Nos artigos que publicamos hoje, você vai ler sobre: IA 2027: por que precisamos começar a falar agora sobre o futuro da superinteligência, Resiliência Climática terá destaque no GovTech Summit 2025, UniFael inaugura campus no Bourbon Wallig e aposta em modelo educacional inédito em Porto Alegre, Brava Filmes apresenta o filme da nova campanha de Arroz Sepé e Pmweb e Imobi te levam pro maior evento de inovação da América Latina.
IA 2027: por que precisamos começar a falar agora sobre o futuro da superinteligência
Por Cristiano Kruel
O relatório AI 2027 é um projeto interessante de um grupo de cientistas do Vale do Silício bastante envolvidos com tudo que acontece por lá. Como todo trabalho intelectual, ele parece tender mais para a distopia (pessimista extremo) que para a utopia (otimista extremo).
Abaixo a minha análise, lembrando que se trata de um “forecast” (chute calibrado para adivinhar futuros).
Importante: o report utiliza uma empresa fictícia que está na liderança da AGI (Artificial General Intelligence e Superintelligence – termos normalmente utilizados para descrever uma IA com capacidade sobre-humana) chamada OpenBrain.
2025 – Ceticismo e empolgação
Ainda muito ceticismo, mas, o hype e a empolgação continuam. Apesar da evolução acelerada, dos investimentos massivos em Data Centers e das novas soluções agentes que começam a surgir (ainda pouco confiáveis), muitos ainda duvidam que AGI será alcançada.
O mundo começa a ver a primeira geração dos AI Agents em funcionamento.
OpenBrain cria o maior Data Center que o mundo já viu e foca na pesquisa de IA.
2026 – A China vai com tudo!
A China sabe que está ficando para trás pois não consegue adquirir e fabricar chips de IA. Então decide criar o CDZ (Centralized Development Zone) que contém milhões de GPUs e corresponde a 10% da capacidade mundial de processamento de IA.
OpenBrain utiliza AI Coding (IA acelerando programação e pesquisa) o que acelera em 50% o desenvolvimento dos modelos
O CDZ é instalado ao lado de Tianwan, a maior usina nuclear da China, que considera neutralizar ou invadir Taiwan para impedir o desenvolvimento do West.
A IA começa e eliminar empregos (mas criar outros).
Somem as ofertas para Desenvolvedores de Software juniores, mas o item mais importante em um curriculum vitae é mostrar “familiaridade com IA”.
2027 – A grande encruzilhada
01-Jan: os novos modelos de IA entram em modo de aprendizado contínuo, utilizando dado sintéticos mas curados por humanos.
02-Fev: hackers da China roubam o modelo mais avançado da OpenBrain e a Casa Branca autoriza um ataque cibernético como retaliação.
03-Mar: OpenBrain consegue rodar em paralelo 200 mil cópias de seu modelo mais avançado o que é equivalente a força de trabalho de 50 mil mas cada um com capacidade de 30x maior que o melhor desenvolvedor humano (“superhuman coder”).
04-Abr: os modelos evoluem tanto que a OpenBrain começa a se preocupar com o alinhamento com valores humanos, pois quanto mais inteligente e honesta ela fica, mas ela tem capacidade de enganar (“alignment”).
05-Mai: o governo americano percebe que AGI é iminente e aumenta protocolos de segurança pois é um tema de segurança nacional, mas os demais países aliados continuam alienados com o que está acontecendo.
06-Jun: os funcionários da OpenBrain quase não precisam trabalhar, passam horas apenas olhando os monitores e sentindo que a Superintelligence está nascendo, e que o trabalho deles está se tornando inútil.
07-Jul: outras empresas de IA dos USA percebem que não conseguem competir e pressionam o governo por regulação, mas o governo não acata devido a disputa com a China, em resposta a OpenBrain anuncia que alcançou a AGI e libera seu modelo mais avançado para o público.
08-Ago: a ainda enigmática superinteligência deixa o presidente americano confuso, os militares perdidos, e os Chineses, percebendo os riscos e dificuldade de competir, propõem diplomacia para limitar a corrida armamentista da IA – mas as tentativas são infrutíferas.
09-Set: o novo modelo da OpenBrain é ainda mais poderoso, mas pela autonomia começa a desalinhar (“misalignment”) e cientistas percebem que ele começa a “mentir” para alcançar os objetivos; OpenBrain decide colocar mais controle no próximo modelo mas não pode diminuir o ritmo pois a competição está muito acelerada.
10-Out: vaza para o público que o novo modelo da OpenBrain está fora de controle e debates se intensificam entre o público, governantes, imprensa e comunidade científica – e bots Russos e Chineses lançam comentários nas redes sociais; mas a incerteza ainda domina.
Neste momento, o relatório é interrompido e surge a pergunta: qual caminho você deseja seguir? Acelerar ou diminuir a velocidade da IA?
A partir da sua escolha, ele segue criando hipóteses afirmativas (faccionando) até 2030.
Ao final de 2030, dependendo da escolha, encontraremos:
Protestos pacíficos;
Robôs assumindo o controle;
Obviamente, o relatório IA 2027 é quase uma obra de ficção, mas é importante para estimular o interesse e atenção de todos com o tema.
IA não é ficção, é uma intrigante realidade.
Um ponto de atenção importante é que o que o report nos traz não é necessariamente o risco da IA por si só, mas o risco da disputa pelo poder entre USA e China.
O maior risco ainda é o comportamento dos humanos.
Resiliência Climática terá destaque no GovTech Summit 2025
Por Consumidor RS
A pauta resiliência climática terá destaque especial no GovTech Summit 2025, que será realizado nos dias 29 e 30 de maio, na PUCRS, em Porto Alegre. “As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024 escancararam a urgência de se repensar o modelo de desenvolvimento dos territórios, priorizando inovação, prevenção e adaptação às mudanças climáticas”, afirma Téo Foresti Girardi, Head do evento e doutora em Design e Tecnologias.
Com o tema Governos Inteligentes, o evento trará painéis e apresentações de cases que abordam desde tecnologias para monitoramento de riscos até estratégias para reconstrução econômica sustentável e inclusão social. Segundo Téo, “as startups desempenham um papel fundamental, pois são aliadas estratégicas e trazem agilidade, criatividade e soluções tecnológicas capazes de transformar dados em decisões inteligentes, promover cidades mais verdes e fortalecer a capacidade dos governos de agir com rapidez e eficiência diante de crises”.
A Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp participará do GovTech Summit como palestrante da trilha Tecnologia e Resiliência – O papel da inovação no setor público, quando irá aprofundar o debate sobre o uso de recursos digitais para o desenvolvimento do Estado. “O Rio Grande do Sul está trabalhando para ser referência nos debates sobre mudanças climáticas.”, afirma Simone.
O GovTech Summit reunirá lideranças da área para apresentar cases globais, inovações e conectar decisores da administração pública a empreendedores de startups. Será um palco para debater pautas como tecnologia, soluções inclusivas para a transformação do setor público; desafios e oportunidades; aplicações de tecnologia verde para promover a sustentabilidade de serviços públicos, entre outros.
Entre os nomes de destaque confirmados estão o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Celso Pansera; o Secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do governo brasileiro, Rogério Mascarenhas; o Gerente de Governança no World Bank Group, Roby Senderowitsch; o Procurador do Estado de São Paulo, Rafael Fassio; o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (MCTI), Daniel Almeida; a diretora do UK-Brasil Tech Hub na missão diplomática do Reino Unido no Brasil, Andrea Motta; o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do TECNOPUC, Jorge Audy, entre outros grandes nomes da área.
“A transformação digital dos governos será o ponto central das discussões, abordando temas como inovação no setor público e social, novas tecnologias, segurança de dados, compras públicas inovadoras, sustentabilidade e políticas de incentivo e fomento à transformação governamental, administrativa e dos serviços públicos, entre outros assuntos essenciais para a modernização da gestão pública. Vamos explorar soluções e alternativas que aprimorem a prestação de serviços no setor”, destaca Téo.
O evento é uma das frentes do hub GovTech Lab, um projeto de transformação governamental, e é idealizado pela Moove – a primeira agência com o selo GovTech do Brasil. Conta com patrocínio do Banrisul, Caixa e Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Sul representado pela SICT/SECOM e Procergs, Sebrae, Finep/MCTI/Governo Federal, BRDE, Badesul e Procempa.
O que: GovTech Summit 2025
Quando:29 e 30 de maio de 2025
Onde:Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre
Ingressos podem ser adquiridos pelo site: GovTechSummit.com.br
UniFael inaugura campus no Bourbon Wallig e aposta em modelo educacional inédito em Porto Alegre
A Ser Educacional (SEER3), um dos maiores grupos de ensino superior do país, irá inaugurar no próximo dia 20 de maio, às 19h, o primeiro campus omnichannel da UniFael no Brasil. Localizada no Bourbon Shopping Wallig, na Zona Norte da capital gaúcha, a nova unidade reúne inovação tecnológica, acessibilidade e uma proposta acadêmica voltada ao mercado de trabalho — consolidando um modelo pioneiro no cenário da educação superior no Sul do País.
Com investimento robusto e uma estrutura de mais de 3 mil m², o campus conta com 17 salas de aula, seis laboratórios, biblioteca, auditório, sala interativa e capacidade para atender até 1.200 alunos por turno. Segundo o CEO da Ser Educacional, Jânyo Diniz, a iniciativa posiciona a instituição como protagonista em inovação no ensino superior. “Porto Alegre, considerada uma das capitais com melhor desempenho econômico do Brasil, ganha com a chegada de uma faculdade que aposta em inclusão, tecnologia e inovação como pilares de crescimento sustentável. Poucas instituições adotam o modelo de campus em shopping, o que coloca a UniFael à frente das tendências educacionais na região Sul”, conclui.
A infraestrutura foi desenhada para operar de forma híbrida, integrando ensino presencial e a distância, em um ambiente acessível, conectado e inserido na rotina dos estudantes. “Com essa estrutura o campus permite ao aluno a relação teoria e prática, de forma que os alunos das modalidades presenciais e a distância, tenham experiências reais em laboratórios completos para que sejam capacitados para o exercício pleno da profissão”, ressalta Jânyo Diniz.
O modelo inovador de campus instalado em um dos centros comerciais mais movimentados da cidade traz ganhos diretos de visibilidade, acesso e integração com o entorno. “Cerca de 90% dos nossos alunos já estão inseridos no mercado de trabalho. Apostamos em cursos alinhados às demandas profissionais e em uma formação voltada para resultados concretos”, afirma Gisele Possebon, diretora da UniFael Porto Alegre.
A presença no shopping facilita o deslocamento dos alunos e permite sinergias com o comércio local, como oportunidades de estágio e desenvolvimento de projetos práticos em parceria com empresas da região. A unidade já oferece cursos presenciais em Direito e Enfermagem, além de mais de 60 opções em Ensino a Distância (EAD), nas mais diversas áreas, como Educação, Engenharias, Saúde, Negócios e Tecnológicos. A ampliação do portfólio de cursos está prevista para os próximos meses.
“É com grande orgulho que anunciamos a chegada da UniFael, uma iniciativa pioneira que certamente trará impacto positivo ao setor educacional do Estado. O Bourbon Shopping Wallig está situado em uma área estratégica da cidade, favorecendo um alto fluxo de pessoas em diversas direções. Com a abertura da UniFael, o shopping consolida ainda mais seu papel como ponto de referência na região, um espaço que, além de oferecer compras e entretenimento, amplia sua atuação no segmento de serviços, acompanhando uma forte tendência dos shoppings centers em todo o Brasil”, afirma Roberto Manuel Zaffari, Diretor da AIRAZ, administradora dos shoppings e galerias comerciais do Grupo Zaffari.
Além da proposta acadêmica, a nova unidade se conecta a diversas frentes sociais. A UniFael Porto Alegre já mantém articulações com organizações como a ONG Misturaí, a Fundação Pão dos Pobres e a Brigada Militar do RS, como também em tratativa com hospitais, Conceição e Divina Providência. Parcerias com a Prefeitura de Porto Alegre estão em negociação nas áreas de saúde e educação.
Sobre a Unifael
Com mais de duas décadas de história, a UNIFAEL é o primeiro Centro Universitário 100% EAD do Brasil, levando educação de qualidade a milhares de brasileiros em todas as regiões do país. Com mais de 230 cursos ofertados, uma rede de mais de 650 polos de apoio presencial e mais de 100 mil alunos matriculados, a UNIFAEL alia flexibilidade, inovação tecnológica e presença regional para transformar vidas por meio do ensino superior. Em 2022, passou a integrar a Ser Educacional, uma das maiores companhias privadas de educação do Brasil, ampliando ainda mais sua atuação nacional com tecnologia de ponta, ensino de padrão internacional, plataforma virtual de última geração e passando a oferecer também o ensino híbrido. Hoje, UNIFAEL e Ser Educacional somam mais de mil polos pelo país, reforçando o propósito de formar pessoas que transformam o mundo.
Sobre o Bourbon Shopping
Oferecer diversidade no mix para os mais variados estilos, proporcionando conforto e bem-estar. Essa é a proposta da rede Bourbon Shopping, que hoje é composta por treze shoppings, sendo doze deles no Rio Grande do Sul e um em São Paulo. Com ambientes projetados para tornar mais prático e prazeroso o cotidiano dos clientes, os complexos de compras, serviços e lazer do Bourbon Shopping contam com lojas de marcas consagradas, além de atrações culturais e gastronômicas.
Brava Filmes apresenta o filme da nova campanha de Arroz Sepé!
As aventuras do Sepézinho continuam, agora de um jeito ainda mais leve e divertido!
Dessa vez, os pequeninos levam a família para explorar os sabores do Brasil, ajudando na preparação de pratos típicos de diversas regiões do país, numa verdadeira viagem gastronômica por suas texturas e sabores.
A campanha reforça a tradição e a diversidade das receitas, mostrando como o Arroz Sepé faz parte da mesa das famílias de norte a sul do país.
O filme, dirigido por Lucas Fogs e com direção de animação de Alexandre Link, traz uma combinação envolvente de cenários e personagens reais com animação, trazendo efeitos práticos e diversos easter eggs da cultura brasileira, criando uma narrativa dinâmica e encantadora.
Cliente: Arroz Sepé
Agência: Integrada Comunicação
Produtora: Brava Filmes
Produção Executiva: Alexandre Meurer
Direção: Lucas Fogs
Assistência Criativa: Gabi Goulart
Direção de fotografia: Lucas Cunha
Direção de arte: Gui Martins
Direção de animação: Alexandre Linck
Trilha sonora: Radioativa
Assista ao filme AQUI!
Pmweb e Imobi te levam pro maior evento de inovação da América Latina.
Você já pensou em estar no centro das discussões mais relevantes sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo do país, e ainda como nosso convidado? Então presta atenção nessa oportunidade especial.
A Pmweb e a Imobi, em parceria com o Gramado Summit, pode te levar gratuitamente para o maior brainstorming da América Latina. E o melhor: essa ação é exclusiva para sócios da ARP.
Quer ampliar seus horizontes e criar oportunidades reais? Basta responder essa mensagem e demonstrar seu interesse.
O Gramado Summit acontece entre os dias 4 e 6 de junho, reunindo milhares de pessoas em busca de conexões, ideias transformadoras e muito conteúdo.
Nos vemos em Gramado!