Uma pesquisa da Harvard Business Review Analytic Services e da NTT DATA mostra que 90% das empresas da América Latina pretendem aumentar os investimentos em tecnologias nos próximos 12 meses.
Dado que é complementado pelo relatório do Gartner, onde 94% dos CEOs querem manter ou acelerar a Transformação Digital, buscando formas de se adequar aos novos perfis de consumidores e implantando tecnologias que colaboram para isso.
Entre elas, a de pricing, principalmente as elaboradas com base em Inteligência Artificial, possuem um alto retorno para os negócios. De acordo com o relatório da Forrester, é recomendável manter os investimentos para essa categoria, isso porque apresenta altos retornos no mundo real, como a otimização de preços e estoque e análises de tendências.
Para 2023, há algumas inovações visadas capazes de melhorar o faturamento do varejo, sendo elas:
- Inteligência Artificial: uma das principais tendências para esse ano, principalmente para automatizar a operação e soluções de pricing. Os objetivos são maximizar resultados, definir melhores preços conforme o momento, contribuir para a personalização, que ajuda a fidelizar clientes e a reduzir custos.
Segundo Eduardo Endo, Coordenador de MBA da Faculdade Impacta, “a comunicação personalizada se torna cada vez mais importante para as lojas virtuais, por isso a IA se mostra essencial para todos os portes de empresas, desde pequena até as grandes.”
- Omnicanalidade: estratégica que busca a integração de todos os canais de contato disponíveis, de um modo que o cliente consiga iniciar a comunicação por meio de um e finalizar a compra por outro, por exemplo. Dessa forma, o varejista atrai o cliente pela diversidade de possibilidades de compra e pela facilidade.
- Uso de dados: cada vez mais as empresas utilizam os dados nas tomadas de decisão. Eles evitam desperdícios e falta de itens no estoque, pois a produção é personalizada conforme o público-alvo da marca.
- Social commerce: as redes sociais possuem um alcance muito grande e passaram a ser uma grande ferramenta para expansão da marca, conquista de novos clientes e melhora o relacionamento com o consumidor. Com elas é possível realizar campanhas especificas para datas comemorativas e divulgar produtos com links direto para a compra.
“Para combinar todas as tecnologias e apoiar os líderes do varejo a ter uma visão completa do negócio, é recomendado contar com um sistema integrado do on e offline, que fornece relatórios inteligentes e painéis personalizados com dados sobre áreas específicas e análise do negócio”, complementa Marcel Farto, CEO da ONCLICK.