A tecnologia de autoatendimento em supermercados não é mais um sonho distante. A digitalização no setor de varejo cresceu significativamente e a aceitação das lojas autônomas pelos consumidores também. A inovação está tornando a experiência de compra nos estabelecimentos tão simples e rápida quanto nas lojas online, evitando filas, permitindo o pagamento com smartphone e oferecendo horários mais flexíveis.
Além de eficiente, a estratégia tem colaborado para que o varejo tradicional possa resistir ao comércio eletrônico, respondendo às novas necessidades e hábitos de consumo dos clientes. A tecnologia e a automação podem, assim, ajudar a tornar as compras no supermercado uma experiência mais agradável e muito mais segura, o que beneficia ambos os lados.
Com isso, o supermercado sofre com o prejuízo e é obrigado a repassar parte do valor para o consumidor, que sente o impacto no aumento dos preços. Por isso, a tecnologia de videomonitoramento inteligente se tornou uma ferramenta essencial para ambientes de compra, sobretudo para o autoatendimento. Os analíticos de vídeo, por exemplo, podem detectar comportamentos suspeitos, realizar buscas a partir de informações como, idade, roupa, horário, além de fornecer os dados sobre a movimentação no estabelecimento.
Já vimos que os supermercados com caixas self-service vieram para ficar, mas a tendência vai mais longe, para supermercados sem caixa, completamente sem pessoal. Nos EUA, a Amazon lidera o caminho com o Amazon Go, onde os clientes podem comprar com base no princípio “pegar e levar”. Este formato de loja avançado também está chegando lentamente à Europa e ao Brasil.
Em alguns mercados europeus, como a Alemanha, os minimercados podem facilmente acessar a loja por meio de um aplicativo, digitalizar os produtos diretamente na prateleira e pagar de forma independente em um terminal de pagamento. E tudo isso 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A base para tais conceitos de loja são os sistemas de segurança baseados em IP. As câmeras de vídeo em rede com análise de vídeo integrada não ajudam apenas contra roubo e vandalismo. Em combinação com outras tecnologias, como controle de acesso, soluções de áudio e sistemas de contagem de pessoas, permitem uma experiência de compra muito mais tecnológica e simples para os clientes.
Em combinação com um sistema de contagem de pessoas baseado em vídeo, apenas pessoas registradas podem entrar na loja, o que é importante para mercadinhos em condomínios, por exemplo, e a superlotação pode ser evitada.
Na própria loja, um sistema de áudio IP pode receber os clientes por alto-falantes em rede, reproduzir avisos, mensagens publicitárias direcionadas ou usar música de fundo para criar uma atmosfera de compras agradável. Na zona de checkout, a análise de vídeo inteligente ajuda a evitar furtos. O software analisa os produtos no carrinho de compras do cliente com base na imagem do vídeo e garante que todos sejam digitalizados corretamente. Um software de gerenciamento de vídeo (VMS) adequado, adaptado ao tamanho e aos requisitos da loja, ajuda a conectar e controlar as soluções individuais com mais facilidade, proporcionando aos operadores uma melhor visão geral de todo o cenário.
A automação de lojas é um processo constante e com o desenvolvimento avançado da tecnologia, as possibilidades estão crescendo exponencialmente. Com a análise de vídeo correta, é possível personalizar ainda mais essas experiências de compra digitalizadas para os clientes.
As possibilidades e combinações de soluções são inúmeras e a nova forma de fazer compras oferece mais flexibilidade, o que por sua vez atende aos diferentes estilos de vida das pessoas. Um ótimo atendimento ao cliente está entrando em uma era emocionante e automatizada.