O CLIENTE FIDELIZADO AINDA É A MELHOR PROPAGANDA – 12.08.2022

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Não me faltam argumentos para incentivar as avaliações pelos clientes. Elas trazem consigo inúmeros benefícios, os quais podem e devem ser utilizados como estratégias que vão muito além de uma boa reputação digital. Os melhores defensores de uma marca são os clientes que compram e espalham percepções positivas sobre a empresa.

Denominados ‘Love Brand’, que ainda pode ser conhecido como marketing boca-a-boca, são aqueles clientes que recomendam a um amigo o seu produto ou serviço. A avaliação se transformou no universo digital, com alcance significativo e a qualquer momento.
Os consumidores tendem a não só confiar em mensagens de marketing promovidas pelas marcas. Eles procuram recomendações em amigos, familiares e outras pessoas que também estejam na posição de compradores. O review de consumidores possuem grande poder de influência e podem aumentar as vendas ainda mais que campanhas pagas.
Os negócios locais se beneficiam da internet como uma das principais fontes de busca de informação e por este ângulo, você deve usar os feedback positivo para fortalecer a sua marca atraindo mais clientes físicos. Seja em plataformas, seja no próprio site da empresa ou em apresentações profissionais, dispor de elogios é sempre um diferencial a ser valorizado.
Uma boa estratégia é solicitar a avaliação do cliente, sem o receio do que irá receber como feedback. A transparência na relação entre empresa e cliente solidifica uma relação harmoniosa.
A jornada do cliente é composta por diferentes etapas, do momento de atração e conquista até a fidelização. É importante entender em qual etapa o seu cliente se encontra antes de solicitar uma avaliação. Cada situação exige uma abordagem diferente. Normalmente, o melhor momento é aquele que garante uma resposta genuína do cliente, de forma que ele não se sinta pressionado a deliberar sobre algo que ainda não experimentou por completo.
A empresa precisa saber onde o seu público se encontra, está mais presente online ou fisicamente. Normalmente, negócios locais possuem uma relação integrada entre o online e offline, porém é muito mais comum que a atração do cliente seja feita no ambiente físico. A plataforma a ser escolhida varia de acordo com o seu objetivo. Se a avaliação for recolhida em um sistema próprio, para visualização unicamente interna o trabalho é menos elaborado.
Todos esses fatores devem ser considerados, especialmente na hora de verificar a presença do seu público e em qual etapa da jornada do cliente ele se encontra.
Um detalhe importante deve ser levado em conta: As pessoas não gostam de pesquisas muito longas. Em um mundo de informações rápidas, um sistema de avaliações fácil e intuitivo é a melhor solução para empresas que desejam aumentar o volume de respostas.
Normalmente, o sistema de pontuação – de um a cinco – costuma ser suficiente para um bom prognóstico, entretanto, ainda vale a pena oferecer um espaço para comentários que revelem mais a fundo as percepções de quem comprou, utilizou e consumiu o produto ou serviço.
Quanto mais avaliações você tiver, mais percepções diferentes surgirão sobre o que você faz. Isso inclui feedbacks positivos e negativos que não podem ser negligenciados. Na verdade, as críticas construtivas são o fomento para aperfeiçoar os seus processos.

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