A administração do seu tempo tem muito a ver com o seu sucesso profissional, inclusive o pessoal. Você tem feito algumas perguntas a si mesmo, como: Estou administrando o meu tempo de forma correta? Por que não consigo entregar a tempo as minhas tarefas do trabalho? Será que preciso de mais de 24 horas para realizar todas as minhas obrigações?’ Se essas perguntas fazem parte do seu dia a dia, a sua administração com o tempo pode estar incorreta.
Além de saber administrar o seu tempo, você se torna uma pessoa mais organizada, o que influencia na qualidade de vida. De acordo com a Pesquisa feita pela escola de negócios John Molson, da Universidade Concórdia, e pela Universidade Laval, do Canadá, ‘gerenciar o tempo’ apresenta uma relação forte com o bem-estar. Toda mudança de hábito implica na rotina e na saúde, mudando a perspectiva de encarar as atividades do dia. Mas para isso é necessário muita força de vontade e muito foco, pois sair da zona de conforto nunca foi uma tarefa fácil. É bem normal ouvirmos sobre administração do tempo no trabalho, pois temos metas e tarefas com prazos a serem cumpridas, e quando vai encerrando o tempo de entrega, o profissional tende a se sentir pressionado e com isso abalando o seu emocional e impactando de forma negativa a saúde.
É imprescindível ter estratégias para lidar com a organização do seu tempo nos dias atuais, no qual assumimos diversas tarefas diferentes ao mesmo tempo. E claro, se colocadas de maneiras corretas, trarão benefícios e vantagens a longo prazo. Até porque, quando conseguimos fazer todas as tarefas com excelência e dentro do prazo de entrega, é comum nos sentirmos felizes e realizados.
Organizar seu tempo não significa espremer todas as suas tarefas em um único dia e fazer tudo de qualquer jeito, trata-se de otimizar a forma de como você trabalha. Um bom exemplo é: executar as tarefas mais simples de forma mais rápida para dedicar mais tempo às mais complexas.
Todo mundo pode ser mais produtivo do que normalmente é, isso porque é sempre importante rever o planejamento para identificar oportunidades de melhorias, reconhecendo as ações que prejudicam você não cumprir as tarefas no prazo, implicando no seu desempenho. Sentir-se constantemente apressado e com sobrecarga na vida pessoal e profissional, diminui a sua capacidade de concentração afeta o seu nível de energia, acarretando em problemas diante a sua desenvoltura para realizar suas atividades.
Quando você decide deixar para trás seus velhos modos de agir e adquirir novas estratégias, isso só irá te trazer benefícios. Você vai conseguir organizar melhor outras áreas da sua vida, como as finanças; bem-estar; tempo de lazer; começar um novo curso, entre outros. Consequentemente, você será visto com bons olhos e poderá inspirar outras pessoas por estar mais feliz pelo modo de como administrar o seu tempo e lidar com os prazos.