TURBINADA PELO E-COMMERCE BLACKFRIDAY TERÁ NOVOS ADEPTOS DIGITAIS NO BRASIL – 06.11.2020

A Black Friday deste ano terá um público com um novo perfil: pessoas que passaram os últimos oito meses em acelerada mudança de hábitos impulsionada pelas novas necessidades que surgiram durante o período de isolamento social. A terceira edição do Data Stories, levantamento mensal da Kantar IBOPE Media, mostra que 72% dos usuários de internet passaram a comprar alguma categoria de produto ou serviço online durante a pandemia e traça uma tendência de adesão de novos consumidores para a Black Friday deste ano.
Enquanto 39% dos respondentes afirmam que adiaram a compra de algum produto ou serviço até o momento devido à crise econômica, o crescimento expressivo do comércio eletrônico tende a fazer com que a Brack Friday deste ano seja um sucesso para o e-commerce brasileiro. “Nosso levantamento aponta que 46% dos entrevistados pretende aproveitar as oportunidades de compras desta Black Friday. Com mais acesso a informações, o consumidor demonstra estar muito mais atento e crítico na avaliação das promoções que realmente valem a pena. Entre as pessoas que pretendem fazer compras nesse período, mais da metade (54%) acompanha os preços de mercado e só vai comprar depois de ter certeza que a promoção é uma boa oportunidade. 15% dos entrevistados afirmam que pretendem fazer compras pela primeira vez nesta data”, explica Paulo Arruda, diretor de Novos Negócios da Kantar IBOPE Media.

Lista de desejos

No início da crise as pessoas tiveram uma preocupação maior com as finanças e adiaram suas compras. Entre os produtos que os entrevistados deixaram de comprar até agora em 2020 estão: eletrônicos (27%), roupas e calçados (24%), Eletrodomésticos (19%), equipamentos esportivos (18%) e equipamentos tecnológicos (17%).

Com a proximidade da Black Friday, o levantamento da Kantar IBOPE Media demonstra uma sinergia entre os produtos que as pessoas adiaram a compra e a pretensão de adquirir esses itens em novembro. São eles: eletrônicos (54%), eletrodomésticos (43%), roupas (38%), calçados (32%) e eletrodomésticos (20%).

Publicidade na Black Friday

E onde as marcas têm investido em anúncios para a data? 88% dos entrevistados afirmam já ter visto algum tipo de propaganda sobre a Black Friday em anos anteriores. Alguns meios se destacam nesse diálogo com o consumidor, a grande maioria, 69%, afirma que se recorda de ter visto publicidade sobre a Black Friday na TV, 42% em sites da internet e 35% nas redes sociais.

Confira a íntegra do Data Stories no site da Kantar IBOPE Media e assista ao webinar especial nesta quinta, 5 de novembro, sobre como a atividade publicitária digital se comportou ao longo deste ano e as tendências para a Black Friday – a inscrição é gratuita.



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