UM LIVRO SOBRE A FUNÇÃO DAS CORES – 25.11.2022

Screen-Shot-2022-11-17-at-16.38.07

As pessoas têm habilidade para ver o mundo em uma imensa variedade de cores e tons. Podemos ver as tonalidades do céu e do pôr-do-sol, do arco íris, das matas e de outras belezas naturais sob a percepção individual e coletiva; com efeitos particulares sobre a psique e condição física de cada pessoa. Para além da estética, qual o papel das cores em nossa vida? Como aplicar a cor em todo o seu potencial comunicacional e simbólico, com critérios mais estratégicos do que a preferência pessoal? Boas respostas são encontradas nas páginas de “E por falar em cor, um pouco de teoria”, mais recente publicação da professora e pesquisadora Sandra Regina Marchi. A obra, lançada pela Editora Intersaberes, apresenta um panorama multidisciplinar sobre as cores e fica disponível nas livrarias de todo o Brasil a partir de novembro.
Na relação com o meio ambiente, a captação de informações é tarefa dos sentidos; boa parte do processamento é desempenhada pelo cérebro. A percepção final é uma ação integrada do sistema nervoso – resultante da interação entre estímulos físicos, anatômicos, fisiológicos e psicológicos. Mas a principal condição para a visão das cores é, simplesmente, uma quantidade suficiente de luz. “A luz afeta os receptores sensíveis da retina e, em seguida, gera um sinal para o cérebro. A percepção da cor ocorre de forma complexa no olho, onde exteroreceptores de redes retinais e neurais formam imagens visuais no cérebro.
Logo, a percepção de cor depende – em muitos aspectos – das características pessoais de cada indivíduo. Não há “cor primordial” – tudo deriva da captação de luz, das características biológicas e das referências pessoais de quem observa.
As cores têm significados percebidos universalmente. Cada uma delas carrega um simbolismo e remete a certo sentimento – logo, a relação entre os humanos e a cor vai muito além do campo estético. A Psicologia das Cores surge para investigar os efeitos das cores no comportamento humano. Percebemos as cores conscientemente e inconscientemente e as conectamos com diferentes significados e emoções. Porém, não só as cores influenciam na emoção, como também, no humor, no comportamento e no desempenho. Além do mais, a cor tem significados diversos em diferentes culturas que, por extensão, também se aplicam no campo do marketing, do design e da publicidade.
Em abordagem multidisciplinar sobre a cor, o novo livro de Sandra Regina Marchi apresenta o sistema de codificação das cores e sua aplicação no design visual – considerando processos de impressão, aplicação da cor na tela digital, legibilidade, combinações cromáticas de sucesso, criação de identidades visuais atraentes, e aspectos de acessibilidade relacionados à cor. Inclui, ainda, uma sessão específica para debate da aplicação da cor em filmes e em videogames.
Enquanto códigos, as cores conseguem comunicar mensagens com eficiência. A informação visual é percebida de maneira instantânea; chega à consciência antes do reconhecimento da forma, de forma mais rápida que a escrita. Logo, a aplicação da cor precisa ser bem fundamentada e estratégica nos contextos mercadológicos. A cor é usada pelos profissionais de marketing, design ou publicidade para influenciar as pessoas no que elas pensam e como se comportam em relação a uma marca, e ainda, de como interpretam qualquer informação.
Em “E por falar em cor, um pouco de teoria”, o leitor é convidado a mergulhar na vastidão de funções e sentidos desempenhados pela cor no mundo. Conhecimentos técnicos sobre círculo cromático, harmonia das cores, cores-pigmento e relações entre cor e forma se somam a reflexões sobre psicologia das cores, sinestesia e a importância da cor em nossas vidas. Leitura indicada aos educadores, profissionais das áreas de Arquitetura, Design, Artes, Computação Gráfica, Processamento de imagem digital e a todos que também usam a criação, a estética e a harmonia como ferramentas diárias de trabalho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.