NOTAS DA SEMANA – 27.01.2023

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ENTREVISTA COM DENISE MARUSIAK

1. Quem é Denise Marusiak ?

Eu sou aquela pessoa que começou a profissão na área de midia e lá se vão 30 anos fazendo isso sempre com prazer e sempre aprendendo nessa área que mudou muito em todo esse tempo. Hoje estou à frente da equipe de Inteligência em Canais da HOC e tenho muito orgulho de dizer que estou fazendo parte dessa história desde o primeiro dia da agência em 2010. Um lugar incrível que já posso chamar de casa.

2. Sempre estivesses a frente da direção de mídia das melhores agências do RS e sempre te destacando… É muito difícil manter a constância?

Olha, eu tive a sorte de trabalhar sempre em ótimas agências e com profissionais e clientes que a única opção era ir adiante. Nessa área que se transformou tanto com o tempo, com tantos novos desafios, novos meios, esse mercado se tornou gigante e diverso. Nesse cenário a acomodação não tem vez, é preciso estar aberto a aprender de novo, manter a curiosidade e a empolgação em cada nova oportunidade que se apresenta.

3. Tua maior virtude sempre foi e é de ter uma equipe capacitada e competente, isso se torna um grande facilitador?

Isso é tudo. Eu aprendi desde cedo que você é a força da equipe. E eu tenho muito orgulho da equipe de midia que a HOC tem hoje, que é capacitada, super profissional e um time muito unido e multidisciplinar. A minha maior felicidade é ver que o mercado percebe isso e responde com respeito e profissionalismo.

4. A Denise, mãe, nas horas de lazer e família?

A Denise mãe é a pessoa mais realizada do mundo. Meu filho já tem 21 anos mas me disseram quando ele nasceu que amor de mãe é amor que cresce e é bem assim mesmo.

Estar com a família e os amigos é precioso pra mim, um encontro para um papo, um passeio, momentos que a gente deve valorizar e desfrutar sempre. Ah como eu adoro uma viagem, uma boa trilha, conhecer lugares novos, sou muito mais dos lugares pitorescos que dos grandes centros. E no dia a dia tiro um tempo para as minhas plantas, como eu sempre digo… “não sei se sou eu que cuido delas ou elas que cuidam de mim.”

BADESUL
Com a nova presidência e com foco mais voltado ao desenvolvimento do RS, o Badesul vai licitar uma agência e entrará firme no mercado de comunicação.

CORSAN
Nada definido. E o que foi feito para o verão, ou seja, patrocínios, ainda estão aguardando…

SUMMIT POA
Vem aí uma nova marca mais dinâmica para o evento 2023.

RECORD TV

Fabiana Spengler, que possui um ótimo currículo e conhecimento do vale é a nova representante da Record TV.
Acerta em cheio Silvio Silva em trazer essa profissional.

MOOVE

A campanha da Moove para o
Vestibular da Udesc faz história na universidade com recorde de quase 16 mil inscritos.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) encerrou as inscrições do Vestibular de Verão 2023 e do Vestibular UAB/Udesc 2023.1 e registrou um novo recorde na história do seu vestibular, com 15.790 candidatos inscritos para 1.625 vagas do primeiro semestre letivo deste ano, sendo 1.265 oferecidas por 49 cursos presenciais em nove municípios e 360 por três cursos a distância em oito cidades.

PALETA ATLÂNTIDA

A equipe da Band RS realiza a cobertura da sexta edição do Paleta Atlântida, no dia 28 de janeiro, em Xangri-lá, litoral gaúcho.
A programação começa às 10h com o Band Motores especial na Band News FM 99.3. Será uma hora de programa sobre os principais lançamentos automobilísticos que invadem o litoral norte. A apresentação é de Cezar Bresolin.
Logo na sequência, a programação segue com o Band News Especial Paleta, com apresentação de Lucia Mattos e Vicente Medeiros. Em destaque as atrações do maior evento de chefs churrasqueiros da América Latina. A atração tem uma hora de duração e será apresentada do espaço Band no evento.
Ao meio dia é a vez de Os Donos da Bola rádio, na Rádio Bandeirantes, 94.9. Leonardo Meneghetti, Fabiano Baldasso, João Batista Filho e Thaigor Janke comandam o melhor debate esportivo do Rio Grande do Sul. Você acompanha a resenha da dupla GreNal direto de Xangri-Lá, também no espaço da Band, no Paleta Atlântida.
Na Band TV Ticiano Kessler fecha a reportagem especial do maior churrasco do mundo. Vamos mostrar para todo o Brasil, no Jornal da Band, a quebra do recorde mundial.
A diretora geral da Band RS, Lisiane Russo, aposta na aproximação ainda maior da Band com a cultura e o povo gaúcho neste ano que está recém começando. Ela projeta a Band mais atuante em eventos que movimentam a cultura gaúcha.

ELETROMIDIA

A Eletromidia está a todo vapor. Depois de Gui Valim ter assumido a gerência comercial do escritório no RS, agora quem reforça a equipe como executiva comercial é a profissional Viviane Cunha. Ela chega trazendo todo seu conhecimento de mídia e anos de experiência comercial e vai ajudar a potencializar a entrega que essa grande empresa de OOH vai fazer para as agências e clientes nas praças onde atua. Uma contratação surpresa e de muito peso. Sucesso.

AGCO

Com forte presença na comunicação de empresas do ramo de agronegócio, a Agência Desafio anuncia a conquista da conta da Massey Fergunson.  Nas ações planejadas estão campanhas e peças off para a marca de maquinário agrícola, que faz parte do grupo AGCO e é líder no mercado mundial.

“Essa nova conquista reforça a maturidade e a evolução de nossa agência, que, neste ano, completará 35 anos de história, pautados sempre na transparência, nos resultados e na parceria com nossos clientes. É com solidez e experiência que nos engajamos nas transformações do mercado de comunicação”, conclui o CEO do Grupo Néf, Cássio Botelho.

CLARO

A Claro lançou na quinta-feira (19) a nova campanha da Claro empresas que traz o mote “Mais conexão, mais negócios”. Estrelada por empreendedores reais, que cresceram seus negócios virando influenciadores do empreendedorismo nas redes sociais, o filme mostra trajetórias de sucesso desses empresários norteadas pelos serviços de conectividade e atributos que são determinantes para escolha da marca.

Em versões de 30’’ e 15’’, com conteúdos específicos para redes sociais, e com forte presença na mídia online, as peças trazem como protagonistas os empreendedores Luiz Quinderé, Élida Aquino e Thalita Castanha compartilhando suas histórias de sucesso através da conectividade e desafios para o futuro.

Para desenvolvimento da campanha, a Claro, operadora líder em telecomunicações na América Latina, realizou pesquisa de percepção de atributos determinantes na escolha de serviços de conectividade entre PMEs. O levantamento apontou os aspectos de qualidade e atendimento como fundamentais nessa escolha para 53% dos empreendedores. Outros atributos relevantes citados pelos consumidores estão a liderança, comunicação, inovação e multisserviços.

“Ao cruzar os aspectos determinantes para escolhas de serviços de conectividade pelos empreendedores, pudemos ver que estamos no caminho certo. Em uma realidade cada vez mais digital, a trajetória de quem deu certo e de quem busca novas soluções se conectam. Por isso, convidamos empreendedores reais que viraram referência nas redes sociais para contar suas histórias através de um conceito que fala diretamente com a realidade do PME”, afirma Ane Lopes, diretora de Marca e Comunicação da Claro.

O levantamento realizado pela Claro marca um novo posicionamento da operadora em sua comunicação para o segmento PME, que conta com o mote “Mais conexão, mais negócios”. Para a nova campanha, produzida pela Talent Marcel e lançada nesta quinta-feira (19), a Claro empresas traz empreendedores reais, que cresceram seus negócios virando influenciadores do empreendedorismo nas redes sociais, para mostrar suas trajetórias norteadas pelos conceitos de qualidade do produto, atendimento e liderança, aspectos determinantes na escolha de serviços de conectividade entre PMEs.

“Conhecer o nosso público é fundamental para tornar a vertical de PMEs da operadora ainda mais forte no segmento. Já contamos com a internet móvel mais rápida e a internet fixa mais estável do Brasil, além de um atendimento ágil que prevê suporte em até 4h e multisserviços para atender a todos os perfis de empreendedores”, afirma Douglas Bego, diretor do segmento de Pequenas e Médias Empresas da Claro.

Para conferir a campanha, acesse: Link.

SINAPRO RS

O Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul reuniu a diretoria da Gestão 2022/2023 para o primeiro encontro do ano, nesta quinta-feira (26), no The Place, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Na pauta, as ações e diretrizes para este que é um ano marcante na história do Sinapro-RS, quando a entidade completa 45 anos. O encontro teve início e encerramento pautados na importância da consistência, traduzida na dedicação diária aos pequenos desafios para colher os resultados planejados.

Após uma breve revisão do ano anterior, com repasse dos trabalhos realizados e agradecimento aos diretores pela dedicação voluntária e engajamento às demandas do Sinapro-RS, foram discutidas formas novas e mais aprofundadas de buscar soluções para pontos sensíveis comuns aos associados, contando com a expertise dos diretores. Olhando para 2023, foram validados eventos e projetos para reforçar a presença do Sinapro-RS e fomentar a troca de experiências entre as agências, além de trazer olhares apurados de convidados que têm muito a contribuir com a indústria criativa. O objetivo é fazer de 2023 um ano especial e marcante para a entidade e seus associados.

O presidente Juliano Brenner Hennemann reforçou que no ano em que o  Sinapro-RS completa 45 anos de trajetória, o objetivo é atuar cada vez mais como Sistema para os associados, entendendo suas dores e buscando novas formas de fortalecer o mercado criativo. “Para isso, continuaremos estreitando a proximidade com a Fenapro com o objetivo de transformar essa sinergia em resultados práticos que beneficiem todo o nosso setor”, complementou o presidente.

O encontro da diretoria foi finalizado reforçando que a consistência leva aos melhores resultados e que toda a equipe do Sinapro-RS está engajada e pronta para fazer de 2023 um ano espetacular.

SINDILAT

O setor lácteo gaúcho ganhou uma nova ferramenta de embasamento para tomadas de decisão. A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) divulgou, na manhã desta quinta-feira (26), um conjunto de dados referentes ao setor em cinco áreas: vendas, compra de insumos, compras de bens de capital e valor adicionado. Dando seguimento a uma aproximação com o setor produtivo, o governo de Eduardo Leite comprometeu-se a realizar atualizações trimestrais e dialogar com o setor sobre os dados obtidos.
O levantamento indicou que a indústria láctea do Rio Grande do Sul alcançou R$ 16,87 bilhões em vendas nos últimos 12 meses. O total aponta um aumento de 6,6% em relação ao período anterior, quando foram alcançados R$ 15,82 bilhões na comercialização. Quanto ao destino, a maior parte da produção foi comercializada para outras unidades da federação (56,7%), enquanto as vendas internas restaram na segunda posição (41,3%) e as exportações em terceiro (2,0%). Mesmo com uma participação muito pequena, houve um crescimento superior a 300% nos valores exportados, de R$ 76 milhões para R$ 341 milhões nos últimos 36 meses.

Os dados da Sefaz expuseram em números a dificuldade criada pelo Fator de Ajuste de Fruição (FAF). Ao divulgar balanço de compra de parte dos insumos necessários para a industrialização, a Sefaz indicou que, nos últimos 12 meses, as representaram R$ 15,53 bilhões, com aumento de 4,8% quando comparado aos 12 meses anteriores, quando foram R$ 14,82 bilhões. O valor inclui diferentes insumos, entre eles itens como embalagens, onde indicou-se aquisições 100% fora do RS. “Precisamos fazer em outros estados a compra de insumos que não são produzidos no Rio Grande do Sul. Por isso o nosso pleito pela revisão do FAF”, argumentou o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), Darlan Palharini. O assunto já está sendo tratado pelo governo. Conforme o auditor fiscal Giovanni Padilha, coordenador do Desenvolve RS, está previsto para o dia 20 de fevereiro a divulgação de relatório com os reflexos do FAF, que servirá de base para o governo avançar na discussão da medida solicitada pelo setor lácteo.
O presidente do Sindilat, Guilherme Portella, destacou que a divulgação dos dados é essencial para embasar o desenvolvimento do setor. Dados esses que, garantiu ele, estão muito próximos aos que vinham sendo estimados pelas indústrias para definir suas ações. “Estamos aprofundando mais o olhar sobre o nosso setor através dessa estratificação dos dados, que vamos internalizar e estudar melhor. Um dos fatores principais para desenvolver a cadeia é entender o setor, suas potencialidades e fragilidades, e desenvolver planos estruturados”, assinalou.

Participando do encontro, o primeiro vice-presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, reforçou a importância da parceria com a Fazenda para o amadurecimento da cadeia, através da percepção de oportunidades. “Para o nosso setor, olhar os números de forma transparente indica que acertamos nos caminhos e, daqui pra frente, devemos lidar com as oportunidades.
Somos uma indústria de céu aberto, que trabalha com produtos perecíveis e que depende muito do consumo no mercado interno, onde precisamos ser competitivos”, reforçou.

Entre os principais produtos lácteos, do volume total de leite UHT consumido pelos gaúchos, 88,4% é produzido por indústrias no Rio Grande do Sul. Em seguida, estão os cremes e natas, com 95,9% da produção no estado, e o queijo mussarela com 79,6% produzido por indústria gaúcha.

A iniciativa do governo está estruturada na Receita Estadual e tem como objetivo fortalecer a economia, através da análise de 17 setores produtivos. Os números também estão disponibilizados na Revista RS360, que pode ser acompanhada no link:
https://receitadoc.sefaz.rs.gov.br/revista-rs360/revista-rs360-3%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o/.
A live pode ser acessada no link:
https://www.youtube.com/watch?v=8eisNOuRpN8.

KANTAR IBOPE MEDIA

A edição de janeiro do Data Stories, conteúdo temático mensal produzido pela Kantar IBOPE Media, divisão de mídia da multinacional Kantar, aborda a importância do verão para a comunicação das marcas. Intitulado “Verão: Temperatura acima da mídia”, o material aponta que o período, que abrange datas importantes como Natal, Ano Novo, férias escolares, volta às aulas e Carnaval, também gera um aumento de investimentos em publicidade.

Entre janeiro e março de 2022, os dados prévios mostram que os investimentos publicitários foram da ordem de R$ 16,8 bilhões, ou seja, R$ 5,3 bilhões a mais do que no mesmo período de 2018, o que representa um aumento de 46%.

Dentro desse cenário, o principal momento para os anunciantes é tradicionalmente o Carnaval. Em 2022, mais de 80 marcas investiram nele, aproveitando uma audiência de 33% dos brasileiros na cobertura dos desfiles em todo o Brasil nas 15 Regiões Metropolitanas aferidas pela Kantar IBOPE Media. Os cinco setores que mais investiram na data foram Administração Pública, Turismo, Comércio, Serviços e Mídia.

Um dos símbolos brasileiros mais reconhecidos pelo mundo, o Carnaval também gera entretenimento, audiência e grandes oportunidades de exposição e lembrança para as marcas. No ano passado, os programas de TV relacionados à cobertura, tanto dos grandes desfiles quanto dos eventos fora de época (entre janeiro e abril), foram assistidos por um terço dos brasileiros, com destaques em algumas capitais: Rio de Janeiro (51%), Recife (38%) e Salvador, São Paulo e Belém (35%).

Segundo dados do Target Group Index, os foliões consomem 25% mais cerveja do que a média da população (maior de 18 anos) durante o Carnaval. Em 2019 e 2020, as marcas aderiram ao patrocínio dos megablocos nas grandes capitais. Com o retorno destes eventos às ruas, agora em 2023 deveremos ver novamente ativações e oportunidades de conexão com o consumidor tão grandes quanto o público dos eventos.

A Prefeitura de São Paulo anunciou que o Carnaval de rua da cidade terá investimento de mais de R$ 25 milhões da iniciativa privada.

Os esportes ao ar livre são os mais praticados no verão, com o Futebol de Areia liderando a preferência dos brasileiros com 51%, seguido de Mergulho (44%), Vôlei de Praia (42%), Surfe (40%), Esportes de Aventura (35%) e Beach Tennis (34%).

SICREDI

Em conexão com a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), Sicredi lançou uma websérie sobre o tema, com produção da Zepp Filmes e criação da H.O.C. A série de três filmes, com direção de Fernanda Rotta, integra o projeto Cooperação na Ponta do Lápis, que aplica o método COOPS, elaborado para auxiliar as pessoas passo a passo para a construção de hábitos financeiros sustentáveis a partir de cinco etapas: conscientizar, observar, organizar, preparar e sustentar. Os episódios apresentam um programa de auditório com personagens respondendo sobre questões financeiras como empréstimos, compras por impulso e cooperação na renda da casa, temas que fazem parte do dia a dia das pessoas e que, com a ajuda do Sicredi, podem melhorar sua relação com dinheiro.

Gravada em três diárias em estúdio em Porto Alegre, a websérie está no ar nas redes sociais e no site https://www.sicredi.com.br/site/napontadolapis/

Filme 01 – DONA LAURA   https://vimeo.com/788410240

Filme 02 – VALTER https://vimeo.com/788410336

Filme 03 – GABRIEL https://vimeo.com/788410288

Ficha Técnica Zepp Filmes:

Direção: Fernanda Rotta

Assist. Direção: Roberta Raiter

Produção Executiva: Ricardo Baptista da Silva e Gringo Nunes

Assist. de produção: Thais Chiappetti

Direção de fotografia: Kairo Lenz

Direção de Produção: Arnoni Lenz Hostyn

Direção de Arte: Bernardo Zortea

Produção de Objetos: Claudia Pires Ritta

Produção de elenco: Fabi Freitas

Produção de Figurino: Mariane Collovini

Maquiagem: Taís Andrade

Montagem: Kadu Mirapalhete

Finalização: Safari Post

Produtora de Áudio: Batuque Música

Comunicação: Miltinho Talaveira

Agência: HOC – House of Creativity

Direção de Criação: Fábio Bernardi, Gregório Leal, Carlos Farneda e Marlon Santos

Criação: Renata Leiria, Nilton Rodrigues, Inês Johnson, Manoela Bandinelli, Fabio Piucco, Fernando Quines, Anderson Gross, Renan Brasil, André Uberti, Thiago Borges

Atendimento: Mônica Sosnoski, Cristiane Sinhorelli, Gabriela Wolffenbuttel e Christiane Lautert

Mídia: Mariah Oliveira, Cristiane Dellazeri, Mariana Velloso e Denise Marusiak

RTVC: Alessandra Santos

Aprovação Cliente: Cristiane Amaral e o Jefferson Zago

VAREJO

O setor de varejo está assumindo oficialmente o modelo de negócios híbrido. A forma como os consumidores compram mudou radicalmente, mais uma vez devido a uma crise global na cadeia de suprimentos que limitou a seleção de produtos, inflação e questões cambiais, além do aumento da disponibilidade de opções de compras que agora permitem que os consumidores obtenham produtos quase em tempo real.

De acordo com a nova pesquisa global da SOTI, “O Efeito Tec: Fortalecendo o omnichannel para atender às demandas do consumidor“, à medida que o setor evolui, os varejistas que não utilizarem tecnologia para aprimorar experiências de compra on-line e na loja correm o risco de perder consumidores para concorrentes mais rapidamente do que em anos anteriores.

 

Desafios de compras do consumidor em 2022

O relatório de varejo de 2023 descreve que os problemas econômicos e da cadeia de suprimentos não facilitaram a compra dos consumidores, com 88% dos consumidores enfrentando problemas de disponibilidade, preços e remessa. Este é um aumento de 7% em relação ao relatório do ano anterior, levando os consumidores a ficarem atentos a soluções para esses fatores antes de fazer uma compra online ou na loja:

Itens são mais caros 58%
Itens não estão mais disponíveis 34%
Tempo de entrega é maior que o normal 31%
Fretes são mais caros 28%

Com os consumidores identificando inúmeros desafios, os varejistas que oferecem a experiência de compra mais perfeita, online e na loja, prosperam. O relatório constatou que 41% dos consumidores mexicanos, por exemplo, ainda preferem fazer compras online. Embora enfatize a força do comércio eletrônico, a pesquisa confirma uma tendência consistente para um modelo de compras híbrido. Isso oferece aos varejistas uma oportunidade de mesclar estratégias de ambos os mundos e corrigir os pontos problemáticos do consumidor.

Esta é uma tendência vista globalmente. A França (41%) e a Austrália (40%) relatam a preferência do consumidor por continuar comprando itens online e retirar na loja, enquanto os consumidores na Alemanha (68%) e no México (62%) têm maior probabilidade de continuar comprando na loja.

Não apenas o processo de compra é importante para os consumidores, mas também o atendimento. Dois terços dos consumidores esperam saber onde está seu pedido dentro do processo de entrega, em todos os momentos, 75% quando se trata do México, e mais de sete em cada dez continuaram comprando com marcas que poderiam entregar mercadorias a eles mais rapidamente (74%). Na verdade, um terço dos consumidores globais concorda que conhecer o parceiro de entrega de um varejista determina se eles concluirão um pedido. Isso repercutiu mais entre os consumidores do México (75%), Austrália (72%) e França (72%).

À medida que os consumidores se tornam mais conscientes de seus gastos e das marcas que compram, o impacto do carbono está se tornando um novo fator decisivo. O relatório ecoa esse sentimento com mais da metade dos consumidores (54%) concordando que preferem uma maneira mais sustentável de devolver seus produtos com México, Canadá e França entre os que mais concordam. Além disso, 51,7% dos entrevistados no México concordam que prefeririam comprar com um varejista que oferece compensação de carbono e embalagens mais recicláveis.

O relatório de varejo de 2023 da SOTI, “O Efeito Tec: Fortalecendo o omnichannel para atender às demandas do consumidor”, pode ser baixado aqui.

Comissionado pela SOTI, e desenvolvido pela Arlington Research, agência independente de pesquisa de mercado, realizou 10 mil entrevistas usando uma metodologia online, com adultos de 18 a 65 anos com cotas representativas nacionalmente sobre gênero, idade e região definidas em nível de país entre 26 de outubro e 3 de novembro de 2022. As 10 mil entrevistas foram divididas em oito mercados: EUA, Canadá, México, Reino Unido, Alemanha, França, Suécia e Austrália.

MATCH CONEXÕES

Informamos aos clientes e agências que, devido a um reposicionamento comercial, a Match Conexões não representará mais a Kallas Mídia no RS.

Agradecemos toda a parceria e integridade nestes anos de atuação em conjunto, onde muito nos orgulhou o desenvolvimento de diversos projetos de sucesso, em todo o Brasil.

Segue nossa admiração e respeito por todos, em especial à equipe Kallas Sul, através do amigo Tsuneo Kussima, Marcio Falbo e Rodrigo Moreira Kallas.

“O FILHO DA CRISE”

Com o apoio do Instituto Caldeira e SUCESU RS, Marco Stefanini convida você para uma noite de autógrafos no relançamento do livro “O Filho da Crise”.
Uma biografia que conta a jornada pessoal de Marco Stefanini, onde a seriedade profissional e o arrojo empresarial se encontraram, ao lado de uma incrível capacidade de fazer amigos.

Quando? 31/01/2023
Que horas? 18h
Onde? Espaço Caldeira | Tv. São José, 455 – Navegantes | Porto Alegre/RS
Inscreva-se: bit.ly/STF_RBMS3101_POA

CDL POA: NRF 2023

Quando deu as boas-vindas às cerca de 500 pessoas que lotaram o Teatro da Unisinos para assistir ao Pós-NRF 2023, o presidente da CDL POA, Irio Piva, reafirmou um dos propósitos da Entidade ao organizar o evento. “É uma alegria estarmos juntos aqui a fim de qualificar e preparar o ambiente de negócios para as transformações em curso. Participamos da NRF para aprender e, depois, compartilhar. Estamos conectados às novidades que podem impactar os negócios e as relações de consumo. Esta NRF realista deixou claro que é possível aplicar iniciativas para empresas de todos os tamanhos.  E o importante é fazer o básico muito bem feito”, enfatizou o dirigente. A CDL POA largou na frente, e o evento realizado na noite de quarta-feira (25) foi o primeiro  presencial pós-NRF organizado no Brasil. Pelo 17º ano, a Entidade teve uma comitiva participando da feira, realizada em Nova York, cidade referência para o varejo e o consumo, entre os dias 14 e 16.

Guga Schifino – diretor de novos negócios Linx e curador/sócio FFX – afirmou que esta 113ª edição da mais representativa feira mundial de varejo e consumo foi a mais pragmática e aplicável para os empresários. Dentre “Os 10 takeaways que irão ditar o varejo em 2023”, Guga considerou o mais relevante “Vender é o mínimo que a loja física deve fazer”.  A loja física é crucial na jornada do cliente e proporciona a conveniente e efetiva venda digital, contudo o faturamento precisa vir de outras áreas e não só da compra e venda. “Pode vir de serviços, dados, pesquisas e publicidade social”, detalha..

O que mais impressionou a  jornalista especializada em economia Giane Guerra foi, durante as visitas técnicas da comitiva na NRF, conhecer lojas que ensinam as crianças a reciclar. “Não esperem o consumidor pedir a sustentabilidade”, resumiu a profissional que acompanhou a sua quinta NRF na carreira. Depois de fazer essa introdução no painel “Impactos e perspectivas no varejo”, Giane conversou com os empresários Luísa Cobalchini, da Artelana, Virgílio Tonolli, da Tonolli Sono & Saúde, e Lucas Neuhaus, da Cadile’s Esportes.  Luísa destacou anecessidade de carinho com a marca e o com o cliente: “Vamos fazer o básico bem feito e, depois, fazer o novo, sempre preservando a essência de tratar o cliente com carinho, pois ele vai te trazer todas as respostas”. Para Virgílio, dois aspectos são cruciais na conquista da confiança: envolvimento com a comunidade e resolver o problema do cliente. Lucas também abordou a centralidade no cliente: “Devemos entender e estar no lugar do consumidor.”

A fim de desenvolver o tema “Tendências e Inspirações para Vender Mais: do Global para o Local”, o coordenador de Varejo do Sebrae-RS, Fabiano Zortéa, mesclou conceitos – como varejo raiz, jornada híbrida, audiência digital e produção de conteúdo – com cases de empresas tanto do Rio Grande do Sul quanto nacionais e estrangeiras. Foram reflexões simples sem serem triviais. “Varejo é para encontrar as pessoas, afinal consumidores são pessoas, colaboradores são pessoas e fornecedores são pessoas. Varejistas têm que entender de … ???”, questionou. Com duas décadas de atuação no Sebrae-RS, Zortéa  defende que, para transmitir os valores da marca, não significa, necessariamente, que pequenos negócios não possam aplicar estratégias sofisticadas. “Talvez não seja questão de crescer, porém de rentabilizar o varejo”, concluiu.

Depois de mais de duas horas, o último palestrante da noite, Guto Rocha – co-founder do Oto CRM e VP Vendas e Marketing da Pmweb – conseguiu manter a plateia atenta pelos raciocínios espirituosos e, às vezes, irônicos e certeiros sobre “O futuro do varejo é humano” .

“A prioridade é investir nos colaboradores e na loja, pois o robô não compra na tua loja. Não se pode ficar ouvindo tendência e não resolver pendências. E, preste atenção: você pode não ter aberto um site,  mas o Google abriu uma loja”, disse Guto em um dos vários momentos em que fez as pessoas se divertirem.

Os insights da NRF:

“Esta foi umas das NRFs mais pé no chão, que mostrou uma conexão atuante entre o físico e o digital para compreender o que as comunidades querem e necessitam”, Irio Piva, presidente da CDL Porto Alegre.

“Marketing sem propósito é só mais barulho em um mundo já muito barulhento.. Dentro das comunidades é que estão os clientes, e conexão do propósito da empresa e das comunidades constrói a lealdade”, Guga Schifino, diretor de novos negócios Linx e curador/sócio FFX.

“Na NRF, falou-se sobre macroeconomia, inflação, recessão nos EUA, juros e mercado de trabalho – informações importantes para se fazer um bom planejamento. Como estamos em policrise (pandemia e guerra), é preciso usar a musculatura adquirida para outros períodos”,

Giane Guerra, jornalista.

“O varejo físico nunca vai morrer. Nós precisamos ser relevantes e criar experiências relevantes para os consumidores e nossas comunidades”, Luísa Cobalchini, da Artelana.

“As marcas necessitam se voltar para o bairro. Temos que aprender a nos relacionarmos de novo com as pessoas. Só o olho no olho para conquistar a confiança”, Virgílio Tonolli, da Tonolli Sono & Saúde.

“Nossa empresa foi revolucionada com o uso da tecnologia e dados, presentes da estratégia à  operação. Não podemos ser um catálogo de produtos, tem muito mais por trás.” Lucas Neuhaus, da Cadile’s Esportes

“Os consumidores aprenderam que podem exigir das marcas, não vai ter mais a escolha do físico ou do digital, o que importa é resolver a vida”, Fabiano Zortéa, coordenador de Varejo do Sebrae-RS.

“A tecnologia, sozinha, não vai a lugar nenhum. Temos que empoderar o nosso próprio time”, Guto Rocha – co-founder do Oto CRM e VP Vendas e Marketing da Pmweb.

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