NOTAS DA SEMANA – 11.02.2022

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ENTREVISTA COM MOCITA FAGUNDES:

1.Quem é a Mocita?

Não sei me definir com exatidão.

Tenho meus momentos de tranquilidade importantes – mas na maior parte do tempo – faço mil coisas por hora , gosto disso, me divirto no caos. (risos)

Sou amorosa com tudo. Minha família, meus amigos, meu trabalho. Sou intensa também. (risos) Meio cansativo isso né? Mas pra mim, achar o equilíbrio é difícil. Nem a maturidade me trouxe equilíbrio. Gosto de ação, gosto da loucura dos prazos curtos, gosto da linha de chegada de uma corrida, gosto do processo.

Passo o tempo todo tentando adaptar o processo ao meu modo de viver, e não o contrário. Mas é um exercício diário. (risos)

Em 2022 eu me fiz algumas promessas. Que é cuidar mais de mim e dos meus. Espero poder cumprir.

2. Ser uma produtora vencedora te anima ou ainda tens mais a exigir de ti e do mercado?

Me anima, me instiga, me desafia a sempre buscar excelência em tudo que eu faço! Não me acomoda de jeito nenhum! Fico tri feliz de receber esse carinho do mercado publicitário. Me dedico a ele há 30 anos. Gosto de comunicação! Amo propaganda! Fazer o que né? “ É a minha cachaça”. Construir parcerias bacanas, participar dos projetos criativos, conhecer novos profissionais ! Isso não cessa nunca! Ainda bem. E tô aí! Rumo ao penta! (risos) Vou fazer por merecer! (risos)

3. Como se define um comercial em todas as suas etapas? Início, meio e fim?

Vou te falar como “ eu funciono”. Meus gatilhos.
Quando uma agência faz contato comigo no início de um processo criativo – e o roteiro ainda está em construção – as chances de tudo dar certo são imensas. Por que? Porque assim eu fico comprometida desde o início. Sei que a equipe criativa pensou em mim para aquele job, e isso me compromete – como diretora – desde o início.
Vou usar esse último job que eu dirigi – como exemplo.
Que foi um processo que deu muito certo!
A criação tinha um roteiro base – um texto já acordado com o cliente, mas havia dúvidas quanto ao formato. Eu entrei com muitas referências e pesquisa de locação, para poder sugerir e argumentar o que se adaptaria melhor à ideia. Não esquecendo. A ideia deve ser sempre soberana. É dela que parte tudo. A propaganda bem feita, sempre respeitará a ideia.
Voltando…
Gosto muito quando a agência convida o cliente para as reuniões de briefing. A pandemia trouxe isso com as reuniões por link. Pra mim, que sou falastrona é muito bom. Eu já tenho a percepção do cliente, consigo me aproximar das expectativas, as coisas são resolvidas rapidamente, a criação e planejamento estratégico já agem em tempo real, e tudo funciona!
Eu tenho uma super equipe na Mythago. E isso faz toda a diferença. Envolvo desde o início – a gestão de contas, as coordenações de produção e ilha , os editores. Todo mundo fica comprometido. É time sabe? E eu viro a “ animadora da torcida” (risos)
Esse processo de aprovação e pré produção exige tempo e disciplina.
O “fim” é baseado na matemática do processo. A regra importante é: cumprir o cronograma. Eu me esfalfo, mas procuro respeitar essa regra a fu. Quando tu tem a agência e cliente do teu lado, tudo flui.
E é muito prazeiroso ver o teu trabalho no ar!
Em quaisquer plataformas. Pra mim, canceriana… todo filme vira “um filho”. E toda veiculação vira “o parto”. Tipo… “nasceu”.

4. Apaixonada?

Muitooooooooo!
De forma adolescente!
Essa casamento é pra sempre.
Aos 22 anos, quando pisei numa agência de propaganda pela primeira vez, eu tive a certeza. Eu nasci pra isso. Me sinto realizada e feliz com as escolhas que eu fiz!

FMP

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) está com as inscrições abertas para o último vestibular de verão 2022/1 até o próximo dia 15 de fevereiro, terça-feira. A prova acontecerá no dia 16, quarta-feira, das 19h às 22h, em formato online. O candidato irá receber todas as orientações via e-mail para realização do teste. Esta será mais uma oportunidade de o aluno ingressar na única Instituição de Ensino no Rio Grande do Sul com Graduação em Direito 5 estrelas pelo Guia da Faculdade do Jornal O Estado de São Paulo. A FMP, que recebeu a nota máxima pelo terceiro ano consecutivo, figura entre as 12 melhores no ensino de Direito no Brasil. O conteúdo da prova será dividido em: Português, Conhecimentos Gerais e Redação. O resultado será divulgado no dia seguinte ao exame, 17 de fevereiro, quinta-feira, no site da FMP. Matrícula e entrega da documentação também serão feitas online. As aulas iniciam no dia 21 de fevereiro, segunda-feira.
Mais informações: https://fmp.edu.br/vestibular/

SLOGANS INFELIZES

Cartório de Protestos: “O jeito mais eficiente de cobrar uma dívida.” Ou paga ou te inviabilizo, é realmente eficiente. 
São Joao: “Nossa missão é cuidar da sua saúde”.
Vendendo energético, guloseimas e refrigerantes.

ARP

Com o objetivo de aproximar a marca Apple no mercado publicitário, gerar relacionamento e fomentar novos negócios, a Associação Riograndense Propaganda (ARP) firmou parceria com a iPlace Corporativo. Agora, as principais agências, empresas e profissionais do mercado publicitário gaúcho passam a contar com vantagens diferenciadas para a aquisição de produtos e soluções de TI, além de outras ações conjuntas que ocorrerão ao longo desse ano. 

Para Márcia Christofoli, VP da ARP, a parceria é muito relevante. “Oferecemos aos associados uma série de benefícios – e todos eles conversam diretamente com o mercado da Comunicação. Agora, contamos com uma das marcas mais relevantes de consumo, a Apple através da iPlace Corporativo. É a primeira ação de uma parceria que desejamos que seja sólida e duradoura”, declarou.

O diretor da iPlace Corporativo Wagner Alledo conta que os profissionais da indústria criativa são um dos principais consumidores de produtos Apple. “Os associados da ARP irão se beneficiar com vantagens exclusivas na iPlace Corporativo”, comemora. 

Os sócios Pessoa Jurídica (PJ) da ARP terão desconto de até 35% em produtos selecionados especialmente para esta parceria. Os benefícios já estão disponíveis e para aproveitá-los, o associado deve entrar em contato com a associação ou direto com a iPlace Corporativo, pelo marketing.hsc@herval.com.br ou (51) 3564 8300, Ramal 3554. A ARP disponibiliza os canais arp@arpnet.com.br e WhatsApp (51) 9 9872-5567para dúvidas e mais informações.

MOOVE

Com o conceito ‘Fazer o Bem #MoveMoinhos’, a campanha de lançamento do Instituto Moinhos Social dá luz a histórias reais de pessoas impactadas por projetos de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento. A partir do mote #MoveMoinhos, criado pela Comfoco – agência de endomarketing que atende o hospital –, a Moove elaborou o conceito visual da campanha e a estratégia de mídia. A campanha buscou, de uma forma criativa, conectar o nome da instituição de saúde ao objetivo do instituto.

“Tanto gráfica quanto como estratégia de mídia entendemos que conseguimos atingir nossos objetivos – sensibilizar e auxiliar no reconhecimento de marca como instituição que visa ao desenvolvimento da sociedade. A campanha contou com a atuação direta da nossa head de Criação, Laura de Azevedo, que infelizmente nos deixou no início deste ano”, comenta o CEO da Moove, Gabriel M. Fuscaldo.

A sócia-diretora da Comfoco, Ana Rimoli, ressalta que “no início de 2021, criamos o mote #MoveMoinhos para traduzir uma crença do próprio hospital de que a transformação que queremos ver na sociedade começa em cada um de nós. E, com os desdobramentos ‘A gente #MoveMoinhos’ e ‘Fazer o bem #MoveMoinhos’, mostramos que uma instituição pode impulsionar essa mudança de dentro para fora”.

A tática desenvolvida, principalmente no digital, com o objetivo de reconhecimento de marca, utiliza o recurso de storytelling para atrair a atenção do público. Os primeiros cases já estão disponíveis nos canais do YouTube do Hospital Moinhos de Vento e no Instagram e no LinkedIn do Instituto Moinhos Social. Entre as histórias, a do Sr. Nelson, líder comunitário da Restinga, que, por muitos anos, lutou para levar um hospital para a população da Zona Sul, e conseguiu realizar seu sonho com o apoio do Moinhos de Vento. Outra história emocionante é a da técnica de Enfermagem Gisele Antunes, que aproveitou a oportunidade de bolsa de estudos na Escola Técnica e hoje trabalha na Emergência da instituição.

A gerente de Estratégia, Inovação e Marketing do Hospital Moinhos de Vento, Melina Schuch, reforça a potência da campanha para evidenciar o posicionamento da instituição. “O lançamento do Instituto Moinhos Social é um marco para o que nós acreditamos profundamente. Há 94 anos, nosso hospital nasceu da união da comunidade e sempre teve entre seus valores o compromisso com a sociedade. No nosso novo ciclo estratégico, que começa ainda este ano, vamos reforçar mais uma vez esse ponto para sustentar nosso desenvolvimento e crescimento. Isso está alinhado com o que o consumidor do futuro exigirá: corporações que sejam sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente, as pessoas e a sociedade. Um ponto forte é que já temos uma longa trajetória nesse caminho”, afirma a executiva.

Além do digital, a campanha conta com mídia off-line com bancas, outdoors e anúncios nos principais veículos do estado e emissoras de rádio. Mais um ponto alto da equipe de criação da campanha foi a ligação com a música ‘O Poeta Está Vivo’. Nela, o trecho ‘Mas quem tem coragem de ouvir; Amanheceu o pensamento; Que vai mudar o mundo; Com seus moinhos de vento…’ faz conexão direta entre o instituto, seu objetivo de transformar realidades e o nome da organização.

Instituto Moinhos Social

O primeiro grande projeto do Instituto Moinhos Social será o ‘Transformar’ no Loteamento Santa Terezinha, em Porto Alegre. A iniciativa visa a melhorar os índices de desenvolvimento humano e social da região, que tem como principal fonte de renda a reciclagem, e conta com taxas de analfabetismo cerca de três vezes maiores do que a média nacional. O trabalho terá a participação de voluntários e, também, arrecadação de recursos de pessoas físicas e jurídicas. Inicialmente, será traçado um perfil socioeconômico dos moradores para mensurar a efetividade das ações, e repetir as melhores práticas em novas comunidades posteriormente. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão: aulas de judô, dança, capacitação profissional, apoio a mães adolescentes. Para conhecer mais, acesse: bit.ly/transformar-moinhos.

SBT RS

A partir do dia 13 de fevereiro, a jornalista Alessandra Bergmann vai produzir o quadro Momento Agro do SBT RS direto de duas grandes feiras realizadas em Dubai, nos Emirados Árabes. A Gulfood é a maior feira mundial voltada para o mercado de alimentos naquela região. Mais de 100 empresas brasileiras de alimentação participam de negociações e ações neste evento levadas pela Apex Brasil, ABPA e ABIEC. O SBT vai mostrar todas as tendências inovadoras na alimentação no Momento Agro e também fará reportagens para o SBT News.
A programação inclui também a Expo 2020. Uma das mais importantes feiras do mundo, que reúne ONGs e instituições governamentais de 190 países, todas destinadas a discutir soluções universais em temas como a sustentabilidade e a mobilidade. “Será uma grande experiência. Informar as pessoas sobre as tendências e mostrar como cada um de nós, mesmos distantes já fazemos parte do resultado destes eventos”, afirmou Alessandra.

SINAPRO RS

O Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul – Sinapro RS lançou nesta quinta-feira (10) o Guia Referencial de Valores 2022. O documento é um balizador para todas as agências que atuam no Rio Grande do Sul, servindo como referência para os serviços e valores praticados no Estado. A atualização anual é realizada tendo como base os preços praticados e a inclusão de novos itens e serviços que fazem parte do portfólio das agências. O Guia é utilizado no atendimento de contas licitadas, mas também serve de referência para o mercado privado. As agências associadas contribuem com sugestões de novos itens para compor o Guia. 

“Esse é um documento que foi construído em conjunto com o mercado, que apresentou importantes contribuições durante o processo de revisão. Serve como referência para a negociação de valores – especialmente de custos internos – com os clientes. E sua aplicação é uma importante base orientativa e de apoio na formação de preços”, destaca Aira Regina Franciosi Favero, vice-presidente do Sinapro RS.

Os associados podem solicitar o Guia Referencial de Valores 2022 pelo e-mail sinaprors@sinaprors.com.br

LOJAS LEBES

Ainda que tenham sofrido os impactos da pandemia de Covid-19, alguns varejistas brasileiros encontraram caminhos para driblar a crise, reter clientes e, claro, atrair novos consumidores. Grande parte deste feito se deve ao investimento no digital, principalmente em tecnologias que permitam a omnicanalidade. 

A Lojas Lebes, varejista do sul do país, implantou em mais de 240 lojas o Oto, aplicativo que cria soluções, a partir de dados de compras online e offline, para empoderar o vendedor da loja física e impulsionar as vendas do varejo. O processo acontece por meio de Inteligência Artificial que capta as informações dos clientes já existentes na base da loja e, a partir de estratégias de relacionamento estruturadas pela área de CRM Marketing, gera campanhas que mais se adequam ao perfil dos compradores. 

Em 2020, o app fez 155 mil sugestões de campanhas para a Lebes, que inicialmente aderiu a 19%. Isso representava apenas 0,8% na venda geral da empresa. Hoje, o cenário mudou, a rede varejista identificou o quanto a solução poderia agregar e passou a utilizar a ferramenta em 100% das lojas físicas, disponibilizando informações estratégicas para mais de 1.200 vendedores. 

De agosto a novembro de 2021, 90% das recomendações de campanha geradas pelo app foram executadas pelos colaboradores da Lebes, o que representa mais de 300 mil clientes contatados e 106 mil compras realizadas. No balanço geral de 2021 (entre janeiro e dezembro), a varejista realizou uma média de 15 campanhas, com 2,5 milhões de recomendações de clientes, que representou uma receita atribuída a venda de 16%.

A plataforma que dá protagonismo para vendedores de lojas físicas e fortalece as marcas, por meio de uma ferramenta que centraliza dados dos múltiplos canais, foi a aposta da Lojas Lebes, uma das primeiras a aderi-la. Ela gera uma visão única do consumidor e leva ações e atividades para o vendedor executar de forma personalizada com cada cliente. “Buscávamos uma maneira de humanizar e levar tecnologia para o varejo e a nossa equipe de vendas. Encontramos no Oto o parceiro perfeito para isso, já que o app alia a inteligência artificial ao empoderamento do vendedor, permitindo que os dados de clientes, que antes ficavam sob visualização apenas da área de crédito, chegassem às mãos daqueles que realmente entendem e sabem do que o cliente precisa. Antes, não sabíamos se o esforço gerado para a segmentação de clientes era aproveitado nas lojas físicas, pois não tínhamos o controle de contatos e métricas eficientes que permitissem agilidade nos resultados”, explica Otelmo Drebes Jr, diretor de Marketing, Vendas e Gente & Gestão da Lebes.

Além dos números expressivos, entre os principais ganhos da rede destacam-se a capacidade de entregar os produtos certos no momento relevante para cada cliente e a transformação digital aplicada na prática no ponto de vendas, colocando informações importantes na mão do vendedor, com toda estratégia e suporte necessário da área de CRM da Lebes. “Ampliamos a capacidade de relacionamento com o consumidor e conseguimos gerar uma experiência omnichannel por meio de dados. Com isso, tornamos o consultor de vendas mais ativo e preditivo e a visão do gerente mais estratégica”, conta o diretor da Lebes.

A tecnologia proporciona ainda melhoria na experiência do cliente, aumentando a fidelização, recorrência de compras e consequentemente os lucros das marcas. “As marcas precisam reavaliar o papel das lojas físicas e dos vendedores, deixando de ser apenas pontos físicos para integrar as estratégias omnichannel, empoderando os vendedores e agregando ainda mais valor na experiência de compra. As perspectivas são que cada vez mais, a loja física passe a ter um papel de maior protagonismo na relação com o cliente, não se limitando ao momento em que ele está dentro da loja. Isso significa uma quebra de barreiras de setores internos, entre o digital e o físico. Seguramente, a Lojas Lebes está à frente desta transformação, desbancando, inclusive, grandes varejistas com capital aberto”, finaliza Guilherme Bohnen, diretor executivo do Oto.

GRUPO RBS

Em 2021, mais uma vez, a conexão do Grupo RBS com a sociedade, a partir do cumprimento diário do propósito empresarial, esteve sempre à frente das entregas. E, como consequência, suas marcas e pessoas foram amplamente reconhecidas nas mais diversas premiações. Foram 150 distinções recebidas no total, 63 a mais do que em 2020.    

Conforme levantamento do Portal dos Jornalistas, a RBS é a empresa de comunicação mais premiada da Região Sul – e a RBS TV é o veículo mais premiado do ano e ocupa a oitava colocação no ranking nacional.    

Os rankings históricos reafirmam a força da marca no Rio Grande do Sul e no país. A RBS se mantém na segunda posição entre as empresas de comunicação mais premiadas da história, desde o início das classificações pelo Portal dos Jornalistas, em 2011. Com destaque também entre os veículos mais premiados da história na Região Sul, ocupa o top 3 da lista, com Zero Hora (1°), Rádio Gaúcha (2º) e RBS TV (3º).     

– Na RBS, nosso olhar está permanentemente voltado ao que nos mantém conectados com a sociedade e com os nossos parceiros. Somos uma empresa obstinada a estar ao lado dos públicos com os quais nos relacionamos, a partir do que fazemos todos os dias: jornalismo, esporte e entretenimento. As premiações nos orgulham, porque são um reconhecimento importante do nosso trabalho e da proximidade e confiança que queremos sempre preservar – destaca o presidente do Grupo RBS, Claudio Toigo.    

Além de marcas, comunicadores da empresa também alcançaram recordes de distinções e mantiveram-se nas posições ocupadas desde 2020 no ranking de jornalistas mais premiados da história do país, que é composto por Cid Martins (3º), Giovani Grizotti (8º), Humberto Trezzi (12º) e Eduardo Matos (23º). Na lista regional estão Cid (1°), Giovani (4°) e Humberto (5°), seguidos de Eduardo Matos (6º) e de Carlos Etchichury (11º).    

Para conferir todos os reconhecimentos recebidos em 2021, clique aqui. Entre eles estão Top of Mind, do Grupo Amanhã, Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo, Prêmio de Jornalismo MP-RS e Prêmio Globo de Programação.  

RÁDIO GAÚCHA

A Gaúcha comemora 95 anos de histórias ao lado de quem, diariamente, sintoniza na rádio para se informar sobre as notícias do Estado, do país e do mundo. Desde 1927 no ar, se consolidou porta-voz de confiança de milhares de pessoas que acompanham as coberturas esportivas e a programação breaking news da emissora. Resgatando os símbolos que a fizeram chegar até aqui, a rádio celebra a data histórica com conteúdos especiais para os ouvintes e um novo posicionamento de marca.  

Para festejar o aniversário ao lado do público, nesta terça-feira (08), os programas Gaúcha Hoje,AtualidadeTimelineSala de Redação e Hoje nos Esportes estão sendo transmitidos diretamente do Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, enquanto oGaúcha Mais está sendo produzido do Largo e da praia de Capão da Canoa. À noite, o Show dos Esportes será apresentado do Gaúcha Sports Bar. Durante esta semana, a rádio irá rodar sonoras e minientrevistas com histórias de ouvintes e sua relação com a Gaúcha nos programas Gaúcha Hoje,Timeline e Gaúcha Mais. A partir de agora, a rádio também terá a plástica renovada com trilhas e vinhetas atualizadas.

– A Gaúcha tem a tradição, mas também a leveza de quem está cheio de história pra contar. É uma alegria poder comemorar esses 95 anos olhando para um longo caminho que temos pela frente, sempre mantendo a conexão, a informação e a emoção que são típicas do rádio. Estamos em constante renovação para acompanhar um público exigente e apaixonado por notícias daqui e por futebol – afirma a editora-chefe da Rádio Gaúcha, Andressa Xavier. 

A Gaúcha posiciona-se como uma marca de jornalismo forte e contundente, com território, signos e identidade visual próprios e atualizados. A nova proposta amplia a percepção de valor para os públicos e retroalimenta o posicionamento do Grupo RBS em ser arena de temas importantes para o desenvolvimento do Estado.  

A materialização desses elementos pode ser percebida no novo conceito: Gaúcha. A tua voz. O slogan traduz a pluralidade que a rádio proporciona, em que muitas vozes se somam para amplificar uma única: a dos ouvintes. Sempre presente na hora em que os fatos acontecem, reforça a agilidade, a tradição e a emoção que os gaúchos conhecem e confiam. É essa relação de proximidade que coloca a Gaúcha, há quase sete anos, como líder de audiência na Grande Porto Alegre – única emissora news do país com essa distinção. 

– A Gaúcha é o palco onde os temas mais relevantes do Estado são debatidos, onde o público torce junto com seu time do coração. É uma grande companheira de quem vai pegar a Freeway para a praia ou para fugir dos alagamentos na Capital. Nosso microfone amplifica as causas locais, mas tem dimensão nacional. O novo posicionamento da marca tem o objetivo de traduzir esse jeitão da Gaúcha, o que ela significa para os gaúchos e, especialmente, o que os gaúchos significam para a marca. Estamos muito felizes com o resultado final, uma tradução da contundência e da emoção que todos os dias acompanhamos nas ondas da rádio. A RBS se orgulha muito dessa jovem senhora, que chega aos 95 anos mais atual do que nunca – destaca a gerente-executiva de Comunicação do Grupo RBS, Caroline Torma.

A aposta deste ciclo de transformação começou ainda em 2021, quando a RBS anunciou um investimento de R$ 70 milhões na modernização dos parques tecnológicos de rádio e televisão, no desenvolvimento de produtos e em digital até 2024,dos quais R$ 14 milhões serão destinados a suas operações de rádio. O aporte possibilita acelerar e intensificar a conexão da empresa com as principais tendências para o futuro do setor.  

O novo momento da marca pode ser acompanhado por meio de uma campanha publicitária 360º que contempla peças para TV (VT 60’’ e redução de 30’’), jornal (anúncios), rádio (jingles e spots) e digital, além de mídia externa, ações especiais de endomarketing e para parceiros do mercado. O filme foi lançado nesta terça-feira (08), no Jornal do Almoço.

FEEVALE

O mercado de jogos é um dos segmentos da área de tecnologia que mais cresce no Estado. O setor, em franca aceleração desde a última década, vive seu momento de consolidação na economia. Dados da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJDRS) mostram que, nos últimos dois anos, o faturamento superou os R$ 140 milhões. Em 2021, o crescimento foi de 19%, determinante para que os empregos na área crescessem 51%. Com uma entidade de classe constituída e apoio do governo estadual, por meio do programa GameRS, o Rio Grande do Sul atrai cada vez mais investidores nacionais e estrangeiros. Atualmente, são 17 países que consumem ou desenvolvem parcerias com empresas gaúchas do ramo.  
No ano passado, foram criados 276 games no Estado. Entre eles, está o Reverie Knights Tactics, que foi lançado oficialmente há 15 dias. Produzido pela empresa 40 Giants Entertainment, de Porto Alegre, da qual o coordenador do curso de Jogos Digitais da Universidade Feevale, Eduardo Müller, é fundador e diretor criativo, o game foi publicado internacionalmente pela 1C Entertainment e conta com coprodução da Hype Animation e da Jambô Editora, com músicas e sound design da YoHo Musik Arsenal. 
Disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC, o jogo é um RPG tático de turnos com batalhas em cenários isométricos, onde cada decisão do jogador pode alterar a história. “Durante as partidas, os jogadores viajam a um mundo de fantasia ilustrado à mão, baseado no aclamado universo Tormenta, liderando os seus heróis por uma aventura épica, em estilo Visual Novel”, explica o professor. 
O processo de desenvolvimento do jogo teve o start com duas pessoas e terminou com 58, pelo tamanho da produção. Na equipe, oito são egressos da Feevale, como o programador Matheus Nunes, que revela que os trabalhos em sala de aula o prepararam para assumir a programação de projetos de grande porte. “O Reverie Knights Tactics foi o projeto de maior complexidade que ajudei a desenvolver. A Universidade foi muito importante neste processo, pois me possibilitou experiência”, pontua Nunes. Também atuaram no projeto os egressos Tiago Rech, Leonardo Tomazi de Souza, André Ilges, Marcel Budde, Ana Soboleski, Ian Fandhrs e Guilherme Brenner. “O projeto foi desenvolvido com muito carinho por toda a equipe. É um prazer trabalhar com um grupo de egressos talentosos, que agora estão se destacando no mercado de trabalho”, finaliza o coordenador do curso de Jogos Digitais. 

GRUPO HERVAL

A Gampi Casa Criativa iniciou 2022 com boas novidades. A agência de Novo Hamburgo celebra a conquista de duas novas contas pertencentes ao Grupo Herval, com sede em Dois Irmãos, o Atacado taQi e a HT Solutions. O aumento do portfólio faz parte do planejamento da empresa que, ainda no final de 2021, projetava crescimento neste sentido. O CEO da Gampi, Maicon Dias, antecipa que a entrada de novos clientes não deve parar por aí e, ainda, estima aumento da equipe em pelo menos 20%.

A agência será responsável por todo o trabalho de posicionamento, planejamento, criação de campanhas e performance para as marcas. Para o Atacado taQi também será realizado o trabalho de Brand Content. “A Gampi tem um grande histórico de trabalhos no B2B, contribuindo para o crescimento de empresas dos mais diversos segmentos do mercado. Atender a estas duas marcas expande nossa atuação no varejo corporativo e principalmente na área de tecnologia. Com certeza nosso time trará grandes resultados para o Atacado taQi e Ht Solutions”, destaca Dias.

As duas marcas têm longo histórico no Grupo Herval e a HT Solutions, em especial, está comemorando 15 anos em 2022. Ambas buscam expansão de mercado, novos clientes, maior presença digital e reconhecimento de marca. 

O vice-presidente do Grupo Herval, Andrei Seger, reforça que a parceria com a Gampi vem ao encontro dos compromissos de expansão dos negócios B2B neste ano. “Iniciaremos novas operações e vamos ampliar nossa atuação em alguns mercados. Para suportar nosso crescimento de forma consistente, agregamos parceiros que contribuam estrategicamente para nossas marcas. É o caso da Gampi, que assume a gestão de comunicação destas duas contas”. 

IGCC

Transformar a realidade do diagnóstico e tratamento do câncer no Brasil. Esse é o propósito do Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), que será lançado em Porto Alegre/RS, em 16 de fevereiro de 2022, em evento híbrido, na Prefeitura da Capital, a partir das 10h. O projeto foi desenvolvido a partir da iniciativa global City Cancer Challenge (C/Can), que apoia cidades de todo o mundo para alcançarem acesso equitativo, célere e de qualidade no controle e tratamento da doença.

Criado para ser o parceiro de sustentabilidade do C/Can na capital gaúcha, o IGCC é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que pretende articular, propor e apoiar iniciativas governamentais, das Universidades e da sociedade civil que colaborem para a promoção de um tratamento oncológico direcionado à melhoria da gestão, prevenção, acesso, rastreamento e diagnóstico do câncer em âmbito nacional.

Na cerimônia de lançamento do IGCC será assinado o Memorando de Entendimento (MoU) entre C/Can, Comitê Executivo Municipal do C/Can Porto Alegre, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Porto Alegre. Na ocasião, o prefeito Sebastião Melo apresentará ainda os fundamentos da Política Pública Municipal de Enfrentamento ao Câncer.

“À medida em que renovamos nosso acordo de trabalhar juntos, já podemos ver o valor e o impacto do que foi conquistado em Porto Alegre. Estou confiante de que conforme vamos avançando, fortalecemos ainda mais as bases para uma abordagem sustentável, melhorando, assim, o acesso no enfrentamento ao câncer, bem como a qualidade nos cuidados com a doença”, comenta a CEO do C/Can, Susan Henshall.

Desde 2018, a capital gaúcha tornou-se a primeira e única cidade brasileira a aderir ao City Cancer Challenge (C/Can). A fundação autônoma atua em 11 países ao redor do mundo, apoiando cidades para alcançarem acesso equitativo, célere e de excelência no controle e tratamento do câncer. Com um trabalho multissetorial e colaborativo, foram elaborados projetos piloto que melhorem o sistema de saúde local, com possível impacto também na sistemática de saúde nacional. 

Maira Caleffi, presidente do Conselho de Administração do IGCC, ressalta que o acordo entre Porto Alegre e C/Can proporcionou um modelo inovador e sustentável que pode ser ampliado e aplicado nacionalmente. “Trabalhar com o C/Can é uma oportunidade incrível para qualquer cidade que realmente queira mudar sua abordagem no tratamento do câncer, colocando os pacientes como prioridade e reunindo as partes interessadas”, destaca.

Através da qualificação das políticas públicas, implementação de projetos que melhorem a gestão da saúde e o fornecimento de dados que auxiliem na tomada de decisão sobre a doença, o Instituto buscará apoiar as cidades do país que desejam desenvolver projetos de enfrentamento ao câncer. A meta, segundo a organização, é tornar o IGCC referência na América Latina no tratamento da doença. Além disso, a experiência e o legado do C/Can, juntamente com a instituição do IGCC em Porto Alegre, devem servir de modelo a ser replicado em outras cidades do mundo.

Dentre todo o trabalho desenvolvido com o apoio do C/Can, que terá continuidade com a implantação do IGCC, destacam-se alguns projetos. O Manual da Qualidade: Patologia em Foco, já está sendo utilizado para unificar a forma como os laboratórios locais realizam seus serviços. O projeto sobre Registro de Dados de Câncer de Base Populacional, finalizado em 2021, capacitou as equipes de vigilância sanitária responsáveis pela coleta e divulgação dos dados. Por fim, Radioterapia: estudo sobre o acesso ao tratamento para o câncer de próstata, com entrega prevista para abril de 2022, entre outras ações.

FABRIZIO BOPP PANICHI

Neste começo de 2022 inicio uma nova história na minha trajetória profissional no Setor Elétrico Brasileiro agora no Grupo Equatorial Energia com o compromisso de gerenciar os processos de Comunicação Corporativa, Marketing e Sustentabilidade na CEEE-D Equatorial Energia no meu Rio Grande do Sul.  Muita responsabilidade e também muita certeza de que entregaremos, em sinergia com essa equipe incrível, um resultado extremamente positivo com a construção de uma nova e pujante realidade para nossa concessão.  

KANTAR IBOPE MEDIA

A Kantar, empresa líder mundial em dados, insights e consultoria e provedora de serviços de medição de audiência em 61 países, anuncia hoje o lançamento do Video Streaming Report. O Brasil, um mercado vibrante de consumo de vídeo, em que as pessoas passam em média quase sete horas em aparelhos de TV todos os dias, será o primeiro país a receber a solução.

O consumo de vídeos aumentou significativamente nos últimos anos. Segundo dados da Kantar, 86% das pessoas assistem a vídeos online no Brasil. Com as recentes transformações no mercado de vídeo, é fundamental entender a fundo o comportamento do público em sua jornada completa em todas as telas e plataformas. 

Com o Kantar Video Streaming Report, os clientes da empresa poderão obter em um único painel os dados dos serviços de TV Linear e VOD como Netflix, YouTube e Globoplay, entre outros; visualização de dados por alvo; compreensão do consumo de vídeo por dispositivos (Desktop, Tablet, Smartphone e Smart TV); curvas de audiência por dia e hora; e tempo gasto e compartilhamento por plataforma. Também haverá atualizações diárias de dados, para facilitar as análises dos clientes.

Para Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media Brasil, uma premissa comum é que as medições de dados de vídeo precisam antecipar as tendências de consumo. “Vídeo é notícia, entretenimento, publicidade, engajamento, comércio, experimentação, aprendizado e muito mais. A Kantar medirá este comportamento fluído dos consumidores para que campanhas publicitárias sejam assertivas e alcancem eficácia mensurável”. A executiva complementa: “Estamos felizes em anunciar a chegada do Video Streaming Report já contando com clientes como Globo, Google, Record e SBT”. 

Essa nova medição é possível com o investimento da Kantar na tecnologia que possibilitou a implantação de um novo medidor, o Focal Meter, no painel de audiência, criando o Painel 2.0. O Kantar Focal Meter mensura o consumo de vídeo de todas as telas numa rede doméstica, em conformidade com os padrões e regulamentos da Proteção de Dados.

O Video Streaming Report é o primeiro passo para uma Medição de Audiência Cross Mídia no Brasil. Os painéis de alta qualidade da Kantar fornecem uma análise do comportamento das pessoas, sendo fontes para calibrar e unificar conjuntos de dados de diferentes telas e plataformas, estabelecendo alcance e frequência vitais para a segmentação de campanhas.

WOLENS

Ao completar cinco anos no mercado, a Wolens decidiu modernizar a sua marca. A agência John & Hackmann foi responsável pelo trabalho de rebranding da incorporadora, que desenvolve empreendimentos de altíssimo padrão em Porto Alegre, com destaque para o bairro Moinhos de Vento. 

Para Daniel Goldsztein, diretor de Novos Negócios da Wolens, a mudança inaugura uma nova fase para a empresa. “Tivemos até aqui um período de muito aprendizado e com resultados incríveis, que nos deram fôlego e bagagem para inovar mais. Agora, vamos para um segundo ciclo, com projetos ainda mais robustos e icônicos. A atualização da identidade visual simboliza esse novo momento da nossa trajetória”, explica.

Segundo o Chief Creative Officer (CCO) da John & Hackmann, João Francisco Hack, o desenvolvimento do trabalho levou em conta a tradição da empresa, mas agregando uma visão de futuro. “É uma marca minimalista, sintética e moderna. Traz um ar contemporâneo, comunicando de forma mais efetiva o cenário em que a Wolens se encontra hoje”, detalha. 

Na versão original da marca, havia três barras douradas, que remetiam a três torres e ao “W” de Wolens. Agora, de forma estilizada, as barras inclinadas representam os pilares da construtora: arquitetura, qualidade construtiva e localização. 

Quatro lançamentos em 2022

A incorporadora é recente, mas resultado de mais de quatro décadas de experiência. Isso porque tem entre seus fundadores dois dos empresários mais reconhecidos no ramo da construção civil do Rio Grande do Sul. Em 2016, Sérgio Goldsztein e Ricardo Sessegolo uniram suas expertises ao espírito inovador da nova geração da família, representada por Daniel Goldsztein, criando a Wolens. 

Nos últimos cinco anos, foram entregues ao mercado quatro empreendimentos: Seven, Praça Nilo, Vértice e Luciana 250. Para 2022, estão previstos quatro lançamentos, todos no bairro Moinhos de Vento. “Serão projetos diferenciados, desenvolvidos por arquitetos reconhecidos nacionalmente. Nosso propósito é modernizar regiões tradicionais e nobres da capital gaúcha, enquanto valorizamos a história e o patrimônio cultural da cidade”, conclui o diretor de Novos Negócios. 

Vídeo-conceito: https://drive.google.com/file/d/151mh4zNhQHwzJc3ReBvATx4AYEhlcsq3/view?usp=sharing

COVID-19

Desenvolvido internamente por seus próprios funcionários, a Polo Films está utilizando um sistema que tem se revelado bastante eficiente para proteger a saúde dos colaboradores e evitar a contaminação por coronavírus. Desde meados de 2020, foi instalado em todos os crachás para acesso à empresa, um microdispositivo que funciona por bluetooth informando a proximidade entre os mesmos para as antenas instaladas na fábrica. Assim, facilitando o rastreamento de contatos próximos.

“Este sistema trouxe uma agilidade e precisão incríveis quando é necessário fazer o rastreamento e o cruzamento dos contatos. Desta forma, o Comitê de Gestão de Crise consegue rapidamente tomar decisões, como o afastamento de alguém a fim de evitar o contágio,” explica o CEO da Polo Films, Antônio Jou Inchausti.

O sistema – chamado de Sistema de Rastreamento de Microdispositivo Individual ou Sirmi –   tem ajudado a manter a fábrica em operação contínua sem risco de parada que poderia gerar problemas de abastecimento de embalagens de alimentos e de higiene, dada a alta demanda por esses materiais nos últimos dois anos. O rastreamento da COVID-19 só funciona dentro da Polo Films, pois o alcance da rede de antenas é limitado. Com o uso do Sirmi, não houve registro de contaminação por coronavírus dentro da fábrica. A Polo – com quase 400 colaboradores distribuídos pela unidade fabril em Montenegro e escritório em São Paulo – já solicitou a patente desse sistema e pretende comercializá-lo no futuro.

Com atuação há quatro décadas, a Polo Films produz insumos para embalagens plásticas, como as de massas, salgadinhos, sabonetes e biscoitos. Em 2021, a produção chegou a 60 mil toneladas de Filmes de Polipropileno Biorientado (BOPP) destinados tanto para o  mercado interno quanto para o externo. Os principais clientes estão na indústria de alimentos, higiene, limpeza, beleza e bebidas.

GERAÇÃO Z
A geração Z, formada por aqueles nascidos em 1997 e 2012, nasceram diante de uma revolução digital e se expressam constantemente pelas redes sociais. Esta atitude promoveu uma revolução na forma como o mercado deve estar conectado com os desejos destes jovens consumidores. 

Empresas devem entender a sua linguagem criativa e ser capazes de fornecer oportunidades de expressão para esse grupo, inclusive no metaverso, terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade por meio de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de realidade virtual, realidade aumentada e internet. Esta é a avaliação de Fernanda Magalhaes, sócia de Marketing & Entertainment Law do escritório Kasznar Leonardos. 

Segundo Fernanda, patentes e marcas estão se desenvolvendo neste mundo paralelo em sinergia com a construção de avatares conectados com marcas e produtos. “Do ponto de vista de propriedade intelectual, está se criando um mundo paralelo que vamos pertencer e as marcas estarão expostas por interagir com o consumidor e poderão ser vítimas de copias, pirataria”, analisa. 

O metaverso vai demandar produtos novos, novas patentes. A Nike é um exemplo de corporação que está ampliando seu portfólio neste novo ambiente virtual. Uma das principais plataformas on-line quando o assunto é interatividade e metaverso é o Roblox, jogo on-line que permite que jogadores criem mundos e experiências virtuais dentro da plataforma de modo interativo. Por isso, o Roblox tem sido uma ferramenta interessante para cocriar com o público.

“Vans World” é o casamento entre Roblox e a empresa de confecções para vestuário e skate Vans. A marca criou seu próprio servidor dentro do game, onde possibilita que os usuários criem seu próprio design de tênis para utilizarem como avatar no jogo, fomentando a autoexpressão dos jogadores e os aproximando da marca. Warner Bros., Hasbro e Gucci são outros cases de grandes marcas que também já realizaram ações na plataforma. 

Os escritórios de advocacia, de acordo com Fernanda, deverão estar atentos e mais especializados como consultores para todas as demandas de marketing criativo, novas culturas e posturas do consumidor, ampliação da concorrência, aviso de cuidados com compras. “Um tópico que sempre estudo é como ocorrerá a monetização em blockchain no metaverso. Ainda é algo que está em desenvolvimento e precisa ser aperfeiçoado”, avalia Fernanda. 

O direito autoral também vai crescer no metaverso, até mesmo, porque será proporcional ao desenvolvimento deste novo mundo paralelo, segundo a executiva. “Neste ambiente virtual, há direito autorial envolvido. Por exemplo, como as instituições financeiras participarão do Minecraft do ponto de vista de marca, será que há todos os contratos devidamente redigidos, que estarão legalmente preparadas?”, questiona. 

Fernanda avalia que o desafio é como pensar nos negócios e promover sinergias com as marcas e influenciadores, garantindo compliance, segurança do branding e patentes, legislação para direitos autoriais. “Quando você for para o metaverso, o que precisa em termos de patente, direito de publicidade? O escritório de advocacia é uma lente. Devemos orientar nossos clientes para que possam trilhar o caminho de forma clara e segura”, comenta. A Kasznar Leonardos tem — em seu portfólio de clientes – cinco agências de influenciadores atualmente. 

O relacionamento com o cliente será aprofundado neste universo. Será fundamental ter maior proximidade e ampliação do entendimento do business do cliente. “A atuação do escritório não será direcionada para o linguajar jurídico, mas seremos um orientador e deveremos compreender profundamente como desenvolver projetos e atividades nesta nova dimensão”, analisa Fernanda. 

Desta forma, a Kasznar Leonardos trabalha de forma integrada com marketing law e entretenimento, porque compreende que existe uma consolidação e sinergia de diálogo entre estes ambientes. Esta ação garante maior expertise para atendimento de agências de influenciadores e proporciona ampla orientação diante de demandas dos clientes dentro da perspectiva de metaverso. 

Outro relevante ponto é que o desenvolvimento de atividades e projetos no metaverso deverá respeitar as legislações, independentemente de barreiras geográficas, e a ambiência regulatória para que se evite pirataria, infrações e impactos na regulamentação de marcas e patentes. 

Na opinião de Fernanda, este cenário ainda precisa de maturação. A executiva defende que as leis de um país devem fundamentar a atuação no metaverso daquela região, mesmo que a marca tenha um servidor em outro país. “Poderá existir complexidades para empresas brasileiras, em casos de infração e boas práticas, para que se tenha instrumentos jurídicos necessários alinhados e afinados com potenciais ajustes regulatórios. Há necessidade de um monitoramento para evitar pirataria, por exemplo. Já temos casos de notificações extrajudiciais no mundo real”, comenta.

Pelo nível de aportes no médio prazo, que virou foco de muitas gestoras financeiras e fundos de investimento, o mercado do metaverso crescerá muito com maior engajamento de branding e novas companhias se consolidando nos próximos anos. 

“Pensamos que deve ocorrer regulação para este universo online que está sendo criado, especialmente diante da conjuntura de ética corporativa. Neste momento, o cenário ainda está muito verde. Mas há amadurecimento e não está tudo definido, o que é relevante para ser efetivo com criação de melhores práticas, posturas, protocolos”, recomenda Fernanda. A Legislação Brasileira de Privacidade de dados, reconhecida pela sigla LGPD, é um nivelamento de mercado muito relevante, que deverá ser aplicado ao metaverso, acrescenta a executiva.

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