A retomada dos eventos presenciais após os picos agudos da pandemia do coronavírus era algo ansiado por muitos. Já dava para antecipar que, assim que fosse permitido, teríamos shows (Opinião Produtora), exposições e feiras com os ingressos esgotados em questão de instantes por conta do anseio, e até mesmo saudade, que a sociedade tinha em atender às ocasiões que ficaram suspensas por mais de 16 meses.
Logicamente, não apenas o público geral estava ansioso para esse retorno, mas as empresas e marcas também. Um dos principais desafios que os empreendedores possuem é o de fidelizar e engajar o consumidor, pois uma maneira eficaz de realizar esse objetivo nada mais é do que falar de seu produto ou negócio presencialmente para atrair e captar clientes.
Durante o período do confinamento, tivemos a alternativa de realizar eventos de maneira remota, com palestras e workshops, o que foi uma solução para muitas pessoas e disseminada de maneira rápida. No entanto, ficou evidente que essa estratégia não foi algo que surgiu para substituir a experiência presencial, que simplesmente é algo que não irá acabar.
As empresas devem se atentar à oportunidade que essa retomada apresenta, principalmente os profissionais da área de marketing, que devem se preparar para surfar nessa onda com o objetivo de prospectar novos leads.
As trocas de informações e o esclarecimento de dúvidas acontece de maneira muito mais rápida e eficaz nesses tipos de eventos, além de ser mais fácil para as empresas posicionarem suas marcas na mente das pessoas que passam por seus estandes, ouvem as propostas e levam cartões de visitas para casa — que a meu ver, seguem mais relevantes do que nunca.
Não acho que agora que as experiências presenciais voltaram de forma intensa, teremos o fim de eventos organizados remotamente. No começo tínhamos experiências simples, hoje podemos afirmar que temos exemplos de feiras e congressos on-line que fazem um excelente trabalho no que se diz respeito à imersão e experiência.
Para mim, uma coisa não irá substituir a outra, mas sim irão se complementar, pois por mais que neste momento estejamos vivendo essa onda de grandes expectativas nas convenções e encontros presenciais, sabemos que uma hora ou outra, isso deve diminuir. Poderíamos até considerar que pouco tempo antes da pandemia, muitos já estavam exaustos de tantos eventos.
O cenário perfeito seria o presencial e o virtual se complementando, e isso deve ser feito com base em todo o know-how acumulado durante a pandemia e o presente, para que quando a expectativa diminuir.
Então, por mais que estejamos vivendo o ano da volta ao presencial, creio que paralelamente também vivemos um período importante de experimentação. De qualquer forma, devo dizer que, acima de tudo, é bom estar de volta aos eventos.