NOTAS DA SEMANA – 26.04.2024

mari bavaresco

ENTREVISTA COM MARI BAVARESCO

1. Quem é Mariana da Costa Bavaresco?

A Mariana é uma mistura das referências de um pai jornalista, uma mãe publicitária e uma irmã internacionalista. É sobrinha de um pai de santo e de um judeu. Gosta de carnaval mas ama uma noite de jogos. É fã de não caber em uma caixinha só. É uma cantora profissional e uma jornalista com propósito. A Mariana explorou 21 países com 27 anos. Cantou nos palcos do Araujo Vianna e Opinião, é uma artista e interessada porque não poderia não ser. É uma apaixonada por histórias e acredita que não tem nada mais CAFONA que gente blasé porque veio pra viver uma vida intensa e colorida.

2. O jornalismo é para quem conta a verdadeira história?

O jornalismo acima de tudo é para quem escuta e pra quem não tem medo de duvidar de si. A escuta ativa é o traço de personalidade de um bom jornalista. A verdade hoje é aberta a interpretação ja que a pós-verdade é mais sobre a perspectiva de quem conta do que sobre o fato em si, mas se questionamos nossas próprias crenças e convicções.. o compromisso com a apuração real dos fatos é garantida… ou pelo menos.. almejada.

3. Curiosa e viajante pelo mundo, consegues sentar para contar?

Eu explorei 60 cidades e 16 países em um ano e transformei tudo que eu vivi em textos, vídeos e “contos” pra inspirar outras pessoas no meu instagram @ellasoueu. Passei o Ramadan em um país muçulmano, mergulhei com golfinhos e tubarões, morei em um hostel e peguei o maior teleférico do mundo em extensão. Entrei em um lago congelante e mergulhei em piscinas vulcânicas naturalmente aquecidas. Me encontrei comigo mesma e encontrei o que sentia que faltava em mim nos olhos e histórias de outros viajantes! Eu já nasci uma nômade.. eu só não sabia disso antes!

4. Mariana, filha, namorada e com os amigos?

Sou uma testemunha da palavra da psicanalise e tento da maneira mais real que posso vestir a roupa de quem eu sou com todos que me cercam. É esse compromisso com a minha própria verdade que faz com que eu crie conexões tão genuínas e faz com que eu não precise utilizar as tão cansativas máscaras sociais nos ambientes que eu ocupo. Sou uma filha amiga dos meus pais. Uma namorada parceira do meu amor. E uma amiga absolutamente interessada e presente com os meus amigos. Dou aos outros tudo que gostaria de receber e isso faz com que eu me sinta em harmonia com as pessoas ao meu redor e comigo mesma.

COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – EDIÇÃO GRAMADO SUMMIT

Como sempre o podcast COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO mais uma vez inova mostrando estar sintonizada com tudo que acontece no mercado de comunicação e inovações e trouxemos para vocês esse documentário de 6 episódios especiais diretamente do GRAMADO SUMMIT 2024 com entrevistas de quem bombou no evento deste ano. Todos os episódios dos podcasts foram realizados com palestrantes, participantes e organizadores deste evento grandiozo que levou mais de 15 mil pessoas nos dias 10,11 E 12 de Abril, podem ser assistidos aqui.
Esse especial foi gravada no hotel Serra Azul e contou com o oferecimento das empresas ICATU, ELETROMIDIA, hotel SERRA AZUL e do restaurante Di PAOLO.
O projeto Podcast da Coluna do Nenê : ÁUDIO & VÍDEO é uma coprodução com a produtora gaúcha Gorilla´s Play.

Assista aos episódios no link: https://www.youtube.com/watch?v=u3sg2Hr6hJY&list=PLErQ8dYIat26veVrjgKi7j76L1OcGv6Sy

PERSE

O PERSE tem desempenhado um papel essencial na manutenção das atividades do setor durante um período desafiador, e ainda determinante para muitos que estão em processo de recuperação. Embora haja vozes em Brasília sugerindo que os setores já se recuperaram, a realidade em São Paulo e em muitas outras partes do país é diferente.

Diversos hotéis, restaurantes, empresas e profissionais do ramo ainda estão em processo de reabilitação e dependem do apoio contínuo do programa para se restabelecerem completamente.

É fundamental destacar a importância do setor de eventos para a economia nacional, não apenas em termos de empregos gerados, mas também de receita. Os setores de feiras e eventos, hotelaria e gastronomia, entre outros, são componentes vitais da indústria do turismo, e a manutenção do programa é necessária para mantê-los ativos e prósperos..

É essencial reconhecer que o setor de eventos é um dos pilares fundamentais da economia de todo o país. A aprovação do Senado é vital, mesmo com o limite cortando e dando um valor de 15 bi, com regras e mais regras do PERSE representa um sério risco para a recuperação contínua do setor, que ainda enfrenta desafios significativos. É duro ter decisões políticas e sem conhecimento e vivência dos setores envolvidos

OOH

A empresa com sede em Curitiba ainda não conseguiu dizer porque veio e chegou não chegando em Porto Alegre. Sua soberba comercial em não acreditar nos executivos gaúchos é realmente uma questão incompreensível.

CENP MEIOS

Na ordem de grandeza essas são as agências gaúchas que fazem parte do ranking Brasil de mídia veiculada, entre as 210 relacionadas:

– PAIM

– HOC

– ESCALA

– CENTRO

– PUBLICA

– MATRIZ

– WT.AG

– PRO TARGET

– COMPETENCE

– GLOBAL

– RBA

– SPR

– VERAZ

SETDOOR

Depois de mais de 12 anos a frente da gestão da Rádio Antena 1, empresa de rádio gaúcha, fazendo um trabalho de consolidação da marca, colocando o mercado sempre bem informado e sabedor da relevância do grupo em vários estados brasileiros. Sendo assim, a excelente e compromissada profissional, Ana Paixão, está a partir de primeiro de maio assumindo o cargo de gerente comercial da empresa de OOH que cresce solidamente, a SETDOOR.

Temos certeza que os resultados e as expectativas serão as mais bem sucedidas.

MOOVE

A Agência Moove lançou, no último dia 22, a campanha publicitária do Vestibular de Inverno da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Desde o planejamento até sua implementação, a ação é focada em transmitir uma abordagem centrada no público-alvo para inspirar e envolver os futuros universitários em todas as regiões do Estado.

Desse modo, pela terceira vez, a universidade conta com a colaboração dos próprios estudantes como modelos voluntários para a campanha. As fotos foram produzidas em cenários que destacam a vida acadêmica dos alunos da Udesc Cefid, localizada no bairro Coqueiros, em Florianópolis. As características que diferenciam a universidade – pública, estadual e gratuita – são destacadas nos grafismos que envolvem os estudantes.

A estratégia de comunicação inclui anúncios em ônibus (busdoor), painéis de LED, front lights, mídia programática, games online e mídias sociais como Facebook, TikTok, Instagram, YouTube e WhatsApp. A abrangência de várias mídias visa garantir uma cobertura ampla, maximizando o alcance e o impacto da divulgação do vestibular da universidade.

As peças de mídia externa estarão instaladas em rodovias, avenidas e ruas de Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Itajaí, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho, São Bento do Sul e São José.

Assista ao vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=s7Crrq1rpD0

VERO

A campanha “Soluções Vero” fez tanto sucesso que inspirou a Moove a criar uma ação inovadora, dando vida à fantasia de unicórnio usada pela embaixadora da marca, Cris Silva, em um painel 3D no Pontal Shopping em Porto Alegre.

Neste painel, o unicórnio apresenta a maquininha da Vero de forma divertida para motoristas e pedestres. A iniciativa utiliza a tecnologia de produção em 3D para criar um impacto visual marcante e fortalecer a presença da marca. Além disso, busca estabelecer uma conexão emocional com o público, tornando a experiência memorável.

WEB SUMMIT

O Web Summit é a maior conferência de tecnologia e inovação da Europa, que iniciou em Dublin em 2009 e mudou para Lisboa em 2016. No ano passado o evento passou a realizar uma edição no Rio de Janeiro, com o objetivo de reunir empresas e pessoas que inovam na área de tecnologia em diversos segmentos.

A mídia programática está diretamente ligada com tecnologia, por isso, a Puzzle Ads não poderia ficar de fora da edição de 2024. Eu tenho o privilégio de trabalhar diretamente com mídia programática há 10 anos, quando as primeiras tecnologias do setor começavam a chegar no Brasil e sou testemunha do quanto a inovação e o consequente avanço das tecnologias para a área de mídia – as chamadas Ad Techs – tem sido importantíssima para facilitar o trabalho e ampliar as possibilidades de ativação de mídia. Por isso, que em um evento com o porte do Web Summit a área de mídia precisa – e deve – estar representada.

Foi por isso que a Puzzle Ads esteve lá como patrocinadora oficial do evento neste ano. Tivemos a oportunidade de apresentar a mídia programática para agências, anunciantes e tomadores de decisão que passaram pelo nosso stand. Também buscamos não só nos conectar com mais pessoas, mas viver a experiência do Web Summit Rio com nossos parceiros. Por isso, além de termos conosco o time da Acasadamidia, com a presença da Xuxa Schwarz – que nos representa no Rio Grande do Sul desde o início da empresa – também decidimos convidar nossos principais clientes para os três dias de evento no Rio de Janeiro.

No Rio Grande do Sul, nossos convidados foram as agências HOC – representada pela Nathalia dos Anjos – e a W3 Haus – representada pelo Felipe Miranda. Levar nossos clientes para o evento foi uma forma de reconhecimento pela parceria em campanhas que trabalhamos juntos. É também uma maneira da Puzzle Ads contribuir para que o nosso mercado de mídia esteja sempre por dentro das novidades de tecnologia e inovação.

Foram dias de muita troca, networking e conhecimento, já que conteúdo é o que não faltava no evento. Deixo abaixo alguns destaques meus:

Palestra do Fred Gelli, CEO da Tátil Design – que deixou a reflexão: que risco você corre ao não correr riscos? Ele trouxe a importância do erro no processo de evolução, e linkou isso com o processo criativo. Eu acho que a fala dele também casa muito com o setor de mídia – já que temos muitas vezes formatos e tecnologias novas, que muitos ficam com receio de incorporar em suas estratégias. Se abrir ao novo, testar e ousar é muito importante também nas estratégias de mídia.

Brian Collins, Co-founder da COLLINS – trouxe o case de como eles reposicionaram a marca e comunicação do Spotify. Transformaram a visão que a empresa tinha e comunicava de que eram uma empresa de engenharia e reposicionaram como uma empresa de música – que fala com fãs de música. Durante o case, ele nos mostrou a importância de conduzir bem as mudanças nas marcas – com o foco sendo tornar as mudanças tão irresistíveis para os clientes que se tornam inevitáveis.

Bate-papo com Renata Bokel (CEO da WMcCann) e Jeff Geheb (Global CEO da VMLY&R) – entre vários tópicos fico com o insight que deixaram que ter uma marca forte e centrada se torna cada vez mais essencial em um mundo com tantas trends e novidades diárias. Só sabendo muito bem quem você é como marca, é que é possível escolher em que conversas entrar e quais não valem a pena.

ARP E GAV

O mercado de apostas esportivas online no Brasil tem apresentado um notável crescimento em diversas modalidades esportivas. Diante dessa crescente adesão do público, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP), em parceria com o Grupo de Atendimento de Veículos (GAV), realizará um evento especial para discutir o futuro das apostas esportivas. O encontro, que contará com a presença do ex-presidente da Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), Wesley Cardia, ocorrerá segunda-feira (29) e será realizado no auditório da ARP, às 19h.

Na ocasião, o especialista no setor vai conversar sobre desafios da regulação do mercado, competências estaduais e ações para prevenir o jogo compulsivo, entre outras questões. O tema está em voga, já que, recentemente, o governo federal definiu que está proibido o pagamento de apostas esportivas com a utilização de dinheiro em espécie, cartão de crédito, boleto ou criptoativos, e quaisquer outros métodos que dificultem a identificação da origem dos recursos.

Paralelamente, as empresas de apostas esportivas e jogos online têm sido, nos últimos anos, os grandes anunciantes do mercado brasileiro. Apenas no ano passado, mais de 88 mil anúncios foram patrocinados por casas de apostas, conforme levantamento da Tunad. Ainda, dados do Datahub indicam que essas empresas já atingiram um faturamento anual de R$120 bilhões somente no País, registrando um crescimento do setor de 360% entre 2020 e 2023.

GRAMADO SUMMIT

Você sabe que a Gramado Summit é muito mais do que um evento de negócios. O summit é uma plataforma que impulsiona o empreendedorismo, a inovação e a transformação.

Em 2024, foram reunidos mais de 15 mil mentes sedentas por conhecimento e dispostas a encontrar o futuro em três dias de um verdadeiro brainstorming. E um pouco do que se vive lá está ilustrado no vídeo oficial:

SBT NEWS

O canal do jornalismo do SBT no Youtube chega à marca de 6 milhões de inscritos, acumulando em sua história 4 bilhões de visualizações. O canal “SBT News” nasce como “SBT Jornalismo” em 2011 e, em fevereiro de 2020, atingiu 1 milhão de inscritos.

Com a criação da vertical SBT News em setembro de 2020, são lançados programas exclusivos para o canal digital e transmissões ao vivo mostrando as principais notícias quando elas acontecem diretamente no Youtube. Desse período para cá, o canal ganhou 3,4 bilhões de visualizações, trazendo novos 4,4 milhões de inscritos.

Mensalmente são postados pelo menos 1800 conteúdos, com uma média de 60 diários entre conteúdos exclusivos e as reportagens exibidas nos jornais SBT Brasil e Primeiro Impacto na TV Aberta.

“O crescimento que tivemos nos últimos quatro anos mostra como a aposta no conteúdo que transita entre as várias plataformas foi um acerto”, diz Rodrigo Hornhardt, gerente de integração e planejamento de jornalismo do SBT. “Nossa perspectiva é aumentar a quantidade de programas que nascem no digital e depois transitam para a TV aberta. Neste ano, teremos conteúdos sendo produzidos em nossas emissoras regionais no Rio de Janeiro e em Belém, por exemplo”.

Em 2024, SBT News terá uma ampla cobertura das eleições municipais do Brasil e da eleição presidencial americana, do encontro presidencial do G20 no Rio e começará a trazer tudo sobre a Cop 30, que será em Belém em 2025.

“A importância do SBT News é, entre outros motivos, a possibilidade de aprofundar os temas do noticiário que exibimos na TV aberta. E a recíproca também é verdadeira, já que os furos conseguidos pelo News e as entrevistas dos programas criados para o site se transformam em matérias para a TV” reforça José Occhiuso, diretor nacional de jornalismo do SBT.

LOJAS COLOMBO

A Lojas Colombo acaba de estrear, nesta semana, a campanha “Tudo que a vida tem de melhor”, criada pela agência Escala para marcar o lançamento de seu novo posicionamento de comunicação no mercado e dar a largada para as festividades dos seus 65 anos, comemorado em novembro de 2024.

A marca reforça sua posição a partir de quatro importantes pilares: a presença e a proximidade na vida dos seus mais de 2,5 milhões de clientes. E a facilidade e a agilidade em prover soluções, que fazem da marca uma referência no atendimento das mais diversas necessidades, entregando tudo sempre com segurança, conforto e felicidade. Estes atributos compõem o mote da nova campanha, identificando a Lojas Colombo como um lugar completo e feito por pessoas que sabem a importância de participar ativamente de momentos relevantes das vidas dos consumidores, buscando facilitar a realização de seus sonhos.

“Para nós é muito importante fazer parte deste novo momento da Lojas Colombo, que já é um case de sucesso da Escala há mais de 30 anos, uma longa parceria que segue trazendo grandes resultados” reforça Alessandra Vieira, Diretora de Negócios do Squad de Varejo. E a criatividade para construir este novo posicionamento também é destacada por Leonardo Theobald, Head de Criação, “estamos muito contentes em trazer este novo conceito que traduz bem a relevância da marca na vida das pessoas de um jeito leve e alegre através da música tema da campanha”.

A campanha “Tudo que a vida tem de melhor” ainda celebra a relação duradoura da marca com seus clientes, mostrando sua relação com diferentes gerações e todo encantamento que motiva o retorno dessas pessoas, ano após ano, não apenas pela necessidade de adquirir novos produtos, mas por terem a certeza de que vão encontrar tudo o que precisam para aproveitar seus momentos da melhor maneira.

BISTRÔ

Em uma conquista dentro do mercado de publicidade, a Agência Bistrô orgulha-se de anunciar que foi reconhecida como a melhor empresa para trabalhar nas categorias Étnico-Racial e LGBTI+ pelo prestigioso ranking Great Place To Work® Diversidade neste 10 de abril de 2024. Na categoria de pequenas empresas, a Agência Bistrô não só alcançou o primeiro lugar em ambas as categorias, mas também se destacou como a agência de publicidade com a melhor posição no ranking do país, refletindo o cuidado estruturado e responsável com a diversidade e inclusão.

Através de um modelo de censo de diversidade semestral, a agência tem registrado um aumento significativo na representatividade da equipe nos últimos anos. Através de ações afirmativas, agora compreende 50% de mulheres, 28% de negros, 47% LGBTI+, com a presença de amarelos, indígenas, pessoas com deficiência, e um grupo de pessoas acima de 50 anos. Esta avaliação sistemática é parte integral da estratégia de Diversidade & Inclusão da Bistrô, em uma cultura organizacional que valoriza a autodeclaração voluntária e anônima, promovendo a transparência e o acolhimento. Os dados do Censo são publicizados no site da empresa (www.agenciabistro.com.br), já há 5 anos.

A Bistrô estabeleceu um programa interno de diversidade, com políticas e cláusulas contratuais para garantir um ambiente acolhedor a todos. Os gestores recebem formação em diversidade e comunicação não-violenta, e as políticas de diversidade são comunicadas desde o recrutamento até o dia a dia organizacional. A equipe é fortalecida por sessões de letramento em temas raciais e palestras sobre as ricas ancestralidades que compõem o tecido do Brasil – desde as contribuições indígenas até as influências africanas e judaicas – promovendo um maior entendimento e apreço pela diversidade cultural. O programa de avaliação profissional estruturado enfatiza o respeito à diversidade como um critério essencial para os feedbacks e crescimento no plano de jornada profissional da agência.

São oferecidas ações de apoio e aceleração para carreiras de grupos minorizados, resultando em uma representatividade de 40% de pessoas negras em cargos de liderança, uma prova do esforço em promover equidade e reconhecimento dentro da empresa. Além disso, o engajamento com a comunidade LGBTI+ é robusto e ativo. Como patrocinadora da Parada de Luta LGBTI+ de Porto Alegre, a Bistrô fez história com a presença vibrante de um trio elétrico temático da Agência, evidenciando o apoio e celebração da diversidade. Internamente, a jornada de colaboradores LGBTI+ é acolhida por meio de políticas inclusivas, apoio em processos de transição de gênero e um ambiente onde a autenticidade é não só aceita, mas celebrada.

Na Bistrô, a diversidade sempre foi vista não apenas como um compromisso ético, mas como um elemento central da estratégia de negócios, impulsionando a inovação. Fernanda Aldabe, VP Institucional, destaca que o pioneirismo da agência no acolhimento da diversidade transcende a inclusão, refletindo-se em resultados concretos para os clientes: “Integramos a diversidade em nossa estratégia organizacional, o que se traduz em desempenho superior e soluções criativas, corroborado por pesquisas que atestam seu valor como diferencial competitivo”. Essa abordagem tem permitido à Bistrô não só cultivar um ambiente rico em diferentes perspectivas, mas também posicionar-se em um mercado que valoriza cada vez mais a autenticidade. 

De forma pioneira, a Bistrô promoveu pessoas LGBTIA+ em campanhas publicitárias e impulsionou iniciativas de acessibilidade, destacando-se também com ações antirracistas significativas para clientes como o Grupo Carrefour Brasil. Foram criados programas internos de diversidade para a Volvo do Brasil e campanhas de conscientização para a Gerdau e JTI Brasil, refletindo a capacidade da Agência de influenciar positivamente marcas globais em direção à responsabilidade social e publicidade ética.

Os resultados do censo e as respostas aos questionários internos refletem um ambiente em que 100% dos colaboradores afirmam poder ser eles mesmos. O reconhecimento do Great Place To Work® é um testemunho das políticas implementadas, efetivando a diversidade como um valor intrínseco e estratégico da Agência. “A cada censo, a cada reconhecimento e a cada feedback do nosso time sobre o acolhimento recebido, vemos o progresso e o impacto das nossas ações afirmativas, que visam reduzir desigualdades e promover um sentido mais profundo de pertencimento” relata Gab Besnos, VP de Criação da Bistrô. Besnos é um homem gay, ativista da causa LGBTI+ e sócio-fundador da Agência.

“Ser reconhecido pelo Great Place To Work® é uma afirmação do nosso trabalho em fazer da Bistrô um lugar onde todos podem ser autenticamente eles mesmos, um lugar que é tanto um microcosmo do nosso planeta quanto um eco das vozes diversas que o habitam”, compartilha.

Com metas para 2024 de ampliação da representatividade negra na equipe, equidade de gênero na criação e acolhimento aprofundado para o espectro LGBTI+, a Bistrô não se acomoda nos louros alcançados. Enquanto agência signatária do Pacto Global da ONU, a Bistrô está empreendendo sua Jornada ESG, a partir de ações concretas para a construção de uma empresa ambientalmente responsável, socialmente justa e com os melhores padrões de governança.

PSORÍASE BRASIL

A presidente da Psoríase Brasil, Gladis Lima de Souza, recebeu o Título de Cidadã Emérita de Porto Alegre. A cerimônia aconteceu na última quinta-feira, dia 25 de abril, na Câmara Municipal de Porto Alegre. O prêmio foi entregue pelo vereador José Freitas, e contou com a participação de profissionais da saúde e público em geral. No seu discurso de entrega, Gladis agradeceu a honraria e lembrou a importância de lutar pela saúde. “Muito obrigada.

Me sinto muito honrada e emocionada em ser intitulada uma Cidadã Emérita de Porto Alegre. Agradeço mais uma vez a todos que estiveram comigo durante todos esses anos acreditando que a gente pode fazer o bem pela saúde da nossa população. Obrigada mais uma vez ao vereador, pelo reconhecimento, e a todos aqui presentes”, ressaltou.

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