NOTAS DA SEMANA – 28.01.2022

RODRIGO

ENTREVISTA COM RODRIGO MACHADO:

1. Quem é Rodrigo Machado?

Para responder essa pergunta preciso fazer um breve relato. Fui criado pela minha avó paterna Maria Machado e pelas minhas tias Rosa Machado e Neka Machado em um ambiente familiar onde a comunicação sempre foi a pauta. Desde infância/ pré adolescência minha maior diversão era ir “trabalhar”, por vezes com minha avó e com minha tia Rosa, mas por trabalharem em órgãos burocráticos do governo não tinha a mesma emoção quando aos sábados iria “fazer plantão” com meu tio Neny Machado para Área Judiciária do Palácio da Polícia, era um agito só, toda confusão da noite acabava ali. Eu fica de um lado para outro de office boy interno dos policiais, mas a glória mesmo era acompanhar meu pai, Kao Machado, nos fechamentos das edições de Zero Hora! Onde ficava junto com ele até sair o primeiro jornal da rotativa. Aquilo era emocionante. ia acompanhar o pessoal do material até o aeroporto pegar os fotolitos dos anúncios que as agências de SP e Rio mandavam para cá, acompanhava todo o processo. Nas sextas-feiras chegava cedo na Zero Hora para acompanhar o ritmo frenético da redação e observava muito como Vânia Weber administrava tudo por ali, admirava muito aquelas pessoas que Lauro Schimer comandava. Conversava muito sobre música com Juarez Fonseca, eu um pentelho de marca maior. Mais emocionado ficava, quando entrava na sala do Marcus Dvoskin no “happy hour” do final de tarde. Ali estavam todos eles: Madruga Duarte, Ranzollin, Lauro Schirmer, Eber Borba….. E meu pai, que apenas bebericava, pois a madrugada seria longa. As vezes corria para a portaria da Ipiranga para ver “seu” Maurício ir embora, dando tchau para as pessoas com um intimidade e simplicidade única. Pra mim era uma festa! Ficava melhor mesmo quando meu pai dava uma escapadinha no “Porta Larga”, como era bom aquele clima!

Certa vez já com 15 anos de idade, estava eu na Zero Hora e explode a Guerra do Golfo, era 1990. Subi correndo para os estúdios da Rádio Gaúcha e me encantei com toda aquela agitação iniciada por um furo do Alexandre Aguiar, tão jovem quanto eu. Resolvi que queria ajudar de alguma forma, quando me tornei o “Cabo Armeiro”, apelido dado pelo Paulinho Moreira. O que eu fazia? Comentava sobre armas! Metido que sempre fui comecei a pesquisar, ia na redação pegava noticias e “furava”na rádio. Logo Mendelski, Jaime Kopstein e Ranzollin me adotaram. Começava com o Jaime na madrugada e finalizava com o Mendelski pela manhã. Neste período fiz grandes amigos, dentre eles, os novatos Diego Casagrande e Felipe Vieira, meus irmãos de vida.

Nesta época atazanava meu pai para falar com o Cicão e o Eugênio para me colocar de produtor na DC Set, eu queria fazer algo agitado e que não fosse monótono. Enchi tanto o saco que certa vez meu pai ligou pro Cicão para me arrumar alguma coisa pra fazer. Cicão mandou eu ir na produtora, corri para lá e me colocou de “asspone” do Fedrizzi, (o Luiz Paulo), o show era Donna Summer no Gigantinho. Foi uma experiência maravilhosa.

Andei ensaiando momento de modelo, conheci algumas pessoas interessantes e fui fazer assistência no curso da L’èquipe que era dirigido pelo Marcelo Fagundes, gaúcho como a proprietária da agência sediada em São Paulo, Lica Kohlrausch. Foi quando conheci Lica e ela perguntou se eu gostaria de trabalhar com ela na sede que estaria abrindo em Porto Alegre. Obvio que sim!!! Fiz um estágio na agência em São Paulo e voltei para ser o Booker da agência aqui. Trabalhei por um tempo na agência junto com Cintia Caprara. 

Da L’èquipe fui parar no Pré-Vestibular Mauá, trabalhava no Marketing com o Julião e o Cesinha! Durante as aulas era o monitor de sala. Neste período que começa o resto da minha vida: O Opinião!

Certa vez o Mauá patrocinou um show do Papas da Língua no Opinião e eu me evolvi com o show, ingressos, sorteios, coisas do gênero. Neste mesmo período o Opinião estava começando a fazer shows fora do bar, iniciando atuação como produtora, o show era Lulu Santos no Gigantinho em 1994. Antes disso preciso contar uma coisa, no inicio de 1994 eu sai do Mauá e fui ser gerente de uma franquia do Unificado em Passo Fundo, a convite de um dos professores do Mauá, o professor Arthur Simões, mas logo depois da Copa do Mundo voltei para Porto Alegre e procurei o Cesinha querendo trabalhar, foi quando ele me indicou para os “guris” do Opinião. Ele disse que tinha um conhecido que já havia feito uma produção no Gigantinho. A impressão que ele passou que eu seria um cara muito experiente (risos). Nada disso! Quando cheguei na produtora, ainda atrás da chapelaria do antigo prédio da José do Patrocínio, Alexandre Bertoluci (hoje meu sócio), perguntou o que eu sabia fazer e eu disse que fazia qualquer coisa. Ele me olha e diz: “Então passa um café!” Essa foi minha primeira missão na Opinião Produtora. Ao final do show do Lulu Santos, me falaram dos planos e perguntaram se eu queria ficar com eles. Lá se vão 28 anos. Deste 10 anos como funcionário e o restante como sócio. Somos em 6 sócios e posso garantir que dá certo.

Mas tudo isso para responder a pergunta acima, quem é Rodrigo Machado: Um apaixonado pelo que faz e que ama trabalhar e ter resultados positivos e trabalha duro para isso.

2. O entretenimento e a loucura andam juntos?

Procuramos fazer tudo sempre com muita segurança e excelência, como meu sócio Claudio Favero fala: “a linha entre o certo e o errado é muito tênue”, ou seja, pra tu passar de cara do bem para bandido pode ser numa fração de segundos no nosso ramo. Trabalhamos com pessoas e públicos diversos simultaneamente. Públicos pequenos e multidões. Trabalhamos com estruturas, montagens grandes com alta complexibilidade. Tudo isso envolve vidas e famílias, tanto de um lado como do outro. Qualquer fatalidade que acontecer e não estiver tudo dentro das normas técnicas estabelecidas você passa a ser um criminoso.

Pensando em tudo isso podemos afirmar que entretenimento e a loucura andam juntos, sim!

3. Lidar com empresários ou com artistas?

Ao longo desses anos todos fizemos muitas amizades com artistas de todo Brasil e algumas partes do mundo, assim como empresários. Mas temos uma característica muito nossa, nós não tietamos artistas e muito menos promovemos isso. As relações devem ocorrer de forma natural e sem forçar a barra. Eu prefiro sempre tratar com empresários, o artista está de um lado, pode ter certeza que vou estar do outro, salvo os amigos que fiz.

4. Com autoridades ou com espectadores?

Apesar de todo sofrimento que essa pandemia nos trouxe, ela despertou em mim um coisa muito interessante que foi articulação com autoridades. Liderei junto com a Eliana Azeredo, Ana Paula Leite, Vinícius Garcia e Roberto Rímole, o Grupo de Live Marketing do RS, grupo esse que representa mais de 350 empresas do ramo. O núcleo, como chamamos, foi o responsável pelos debates e elaboração de protocolos junto aos Governos Estadual e Municipal, foram longos meses de negociação, diálogos e impasses. Fiz bastante amigos na política e aprendemos a força que nosso Setor possui. Prefiro sempre estar nos bastidores, seja qual for, evitando os espectadores.

5. Gastronomia, amigos ou um lugar para amar?               

Pode tirar o “ou” da pergunta e colocar um exclamação no final?

SEM EXPLICAÇÃO!
Esta coluna está sendo procurada para que se denuncie com mais detalhes a mídia do Detran.

Já noticiamos e informamos, agora cabe ao mercado averiguar e não permitir que mais ações como essa aconteçam.

DESRESPEITO

Desrespeitou a licitação ESCOLHENDO A ÚNICA agência que aceitou as condições fora das normas.

Agora afrontando o CENP quer mais uma vez fazer contratações em veículos de comunicação.

A Federação das Indústrias teima em fazer tudo errado.

ESPERANÇA

A relação da Equatorial, empresa que assumiu a CEEE, vai começar a ser realizada por profissionais de comunicação do RS.

ATA QUE NÃO DESATA

A reunião com as agências que participaram da licitação da SECOM RS no dia 21 de janeiro teve um resultado espetacular: FICOU DECIDIDIDO QUE NADA FOI DECIDIDO!

SERÁ?

Circula que um diretor e sócio de uma agência tradicional que havia saído continua trabalhando fortemente para que a agência conquiste contas com seu prestígio político em todas as frentes de relacionamentos que continua mantendo. Dizem as boas e más línguas que por enquanto só atrapalhou.

LICITAÇÃO GOVERNO RS

O que ocorreu com a licitação do Governo do Estado foi que o Desembargador permitiu o prosseguimento da licitação, mas apenas nos seguintes termos:

Tudo, então, gira em torno do proceder da Comissão Licitante, cujo reparo bem pode se dar (e o princípio da maior eficiência encaminha essa solução) com o aproveitamento de quase tudo o que se passou na Sessão.
Bastaria, em suma, suspender-se a classificação final que constou da Ata, devolvendo-se o procedimento à Comissão de Licitação para designação de nova data para o prosseguimento da Sessão, na qual (a) haveria de se manifestar expressamente sobre a situação das propostas a cujo respeito registrou inobservância das exigências do edital, dizendo se as desclassifica ou das razões por que relevaria essa…
No caso da Morya Sul Agência de Publicidade LTDA, vemos que ela apresentou na sua Declaração, item “b” O VALOR DE 20% (VINTE POR CENTO), o dobro do limite permitido; no caso da Briviacom Comunicação e Marketing LTDA ela apresentou na sua Declaração, itens “a” e “b” O VALOR DE 50% (CINQUENTA POR CENTO), cinco vezes acima do limite permitido, Cópia anexa e no caso da Digital Comunicação LTDA ela NÃO apresentou na sua Declaração, itens “a1” e “a2” NENHUM VALOR PERCENTUAL.
O Edital é claro como a luz do sol neste ponto:
12.4 Será desclassificada a Proposta que:
a) não atender às exigências do presente Edital e de seus anexos;(G.n.)
Assim no prosseguimento da 3ª Sessão eles entenderam por manter as concorrentes que erraram no preço alegando mero formalismo, mas isso contraria o Edital:
19.1.4 O julgamento das Propostas Técnicas e de Preços e o julgamento final deste certame serão efetuados exclusivamente com base nos critérios especificados neste Edital. (G.n.)
14.1 As Propostas de Preços das licitantes classificadas no julgamento das Propostas Técnicas serão analisadas quanto ao atendimento das condições estabelecidas neste Edital e em seus anexos. (G.n.)
19.4
d) analisar o cumprimento, pelas licitantes, das exigências deste Edital para a elaboração das Propostas de Preços e julgá-las de acordo com os critérios nele especificados; (G.n.)
Mas quanto à alínea “b” de cisão do Desembargador eles descumpriram pois, ele disse “(b) esclarecer o porquê de ter consultado o representante da Global(…) e nada mais!!!
HÁ JURISPRUDÊNCIA ADMINISTRATIVA SEDIMENTADA NO ÂMBITO DO ESTADO DO RS QUANTO A ESTA MESMA SITUAÇÃO, pois que em caso idêntico de licitação do Estado do Rio Grande do Sul, para contratação de agência de publicidade, no ano de 2016, ocorreu esta mesma situação quando, duas concorrente erraram as sua Propostas de Preços colocando percentuais acima dos permitidos no Edital e definido na minuta de contrato e, como não poderia ser diferente, a Comissão reconheceu a ilegalidade e desclassificou as referidas Agências.
Para rememorar o caso, segue abaixo parte do despacho que corretamente desclassificou as agências que, naquela ocasião, não obedeceram ao Edital:
“De outra banda, o edital e seus anexos devem ser obedecidos por todos os licitantes, o que não se confi…
Mas quanto a alínea “b” da decisão da Comissão eles decumpriram o que disse o Desembargador:
E na Ata anterior constou quanto à Global que “Registra-se que, quando a sessão foi retomada, o representante da GlobalComm Comunicação estava presente. Desse modo, ao final do procedimento acima, foi facultada sua manifestação.”
Assim é contrária à decisão do Des. Relator a alteração de entendimento da Comissão neste ponto, devendo ser MANTIDA A ACEITAÇÃO DA MANIFESTAÇÃO DA GLOBAL E POR EQUIDADE DEVE SER ACEITA A MANIFESTAÇÃO DE IDÊNTICO TEOR DA ORA Pública, eis que esta sessão, como determinou o TJRS É CONTINUIDADE DAQUELA DA 3ª SESSÃO.
Ou seja eles aceitaram a manifestação da Global, mas agora modificou o entendimento, deixou de aceitar a manifestação da Global e ainda não aceitou a manifestação da Pública de igualar o preço.
Essa é uma nota baseada na interpretação dos juristas sobre o que está acontecendo na SECOM.
Essa coluna fica a disposição para qualquer manifestações ao contrário para esclarecer melhor essa pendência que não tem fim.

MOOVE

A Vero, a maquininha do Banrisul, estreia nova campanha publicitária neste início de ano. Desenvolvida pela Agência Moove, a estratégia mostra que a Vero entende as dificuldades de quem está do outro lado do balcão, criando situações que representam o dia a dia de quem precisa fazer malabarismos para atender aos clientes. E não foi difícil encontrar inspiração: com mais de 140 mil maquininhas distribuídas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e um atendimento sempre próximo dos usuários, a equipe da Vero buscou importantes relatos de quem depende das vendas por cartão de crédito e débito.

Com essas informações, a Moove criou a campanha publicitária com o desafio de mostrar diferentes situações de forma leve e usar o humor como atrativo. Para tanto, convocou o ator e humorista Rodrigo Sant’Anna, mais conhecido pela participação no programa Zorra, da Rede Globo, e a apresentadora Cris Silva, a garota-propaganda da Vero nas mais recentes campanhas do produto. Em três momentos distintos, o ator representa ocasiões cômicas que mostram os “perrengues” do cotidiano, enquanto a apresentadora exibe as soluções que a Vero proporciona para empreendedores e profissionais liberais.

No primeiro filme, a confusão criada pelo garçom com a quantidade de maquininhas do restaurante é a deixa para mostrar que basta uma máquina da Vero para aceitar os principais cartões, inclusive o Banricompras. Depois, o problema acontece com a emissão de boletos em uma escolinha; aqui, o Vero RePay é apresentado como solução para pagamentos recorrentes e assinaturas. Por último, o filme mostra um atrapalhado dentista que não consegue organizar suas contas, ao invés de usar o completo aplicativo de gestão incluído na maquininha da Vero. Os comerciais e demais peças são assinados com o conceito “A maquininha que resolve. De verdade.”, mostrando que a Vero é muito mais do que um simples instrumento para pagamento com cartão.

Além dos três filmes, que serão veiculados na televisão aberta, a campanha terá ampla frequência no meio rádio no interior do estado. Painéis digitais estarão em diversos pontos de Porto Alegre, além de Florianópolis e Balneário Camboriú, mercados importantes para o crescimento da Vero. Nos meios digitais, a campanha terá forte presença nas redes sociais, principalmente utilizando os recursos de vídeo em formatos e durações especiais para Stories, Reels e Youtube, visando à maior conversão e impacto.

UDESC

Criada pela Agência Moove para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a campanha para inscrições no Vestibular de Verão 2022 superou a meta estabelecida pela instituição de ensino. Em 2021, foram 8.205 candidatos inscritos. Já o processo seletivo deste ano teve 9.894 inscrições – um crescimento de 20,47%.

Com essa marca, a Udesc atingiu novo recorde de inscrições no processo seletivo especial, que é aplicado desde o Vestibular de Inverno 2020 e funciona sem provas presenciais – os candidatos são selecionados pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou pelo histórico escolar. A maior marca desse tipo de seleção na Udesc era, até então, do Vestibular de Verão 2021, que teve 9.028 inscritos.

“A Moove está constantemente conectada com as necessidades dos seus clientes. Dessa forma, acreditamos que podemos ajudá-los a alcançar melhores resultados. Foi o que conseguimos entregar à Udesc”, comemora Gabriel M. Fuscaldo, CEO da Moove.

O desafio inicial da agência era gerar interação com os estudantes, divulgar o Vestibular de Verão 2022 e aumentar a captação de candidatos. Com o conceito ‘Você escolhe a carreira, a gente te prepara pra ela.’, a agência buscou mostrar que a Udesc prepara seus alunos para o mercado de trabalho.

A campanha desenvolvida pela Moove começou em 1º de dezembro e terminou em 17 de janeiro. O foco principal foi o meio digital, onde está o público-alvo da universidade, com presença em redes como Instagram, YouTube, Spotify e TikTok.  Também houve reforço de mídia exterior em inúmeros pontos físicos pelo estado de Santa Catarina, com outdoors, busdoors, fronts, mídias em shoppings, bem como painel de LED em Florianópolis, o primeiro da história da universidade.

Além disso, foram programadas ações de divulgação junto à Secretaria de Comunicação (Secom) da Udesc, como o Parque das Profissões, evento que contou com vídeos sobre os centros da universidade, além de programação ao vivo. A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) promoveu atividades junto a escolas públicas estaduais e particulares para facilitar o ingresso de estudantes na universidade, e a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest) tirou dúvidas de alunos e instituições de ensino em questões como a documentação exigida pelo edital do vestibular.

“Por sugestão da Covest, a Secom e a Moove produziram um vídeo para auxiliar os candidatos no momento da inscrição. Em um mês, o material chegou a cerca de quatro mil visualizações e já é o quinto vídeo mais visto na história do canal da Udesc no YouTube”, ressalta o secretário de Comunicação, Rodrigo Brüning Schmitt.

MASBAH!

Neste sábado, 29 de janeiro, o “Masbah!” visita a Ilha dos Marinheiros, parte do rio Guaiba que é conhecido por ser um espaço dedicado a prática dos esportes náuticos. O programa foi conhecer o WakeSurf, esporte que promete gerar ondas em rios e lagos com a ajuda de uma lancha.

E já em terra, na Zona Norte da capital, o “Masbah!” foi visitar uma hamburgueria com um menu diferente: você já pensou em hamburgueres com nachos, batatas chips e  geleia de morango? 

No quadro “Meu Pet É Uma Estrela”, o Golden Retriever que viralizou nas redes sociais depois de se esticar no piso de um shopping center de Porto Alegre para fugir do calor. Mas apesar de tudo, o Nemo é bem disciplinado! Focado na dieta, toma suco DETOX, adora comer frutas e vai na academia todos os dias. 

E para descontrair o sábado, o comediante gaúcho Marcito Castro é o convidado do quadro “Diz Aí”. Ele relembrou a carreira, contou histórias bem divertidas e respondeu perguntas enviadas pelos telespectadores.

O “Anonymus Gourmet” traz uma receita que certamente que o telespectador nunca ouviu falar ou provou. Uma das maiores tradições do Rio Grande virou ingrediente e foi transformada em bolo, o Bolo de Vinho.

E domingo é dia de churrasco, dia de estar “Na Beira do Fogo com El Topador”. Prepare a parrilla porque o Mestre Parrillero Antonio Costaguta vai apresentar o Entrecot.

Muitas dicas para assar um dos cortes que mais se popularizou no Brasil. E para acompanhar, berinjela à milanesa.

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir das 12h e o “Anonymus Gourmet”, logo após, no SBT Rio Grande do Sul. Aos domingos, exibição de uma edição especial        do Masbah! às 9h e, em seguida, Na Beira do Fogo com El Topador.

PANVEL

A união entre duas marcas consolidadas no mercado brasileiro trará novidades para o público a partir de janeiro. A Panvel e Ipanema vão lançar a sua primeira collab exclusiva pensando nos pequenos.

Presente no cuidado diário dos bebês, a linha Panvel Baby agora também fará parte dos seus primeiros passos. Um kit especial traz uma sandália criada pela Ipanema com exclusividade, estampada com os mascotinhos de Panvel Baby e idealizada para trazer conforto aos pequenos, e uma Colônia Panvel Baby para deixar as crianças com cheirinho único. O kit terá edição limitada e a numeração vai do 17 ao 24.

“Sempre tivemos o desejo de conectar marcas fortes de forma criativa para trazer novas oportunidades de produtos. Somos quem mais entende de cuidado, e a Ipanema, quem mais entende de pezinhos. Nossa ideia é apresentar tendência, beleza e bem-estar. Com esse propósito, Panvel Baby e Ipanema se juntaram para criar um kit exclusivo, que garante carinho e cuidado com os pequenos”, destaca a Diretora de Desenvolvimento de Mercados da Panvel, Manuela Cardona.

Além do cuidado com as crianças, o kit também é ambientalmente consciente. A colônia Panvel Baby é livre de corantes e parabenos e não é testada em animais. A sandalinha Ipanema é 100% reciclável, vegana e não tóxica.

Ainda no mês de janeiro, todas as mais de 500 lojas da rede Panvel no RS, SC, PR e SP receberão o produto, que será vendido por R$ 44,90. O kit contém 1 colônia Panvel Baby + 1 Sandalinha Ipanema exclusiva + cartucho com desenho para pintar. O kit também poderá ser adquirido pelo site www.panvel.com e pelo APP Panvel.

FMP

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) está com as inscrições abertas para aqueles que já possuem diploma de Curso Superior e estão interessados em ingressar na única Instituição de Ensino no Rio Grande do Sul com Graduação em Direito 5 estrelas no Guia da Faculdade do Jornal O Estado de São Paulo. Outra forma de ingresso também disponível é a transferência de curso em andamento em outra Instituição. A data limite para ambas as inscrições é o dia 28 de fevereiro. A FMP, que recebeu a nota máxima pelo terceiro ano consecutivo, figura entre as 12 melhores no ensino de Direito no Brasil. Mais informações no site https://fmp.edu.br/diplomados/ ou https://fmp.edu.br/transferencia/

IDEIAS DA SILVA BY MARCELO PIRES

“A TV não matou o rádio. Nem o cinema. A TV paga não matou a TV paga. A Netflix não matou o cinema. O digital não matou o impresso. A Amazon (e-commerce) não matou a loja física. O Kindle não matou o livro. O Whatsapp não matou o e-mail. O Instagram não matou o Facebook. O Marketing de Influencers não matou a propaganda. Nem o jornalismo. Estas inúmeras atendentes virtuais chatas e infantis não matam o atendimento humano (na minha opinião, até valorizam). O Uber não matou os taxis – eu achava que mataria. O Metaverso não vai matar a realidade. Não vamos transformar tudo em um enorme cemitério. Tendência é propensão, não regra. Sabe o que morre, quando a gente tem opinião “matadoras”?

As ideias.

FEEVALE

Termina, no dia 15 de fevereiro, o prazo de inscrições para o mestrado em Indústria Criativa. Ofertado pela Universidade Feevale inicialmente em Novo Hamburgo, a partir deste semestre o curso também acontecerá no Hub One Porto Alegre, unidade do Feevale Techpark na Capital. Esse é o primeiro curso da área reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Brasil.     
A oferta do curso em Porto Alegre é uma resposta da Feevale frente ao crescimento da indústria criativa.  As aulas ocorrerão nas quintas e nas sextas-feiras à tarde, no Hub One (Rua Cândido Silveira, 198, Bairro Auxiliadora). O espaço alia educação ao empreendedorismo e à inovação, conectando estudantes, empreendedores e pesquisadores. É compartilhado com parceiros estratégicos para gerar negócios, fomentar projetos e desenvolver tecnologias.    
Para o coordenador do mestrado em Indústria Criativa, Cristiano Max Pereira Pinheiro, a proposta é apoiar o desenvolvimento da cultura e da criatividade sob diversas perspectivas, sejam elas de linguagem, desenvolvimento ou gestão. Segundo ele, haverá uma flexibilização no formato, com encontros de produção bibliográfica, técnica ou cultural, ligados a um projeto de pesquisa; visitas técnicas e debates acadêmicos em lugares distintos, de acordo com a temática da disciplina; e encontros on-line, com a participação de professores convidados, inclusive do exterior.     
Sobre o curso:
O mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale ocorre desde 2014 em Novo Hamburgo. Foi o primeiro curso nominal do Brasil e trouxe destaque para a região em suas pesquisas, resultados e articulações. Atualmente, é o gestor do programa de aceleração do RS Criativo, programa estratégico de economia criativa desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac). Atua com diversos municípios gaúchos em programas de desenvolvimento, como Porto Alegre, Novo Hamburgo, Gramado, Santa Maria e Erechim. Por meio da pós-graduação, a Feevale é fundadora da Rede Ibero-americana de Pesquisa em Economia Criativa e será sede, neste ano, do II Congresso Ibero-americano de Economia Criativa.    
Possibilidade de bolsas:
A Universidade Feevale está concedendo bolsas de 60% na mensalidade para colaboradores de empresas residentes no programa RS Criativo, sediado no Hub Criativa Birô (Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre). Para obter o incentivo financeiro, é necessário que o candidato seja aprovado para ingresso no mestrado em Indústria Criativa.  
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) também oferece outras possibilidades de bolsas para os candidatos que forem aprovados no processo seletivo. Uma delas é para públicos vulneráveis, como negros, pretos, pardos, pessoas com deficiência, indígenas, pessoas transgênero, transexuais e refugiados. Podem candidatar-se às cotas os candidatos inscritos no processo seletivo para ingresso neste semestre.   
As inscrições devem ser efetuadas até as 22h do dia 15 de fevereiro, pelo site www.feevale.br/industriacriativapoa. O resultado da seleção de bolsistas será divulgado até 9 de março.   

BIOCMPC

Não é por mera coincidência que as palavras Criar, Conviver e Conservar balizam o propósito da CMPC. Além de criar soluções inovadoras a partir da celulose, a multinacional chilena com sede em Guaíba convive com centenas de comunidades vizinhas no Rio Grande do Sul e conserva mais de 192 mil hectares de área preservada. Com essa larga expertise em práticas sustentáveis, a empresa apresenta ao mercado a campanha do Projeto BioCMPC, que traz o conceito “Juntos construímos o futuro. Hoje.”

Idealizada pela Agência HOC, localizada no Rio Grande do Sul, a concepção da campanha foi elaborada com o objetivo de destacar que as atitudes de cuidado com os recursos naturais devem partir de todos, com imagens e discursos que sensibilizam e estimulam uma mudança de comportamento. Para isso, tanto o filme como todas as demais peças construídas para a campanha carregam um forte viés de empoderamento individual e da importância de nos comportarmos como responsáveis por uma sociedade cada dia mais consciente.

“Sabemos que projetos grandiosos e revolucionários como o BioCMPC, que prevê 31 ações de sustentabilidade e modernização operacional, contribuem largamente no cuidado com o planeta. Mas quisemos mostrar que uma parte desse poder também está nas mãos das pessoas, no dia a dia, por meio de práticas conscientes. Afinal, juntos construímos uma sociedade, juntos transformamos nossa comunidade e nosso planeta”, explica o diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger.

Conceito — “Esta é uma campanha muito especial para nós. Cada pequeno detalhe do conceito ‘Juntos construímos o futuro. Hoje’ é carregado de emoção e significado. O termo ‘Juntos’ coloca a CMPC ao lado das pessoas e da comunidade. ‘Construímos o futuro’ fala sobre a mudança que podemos gerar para as próximas gerações. E ‘Hoje’ mostra que estamos agindo agora e gerando resultados imediatos”, comenta o diretor de criação da HOC, Gregório Leal. Segundo ele, isso não fica apenas no conceitual, mas na execução também. “Por isso, para tornar a mensagem próxima e atingir o maior número de pessoas, utilizamos comparações. De um lado, atitudes positivas individuais das pessoas no seu dia a dia. De outro, as ações de sustentabilidade do Projeto BioCMPC. Queremos mostrar que se as pessoas fazem a sua parte no seu dia a dia, a CMPC também faz”, completa Leal.

Mauricio Harger destaca a relevância do BioCMPC, que é o maior investimento em ESG da história do Rio Grande do Sul. “Com aporte de R$ 2,75 bilhões, o BioCMPC vai transformar nossa unidade industrial em Guaíba em uma das mais sustentáveis do Brasil, por meio da instalação de novos e modernos equipamentos. Com essa campanha, queríamos mostrar que as pessoas também podem e devem fazer sua parte na construção de uma sociedade mais alinhada aos valores contemporâneos da sustentabilidade”, salienta o diretor-geral da CMPC no Brasil.

A campanha contará com inserções em TV Aberta, TV fechada regional, jornal, rádio, projetos de conteúdo e publicações especializadas do setor. Confira em primeira mão o vídeo.

CDL

Confira as principais tendências da maior feira do varejo mundial e saiba como preparar o seu negócio para resultados ainda maiores em 2022. O Pós-NRF acontece na próxima segunda-feira, dia 31, às 18h30, no Teatro Unisinos (Av. Nilo Peçanha, 1600). No evento, será exposto tudo que rolou na Retail’s Big Show, maior festival de varejo do mundo promovido pela National Retail Federation (NRF), em Nova York, Estados Unidos.

A ocasião é realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre e tem apoio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP). O Sócio-Diretor da BTR Educação e Consultoria e Presidente da SBVC, Eduardo Terra, abre o momento, apresentando insights sobre o NRF. Já o Conselheiro da CDL-POA, Head de Transformação Digital da 4all Group e Curador da Fax, Guga Schifino, falará sobre o que o varejo precisa para acelerar sua melhor versão phygital. E por fim, o coordenador de Varejo do SEBRAE-RS, Fabiano Zortéa, vai expor dicas sobre como vender mais.

DUFRIO

Para celebrar o aniversário da cidade de São Paulo, que ocorre no próximo dia 25, a Dufrio, empresa especializada em soluções para refrigeração e climatização, lançou uma campanha com o lema “Uma homenagem à cidade de muitas histórias”. A Gampi Casa Criativa, de Novo Hamburgo (RS), é a responsável pela ação que destaca a miscigenação sociocultural que reúne diversas histórias de vida. O vídeo vai rodar nas mídias sociais, YouTube e também nos canais da marca.

Reconhecida por atrair pessoas de diferentes localidades, que buscam na terra da garoa uma oportunidade de criar raízes e fazerem suas próprias trajetórias, a produção narra a história de clientes da empresa tendo como cenário principais pontos turísticos da cidade: Pinacoteca, Estação da Luz, Praça da Sé, Avenida Paulista, MASP, Liberdade e Tietê.
“A campanha celebra mais que o aniversário de São Paulo. É uma forma de agradecer o relacionamento que a Dufrio tem com a cidade e toda a sua comunidade. Assim como muitas pessoas escolhem a cidade para construir seu futuro, a empresa também cresceu e se consolidou no local”, destaca o CEO da agência Gampi Casa Criativa, Maicon Dias.

A Dufrio nasceu em 1997, na cidade de Porto Alegre e, no mesmo ano, inaugurou uma unidade em São Paulo. “A história da Dufrio e de São Paulo se fundem desde o surgimento da empresa.  Hoje já são seis lojas no estado, sendo três na capital”, complementa Dias.

Confira o vídeo: https://youtu.be/ds7q2K2s_So

INFLUENCIADORES

Ao longo desta última década acompanhamos ano a ano uma intensa redução de verbas que antes eram aportadas em mídias tradicionais para o meio digital. Orçamentos iam migrando na mesma direção em que veículos iam encerrando suas atividades ou promovendo modificações significativas em seus formatos para tentar brigar por uma fatia deste novo mercado que se estabeleceu. Alguns mais insistentes se mantiveram na crença de que era apenas um furor e que ia passar. Agências e anunciantes foram buscar novos meios para se adequar e continuar a “girar a roda”. Uma roda que deixou marcas e muitos de fora.

O formato de consumir conteúdos mudou. A audiência não está mais concentrada em uma única plataforma, as notícias são consumidas em bloco, mas também direcionadas por tribos de consumo, com linguagem própria e assim, a internet ganhou uma força extraordinária em influenciar grandes massas.

“Anunciar em TV era a estratégia principal de todas as marcas para conversar com seus públicos. Mas com a evolução do mercado, os canais digitais tornaram muito mais direta a conversa com os nichos de interesse. Isso explica o abrupto crescimento de investimentos em campanhas de marketing de influência. Além disso, os criadores de conteúdo geram confiança e interesse muito mais direcionado e personalizado”, explica Leo Soltz, CEO da One Big Media, mediatech especializada em desenvolver e impulsionar creators. Esse movimento, segundo o especialista, pode ser comprovado pela pesquisa da Kantar publicada no portal MarketingCharts ao final de 2021. Segundo o estudo, as marcas vão aumentar o orçamento para anúncios em vídeos em 76% neste ano, enquanto a verba para projetos com influenciadores será 71% maior.

Leo destaca, ainda, que o estudo mostra o poder de conversão de venda dos anúncios no formato de vídeo. “As plataformas como Youtube, Kwai, TikTok e Instagram se tornaram ainda mais relevantes durante a pandemia e mostraram de vez que possuem a atenção do público. Por isso, o investimento nesse formato de anúncio obteve números impressionantes em termos de performance”.

Além do aumento de orçamento para anúncios nas redes sociais, também se destacam o crescimento em streamings e podcasts. “Formatos que não eram tão populares há alguns anos, mas se estabeleceram como um forte pilar de entretenimento do público”, aponta o especialista.

Tendência mantida para 2022

Em 2022, continuaremos a perceber uma redução de verba para anúncios em rádio, cinema, revistas, jornais e eventos patrocinados por marcas. “As mídias tradicionais perdem força, já que as marcas veem no digital um grande potencial de alcance e aprenderam a se posicionar neste vasto universo, se estruturando pelo excelente trabalho dos mídias e planers das agências e departamentos estratégicos dos anunciantes. A estratégia omnichannel é a que mais vai gerar resultados para as marcas – afinal quanto maior a chance de contato com o seu consumidor, maior a chance de venda. Já a redução em eventos patrocinados é facilmente explicada pela pandemia – que ainda impede ativações presenciais acontecerem”, afirma Soltz.

Este panorama é reforçado também por outra pesquisa do setor: de acordo com um levantamento da Inlfuency.me, plataforma brasileira focada em busca, mensuração e gestão de influenciadores digitais, o investimento em marketing de influência será ainda maior em 2022, com mais de 78% das marcas pretendendo aumentar o seu budget anual nessa área. O número corrobora a tendência trazida em 2021, ano em que agências dos mais variados setores viram o seu faturamento crescer muito por conta desse tipo de investimento: as agências de marketing faturaram 34,8% a mais no ano passado na comparação à 2020, enquanto para as agências de publicidade o ganho foi superior a 15%.

TV segue em alta

Apesar da TV não ser o maior formato a receber um acréscimo de investimento, ainda é responsável por grande parte dos aportes feitos em anúncios, sobretudo para as grandes marcas. Um destaque nesse quesito é o BBB. Só na última edição foram realizadas 196 ações de conteúdo de 22 anunciantes nos canais lineares da Globo — TV Globo e Multishow –, recorde de todas as edições do programa. Enquanto no digital, foram 537 ações entre conteúdos patrocinados na página do BBB no Gshow e ativações nas redes sociais oficiais do programa.

“A edição que estreou dia 17, também está trazendo grandes anunciantes. As marcas sabem a relevância do reality para o público brasileiro e a Globo soube atualizar bem o formato para oferecer às marcas não apenas as inserções tradicionais na TV, mas também estratégias que se conectam com ações nas redes sociais, no Globo Play (plataforma de streaming da Globo) e nos podcasts chancelados pela emissora”, finaliza o especialista.

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