimento de caracteres e palavras da capa dos livros. “Quando uma pessoa acessar o site e escanear com o celular o título de um clássico da literatura escrito por um homem, terá a indicação de um livro de uma autora com tema semelhante ou apenas a indicação de uma autora”, explica o diretor de criação e sócio da agência DZ Estúdio, Zé Pedro Paz.

Zé Pedro reitera que o projeto transcende os espaços da Biblioteca Pública: “Qualquer pessoa poderá participar, seja em outras bibliotecas, livrarias ou em casa. Além disso, essa tecnologia que desenvolvemos para o projeto funciona em qualquer formato de livro, tanto físico quanto digital, desde que a obra esteja mapeada no sistema”.
Já são mais de 300 indicações de autoras, a partir do cruzamento de obras do acervo da Biblioteca.
Leia Uma Autora ocorre no ano do centenário do prédio da Biblioteca, abrindo uma série de iniciativas previstas para marcar a data. Nas redes sociais, poderá ser acessado por meio do perfil
@leiaumaautora.
O projeto terá peças de mobiliário urbano, vídeo manifesto e mídia em elevadores.

PROPAGANDA TRADICIONAL

No primeiro semestre deste ano, um estudo publicado na Harvard Business Review, realizado com empresas americanas, mostrou uma propensão de crescimento (na verdade, de interrupção de declínio) da propaganda tradicional.

Ela vinha caindo 2% ao ano, contra um acréscimo de 8% no budget total de Marketing, e a situação passa a se inverter, um função dos seguintes fatores:

1. Interrupção: o estudo mostra que quase 50% das pessoas pulam anúncios em plataformas, enquanto a mídia tradicional ainda ultrapassa o digital em termos de alcance, atenção e engajamento – relativo a custos.
2. Existe mais confiança na propaganda tradicional.
3. Google até 2023 deve encerrar third-party cookie no Chrome.
4. A própria mídia tradicional vem realizando um “digital lift”.
5. Evolução nas maneiras de mensurar retorno em mídia tradicional.
6. Preocupação com fraude nos relatórios de performance de meios digitais, pois são controlados por si mesmos.

A propaganda tradicional deve crescer, pela primeira vez, em uma década. Reforçando o papel importante da sinergia de meios, para que consumidores potenciais tenham, de fato, acesso à mensagem das marcas.

RESTAR LÍDERES E EMPRESÁRIOS

Quase sete em cada dez empresários ou líderes de empresas (67%) acreditam que a inflação é o fator externo que mais deve impactar seus negócios. O número é maior do que aqueles que esperam sofrer com os efeitos das Eleições 2022 (44%) e da Guerra na Ucrânia (32%). A alta do dólar, combustíveis e energia também foram preocupação para mais da metade dos líderes. Os dados são da pesquisa “ReStart Líderes e Empresários, os maiores desafios e expectativas do mercado para os próximos anos”, publicada na quinta-feira (18) e encabeçada pelo instituto de pesquisa Opinion Box e pela plataforma de conhecimento em nova economia StartSe.

O estudo entrevistou, de forma online, 656 empresários e líderes de todo o Brasil entre 6 a 27 de julho deste ano. O objetivo foi entender os desafios, perspectivas e projeções que eles fazem para os próximos anos. Entre os entrevistados, a maior parte é homem (54%), sudestina (51%), está na faixa etária entre 40 e 49 anos (36%), e atua no setor de serviços (70%) e em pequenas ou médias empresas (78%). A margem de erro é de 3,9 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

A pesquisa se dividiu em três partes: uma análise de impacto dos negócios nos últimos dois anos de pandemia; a projeção dos empresários para os próximos dois anos; e o papel das novas tecnologias nos negócios.

As descobertas do estudo serão assunto de uma live do Opinion Box e da StartSe em 1º de setembro, que poderá ser acompanhada no canal do YouTube da StartSe. Um dia depois, em 2 de setembro, a plataforma abre as inscrições para o curso gratuito “Operação Escala” sobre estratégia, ferramentas e planejamento de vendas para empresários e empreendedores, uma das fragilidades identificadas na pesquisa. As aulas começam em 8 de setembro.

A pesquisa também perguntou quais eram os principais desafios hoje para os negócios — 71% dos entrevistados citou estar à procura de mão de obra qualificada, em um cenário de menores barreiras geográficas para a contratação e maior competitividade. Outros aspectos relacionados ao crescimento do negócio, como inovação e growth marketing (57%), desenvolvimento da liderança (54%) e retenção de talentos (54%) também despontam entre os obstáculos citados pela maioria dos líderes.

Esses são desafios que menos da metade dos profissionais se considera preparado para resolver. Em contrapartida, 52% dos empresários se sentem prontos para levar inovação à empresa. “O mercado passa por uma profunda transformação digital. Afinal, isso pode significar a existência do negócio daqui alguns anos”, diz Lara Nardy, head de Consumer Insights da StartSe. “Atentos a isso, muitos empresários correram atrás de informação, e isso explica muitos dizerem estar preparados para lidar com inovação”.

Apesar das inseguranças pontuais, a expectativa para novas contratações nos próximos anos é otimista. Quase metade dos entrevistados (47%) espera ampliar o número de colaboradores da empresa, e outros 46% pretendem manter o quadro de funcionários estável. É um cenário melhor do que nos últimos dois anos de pandemia. Naquele momento, metade dos empresários manteve a equipe inalterada, mas apenas um quarto ampliou o número de colaboradores.

Outro avanço é na receita das empresas. Na pandemia, 38% dos empresários registraram crescimento e 31%, queda. Agora, 68% esperam um rendimento melhor nos próximos dois anos e apenas 5%, pior. O investimento em transformação digital também teve um salto. Nos últimos dois anos, 24% dos entrevistados fizeram mudanças nessa frente. Agora, 40% pretendem fazer ajustes.

A pesquisa também faz uma distinção do quanto as grandes empresas e os varejistas investiram ao longo da pandemia. Enquanto os grandes viveram um cenário mais positivo que a média, o varejo controlou mais as aplicações. “Para os pequenos negócios, a austeridade foi uma questão de sobrevivência, mas os investimentos devem surgir diante de hábitos do consumidor surgidos por conta da Covid-19”, diz o sócio da StartSe Piero Franceschi. “Não existe mais varejo sem o intermédio da tecnologia e isso cria uma pressão exponencial sobre os modelos de negócio mais tradicionais.”

Com a emergência de novas tecnologias, os empresários também enfrentam dificuldades para se atualizar. Enquanto muitos conhecem recursos já consolidados no mercado, como 5G (72%) e inteligência artificial (68%), poucos sabem o que são web 3 (26%) e plataforma no-code/low-code (13%).

Apesar disso, no caso da web 3, a maioria dos líderes (64%) reconhece a importância da internet descentralizada baseada em blockchain para os negócios. Situação que se inverte quando o assunto é criptomoedas: 72% dos líderes sabem o que é, 49% inclusive já investiu ou comprou, mas só 26% acreditam que a tecnologia é relevante para o seu negócio.

AURA LEGANO

Um condomínio de alto padrão com projeto minuciosamente planejado para estar conectado à natureza e proporcionar experiências únicas a seus moradores — essa é a essência do Aura Legano, a ser lançado pela Aviva Urbanismo em setembro, no Legano Bairro Cidade, em Nova Santa Rita, a 20 minutos de Porto Alegre e a 15 minutos de Canoas. Após o sucesso absoluto de 100% de vendas dos dois primeiros condomínios lançados na urbanização, o Reserva Legano e o Legano Multy, a empresa apostou no novo nicho de mercado. “Com a alta procura de um produto premium dentro do bairro e baseados em pesquisas mercadológicas, desenvolvemos um condomínio que tem como objetivo ser algo exclusivo e único na região metropolitana”, anuncia Pedro Tolotti, sócio e diretor comercial da Aviva Urbanismo. O novo empreendimento deve iniciar as obras ainda em setembro de 2022 e tem prazo de 36 meses para conclusão. O VGV estimado do Aura Legano é de R$ 108 milhões e ele deve gerar 450 empregos durante as obras.

O Aura Legano conta com 263 terrenos de casa e áreas de infraestrutura e lazer num projeto arquitetônico e paisagístico assinado por empresas reconhecidas nacional e internacionalmente, que valorizaram a natureza integrando ao verde as futuras edificações para, assim, proporcionar um oásis aos moradores e respeito ao meio ambiente. O escritório de arquitetura MAPA projetou edificações de baixo impacto para que a tipologia original e as paisagens sejam as protagonistas do empreendimento. Além disso, o projeto conta com política de baixo impacto ao meio ambiente e inclusão, com acessibilidade a todas as áreas comuns, arborização e trilhas ecológicas, iluminação viária com led, tratamento de efluentes, rede de abastecimento de água, rede separadora de esgoto cloacal com destinação para tratamento, rede de pluvial com coletores pré-moldados de drenagem pluviais, entre outros atributos.

Além dos terrenos, cuja metragem média é de 420m² e o valor a partir de R$ 412 mil, o Aura Legano conta com área de convivência e lazer com Clube Social, Salão de Festas, Espaço Gourmet, Sala de Jogos com Espaço Kids e Club House. Voltado ao bem-estar estão a sauna, Sala de SPA, piscina interna aquecida, piscinas externas adulto e infantil, piscina de raia semiolímpica aquecida e academia. Para a prática de esportes, ciclovia, uma quadra de grama sintética, três quadras de beach tennis, uma quadra de tênis coberta e outra descoberta.

O empreendimento conta com mais de 30 mil m² de áreas verdes e um central park com área de preservação de mais de 5mil m², além de trilhas ecológicas com árvores centenárias. Como convite a viver a natureza no dia a dia também estão a ciclovia, áreas verdes que com parques, mirante, área zen, espaços para esportes e piquenique, playground. E, seguindo o estilo uruguaio, um Quincho com dois ambientes numa aconchegante construção em madeira será um convite para receber os amigos para um assado.

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