NOTAS DA SEMANA – 29.04.2022

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ENTREVISTA COM FÁBIO BERNARDI

  1. Quem é Fabio Bernardi?

Um cara absolutamente normal, curioso, apaixonado pela criatividade e pela estratégia, e que acredita que as coisas mais importantes na vida não são coisas. Gostaria de viver sempre com mais leveza e consciente de que, se estamos viajando a 200 km/h, não vai dar tempo e nem foco para apreciar a paisagem.

  1. O que mais te move na comunicação, a vitória do marketing político ou a criatividade de resultados?

O que mais me move na comunicação é desenhar uma estratégia e conseguir aplicá-la de forma criativa, porque é a soma dessas duas coisas que consegue atrair a atenção das pessoas e, a partir disso, a possibilidade de posicionar para gerar resultados. Seja onde for.

  1. Estamos vivendo um momento em que o ruim é melhor que o bom?

Estamos vivendo um momento em que tudo já não é o que foi, nem ainda é o que será. A velocidade da vida já virava tudo do avesso, mas agora, num mundo semi-pós-pandêmico, com sinais claros de enfraquecimento da democracia representativa no mundo todo, com evidentes movimentos totalitários na política e na sociedade, com acúmulos tecnológicos que geram mais ansiedade diante das inevitáveis transformações, estamos perdendo as referências de quem somos. E aí, nesse interregno, todo tipo de crise se estabelece. Porque há um vácuo de sentido, e sentido é tudo o que precisamos para tocar a vida, o trabalho, as relações sociais, a missão de cada um. Sem sentido o stress aumenta e as coisas perdem valor, não se sabe nem mais o que é feio ou bonito, bom ou ruim, certo ou errado. Mas, num mundo veloz e polifônico, talvez não faça mais sentido ter esse tipo de definição, e tenhamos que conviver com o que é ruim para uns e bom para outros. O tempo todo.

  1. A vida em família?

A melhor parte da vida. Sempre foi ótimo ter uma parceria de vida e de trabalho com a Lara, que me fez um profissional e uma pessoa melhor. Mas a chegada do Santiago foi a melhor coisa que me aconteceu. Ele provoca uma permanente transformação em direção à melhor versão de mim, e que será para sempre inatingível, o que é ótimo porque nunca pararei de ir nessa direção. Santiago chegou e foi para a estratosfera das prioridades, deixando todo o resto mundano. Só agora estou tentando colocar tudo mais próximo num mesmo sistema solar, em que ele sempre será o sol.

JOVENS

Não temos dúvidas que a nova geração é bem informada naquilo que lhe convém.

Não temos dúvidas que atitude e comprometimento são palavras ao vento.

Não temos dúvidas que o respeito e a responsabilidade são irresponsáveis.

Não temos dúvida da angústia presente.

PODER

Falar com o CEO ou Head de uma Empresa é possível.

Falar com o diretor é bem provável.

Falar com o gerente é quase provável.

Falar com a secretaria é improvável.

As pequenas e arrogantes autoridades estão tomando conta.

TER

Eu não sou mais tão poderoso, não tenho mais tudo que tinha, mas estou muito pior com tudo e todos. Esse é  o nosso mercado. Manda um whats ou um e-mail.

DESCONTENTES

O descontentamento e o desrespeito são a tônica de uns bigs.

SBT RS

Dez anos depois, o apresentador do SBT, Marcelo Chemale, volta ao ponto da ERS-122, em Farroupilha, onde um caminhão desgovernado atingiu um comboio de veículos da Polícia Civil e de imprensa, que subia a Serra para uma operação de agentes da segurança pública. A reportagem especial será exibida nesta quarta-feira, 27, aniversário da tragédia, no SBT Rio Grande, a partir das 11h30. Chemale foi testemunha do acidente e por pouco não perdeu a vida. O repórter policial da TV Bandeirantes, Enildo Paulo Pereira, o Paulão, e seu cinegrafista, Ezequiel Barbosa, não tiveram a mesma sorte e morreram na hora, o que causou grande comoção no Estado.

Para fazer um balanço dos dez anos do acidente, Chemale ouviu familiares de Ezequiel, como a irmã e a mãe do rapaz, Marli Barbosa, que só agora, tantos anos depois, conseguiu falar a um veículo de comunicação sobre a perda do filho. Chemale mostra como estão colegas e policiais que sobreviveram à batida, como o jornalista Eduardo Torres. A reportagem conta ainda como está o processo e quais as penas foram atribuídas ao motorista e seu empregador. A produção é de Graziella Stiebe, com imagens de Diego Calovi e Marcos Ozanan, e edição de imagem de Layse Pias.

ELETRO MIDIA

A Eletromidia estará presente no South Summit Brasil, no próximo dia 05. Alexandre Guerrero, CEO da empresa e Igor Puga, Diretor de Marketing e Marca do Santander, falarão sobre soluções sustentáveis e como conectar os valores das marcas aos consumidores e a nova era do OOH.

Na conversa, os dois executivos contarão mais sobre o projeto da Estação Sustentável Vila Olímpia, em São Paulo, parte do projeto Trilhos Verdes da Eletromidia. Agora presente nas ruas de Porto Alegre, a Eletromidia chega em um dos principais mercados do país e marca sua presença em um grande evento na capital gaúcha.

“Na nova era do Out of Home, novas soluções estão sendo encontradas para conectar os valores das marcas aos consumidores e impactando positivamente o ambiente urbano, por exemplo através da sustentabilidade. Vamos compartilhar um pouco da nossa experiência com a transformação das cidades nesse novo momento do OOH”, afirma Guerrero.

O talk será dia 05, quinta, as 11h, no Corner Stage.

GRUPO RBS

O Grupo RBS, em linha com a sua visão estratégica, promove mudanças nas áreas de gestão, altera escopos de função e apresenta novos nomes no núcleo de Esporte. Os movimentos, que contemplam RBS TV, Gaúcha, GZH e Zero Hora, têm como objetivo aprimorar a qualidade de entrega, atuar com maior foco na produção de conteúdo e gerar mais oportunidades de negócio a partir da relação do esporte com o mercado e a comunidade gaúcha. Neste modelo, a RBS anuncia o jornalista Danilo Teixeira como novo gerente de Esporte da RBS TV e ge.globo/rs.

– Me sinto muito feliz em começar um trabalho de gestão num grupo de comunicação tão grande e qualificado e com uma identidade única. Será um excelente desafio e busco levar bastante empenho, dedicação, combustível e ideias em grupo para execução da função – destaca Danilo Teixeira.

Na Gaúcha, uma figura querida da audiência volta à cena, o repórter de torcida. Douglas Demoliner estreia oficialmente na posição na Jornada Esportiva Digital da Gaúcha.

– Estar nessa posição me coloca em um trabalho de comunicação direta e física com a audiência. Para ouvir o que eles pensam e tentar demonstrar o sentimento dos torcedores durante um jogo da dupla Gre-Nal. Encaro o desafio com muita vontade, motivação e seriedade. Mas, evidentemente, teremos muito bom humor e zoeiras. Conto com a contribuição de gremistas e colorados nessa empreitada que tem tudo para ser muito especial para a minha carreira – afirma Douglas Demoliner, comunicador da rádio Gaúcha.

Ainda na Gaúcha, o jornalista Marcos Bertoncello, promovido ao time de gestores, será o novo chefe de reportagem da equipe de Esportes. Ele fará dupla com o comunicador Leonardo Acosta, que segue na função. Já os editores Vanessa Girardi e Felipe Bortolanza assumem novos escopos. Vanessa passa a atuar com foco em distribuição, performance e estratégia de conteúdo para GZH, ZH e DG, enquanto Bortolanza passa a ser o responsável pela criação e produção de conteúdo para os mesmos veículos. Os quatro compõem a gestão da área de Esporte em Gaúcha, GZH, ZH e DG, que segue sob a liderança de Carlos Etchichury.

Em GZH tem outras três novidades: duas novas colaboradoras que assumem funções que inexistiam na equipe e um novo colunista digital. André Silva, que já cobriu quatro olimpíadas, será colunista de esportes olímpicos, fortalecendo a pluralidade dos conteúdos em GZH ao consolidar esse espaço na produção esportiva do site. No digital, as jornalistas Mylena Rodrigues e Janaína Wille passam a integrar a equipe de conteúdo digital do Esporte como repórter de vídeo para redes sociais e produtora de podcasts, respectivamente.

PANVEL

A maternidade é uma das faces mais bonitas da vida, repleta de descobertas e aprendizados diários. Mas vai (muito) além: envolve uma rotina pesada e desigual de múltiplas tarefas, cobranças – de si mesma e dos outros – e sobrecarga física e mental, que faz com que muitas mulheres se sintam constantemente exaustas.

Neste Dia das Mães, a Panvel Farmácias deixa de lado as clássicas mensagens emocionantes alusivas à data para fazer um questionamento simples, porém necessário: “Mães, vocês estão bem?” Em um movimento nas redes sociais, a marca convida as mulheres com filhos a desabafarem sobre suas angústias e anseios, seus medos e desejos – que não precisam, necessariamente, estar ligados à maternidade.

Como você, mãe, se sente em meio a esse turbilhão de demandas e sensações? O que você gostaria de falar e sempre teve receio de não ser ouvida? O foco é escutar e dar espaço de fala para as mães, com uma visão para a saúde mental, física e emocional a partir de uma perspectiva de saúde integrada dessas mulheres.

“Abrimos mão de uma campanha tradicional para promover um espaço para as mães manifestarem os seus sentimentos, compartilharem experiências. A iniciativa está conectada ao nosso propósito, Todo o Cuidado ao Cuidar. Cuidar também é ouvir.  Debater a maternidade real é uma forma de grandes marcas darem luz a questões que englobam o tema e auxiliar a sociedade a olhar e cuidar melhor delas”, afirma a gerente executiva de Marketing do Grupo Panvel, Priscila Barbosa. 

Esse papo ganha força e reverbera em diferentes espaços para que as mães possam encontrar lugares de acolhimento e escuta. Para ouvir as mães e amplificar o espaço de diálogo, a Panvel preparou um grande fórum que tem um videocast como ação central.

Conduzida pela jornalista gaúcha Gabriella Bordasch, a conversa teve a participação da apresentadora Fernanda Lima (@fernandalima), mães de três filhos; da influenciadora digital Xan Ravelli (@xanravelli), que em suas redes desfaz as narrativas de uma maternidade perfeita; e da psicóloga especializada em autocuidado para mulheres sobrecarregadas Marinara Pinto (@marinarapinto). O videocast compartilha experiências das participantes sobre ser mulher e mãe e conta como elas lidam com as dores e as delícias da maternidade.

O conteúdo completo e algumas pílulas serão publicados no canal do YouTube da Panvel Farmácias (youtube.com/panvelfarmacias) e nas redes sociais da marca (@panvelfarmacias) e das convidadas. O time de influencers do videocast também debateu os sentimentos de uma série de mulheres que responderam nas redes sociais da Panvel e das próprias influenciadoras a pergunta “Mães vocês estão bem?”. Para entrar na conversa, as mães também podem compartilhar suas experiências e desabafos usando a hashtag #MãeBem.

Nada de fórmula mágica: o objetivo é trocar vivências reais e sinceras sobre o que deu certo (ou não) na vida de cada uma e dividir ideias práticas para incentivar as mães a se sentirem melhor consigo mesmas. Afinal, sabemos que, às vezes, o que pode fazer diferença no fim do dia é um momento de acolhimento. Ou alguns minutos para cuidarmos de nós mesmas, reencontrando nossa essência e o que nos motiva nos pequenos prazeres da rotina diária.

Aquele momentinho que te faz lembrar a pessoa que você é de verdade: além de mãe, quem é a mulher que você encara no espelho e o que a torna feliz? O que faz diferença para que você se sinta confortável consigo mesma? E o que contribui para você ficar bem no fim do dia? Que pequenas (e grandes) atitudes ajudam você a dar um up na autoestima e a se levantar na manhã seguinte pronta para encarar a vida?

Neste Dia das Mães, quem fala são elas: sobre o que as move e comove. Sobre quem elas são e o que as inspira para além da maternidade – passando pela carreira, a vida afetiva e a realização pessoal. Mulheres são muitas em uma só, e todas as nossas vozes precisam (e merecem) ser ouvidas

O videocast já está disponível no canal da Panvel no YouTube e pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=o8nJzj70HD8.

FENASOJA

Considerada a maior feira multissetorial do Rio Grande do Sul, a Fenasoja se consolida pelo fomento dos negócios, pesquisas e inovações, significando um dos principais agentes de desenvolvimento da região noroeste do Estado. Destaca a região para o mundo, pois cerca de 600 expositores e um público de 250 mil visitantes, inclusive internacionais, são esperados no evento, que inicia nesta quinta (28) e ocorre até 08 de maio.
Para mostrar toda a movimentação na cidade de Santa Rosa, a Rede Pampa marcará presença em um amplo e estratégico espaço do Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson. O grupo estará representado através dos estúdios da TV Pampa, da Rádio Pampa e da Rádio Liberdade, além do Jornal O Sul e do seu portal osul.com.br e de todas as plataformas digitais destes veículos. A confirmação da presença do presidente Jair Bolsonaro no dia 7 de maio e do vice-presidente Hamilton Mourão já neste sábado (30), para a abertura oficial do evento, contará com a cobertura especial dos veículos da Rede Pampa e seu grande elenco de comunicadores e jornalistas.
Durante os dez dias de realização da Fenasoja, os estúdios panorâmicos do Espaço Rede Pampa estarão em plena atividade com atuação das equipes responsáveis pelos programas de rádio e de TV, além dos boletins informativos, reportagens especiais e postagens que levarão ao mundo a imensa quantidade de atrações do evento.
Para o Presidente da Rede Pampa, Alexandre Gadret, “a Fenasoja é um dos maiores eventos do Brasil e nesta 23ª edição deverá movimentar mais de R$ 1 bilhão em negócios. E a grande cobertura dos veículos jornalísticos da Rede Pampa retrata justamente a importância do evento para o nosso Estado. A Rede Pampa irá mostrar para todo o Brasil e para o mundo que Santa Rosa é o “Berço Nacional da Soja”, título oficializado pelo Congresso Nacional em reconhecimento ao local onde se deu o início do cultivo da soja no Brasil, em 1914″, explica Alexandre Gadret.
“A edição 2022 será ainda maior com a parceria da Rede Pampa de Comunicação”, ressalta o Presidente da Fenasoja, Elias Dallalba. Segundo ele, “essa parceria atrairá ainda mais olhares para a Fronteira Noroeste, prospectando negócios, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios da região e conferindo visibilidade para que possamos mostrar a nossa força”, completa Dallalba.
O Prefeito de Santa Rosa Anderson Mantei, informa que “a expectativa é muito positiva para essa edição, pois o evento, além de movimentar a economia local, traz o centro político do Estado para a região e impacta as cadeias produtivas, potencializando os negócios e investimentos no setor agropecuário. Ele também destaca as experiências de lazer e gastronomia que estarão disponíveis ao público, como os shows de Gusttavo Lima, Pedro Sampaio, entre outras atrações. Uma das grandes novidades dessa edição da Fenasoja é o Pavilhão Tecnológico, espaço dedicado ao desenvolvimento de empresas e startups de inovação com foco no agronegócio”. Ele complementa destacando que a cobertura da Rede Pampa à Fenasoja é importante para divulgar todo esse grandioso evento a nível estadual e até mesmo nacional.

E21

Tendo em mente que a grande moeda do mundo hoje é a atenção no universo das marcas, a e21 criou uma ação diferenciada para seu cliente Massey Ferguson se destacar na AGRISHOW – maior evento do setor do agronegócio no Brasil.

Para marcar o novo posicionamento global da Massey Ferguson no Brasil diante de seus clientes, concessionários e convidados no último  domingo à noite, em Ribeirão Preto/SP,a e21 colocou em cena um dos maiores representantes da nova tecnologia: drones.

Em um verdadeiro balé, cerca de 70 drones sobrevoaram um local previamente escolhido e durante 9 minutos,  formaram a nova marca da Massey Ferguson e o novo conceito “Born to Farm”. Um espetáculo para os olhos e uma ideia que reflete a estratégia da marca em unir tecnologia às facilidades do dia a dia no campo.

“Usar drones foi um caminho que apostamos porque também reflete o que a marca é em seu business-core. Ou seja, uma marca que surpreende pela tecnologia simples e fácil de usar, que auxilia na performance no campo. Que traz mais resultado.” avalia Fernando Garros, Diretor de Criação da e21.

Além desta ação, a agência também criou um imenso conjunto de materiais e conteúdo para o estande da marca no evento, que marca também os 175 anos da Massey no mundo.

ABA

A ABA — Associação Brasileira de Anunciantes –, realizou nesta quinta-feira, 28, o evento virtual ABA SXSW Insights 2022, by GoAd, com cocuradoria de José Saad, Head de Insights da GoAd Media, que contou com 11 líderes de importantes marcas refletindo e debatendo sobre as principais temáticas discutidas no South by Southwest (SXSW), considerado o maior festival de inovação e economia criativa do mundo, que ocorreu em março deste ano, no Texas (EUA).

Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente e Cofundadora da AKIPOSSO+, abriu o evento explanando sobre os temas dos quatro painéis, como cultura contemporânea e seus diversos vieses, o conceito e as aplicações do Metaverso, os NFTs (tokens não-fungíveis) e o impacto que geram na economia e no varejo, a tecnologia e impacto social, creator economy e as inovações das health techs.

José Saad comandou o 1º painel, “SXSW Insights 2022” e destacou o macrotema do ano no SXSW, “descentralização: web3, NFTs, metaverso e afins”. Saad abordou sobre a evolução para a web3 e o Metacommerce, que une a experiência virtual com a conversão real, entregando na casa do consumidor uma NFT que ele adquiriu em uma loja da marca dentro do universo gamer, em um jogo, como Roblox, por exemplo. Em seguida, ele apresentou os cincos eixos que foram destaque no festival: diversidade & representatividade, saúde & inclusão, engajamento cívico, mídia & jornalismo, e emergência climática. Neste último, relembrou sobre o impacto da apresentação da americana Ammy Webb, futurista, autora, fundadora e CEO do Future Today Institute, que provocou nos participantes do SXSW, o exercício da repercepção “para tomar consciência de algo que já existe em meio às informações que já temos em cenários já estabelecidos, mas que normalmente deixamos passar”.

O 2º painel, “6 Takeaways do SXSW 2022”, contou com a participação de Carolina Braga, Head de Planejamento & Insights do UOL e Peter de Albuquerque, Head de Cultura & Criatividade da Ambev, que abordaram como a mudança da economia da atenção para a emoção, em que temos que criar experiências memoráveis aos consumidores, está fazendo as marcas reverem suas métricas de engajamento e abrirem um olhar mais humano e realista para entender verdadeiramente quem somos e o que realmente queremos trazer de benefício para a sociedade.

O 3º painel, “Inovação na Prática”, contou com a participação de Adriele Sousa, Gerente Digital Hub para Home Care da Unilever Brasil; Paula Rizzo, Head de Inovação / Brand Comm da Globo, e Thais Passarella, Superintendente de Marketing e Comunicação da TecBan e Membro do Conselho Fiscal da ABA, com moderação de Daniela de Lacerda, Editora e Curadora da GoAd Media, que questionou as painelistas sobre como aplicar os learnings do SXSW nas organizações. Dentre os insights deste painel está abrirmos o olhar para as comunidades que surgem em torno das novas tecnologias, pois as pessoas continuam no centro das estratégias, bem como pensar na inovação de forma coletiva e transformar os times para serem mais criativos diante de tantas tendências, mantendo a inquietude sempre viva.

O 4º painel, “O Brasil no palco do SXSW”, trouxe três convidados especiais, que brilharam no festival e destacaram o Brasil diante do mundo. Etienne Du Jardin, Cofundadora da Mimo Live Sales, única startup brasileira presente no evento este ano, fundada somente por mulheres e com apenas dois anos de existência, nascida na pandemia, contou que surpreendeu os presentes com a demonstração ao vivo das transmissões de live commerce, social commerce, e entrega de estratégia para as marcas. Adriano Stringhini, Diretor de Gestão Corporativa da Sabesp, demonstrou o case de despoluição do Rio Pinheiros como um projeto que só deu certo porque conseguiu engajar pessoas, empresas e comunidade. Ele também relembrou sobre a repercepção proposta por Amy Webb, fazendo analogia de que devemos olhar os rios não como fronteira e separação, mas como uma ligação, como conectores de cidades. Por fim, Eco Moliterno, Chief Creative Officer da Accenture Interactive na AL, que participou do SXSW junto de Eduardo Lyra, da ONG Gerando Falcões, sendo a Accenture uma das startups apoiadoras do projeto Favela 3D, explicou o conceito de favela Digna, Digital e Desenvolvida. Segundo ele, o trabalho da ONG é, “cada vez mais, levar tecnologia de ponta para quem está na ponta da sociedade, mostrando — e provando — que inovação também vem das favelas”.

Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, encerrou o ABA SXSW Insights 2022, destacando os valiosos insights e os debates aprofundados sobre as tendências mundiais e as urgências da sociedade. “O aprendizado e a transformação são uma constante, cabe a nós, sermos flexíveis e abertos ao novo”, explanou Martinelli, agradecendo a presença dos mais de 200 participantes online do evento.

Assista ao evento na íntegra.

LOFT

A pandemia de Covid-19 fez com que 43% da população economicamente ativa de Porto Alegre passasse a trabalhar de casa ou aumentasse a frequência de uso de seus lares para atividades profissionais. O home office é a atividade mais comum para essa parcela dos moradores da Capital, mas também é relevante o percentual de pessoas que passaram a fazer bazares e a cozinhar refeições, doces e salgados para venda.

A constatação foi feita em pesquisa de opinião inédita, encomendada pelo Loft Analytics, núcleo da startup Loft que dissemina análises sobre o mercado imobiliário para a sociedade. Para o levantamento, chamado “O que mudou nos lares brasileiros em dois anos de pandemia”, foram ouvidas 1.500 pessoas, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, em uma amostra representativa da população adulta brasileira, bem como dos porto-alegrenses. O estudo foi realizado online pela empresa Offerwise.

Ao todo, 37% dos entrevistados afirmaram ter passado a trabalhar remotamente na pandemia.  Outros 6% disseram ter aumentado a frequência do trabalho em casa no período. Dos que usam o lar para exercer uma atividade profissional, 44% contam com um cômodo específico dentro de casa para esse fim. Outros 33% utilizam um cômodo compartilhado e cerca de 20% não possuem um local específico para trabalhar.

Das atividades para gerar renda que passaram a ser feitas em casa, destaque para o home office (40%), para a realização de bazares e brechós (13%), para cozinhar refeições, salgados e doces para venda (12%), para a venda de produtos de forma independente (10%) e para a representação ou consultoria de marcas de cosméticos (7%).

“A pesquisa confirma que boa parte dos brasileiros adicionou ou intensificou atividades profissionais e de renda no espaço do lar”, afirma o Diretor de Comunicação da Loft, Ricardo Kauffman. “Entendemos que esta seja uma tendência que veio para ficar, e vai influenciar a oferta de imóveis sobretudo nas grandes cidades”.

GAMPI

Em pleno crescimento nos últimos anos, a Gampi Casa Criativa já alcançou, no primeiro trimestre de 2022, um incremento de 40% na sua receita em comparação com a média mensal de 2021. O resultado é reflexo da conquista de novos clientes: a agência de Novo Hamburgo conquistou mais nove marcas, totalizando 32 contas ativas. Esse crescimento também impactou na contratação de 16 novos profissionais, em diversas áreas da agência. Além disso, a empresa também está investindo em estrutura desde dezembro do ano passado. São novos espaços de trabalho, com um conceito de compartilhamento de estações, além de aquisições de novos equipamentos e a estruturação de um estúdio próprio para gravações de seus podcasts.

Para o CEO da Gampi, Maicon Dias, dois fatores têm contribuído para que a agência se destaque: uma visão 360 de comunicação na prática e o formato de trabalho da equipe. “Cada cliente tem o seu cenário e necessidades específicas, o que faz com que a regra mude em cada situação. Estamos conseguindo ser assertivos nos objetivos dos negócios, buscando muita proximidade com os departamentos, além de se fazer muito presente nos negócios dos nossos clientes, o que está fazendo muito a diferença”, relata.

Diante deste início de ano promissor, Dias afirma que a projeção para 2022 é um maior crescimento ao longo do ano. “Temos metas ousadas e nos preparamos para isto”, afirma. O atual momento dos negócios reforça a importância que a comunicação ganhou para as marcas, principalmente em virtude da pandemia e novos hábitos de consumo. “Os últimos 2 anos fizeram as empresas acelerarem movimentos necessários. Para praticamente todos estes movimentos serem efetivos, a peça chave é comunicar certo, independente do público, se ele é interno (B2B) ou externo (B2C). Aí entra o nosso trabalho”, argumenta o CEO da Gampi.

RÁDIO ONLINE

Mesmo com mais de 100 anos de história, o rádio segue moderno. Isso ocorre porque o meio sabe se adaptar às mudanças de mercado para continuar relevante para o ouvinte. Prova disso é que 28% dos brasileiros afirmam que poder escutar rádio online mudou o jeito de consumi-lo. Essa possibilidade, inclusive, fez com que o consumo do meio nesse formato crescesse 186% entre 2019 e 2021.

Os dados são do material “Rádio online: O som do novo”, preparado pela Kantar IBOPE Media – divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia. Trata-se da edição de abril do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela empresa. O documento foi elaborado com ajuda de informações coletadas pelos estudos Target Group Index e TG.Net.

As várias formas de consumo oferecidas ao longo do tempo permitem que o rádio alcance uma grande quantidade de ouvintes. Tanto é que, hoje, 46% dos brasileiros ouvem o meio via dial e 12% optam pela versão digital. Enquanto isso, 51% usam alguma, ou as duas, modalidades.

É importante destacar, no entanto, que o áudio online não se resume às rádios. Os podcasts são uma alternativa que vem crescendo e complementando esse consumo digital. Atualmente, 28% dos ouvintes de rádio já aderiram ao formato. Entre os gêneros favoritos dos brasileiros, estão comédia e entretenimento (63%), notícias e política (51%) e negócios e finanças (44%).

Para a Kantar, a preferência por esses temas faz com que haja espaço tanto para canais exclusivos como para veículos de imprensa, o que inclui as tradicionais emissoras de rádio.

Na hora de consumir rádio online, os brasileiros preferem utilizar smartphones ou tablets (57%). Mas também há espaço para desktops e notebooks (35%) e outros aparelhos (14%).

Em relação ao perfil, os ouvintes de rádio digital se destacam principalmente pela proximidade com a tecnologia. 71% dizem que gostam de se manter atualizados com os desenvolvimentos tech (contra 64% da média de ouvintes no dial) e 59% acreditam que comprar online torna a vida mais fácil (48% dos ouvintes no dial).

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