O alinhamento visual de uma marca desempenha um papel crucial na conquista do seu público, sendo um componente fundamental para a construção de uma identidade forte e duradoura. A forma como uma marca se apresenta visualmente, desde o design do logo até a escolha de cores e fontes, comunica suas mensagens em seus canais e impactam diretamente na percepção do consumidor.
A forma com que a empresa se apresenta para os seus usuários em site ou redes sociais é também crucial para a captação de clientes. Aliás, estar no meio on-line hoje interagindo com o público se tornou imprescindível para conquistar e fidelizar consumidores. Segundo dados de 2023 da Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo, sendo o YouTube o mais acessado com 96,4%, o Facebook 85,1% e Instagram com 81,4%.
Outro ponto é o alinhamento visual. Este aspecto do ecossistema de uma empresa cria uma identidade reconhecível, ou seja, um logotipo bem desenhado e uma paleta de cores consistente tornam a marca facilmente identificável, ajudando clientes a associarem visualmente os produtos ou serviços à organização. Se bem projetado, este visual pode ser mais bem recebido por consumidores que tenham uma lembrança importante ou carinho pela marca. Além disso, cores, formas e elementos visuais podem transmitir valores, missão e personalidade da instituição de maneira instantânea. Além dos elementos gráficos da empresa alinhados com a mensagem que querem transmitir, estar nas redes sociais é parte do caminho para o crescimento e consolidação de uma empresa. Quem não é visto não é lembrado, então organizações que querem engajar mais com seu público e conquistar mais vendas, devem fortalecer seus canais de atendimento em diversos meios, principalmente nas redes sociais, que estão a um clique nos nossos celulares. Nesse sentido, também é importante estar onde o público da marca está, sendo fundamental a análise de canais e linguagem para sucesso de toda estratégia de comunicação.
É importante aumentar o leque de comunicação direta com o consumidor, pois esse é um fato que auxilia a instituição a fidelizar clientes e aumentar suas vendas.
Marcas que oferecem recursos avançados de publicidade e têm uma identidade visual alinhada mais assertiva com seu público podem ter mais sucesso na hora das vendas.