NOTAS DA SEMANA – 10.11.2023

WhatsApp Image 2023-11-10 at 14.29.23

ENTREVISTA COM LUANA RODRIGUES

1. Quem a é Lu Rodrigues (Luana)?

Eu me considero uma mulher centrada, que gosta intensamente de pessoas. Tenho um interesse genuíno em conhecer e entender o humano, suas experiências, perspectivas, emoções, comportamentos, dores e verdades. Acredito que a conexão humana é essencial para o nosso bem-estar e crescimento enquanto indivíduo e sociedade. No ambiente onde atuo, essa característica é, no meu entendimento, vital. Mas característica e habilidade não são suficientes, digo isso porque também me percebo como uma eterna aprendiz, me dedico ao aprendizado de forma constante e sistemática.

Olhando as raízes, bem, sou uma gaúcha nascida lá na porteira do Rio Grande, natural de Vacaria/RS. Meu pai era um artista, viveu da música, representando o RS pelo Brasil com seus repentes e a velha acordeona. Também, teve uma longa passagem pelo rádio. Acredito que daí herdei esse gosto pela comunicação e o interesse pelas formas de expressão. Minha mãe era uma mulher forte, dedicada à família, trazia o horizonte no olhar, mas as suas asas eram curtas, realidade de boa parte das mulheres de sua geração. Dona Glória me ensinou sobre coragem e, por não ter vivido suas aspirações, me ensinou muito sobre a liberdade que a educação pode nos oferecer. Essa dupla aí me oportunizou conhecer e reforçar valores de gratidão, autenticidade e resiliência para buscar uma vida mais plena e feliz.

2. Ser sócia e diretoria de operações de uma agência é ser “pau pra toda obra”?

Se considerarmos ser “pau pra toda obra” como aquele que é, de certa forma, um generalista, te afirmo que sim. É preciso ter habilidades e conhecimentos abrangentes, um bom repertório para fazer a gestão de equipes multidisciplinares e tomar decisões estratégicas que consideram o impacto de toda a empresa. Mas eu proponho também uma luz sobre outro ponto: ser Diretora de Operações é, para mim, um exercício do servir, colocar as necessidades e o bem-estar do time em um lugar de destaque para apoiar e sustentar o crescimento e o sucesso de todos de forma colaborativa e inclusiva, que é tão importante, ou mais, que a técnica para um crescimento sustentável do negócio. Para além do pensamento estratégico, afirmo que é preciso sensibilidade. Vejo a operação como um lugar de treinamento dos olhares e dos afetos para reconhecer as contribuições individuais e coletivas, em busca de resultado para a empresa e para os clientes que confiam no nosso trabalho.

3. Tua formação acadêmica valoriza teu bom desempenho profissional?

Muito. Embora eu tenha muito claro que o fazer e o aprender andem lado a lado. Iniciei minha jornada cursando Publicidade e Propaganda na UFRGS, o que, para mim – uma menina vinda do interior, com histórico de passagem apenas por escolas públicas, com pais com baixa escolaridade –, a universidade foi a abertura de um mundo de possibilidades infinitas do conhecimento e atuação. Ao entrar no mercado, outras necessidades se apresentaram, eu não queria focar apenas no “P” da publicidade, mas sim olhar a comunicação de forma mais abrangente, e o MBA em Marketing Estratégico da ESPM me permitiu afastar o olhar para um campo mais sistêmico. Tenho uma janela incompleta aqui, iniciei um mestrado na PUC/RS focado em Comunicação Pública, que ficou em stand by, aguardando o momento mais oportuno para avançar. Quando surgiu a oportunidade de assumir uma posição na gestão na operação, busquei outro MBA, agora em Gestão de Projetos pela USP/Esalq, para ajudar a alinhavar melhor objetivos estratégicos, de forma eficiente, controlada e com qualidade sustentada nas melhores práticas existentes. Hoje trilho um novo caminho, estou cursando uma pós em Psicologia Positiva, a ciência do bem-estar e autorrealização, com o desejo de somar mais competências para atuação na gestão para o desenvolvimento humano, com um olhar voltado ao comportamento.

4. A Lu com os livros, na Yoga e com o Benjamim?

Eu brinco que compro mais livros do que consigo ler, e é real. Ao comprar um novo livro, eu inicio um ritual de acesso a competências que entendo ser necessárias para me desenvolver ou me inspirar. Hoje, leio menos por distração do que por aprendizagem, em razão dos vieses que o gerenciamento do tempo me impõe no desempenho dos múltiplos papéis como profissional, mãe e mulher, e é sempre um imenso desafio na busca do equilíbrio girando esses “pratinhos” que escolhi. Ter uma biblioteca em casa, ou na palma da mão, me sinaliza a possibilidade de acessar o conhecimento a qualquer momento. Os meus livros contam muito sobre as jornadas que já empreendi.

Já o Yoga é para mim uma experiência de transcendência, vai além da entrega física. É um caminho de autodescoberta, bem-estar e conexão entre o corpo, a mente e o espírito. Esse é outro ritual, aquele que me ajuda a enfrentar a pressão do dia a dia, e a sustentar o equilíbrio emocional, assim como a buscar um maior sentido de propósito e significado na vida de sintonia com o universo. Me dedico ao estudo do Yoga e do Ayurveda – sistema de medicina tradicional indiano, há alguns anos.

Agora, o Benjamin, ah o Benjamin! A melhor pessoa do meu mundo e o meu professor mais generoso. Meu menino, que amavelmente chamo de “Tigre” pela sua intensidade, está completando um ano e meio, de pura fofura, diversão e desafios. Encarar uma maternidade próximo aos quarenta anos me permitiu fazer um mergulho mais profundo no papel, para além do amor incondicional. Trabalhar com a paciência e as frustrações diárias ao acompanhar o desenvolvimento dele me faz repensar as minhas prioridades diariamente e o que, de fato, vale a pena investir. Esse garoto veio reafirmando o poder da simplicidade, do desacelerar, do quanto tudo é impermanente e quem eu sou de verdade (tenso!). Com o Benjamin, é seguir o fluxo e curtir o processo mesmo. Esse cara me ajuda a ser um ser humano melhor todos os dias. Sou muito grata!

COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 18 – O presente e o futuro aqui

Foi gravado o 18º episódio da segunda temporada do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo com o tema “O presente e o futuro aqui” e será apresentado na segunda-feira (13) através do nosso canal do Youtube e do Spotify. esse episódio contamos com os convidados: Diego Zimmermann, Fundador da Armazém de Mídia, Yasmin Zanutto, Sound Design na KF Studios, Leonardo Menegon, Business Intelligence na Sunopaim e Lucas Dalenogare, Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Porto Alegre. Nesse episódio os entrevistados falam sobre o mercado, as instituições que estudam, como sua geração encara o mercado publicitário hoje e no futuro. Um bate papo que trás a visão dos futuros graduandos que representam o hoje e o futuro dos profissionais gaúchos de comunicação.

A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.

SALÃO ARP 2023

Após trinta dias, o período de inscrições de cases no Salão ARP 2023, principal prêmio de publicidade e propaganda do Rio Grande do Sul, se encerrou na sexta-feira, 3 de novembro, com um saldo positivo: foram 120 inscrições a mais do que na última edição. Agora, o júri técnico será responsável por avaliar os trabalhos e definir os finalistas, que serão divulgados em 17 de novembro, juntamente aos do ARP Academy, concurso paralelo, destinado aos estudantes.

Ao todo, foram convidados quase 60 jurados para avaliar os cases. Como de costume, foi mantido o rigoroso critério de serem todos de fora do Rio Grande do Sul, para que se preserve a qualidade técnica dos finalistas. Além de, é claro, serem profissionais renomados e atuantes no mercado da Comunicação.

Dentre eles, estão nomes como Andreia Santamaria (UOL), Daniela Schwarcz Pereira (Unilever), Pati Russo (Agência Africa), André Andrade Santos (Reckitt), Flaviane Bronner (O Boticário), Cezar Ricardo (Kimberly-Clark), Glaucio Binder (CEO da Binder), Livia Kinoshita (Volkswagen) e Marco Frade (Diageo). Do júri, também fazem parte profissionais que atuam fora do Brasil, como Portugal e México.

Os finalistas indicados pelo júri concorrerão aos prêmios de sua categoria no Salão ARP, que acontece em 7 de dezembro. Os convites para o evento poderão ser adquiridos a partir de 20 de novembro. As informações relativas à venda serão disponibilizadas no site www.salaoarp.com.br.

BLACK FRIDAY

Com a expectativa das compras da Black Friday, os desafios aumentam para as empresas que precisam atender um consumidor mais maduro e exigente, que busca muito mais do que ofertas e produtos tradicionais.
“As pessoas querem uma melhor experiência com frete, com facilidade de pagamento, com a forma de desconto progressivo, muito mais do que alguns anos atrás. E quando falo de experiência significa que a empresa tem de atender às expectativas do cliente do começo ao fim, em todos os momentos de relacionamento da compra”, destaca Mari Soccodato, head de negócios da consultoria de marca e experiência Gad.

Ao longo de mais de duas décadas de atuação, Mari Soccodat já gerenciou e desenvolveu projetos para grandes marcas como: Coca-Cola (Brasil e global), Raízen – Grupo Shell, Danone Internacional, XP, Vibra Energia, entre outras, além de ter atuado em agências de Consumer, Empreendimento, Entretenimento, Saúde e Serviços.

De acordo com a executiva, a primeira Black Friday pós anos pandêmicos criou uma geração de consumidores acostumados à experiência de compra no e-commerce muito avançada. Por isso, com a expectativa alta, é preciso ofertar descontos e produtos de forma inovadora.

Como estratégia de negócio, reforça Mari, a BF é importante porque não só constrói um calendário de novos produtos e serviços ligados à data comercial, como também é um momento importante para o fechamento anual de vendas.

“A BF virou uma data importante em termos de marca, relacionamento e experiência, mas também em termos do negócio, de como a empresa consegue ir moldando as suas metas comerciais em cima do período, para alavancar vendas, e, também, para ir moldando o que vai ofertar e como vai ofertar no período de ‘Esquenta’, da Semana Black Friday e no depois, porque a marca continua se relacionando com o cliente a partir do momento que tem uma boa experiência com frete, que a entrega chega no dia, como a empresa agradece a compra e como faz o pós-venda”, completa.

FEEVALE

A empresa BioIn Biotecnologia, residente do Hub One de Criatividade e Inovação, unidade do Feevale Techpark em Novo Hamburgo, recebeu o prêmio de Startup Inovadora no Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Com o tema Ciência e Inovação: alicerces do futuro, o evento aconteceu nesta terça-feira, 31, em Porto Alegre, e teve como objetivo reconhecer o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores públicos, industriais, empresariais e na área de comunicação. O prêmio incentiva a cultura da inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e meio empresarial para a geração de melhorias à sociedade gaúcha.

Segundo Camila Vargas, sócia da BioIn, o propósito da empresa é levar tecnologias biológicas para controle de pragas no campo. “A premiação mostra que é possível unir as universidades e a sociedade, criando soluções que impulsionam a pesquisa e a economia do nosso estado. É um imenso orgulho para toda a nossa equipe e parceiros”, destaca.

WT.AG

A WT.AG comemora 20 anos de história conectada com o futuro e apostando na sua capacidade de inovação. Com sede em Novo Hamburgo (RS) e escritório também em São Paulo, a agência de comunicação já passou por diferentes transformações ao longo destas duas décadas e hoje coloca em prática o posicionamento “The Brand + Performance Agency” para transformar o futuro de marcas e pessoas.

Desde sua fundação em 2003, a agência vem trilhando um caminho notável, evoluindo de uma desenvolvedora de sites, agência de comunicação com orientação para a moda, gestora de e-commerce, até transformar-se em uma agência 360°. Atualmente, são mais de 80 colaboradores atuando em modelo híbrido nos escritórios do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

“Estamos sempre atentos ao que vem a seguir”, afirma Lucas Feltes, fundador e CEO da WT.AG. “Cada projeto é uma nova oportunidade de inovar e elevar ainda mais nossos padrões, com foco em transformar marcas e, principalmente, pessoas. Estamos completando 20 anos com a certeza de que este é só o começo da nossa história.”

Fiel à visão de Brand + Performance, a WT.AG ajuda seus clientes a buscar estratégias integradas de construção de marca sem nunca esquecer dos resultados, seja no on ou no off. Um trabalho que conta com parcerias incríveis com Abicalçados, Arezzo&CO, Assist Card, Bairro Golden Lake, BarraShoppingSul, Carrano, Herval Móveis e Colchões, Macromix Atacado, Nomad Global, NürnbergMesse Brasil, ParkShopping Canoas, Rissul, Tudo Pra Cabelo, Unicred, Unilever, Via Marte e Vicenza.

Para marcar seus 20 anos, a agência lançou uma nova campanha e key visual, desenvolvidos em parceria com a John and Hackmann. “WT.AG 20 Anos. É Só o Começo”, traz um visual fluído, múltiplo e digital first, refletindo a agilidade e a adaptabilidade da agência em um mundo em constante transformação.

O sucesso dessa trajetória mostra que a WT.AG está pronta para encarar as mudanças que certamente virão nos próximos anos. Independente dos desafios, a agência seguirá inovando para entregar experiências e resultados aos seus clientes. Transformando, pelo caminho, marcas e pessoas.

SBT RS

O “Na Beira do Fogo com El Topador” deste domingo (12) convida os gaúchos a acompanharem o preparo de uma receita simples, mas muito saborosa. O mestre Parrillero Antônio Costaguta vai puxar a brasa para assar um “tomahawk”, que consiste em um corte de carne bovina que une uma costela grande com bife ancho e apresenta um osso com comprimento de 30 cm. Para acompanhar, ele também prepara uma deliciosa farofa de queijo coalho e recebe a assadora gaúcha Clarice Chwartzmann, que ministra cursos de churrasco exclusivos para mulheres há quase 10 anos.

SHOPPING TOTAL

O Shopping TOTAL lança nesta sexta-feira, 10 de novembro, Um TOTAL no seu Natal. A ação busca envolver os clientes, lojistas e vendedores em uma promoção com prêmios diários.

“Um TOTAL no seu Natal veio para estimular os clientes, lojistas e vendedores a aproveitarem e experimentarem as novidades do shopping, conhecido pela variedade de opções e por contar com um mix de mais de 350 lojas. Contaremos ainda com as tradicionais Totaletas (vales-compra para serem utilizados exclusivamente nas operações do TOTAL): elas mantém o empreendimento com a economia aquecida, sendo moeda interna. Além disso, o lojista pode tanto pagar o aluguel quanto receber reembolso na íntegra, é 100% por conta do TOTAL, sem custo para o lojista. Na prática, os valores distribuídos em prêmios retornam para ele”, diz Silvia Rachewsky, gerente Comercial e de Marketing do TOTAL, que completou 20 anos em maio.

GRUPO RBS

Disposta a sempre entregar o melhor do entretenimento aos ouvintes, a Atlântida está com novidades na programação. O Balancinho Bom, comandado por Rodrigo Adams, amplia seu horário e passa a ocupar a grade nas madrugadas, e o programa Mix Tape volta para movimentar os finais de semana da rádio.

Além de manter seu tradicional horário aos domingos, das 14h às 15h, o Balancinho Bom também irá ao ar de segunda à sexta-feira, da meia-noite à 1h, sob a curadoria do comunicador Rodrigo Adams para animar as madrugadas dos ouvintes com as músicas mais conectadas com o verão.

Outra novidade é o retorno do Mix Tape, que voltou a ser comandado por Nitro Di, DJ e integrante do grupo Da Guedes. O programa vai ao ar todos os sábados, das 21h às 22h, com foco no hip hop dos anos 1990 e da atualidade. Aos domingos, a atração é reprisada no mesmo horário.

Os ouvintes poderão acompanhar os programas sintonizando na FM 94.3 (regiões de Porto Alegre e Santa Maria), FM 105.7 (Serra Gaúcha), FM 97.1 (Passo Fundo e região) ou FM 93.3 (Santa Cruz do Sul e região), e por meio do site http://atl.clicrbs.com.br.

GANG

A partir de hoje (10), a Gang é presença confirmada no Cais Embarcadero. Com um espaço que alia sustentabilidade e experiência, a marca fixa ponto em um dos lugares mais bonitos da Capital, e leva a sua essência jovem para um ambiente que proporciona um encontro com a natureza. Além disso, ações estão previstas para movimentar o local, que funcionará de terça a sexta, das 11h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h.

Com o pôr do sol de pano de fundo, o espaço, projetado a partir de um olhar sustentável, visa fortalecer a marca entre o público que ocupa o Cais Embarcadero. Segundo a CEO da Gang, Ana Luiza Ferrão Cardoso, o lugar estará em constante movimento. “Tanto os produtos quanto o visual do espaço assumirão identidades que seguirão as tendências de moda e o comportamento do público. O objetivo é oferecer uma verdadeira experiência para quem estiver transitando pelo Embarcadero”, afirma.

Com proposta diferenciada, o espaço Gang do Cais Embarcadero, além de marcar o novo momento da marca, busca homenagear a Capital. Muito mais que uma loja, a área será um espaço de socialização e visa ser um ponto de encontro e parada obrigatória para os frequentadores da área.

Desenvolvido em parceria com o escritório de arquitetura Lubianca, o espaço da Gang no Cais Embarcadero conta com elementos que proporcionam movimento e amplitude. Por meio da volumetria e mescla das cores, a fachada apresenta madeira e traz o verde da vegetação, além de integrar a loja e as áreas de convivência existentes e demais operações atuais do local. No interior do espaço, foi utilizado o pé direito alto para dar maior impacto visual e para um melhor aproveitamento da luz natural.

FUNDAÇÃO GERAÇÕES

A terceira edição das Caravanas DUXtec estará no Bairro Bom Jesus a fim de pensar sobre os problemas da comunidade, identificá-los e propor uma solução. Será na terça-feira, 14/11, das 14h às 17h, por meio de um workshop para quem deseja empreender e causar impacto social na sua comunidade. Os potenciais empreendedores vão se reunir no Centro de Educação Ambiental Bom Jesus (CEA), localizado na Rua T, 143. Inscrições no link https://forms.gle/QttD9R9kJAZqRjrd9 .

A partir de dinâmicas, os participantes irão trabalhar em equipe para criar soluções inovadoras e viáveis, além de votar e desenvolver as ideias mais promissoras. Mobilidade, negócios locais, alimentação saudável e inclusiva, comunicação e informação estão entre as temáticas debatidas. Uma prática comum é ter como ponto de partida um dos 17 ODS definidos (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) pela ONU para 2030.

“Começamos falando sobre os princípios e as características dos negócios de impacto social, destacando seu propósito além do lucro e o compromisso com a solução de problemas sociais e ambientais”, explica a coordenadora-geral da Fundação Gerações, Karine Ruy. É crucial desenvolver essas soluções de uma forma escalável e financeiramente sustentável por meio da oferta de produtos e serviços independentes de doações.

A Caravana é uma das três iniciativas selecionadas no primeiro edital da Coalizão pelo Impacto em Porto Alegre. O programa, desenvolvido pela FG, é composto por mais três etapas além do workshop: conexão com o ecossistema de inovação da Capital a partir de visitas guiadas; mentorias para os grupos de empreendedores lapidarem suas propostas; e seleção dos projetos/empreendedores para a próxima edição do DUXtec.

Esse programa configura uma rede de inovação social com o objetivo de fomentar negócios de impacto social periféricos implementado em parceria com o Tecnopuc. Os duxers – como são chamados os participantes do DUXtec – têm a oportunidade de avançar na trajetória de empreendedorismo de impacto social por meio do acesso a novos conhecimentos, networking e apoio para o lançamento de versões-teste (MVPs, sigla em inglês para Minimum Viable Product ou, em português, Produto Minimamente Viável) dos produtos/serviços, com investimento de capital-semente pela Fundação Gerações.

Paralelamente às Caravanas, um grupo de jovens que participou de uma formação ampliada do DUXtec em 2022 está recebendo apoio técnico e financeiro para desenvolver três negócios de impacto social. Na Jornada de Pré-Incubação, realizada com apoio do Instituto Helda Gerdau, estão sendo formatadas soluções para empregabilidade qualificada dos jovens, empreendedorismo feminino e marketing digital direcionado a negócios periféricos.

DUO NAUTIC LIFE CLUB

Apresentado em fevereiro de 2023, o empreendimento, sucesso de vendas, com 100% dos seus lotes comercializados à época, havia reservado a chamada super quadra para posterior lançamento. Esta reserva especial contempla 140 terrenos, com metragens de 300 m² a 1.015,24 m², e valores que partem de R$ 279.900,00.

Também entre as inovações, a Dutra Incorporações Imobiliárias, à frente do empreendimento, traz a hobby box, com vagas de marina e acesso direto ao canal navegável da Lagoa do Passo. Além disso, uma prainha artificial exclusiva e um clube com completa infraestrutura de lazer também fazem parte do condomínio. Outro diferencial é a construção do Paradouro, projetado pelo arquiteto André Pacheco. O espaço à beira-mar, situado na área já pertencente a Xangri-Lá, irá proporcionar aos moradores maior comodidade em seus passeios com a família na praia.

Com área total de 460 mil m² (46 hectares) e VGV de R$ 200 milhões, contabilizando as duas etapas, o condomínio deu a largada em suas obras em março deste ano. A possibilidade de começo da construção de residências está prevista para 36 meses, a partir da data inicial, e 48 meses é a estimativa de entrega total do empreendimento. O Grupo Sólido assina os projetos arquitetônico, urbanístico, paisagístico e de interiores; e a Cia Lançamentos Imobiliários é a responsável pela gestão de lançamento e comercial.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.