NOTAS DA SEMANA – 28.10.2022

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SHEILA MEYER

1. Quem é Sheila Meyer?

Jornalista por formação, 50 anos nesse 2022. Curiosa e interessada, tem no currículo o privilégio de uma boa educação – saudades do Colégio Israelita Brasileiro e até da faculdade de matemática (nem metade dela, é verdade) na UFRGS. Isso foi antes de chegar na Comunicação Social, na Famecos/PUCRS, lá em 1991.

De lá para cá, viveu por dentro as transformações que a tecnologia banca com força no perfil das mídias: viu de pertinho (trabalhando desde a inauguração) a criação do canal TVCOM, da RBS, em Porto Alegre, assim como viu um dos maiores jornais do País – a Gazeta Mercantil – se entregar na batalha imposta pela ascensão da internet. Na sucursal do Rio Grande do Sul, aprendeu como é ser jornalista de pesquisa para livros e como cobrir diariamente (com o bloquinho na mão) uma eleição ao governo estadual. Aí passou pelo Jornal do Comércio (POA), deu um pulo na Inglaterra, se infiltrando em um jornal do Interior como “ajudante/voluntária”, andou pela Folha de São Paulo, pela Revista Amanhã, por instituições como a Federasul, a Fiergs, o Sebrae-RS…

Como editora do portal NetMarinha – ligado à Agência Estado – abriu estradas novas, literalmente. Especializado em transporte e logística, esse trabalho precisava de idas e vindas a São Paulo, Paraná e Santa Catarina. As andanças ajudaram o lado empreendedor, que observou a falta de assessorias especializadas. Hoje, junto com a Tatiana Csordas, sustenta uma agência de conteúdo profissional (cada vez mais necessário) e assessoria de imprensa, a Milim Comunicação, que até já foi chamada de “agência boutique”. Pequena na estrutura e particularizada por demanda e por projeto, a empresa dá conta de tornar a comunicação dos clientes eficaz, seja na vontade de ser “notícia de capa” ou se relacionar bem e corretamente no mar agitado em que navegam as redes sociais e o marketing de influência.

Vamos lá: se fosse citar todos os clientes que já fiz algum projeto, correria o risco de esquecer, pois foram muitos! Entre os clientes atuais, Sanremo, Dufrio, Killing S.A. Adesivos e Tintas, Stem e as duas publicações do Armazém de Mídia, o Expresso Expointer e o Expresso Verão.

(Poderia falar por horas das publicações Expresso! Mídia em papel de alta qualidade! Revistas coloridas, leves, informativas, cumpridoras de seu propósito de circular gratuitamente com conteúdo variado, Abrange diferentes tipos de público, leva o anunciante onde ele precisa, que é até a mão do leitor! #VivaRevistaImpressa).

2. Administrar, convencer, vencer crises, contar o que os empresários fazem e suas empresas é uma tarefa muito difícil no mercado de comunicação?
Essa resposta é do tipo “lá vem clichê”, mas é! Sim, lidamos com pessoas e essa não é uma tarefa fácil. Administrar expectativas, buscar a informação correta, dialogar, convencer, conquistar, ensinar e aprender é uma constante. Portanto, falar com os empresários, executivos, gestores… é sempre um exercício de entendimento, compreensão, transparência e sinceridade.

O que está difícil mesmo é que o mercado de comunicação mudou. Mudaram as gerações, mudou a dinâmica dos espaços para a notícia, mudou a percepção sobre fato e opinião, mudou a forma das relações com a imprensa e até a linguagem das abordagens. O que não mudou foi a lógica da notícia. Aquilo que é novo, inédito, terá algum impacto ou tem uma boa história, sempre será notícia. Basta saber como e para quem contar.

As dificuldades, hoje, estão na alta rotatividade da imprensa, nas redações “apequenadas” com profissionais sobrecarregados e multitarefas, com o interesse pela informação mais superficial, objetividade extrema, senso de pressa e entendimento de que assessor não é um cara necessariamente do marketing. O bom assessor – jornalista – quer entregar notícia. Ele já filtrou junto ao assessorado aquilo que “rende” a visibilidade.

3. A diversidade de segmentos e temas facilitam o trabalho?

Acredito que sim. As experiências de cada segmento ensinam sobre erros e acertos para outros. Nos bastidores, a diversidade de segmentos me traz mais riqueza de conhecimento, vocabulário, perfis de pessoas e pensamentos. Hoje posso estar em uma imersão técnica sobre tintas na Killing e amanhã estarei entrevistando um médico indicado pela Stem para saber sobre a necessidade de reposição de colágeno na terceira idade. Mês passado fui em um churrasco na Expointer porque seria pauta da revista e na mesma semana aprendi sobre equipamentos de câmaras frias que faz da Dufrio uma referência no País. Entendi por que a Sanremo é a marca líder em utilidades domésticas em plástico quando tive que recepcionar influencers na maior feira do varejo do Brasil, assim como aprendi sobre a importância da tainha em Imbé porque era uma dica de passeio no Expresso Verão.

4. Sheila na vida com as aventuras e o prazer de estar sempre se movimentando pelos lugares?

Aaaah… nada como uma boa aventura tipo trem desgovernado descendo a trilha de bike!

Brincadeira, confesso que ainda tenho medo das pedaladas, mas ando me esforçando para acompanhar o hobby do parceiro de vida, o Antonio Costa. Estar sempre se movimentando é bom demais e isso tem a ver com personalidade. Sou sociável, adoro conversar e sou daquelas que puxa conversa com estranho em qualquer lugar. Bem que dizem: “Não deixa a Sheila sozinha que ela vai fazer amizade e se atrasar”. Gosto de conhecer as coisas e entender das coisas. Assino embaixo de quem definiu jornalista como “seres que sabem de tudo um pouco, mas bem pouco desse tudo”.

RECORD TV RS

Silvio Silva que por muito tempo vinha desempenhando com grande sucesso a exportação de mídias de clientes da Record Net foi guindado com merecimento ao cargo de Diretor Comercial da emissora do Sul.

Wellington de Almeida Machado que estava como Executivo Comercial foi promovido a Gerente Comercial por seu belo trabalho e com muito potencial de alavancar vendas.

JAIME SIROTSKY

Este colunista já tinha e tem uma grande admiração e respeito por este homem incomum na comunicação brasileira.

Para o Jaime nunca existiu diferenças, pois seu carinho, atitudes e humildade encanta a todos. Ele sempre foi a favor da igualdade, valorizando a todos com seu humor e amor.

Pois neste domingo que passou, como Presidente do Conselho da Mantenedora do Colégio Israelita Brasileiro, fez uma manifestação que levou o grande público presente criar lágrimas nos olhos e aplaudir em pé.

Um homem simples, generoso e brilhante no auge de seus 88 anos.

Muito orgulho de ti, como eu o chamo, SEU JAIME!

FRENTE A FRENTE

Um encontro para provocar importantes transformações nos negócios, oportunizar trocas de experiências e aprendizados e fomentar a cultura da inovação a fim de pautar o presente e o futuro das agências de propaganda gaúchas. Esse é o resultado do Frente a Frente edição especial Transforma, que reuniu as lideranças de 20 agências do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre. Promovido pelo Sistema Nacional das Agências de Propaganda no RS (Sinapro RS), o encontro trouxe para o Estado o Workshop Transforma, iniciativa do Sistema Sinapro/Fenapro criada a partir do paper Fenapro Transforma e que já percorreupresencialmente seis estados do país.

A oficina foi conduzida pelo consultor Fernando Braga, fundador da Delta Consulting, que traz na bagagem mais de 10 anos de experiência em consultoria para empreendedores, gestores e desenvolvimento de lideranças e equipes, com ênfase no mercado de publicidade e propaganda. Em uma imersão de mais de 5h, os gestores das 20 agências participantes do workshop se debruçaram em questões estratégicas para os seus negócios, como os maiores desafios das empresas para inovar, identificação de gestões tradicionais, como implementar a cultura da inovação e precificação, com exercícios e dinâmicas práticas.

Os participantes saíram entusiasmados com os inputs e as provocações geradas no encontro. “Achei uma iniciativa incríveldesta gestão do Sinapro/Fenapro, porque nos coloca no mesmo lado, nunca gostei dessa questão das agências competindo no sentido nocivo do negócio. Precisamos nos alinhar para ter um ambiente mais saudável de competição. O evento mostrou que temos os mesmos desafios, em níveis diferentes conforme a cultura da empresa e a verba que cada uma tem para injetar no seu negócio, mas os problemas estruturais que enfrentamos são praticamente os mesmos. Recebemos um material muito rico noworkshop. Obviamente que agora temos que olhar para dentro de casa e enxergar por onde começamos, porque aqui vieram muitas frentes e todas são muito valiosas. Precisamos olhar para todas elase estruturar planos de ações. Como disse o consultor Fernando Braga, temos que resolver o hoje e o amanhã, mas também pensar nos próximos meses e anos”, destacou Renata Schenkel, co-CEO da Escala.

Thiago Affonso, sócio-diretor da Engenho de Ideias, também saiu motivado. “Achei não só oportuno, mas com conteúdo diferente. A gente frequenta eventos há mais de 20 anos, e geralmente eles trazem uma abordagem mais simplista e superficial. O tema aqui foi de muita relevância para os donos de agências. Trouxeram pessoas muito confiáveis e qualificadas que detêm bastante conhecimento. E realmente é um momento de inovação e renovação do Sinapro/Fenapro. Todo o encontro foi muitoproveitoso. E como brinquei com o Daniel Queiroz: temos uma estrada a ser percorrida. São poucas as agências que têm já no seu DNA tudo o que foi discutido, a maioria vai ter muito trabalho para implementar. Mas com certeza são melhorias aplicáveis e com desenvolvimento de futuro”, avaliou.

A vontade de construir um trabalho colaborativo para o fortalecimento do mercado também foi discutida e destacada pelos participantes. A primeira coisa que precisamos valorizar, além da qualidade em si do evento, é a iniciativa. Durante muitos anos, infelizmente, se criou uma visão neste mercado de que as agências não eram concorrentes ou colegas, eram inimigas. E neste sentido havia efetivamente pouca colaboração, pouca troca, pouca visão de multiplicação de experiências e de resultados. Estar dividindo um ambiente com uma representatividade grande do mercado é em si um motivo de alegria, pois começamos a quebrar barreiras que serão importantes para o crescimento do negócio como um todo”, ponderou Luciano Vignoli, diretor-presidente da e21.

A realização do Workshop Transforma em Porto Alegre colocou o Rio Grande do Sul no protagonismo das transformações e mudanças que se fazem necessárias para atualizar o modelo de gestão das agências e fortalecer o mercado gaúcho e nacional, conforme pontou o consultor Fernando Braga. Na avaliação dele, Porto Alegre teve uma participação muito rica e um engajamento grande. O grupo contribuiu o tempo todo com intervenções relevantes. Deu para perceber também as decisões de mudança e os planos de ação dos líderes das agências. Isso é muito animador e me deixou muito satisfeito, porque cumpre com o nosso objetivo de provocar para uma transformação prática, com mudanças que podem ser aplicadas já no curto prazo e decisões para médio e longo prazo, afirmou.

O presidente do Sinapro RS, Juliano Brenner Hennemann, comemorou os resultados colhidos no encontro. “A avaliação é excelente, tivemos feedbacks muito positivos das agências participantes. Sempre entendemos que outras poderiam estar aqui também e isso é uma questão que vamos trabalhar para conquistar aos poucos. Mas tenho certeza de que todos que participaram vão gerar um amanhã na sua agência melhor do que foi o hoje. Em umambiente como esse temos oportunidade de nos conectarmos com boas práticas que, muitas vezes, se aplicam ao nosso mercado, porque os desafios e as dores só mudam de endereço. Essa união que estamos tangibilizando legitima um mercado mais forte. No momento que a gente entender que fortalecer o mercado gera mais valor, todos saem ganhando.”

Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, que já percorreu seis estados brasileiros com o Workshop Transforma e se prepara para levar o projeto para outros cinco nos próximos meses, disse sair de Porto Alegre com o sentimento de dever cumprido. Ainda temos cinco edições pela frente, mas a soma dessas seis já realizadas, especialmente o encontro em Porto Alegre, mostrou que é um conteúdo que tem aderência nas agências. As lideranças saem com a visão de que tem o dever de casa para fazer. Logicamente alguns num estágio mais avançado se viram inseridos neste contexto;outros um pouco mais atrasados vão correr atrás. Mas esse é o nosso papel: provocar, trazer, instrumentalizar e fomentar odesenvolvimento da gestão das agências para o engrandecimento de todo o nosso mercado, finalizou.

O Frente a Frente edição especial Transforma teve patrocínio daAlright e Eletromidia, apoio do SBT RS e apoio institucional da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e da ESPM.

SALÃO ARP

O Salão ARP 2022, maior prêmio da comunicação gaúcha, acontecerá em 8 dezembro, no Barra Shopping Sul, realizado pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP). Neste ano, o evento conta com um novo formato, mudanças no processo de escolha e na votação, além de novidades nas categorias a serem prestigiadas. As inscrições para concorrer às premiações já estão abertas.

Além do novo regulamento, que está centrado na inscrição de cases avaliados por uma comissão julgadora convidada, o prêmio em 2022 terá o acréscimo de uma nova categoria, com destaque para a “Empresa de Tecnologia do Ano” e o “Professor do Ano”, através do ARP Academy. Outra mudança está na divisão das categorias de produção em áudio e vídeo, que não concorrem mais no mesmo segmento.
A categoria “Empresário do Ano” segue a tendência das novidades. Agora, quem indica os finalistas são ex-publicitários vencedores dos anos anteriores. Ainda, a avaliação e a premiação dos “Profissionais do Ano” irão ocorrer através de inscrições de projetos em subcategorias.

A mudança é conduzida pelo sócio-diretor da Integrada Comunicação Total, Fernando Silveira, que no início do ano, criou o Comitê da Transformação, liderado pela diretora de Mídia da Escala, Renata Schenkel, e avalia este novo formato como um desafio da sua gestão. “Esta transformação não aconteceu da noite para o dia, passamos todo o primeiro semestre ouvindo o mercado e avaliando como deixar o prêmio ainda mais atraente e amplo, trazendo novos nomes ao Salão ARP. Com a maior abrangência da associação ao novo ecossistema, fomos motivados a contemplar as mais diferentes áreas”, afirma.

Para baixar o regulamento e realizar as inscrições acesse o site www.salaoarp.com.br. Informações ou dúvidas em relação às inscrições entre em contato com a ARP através dos nossos canais, no e-mail arp@arpnet.com.br , whatsARP (51) 99872-5567 ou (51) 3233-3354.

ARIS NA PRAÇA

A Praça Paris, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, será palco de muita diversão — em especial para a criançada, no sábado (29/10), das 11h às 18h. Em celebração ao Mês das Crianças, a Astir Incorporadora, que adotou a praça em 2016, preparou uma programação divertida para toda a família com atividades gratuitas. Em prol da comunidade, a 2ª edição terá viés beneficente, contando com a arrecadação de brinquedos a serem doados às crianças do “Quilombo da Família Silva”, localizado no bairro.
Para a diversão dos pequenos, a atração principal é o grupo artístico Cia Lúdica, que preparou um pocket show musical interativo com brincadeiras e desafios. Além de diversas oficinas, como massinha de modelar, pintura, confecção de barcos e aviões de papel, jogos, entre muitas outras atividades aos pequenos.
A programação gratuita também conta com brinquedos, tobogã, pula-pula inflável, cabine de foto e maquiagem artística da Babinho Entretenimento. Para se deliciar, algodão doce, pipoca e frutas estarão à vontade.
Não poderia faltar a trilha sonora de qualidade do Nego Minas e DJ Ita. Aos adultos, um dia de atrativos com foodtrucks, trazendo chopp para todos os gostos, entre outras guloseimas. E ainda tem feira com expositores com produtos autorais, presentes, itens estilosos e aromáticos para casa, além de marcas de moda em acessórios.
Em caso de chuva, o evento será transferido para o sábado, 05/11.

PANVEL

O compromisso da Panvel em oferecer para seus clientes uma jornada única de satisfação, qualidade e experiência foi reconhecido pela 20a edição do prêmio “Empresas que Mais Respeitam o Consumidor” promovido pela revista Consumidor Moderno. A Panvel foi considerada a empresa que mais promoveu o respeito ao consumidor no segmento farmácias. A entrega da distinção será em um evento especial no dia 30/11, no Renaissance São Paulo Hotel, em São Paulo.
Através de um estudo conduzido pela CX Brain, célula de inteligência em customer experience do Grupo Padrão, e pela Opinion Box, foi apontado um grupo de empresas do País que colocam a empatia junto ao consumidor em primeiro lugar para atender a todas as demandas de um ecossistema em desenvolvimento. Para a análise, foi desenvolvida uma metodologia inovadora, que permitiu definir a percepção do consumidor junto com quem mais teve contato nos últimos meses. As gestões que souberam interpretar os anseios do cliente se destacaram em seus segmentos e agora receberão o merecido reconhecimento de seus esforços por conduzir serviços que promovem o respeito ao consumidor.
O reconhecimento é celebrado pela Panvel. “Estamos muito honrados por sermos reconhecidos como a farmácia que mais respeita o consumidor. Agradecemos a todos os que ajudaram a Panvel a receber essa distinção, em especial a nossos colaboradores das lojas, que nos representam no dia a dia atendendo as pessoas com cuidado e atenção. Tudo o que fazemos é pensando em melhorar a experiência das pessoas em nossas lojas e ser uma referência em saúde e bem-estar”, afirma o diretor de Operações da Panvel Farmácias, Roberto Coimbra.
A Panvel tem sido cada vez mais identificada pelos clientes como um local para tratar e solucionar os mais diversos assuntos relacionados à saúde. Os investimentos em pessoas, lojas e tecnologias fazem a diferença e colocam o cliente sempre no centro das decisões. Por isso, a Panvel é reconhecida pelos consumidores por oferecer a melhor experiência do varejo farma, como demonstram seus indicadores. O principal deles é o NPS (Net Promoter Score), que atingiu 80 pontos ao final de 2021, um recorde histórico da Panvel, e um dos maiores do setor.

MARKETING DIGITAL

Pensando em todas essas questões, o especialista Caio Damasceno trás, de fato, quais são as melhores estratégias para o marketing digital e o que não adianta insistir em 2023:

O que Caio indica utilizar:

Marketing de Conteúdo: Uma das estratégias digitais mais propagadas nos últimos anos. Tem gerado resultados mais rápidos e eficientes. O funil de vendas é percorrido em menos tempo, o ciclo é encurtado e o número de conversões, consequentemente, cresce. Isso tende a agradar os donos de empresas, comércios online e, claro, os consumidores que estabelecem uma confiança na marca.

Email Marketing: Esta é a iniciativa perfeita para criar relacionamento e engajar os seus clientes. Uma boa campanha de e-mail marketing deve contar com listas de e-mail segmentadas, nas quais os clientes de uma empresa são classificados de acordo com interesses e características.

O que Caio indica não utilizar:

Estar em todas as redes sociais: As redes sociais sempre foram, e continuam sendo, uma ótima plataforma para executar boas estratégias de marketing. Isto é, desde que bem utilizadas. Um erro comum e que não funciona enquanto estratégia é achar que a sua empresa precisa estar em todas as redes sociais. Esteja nas que faz mais sentido para o seu negócio e o seu público-alvo, e faça um bom trabalho. Não adianta estar em todas e fazer um trabalho que não gere bons resultados.

Campanhas para o público em geral: Não importa qual seja a marca, o seu produto não é o desejo de todos os públicos. Especifique sua estratégia e conheça quem está interessado no seu produto/serviço. Experimente aplicar tudo o que você conhece sobre seu público-alvo na hora de criar qualquer ação, especialmente na produção de anúncios pagos.

CADASTRA

A Cadastra, empresa global de soluções de marketing, tecnologia, estratégia de negócios, data e analytics, anuncia a aquisição da agência de e-commerce M3, uma das principais integradoras de tecnologia para comércio digital no Brasil e na América Latina. A operação visa alavancar a expansão internacional da Cadastra (que já possui uma unidade no Reino Unido) e a prestação de serviços de infraestrutura tecnológica para e-commerce, fortalecendo assim ainda mais sua proposta híbrida e multidisciplinar para marcas na nova economia. A integração dos negócios irá formar uma empresa com mais de 600 profissionais e bases em cinco países.  O negócio contou com a assessoria da Pipeline Capital Tech, empresa global de fusões e aquisições.

Para o CEO e fundador da Cadastra Thiago Bacchin, “encontramos na M3 um parceiro com expertises e capacidades muito complementares aos da Cadastra. Eles já têm presença, clientes e projetos em andamento nos principais mercados da América Latina, podendo assim ser um canal para que levemos outros serviços nossos. A M3 também aprofunda nossa atuação estratégica no e-commerce ao realizar toda a implementação das tecnologias necessárias”.

Com uma equipe de 125 profissionais (sendo 80 desenvolvedores), a M3 tem especial expertise em tecnologias VTEX, sendo líder de quadrante entre os prestadores de serviço da plataforma no Brasil e na América Latina. A agência possui uma operação estabelecida na América Latina com escritórios na Argentina, Colômbia e México. Atende clientes como Carrefour, Allied, Crocs, Coppel, KPMG, Saint Gobain e a própria VTEX. A M3 já teve importantes reconhecimentos da VTEX como Agência Destaque de 2020, Certificado Diamond e Prêmio Grand Prix, além de ter vencido o Hackathon VTEX Day 2022.

O fundador da M3, Pablo Ribeiro, ressalta que “ao realizar a implementação ou aprimoramento de tecnologias para comércio digital identificamos – ou mesmo tivemos a demanda – por soluções nas áreas de dados, inteligência de mercado, performance e marketing digital. Agora, conseguiremos fornecer aos nossos clientes uma gama 360° de soluções, acelerando nosso crescimento. Tínhamos planos também de abrir uma operação na Europa, que a Cadastrar já tem, sendo, portanto, mais uma grande oportunidade de crescimento conjunto”.

O CEO da Cadastra completa ainda que “a aquisição da M3 faz parte de nosso plano de expansão inorgânica que segue em curso. Temos outros ativos em avaliação, sempre com a ideia de complementar nosso portfólio e consolidar nosso porte global”.

ABA

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – traz ao mercado mais uma importante publicação: a “Carta Global DE&I para Mudança”. O guia foi lançado durante o ABA Summit 2022, evento realizado em 27/10, no formato híbrido, que reuniu profissionais experientes e renomados. A proposta do guia é abrir espaço para a diversidade, equidade e inclusão (DE&I), indo além das discussões de gênero e raça e abrindo o leque para condições socioeconômicas, etarismo, regionalismo, PcD, Gênero, LGBTQIA+, dentre outros, bem como ajudar a quebrar estereótipos.

A Carta Global DE&I para Mudança é uma entrega do GT de DE&I — Diversidade, Equidade e Inclusão — e do Comitê de Comunicação & ESG da ABA, e trata-se de uma tradução livre de sua versão original, elaborada pela WFA — World Federation of Advertisers, da qual a ABA é filiada e membro de seu Executive Committee. A partir do Censo Global DE&I de 2021 da WFA, que contou com a participação da ABA, foi constatado o quanto ainda é preciso trabalhar para que seja possível estruturar uma indústria de verdadeira inclusão e união entre seus líderes, em todos os níveis das organizações de marketing, e suas agências, sendo este o primeiro passo para a transformação necessária.

Nelcina Tropardi, presidente da ABA, ressalta a defesa de um marketing sustentável, diverso e inclusivo: “Estimulamos que as marcas sejam progressivas e inovadoras e, para isso, a diversidade, equidade e inclusão precisam fazer parte da cultura das organizações, o que refletirá no marketing e nas comunicações externas.

Esse é o caminho do futuro e esperamos que nossas iniciativas contribuam para essa evolução do ecossistema publicitário. Ao incluir DE&I em suas comunicações, as marcas aproveitam oportunidades antes perdidas, e a não olharem para a pluralidade de consumidores que temos, abrem caminho para a inovação e, principalmente, ajudam a mitigar importantes questões sociais, que é o que os consumidores esperam das organizações hoje, e que contribui para melhores performance e reputação”.

Logo na introdução da Carta, a presidente executiva da ABA, Sandra Martinelli, destaca a necessidade de mudança do modelo publicitário atual, que precisa excluir os seculares abismos sociais que ainda carregam e abrir espaço para a diversidade, equidade e inclusão (DE&I). “A publicidade, com seu viés influenciador, precisa assumir a responsabilidade de promover a DE&I, indo além das discussões de gênero e raça, e expandindo para condição socioeconômica, etarismo, regionalismo, dentre outros, bem como ajudando a quebrar estereótipos”, ressalta Martinelli.

“É urgente a necessidade de se trabalhar questões de grupos minorizados por nossa sociedade, com o objetivo de sensibilizar, gerar conhecimento e engajar nossos associados e o mercado de anunciantes, em relação à diversidade, equidade e inclusão. Assim como o GT de DE&I, este Guia nasceu com o objetivo de compartilhar boas práticas nas empresas e na publicidade a respeito destes temas tão importantes, visto que não basta apenas aplaudir boas iniciativas, precisamos agir, fazer mais, dar o exemplo, tornar visível o que foi invisibilizado ao longo de muitos anos. Esse é o nosso principal compromisso”, destaca Claudia Neufeld, líder do GT de DE&I, Diretora da ABA e vice-presidente de Marketing na The Walt Disney Company Brasil.

A ABA tem como compromisso ajudar as marcas a liderarem iniciativas de DE&I e a promoverem mudanças positivas, usando o marketing como uma força propulsora.

“Apoiamos um marketing diversificado e representativo e, para isso, muitas vezes é preciso quebrar barreiras e fugir de vieses enraizados para ir contra estereótipos e preconceitos. Para isso acontecer, DE&I deve ser uma estratégia de negócio das companhias. Cabe aos nossos líderes, refletirem a diversidade de nossos consumidores globais e a riqueza de nossas identidades interseccionais na qual os grupos não estão representados”, completa Fabíola Duarte, presidente do Comitê de Comunicação & ESG da ABA.

“Diversidade e inclusão estão na mira dos anunciantes. A cultura sobre esses temas está motivando as empresas a desenvolverem práticas para não perderem voz e a garantirem adequação diante de um consumidor cada vez mais engajado e exigente em relação a protocolos incompatíveis e excludentes,” finaliza Sandra Martinelli.

Para acessar o conteúdo da Carta Global DE&I para Mudança, acesse o portal ABA.

RETAIL MEDIA

Na hora de buscar por um produto, o consumidor prioriza os grandes varejistas a canais de vendas próprios das marcas parceiras no momento de sua compra. É o que mostra a pesquisa “Retail Media: o comportamento de compra online e a percepção do consumidor sobre a publicidade”, criada com o objetivo de entender os hábitos de consumo do brasileiro em relação às compras online e como os consumidores interagem com publicidade ao longo desse processo.
Realizada pelo Americanas Advertising, o hub de publicidade omnichannel da Americanas S.A., e o Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado, o estudo mostra ainda que 62% dos respondentes alegam buscar por ofertas diretamente nos sites e 58%, nos apps, de grandes varejistas.
Reforçando a importância de marcas e lojas anunciarem diretamente nas grandes plataformas de marketplace, o levantamento registra ainda que 54% dos entrevistados dizem que, durante o processo de compra, acessam sites com marcas em mente, mas analisam outras possibilidades de acordo com a navegação. Além disso, entre os respondentes que lembram de ter sido impactados por anúncios, 84% alegam que a publicidade influenciou parcial ou totalmente sua compra.
“Os números trazidos pela pesquisa mostram a importância e confiança dos clientes nos marketplaces. Com esses dados, além de sermos capazes de entender melhor a demanda dos consumidores, conseguimos comprovar que anunciar nos nossos canais pode potencializar a performance de vendas das marcas e lojas que apostam na gente”, explica Bruno Tabosa, diretor do Americanas Advertising.
Levando em consideração a confiança que empresas como a Americanas conquistaram ao longo de sua história junto aos consumidores, 84% dos respondentes da pesquisa sobre retail media, alega clicar em anúncios dentro de sites e apps de varejistas e 68% prefere finalizar suas compras em marketplaces de grandes empresas devido a credibilidade dos serviços oferecidos por elas ao longo de todo o processo de compra.
A pesquisa completa será divulgada no dia 19 de outubro, no webinar papo de pesquisa | o comportamento de compra online e a percepção do consumidor sobre retail media e o conteúdo estará disponível pra download a partir do dia 20 de outubro.

IGCC

O anúncio do projeto piloto, em Porto Alegre, com as Guias de padronização do manejo do tratamento de pacientes com câncer de mama e de próstata, feito pela presidente do Conselho de Administração do Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), Dra. Maira Caleffi, durante painel que abordou “O Presente e o Futuro da Oncologia no Brasil”, encheu a plateia de entusiasmo. Ao dirigir-se ao prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, presente no debate, a Dra. Maira Caleffi, mastologista, ressaltou a importância da parceria entre o IGCC e a prefeitura da Capital. “É fundamental este trabalho em conjunto com a gestão pública”. A Dra. Maira aproveitou a oportunidade para pleitear a criação de um fórum permanente na secretaria municipal da saúde e teve o pedido atendido pelo chefe do Executivo Municipal, que propôs incluir esta temática em uma das reuniões no Paço. “A parceria é o nosso DNA”, afirmou Melo.

A presidente do Conselho de Administração do IGCC também salientou que “precisamos do endosso da prefeitura, através dos centros de câncer em Porto Alegre, para que estes centros recomendem o uso das Guias de padronização do tratamento”. A médica destacou que, após fazer o projeto piloto em Porto Alegre, a ideia é estendê-lo ao resto do Brasil e, em uma segunda etapa, criar Guias também para padronização do tratamento aos pacientes com câncer de colo do útero, pulmão e melanoma. A Dra. Maira lembrou que “os médicos nem sempre precisam concordar, mas sim ver o que é melhor para o paciente”.

O evento, que teve a parceria do City Cancer Challenge Foundation (C/Can) e apoio da American Society of Clinical Oncology (ASCO), contou ainda com a participação da diretora regional para América Latina do C/Can, Dra. Maria Fernanda Navarro, da vice-presidente executiva e diretora médica da ASCO, Dra. Julie Gralow, do líder técnico global do C/Can, Dr. Rolando Camacho, do chefe da Divisão de Detecção Precoce e Apoio a Organização de Rede no Instituto Nacional de Câncer, Dr. Arn Migowski.

Em sua primeira visita a Porto Alegre, a Dra. Julie Gralow disse estar orgulhosa da cidade. “Observei todas as pessoas trabalharem arduamente em prol das pacientes. Dá orgulho em ver todo este esforço”. A médica também saudou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha colocado o câncer na agenda global e salientou a importância de que sejam adotados três pilares para a prevenção e/ou tratamento da doença. De acordo com a médica, a primeira ação deve ser promover a educação sobre o câncer de mama, ter uma atenção primária, treinar a comunidade para fazer o autoexame. A seguir, vem a necessidade do diagnóstico precoce. Assim que a mulher entra no sistema, ela tem o período máximo de 60 dias para ter o diagnóstico, pois a Lei 12.732/12 garante ao paciente com alguns tipos de câncer o direito de iniciar o tratamento no SUS. E a terceira etapa prevê que 80% das pacientes recebam um cuidado multidisciplinar, ou seja, tenham um corpo clínico completo para fazer o acompanhamento.

Já o chefe da Divisão de Detecção Precoce e Apoio a Organização de Rede no Instituto Nacional de Câncer, Dr. Arn Migowski, apresentou dados que sustentam que a desigualdade social interfere diretamente no acesso aos exames. “Quanto mais pobre a população, menor a taxa de rastreamento”, afirmou. Segundo dados do INCA, em 2019, 24,2% das mulheres entre 50 e 69 anos nunca fizeram qualquer tipo de exame para detecção do câncer de mama. A diretora regional para América Latina do C/Can, Dra. Maria Fernanda Navarro, enfatizou que as parcerias, inclusive as que envolvem a gestão pública, realmente funcionam. “Iniciamos nosso trabalho em Porto Alegre, em 2019, e estamos com muito orgulho das conquistas da cidade”. Para o líder técnico global do C/Can, Dr. Rolando Camacho, é um grande desafio se tornar “uma cidade C/Can”, e Porto Alegre conseguiu isso. Dr. Camacho afirmou a necessidade de se ter os estágios precoces para o tratamento. “Não podemos fazer diagnóstico precoce sem a assistência primária”.

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