NOTAS DA SEMANA – 01.02.2024

WhatsApp Image 2024-02-01 at 11.41.33

ENTREVISTA COM PATRICK DORNELLES

1. Quem é Patrick Dornelles?

Cara apaixonado pela venda pelo trabalho, pela relação com as pessoas, pelas trocas de ideias e informações.

2. Depois de mais de 30 anos no mercado de comunicação o que mais te marcou e impressionou?

A velocidade em que as mudanças no meio da comunicação vem acontecendo, e quem não estiver pronto ou atento a isso cada vez mais vai ficar para trás.

3. Nesses 10 anos da SETDOOR você acha que o mercado de OOH vai progredir e avançar muito mais?

Com certeza, hoje o meio representa muito, lembro quando falavam que a mídia exterior era chamada de mídia alternativa, se tivesse uma sobra de verba poderiam incluir, hoje não em todas as campanhas praticamente o OOH está presente e cada vez crescendo mais.

4. Patrick na vida com os amigos e família?

Família é a base de tudo, e sou muito grato a Juliana minha esposa pela família que construímos com nossos 02 filhos, Leonardo e o Fernando , eles que me motivam a todo dia seguir na luta.

Sempre fui uma pessoa que adora estar reunido com meus amigos, temos um grupo que começou com futebol, a mais de 25 anos, hoje ninguém mais joga , mas todas as quintas nossa janta é sagrada , outro grupo que nos reunimos a cada 1 ou 2 meses da turma do Judô , outro grupo do Colégio Cruzeiro do Sul que também 1 vez por mês nos encontramos , amizades de uma vida de mais de 40 anos, cada história que nos leva para nossa infância, e isso é maravilhoso, como eu digo quem não tem história não viveu e eu afirmo eu tenho histórias.

Além disso praticamente todo o fim de semana estamos com a casa com nossos amigos, seja fazendo um risoto que eu faço que modéstia à parte é muito bom, kkkkk ou um churrasco.

E a uns 4 anos descobri o Futevôlei, graças a um grande amigo Michel (Velho Lobo) que te levou para esse esporte maravilhoso, até vou contar essa história, um dia ele veio aqui na empresa e me perguntou se eu estava fazendo alguma atividade física, respondi que não que estava atucanado cheio de coisas para resolver, ele me disse, “Tu não tem escolha te espero hoje às 19h no CT do Alemão onde considero como minha casa, ele estava dando treinos no CT, fui e comecei a treinar e hoje virou minha cachaça e inclusive o Gabriel um dos proprietários virou um grande amigo e as vezes minha dupla, e toda semana é sagrado ir jogar.

COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO # 27- Por dentro do Planeta Atlântida 2024

Assista o 27º episódio do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo intitulado “ Por dentro do Planeta Atlântida 2024“. Nesse episódio contamos com as presenças das jornalistas Caroline Torma, diretora de marketing do grupo RBS, Head do festival Planeta Atlântida, e Andrea Correa, gerente comercial do segmento de varejo ampliado no grupo RBS.
Nesse episódio, gravado na sala de produção do Planeta Atlântida na Saba, nossas convidadas falam das suas carreiras, da história do Planeta Atlântida, das oportunidades que o evento oferecem as marcas e seus diferenciais, da estrutura do festival e das diversas novidades que vão acontecer no Planeta Atlântida 2024. Além disso, nossas convidadas dão spoiters exclusivos para nosso podcast. Está imperdível !
A parceria para a produção do canal Coluna do Nenê: Áudio e Vídeo é uma co-produção com a Gorilla ‘s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla ‘s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e Clear Channel
@colunadonenepodcast @gorillasplay @planetaatlantida

ATENÇÃO A LEI É CLARA! SINAPRO OS SÓCIOS ESTÃO SABENDO?

A questão da publicidade em ano eleitoral. A Lei que rege a matéria é a 9.507/97 e a edição da Lei Federal 14.356, de 31 de Maio de 2022, trouxe alterações sobre a publicidade em ano eleitoral no Art. 73, inciso VII da Lei 9.504/97 e incluiu, ainda um novel §14 no mesmo artigo com a seguinte redação:

Art. 73. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:

VII – empenhar, no primeiro semestre do ano de eleição, despesas com publicidade dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, que excedam a 6 (seis) vezes a média mensal dos valores empenhados e não cancelados nos 3 (três) últimos anos que antecedem o pleito;        (Redação dada pela Lei nº 14.356, de 2022)    (Vide ADI 7178)   (Vide ADI 7182)

  • 14. Para efeito de cálculo da média prevista no inciso VII do caput deste artigo, os gastos serão reajustados pelo IPCA, aferido pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou outro índice que venha a substituí-lo, a partir da data em que foram empenhados.        (Incluído pela Lei nº 14.356, de 2022)

Ressalte-se que as Ações Diretas de Inconstitucionalidade – ADIs movidas no STF contra estas alterações legislativas julgaram as mesmas parcialmente procedentes, apenas para dar interpretação conforme no sentido de que a inovação trazida que alteram os critérios previstos no art. 73, inciso VII, da Lei n. 9.504/97, não se aplicavam ao pleito de 2022, em virtude do princípio da anterioridade eleitoral, previsto no art. 16 da Constituição Federal. Portanto, o texto continuou hígido e está vigente.

Assim a regra de gastos com publicidade no primeiro semestre mudou em 2022 e agora, conforme a redação acima não pode que exceder a 6 (seis) vezes a média mensal dos valores empenhados e não cancelados nos 3 (três) últimos anos que antecedem o pleito e para efeito de cálculo da média, os gastos serão reajustados pelo IPCA, aferido pelo IBGE.

Portanto é preciso que cada Município, que é a esfera sujeita a eleições em 2024 faça seus cálculos conforme dita a lei para verificar o quanto pode gastar no primeiro semestre deste ano.

Já a regra de limitações nos três meses antes do Pleito não mudou na Lei 9.504/97:

Art. 73. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:

VI – nos três meses que antecedem o pleito:

  1. b) com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral;

Note-se que a exceção é apenas para os casos de propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, como por exemplo, bancos estatais, Universidade e outras empresas ou órgãos que concorram com produtos e serviços da iniciativa privada no mercado, sendo os demais casos, em regra, vedados neste período e até a realização do pleito.

É preciso atentar que esta permissão é tão somente para produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, não se enquadrando aí a publicidade institucional do órgão ou empresa.

E devemos atentar para o caso de realização de eventual segundo turno, sendo que até a realização do mesmo as restrições permanecerão, mesmo que as eleições para os Parlamentos já tenham se implementado.

Eventuais publicidades de campanhas específicas que necessitem ser veiculadas no período restrito devem ser objeto de requisição do Poder ou órgão que irá implementá-la à Justiça Eleitoral e necessitam ser previamente autorizadas pela mesma, a qual irá verificar o caso concreto e enquadrar ou não na dicção legal de caso de grave e urgente necessidade pública.

No caso dos três meses é preciso aguardar a resolução do TSE que fixará o Calendário Eleitoral para aferir exatamente o prazo de três meses da data do Pleito, mas no caso do primeiro semestre não porque é sabido que são os primeiros seis meses do ano de 2024.

O capítulo da Lei 9504/97 onde está o art 73 é “Das Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Campanhas Eleitorais”. Isto é, se aplica ao Agentes que estão em campanhas eleitorais.No caso, no âmbito do Município.

Vejam, o que foi publicado na Revista Técnica do TRE/SC resenha@eleitoral em https://apps.tre-sc.jus.br/site/resenha-eleitoral/revista-tecnica/edicoes-impressas/integra/2012/06/condutas-vedadas-aos-agentes-publicos-em-campanha-eleitoral/index19f5.html%3Fno_cache=1&cHash=090e0256d1dc971674ec91e7f65d0a1a.html, em artigo do Professor Pedro Decomain: “De acordo com o § 3º do art. 73 da lei, essa vedação, assim como aquela da letra “c” do inciso VI, somente se aplica aos agentes públicos das esferas administrativas cujos cargos estejam em disputa na eleição. Nas eleições presidenciais, a vedação alcança os agentes públicos da União; nas eleições para o Senado, Câmara dos Deputados, governos dos Estados e do Distrito Federal e Assembléias ou Câmaras legislativas Estaduais ou Distrital, os agentes dos Estados e do Distrito Federal; nas eleições municipais, a proibição alcança os agentes públicos dos municípios. Numa eleição municipal não fica proibida publicidade institucional dos agentes públicos da União, dos Estados ou do Distrito Federal. Nas eleições presidenciais, estaduais e distritais, não há obstáculo à publicidade institucional dos municípios.”

O Professor Pedro Decomain é um renomado Eleitoralista com diversos livros publicados. E esta sempre foi a interpretação dos Tribunais no caso.

Essa nota tem a orientação e capacidade jurídica do Dr. Armenio de Oliveira dos Santos, Advogado, Mestre em Direito e Sócio do Escritório Homrich Portinho & Associados – Advocacia Pública e Empresarial.

PLANETA ATLÂNTIDA

Contagem regressiva para o Planeta Atlântida 2024 e muita gente já está com o ingresso na mão. Entre os preparativos para curtir o festival,que ocorre em 2 e 3 de fevereiro, na Sociedade Amigos Balneário Atlântida (SABA), está a escolha do look, com muito estilo e conforto. Maior varejista de moda do país, a Renner é a patrocinadora oficial do Planeta Atlântida desde a sua segunda edição e o que não faltam são opções para compor o figurino e se jogar nos shows.

De acordo com a gerente geral de Estilo da Lojas Renner S.A., Juliana Maffei Frasca, a Renner busca estar sempre próxima dos seus clientes por meio de experiências encantadoras e inspiradoras como o Planeta Atlântida, que conectam o público com música, moda, diversidade e entretenimento.

 É um momento de se inspirar, de usar a moda como uma maneira de se expressar, de se conectar com os amigos, com os artistas. O festival inspira autenticidade e liberdade para se vestir e criar boas memórias das experiências compartilhadas – destacou.

A marca conta com uma ampla gama de produtos, que podem atender ao estilo e à necessidade de cada um dos planetários. Desde itens mais básicos, para quem busca conforto e praticidade, até peças com mais informação de moda, para aqueles que querem garantir o estilo. Atenta as tendências para festivais, a Renner oferece as principais apostas do momento, como estampas manchadas, bermudas e shorts cargo, looks full jeans, além dos brilhos e metalizados.

Para aproveitar cada segundo da festa, tênis e papetes estão entre as dicas mais confortáveis. Itens super versáteis, como a regata e a bermuda preta com pegada esportiva, são uma das apostas para curtir com praticidade, algo essencial para quem quer dançar até o último minuto.

Já os mais fashionistas podem investir em um look total jeans. Queridinho do guarda-roupa dos brasileiros, o jeans é o match certo com festival de música, afinal, são versáteis, confortáveis e nunca saem de moda. Seja calça, shorts, vestido ou camisa, vale ter uma ou várias peças para encarar a maratona de shows. Outra tendência forte dos festivais são as calças e bermudas cargo, que unem praticidade com a tendência da estação.

Para as meninas com estilo mais glam, que não abrem mão do brilho mesmo em dias ensolarados, vale investir em acessórios com strass, como brincos, cintos e colares, e peças com aplicações de paetês e tecidos metalizados. Para os homens, a camisa de estampa tropical garante leveza e estilo e pode ser combinada com uma bermuda ou calça loose, de modelagem mais larga. Uma mini-bag ou pochete completam o look ao lado dos óculos de sol e boné para encarar as altas temperaturas do verão com tranquilidade.

A camiseta, peça coringa de qualquer estação, não pode faltar entre as opções para os dois dias de Planeta Atlântida. Seja básica, de banda, do seu filme ou da sua série preferida, ela garante personalidade e pode ser combinada com acessórios divertidos. Para quem quiser montar uma produção mais rocker, basta combinar a camiseta com uma saia e uma biker boot. E não dá para esquecer de garantir uma jaqueta jeans ou corta-vento para compor as produções e se proteger da chuva que costuma dar o ar da graça nessa época no litoral gaúcho.

Com o look escolhido, chegou a hora de pensar na make e no penteado. Na Renner é possível encontrar uma diversidade de itens de beleza e a dica é se jogar nas cores vibrantes, brilhos e contornos para uma boca mais marcante. Sombras em tons como azul, rosa e laranja, presentes nas passarelas de primavera-verão, também são ótimas para compor os looks do festival.

Na pele, o efeito glow é o ideal para circular pelas atrações do Planeta Atlântida sem se preocupar com os efeitos do calor. Mas antes de tudo, não dá para esquecer do protetor solar. Para os cabelos, tendência que promete conquistar é o chamado glossy hair. Investir em mousses, sprays e óleos capilares garante o aspecto brilhante.

E caso os planetários queiram incrementar o visual ou retocar a maquiagem, vale dar uma passadinha no Backstage Renner. O espaço estreia em 2024 com produtos de beleza e customização de looks e promete ser um dos locais mais disputados do baixo camarote nesta edição do festival.

– Temos muito orgulho de há 26 edições fazer parte desse momento, apoiando o evento e vestindo todos os estilos de público do Planeta –completa Juliana.

FALANDO EM GOVERNO

Com nota da Secretaria de Comunicação do Governo RS, a Diretora de Publicidade Malu Macedo, se despediu do cargo e deverá se dedicar a outro segmento que muito entende, segundo fontes de mercado, colhidas por essa coluna.

O BOM FILHO A CASA RETORNA

Ana Cassia que esteve na Exibe Midia por mais de 8 anos e teve um período em outras empresas de OOH do mercado está retornando para gerenciar comercialmente um novo produto exclusivo da empresa, que fez com que o CEO Ricardo Piccoli trouxesse a profissional  de volta.

EXIBE MIDIA

A Exibe Midia torna-se a licenciada exclusiva para o estado do RS da KM mídia, uma startup paranaense proprietária de uma plataforma inovadora para gestão completa de anúncios em veículos de aplicativos. Já são 50 mil motoristas credenciados em todo o país, sendo 500 em Porto Alegre e 1200 no RS. A estimativa é chegar em 2.500 motoristas nos próximos 2 anos.

O grande diferencial da plataforma é a possibilidade de fazer uma campanha nacional, regional ou local com grande cobertura geográfica, usando uma mídia já consagrada: anúncios externos, internos e ações especiais nos veículos de aplicativos que rodam 24hs por dia, em todas as regiões das cidades e atinge um público amplo.

“As possibilidades de se fazer ações diferenciadas que impactam a jornada do cliente nesse tipo de mídia são incríveis”, reforça, Ricardo Piccoli, CEO da Exibe.

Outros aspectos que tornam a plataforma única em relação aos seus concorrentes diretos são: a segurança, transparência, agilidade, informação online, além de permitir as marcas inovarem e serem relevantes.

Para liderar esse processo de expansão de forma dedicada, retorna a casa a executiva Ana Cássia Miguel que assume o posto de gerente comercial com um grande desafio pela frente.

Maiores Detalhes:

https://www.kmmidia.com.br/

CLEAR CHANNEL

Com sua expansão para a praça de Caxias do Sul e cada vez superando mais suas metas de vendas na região Sul, Paulo Fernandes contratou a experiente profissional Debora Spader para junto com Fabinho formar a equipe comercial de Porto Alegre.

ASSEMBLEIA RS

Gustavo Machado, jornalista, que por muito desempenhou funções importantes como profissional na Assembleia Legislativa do RS é o novo Superintendente de Comunicação na gestão do Presidente Adolfo Brito (PP), junto assumem a publicidade, Eugênio Gonçalves e Daniel Germano no Jornalismo.

Desejamos todo o sucesso à estes competentes profissionais.

VIII FORUM RIO GRANDE DO SUL

No dia 08 de fevereiro no Centro de Eventos da SABA , na Av. Central de Atlântida em Xangri-lá/RS a Rede Pampa realiza – NOVOS HORIZONTES PARA O DESENVOLVIMENTO – das 14h30 às 18h30 com vários e importantes empresários e políticos sob a mediação de Paulo Sergio Pinto. Inscrições gratuitas pelo site: www.forumnovoshorizontes.com.br até o dia 06/02

ADVB/RS

O ano começou e a ADVB/RS já dá a largada ao 41º TOP de Mkt. Para aquecer o mercado e garantir mais tempo de preparo às organizações e profissionais de todo Estado, a entidade lança o lote promocional nesta terça-feira (30), com validade até 28 de fevereiro. A principal premiação de marketing e vendas da região sul, o TOP registrou uma edição histórica em 2023, com mais de 100 cases em 32 categorias.

As inscrições seguem até maio, com o segundo lote de 29/02 a 26/03 e o terceiro, de 27/03 a 08/05. Reforçando seu caráter inovador e de dialogar com todos os públicos, a ADVB/RS apresenta a categoria TOP Inclusão à Diversidade que conta com a curadoria da Conexão Diversa e Inteligência Artificial. E a exemplo do sucesso de 2023, o anúncio dos destaques e vencedores será realizado na noite da premiação, agendada para outubro, em Porto Alegre.

Reconhecimento às boas práticas de marketing e vendas do Rio Grande do Sul, o TOP de Mkt soma mais de quatro décadas de história. Para valorizar o dia a dia e as iniciativas criativas, ano passado foram introduzidas as categorias de Trade Marketing, Marketing de Conteúdo, Eventos, Inteligência de Mercado e Marketing de Influência. “Estamos sempre com um olhar no futuro, em ampliar a participação de nossos profissionais, sem jamais esquecer que a nossa maior força vem, justamente, das pessoas que vivem e constroem o cotidiano das organizações gaúchas”, ressalta o presidente da ADVB/RS, Rafael Bicca Machado.
As informações, inscrições, regulamento e histórico do prêmio estão disponíveis no site da ADVB/RS.

KWAI

O Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, anuncia, pelo segundo ano consecutivo, sua participação nas festividades carnavalescas nas cidades de Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Com transmissões ao vivo, apoio a diversos trios e blocos de rua, atividades com escolas de samba, colaborações com embaixadores de renome e iniciativas inovadoras, a plataforma reafirma seu papel ativo no entretenimento como parceiro da maior celebração cultural do Brasil.

O aplicativo já inicia as festividades em São Paulo marcando presença no Bloco da Pabllo, Forrozin Mariana Aydar, Ritaleena, Bicho Maluco Beleza de Alceu Valença e Monobloco – esses dois últimos ainda terão transmissões ao vivo na plataforma nos dias 3 e 4 de fevereiro, respectivamente. A dançarina, cantora e atriz Rita Cadillac será a embaixadora oficial do CarnaKwai na cidade e irá produzir conteúdos exclusivos para o app mostrando a folia diretamente das ruas da capital paulista.
No Recife, o Kwai será a plataforma oficial do Carnaval de rua da capital pernambucana — que ocorre entre 8/02 e 14/02 —, e contará com transmissões ao vivo dos principais shows de grandes artistas que irão se apresentar na cidade, como Lenine, Elba Ramalho, Alceu Valença, Nação Zumbi e Lia de Itamaracá.

Em Salvador, o app estará junto dos trios elétricos de Bell Marques e Ivete Sangalo, com uma grande cobertura especial. Será possível acompanhar ao vivo pela plataforma a saída do Bloco Vumbora, de Bell Marques, no dia 10/02, e do Bloco Coruja, de Ivete Sangalo, no dia 11/02. Além disso, a influencer Lumena Aleluia será novamente a embaixadora oficial do CarnaKwai na cidade, e trará diversos conteúdos e transmissões ao vivo exclusivos diretamente do Camarote Brahma e pelas ruas da cidade.
Ainda em Salvador, o aplicativo também firmou parceria com a empresa de dança FitDance, para ações exclusivas dentro de um estúdio montado no Camarote Brahma, que contará com lives, entrevistas com influenciadores convidados e ativações de marca.

Já para o Carnaval de rua do Rio de Janeiro, este ano a plataforma será parceira dos principais blocos da cidade: Sargento Pimenta, Orquestra Voadora, Monobloco e Banga La Fumenga, que irá transmitir ao vivo sua apresentação no dia 11/02 em seu perfil oficial no Kwai. Além disso, a atriz e influenciadora Viviane Araújo foi escolhida como embaixadora do CarnaKwai na cidade, e os usuários poderão acompanhar conteúdos exclusivos em seu perfil diretamente das ruas do Rio de Janeiro e da Sapucaí. O app também promove playlist especial com o samba enredo de todas as escolas de samba e conta com conteúdos especiais de algumas escolas como o Salgueiro.

DALLASANTA

Apoiadora do “Torneio de Beach Tennis Intercondomínios WOSS de Xangri-Lá”, a Dallasanta oferece em seu lounge, a cada etapa da disputa, open bar de chopp, frutas e local para relaxar em meio aos jogos, para todos os participantes e frequentadores do evento. Com mais uma etapa na competição se aproximando, neste feriadão, os kits que os atletas recebem contendo camiseta, toalha fit, garrafa, saco mochila e medalha de participação, devem ser retirados no Espaço Amare, localizado no condomínio Amare Home Resort, na Rua Pedro Hygino da Silveira, 1885, em Xangri-Lá, empreendimento cuja realização é da Dallasanta e Salton. Na sexta-feira, 02/02, as partidas serão no Acqualina, no sábado, 03/02, no Riviera 2, e no domingo, 04/02, no Ventura.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.