ENTREVISTA COM MARCELO FOLETTO
1. Quem é Marcelo Foletto?
Marcelo Foletto é um nato aquariano. Uma pessoa independente, humanitário e criativo. De personalidade forte é atraído constantemente, por ideias inovadoras e com propósito de mudanças sociais. Visionário! gosta de pensar fora da caixa. É fã da família Obama, onde coleciona livros e artigos do ex-presidente Barak Obama dos EUA e sua esposa Michele.
2. Tua formação e carreira profissional te levaram a ser um empreendedor na área da comunicação?
Minha formação tem muito a ver com a trajetória de trabalho que escolhi desde que saí do interior do RS. Mais, especificamente, tinha recém-formado em Administração pela Unijuí, na cidade de Ijuí-RS. De lá, fiz o caminho diferente daquele tradicional, que o jovem formado fazia (do interior para a capital). Fui mais ousado. Indo para São Paulo direto. Na mala, além da energia de quem recentemente havia graduado muitos sonhos e desafios. Chegando em São Paulo, fui trabalhar na Gazeta Mercantil. Fiquei apaixonado pelo mundo da comunicação e do marketing que pulsava no horizonte e das atividades que o jornal fazia na época. Posteriormente, vim para Porto Alegre-RS, onde me qualifiquei nas áreas de estratégia e marketing, onde permaneço até hoje. Desde então, me tornei professor e palestrante. Na trajetória profissional trago boas experiências dos projetos desenvolvidos nas áreas de comunicação e marketing, igualmente, pelos cargos que ocupei nas empresas onde passei, como Unibanco, Gazeta Mercantil, Grupo Sinos, Correio do Povo, Revista Expansão. Hoje atuo como empreendedor da comunicação. Sempre estudando e atualizando para levar expertise para o mercado nas áreas de planejamento, estratégia na comunicação. Acredito muito na conexão entre pessoas e na criatividade como competência para diferenciar-se no mercado. “Olhar para o mercado todo mundo olha. Mas, observar aquilo que os outros não percebem no mercado, pode e é um diferencial”. É assim, que procuro conciliar minha vida profissional e acadêmica com a constância do aprendizado. Afinal, quem está nesta área da comunicação, precisa ter a cabeça aberta para o novo e o entendimento do que é moda, tendência neste mercado em constante transformação.
3. O público e o privado como clientes são muito diferentes?
Sim, costumo dizer que há uma diferença entre os dois públicos. No caso, da pública, temos a burocracia e contexto legal que norteiam todos os processos do trabalho a ser executados. As ações são mais estáticas. Há um cronograma de trabalho a ser seguido com base em normas, regulamentos e leis e o orçamento é limitado. O que caracterizam-se ser mais tradicionais e conservadoras. Já no caso de clientes privados, temos a oportunidade de incluir mais inovações. Há um entendimento maior do propósito do projeto. O orçamento pode ser negociado. A direção se faz presente e há uma oportunidade de envolvimento maior das pessoas e da cultura da empresa no propósito da atividade. Há, portanto, maiores oportunidades, inclusive de cocriar juntos. As limitações são sempre discutidas a metodologia de trabalho é flexível, o que pode ser positivo nos resultados finais e na entrega com mais assertividade.
4. Marcelo com a família, com os amigos e no aconchego de casa?
Marcelo, é uma pessoa extrovertida. Gosta de reunir amigos em casa e cozinhar inventando receitas de brusquetas para servir com bebidas. Além disso, adora doces. Quando está em casa está rodeado pelos seus quatro cachorros, sua outra paixão. Adora ficar lendo e maratonando séries da Netflix. Costuma falar por telefone, constantemente com seus familiares do interior para matar a saudade e saber das novidades da cidade. É um dindo babão pelo sobrinhos Luciano e a mais nova membra da família Gabrieli. Tem o hábito de uma vez por semana comer um bom xis e adora um café de padaria.
CENPHUB
Porto Alegre recebe a quarta edição do CenpHub no próximo dia 12 de novembro, na Casa Vetro. O principal evento do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário vai reunir profissionais e especialistas para uma manhã de troca de experiências, tendências e inovações que cercam a indústria da comunicação.
O desembarque na capital gaúcha coincide com o momento de reconstrução da região, que foi devastada pelas chuvas nos últimos meses. Esse, por consequência, é um dos painéis do evento, dedicado justamente ao fundamental papel da comunicação e das grandes marcas na revitalização do Rio Grande do Sul, como são ferramentas vitais nesse processo.
O Cenp, também, traz para ‘mesa’ uma conversa sobre as constantes transformações do mercado e a incorporação dos dados no dia a dia das empresas. Outro tema que será alvo de análise é a hiperfragmentação da mídia com o avanço das TVs conectadas, a consolidação do smartphone como o principal aparelho para o consumo de conteúdo e integração do mobiliário digital out-of-home. Para fechar, uma projeção sobre a sustentabilidade e longevidade do mercado publicitário e apresentação de novas diretrizes para a indústria.
Assim como aconteceu nas primeiras versões do CenpHub em São Paulo, Recife e Brasília, o evento em Porto Alegre conta com uma agenda dinâmica focada no desenvolvimento e sustentabilidade do negócio com líderes e audiência que estão na linha de frente das agências de publicidade, veículos de comunicação, anunciantes e elos digitais.
“Sempre digo que a propaganda é a indústria que impacta todas as outras indústrias e, neste momento, de plena reconstrução de toda uma região é fundamental refletir sobre o futuro. Ativos como a publicidade e a comunicação são ferramentas para movimentar o mercado e aliados para acolher e informar uma população ainda vulnerável. A região sul é um celeiro de grandes talentos e anunciantes e com fortes agências e grupos de comunicação, que estão trabalhando em prol dessa revitalização”, diz Luiz Lara, presidente do Cenp.
O evento conta com o Apoio Master de grandes marcas como Globo, Kallas Mídia, Record, Samsung Ads, SBT e UOL. Conta ainda com o Apoio Institucional de Adobe, Clear Channel, Eletromidia, JC Decaux e Market Data, além do Apoio de Mídia da Exame, Grupo RBS, Meio&Mnesagem e PropMark. O Sinapro-RS também atua como Parceiro Estratégico.
As inscrições são limitadas. Fique atento para mais informações no site: https://www.cenphub.com.br/portoalegre
Serviço:
O quê: CenpHub Porto Alegre
Data: 12 de novembro
Horário: 08h às 13h
Local: Casa Vetro – Av. Veríssimo de Amaral, 110 – Jardim Europa, Porto Alegre
Confira a programação completa:
8h00 – Credenciamento / Welcome Coffee
9h00 – Abertura
9h30 – A agenda da transformação: como navegar em tempos incertos
Cássio Brandão (Google), Rafaela Alves (AlmapBBDO) e Rosane Fantinelli (Tramontina)
Moderador: Felipe Snege (Record TV)
10h10 – Consumo de mídia na era da hiper fragmentação
Essio Floridi (Samsung Ads), Karin Ribeiro (SBT) e Rodrigo Kallas (Kallas)
Moderador: Marcel Rodrigues (UOL)
10h50 – Coffee Break
11h20 – O papel da comunicação na reconstrução do RS
Caroline Torma (RBS), Renata Altenfelder (Renner) e Natacha Gastal (SECOM)
Moderador: Juliano Brenner Henneman (SINAPRO RS)
12h00 – Relações sustentáveis e pacto de valor
Claudio Paim (Globo), César Paim (Paim Comunicação) e Luís Gustavo Masieiro (Lojas Labres)
Moderadora: Regina Augusto (CENP)
13h00 – Encerramento
PORTAL ELETRÔNICO DE PORTO ALEGRE
A cidade de Porto Alegre vai receber neste final de semana, o primeiro Portal Eletrônico das capitais brasileiras. Um projeto inédito e icónico, que a HSQ Midia empresa do Grupo HMidia, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, estão entregando para a cidade.
O Portal Eletrônico de Porto Alegre, tem a proposta de comunicar através de dois Painéis de LED de última geração, instalados nos dois sentidos da Avenida Castelo Branco, nas estruturas já existentes, dos Silos da empresa TMSA, nesta que é a principal via de acesso a cidade.
Segundo o publicitário Alexandre Quintian, sócio diretor da HSQ Midia, além de dar as Boas Vindas, a quem está chegando e desejar boa viagem, teremos informações atualizadas sobre trânsito com a EPTC, campanhas de segurança pública, hora e temperatura, situações climáticas com a Defesa Civil, informações sobre Turismo, Eventos, Lazer e muito mais. Com atualizações dinâmicas e precisas.
Tudo pra deixar a população e aqueles que acessam a cidade, bem informados, sobre temas importantes do dia a dia da Capital dos Gaúchos. Com isto, podendo antecipar, ou evitar algum tipo de situação, que eventualmente poderia acontecer.
Vai contar também, com um moderno equipamento, que através de tecnologia de ponta, vai fazer a leitura de todos os veículos que acessarem e saem da cidade, por esta importante via de acesso, estas informações serão disponibilizadas em tempo real para os órgãos de segurança do município.
Sem dúvidas, o Portal Eletrônico da Cidade de Porto Alegre, vai trazer muita agilidade nas informações para quem acessa a cidade, e também, para os moradores, com credibilidade e antecipando situações, trazendo mais segurança para todos os cidadãos.
O Portal Eletrônico de Porto Alegre, é uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e a HSQ / Mídia empresa do Grupo HMidia, sem custos para o poder público.
SBT
O SBT escolheu um profissional que já trabalhava na casa para assumir a diretoria comercial. A empresa comunicou a promoção de Marcos Kotait ao cargo. José Roberto Maciel deixa Grupo Silvio Santos.
Na função, o executivo responderá a Vicente Varella, que recentemente assumiu a nova diretoria de operaçõs comerciais e inteligência de mercado do SBT.
A mudança de Varella, inclusive, aconteceu em outubro, quando a então diretora comercial do SBT, Luciana Valerio, deixou a emissora.
Marcos Kotait está em sua segunda passagem pelo SBT. De início, trabalhou na casa de 2002 a 2007 como executivo comercial. Após esse período, atuou na área comercial da Globosat e da MTV e, em 2012, retornou ao SBT, onde desempenhou funções de liderança no departamento comercial.
Na semana passada, o SBT anunciou outra mudança importante em sua diretoria. Roberto Grosman deixou o cargo de chief transformation officer (CTO) após quase dois anos no cargo. Ele ainda permanece na casa, em um período de transição.
SETDOOR
Celebrando uma década de inovação e crescimento, a Setdoor OOH se destaca no mercado de Mídia Exterior. Fundada por Patrick Dornelles, que traz 25 anos de experiência no setor, a empresa começou com um foco em planejamento OOH, mas logo expandiu o mercado. O projeto evoluiu para uma Rede Própria de painéis, iniciando com a aquisição de 6 Front Light.
Ao longo dos anos, a Setdoor conquistou respeito no mercado publicitário, não apenas no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil. Nos últimos dois anos, a empresa diversificou suas operações, lançando sua primeira ação em LED. Atualmente, são quatro painéis de LED estrategicamente localizados em Porto Alegre, aumentando ainda mais a visibilidade das campanhas publicitárias.
Com mais de 170 faces entre Front Light, Mega Painéis nas Estadas, Empenas e Painéis de LED, incluindo Porto Alegre, Grande Porto Alegre, Vale dos Sinos e Litoral a Setdoor continua focada em planejamento OOH, sempre buscando qualificar suas entregas para alinhar-se às demandas criativas do mercado.
“Apesar de um ano desafiador, especialmente no segundo semestre, tivemos um crescimento orgânico, impulsionado pelo mercado. Isso resultou em um aumento de 20% em nosso inventário, com novas faces em Porto Alegre e no Litoral. O mercado está reconhecendo cada vez mais o espaço da mídia OOH em seus planejamentos estratégicos”, afirmou Patrick Dornelles.
A Setdoor OOH se mantém comprometida com a inovação e a excelência, pronta para enfrentar novos desafios e continuar sua trajetória de sucesso nos próximos anos.
GOVTECH
No dia 5 de novembro, Santa Maria será o palco do Conexão GovTech, evento que promove debates sobre soluções de transformação digital voltadas para a administração pública. O encontro acontecerá no Lab Criativo, localizado no Mercado Público da Vila Belga, a partir das 8h15min.
A iniciativa do GovTech Lab já passou por diversas cidades do Rio Grande do Sul, incluindo Passo Fundo, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves e Rio Grande, sempre com o objetivo de estimular discussões produtivas sobre as inovações GovTech disponíveis para profissionais e gestores do setor público.
Téo Foresti Girardi, fundadora e CEO do GovTech Lab e Head do GovTech Summit, destaca que a proposta visa demonstrar como a cultura de inovação pode tornar os governos mais eficientes, transparentes e inteligentes, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios e a qualidade de vida dos cidadãos.”É uma excelente oportunidade para as lideranças locais conhecerem as tecnologias que podem enfrentar os principais desafios do setor público”, enfatiza.
O Conexão GovTech é uma realização do GovTech Lab, organizado pela Storia, idealizado pela Moove, com patrocínio do Banrisul e DIGITVS, além do apoio do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS. O evento conta também com a colaboração das prefeituras, entidades e empresas da região, reforçando o compromisso com a construção de governos mais inteligentes e eficientes.
As inscrições são gratuitas e podem ser garantidas pelo neste link. O certificado de participação será enviado para o e-mail cadastrado.
Programação:
08:15 – Credenciamento e welcome coffee
09:00 – Abertura e boas-vindas
09:30 – Painel Conexão GovTech
10:35 – Espaço para perguntas e participação do público
10:45 – Sessões temáticas dos patrocinadores
11:30 – Encerramento
GRUPO PANVEL
A 100 Open Startups divulgou o Ranking Top Open Corps 2024, destacando o Grupo Panvel, responsável pela rede de farmácias, pela Dimed Distribuidora e pelo laboratório Lifar, como o 7º colocado na categoria Varejo e Distribuição do Brasil. É a terceira vez consecutiva que o grupo recebe o prêmio de destaque na categoria, chancelada pelas startups que se relacionam com a marca. Desde seu lançamento em 2016, a 100 Open Startups se consolidou como o principal ranking corporativo da América Latina, contando com a participação de mais de 7 mil empresas nesta edição.
O Grupo Panvel tem investido fundamentalmente olhando para 3 territórios estratégicos: saúde e bem estar, experiência do cliente e inteligência operacional. Seu ecossistema de inovação envolve iniciativas como o Panvel Labs, um laboratório de inovação aberta que integra startups para fortalecer conexões e identificar oportunidades, e o Panvel On, programa de intraempreendedorismo que fomenta ideias dos colaboradores com foco em amplificar a cultura de inovação organizacional. O grupo também conta com o Panvel Ventures, seu braço de Corporate Venture Capital que tem por objetivo acelerar ideias capazes de gerar valor através de investimentos em parcerias com startups.
Além disso, a Panvel implementou o sistema “Clique e Retire” digital, eliminando o uso de papel nas lojas e promovendo a sustentabilidade em seus processos. Com o desligamento por completo de impressão para o futuro considerando os volumes de pedidos, a rede tem o potencial de economizar R$3 milhões em cinco anos, além de reduzir em cerca de 50 milhões o consumo de folhas de papel.
A companhia se destaca com uma das principais redes de farmácias do Sul do Brasil, dedicada ao cuidado com a saúde e o bem-estar, exercendo um papel fundamental na região. A Panvel oferece um amplo portfólio de produtos e serviços, além de desempenhar um papel significativo na construção de uma sociedade mais próspera e sustentável.
Engajada na causa do Instituto do Câncer Infantil (ICI) há anos, a Panvel também estará presente na 30ª Corrida Pela Vida, promovida pela entidade neste domingo (10/11), no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre. A rede oferecerá diversas atividades voltadas para as crianças, incluindo cama elástica, pintura facial, distribuição de brindes, entre outros, das 7h às 13h.
Durante todo o ano, a Panvel reverte parte das vendas da linha de produtos Baby, adquiridos nas lojas ou pelo site Panvel.com, em doações para a entidade em apoio aos serviços, pesquisas e tratamento do câncer infantil. Essa iniciativa reforça o compromisso da rede com as causas sociais e a importância dos cuidados com a saúde.
BANRISUL
Pioneiro no Brasil e antecipando-se ao lançamento oficial do Banco Central, o Banrisul disponibilizou aos seus clientes, nesta terça-feira (05), o Pix Automático, modalidade de cobranças recorrentes de prestação de produtos ou serviços. A novidade é a evolução do débito em conta, já conhecido pela população, e poderá ser utilizada para pagamento de contas de energia elétrica, academia, condomínio, escola, plano de saúde, internet, cursos, dentre outros.
Para o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, o lançamento do Pix Automático antecipado ao mercado é reflexo dos esforços em posicionar o Banco como a principal instituição financeira para os empreendedores. “Oferecemos serviços inovadores e as melhores soluções para facilitar o dia a dia das empresas, que terão mais controle e autonomia sobre suas cobranças e recebimentos”, salientou o executivo.
Inicialmente, a funcionalidade está disponível somente para clientes do Banrisul e não possui integração com outras instituições financeiras, ou seja, as transações podem ser feitas apenas entre os correntistas. A previsão de liberação para que os clientes pessoa jurídica possam efetuar cobranças a usuários de outras instituições segue o calendário do Banco Central, com previsão de operacionalização para junho do próximo ano.
Os clientes pessoa física que recebem as cobranças e efetuam pagamentos por meio do Pix Automático terão acesso ao serviço gratuitamente. Já os estabelecimentos que aderirem ao Pix Automático do Banrisul, como condição especial de lançamento, ganharão isenção de tarifa por 60 dias, a contar da data de adesão ao produto.
A diretora de Atendimento e Operações de Canais do Banrisul, Adriana Celestino, reforça que com essa iniciativa o Banco oferece o que há de mais novo no mercado, com toda a segurança. “O Pix já se consolidou como um dos principais meios de pagamento do Brasil e o Banrisul acompanhará a evolução desses serviços para continuar na vanguarda das inovações financeiras”, enfatizou.
A solução já está disponível no aplicativo do Banrisul, na opção Pix > Pix Automático, bem como no Office Banking. Nesses espaços, as empresas podem cadastrar clientes e gerenciar cobranças, bem como os clientes podem autorizar pagamentos e controlar sua movimentação financeira.
CAIS EMBARCADERO
Consolidado como o maior destino turístico de Porto Alegre, o Cais Embarcadero retoma as atividades do parque a partir de terça-feira, 12 de novembro.
PROGRAMAÇÃO:
16h – Chegada do Governador e autoridades;
16h15 – Tour: Passeio de aproximadamente 15 min para visualizar as mudanças no empreendimento e as condições para retomada das atividades;
16h30 – Abertura Oficial do evento:
• Representantes do Cais Embarcadero;
• Prefeito Sebastião Melo (a confirmar);
• Governador Eduardo Leite;
• Neto Fagundes – Hino Riograndense;
• Mestre de cerimônias: encerramento.
Happy hour com DJ Lê Araújo.
ESPM
A ESPM, escola de referência, autoridade em Marketing e Inovação voltada para negócios, anuncia a chegada de Philip Kotler ao seu corpo docente, como professor emérito. O “pai do marketing moderno” será um dos professores do curso “Strategic H2H Marketing”, com início marcado para fevereiro de 2025 – único curso no Brasil que oferece aulas ao vivo com Kotler.
Para marcar o lançamento deste programa inédito, a ESPM organiza uma MasterClass gratuita com Philip Kotler. O encontro será marcado por uma aula aberta conduzida pelo “guru do marketing” para compartilhar visões inovadoras sobre o futuro da área. A programação, que acontece em 13 de novembro, conta com a presença de Marcos Bedendo, professor da ESPM e coautor da edição brasileira do livro “Marketing H2H”, e de Fernando Cesário, CMO da ESPM. Ao final, os CMOs convidados Renata Gomide, VP de Consumer do Grupo Boticário, Cesar Augusto Centrone Nicolau, Diretor de Marketing da Ipê, e Daniela Cachich, presidente de Beyond Co. na Ambev América do Sul, participam de uma mesa-redonda debatendo a evolução do marketing no dia a dia da gestão empresarial. O evento é aberto e as inscrições podem ser feitas no site da instituição.
O livro “Marketing H2H: a jornada para o marketing human-to-human” traz uma nova visão de marketing, com foco no longo prazo e manutenção de relacionamentos com toda a comunidade no qual a empresa se insere. “É uma revolução na forma de pensar e de fazer marketing, e precisamos oferecer esse conteúdo para nossos alunos. Esse curso, com a presença ao vivo do Prof. Kotler e do Prof. Pfoertsch, idealizadores do conceito, é o jeito ideal de fazer isso” afirma Marcos Bedendo, coautor do livro para o mercado brasileiro e coordenador do novo curso.
Voltado para gestores, CMOs e interessados em um novo modo de pensar o marketing, o curso tem um programa com duração de um semestre, com 32 encontros de três horas e um corpo discente exclusivo – são 40 vagas presenciais e 40 vagas online, garantindo um envolvimento e proximidade entre os participantes e os professores. Waldemar Pfoertsch, coautor do livro “Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human” ao lado de Kotler, também fará parte do corpo docente do curso, que também contará com professores da ESPM e CMOs de grandes empresas que irão dividir casos reais sobre cada tópico com os alunos.
“A ESPM tem uma longa trajetória de proximidade com Kotler que agora chega um novo capítulo com a oportunidade de oferecermos um curso em um formato nunca antes trabalhado no Brasil. Não poderia acontecer em outra instituição que não na casa do marketing no Brasil, a The Marketing Powerhouse”. Nos honra imensamente a sua vinda”, afirma Caio Bianchi, diretor dos cursos Dynamic da ESPM. Todos os detalhes e mais informações sobre o curso serão apresentadas durante a aula aberta. “A presença de CMOs de destaque no mercado, debatendo as práticas mais atuais junto com o grande autor do marketing, não só traz um conhecimento único para nossos alunos como reforça a ESPM como a The Marketing Powerhouse do Brasil, onde as evoluções do marketing irão sempre acontecer”, diz Fernando Cesário, CMO da ESPM.
MasterClass:
“O pai do marketing, na casa do marketing: Masterclass ESPM com Philip Kotler”
Data: 13 de novembro de 2024
Horário: Das 18h30 às 21h30
Formato: híbrido (presencial e online)
Local: Teatro ESPM, Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, São Paulo
Inscrições: https://www.espm.br/eventos/masterclass-espm-com-philip-kotler/
GIGANTINHO
Uma parceria liderada pelo Sport Club Internacional vai viabilizar a entrega de um novo Gigantinho, com o objetivo de que ele volte a ser o principal destino de espetáculos e eventos culturais e esportivos indoor do Estado e do sul do país. As empresas RBS Ventures e Tornak Holding serão parceiras da iniciativa e se juntam ao Clube para revitalizar o espaço, que contará com um investimento inicial de mais de R$15 milhões. As duas empresas usarão sua expertise na gestão de espaços de entretenimento e experiência de captação de eventos e de patrocinadores para apoiar a viabilização do novo Gigantinho, que seguirá pertencendo integralmente ao Inter, com a liderança da gestão exercida pelo próprio clube.
A reforma está prevista para começar na metade de 2025, com conclusão projetada para o final de 2026. No primeiro semestre do ano que vem, será realizado um encontro reunindo as principais produtoras regionais e nacionais para apresentar detalhes técnicos da modernização da estrutura, bem como revelar ao mercado a lista completa de patrocinadores, fornecedores e demais parceiros da iniciativa.
Inaugurado em 4 de novembro de 1973, o tradicional espaço situado junto ao Beira-Rio já foi palco de milhares de eventos e shows de artistas como Elis Regina (1981), Iron Maiden (1992 e 2008), Oasis (2009), Shakira (1997), a banda inglesa The Cure (1987), a californiana Red Hot Chili Peppers (2002), o beatle Ringo Starr (2011), Robert Plant (2012), além de importantes torneios esportivos, como a Copa Davis de Tênis (2009), UFC Fight Night (2015) e a Copa Intercontinental de Futsal (1997).
O projeto de revitalização é assinado pela equipe de Patrimônio do Internacional. Com a estrutura renovada e capacidade de público superior a 10 mil pessoas, o que o diferencia dos demais ambientes para eventos indoor em operação no sul do país, o Gigantinho ficará apto a receber uma programação de diferentes portes e perfis, comoshows, eventos corporativas, apresentações cênicas e jogos das mais diversas modalidades.
A proposta parte da recuperação da área externa, com a utilização de um elemento arquitetônico fabricado em estrutura metálica que envolverá a fachada com a função de controlar a incidência de luz solar no interior do edifício, melhorando o conforto térmico. A mudança dará ao espaço um visual moderno, mas sem interferir no valor histórico da construção. A cobertura externa contará com iluminação cênica versátil, que poderá ser sincronizada com o sistema de luzes do Estádio Beira-Rio, além da implementação de novo sistema de iluminação interna.
Atento às necessidades do showbiz, e para garantir ainda mais conforto ao público, o projeto conta com a revitalização das arquibancadas e sanitários, melhorando a acessibilidade. O espaço terá ainda novos camarotes e tribunas, para levar experiências qualificadas para grupos de pessoas e convidados de empresas. Novos bares estarão distribuídos no interior do Gigantinho, com diferentes opções de alimentação e bebida. Para a comodidade do staff envolvido nos eventos, haverá a instalação de núcleos de vestiários, camarins coletivos e camarins individuais. Além disso, haverá um amplo estacionamento ao lado do local.
Buscando maior praticidade e versatilidade, a reforma prevê a renovação do piso da quadra com possibilidade de sobreposição de placas modulares, com material de rápida instalação e baixa manutenção, mas com absorção dos impactos. A pista poderá, assim, receber tanto eventos culturais quanto eventos poliesportivos (jogos de futsal, vôlei, basquete, handebol, entre outros),
O vice-presidente do Conselho de Gestão do Internacional, Victor Grunberg, destaca a importância do negócio para o Clube: “o Gigantinho passará a operar como uma unidade de negócios independente, mas sob total gerenciamento por parte do Clube. Vale ressaltar que não haverá aporte financeiro do Inter, nem alienação do seu patrimônio. O novo ginásio não irá gerar falta de investimento em outras áreas, pois os recursos serão provenientes de novas fontes de receitas e patrocínios motivados pela revitalização do equipamento emsi. O Gigantinho revitalizado é um benefício enorme para todos. Ganha o Rio Grande do Sul, que voltará a figurar no mapa dos grandes eventos, movimentando o turismo e a economia do Estado.”
Segundo Fernando Tornaim, sócio- fundador da Tornak Holding e sócio e Vice-Presidente do Conselho do Grupo RBS, ” é uma grande satisfação ajudar o Internacional a resgatar a tradição e a grandiosidade deste espaço icônico, que há décadas é o principal destino dos grandes espetáculos culturais e esportivos indoor no Rio Grande do Sul. Com reforma, queremos não apenas modernizar, mas preservar a essência que o torna tão especial para os gaúchos.
Este é um marco histórico no cenário de entretenimento do Rio Grande do Sul. Com a reabertura, o público poderá reviver memórias e criar novas histórias em um ambiente que preserva o legado e está preparado para futuros eventos. É uma honra para a RBS Ventures e a Tornak auxiliar o Internacional neste grande empreendimento.”
RETAIL MEDIA INSIGHTS
Amazon, Mercado Livre, Magalu, Panvel e RaiaDrogasil são as plataformas de e-commerce preferidas pelos anunciantes brasileiros que investem em retail media, com a Amazon liderando em 81% dos entrevistados, de acordo com o estudo Retail Media Insights 2024, realizado pela Newtail em parceria com a Comscore e Enext.
Essa modalidade de publicidade digital tem se mostrado essencial para marcas que desejam impactar consumidores no momento da compra, tanto em e-commerces quanto em lojas físicas, com 62% das grandes empresas já investindo até 10 milhões em campanhas de retail media.
RedeGlobo comprou a #Eletromidia. A emissora, que já tinha 27% das ações da empresa de #OOH, out of home, agora desembolsou R$ 1,7 Bilhão pra levar outros 47%. E vai se oferecer pra comprar as ações dos minoritários, além de já ter avisado que vai tirá-la da Bolsa, fechando o capital.
Mas por que essa notícia é importante? Porque mostra dois pontos importantes da propaganda brasileira atual.
Primeiro, que a Globo está mais viva do que nunca. E vem diversificando sua área de atuação, pouco a pouco. Se lembra que ela é uma das sócias da #Stone? E da #Enjoei? Essas são startups que investiu via Globo Ventures, seu braço de investimentos, a mesma que colocou dinheiro agora na Eletromidia.
Que, aliás, mudou a cara do antigo outdoor, aqueles cartazes lambe-lambe de papel, que ainda sobrevivem em algumas cidades (vale a ressalva feita pelo Antonio José – não só sobrevive, como contrata 120 mil pessoas por todo o Brasil). O uso da #mídia externa voltou a crescer graças ao trabalho de Eletromidia. E hoje é charmoso considerar OOH nos planos de mídia.
A grande sacada foi colocar tecnologia na publicidade de rua. Sempre teve placas em abrigos de ônibus, em relógios, em fundo de banca de jornal. Mas definir onde anunciar era um pesadelo, fora a complexidade logística pra trocar as mensagens.
Hoje em dia você define região ou público, coloca o vídeo pra rodar no computador da sede da Eletromidia e ele manda seu comercial pra uma ou todas as mais de 70 mil telas em todo o Brasil. Dois cliques e tudo pronto.
A entrada da Globo na Eletromidia talvez permita um novo salto no uso do OOH. De todo modo, a gente percebe que o mundo da propaganda continua maior do que só googles e metas…
FERNANDO RÖHSIG NA CHINA
Iniciando o retorno pra casa, pensei em resumir em dois tópicos as últimas 3 semanas vividas na China.
Há sim uma China que olha pra dentro, para a sua população, educação, mercado de consumo, renda e emprego. E outra China que olha lha para o mundo, para fora das suas fronteiras. Prestando atenção conseguimos ver a diferença dessas duas Chinas.
Com certeza você já ouviu falar na expressão “Xing-Ling”. Como produtos vulgares, de qualidade duvidosa, quinquilharia, “made in China”, sinônimo de algo ruim, sem garantia. Pra quem já foi a Cidade del Este no Paraguai ou na 25 de março em São Paulo entende bem esse cenário. Essa China também existe dentro da China. São mercados com os mais diversos produtos, réplicas de marcas originais sendo comercializadas livremente em centros comerciais de eletrônicos e quase toda linha branca em cidades como Shenzhen, Shanghai e Pequim. Com preços baixos e sem garantia. Essa China tem 65% da sua população vivendo em grandes cidades e um PIB per capito U$13 mil. Guangzhou tem 17 milhões de habitantes. Shezhen incríveis 18 milhões. Shanghai 25 milhões. São muitas cidades com população acima de 10 milhões de habitantes. No universo de uma população de 1,4 bilhões de pessoas, ter cidades com população grande e pulverizadas geograficamente é estratégico. Você não consegue destruir uma economia sem destruir várias cidades. A desconcentração permite isso. Já nas áreas rurais vive o restante, 35% da população, mais de um terço. O desafio chinês é gerar 10 milhões de empregos ao ano e crescer o seu PIB em ao menos 4,61% ao ano até 2030. PIB chinês é de US$18 trilhões.
E a outra China, aquela feita para fora começa por essa de dentro. A China para o mundo existe e surpreende. Por todas as cidades por onde andei, além das citadas até aqui, Hangzhou e Dongguan incluídas, encontrei excelente infraestrutura de transporte, seja por trem, avião ou rodovia. Tudo de primeira, como se estivesse em algum centro urbano da Europa ou Estados Unidos. Além de bem construídos, os modais são planejados para um mundo moderno, desenvolvido e aptos a receber visitantes. Agente sai dessa China com a melhor impressão. Nessa China para o mundo há grandes players chineses que já atuam em mercados internacionais (BYD, State Grid/CPFL, Huawei, Tencent, Fosun, United Image e etc), mas que primeiro atendem a própria China, para dentro. Ganham volume com as escalas gigantescas para atender a enorme população chinesa e depois partem para disputas mercadológicas fora da China. A questão central é que com esse ganho de escala as empresas chinesas ficam muito competitivas em volumes preços também fora da China.
Assim como foi na década de 90 com as fitas cassetes, nos anos dois mil com os computadores e aparelhos celulares, agora acontece com os veículos elétricos. Não para por aqui, atuam em energia renovável, elétrica, logística, armazenamento em nuvem, equipamentos para saúde, linha branca, vestuário, brindes, material de construção, utensílios domésticos, caminhões, ônibus, navios, vestuário, calçados, elétricos e eletrônicos, aparelhos celulares e etc. Essa China para o mundo está buscando uma moeda única, liderar um bloco de países que inclui Rússia, Irã e Coreia do Norte para fazer frente aos países da OTAN.
Esse acirramento de blocos existe, do lado chinês liderando um bloco e os EUA liderando outra frente, com a Europa, Israel, Japão, Coreia do Sul e Austrália. A disputa existe e o entendimento é que o Brasil deveria ficar neutro, buscando atingir seus interesses em ambos os blocos. Manter essa autonomia e independência será estratégico para o Brasil.
E sim, a China tem um regime comunista com um mercado capitalista. O partido comunista participa da alta administração em várias empresas chinesas. A internet é controlada, assim como as redes sociais.
O futuro, na minha opinião, será regido pelos negócios empresariais nas relações com a China. Não tem como isolar a fábrica do mundo dos mercados e a população chinesa, me parece, está gostando de viver as duas chinas, a para dentro, e a para fora.
Vamos ser sábios e saber aproveitar, no bom sentido da palavra, as duas Chinas!
SEBRAE RS
O maior tempo de existência dos negócios acompanha a maior idade, a maturidade e a mais ampla experiência dos empreendedores. É o que diz a quarta edição da Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em 2023 pelo Sebrae RS em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe). Segundo o estudo, a distribuição por faixas etárias dos empreendedores estabelecidos, com negócios de mais de 3,5 anos, apresenta percentuais maiores na faixa de 45 a 54 anos (26,1%) e, ainda maiores, na faixa de 55 a 64 anos (28,7%).
De acordo com Ana Paula Rezende, coordenadora setorial da cadeia da Saúde e Bem-estar do Sebrae RS, o Rio Grande do Sul é o quinto estado com maior expectativa de vida populacional e possui potencial para empresas em diversos segmentos para atender às demandas da chamada economia prateada, ou silver economy. Ao mesmo tempo, diz, há uma demanda crescente de consumidores nessa faixa etária, cada vez mais ativos e que querem comprar serviços e produtos.
As oportunidades e os desafios, sob a ótica do empreendedor e do consumidor da economia prateada 60+, serão abordados durante o ‘Café do BioHub’, realizado em parceria com o Sebrae RS. O evento acontece na quinta-feira (07/11), das 14h30 às 17h, no BioHub (Tecnopuc – Prédio 99 – 6º andar). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.office.com/r/6QSqvLGkQr.
“Temos um consumidor carente por produtos e serviços. A economia prateada representa uma oportunidade para as empresas gaúchas. É preciso que os empreendedores observem esse mercado, pois é composto por consumidores com um bom poder de compra. Isso dialoga com o fato segundo o qual o RS será o Estado que em 40 anos duplicará o número de pessoas longevas”, explica Ana Paula.
Homens e mulheres com mais de 65 anos são os chefes de família de quase um quinto dos lares brasileiros. Na porção dos 5% de brasileiros mais ricos, eles são 17%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reunidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“Teremos palestras, startups e empresas que poderão aprofundar o tema da economia prateada, as oportunidades e necessidades nesse segmento. Sabemos que a pirâmide etária está mudando, sobretudo no Rio Grande do Sul. Ao longo das próximas décadas, teremos mais pessoas idosas, principalmente no Rio Grande do Sul. Desse modo, pensar com carinho nesse público, com produtos, serviços e, acima de tudo, soluções é essencial. E precisamos falar também sobre o empreendedor 60+, pois há vários cases de pessoas que começaram a empreender depois dos 50 ou 60 anos e tiveram muito sucesso”, salienta.
Programação do Café do BioHub
Abertura com o prof. Dr. Rafael Baptista, coordenador do BioHub.
Talk “Futuro Prateado: Oportunidades e Desafios”, com Guilherme Menezes.
Bate-papo “Consumidor 60+”: trazendo as necessidades de produtos e serviços desse público no dia a dia.
Pitches de startups com participação da CICLOS+*, escola cultural voltada para o público 60+ que desde 2020 promove aprendizado e convivência social, e a Rede de Saúde do Divina Providência 60+ Saúde, referência no assunto para o público sênior.
Coffee Break: após as palestras haverá tempo para relacionamento e networking com coffee break.
EU-NEGÓCIO
A saúde mental no empreendedorismo ainda é um tema que precisa de mais atenção, pesquisas indicam que 72% dos empreendedores relatam sofrer com estresse mental, muito acima da média da população geral. Com uma carreira marcada pela combinação peculiar de formações em jornalismo, negócios, psicanálise e filosofia, Edgar Powarczuk, que é Mestre em Administração(UFRGS) e consolidou sua trajetória como executivo em empresas renomadas como RBS, XP Investimentos e SEBRAE, compartilha.sua experiência na obra “Eu-Negócio, as ferramentas para empreender no mercado existencial”, que será lançada no dia 28 de novembro. A sessão de autógrafos e bate-papo com o autor, ocorrerá das 17h às 21h, no Instituto Ling, na Rua João Caetano, 440, Bairro Três Figueiras, Porto Alegre(RS).
O livro desvia das abordagens convencionais de gestão para tocar nas questões emocionais e psicológicas que influenciam as decisões empresariais. O autor apresenta uma reflexão profunda sobre o significado do trabalho como parte essencial da construção da identidade e do propósito de vida com base no aprendizado também como empreendedor em negócios digitais, varejo e no mercado da arte.
“As pessoas tornaram-se empresas ambulantes operando num mercado de experiências existenciais. As ferramentas para operar nesse “mercado existencial” se sofisticaram. Performar tecnicamente é o básico, na relação com os outros já é um bom diferencial. Mas, performar consigo mesmo é um passo além “, explica Powarczuk.
Com histórias pessoais e análises que dialogam com o universo do empreendedorismo, Eu-Negócio traz ferramentas para equilibrar vida pessoal e profissional, ajudando os leitores a entender como as experiências de trabalho moldam sua visão de mundo. “O trabalho, para muitos, é mais do que uma fonte de renda. Ele se torna uma extensão do ego, uma busca por pertencimento e realização. Meu objetivo com este livro é ajudar as pessoas a compreenderem esse processo e, mais importante, a viverem em harmonia com ele”, comenta o autor.
O evento de lançamento é gratuito e aberto ao público. Além da sessão de autógrafos, Powarczuk estará disponível para conversar com os leitores sobre temas como a relação entre trabalho e saúde mental, e as novas demandas emocionais impostas pelo empreendedorismo.
GRUPO IESA
Em uma noite de celebração, o Grupo Iesa inaugurou a sua nova unidade em Caxias do Sul, a Iesa GWM. O evento, que aconteceu na última terça-feira (5), contou com a presença de executivos da empresa e convidados especiais. A nova loja, a segunda da marca no estado, representa um passo significativo na expansão da montadora e traz o que há de mais avançado em tecnologia e inovação automotiva.
José Aurélio Júnior, diretor da Iesa GWM, destacou a importância de Caxias do Sul para os negócios do Grupo. “Estamos há cerca de 10 anos representando nossas marcas no estado, e sabemos que a Serra Gaúcha, bem como Caxias do Sul, é um polo estratégico para nosso crescimento”, afirmou.
Os presentes no evento puderam conhecer de perto modelos renomados da marca, como o Haval H6 — o híbrido mais vendido do Brasil —, o ORA 03 Skin e o GT, o primeiro carro 100% elétrico da marca. O evento foi enriquecido com um coquetel de boas-vindas e a participação dos Mirrors, esculturas vivas que interagiram com os convidados durante toda a noite.
Projetada para oferecer uma experiência de compra inovadora, a nova unidade dispõe de 1669m², com um showroom moderno e inteligente, muita conectividade e tecnologia. A loja recebeu um investimento de R$11 milhões, e conta com projeção de vendas de 40 a 60 veículos por mês — acima de 3% de market share.
“Aqui, a experiência do cliente é única. Não temos mesas de atendimento com vendedores. Cada visitante é tratado de maneira personalizada, para que possamos fidelizar nossos clientes de maneira especial”, explica Júnior.
No dia 12 de novembro, o Grupo Iesa completa 32 anos de operações. A empresa gaúcha conta com a concessão das marcas BMW, BMW Motorrad, Mini, Volvo, BYD, Harley Davidson, RAM, Jeep, Fiat, Hyundai, Nissan, Renault e IESA Shop (seminovos).