CRIS PÀZ
Eu comecei a escrever aos 13 anos, fazendo do diário uma terapia. Eu queria ser ouvida e fiz de mim mesma a minha primeira ouvinte (não por acaso hoje faço análise). Naturalmente fui para a faculdade de Comunicação, me formei em publicidade e trabalhei como redatora desde 1990. Nunca sonhei nem planejei ser escritora. Eu amava o que fazia e o que faço hoje com certeza é fruto dessa experiência também, mas foi um caminho meio orgânico, intuitivo. A publicidade é uma escola e tanto, nos ensina a falar de forma acessível a muitas pessoas, treina a nossa capacidade de síntese. Eu descobri um prazer muito grande na palavra.
Atuei por mais de vinte anos como redatora publicitária e diretora de criação em diversas agências de Belo Horizonte, sendo dez anos na Lápis Raro Agência de Comunicação, uma das maiores da capital mineira.
Comecei a fazer conteúdo digital como uma forma de sobrevivência. Depois de viver várias perdas consecutivas (minha mãe em 1994, quando eu tinha 24 anos, meu pai em 2001 e dois abortos espontâneos em 2002 e 2003), eu me separei e comecei um novo relacionamento. Um ano depois, perdi o pai do meu filho antes de ele nascer, no 8º mês de gravidez. O Gui teve morte súbita aos 38 anos.
Quatro meses depois do nascimento do Francisco, comecei a escrever para elaborar o luto. Dois meses depois criei um blog de imagens com as roupas que eu usava para ir trabalharSabe essa história de “look do dia”, no Brasil? Foi invenção minha, lá em 2007. Começou como hobby e também como terapia, em meio ao luto e à recente maternidade. Acabei transformando em negócio, provocando uma reflexão para ressignificar a percepção da roupa: de futilidade a ferramenta de autoestima e identidade.
Sempre fui apaixonada por moda e acho que a roupa sempre foi um território de construção de identidade e de exercício da alegria. Com um filho pequeno, usei o vestir pra me re-conhecer, pra me entender nessa nova fase, entender o meu corpo, retomar o contato com a mulher, com a minha sexualidade depois da viuvez. A roupa era um jeito de encontrar de novo o meu lugar, a minha individualidade, até pra não me misturar com o papel de mãe e acabar esquecendo de mim. A roupa e a escrita me pegaram pela mão, tanto na elaboração do meu luto como na construção de uma maternidade saudável. Acho que essa mistura de coisas acabou inspirando muitas mulheres. Eu fiz tudo isso pra me ajudar, acabei ajudando outras mulheres e tudo isso foi muito curativo e transformador pra mim.
Em 2010 aceitei o convite para ter uma coluna na rádio BandNews BH, onde estou até hoje. Comecei falando sobre moda e ampliei para o comportamento em geral. Fui sendo convidada para escrever crônicas em revistas e acabei desenvolvendo uma escrita diferente da habitual, da publicidade.
Um gesto despretensioso no momento mais desafiador da minha vida fez nascer novas mulheres em uma. Vestir era a minha forma de colorir a alma para novos sonhos (e eles eram muitos). E escrever, minha estratégia de reinvenção. Além de me salvar, acabei inspirando outras pessoas, e essa interação com elas foi muito curativa pra mim. Meus dois blogs deram origem aos meus dois primeiros livros, Para Francisco e Moda Intuitiva. Hoje tenho oito livros publicados, alguns de crônicas, um infantil, dois de cartas, um de moda e um último de autoajuda.
Acho que me tornei empreendedora no começo de 2008, quando meus dois blogs ficaram muito famosos no Brasil e acabaram inspirando outras iniciativas. Fui pioneira no Brasil, mesmo sem ter noção do que eu estava fazendo, no formato de blog de looks do dia, e foi esse blog que me permitiu uma monetização, fui desbravando caminhos e descobrindo um jeito de viver dele.
Hoje, além de atuar há 12 anos como colunista na Rádio BandNews FM de Belo Horizonte, escrevo mensalmente na revista Vida Simples e no site Dia de Beauté, onde reflito sobre beleza e autoestima depois dos 50. Desde 2010, escrevi crônicas para revistas como Veja BH (nos 3 anos de circulação da publicação em Belo Horizonte), Pais&Filhos e para o site Terra.
Passei duas décadas criando campanhas (muitas delas premiadas), conhecidas principalmente por sua proximidade com os mais diversos públicos, num tempo em que a comunicação não era de nichos. Aprendi a ter jogo de cintura para garantir a sobrevivência das ideias criativas dentro da agência, depois junto ao cliente e finalmente diante do público final. Isso me ensinou a criar identificação com as pessoas, por meio de relatos pessoais e reflexões espontâneas. Acredito que o humor abre portas para reflexões potentes e gosto disso: conversas que aproximam por sua verdade e leveza.
Em 2020 eu completei 50 anos e, acostumada a compartilhar minhas experiências pessoais, das quais sempre fiz um conteúdo que causava identificação, acabei ajudando a esquentar o debate sobre a revolução da longevidade no Brasil. Hoje sou uma das vozes brasileiras a combater o preconceito etário, trazendo reflexões sobre o tema.
Hoje, aos 51 anos, meu trabalho é lançar novos olhares sobre comportamento e desenvolvimento humano através de minhas redes, colunas, livros e podcasts.
Além do conteúdo para o meio digital, faço palestras e participações em eventos, tocando temas como saúde mental, protagonismo feminino, maternidade, moda e longevidade.
Agora, acabo de tornar pública uma decisão que venho preparando há algum tempo: um novo nome, mais compatível com o que desejo ser hoje: Cris Pàz.
Há 51 anos carrego o sobrenome Guerra, que honro, amo e me trouxe até aqui.
Forte, quase irresistível, virou nome profissional. Com a guerra percorri mais de 30 anos no meio publicitário, 15 deles na internet. Minha guerra ganhou plateia, a capa de oito livros, a assinatura de centenas, talvez milhares de conteúdos, feitos por uma Cris sempre pronta para a batalha, a postos, atenta e forte. Com o mesmo nome enfrentei mares revoltos na vida pessoal. Cansei de ser chamada de guerreira.
Se a guerra foi inevitável, o autoconhecimento também é. A psicanálise me fez refletir. A numerologia cabalística chegou para completar, num desses encontros que gostamos de chamar de coincidências. Foi assim que eu renasci. E o que vem depois da guerra? Isso mesmo, agora sou Cris Pàz, muito prazer. Com acento grave no A, reverenciando a história que me trouxe até aqui.
Não é troca, não é disfarce. É um passo, evolução. Hora de deixar a Guerra ir para ficar só o que importa.
PALESTRA GAV
Na próxima terça-feira (31/05) às 19.30, na sede da ADVB, será realizado o tão esperado evento do GAV RS com a convidada Cris Paz exclusivo para sócios, patrocinadores e apoiadores.
Será imperdível!
INTEGRADA
A Integrada Comunicação Total passa a ser a agência de propaganda responsável pela comunicação da Sicredi União Metropolitana RS, instituição financeira cooperativa com 24 agências nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio, Viamão, Alvorada, Glorinha e Sapucaia do Sul. Atuando na busca do bem-estar financeiro dos dos associados através de soluções adequadas, também tem forte atenção para o desenvolvimento social das comunidades que estão em sua área de abrangência.
Perfeitamente alinhada aos conceitos da marca para o sistema, a Sicredi União Metropolitana RS busca na Integrada uma atuação voltada para estratégias de comunicação que valorizem resultados na consolidação dos associados e sua ampliação.
SINERGY
Dando encaminhamento para tornar seu departamento comercial cada vez mais forte, a Sinergy Novas Mídias contratou a executiva Katia Baltista, com larga e vencedora competência na área de vendas.
EURO/HEIZE
A agência Euro, depois de uma longa e decisiva avaliação da cúpula da campanha do candidato a governador, foi a escolhida e já está trabalhando com todo o gás.
FEEVALE
A gerência de marketing já está escolhida, mas por questões de “police” da mantenedora estamos respeitando a não divulgação, mas o faremos logo.
ERRO MÉDICO
Mais uma vez, se realmente acontecer, erra o grupo hospitalar Moinhos de Vento em entregar sua comunicação para uma agência de São Paulo.
ZOOM
Sejam mais atentos aos seus clientes e, principalmente, atendam. Chega de prepotência!
NEODIGITAL
A Neodigital, agência de branding e comunicação, com foco 100% em agrobusiness, está com novidades no mercado e, com a separação da DBrito, está colocando Bárbara Pufal como sócia, pela sua expertise no segmento há mais de 10 anos.
CONFIRMADO
A PUC RS retorna a HOC – House of Creativity e passa a integrar as contas da agência mais privada do mercado.
DAVID COIMBRA
Um dos mais celebrados jornalistas do Rio Grande do Sul, David Coimbra, faleceu por volta das 10h30 desta sexta-feira, na Capital, após quase uma década de batalha contra o câncer. Jornalista do Grupo RBS há mais de 26 anos, David estava internado no Hospital Moinhos de Vento para tratar um câncer no rim. O comunicador deixa a esposa, Márcia, e o filho, Bernardo, de 13 anos.
Nascido em Porto Alegre, o jornalista começou a enfrentar problemas de saúde em 2013 ao ser diagnosticado com um tumor em estágio avançado no rim esquerdo. Depois de uma cirurgia para extirpar o órgão, rumou para os Estados Unidos com o objetivo de dar sequência à luta contra a doença. Morando em Boston, seguiu com suas atividades na RBS, e em 2020, retornou para o Brasil.
Em fevereiro, precisou se afastar e em 16 de maio, quando retomou as atividades como colunista, publicou a crônica Quando Quis Morrer em que escreveu: “Amo viver, amo a vida e sempre amarei. Mas não estava sendo recíproco. Então, de que adianta estar vivo se não posso fazer nada do que gosto? Uma vida repleta de dor, incômodos e humilhações? Era isso que havia para mim? Não, não, preferia uma morte rápida e suave”.
Na RBS, David trabalhou em diferentes áreas da empresa. Além de ter exercido o cargo de editor-executivo na editoria de Esportes em Zero Hora e de ter escrito textos sobre Grêmio e Inter para o jornal, publicou crônicas e colunas sobre outros diferentes temas, como religião, política, economia ou hábitos do cotidiano. Na Gaúcha, integrou o programa Sala de Redação e comandou o Timeline, ao lado dos colegas Kelly Matos e Luciano Potter. O comunicador acumula 10 premiações, como Esso de Reportagem, ARI, Direitos Humanos, Habitasul de Literatura, Erico Verissimo de Literatura, Açorianos de Literatura, entre outros.
David também deixa um legado como intelectual, com duas dezenas de obras publicadas. Estreou na literatura em 1993 com o livro-reportagem 800 Noites de Junho. Lançou A História dos Gre-Nais, sobre a evolução do maior clássico esportivo gaúcho, seleções de crônicas e contos, romances, além de textos políticos e de história. Em 2018, publicou a obra Hoje eu Venci o Câncer, em que relata a rotina de enfrentamento da doença e a esperança, com o objetivo de deixar a obra como legado para seu filho, Bernardo. O menino, por quem descreveu sua paixão em diversos textos, também é o motivo principal do livro O Meu Guri, de 2008.
O presidente do Grupo RBS, Claudio Toigo, lamentou a perda de David:
– Além de um dos jornalistas mais brilhantes do nosso Estado, David foi um colega que sempre compartilhou com todos nós a sua inteligência e o seu humor irreverente, trazendo leveza até para os temas mais áridos da cobertura. Uma empresa de comunicação é bem-sucedida a partir da soma dos seus talentos. E, com certeza, David faz parte do grupo de jornalistas que ficarão para sempre na história não só da RBS como do jornalismo gaúcho. Ele vai deixar uma lacuna muito grande e insubstituível para o nosso público. Ficam a saudade e as lembranças.
Nelson Sirotsky, acionista da RBS, também falou sobre a falta que David fará:
– David teve a capacidade de exercer a plenitude da sua capacidade criativa em todos os espaços que ocupou no Grupo RBS. Ele amava o que fazia e é por isso que temos a unanimidade dele em todas as dimensões. O maior legado que o David deixa é essa paixão por aquilo que faz e a paixão pela vida. Somos privilegiados por ter tido a oportunidade de conviver com um personagem dessa dimensão. Ele vai embora numa perspectiva, mas fica dentro dos nossos corações e nas nossas lembranças. O David vai continuar vivo dentro de cada um de nós que teve o privilégio de com ele se relacionar.
O Grupo RBS está prestando homenagens para David ao longo da programação desta sexta-feira (27).
FMP
A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) está com as inscrições abertas para o vestibular 2022/2 até o dia 6 de junho de 2022, segunda-feira. A prova será no dia seguinte (7), terça-feira, das 19h às 22h, em formato online. O candidato irá receber todas as orientações via e-mail para realização do teste. Para realizar a inscrição é necessário preencher um formulário disponível no site da instituição (www.fmp.edu.br).
Esta será mais uma oportunidade de o aluno ingressar na única Instituição de Ensino no Rio Grande do Sul com Graduação em Direito 5 Estrelas pelo Guia da Faculdade do Jornal O Estado de São Paulo. A FMP, que recebeu a nota máxima pelo terceiro ano consecutivo no ranking do Estadão, está entre as 12 melhores no ensino jurídico no Brasil.
Outro indicador de excelência da FMP é o Selo OAB Recomenda. Pela terceira vez consecutiva, a Instituição recebeu a certificação. O Curso de Direito da FMP é o único entre as faculdades privadas de Porto Alegre a obter o selo três vezes seguidas.
O conteúdo da prova será dividido em Português, Conhecimentos Gerais e Redação. A divulgação dos aprovados está prevista para o dia 8 de junho de 2022, a partir das 18h, no site da FMP. Matrícula e entrega da documentação serão feitas online. Mais informações: https://fmp.edu.br/vestibular/
GAÚCHA MAIS
Com o propósito de amplificar diferentes vozes da sociedade, a Gaúcha estreia uma nova atração para promover o debate de temas do momento. O quadro Mais Vozes, do programa Gaúcha Mais, valoriza a pluralidade, propondo o diálogo entre pontos de vista distintos de um mesmo assunto, e reafirma o posicionamento da RBS de ser arena para questões importantes para o desenvolvimento do Estado.
Sob o comando dos comunicadores Leandro Staudt, Kelly Matos e Paulo Germano, o programa, que traz notícias e opinião, ganha ainda mais conexão com o público. O quadro Mais Vozes terá convidados externos e será pautado por discussões originadas do noticiário do Estado, do país e do mundo.
— A Gaúcha tem o papel de dar voz às diferentes visões, ajudando para que o ouvinte crie a sua própria opinião. Esse é mais um espaço na programação marcado para valorizar o debate e o diálogo sobre temas importantes — destaca a gerente de Jornalismo e Programação da Gaúcha, Andressa Xavier.
Para acompanhar o Gaúcha Mais, de segunda a sexta, das 14h30 às 16h30, os ouvintes podem sintonizar na 93.7 (Porto Alegre), 105.7 (Santa Maria), 102.1 (sul do Estado) e 102.7 (Serra) ou acessar o site ou app de GZH, disponível para os sistemas IOS e Android.
CLEAR CHANNEL E BANDNEWS FM
A abrangência da mídia out of home e a curadoria do rádio uniram duas importantes empresas de mídia para potencializar a oferta de conteúdo de qualidade à população do Rio de Janeiro. Clear Channel e BandNews FM Rio de Janeiro firmam parceria e lançam um projeto exclusivo crossmedia em que as marcas estarão nas telas digitais de OOH na cidade e durante toda a programação da emissora de rádio, possibilitando a veiculação de informações apuradas e em tempo real para os mais diversos públicos.
O formato inédito possui conteúdos relacionados a três editorias: Cultura e Lazer, Bem-Estar e Dia a Dia. Todo o material gerado será produzido pelo time de jornalistas da emissora do Grupo Bandeirantes. A ação tem o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro no seu lançamento. Até junho serão veiculados conteúdos na editoria Dia a Dia, trazendo os principais fatos da cidade para os cariocas.
“Acreditamos muito em projetos multiplataforma, são inúmeras possibilidades de trazer conteúdo para a jornada da audiência, e com o rádio ampliamos o potencial de comunicação e o alcance da campanha. Por isso, a união entre Clear Channel e BandNews FM faz todo sentido. Além da oportunidade para as marcas, nosso foco é oferecer conexão e conteúdos relevantes aos consumidores que estão cansados de fakenews e buscam por informações confiáveis”, enfatiza Wlamir Lino, diretor Comercial Nacional e Marketing da Clear Channel.
O formato também permite a divulgação de campanhas junto ao projeto. “É uma oportunidade de oferecer prestação de serviço com informações úteis para o dia a dia e amplificar a entrega das campanhas dos nossos clientes. Fato que gera ainda mais valor para o público, fortalecendo a presença da marca ao engajar e informar a audiência”, explica Lino.
Os conteúdos serão veiculados nos 100 relógios digitais da capital do Rio de Janeiro, além disso, contarão com comerciais diários na grade de programação da BandNews FM.
“Conseguir levar conteúdo de qualidade e credibilidade para o máximo de pessoas é o nosso objetivo. A parceria com a Clear Channel nos deixa muito feliz, pois temos conteúdo atualizado não só para nossos ouvintes, como também para quem está passando pelas ruas. É uma prestação de serviço para o carioca, com informações de saúde, de bem-estar e fatos que estão no nosso dia a dia. Agora estamos nas ruas com informações atualizadas a todo instante, porque ‘em um segundo, tudo pode mudar’”, explica Claudio Giordani, Diretor Geral da BandNews FM Rio.
BANRISUL
O Banrisul apresentou, nesta segunda-feira (23), seu processo de rebranding, que inclui novo posicionamento, nova marca e o conceito “Nossa conexão transforma”. As novidades foram anunciadas em coletiva de imprensa em Porto Alegre, pelo presidente do Banco, Cláudio Coutinho.Para além das mudanças de imagem, o rebranding reflete as transformações que já estão acontecendo no Banrisul. A nova marca se alinha com essas entregas e fortalece a conexão com seus clientes e parceiros. De olho no amanhã, o Banrisul vem reforçando ao longo do tempo áreas estratégicas para o seu negócio: inovação, pessoas, sustentabilidade e agronegócio.
A instituição tem mais de quatro milhões de clientes e cerca de 500 agências, estando entre os maiores bancos do Brasil. Alcançou, no primeiro trimestre de 2022, saldo de R$ 42,4 bilhões em crédito e, no mesmo período, investiu R$ 57,3 milhões em inovação, melhorias na experiência do usuário, segurança da informação e modernização tecnológica.
“Temos o compromisso de continuar construindo um Banrisul cada vez mais moderno, eficiente e sustentável, ancorado na nossa missão de promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas e das comunidades”, destacou Coutinho, durante sua apresentação. O presidente reforçou que o Banco acompanha as evoluções que o mercado exige todos os dias. “As duas novas cores da marca representam exatamente isso: a modernidade e a sustentabilidade. E mantivemos o azul, que todos já conhecem, pois é assim que evoluímos, respeitando a nossa história e a nossa essência”, detalhou.
Dinamismo e modernidade
O presidente Cláudio Coutinho frisou que o conceito “Nossa conexão transforma” remete para um banco mais inclusivo, humano e conectado com seus colaboradores e clientes. O trabalho de rebranding foi iniciado ainda antes da pandemia, a partir de pesquisas e estudos de mercado. “Chegamos a um novo posicionamento, a um novo conceito e a uma nova marca que, além dos atributos de segurança, solidez e credibilidade, representam o momento atual do Banco, ou seja, uma instituição coletiva, humana e contemporânea.
Também acompanharam a coletiva de imprensa o presidente do Conselho de Administração, Jorge Luis Tonetto; o vice-presidente do Banco, Irany Sant’Anna Junior; conselheiros e diretores do Banco.
O lançamento foi prestigiado, ainda, por presidentes de entidades ligadas à área da comunicação.
IT! E BANRISUL
A agência It! Experience, em uma parceria com o Banrisul, está focada em desenvolver iniciativas que valorizem o Centro Histórico de Porto Alegre, onde se localiza a sede da instituição. Durante 30 dias, incluindo o Natal e o Ano Novo de 2022, a fachada do edifício foi palco de show de laser e projeção mapeada. Para a noite desta segunda-feira, 23/05, a partir das 18h, a It e o Banrisul organizaram uma programação que promete ir além de dar vida e movimento à fachada. “Queremos deixar o Centro Histórico mais vivo, estimulando as pessoas a frequentá-lo e a se sentirem bem em um lugar tão bonito e representativo da história da nossa Capital”; diz a diretora-geral da It, Manuela Caringi – ela mesma neta do escultor Antonio Caringi, que imortalizou Paixão Cortes no Laçador. “Recentemente, tivemos o South Summit que fez nativos e estrangeiros olharem o Cais com extrema admiração e, no sábado, milhares de pessoas circularam na região na Noite dos Museus. Então estamos comprometidos a fazer a nossa parte por este espaço no coração de Porto Alegre”, complementa Manuela.
LEBES
A data mais romântica do ano está chegando e a Lojas Lebes quer falar de amor. Do amor entre as pessoas, dos casais e dos desejos de consumo que todos, casados e solteiros, namoram a vida inteira. Pensando nisso, a rede criou a campanha “Dia dos Namorados – Seu amor tá na Lebes” que convida os clientes a fotografarem nas filiais os produtos dos seus sonhos.
Sabe aquele casaco que te abraça quentinho e que te completa? O forno novo que aquece a relação? É disto que estamos falando! Já está na hora de levar para a casa o que você namora há tanto tempo. Pois o melhor da vida é ter quem e tudo aquilo que se ama! Então, para participar da campanha basta tirar uma foto criativa na loja com aquilo que se deseja e postar no perfil do Instagram, de 20/05 a 12/06, com a hashtag #MeuAmorTaNaLebes marcando o @lojaslebes. A melhor foto será premiada com o produto desejado.
A campanha ainda conta com o Casal Tatuado (@casaltatuado) como embaixador da marca nas redes sociais. A dupla de influenciadores, que também será capa da revista Lebes, vai mostrar de uma forma divertida os produtos que eles namoram.
O “Dia dos Namorados – Seu amor tá na Lebes” foi criado pelo departamento de marketing da empresa e já está presente nas lojas físicas e no e-commerce, com dicas de presentes, condições especiais de pagamento e faixas de descontos.
POLICORPOS
No lugar de computadores, notebooks, mousepads e gadgets tecnológicos, a DZ Estúdio será ocupada nesta sexta-feira (27) por uma turma de estudantes universitários e gigantescas imagens de corpos nus, de tamanhos e formatos variados, para uma aula sobre a interseção entre a inovação e a arte.
O projeto acontece na sede da DZ, localizada no parque tecnológico da Unisinos, em Porto Alegre, e busca estreitar o diálogo entre o mercado de trabalho e o meio acadêmico. As imagens fazem parte da exposição “Policorpos”, de Raul Krebs, e os cerca de 30 alunos convidados são estudantes da graduação de Gestão para Inovação e Liderança, da Unisinos.
“Policorpos” é um conjunto de cinco imagens fotográficas que fazem ode ao corpo humano, e constrói uma narrativa que ressignifica o conceito de corpos na moda e que rompe com os cânones de corpos magros e esguios, fruto de um constructo cultural enraizado na sociedade contemporânea. Trata-se de uma discussão que supera o corpo físico e encontra no corpo discursivo um espaço de diálogo e questionamento.
A ideia de executar a aula em meio às obras partiu do professor Gustavo Mini, que ministra a oficina de inovação do curso, e também é Head de Planejamento na DZ. A aula, ministrada por ele, terá a participação do próprio Raul Krebs e da curadora da exposição, Cláudia Palma.
“A arte é um vetor cultural importante para a aprendizagem e as práticas de inovação, especialmente no sentido de dar um caráter mais criativo e inclusivo.
Quando assumi essa cadeira – de oficina de inovação -, resolvi ter uma aula que faz o cruzamento entre estes dois universos”, comenta Mini.
LOGAN
Fabio Sant’Anna, Regional Business Development Director do Grupo Logan, empresa líder em Mobile Media & Data Services na América Latina, juntamente com Simone Sotille, Diretora da Match Conexões e representante da empresa no RS, apresentaram o conceito de Meta Mobilidade e a Super Small Data Logan para agências do Porto Alegre e Novo Hamburgo.
Segundo Fábio Sant’Anna, “O mobile é o principal meio de contato e interação com o mundo ao nosso redor, é a primeira tela e o meio que mais cresce. Temos uma capacidade incrível de proporcionar conexão das marcas com seus targets, seja ela no mundo físico e no virtual”
ABRH-RS
Nesse ano a ABRH RS completa 50 anos. Para celebrar esta data foi lançado um concurso cultural que escolherá o selo comemorativo que acompanhará a entidade ao longo do ano comemorativo de 50 anos! É um concurso cultural com objetivo de mobilizar estudantes de comunicação de todas as nossas faculdades.
O QUE É?
Concurso cultural para escolha do Selo Comemorativo aos 50 anos da ABRH-RS, e que acompanhará o logo da entidade ao longo do ano celebrativo.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Estudante(s) regularmente matriculado(s) em instituições de ensino superior (IES), durante a realização do concurso cultural, em cursos de bacharelado e tecnólogo nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Propaganda e Marketing, Relações Públicas, Comunicação Empresarial e Design.
COMO FUNCIONA?
A proposta deve ser enviada para o email eventos@abrhrs.org.br.
Para confirmar a participação no concurso cultural, é preciso também enviar os documentos que encontram-se no regulamento.
QUAL O PRÊMIO?
Um iPad 9ª geração para a proposta vencedora.
SABER MAIS DETALHES:
https://bit.ly/desafio50abrhrs
REGULAMENTO:
https://bit.ly/regulamento50anos
IRPF 2022
É importante ressaltar que não houve ajuste nos valores da tabela. Ou seja, deve declarar quem recebeu acima de R$ 28.559,70 durante o ano todo de 2021. O vice-presidente do Sindiconta RS (Sindicato dos Contadores do RS), João Batista Custódio Duarte, também CEO da Fortus Group, alerta que quem não entregar a Declaração de Renda é submetido a sanções, como pagamento de multa e suspensão do CPF.
Conforme explica o dirigente, a multa para quem não entregar a declaração dentro do prazo legal tem valor mínimo de R$ 165,74, aplicada quando não há existência de imposto devido. Já o valor máximo pode chegar a 20% do imposto devido. Porém alerta Custódio, a suspensão do CPF pode gerar complicações. “Com CPF suspenso, a pessoa não pode abrir conta em banco, solicitar cartão de crédito ou mesmo prestar concurso público. Além disso, fica impedida de fazer Carteira de Trabalho, matrícula em faculdade e solicitar passaporte. Ou seja, entregar o IRPF em dia é fundamental”, afirma.
Fique atento aos cuidados ao preencher sua Declaração para não cair na malha fina.
Conforme salienta o vice-presidente do Sindiconta RS, para não cair na malha fina ao fazer a Declaração de Renda é fundamental revisar muito bem todas as informações e documentos:
– Obter todas as informações diretamente das fontes pagadoras (informes de rendimentos);
– Utilizar recibos de despesas obtidos diretamente com os profissionais, instituição de educação, hospitais, planos de saúde, etc.;
– Comparar a declaração atual com a dos anos anteriores e analisar a variação patrimonial, confrontando com a renda necessária para justificá-la;
– Usar a importação de declarações utilizadas na apuração de ganhos de capital e carnê Leão;
– Ao declarar dependentes que tenham renda, buscar informá-las corretamente, com dados oficiais;
– Não esquecer de informar o Renavam do veículo, caso possua o bem.
TV CONECTADA
A Nielsen, líder global em medição, dados e análises de audiência, e a MetaX Software, empresa global de tecnologia especializada no segmento de publicidade para TV Conectada, marcam presença no ProXXIma 2022, considerado um dos mais respeitados eventos de marketing e comunicação digital do país. No dia 1º de junho, quarta-feira, às 15h40, no palco Content, as duas companhias conduzirão o painel “TV CONECTADA: A NOVA GERAÇÃO DE MÍDIA – O que ela pode fazer pela sua marca”, apresentando em primeira mão dados de um estudo recente sobre o cenário atual de CTV no mercado brasileiro, englobando perfil, hábitos e interesses do consumidor.
Mediado pelo apresentador, humorista e youtuber Rafael Cortez, o painel contará com a participação de Sabrina Balhes, Líder de Measurement da Nielsen Brasil, e de Dilton Caldas, CTV Business Director da MetaX Brasil. Os participantes discutirão sobre a evolução dos streaming de conteúdos, os formatos nativos e segmentação para CTV, seu papel para planejadores de mídia e como as marcas podem melhor alcançar essa audiência.
“Tendo em mente a importância desse novo ponto de contato para marcas e para a população, a Nielsen e a MetaX pesquisaram os interesses e comportamentos dos consumidores em ambiente de TV Conectada. Na pesquisa, buscou-se trazer luz sobre fatores importantes para o mercado, como o número médio de Smart TVs nas residências brasileiras, o número de pessoas assistindo à Smart TVs ao mesmo tempo, bem como essas pessoas interagem com outros dispositivos enquanto assistem, os principais valores dos consumidores, as categorias que pretendem consumir e, até mesmo, as principais marcas de CTV utilizadas”, afirma Sabrina Balhes, Líder de Measurement da Nielsen Brasil.
Principais insights da pesquisa Nielsen e MetaX sobre TV Conectada
A TV, que tradicionalmente dependia de modelos de transmissão aberta ou por assinatura, agora conta com a versão Conectada, as Smart TVs, que popularizaram os mais variados formatos de distribuição do seu conteúdo e se tornam um importante novo ponto de contato entre marcas e consumidores. Nesse contexto, a publicidade em TV Conectada (CTV) trouxe a inovação de se tornar cada vez mais mensurável e com mais possibilidades para interagir com a audiência certa, considerando o momento e o conteúdo mais adequado.
Para melhor entender o comportamento do consumidor de CTV, a Nielsen e a MetaX se uniram para a realização de um estudo especial, realizado entre os dias 25 e 29 de abril, com uso de questionário online para 1130 pessoas de todas as regiões do país, produzindo um intervalo de confiança de 95% no ambiente MetaX. Dentre os entrevistados, contemplou os setores de Moda, Delivery, Tecnologia, entre outros, compreendendo como avançar o mercado, além de oportunidades e desafios.
“Com os insights gerados, é possível ser assertivo nesse ambiente e aproveitar o enorme engajamento dos consumidores, que gastam horas entretidos nesse ambiente. Estamos prontos para ajudar as agências e as marcas que querem inovar, ser mais criativas e eficientes em sua estratégia de mídia”, conclui Dilton Caldas, CTV Business Director da MetaX.
TV conectada como ponto das relações interpessoais: Quando perguntados sobre o número de SmartTVs ou TVs conectadas em sua residência, 71% dos entrevistados afirmaram ter apenas uma TV Conectada. Já 63% preferem assistir TV acompanhados de pelo menos mais uma pessoa, tornando a CTV um ponto de contato que alcança a audiência em um único momento e conversa com mais de uma pessoa por meio de um só dispositivo.
CTV facilita a conectividade e as experiências com a marca: 70% dos respondentes utilizam o celular enquanto assistem à Smart TV, enquanto 49% realizam alguma ação após serem impactados por anúncios de marcas, seja ela fazer buscas na internet sobre a marca, realizar pesquisa nas mídias sociais ou ler notícias. O estudo aponta para um usuário que está conectado em diferentes plataformas simultaneamente, sendo uma oportunidade para a CTV em facilitar essa integração e experiência multicanal com a marca.
Valores norteiam os hábitos de consumo: A pesquisa levantou quais os valores que os consumidores mais se identificam. Descobriu-se que que valores como “sustentabilidade e meio-ambiente” e “tecnologia” perpassam todas as principais categorias de compras e mercados analisados. É possível perceber, por exemplo, que consumidores que valorizam “tecnologia” estão mais ligados à games que consumidores que valorizam “sustentabilidade e meio-ambiente”, mas que ambos consumidores estão muito conectados à categoria de produtos de beleza.
Interesse em moda e delivery lideram no ambiente CTV: Em relação às categorias de consumo, a pesquisa mostrou que o setor de moda e delivery são os que mais se destacaram em ambiente CTV.