TENDÊNCIAS DE MARKETING E PUBLICIDADE PARA 2024 – 23.02.2024

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As inovações no setor de marketing e publicidade estão redesenhando algumas abordagens mais convencionais e desafiando as marcas a se adaptarem a um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo. Isso se deve a uma combinação de fatores, como os lançamentos ininterruptos de novas tecnologias e as mudanças no comportamento do consumidor. Mas o que esperar deste mercado em 2024?

“A necessidade de personalização, interação em tempo real e experiências centradas no consumidor têm se tornado fatores indispensáveis para promover conexões. Por isso, a utilização de dados é algo cada vez mais crucial para o sucesso das campanhas, permitindo compreender o comportamento dos usuários e fazer um melhor uso de recursos com ações mais assertivas”, diz André Bain, VP de Marketing da Siprocal, plataforma de tecnologia para mídia que ajuda publishers, operadoras e anunciantes líderes nas Américas a crescerem e monetizarem sua base de usuários em múltiplos dispositivos.

Pensando em ajudar as marcas a adotarem estratégias mais inovadoras e potencializar as chances de vendas, os especialistas da Siprocal, Paulo Fernandes, General Manager da Siprocal no Brasil, e André Bain, separaram algumas tendências para ficar de olho neste ano. Confira:

Targeting Contextual – Contextualização das campanhas

Com o aumento das buscas por anúncios mais relevantes, o targeting contextual deve ganhar mais força como uma tendência neste ano. Isso porque a tecnologia ajuda a direcionar anúncios que sejam condizentes com o conteúdo que cada usuário está consumindo aumentando, consequentemente, a possibilidade de conversão.

“Essa forma de abordagem utiliza dados contextuais, relativos ao programa, tipo de conteúdo, canal, etc com o intuito de atingir seu público-alvo com maior precisão. Isso diminui a necessidade da adoção de práticas tradicionais que podem ser invasivas, como segmentação usando dados pessoais de usuários ou até mesmo métodos de rastreamento”, comenta Paulo.

Sideloading – novos canais para baixar apps

A prática de sideloading – possibilidade de baixar apps e jogos por canais que não a Play Store – deve chamar atenção no próximo ano. A modalidade passou por uma mudança e passará a permitir que os usuários baixem com mais facilidade aplicativos e games diretamente de lojas de apps alternativas e das plataformas de desenvolvedores.

“Neste ano, passaremos por uma quebra maior do monopólio da Play Store. Hoje, as pessoas são quase obrigadas a adquirir algum aplicativo por meio do intermediador, e a partir de agora isso não será mais necessário. Qualquer usuário interessado poderá escolher de quem prefere baixar aplicativos e games, como outras lojas de apps ou diretamente com o desenvolvedor. Além de dar mais liberdade para usuários e para novos canais, questões de pagamentos poderão se tornar mais ágeis e simplificadas”, destaca André.

Divulgações mais naturais com publicidade em jogos

A publicidade inserida em jogos oferece às empresas a oportunidade de alcançar um público altamente engajado e diversificado, que vai desde jogadores profissionais até casuais. Além disso, a modalidade permite uma segmentação mais precisa a partir da utilização de dados, sendo possível personalizar campanhas com base no comportamento dos jogadores, resultando em anúncios mais relevantes.

“A inserção de marcas ou produtos de forma contextual é cada vez mais relevante, conforme a influência da comunidade gamer tem crescido no mercado e tido um papel fundamental na geração de awareness de marca dos usuários. Esse tipo de estratégia oferece um maior engajamento entre os jogadores, que compartilham entre si informações sobre os games, impactando indiretamente estratégias de marketing e as vendas de jogos e outros produtos”, afirma Paulo Fernandes, General Manager da Siprocal no Brasil.

Por fim, Paulo destaca que, embora as tendências ofereçam um vasto leque de possibilidades em ações de marketing e publicidade, é essencial que as empresas estejam mais receptivas a adotar novas abordagens. “A capacidade de reconhecer e investir em estratégias digitais para além do óbvio coloca as marcas em um nível acima da concorrência para conquistar a atenção e fidelidade de um público cada vez mais exigente”, finaliza o executivo.

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