ENTREVISTA COM CARINA DONIDA
1. Quem é Carina Donida?
Sou uma passofundense que há 35 anos adotou Porto Alegre como lugar no mundo. Depois de interromper a faculdade de Medicina na UPF vim pra Porto Alegre para cursar Musica na UFRGS. No início da minha trajetória aqui em Porto Alegre me dediquei complemente a música, tanto na faculdade quanto como pianista . Tocava nos principais endereços de jazz em Porto Alegre, como Sala Jazz Tom Jobim, Abshinto Bar, Blue Jazz Bar, Clube de Jazz Take Five da Ivone Pacheco, clube no qual conheci o saxofonista Marcelo Figueiredo que além de parceiro na música algum e que um tempo depois se tornou meu sócio.
Me aproximei do mercado publicitário através de amigos e desses contatos surgiram as primeiras produções independentes e função dessas demandas acabamos abrindo nossa própria produtora. Sou sócia do Grupo Radioativa que inclui Radioativa Produtora, a Radioativa GameSounds e AMERICA Podcast junto com Marcelo Figueiredo onde atuo na área técnica, direção de vozes, produção, sound design e atendimento. Apesar das demandas administrativas e de gestão, nunca quis deixar de colocar a mão na massa. Na minha opinião é o que nos deixar sempre atualizados aos novos processos de produção e tecnologias.
Tenho outras paixões além do áudio, entre elas: o ciclismo, ouvir e produzir podcasts, viagens para destinos de sol, mar e calor, enoturismo e o Inter.
2.Teus ouvidos e tua paixão pela música te fizeram mais exigente na produção audiovisual?
Acho que a minha paixão pela música e minha formação me ajudou muito a conciliar melhor os dois mundos: a música e a publicidade. Traduzir sonoramente roteiros, briefings , filmes, spots, podcasts, foi ficando cada vez mais fácil pra mim no decorrer do anos. Estou há praticamente 30 anos escutando essas histórias. Sempre fui apaixonada por trilhas sonoras de filmes, por seus principais compositores, e profissionalmente tendo contato com outros processos da sonorização como o sound design e direção de vozes tudo foi se conectando. Acho que essa visão do todo me faz uma pessoa mais exigente não só com a nossa entrega profissional mas também capaz de argumentar pela melhor solução sonora das nossas produções.
3.Spots, jingles, trilhas sonoras e todos os tipos de áudio estão tendo a devida valorização do mercado?
O áudio na cadeia de produção publicitaria está sempre correndo atrás. Lidamos na maioria das vezes com as menores verbas e menores prazos de produção independente da complexidade. Mas quando se consegue ultrapassar essas barreiras e todas as peças desse quebra cabeça gigante se encaixam , fica difícil negar o valor que uma trilha original e interativa, as vozes, sound design, o foley, as técnicas de finalização, etc. tem para determinar o sucesso de uma campanha. O áudio também diversificou os seus caminhos. As redes sociais e plataformas de streaming de um modo geral abriram um leque de oportunidades que vão desde da localização de séries e games, como produções de podcast ficcionais, audiobooks super bem produzidos, criação de voz, trilha e sound effects originais para animações onde simplesmente é impossível não pensar no áudio. A tecnologia nos ajudou muito nesse sentido.
4. Carina sem som e sem música, é feliz?
Foi inevitável que ao longo do tempo não houvesse conexões e grandes aprendizados noutras trilhas de atuação dentro e fora dos nossos negócios. Gosto da gestão de projetos, de pensar nas etapas, processos, rotinas, do planejamento, isso tudo que parece meio sem graça pra quem é da produção/criação pra mim não é um fardo. Então, eu diria que essa Carina existe sim e também é bem feliz.
COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 15 – Universidades e Faculdades
Foi gravado o 15º episódio da segunda temporada do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo com o tema “Universidades e Faculdades” e será apresentada na segunda-feira (2) através do nosso canal do Youtube e do Spotify. Nesse episódio contamos com professores das principais universidades do Rio Grande do Sul e do Brasil: Alessandro Souza, Gestor Acadêmico da ESPM – POA, Simone Rosa, Professora de Graduação e Pós-Graduação da Feevale, Márcia Christofoli, Professora da Famecos PUCRS e Marcelo Corrêa, Professor da UniRitter.
A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.
POMPÉIA IGUATEMI
Nesta sexta-feira (29) ocorreu a inauguração da 90ª loja Pompéia, localizada no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre. O novo espaço, com mais de mil metros quadrados, tem um layout moderno e segue as principais tendências na área de varejo. Esse ano, a marca comemora 70 anos de tradição e inovação, democratizando a moda.
A Pompéia Iguatemi oferece para seus consumidores uma verdadeira experiência imersiva para os clientes. Diversos ambientes foram projetados, como o espaço kids, com uma instalação especial para crianças; um lounge com cadeiras confortáveis, carregadores de celulares e telas com jogos e o espaço make, especialmente desenvolvido para exposição de maquiagens e acessórios.
O projeto, desenvolvido pelo escritório Marcelo Braga Arquitetura, também traz novos materiais, que junto com a cor laranja criam uma atmosfera acolhedora e energética. O uso de telões em diversas áreas traduz a modernidade e traz toda a informação de moda da Pompéia para a loja. Os diversos espaços instagramáveis, em que as pessoas são convidadas a interagir com os produtos, dão um toque mais pessoal ao ambiente, aproximando cliente e marca. A curadoria dos produtos segue o padrão das demais lojas, assim como o preço.
ALERTA CHUVA
Será divulgado um estudo encomendado pelo Governo do Estado RS sobre o comportamento das condições climáticas. No próximo semestre diz que teremos um quadro pior do que tivemos em setembro. De todo modo, já que o estudo existe, cabe desde já o alerta urgente para minimizar os efeitos das águas.
O CASE DO CORRE
A marca Olympikus renasceu de dois anos prá cá, desempenhando um crescimento inevitável da Vulcabras cem por cento em milhões de reais e de pares.
Quem mostrou esses dados foi o talentoso publicitário Márcio Callage, Diretor de Marketing da Vulcabras. O grande responsável por essa virada.
No evento Palestra ARP: “O case do Corre”, Márcio contou que no momento que lançou a linha de tênis de corrida teve que pensar que o mercado vivia um momento de saturação de escolhas. A sociedade em rede mudou tudo e a construção de marca para ser consumida passou a ser o principal foco de atenção. Pensar na reputação da marca através da repetição foi o que manteve o trabalho consistente. Para Márcio, devemos manter a consistência sempre.
O Case do Corre foi um trabalho, literalmente, de: escuta, testa, ajusta e entrega.
A marca Olympikus depois de amargar resultados nada favoráveis em outros esportes conseguiu com conteúdo, influenciadores, inteligência tecnológica conquistar os pés de muitos brasileiros e voltar a estar presente nas ruas das cidades do Brasil.
O que será que vem aí para a Mizuno?
SALÃO ARP 2023
Já saiu a divulgação que será no dia 7 de dezembro o Salão ARP 2023, evento que reúne o mercado da propaganda para coroar os vencedores das categorias Profissionais do Ano, ARP Academy e Reconhecimento ARP. O evento será realizado no Salão de Eventos do Barra Shopping Sul. A semana da ARP terá a pedidos do mercado como a volta do projeto Inspirações, comandado pelo brilhante Beto Callage.
HMÍDIA
Vera Bavaresco é contratada como a mais nova executiva comercial da HMidia, empresa com um dos maiores acervos de mídia Out Of Home do mercado nacional. A entrada da Vera qualifica em muito a equipe comercial e mostra a nova visão do Diretor, João Pedro Nunes da Silveira, em relação ao crescimento desse segmento.
FEEVALE
A Diretoria de Inovação da Universidade Feevale é responsável, novamente, pela aplicação da pesquisa que apontará as marcas mais lembradas de Novo Hamburgo. O Prêmio Marcas & Valores, promovido pelo Jornal NH, chega à sua quinta edição e culminará no dia 14 de novembro, quando o Grupo Sinos fará a entrega de premiação às empresas vencedoras em cada categoria.
O Núcleo de Serviços Especializados da Feevale está realizando a pesquisa mercadológica desde a última segunda-feira, 18, em pontos de fluxo de Novo Hamburgo. A pesquisa, que acontecerá até o dia 4 de outubro, é descritiva, com enfoque quantitativo. No total, serão realizadas entrevistas com moradores da cidade, que apontarão as marcas mais lembradas em 35 segmentos do comércio e serviços.
A gerente comercial do Jornal NH, Larissa Schneider, explica que o Prêmio Marcas & Valores tem como premissa valorizar os empreendedores que fazem a diferença na comunidade hamburguense, seja por oferecerem produtos ou serviços de qualidade, adotarem boas práticas de atendimento ou contribuírem para o desenvolvimento social da região. “Esse reconhecimento se torna um diferencial competitivo para as marcas agraciadas, auxilia na visibilidade dos negócios e reforça um dos pilares mais importantes do Grupo Sinos, que é contribuir com o crescimento das comunidades em que está inserido”, destaca, acrescentando que “a pesquisa é realizada com absoluto rigor científico, por meio de uma universidade de tanta credibilidade como a Feevale”.
Débora Engeroff, responsável pelo Núcleo de Serviços Especializados da Feevale, lembra que a pesquisa é destinada apenas a moradores de Novo Hamburgo, que serão abordados de forma aleatória em pontos de maior fluxo da cidade e convidados a participarem. “A técnica utilizada é a top of mind. Visamos assegurar a veracidade, neutralidade e idoneidade do processo de coleta das informações, sempre respeitando o plano metodológico estipulado”, afirma.
COMPETENCE
Através da agência Competence, cuja entrega precisa e criativa contribuiu significativamente para o sucesso do projeto, ontem em São Paulo, a Dallasanta Empreendimentos garantiu uma grande conquista. A Dallasanta, em parceria com a Melnick, recebeu o principal prêmio do mercado imobiliário brasileiro, o Prêmio Master Imobiliário, na categoria Produto Imobiliário pelo projeto Nilo Square. Este marco sublinha a força da colaboração entre as marcas e coloca ambos os nomes em destaque no setor.
A Melnick teve um forte envolvimento através da liderança estratégica que foi determinante para este reconhecimento. Este prêmio confirma o compromisso da Dallasanta com o coletivo, com a inovação e com a excelência no mercado imobiliário brasileiro.
DINAMIZE
A Dinamize – líder em tecnologia que desenvolve há 23 anos softwares de automação de marketing – foi selecionada como finalista do Prêmio ABEMD, na categoria Campanha, com case de captação de contatos em lojas físicas. O evento reconhece a cada ano os melhores trabalhos voltados ao marketing de dados. Dessa vez, a premiação acontece no dia 28 de setembro, a partir das 18h30, na Casa Giardini, em São Paulo, onde os vencedores serão anunciados e receberão os troféus de “ouro”, “prata” ou “bronze”.
Em parceria com a Dinamize, a loja de calçados e acessórios com sede em Porto Alegre, implementou um totem em suas cinco unidades com uma página de cadastro integrada à plataforma de automação de marketing.
Intitulada Experiência digital no ponto de venda: como a Convexo captou 48 mil leads qualificados conectando On e Off-line, a história de sucesso em pauta obteve resultados notáveis ao colocar em prática uma solução inteligente para evitar que os visitantes deixassem as lojas sem manter qualquer contato. Dessa maneira, o negócio conquistou uma média de 150 novos contatos por dia e mais de 4 mil novos contatos por mês. “A campanha se destacou pela captação autônoma de dados no ponto de venda, permitindo que os visitantes se cadastrassem e recebessem brindes sem a necessidade de auxílio de um profissional”, explica Jonatas Abbott, sócio diretor da Dinamize.
O cliente também entra em uma régua de automação de marketing digital, com direito a e-mail de boas-vindas. Dependendo de onde mais clicou, um segundo e-mail o levou a um produto ou conteúdo de interesse, resultando, por fim, em uma venda ou pelo menos em um engajamento.
Com uma taxa de conversão de até 79% nas landing pages utilizadas e uma taxa de abertura de 73% nos e-mails de boas-vindas automáticos, a Convexo demonstrou como a automação de marketing aliada à solução inteligente proposta pode impulsionar tanto o engajamento quanto as vendas.
“Os leads gerados por meio dessa estratégia tiveram maior probabilidade de se tornarem clientes, pois foram captados enquanto estavam no ponto de venda”, destaca Abbott.
Para mais informações sobre o case da Convexo e sua campanha de automação de marketing, assista ao vídeo completo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=icpX9ffgPtk
GRUPO RBS
Alinhado a sua visão de futuro e às principais tendências em comunicação, o Grupo RBS dá mais um passo na modernização de seus parques tecnológicos de televisão e rádio e digital. Nesta semana, a RBS TV implanta uma nova tecnologia de exibição, mais uma etapa do projeto anunciado em 2021 e que previa investimentos de R$ 70 milhões em quatro anos.
A partir desta terça (26), a exibição de conteúdos locais e em rede da RBS TV passará a ser feita exclusivamente por um software que substitui as tradicionais mesas de controle-mestre, proporcionando os mais modernos recursos e garantindo mais automatismo e menos falhas.
Reafirmando a crença na TV aberta, a RBS será uma das poucas afiliadas da Globo a usar na totalidade esta tecnologia, contando, em sua operação, com o que há de mais avançado em infraestrutura para emissoras de TV.
– Estamos modernizando um processo de extrema importância para nossa RBS TV, que garante a exibição de todo o nosso conteúdo local e Globo, tanto editorial quanto comercial. O novo sistema trará mais qualidade, eficiência e segurança, além de proporcionar o desenvolvimento da equipe que o opera. Além disso, é mais uma milha na pavimentação do futuro da nossa TV 3.0 – afirma Marco Gomes, diretor de Entretenimento e Canais.
CLEAR CHANNEL
A Clear Channel reforça seu papel social e a eficiência de seus ativos na prestação de serviços à população durante o período de fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A empresa de mídia out of home utiliza o seu circuito de relógios digitais para auxiliar a população na pesquisa online de fontes oficiais para doações e apoio às vítimas das chuvas no Estado.
O vídeo institucional veiculado a cada minuto, é exibido nas telas orientando as pessoas na busca pelo termo “SOS Enchentes” na internet para encontrar campanhas de doações que estão sendo realizadas em diversos municípios. A comunicação visa aumentar a coleta de alimentos, água mineral, kits de higiene e de limpeza, agasalhos, roupas, entre outros itens prioritários. O Governo do Rio Grande do Sul criou uma página oficial para arrecadar recursos destinados às ações e é o principal nos resultados de buscas.
CASSOL CENTERLAR
Para além das atribuições usuais, o e-commerce da Cassol Centerlar se qualifica cada vez mais para se tornar um hub completo de serviços para os clientes do ramo de material de construção. Criado em 2018, o comércio eletrônico da empresa conta, atualmente, com abrangência nacional e mais de 100 mil itens em seu portifólio, incluindo o marketplace. Os estoques em lojas (31 na Região Sul) e os centros de distribuição possibilitam a aplicação de uma estratégia omnichannel e de precificação especial por região.
Para a coordenadora de e-commerce Cassol Centerlar, Eliana Assunção, a experiência do usuário é o principal foco de desenvolvimento do e-commerce. Por isso, foram desenvolvidos designs customizados tanto para a plataforma de marketplace quanto para o próprio site a fim de proporcionar uma experiência mais fluida e ágil. “Estamos trabalhando para que nosso cliente, ao adquirir um produto no site da Cassol Centerlar, possa no mesmo local, aprender como instalá-lo ou tenha a possibilidade de encontrar um profissional qualificado para auxiliá-lo”, complementa Eliana. Como resultado desta jornada, hoje, o e-commerce da Cassol Centerlar concorre entre os cinco melhores da categoria “material de construção” no Ranking Reclame Aqui, com votação aberta até 31 de outubro.
A regionalização possibilita, além da precificação, uma logística muito eficiente, como, retirada na loja em um dia ou entrega expressa. A entrega para todo o Brasil teve início em 2022 e foi a partir daí que os produtos da Cassol também passaram a ser oferecidos nos grandes marketplaces do mercado.
BRIVIA GROUP
Uma das principais operações de publicidade do Brasil, a Heads está com uma nova liderança de estratégia. A publicitária Emmanuelle Laragnoit assumiu como head da área. Ela acumula passagens por algumas das maiores agências do país, incluindo WMcCann, Dm9DDB e LiveAD.
“A Heads é uma das minhas maiores referências, e foi onde fiz meu primeiro estágio. Além do carinho, tenho enorme admiração por tudo o que a agência representa para o mercado. Sinto um orgulho imenso em fazer parte desse time”, reflete.
Com mais de 15 anos de trajetória profissional, ela iniciou sua carreira na One Digital e, depois, atuou na Riot e na LiveAD. Sua experiência seguinte foi no Terra Networks, onde atuou como gerente de Estratégia de Mídias Sociais. Após, foi head de Mídias Sociais da DM9DDB, gerente de Planejamento Estratégico da WMcCann e estrategista da OpusMúltipla. Mais recentemente, também trabalhou na Sherpa42, DUXcoworkers e MEZA.
Nessas empresas, teve a oportunidade de atender grandes marcas nacionais e internacionais, como Microsoft, Natura, Boticário, Bmg, Eurofarma, Garoto, McDonald’s e Brastemp. Além disso, de forma voluntária, é diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da TODXS — startup social brasileira sem fins lucrativos que promove a inclusão LGBTI+. Formada em Publicidade e Propaganda, Emmanuelle possui pós-graduação em Marketing e, também, em Psicanálise.
Emmanuelle Laragnoit conta que aceitou o convite da Heads, agência que integra o Brivia Group, devido ao modelo do negócio. “A união de Heads e Brivia forma a cultura em que eu acredito. Os pensamentos e os valores sempre estiveram muito presentes desde o meu primeiro contato com a equipe. Acredito e me sinto muito alinhada com o potencial da criação do agora e valorizo a visão de futuro que a agência possui”, complementa a head de Estratégia.
SPR
A Paraflu, líder brasileira em líquido de arrefecimento de motores com mais de 50 anos de consolidada atuação no mercado automotivo, já é a marca preferida dos mecânicos de todo Brasil por longa data. Mas ela precisava ganhar o mesmo reconhecimento do cliente final que, muitas vezes, não faz associação com a marca de fluido utilizada em seu veículo. Com esse desafio em mãos, a SPR está colocando na rua uma campanha institucional para a Paraflu. A ação ganhou destaque e teve seu lançamento ao vivo em merchandising no programa Jogo Aberto, da apresentadora Renata Fan, na Band TV, além de merchandising em outros programas esportivos como Os Donos da Bola, apresentado pelo comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Craque Neto, e spots de rádio em emissoras no centro do país.
Com um argumento muito forte, que é ser a marca preferida dos profissionais especializados em manutenção de veículos do Brasil, o conceito da campanha reforçou exatamente isso: “Paraflu. A marca número 1 entre os mecânicos do Brasil”. Foi uma forma direta, simples e eficiente que a agência encontrou para mostrar aos proprietários de veículos que os produtos da Paraflu são os preferidos de quem entende tudo de carro, ou seja, os mecânicos. A ação institucional destaca a importância de trocar o fluido de radiador e freio regularmente, e que, ao escolher a marca preferida dos mecânicos do Brasil, o consumidor estará garantindo uma perfeita manutenção do veículo e a segurança de toda a família.
Ao se debruçar na estratégia criativa da campanha, a SPR teve como desafio criar spots para rádio e merchandising para TV que abordassem diversos pontos importantes sobre as trocas de fluidos de radiador e freio, algo pouco comunicado para o consumidor final, que acaba não entendendo a importância de fazer a troca regular desses fluidos. Além de passar uma mensagem forte com uma comunicação simples, a agência buscou alinhar o conteúdo com grandes nomes da comunicação esportiva, trazendo ainda mais força, sinergia e engajamento para a campanha.
“Esse é um projeto de início de construção de marca para o público final. Para projetos como esse é importante termos alguns assets de marca e a Paraflu tem um grande, que é ser a marca preferida dos mecânicos do Brasil. Para fazer isso chegar ao público, nada melhor do que trabalhar com uma grande penetração e repetição que a Band consegue dar através das suas rádios e TVs”, destaca Gustavo Ermel, diretor de Estratégia e Inovação da SPR.
DE MÃOS DADAS
Por Márcia Budke, Diretora da Brazo Mídia
Sabemos que há alguns anos a tecnologia da mídia programática trabalha baseada em algoritmos, e essas tendências vem ganhando ainda mais força conforme o desenvolvimento de suas novas possibilidades e de seus usos crescentes. Programas de IA em marketing programático alcançaram maior eficiência, custos mais competitivos, personalização, além da segurança na privacidade dos dados do usuário.
Para que essa automação seja feita com eficiência, a Inteligência Artificial (IA) chegou para integrar tecnologias como machine learning ou deep learning ao coletar um grande volume de dados que seriam humanamente impossíveis de gerenciar em grande escala. Assim a IA pode ser usada para entender e prever o comportamento humano, bem como simular esse comportamento em diferentes contextos. Isso pode ser útil para enriquecer a experiência de usuário e personalizar significativamente as ofertas. A IA tem a capacidade de fazer o usuário sentir algo como: “essa marca realmente me entende”; ou ainda, “nenhuma outra marca tem essa interação comigo”.
Além disso, as principais vantagens da IA na mídia programática vão além do gerenciamento desses dados e da economia de tempo do profissional de marketing. Destacamos duas que são de grande importância no cenário atual: a assertividade na tomada de decisões; e o potencial preditivo.
Por meio do desenvolvimento de algoritmos de IA, é possível oferecer melhores resultados para os anunciantes, em função de uma interpretação mais eficiente de dados de custo, segmentação e perfil de público alvo, deixando que os algoritmos capacitem anunciantes a melhorar a performance de suas campanhas de uma maneira que, sem a IA, não seria possível. Outra vantagem é que a mídia programática possibilita que as negociações dos leilões pelo espaço publicitário sejam feitas em tempo real de forma automatizada e mais assertiva.
O deep learning, que é um subcampo da IA, é capaz de simular os padrões de tomada de decisão do cérebro humano, facilitando a coleta de insights e informações que aumentam o poder de análise e interpretação dos dados das campanhas. Os algoritmos inteligentes aprendem novos padrões e funções de uma forma autônoma, podendo modificar suas ações em função de algumas experiências “aprendidas”.
O desenvolvimento de novos algoritmos de IA podem ser utilizados também para cálculos preditivos, já que são capazes de conhecer o usuário em profundidade através do acompanhamento de suas atividades, preferências e interesses no ambiente online e físico, avaliando como ele interagiu com determinado conteúdo, e também em qual contexto isso causou maior impacto.
Assim, a IA utiliza todos esses dados para entender o potencial de compra de um cliente em uma determinada etapa da sua jornada, tornando possível impactá-lo no momento certo, com a mensagem certa, e no contexto apropriado para aumentar ainda mais o potencial de conversão.
Outro motivo para o uso da IA na mídia programática é liberar a inteligência humana para atividades mais estratégicas, como são as de planejamento e criatividade, que as máquinas ainda são incapazes de elaborar.
Portanto, pelo uso da tecnologia da IA, a mídia programática tem sido levada a outro patamar de eficiência e redução de custos, oferecendo melhores resultados para as marcas.
BAND RS
A Band RS apresenta uma nova fase do programa “Os Donos da Bola”. O projeto, já consolidado, conta a partir da segunda-feira (02/10) com um novo elenco para dar continuidade à missão de oferecer um excelente conteúdo esportivo aos telespectadores.
A apresentação será de Filipe Gamba, profissional com histórico no Grupo Bandeirantes e na rádio Gaúcha, com os debatedores colorados Alexandre Ernest e Lucas Collar, e o gremista Farid Germano Filho. O também tricolor Diogo Rossi permanece na atração, assim como o jornalista Ribeiro Neto, trazendo análises perspicazes e debates sobre o futebol. Nos bastidores, a produção segue sob a liderança de Paulo Pires, com colaboração de Giovane Passarinho, Pedro Oliveira e Valentina Biason.
“Os Donos da Bola” é transmitido ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h, na Band RS com transmissão simultânea na Rádio Bandeirantes (94.9 FM) e no Youtube (www.youtube.com/@osdonosdabolars)
ABA
A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) realizou o Encontro Nacional de Anunciantes (ENA), que aconteceu no dia 27 de setembro, com mais de 500 inscritos, com enfoque no tema “O botão SYNC do mercado”. O evento ocorrido no Teatro Unibes Cultural teve também transmissão ao vivo e reuniu grandes líderes de marcas, agências e veículos de comunicação para explorar questões fundamentais relacionadas à inteligência artificial, métricas cross-media e diversidade na indústria publicitária.
Com co-curadoria da Kantar Ibope Media Brasil, o encontro refletiu sobre a forma que o cenário social e tecnológico impacta diretamente e como, onde e porque consumidores são impactados por conteúdos na atualidade.
Na abertura oficial do evento, Sandra Martinelli, CEO da ABA e membro Executive Committee da WFA, comentou sobre a importância da “construção de uma indústria cada vez mais conectada, ética, responsável e verdadeiramente diversa e inclusiva”. Nelcina Tropardi, presidente da ABA e Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa, destacou a oportunidade de gerar diálogos e utilizar o poder do marketing, dados e tecnologia para trilhar caminhos sustentáveis e diversos. “Na ABA, entendemos que juntos somos capazes de encontrar as melhores práticas e desenhar um futuro melhor. Por isso, o objetivo do ENA é justamente trazer à mesa debates sobre esses temas importantes que fazem parte do futuro da indústria publicitária e que não têm, muitas vezes, respostas tão concretas ou claras”, ponderou Nelcina.
O primeiro painel, intitulado “O SYNC da Mídia: Um passeio pelo universo das audiências cross-media”, concentrou-se nas métricas em mídias diversas e na transparência na quantificação das audiências em todos os canais de mídia. Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, destacou: “A mensuração de dados existe para trazer mais eficácia nas estratégias de negócios e comunicação. Para atingir a conversão do conteúdo é preciso padronizar métricas e dados para que cada cliente possa aplicar as informações colhidas nos contextos corretos”.
Patrick Béhar, CEO Global da Kantar Media, e Matt Green, Diretor de Serviços Globais de Média da WFA (World Federation of Advertisers), compartilharam iniciativas globais que buscam resolver esse desafio complexo. Béhar enfatiza que: “As histórias são diferentes agora. No contexto pós-pandemia, precisamos entender que a TV não é mais a única forma de impactar uma audiência, e portanto devemos explorar outras formas de mídia que possam melhor atingir o público desejado”. Green completou trazendo uma reflexão sobre as diferenças culturais que precisam ser trabalhadas: “Acredito que o melhor caminho seja construir uma cultura forte orientada para a eficácia, apoiada por processos bem definidos e a garantia de que tudo isso será viabilizado pelas ferramentas e tecnologias ideais”. A moderação ficou a cargo de Celia Nishio, Global Marketing Intelligence Director da Natura.
O segundo painel trouxe o tema “SYNC Tecnologia: Inteligência artificial em escala”, e a discussão mediada por Renata Vieira, Diretora de Marketing Sênior da Reckitt, centrou-se na desmistificação do uso dessa nova ferramenta e seus impactos nas indústrias de marketing e comunicação. Hugo Rodrigues, Chairman do McCann Worldgroup para WMcCann, Craft e Aldeiah, comentou sobre a chegada das ferramentas generativas para o público e formas de utilizá-las como aliadas no processo de criação: “O homem sozinho nunca vence a máquina, mas o homem e a máquina juntos têm o potencial de vencer a tecnologia fria”.
Denis Onishi, Diretor Comercial Sênior da Pluto TV, reconhece que o cenário mudou no último ano, e comentou que “o momento agora é de transição para uma nova etapa da transformação digital, muito mais acelerada, e tentar acompanhar o ritmo é essencialmente impossível”. Trazendo uma visão estratégica de mercado, Daniella Brissac, Vice-presidente da ABA e VP Marketing Brasil & CCX LATAM na Kenvue, falou sobre a previsão de tendências e novos recursos: “Definimos a alocação de investimentos com base em insights trazidos por um time de especialistas em tecnologias que focam nos próximos passos da transformação digital e como aplicar cada etapa em áreas diversas dentro da empresa”.
Em seguida, Nelcina Tropardi e Marco Frade, Vice-Presidente do Comitê de Mídia da ABA e Head of E-Commerce da Diageo, comandaram o lançamento do “Guia Marketing Sustentável 2030”, um documento elaborado pela WFA em parceria com a Kantar. O guia identifica os cinco princípios-chave para impulsionar a sustentabilidade nas empresas a partir de uma pesquisa realizada juntamente com líderes e especialistas em sustentabilidade a nível global. “A intenção é capacitar as pessoas para vivenciarem a sustentabilidade no dia a dia das empresas. É possível usar o marketing para evitar desperdícios de tempo, recursos e inovações que precisam ser repensadas em toda a cadeia de produção para obter resultados mais assertivos”, afirmou Frade.
Trazendo um olhar para as diferentes vozes e rostos envolvidos na criação de campanhas e anúncios, o último painel do evento teve como tema “SYNC Sociedade: O caminho para uma indústria verdadeiramente diversa e inclusiva” e foi conduzido por Veronica Hoe, Gerente Sênior de Políticas Públicas na Meta. Daniele Godoy, Gerente de Projetos da Unstereotype Alliance no Brasil, chamou a atenção para a importância do diagnóstico antes da implementação de estratégias: “Primeiro, é preciso reconhecer a atual posição da empresa em todas as áreas da diversidade, escutar e absorver para entender quais as estratégias e como conectar cada uma ao seu negócio da melhor forma”. Nelcina Tropardi retornou ao palco como integrante do painel e comentou sobre a importância de uma boa estruturação, destacando que “se a iniciativa não parte da liderança, a tendência é perder tração com o tempo”. Flavio Waiteman, Diretor Comercial da Tech and Soul, relembrou que as pessoas ainda devem ser o foco da comunicação, e que mesmo em meio a tantas soluções tecnológicas, “não há nada mais moderno que o ser humano”.
Respondendo a questionamentos sobre sua visão global enquanto Conselheiro da ABA e Diretor de Assuntos Corporativos e Envolvimento da L’Oréal, Patrick Sabatier finalizou o painel com uma reflexão sobre o futuro da diversidade e inclusão: “Essa é uma pauta mundial, e a cooperação é a melhor forma de conseguir avançar. O Brasil pode desempenhar um grande papel nesse processo”.
Sandra Martinelli realizou o encerramento oficial do ENA 2023 e convidou a todos para o ABA Summit, último evento promovido pela Associação Brasileira de Anunciantes esse ano, que acontece no dia 31 de outubro.
MASBAH!
Neste sábado (30), o “Masbah!” entra em campo para conhecer um gaúchinho bom de bola. Com apenas um ano e nove meses, Bento já é sucesso na internet, dividindo a paixão pelo Inter e mandando bem na cavadinha. O programa bate um papo com o pai desse mini craque e ainda desafia o pequeno a adivinhar os nomes dos jogadores do time do coração.
No quadro “Meu Xodó”, a atração conhece um gaúcho que guarda uma locadora dentro da própria casa. Entre os mais de 450 DVDs com filmes e séries, estão edições raras e de colecionador.
Além disso, a apresentadora Brunna Colossi desvenda os segredos do sucesso de uma clássica sorveteria de Porto Alegre, que há mais de 40 anos faz jus ao ditado “clássicos nunca morrem”.
E, para encerrar o mês de setembro, o “Masbah!” prova um trio de pastéis com sabores farroupilhas. Sagu, polenta e erva-mate, será que essas combinações de recheios gaúchos combinam?
Logo após, é hora de entrar na cozinha do “Anonymus Gourmet”. O cozinheiro mais querido dos gaúchos te convida a aprender um suspiro colorido e repleto de frutas: o merengue recheado.
No domingo (1), o cheiro da fumaça paira no ar com “Na Beira do Fogo com El Topador”. O Mestre Parrillero Antônio Costaguta vai falar sobre um assunto polêmico: carne embalada à vácuo. E para o assado do dia, vai preparar um vazio, acompanhado de uma berinjela recheada.
HOSPITAL MOINHOS DE VENTO
Na próxima segunda-feira (2) o Moinhos completa 96 anos, comemorando com o evento que homenageia os médicos jubilados do corpo clínico do Hospital. O evento será um coquetel na terça-feira (3) às 19h, no Teatro da Unisinos, em Porto Alegre.
LATAM RETAIL SHOW 2023
“Cada dia está mais claro para as organizações e as empresas que marca e experiência são indissociáveis”. O insight é do fundador e CEO do Gad, Luciano Deos, que participou do painel “Da marca à experiência: como transformar o discurso em uma jornada autêntica para o consumidor”, realizado durante o Latam Retail Show 2023, o mais importante evento B2B de varejo e consumo da América Latina, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 19 e 21 de setembro.
O encontro reuniu a vice-presidente de Negócios, Produtos e Marketing da Vibra, Vanessa Gordilho; a vice-presidente de Omnicanalidade da Natura&Co, Paula Andrade; e William Malfatti, diretor de Comunicação, Marketing, Relacionamento com Clientes e Relações Institucionais do Grupo Fleury. Os executivos apresentaram os desafios e soluções que suas marcas encontraram para oferecer experiências que comprovem o posicionamento das companhias enquanto produto, serviços e canal, em toda jornada do consumidor. Também apresentaram indicadores utilizados para medir os resultados e a satisfação dos clientes com as experiências entregues.
Com 30 milhões de consumidores, em 8.400 postos, Vanessa Gordilho, da Vibra, companhia que produz lubrificantes e combustíveis, entre outros produtos, falou sobre o desafio de criar uma experiência fluida para os clientes. “Quando se pensa em experiência, não se pensa em ir ao posto de gasolina”, disse, destacando a aposta no programa de fidelidade Premmia como uma das soluções para se conectar ao consumidor. A empresa também contratou a cantora Ivete Sangalo para falar sobre os lançamentos da companhia.
Paula Andrade, da Natura, citou a sustentabilidade e a inovação que permeiam todo negócio da empresa, como no compromisso sustentável Visão 2030, com metas de proteção da biodiversidade e regeneração do meio ambiente, além do impacto social de programas de ensino de tecnologia para filhos de consultoras das marcas Natura e Avon e cursos de educação financeira para as representantes.
William Malfatti, do Grupo Fleury, destacou que a visão de marca está integrada ao negócio, que a reputação é trabalhada no dia a dia, além de que é necessário ter indicadores e processos de escuta e que ninguém entrega sua saúde para quem não confia. “Uma marca não é o que você diz e, sim, o que outros dizem sobre você”, analisou Malfatti.
Para o especialista em branding e CEO do Gad Luciano Deos, os executivos reforçaram a importância de ter uma visão e uma gestão integradas do negócio, da marca e da experiência. “Quando se estabelece uma proposta de valor e um posicionamento da marca, eles têm de ser entregues na experiência – e, justamente, na entrega, se amplia a percepção da marca. Ou seja, é um processo que se retroalimenta no dia a dia”, conclui o CEO do Gad.
METODOLOGIA ÁGIL
De acordo com o levantamento feito pela consultoria Robert Half, ao longo do último ano, a contratação de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) por empresas e departamentos empresariais do setor de Finanças cresceu 25%. Este aumento, segundo a pesquisa, se justifica pelo fenômeno de digitalização de soluções financeiras oferecidas tanto ao segmento B2C, por meio do internet banking, quanto ao segmento B2B, que, com ferramentas tecnológicas, passa a contar com dispositivos capazes de indicar as demandas dos projetos assim como operações eficientes para cumprí-las, processo conhecido como Metodologia Ágil.
Criada nos Estados Unidos em 2001 e amplamente adotada pelo setor brasileiro de finanças, a Metodologia Ágil — ou Agile Software Development — busca oferecer mais rapidez, qualidade e valor a cada entrega. Para isso, ela conta com quatro princípios básicos, segundo o Sebrae, sendo eles: o foco nos indivíduos e nas interações mais do que em processos e ferramentas; a atenção ao funcionamento dos softwares mais do que em documentação física; a colaboração do cliente no desenvolvimento dos processos e as respostas a mudanças, em vez de seguir um plano fixo.
Para Washington Weindler, Diretor Financeiro da GT7 e responsável pela implementação da Metodologia Ágil na Unidade de Negócios do Grupo Cartão de TODOS focada em inovação e crescimento acelerado e sustentável, a Metodologia Ágil ganhou popularidade em diversos setores, com destaque ao de Finanças, devido ao seu potencial em promover flexibilidade, colaboração e agilidade.
“Quando falamos em processos financeiros no segmento B2B, a Metodologia otimiza a gestão dos pagamentos e recebimentos e, com isso, evita o desbalanceamento no fluxo de caixa, além de melhorar a comunicação e sinergia entre as equipes. Na GT7, nós a implantamos por meio da criação de um quadro visual para representar o fluxo de trabalho, que é dividido em colunas que representam diferentes possibilidades do processo, como por exemplo: ‘A Fazer’, ‘Em Progresso’ e ‘Concluído’. Cada tarefa ou item é representado por um cartão, que se move pelas colunas à medida que os colaboradores progridem no fluxo de trabalho. Adicionalmente, o departamento financeiro criou um formulário que deve ser preenchido com todos os dados necessários para efetuar a ‘Análise de Viabilidade Financeira dos Pré-Projetos”, ou seja, à medida que temos a possibilidade de inovação, aumento de performance ou crescimento de vendas, os colaboradores utilizam a Metodologia Ágil, com isso um novo cartão é aberto no sistema e automaticamente é direcionado para análise da equipe financeira, explica o Diretor.
MAPA ECONÔMICO
O Jornal do Comércio, o Jornal de Economia e Negócios do Rio Grande do Sul, publica nesta sexta-feira (29), a terceira edição do Mapa Econômico, “um projeto ambicioso, considerando a riqueza e a diversidade da economia do Estado. Mas também é um desafio que nos propusemos nos 90 anos do Jornal do Comércio, porque está em linha com o nosso trabalho no dia a dia…”, explica o Editor-Chefe Guilherme Kolling. Acesse e conheça o verdadeiro Rio Grande do Sul.
ARIS NA PRAÇA
Em meio à voz de Tonho Crocco cantando Tim Maia, a Praça Paris, no Bairro Três Figueiras, na capital gaúcha, ganha um cenário diferente e movimentado no sábado, 30 de setembro. A terceira edição do Aris na Praça promete embalar o público com muita música e diversão.
A partir das 10h, feirinhas e foodtrucks estarão esperando a todos, com produtos diversos e iguarias de dar água na boca. Tudo isso seguido pela apresentação da banda Pop Top, às 13h, culminando, às 15h, com os ritmos de sucesso soul e funk em homenagem àquele que foi um dos maiores ícones da música brasileira, Tim Maia, com Tonho Crocco no vocal.
Promovido pela Astir Incorporadora e Construtora, o evento terá programação para todas as idades. Haverá atividades especiais de entretenimento, garantindo que toda a família desfrute de um dia inteiro de lazer e curtição. A Praça Paris fica na Rua Evaldo Campos, 79, com localização estratégica, tornando-a ponto de encontro conveniente e acessível às pessoas. Em caso de chuva, a programação será adiada.
CDL POA
CDL Porto Alegre lança sua marca própria, Moddera, do serviço de recuperação de crédito no qual a Entidade atua há mais de 25 anos. Para o desenvolvimento da nova marca, a Entidade contou com a parceria da agência Abajur que foi responsável desde o processo de naming, conceito e design da identidade visual até a aplicação dos materiais no espaço físico.
Para o diretor de criação e sócio da Abajur, André Zambam, o desafio da construção do Moddera estava em encontrar um ponto de equilíbrio que refletisse a competência de serviços, especialmente de cobrança, e a positividade: “O briefing sempre foi claro no sentido de ser uma empresa que busca a satisfação de ambas as partes na solução de uma pendência. Portanto, a marca precisava nascer naturalmente alegre, moderna e transparecer eficiência.”
Para Zamban, trabalhar com a CDL POA é uma experiência muito especial: “Por sermos uma agência nascida em Porto Alegre, com muita interação com o varejo e com o empreendedorismo, sabemos da importância da CDL POA para a cena local e, ao longo dos anos, acompanhamos a nova dimensão da Entidade. Além do mais, nossa interlocução é com profissionais muito qualificados, que entendem o valor desta sinergia entre agência e cliente: todos são muito generosos em momentos de interação criativa e de colaboração estratégica”, completa.
O insight principal do logotipo vem de uma vontade de mostrar a agilidade/movimento das equipes do Moddera, mas também de explicar visualmente que a moderação tratada se refere a questões financeiras e de cobrança. “Na Abajur, costumamos dizer que nossos trabalhos misturam inteligência e criatividade. Nesse caso, partimos da informação técnica de que movimento é frequentemente traduzido por frames em sequência e, criativamente, associamos isso à percepção de que um pequeno ajuste das letras o, d e d poderia simbolizar uma moeda entrando em uma abertura/cofre”, esclarece Zambam.
O Moddera começa a operar no mercado de forma robusta, com 35 parceiras, 1 milhão de CPF’s, 2 mil CNPJ’s, em um universo de cerca de R$ 1,4 bilhão em dívidas em recuperação. Com média mensal de R$ 3,1 milhões de débitos quitados, o Moddera conta com inteligência analítica em nível nacional, inserida no ambiente Boa Vista SCPC.