Valdomiro Soares

MARCA REPRESENTA UM TERÇO DO VALOR DE MERCADO DE UMA EMPRESA

Por, Valdomiro Soares, presidente do Grupo Marpa

Segundo uma pesquisa feita pela AMO Strategic Advisors, em 2019, foi avaliado que de 1.611 empresas internacionais entrevistadas, 35% do valor total de mercado foi atribuído à reputação da marca das companhias. O presidente do Grupo Marpa – Marcas, Patentes e Gestão Tributária, Valdomiro Soares, explica que, por vezes, a marca de uma empresa pode representar um valor maior que todos os bens tangíveis de uma instituição juntos.

“A mensuração de valor de marcas e patentes é uma questão complexa e que pode alavancar um negócio. A partir dessa avaliação de marca é possível fazer a adequação patrimonial para uma futura abertura de capital na Bolsa de Valores e determinar os ativos e passivos de franquias, por exemplo. Tais fatores podem impulsionar os negócios de uma empresa”, explicou Valdomiro Soares.

O presidente do Grupo Marpa, também esclareceu que o valor de marca não incide no imposto de renda, desde que conste como reserva de avaliação durante cinco anos. “Cuidar da reputação de sua marca é fundamental. No Brasil já existem instituições financeiras aceitando o valor de marca como garantia para investimentos”, afirmou Valdomiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *