Os impactos econômicos que os atuais conflitos armados e a pandemia de COVID-19 são uma preocupação global. Cada medida tomada afeta a distribuição de insumos para diversos setores, aumentando preços e a inflação. Consequentemente, há uma insegurança em relação aos investimentos, o que requer uma estratégia ágil e, ao mesmo tempo, muito bem pensada.
. Os constantes desafios fazem os times estratégicos das empresas terem suas métricas e planejamentos baseados no presente, mas pensando no futuro. Apesar de avaliarmos algo recente, que estamos vivendo agora, precisamos considerar as consequências a curto, médio e longo prazo. Neste momento, temos que aliar tecnologia e conhecimento humano para sermos mais assertivos possível. É pensar estrategicamente, com olhar apurado e realizar análises abrangentes.”
A tecnologia tem sido uma aliada em todas as áreas de negócio e um alicerce para tomadas de decisões, processando dados e fazendo cálculos precisos para guiar os próximos passos. Vale destacar o papel da Inteligência Artificial, que é responsável por toda a base de conhecimento que dará direcionamento decisivo para os times.
Mas não se trata de apenas ver onde investir, mas também como e em que investir. “É essencial conhecer e saber o que o consumidor está esperando para o futuro, podendo ler os sinais que muitas vezes estão passando despercebidos, mas já estão lá, mostrando qual deve ser o novo passo para um produto ou segmento. Por exemplo, o conflito no norte da Europa que está impactando diretamente a estratégia de marcas em lançar novos produtos ou até iniciar ou encerrar uma operação na região como um todo.
Os consumidores de cada país são diferentes e apresentam comportamentos de compra de acordo com as suas culturas e necessidades. Também temos que considerar as diferenças de recursos entre os países, que podem ser obstáculos e é nesse ponto que uma equipe especializada atua, buscando meios para superar os entraves e oferecer referências corretas para a empresa tomar a melhor decisão.
E assim, fazemos parte da jornada transformadora de empresas, apontando novos rumos para os negócios, sendo facilitadores para as tomadas de decisões com base na experiência, fatos e dados.