NOTAS DA SEMANA – 28.06.2024

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ENTREVISTA COM RICARDO GONÇALVES

1. Quem é Ricardo Gonçalves?

Ricardo é um cara acima de tudo otimista, acredito que com o respeito, trabalho, o preparo, o conhecimento, o envolvimento… tudo seja possível.

Desde o início, o primeiro emprego, eu já tinha como objetivo ser como aqueles caras que eu via nos corredores da TV Piratini e logo depois TV Gaúcha, onde nas férias acompanhava meu pai, o Seu  Aury. Telefones tocando, aquela dinâmica da comunicação, o comercial agitado, o pessoal da operação correndo, a chegada do material dos clientes na TV até a exibição nas residências, uma mágica. Sinto que era uma época mais romântica sem toda a tecnologia de hoje, fazer o mercado andar.

A curiosidade e a inquietude sempre me acompanham e a necessidade de fazer a diferença, seja em uma forma de  entender os processos, ou a busca de uma ideia que que ajude na operação, o foco sempre é entregar um resultado acima do convencional.

Procuro motivação em tudo, gosto do “bommm diaaa”, e entendo que um sorriso sempre dá início a uma boa oportunidade de ver com empatia o melhor de cada negócio.

2. De office boy a empreendedor conhecendo todos os segmentos da comunicação, qual deles mais te tocou?

Báh, olhando esse tempo todo, realmente, de boy para veículo, de veículo para agência, depois cliente, forncedor, e agora empreendedor (e ser empreendedor é um desafio  enorme) … tudo muito intenso, sempreee! Mas algo me tocou muito e  que tenho uma paixão até hoje: o Rádio. Esse meio incrível, que se movimenta, que se  reinventa, que tem uma intensidade e agilidade incomparável.

Entre muitas conquistas que vivi no rádio, uma que me marca é  ter colocado no ar a primeira ação promocional do McDonald’s no meio. Um deafio proposto para a agência na inauguração de uma loja em Porto Alegre… até então o Mc não tinha o Rádio em seu Marketing Plane em nenhum lugar, nem Brasil e nem exterior, foi uma loucura.

Lembro que alí no início dos  anos 2000 se falava  que o Rádio ia acabar, que a iternet iria atropelar, e aí vem o Rádio mais uma vez e aproveita   a internet para ir mais longe, ainda mais dinâmico. O Rádio é na hora, aconteceu já deu no  rádio, claro… respeitando o mundo dos smartphones e redes sociais, mas o Rádio está lá.

Lembro uma frase de um diretor que eu tive: “vender e comunicar é a arte de seduzir, e ninguém fala tão perto do ouvido como o Rádio”. Nos últimos 15 anos, já com a Inventoall, entrei de cabeça nesse mercado de eventos e vejo como tudo se movimenta em uma velocidade maluca. Do painel backdrop de fundo de palco para os painéis de led de altíssima resolução foi um pulo, dos estandes em octanorme para as produções em 3D foi uma velocidade da luz. O entender o evento coorporativo de hoje  como uma peça fundamental no planejamento do cliente é o amadurecimento do negócio, do projeto a execução, do briefing ao resultado da entrega, sinto que hoje estou no meu lugar. Ser percebido como uma empresa que busca inovar, fazer diferente, isso me motiva demais. Pronto? Não, ainda não, tem muito caminho pela frente ainda.

3. O gaúcho faz a diferença ou ainda falta muito?

Nos últimos anos tive a opotunidade de viajar muito pelo Brasil, também fiz cursos no exterior como Budapest, Praga, viajamos.

Visitando o mercado, indo  atrás de ideias, planejando,  pesquisando,  produzindo eventos e ações especiais, ou apenas como convidado, em todos os lugares se acha um gaúcho.

Acredito sim na nossa capacidade, na nossa força em fazer diferente, mas as vezes alguns ainda esbarram em bairrismos, em preconceitos. Tem muita gente boa aparecendo de todos os cantos do Brasil. Existem profissionais competentíssimos aqui e que ultrapassam fronteiras p ara ganhar em outros mercados. O mundo ficou pequeno com  as tecnologias de comunicação, o pós pandemia nos apresentou os home office e o RS hoje está aqui e em todos os lugares. Gosto sempre de lembrar: Áh, eu sou Gaúcho!

4. Ricardo na vida em família e com os amigos?

A família é a base de tudo, sou um cara família demais. Sou casado a 35 anos e multiplicar projetos, o dia a dia, conversar sobre tudo com a Dona Simone, isso não abro mão.
Tenho dois  filhos show, colorados, parceiros, amigos. Nos finais de semana é sagrado o churras pra  colocar os assuntos em dia, escutar os planos e ideias dos guris, combinar algum passeio , viagem, manter uma união saudável. A casa cheia me agrada muito e sempre que possível inventamos um motivo para encontros.
Os amigos estão sempre juntos, me orgulho muito de mesmo aos 62 anos ainda ter os amigos de infância por perto. Um amigo novo a cada dia, com certeza, mas os amigos do peito são os irmãos que a vida nos deu.
Sinto que com uma boa base familiar, um bom grupo de amigos, tudo fica mais fácil, prefiro pensar que multiplicar conhecimento e relações seja meu combustível.

UM MICROFONE CULPADO

Após terceira passagem pelo SBT, sempre com sucesso e dedicação total com muito empenho, Luis Cruz encerra um ciclo com desencontro entre a presidência e ele. Um profissional que com certeza estará em um outro lugar merecido. O mercado impactado com a saída desse profissional do SBT já sinalizou mais de cinco grandes players do mercado entre veículos e agências que querem contratar esse profissional. Novidades boas em breve.

GRUPO G5

A Competence assinou o contrato que mantém a conta da FECOMERCIO e seu sistema SESC e SENAC na agência.

PROSPECTOU E NÃO LEVOU

Depois de conquistar mais de uma dezena de clientes para uma agência conhecida, um profissional do mercado acabou saindo pois acabou ficando caro na remuneração devida.

Coisas que ainda acontecem e não surpreendem, não mesmo.

GAV RS

Dia 09/07, terça, teremos mais um evento super bacana com a presença do Luciano Potter na ESPM-POA.
A palestra do Potter, antes de mais nada, é formada por angústias de um comunicador com mais de 20 anos de profissão que está aprendendo – no gerúndio mesmo – que comunicar só é possível se primeiro ouvir. Para ele está sendo muito bom esse processo. Será que não pode ser para você e ou para sua empresa também?

MINDSET HACK

Você vive “apagando incêndios” porque sua equipe não entrega nos prazos ou na qualidade esperada?
A solução não é trabalhar mais, e sim liderar e delegar de forma diferente.

A verdadeira evolução acontece quando combinamos autonomia & compromisso com resultados.

No programa Mindset Hack, você irá desenvolver seu time na prática através de um sistema de gestão compartilhada com accountability.

Imagine uma equipe que resolve problemas sozinha, entrega resultados reais e ainda reduz a sua sobrecarga para atuar em demandas mais estratégicas.

É hora de pensar diferente e confiar no seu potencial de evolução com seu time!

O quê? – *Masterclass*

Data – 05 de julho

Horário – 8h30 às 9h30 via Zoom.

Inscrições pelo link: https://forms.gle/SPDG9QA4QT8DhEpn7

SBT

Mais de 400 convidados estiveram no SBT, no último sábado (22), para conhecer a cidade cenográfica da nova novela da emissora, “A Caverna Encantada”. A obra será exibida a partir do final de julho, no mesmo horário de “A Infância de Romeu e Julieta”. Participaram do evento representantes dos mercados publicitário e de licenciamento, além de influenciadores digitais, familiares dos convidados e o elenco da novela.

“A Caverna Encantada” tem temática familiar, formato já consagrado em outras produções do SBT, e vai destacar a força das relações pessoais, principalmente entre pai e filha. A trama ainda conta com um pet shop, o que vai garantir a participação de muitos animais de estimação. A história da novela vai se passar em mais de uma região, incluindo o norte de Minas Gerais e o interior de São Paulo.

A apresentação das oportunidades comerciais da novela ao mercado foi feita pela diretora comercial do SBT, Luciana Valério. “A novela tem todos os elementos para ser um grande sucesso de público e oferece diversas oportunidades comerciais que vão permitir o desenvolvimento de ideias criativas e com grande potencial de retorno comercial para os anunciantes”, afirma Luciana.

GOVTECH LAB

Novo Hamburgo prepara-se para receber o Conexão GovTech: evento inédito para profissionais do setor público com objetivo de promover o debate de soluções para as instituições públicas, utilizando ferramentas de inovação e tecnologia como aliadas à gestão governamental.
A agenda itinerante foi adiada devido às recentes enchentes que atingiram os municípios gaúchos. A retomada dos eventos incluirá em sua programação outras cidades, as quais serão divulgadas nos próximos dias pela organização do Conexão GovTech.

Todos interessados em transformação digital no setor público podem participar desta oportunidade de conectar-se com especialistas, compartilhar conhecimentos e explorar como a inovação pode tornar a gestão pública mais eficaz, transparente e direcionada para atender as necessidades do cidadão.

A fundadora e CEO do GovTech Lab e Head do GovTech Summit, Téo Foresti Girardi, destaca que o Conexão GovTech em Novo Hamburgo busca a transformação digital promovendo debates construtivos sobre soluções tecnológicas eficientes para a administração pública. “Retomamos os eventos neste momento de recuperação do nosso estado para discutir e apresentar práticas que demonstrem como a inovação pode melhorar a eficácia dos serviços públicos, adotando medidas preventivas para a melhoria da infraestrutura dos municípios gaúchos diante de novas ocorrências de desastres climáticos”, salientou a CEO.

PUCRS

A PUCRS lançou nesta quarta-feira, 26, o Relatório de Sustentabilidade de 2023, uma publicação anual que celebra os avanços da Universidade – e serve de convite para a ação coletiva em direção a um futuro mais justo e sustentável.
No ano em que celebrou seus 75 anos, a PUCRS também iniciou um novo ciclo de Planejamento Estratégico (2023-2027). Uma nova visão, alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), passa a guiar uma jornada com o objetivo de ser uma nova universidade para uma nova sociedade, reconhecida pelo seu impacto e sua relevância.

Com isso, o tradicional Relatório Social se transforma no Relatório de Sustentabilidade, uma publicação que reitera nosso compromisso socioambiental ao compreender as diversas iniciativas da Universidade, inspirando a comunidade universitária e parceiros a unirem-se a nós nesta jornada de conhecimento.
Guiada pela Agenda 2030 da ONU, esta é a primeira edição (2023) de um trabalho em constante aprimoramento, estruturado a partir de 5 P’s adotados para guiar o desenvolvimento sustentável: Pessoas, Prosperidade, Planeta, Paz e Parcerias.

“A relevância da Universidade deve se pautar entre o que a sociedade espera das instituições e o que elas realizam de fato. Uma Universidade inovadora e ciente de seu compromisso social deve ser protagonista no processo de desenvolvimento regional e global. Cabe a cada um de nós e à Universidade criar e fortalecer comunidades que visem a formas de solidariedade sempre mais efetivas, por meio do respeito à vida e a tudo que é humano, a partir do ensino, pesquisa e inovação”, defende Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS.

Este movimento também se refletiu em outras instâncias: pela primeira vez, a PUCRS figurou no Times Higher Education Impact Rankings, pesquisa que avalia as universidades em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A PUCRS é a única universidade privada do Rio Grande do Sul no ranking.
“Inovação, geração de impacto e valor para a sociedade foi o compromisso assumido pela PUCRS no novo Ciclo de Planejamento Estratégico, então esta publicação busca evidenciar como as nossas ações contribuem para o desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico, em direção a um futuro mais justo, próspero e sustentável”, reforça o assessor de Planejamento e Avaliação da PUCRS, Silvio Langer.

MOLTBE

Tem São João? Tem sim senhor!!! Encerrando o mês das festas juninas, neste domingo, 30 de junho, a diversão será no restaurante MoltBe. Localizado dentro da Floricultura Winge, na Rua Mário Totta, 963, no Bairro Tristeza, na Zona Sul de Porto Alegre, o local terá programação especial neste dia.
Com quentão desde a hora do almoço para esquentar e embalar a todos, e chope Ipa para quem prefere, a diversão típica se concentrará das 15h às 18h30min, com opções saborosas para aproveitar a tarde ao ar livre, em meio à voz e violão da Califa Surf Band. Milho verde, bolinhos de jamón e bacalhau e xurros fazem parte das delícias do cardápio, entre outras iguarias servidas na casa. É só chegar!

IA

A RD Station, empresa líder em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil, por meio de suas pesquisas Panoramas de Marketing e Vendas, apresenta um cenário completo da Inteligência Artificial nos dois setores. Os dados revelam que a IA está se consolidando cada vez mais entre os profissionais de Marketing, com 55% dos profissionais já utilizando essa tecnologia no dia a dia, projetando-se como a principal tendência para 2025. Em contraste, no setor de Vendas, 66% das equipes ainda não incorporaram a IA em suas rotinas diárias.

O Panorama de Marketing revelou também como tem sido o uso de IA no setor: o uso mais frequente – para 62% dos respondentes – é na criação de conteúdo e copywriting, seguido de planejamento estratégico (32%) e personalização de campanhas (24%). No Panorama de Vendas, além da criação de conteúdo e copywriting (22%), o maior uso evidencia-se na elaboração de pitchs de vendas (12%) e no envio de emails e outras comunicações (11%).

“Desde a edição passada da pesquisa de Marketing, a Inteligência Artificial já se destacava como a principal tendência para 73% e deve seguir para os próximos anos. O alto índice no marketing se deve porque o uso da IA ainda está mais concentrado em atividades relacionadas à criatividade. Desta forma, é natural que os profissionais do setor de Marketing tenham incorporado a tecnologia em maior volume em suas rotinas diárias. Mas, apesar da adoção da IA pelas equipes de Vendas ser menor, destacamos que os profissionais já começaram a explorar aplicações além da IA generativa, como criação de listas de leads mais qualificados, análise de dados e uso de chatbots, por isso, temos perspectivas positivas que haverá aumento na adoção por parte dos times comerciais e que os resultados das próximas pesquisas vão mostrar um cenário bem diferente”, comenta Bernardo Brandão, CMO da RD Station.

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