Em uma sociedade cada vez mais protagonista do seu consumo, é comum que se busque soluções rápidas e eficientes concentradas em um mesmo local. Nesse contexto, também é natural que pequenos empresários queiram ampliar as ofertas de seu negócio. Independente do segmento varejista, o empreendedor precisa se reinventar a cada dia para atender às novas demandas de um mundo cada dia mais digitalizado.
Para conseguir uma entrada eficiente com novos serviços e produtos no mercado, é necessário, primeiramente, entender profundamente as necessidades do público que se deseja atender. Saber como seus clientes se comportam e o que buscam é fundamental para ampliar as frentes de negócios. Outro ponto fundamental é criar um planejamento robusto. Programar suas atividades vai ajudá-lo a definir seus propósitos e a escolher as ações necessárias para alcançá-los.
No caso de lojas de acessórios de celulares, uma tendência cada vez mais presente em todo o território nacional é a oferta de serviços de proteção. Assim como os seguros de vida ou de carro, o seguro para celular é uma apólice especializada em cobrir o custo de substituição ou reparo de um smartphone. Isso vale para situações de perda, roubo ou danificação do aparelho.
No Brasil, mais de um celular é roubado por minuto e 47% dos brasileiros já tiveram o aparelho subtraído — 38% da população mais de uma vez. Os modelos mais roubados são Android (80%) e iPhone (20%). Sobre danos físicos, mais da metade dos aparelhos sofrem um acidente no primeiro ano de uso. Entre os principais problemas apresentados pelos consumidores, a quebra de tela encabeça o ranking. Mesmo com índices alarmantes, somente 15% da população contrata seguro para celular.
Os dados mostram o tamanho das possibilidades de negócios no segmento, já que a contratação de um plano de proteção pode salvar alguém em momentos de imprevistos, como furto, assalto ou, até mesmo, quando o aparelho simplesmente para de funcionar de uma hora para a outra.
O serviço de proteção engloba seguro do dispositivo, dados, arquivos, informações pessoais e bancárias e tem se tornado uma opção cada vez mais procurada para evitar gastos com conserto ou troca de aparelho. Hoje, existem planos com possibilidade de proteção para danos físicos e técnicos, quebra de tela, roubo e furto qualificado, furto simples e perda. A cobertura pode ser parcial ou total. Também é interessante procurar por ofertas que cubram a proteção de forma imediata, sem necessidade de um período de carência, onde a cobertura só passa a ser válida após um certo período estipulado.
Pensando em custo-benefício, o valor gasto nas mensalidades ou na totalidade do seguro, é inferior ao que seria despendido para aquisição, troca ou conserto. Dessa maneira, ao contratar o seguro, o varejista ainda oferta a redução de custos relativos a possíveis imprevistos.
Outra dica essencial é a escolha certa dos parceiros. Na hora de fechar um contrato, o lojista deve optar por empresas que sejam especializadas em proteção, pois a expertise viabiliza um serviço confiável de ponta a ponta e garante a solução dos problemas de forma rápida para o consumidor.