NOTAS DA SEMANA – 20.04.2023

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1. Quem é Dado Schneider?

Primeiro, minhas características: eu sou um empolgado e um curioso. Quando vejo algo que não sei, procuro saber mais, pesquisar etc. E esta época é a que mais me faz pesquisar coisas novas (de verdade, Nenê !). Quanto a ser empolgado, eu sou assim desde pequeno.

Agora, a trajetória: publicitário nos primeiros vinte anos de carreira; executivo e consultor nos 10 anos seguintes; palestrante nos últimos 14 anos (total: 44 anos). Professor dos 24 aos 54 anos. Pesquisador: a vida toda!

2. A publicidade te fez evoluir – ou como professor encerraste um ciclo de aprendizado e conhecimento?

A publicidade me deu o gosto por pesquisar comportamento humano. Isso me ajudou a ser professor – e viceversa.

Mas decidi parar de lecionar (regularmente), faz 7 anos, por não conseguir conciliar com minhas vida de palestrante.

3. Ser palestrante mundo a fora foi um sonho ou um rompimento com tudo e todos?

Eu frequentava aqueles supereventos da década de 90 e sentia que já tinha “farinha no saco” para subir no palco e “performar” como os grandes – mas decidi fazer mestrado e doutorado antes de me “lançar” palestrante. E isso não foi rompimento: era a maneira de continuar dando aulas, para muito mais pessoas. Porque, quando subo no palco, é o professor que está ali.

4. Dado, na intimidade, no bem bom, como é?

Sou igualzinho como quando me apresento em público: não há “personagem”. Por isso é que, imagino eu, as pessoas apreciam tanto as minhas palestras: sou autêntico, erro, acerto, me atrapalho, mas, sempre, compartilho conhecimento. Então, como produzo muito conteúdo inédito (e falo isso sem modéstia, viu ?), acabo me tornando atraente. Isso também serve para as redes sociais… e para a intimidade do lar.

LEBES

Com o propósito de conectar cada um à sua história e ao seu estilo, a campanha “Livre para Viver a sua Moda” chega hoje nos principais canais de comunicação da marca, além de todas as lojas da rede.
A coleção traz as principais tendências para a próxima estação, repletas de combinações de cores, texturas, formas e estampas. Além disso, as peças são um convite ao público a vestirem roupas que celebram a individualidade, através de gestos simples.
A nova campanha da Lojas Lebes celebra quem somos e quem sonhamos ser em meio à chegada de uma estação marcada por nostalgia, aconchego e transformações. Assim, se arrumar para o trabalho, escolher um look para um encontro entre amigos ou vestir uma peça de roupa confortável para ficar em casa são escolhas livres, que seguem o fluxo natural e permitem que cada um se expresse espontaneamente no dia a dia.
Inspirada em tendências, nuances e materiais que definirão a próxima estação, a coleção apresenta cores vibrantes como o rosa e o verde e também os tons neutros como o marrom e o caramelo que, combinados, trazem a liberdade perfeita para a estação. Já nas estampas, o destaque fica para o xadrez que agrega ao visual elegância e atemporalidade. Os conjuntos de tricô, os clássicos casacos e as jaquetas com novas cores e texturas são alguns dos destaques que estarão expostos na Loja Lebes.
A nova coleção Outono/Inverno 2023 – Livre para Viver a sua Moda contará com a ativação de influenciadores. A campanha e os looks poderão ser conferidos nas lojas físicas, em fashion filmes e postagens nas redes sociais da Lebes.

TRAMONTINA

Quem cozinha, sabe: uma boa panela faz toda a diferença na hora de preparar uma receita. E quem gosta mesmo da função tem as suas panelas preferidas – e cuida delas com todo o amor.
A partir de social listening, a W3haus, agência do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, desenvolveu a campanha Panelovers do Brasil para a Tramontina. Debaixo do mesmo guarda-chuva da campanha de Utilidades Domésticas da marca, Efeito Tramontina – Já experimentou?, a ação brinca com o amor exagerado das pessoas por suas panelas antiaderentes, além de mostrar os atributos dos produtos: não grudar os alimentos no preparo e serem seguras e duráveis.
A campanha foi lançada com filme no dia 9, no intervalo do Domingão com Huck, na Globo, e em diferentes plataformas como YouTube, Meta, TikTok e Cazamba, além da parceria com diferentes influenciadores, como Mohamed Hindi e Bia Araujo. “No social listening, confirmamos que quem cozinha morre de ciúme das suas panelas e cuida delas com todo o amor. Foi desse insight que surgiram os Panelovers”, conta Clarissa Barreto, diretora de criação da W3haus. “Está no DNA da W3 o olhar apurado sobre as conversas e essa campanha surgiu dessa forma. De insights verdadeiros e com os quais o consumidor vai se identificar facilmente.”
A ação faz parte da campanha “Efeito Tramontina. Já experimentou?”, que conta com diversos conteúdos, incluindo peças digitais e filmes. Primeiro filme focou na frente de UD da marca e o conceito da ação, e agora segue com spin-offs focados nos itens antiaderentes, inox, facas e para churrasco.

“A campanha é uma iniciativa multicanal que visa cobrir diferentes plataformas e mídias, com foco em expandir o público-alvo usando dados e navegação personalizados. A partir da criação da frente de comunicação focada em Utilidades Domésticas, queremos inspirar mais pessoas a conhecerem a infinidade de soluções oferecidas pela Tramontina e convidá-las a experimentar com a garantia de qualidade e segurança que nossos produtos oferecem”, complementa Rosane Mesturini Fantinelli, diretora de Marketing Corporativo da Tramontina.

FESTIVAL DE PUBLICIDADE DE GRAMADO

Um dos maiores eventos do setor publicitário no mundo, o Festival Mundial de Publicidade de Gramado aterriza novamente na serra gaúcha para realização da sua 23ª edição. O evento acontecerá de 7 a 9 de junho em formato híbrido, com experiências presenciais e transmissão online através da BoxBrazil Play.
Nesta edição, o evento entregará ao público três dias de uma programação diversificada, e contará com especialistas e influenciadores que falarão sobre Inteligência Artificial, Conteúdos de Marca, Metodologias de Trabalho, Entretenimento, Diversidade, Marketing de Influência, Web3.0, Design Thinking, ESG, Games, além de trazer os painéis que apontam tendências e oportunidades do mercado.

Entre os participantes, alguns nomes de peso já estão confirmados, como o CEO da The Brain, Paulo Cuenca; a influenciadora Gabi Lopes; Edu Simon, CEO na Galeria e Vice-presidente na Conar; Camila Borst, CEO na Soul Code; Natasha de Caiado, Fundadora e CEO da Wish; Antonia Souza, CEO da EVE NFT; Leonardo Moura, fundador da Branded Content Brazil; Flávio Santos, CEO da Mfield; Ana Cortat, Head of Strategy and Data; e Beatrice Jordão, gerente Sênior de Marketing na Heineken.
Oficinas vão aprofundar a interação do público com os especialistas de mercado
Uma novidade para este ano são as oficinas, que irão oferecer um conhecimento prático e uma oportunidade de interação maior entre os participantes. Serão oficinas presenciais e digitais com limite de vagas, realizadas no Verso Habitat Criativo, um espaço parceiro do evento. As inscrições abrem em breve e serão exclusivas para quem garantir o ingresso do festival. Entre alguns nomes já confirmados na programação das oficinas, Eduardo Calvet, Editor TV Globo; Paula Lobato, Roteirista TV Globo e Tony Pereira, Sound Designer TV Globo, vão ministrar a oficina “Storytelling de Trailer”. Já Leonardo Moura, fundador da Branded Content Brazil, comandará “Estrutura de projetos para marcas”. Antônia Souza, COO da Lumx Studios, realizará o workshop “Criando soluções inovadoras para a web 3”.
A programação de 2023 ainda contará com duas mostras, uma de promo, liderada pela Promo TV Globo; e uma mostra de design, capitaneada pela ABEDESIGN. Ambas serão compostas por exibição de peças e finalizadas com uma mesa redonda para discutir sobre os respectivos mercados. Outra parte integrante do festival, a Rodada de Negócios Criativos, vai promover encontros e negociações entre empresas compradoras e vendedoras das áreas de produção audiovisual, podcasts, jogos e conteúdos de impacto social, buscando fomentar a criação de parcerias e oportunidades de negócios criativos.
Pelo segundo ano consecutivo o evento será liderado por Andressa Martins, primeira CEO mulher do evento e especialista em marketing digital. “É um desafio gigante e, ao mesmo tempo, uma honra dar continuidade a esse festival tão importante, capaz de reunir marcas e profissionais tão incríveis e tão interessadas em compartilhar conhecimento, experiência e visão dos negócios. Queremos influenciar as transformações que acreditamos, colaborando para um mercado cada vez mais diverso e plural”, comenta.
O Festival Mundial de Publicidade de Gramado é uma oportunidade imperdível para quem busca se atualizar e se inspirar com as tendências do mercado publicitário e de comunicação. A programação leva ao palco desde influenciadores e executivos de grandes marcas anunciantes, a especialistas e profissionais da publicidade que estão transformando o mercado.

MASBAH!

Neste sábado (22), tem corrida maluca no “Masbah!”. O telespectador vai conhecer o carro da Penélope Charmosa em tamanho real. Criado a partir de um bug, o modelo é igual ao do desenho animado e chega a uma velocidade de até 80km/h na estrada.

A apresentadora Brunna Colossi vive uma experiência diferente e se torna chapista de lanchonete por um dia. Entre erros e acertos nos ingredientes e no preparo dos lanches, será que o resultado final foi bom e a clientela ficou satisfeita?

O programa também visita um viveiro de recuperação de animais silvestres em Viamão (RS) e mostra detalhes do lugar, que é considerado um criadouro conservacionista com araras, tucanos, jabutis e outro animais que recebem cuidados especiais para depois voltarem a seus habitats naturais.

A atração traz ainda a brincadeira do balão no circo, onde vence quem tiver o raciocínio mais rápido e responder antes do balão estourar.

Em seguida, o público fica com o programa “Anonymus Gourmet”. A receita deste sábado é o “Barato de Luxo”, com dois ingredientes que todo mundo tem na cozinha.

No domingo, tem “Na Beira do Fogo com El Topador”. O Mestre Parrillero Antônio Costaguta prepara o flat iron, um corte especial na paleta bovina.

“Masbah!” é exibido aos sábados a partir das 12h30 no SBT Rio Grande do Sul.

“Na Beira do Fogo com El Topador” vai ao ar nos domingos a partir das 9h30, logo após a edição especial do “Masbah!”.

ARROZ SEPÉ

Essa semana foi ao ar a nova campanha de Arroz Sepe, produzida pela Brava Filmes. Com criação da agência Integrada, a peça mistura live action com animação, para dar vida ao mascote da marca, o Sepezinho.

“É a continuação de uma campanha que produzimos ano passado, e ficamos muito felizes com a oportunidade de avançar esteticamente e seguir contando a história desse personagem e dessa marca tão querida”, conta Alexandre Meurer, produtor executivo e sócio da Brava.

Quem assina a direção do filme é o duo Ethan, formado por Lucas Fogs e Gabi Goulart, inaugurando a parceria de trabalho com a Brava, que passam a formar nesse 2023.

“A gente ta muito feliz com esse novo momento de parceria com a Brava, onde a gente se sente muito a vontade pra criar e trabalhar. Coisas muito legais estão por vir”, diz Gabi.

Sobre o novo filme, Fogs ressalta todo o planejamento necessário para se ter um ótimo resultado, misturando animação captação:

– É um processo de muito estudo e cuidado entre toda a equipe e muita confiança entre produtora e agência. Queríamos que o Sepezinho tivesse realmente vivo no filme, integrado e interagindo no mundo real, em um clima de aventura, divertido. Ficamos todos muito felizes com o resultado.

“O trabalho de animação levou mais de um mês, com o supervisor de efeitos trabalhando em full frame, ou seja, tudo que vemos do personagem foi desenhado quadro a quadro. Foi muito legal ver o que concebemos tomar forma” – completa Gabi.

“O filme vem para inaugurar esse novo momento. É um ano de grandes possibilidades e a Brava quer trazer essa forma cuidadosa e referenciada de trabalho junto com a Ethan, para ser um diferencial grande nos projetos. Tenho certeza de que agencias e os clientes vão gostar muito.” projeta Alexandre.

Link para assistir ao filme:
https://vimeo.com/816534678

OLHAR FUTURO

Programação começa no dia 24 de abril, em Porto Alegre, com a presença de Walter Longo, publicitário e especialista em transformação digital, que abordará o tema mais polêmico da atualidade, a inteligência artificial.

Em comemoração ao seu cinquentenário, que será celebrado em setembro de 2023, a Sabemi Seguradora está lançando o ciclo de palestras “Olhar Futuro”, que discutirá, ao longo do ano, temas que transformarão as próximas décadas. A programação será aberta na próxima segunda-feira, 24 de abril, com a palestra “Inteligência Artificial: surfando no tsunami”, apresentada pelo publicitário e especialista em inovação e transformação digital Walter Longo.

Marcada para 18h30, no Teatro Unisinos, em Porto Alegre (RS), a palestra tem entrada gratuita e aberta ao mercado, parceiros, corretores e público em geral. “Não há dúvidas de que a inteligência artificial é o tema do momento e precisamos discutir os seus impactos em todas as esferas da nossa vida. Por isso, estamos muito felizes em receber um convidado tão qualificado e reconhecido como o Walter Longo, que certamente nos trará importantes reflexões acerca deste assunto desafiador”, afirma o presidente da Sabemi, Antonio Tulio Lima Severo.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.sympla.com.br/evento/olhar-futuro-inteligencia-artificial-surfando-no-tsunami-com-walter-longo/1952752.

“MÍDIA PROGRAMÁTICA NA PRÁTICA”

A Associação Riograndense de Propaganda (ARP) promoverá mais um encontro que promete ser rico em conteúdo para seus associados. No dia 25 de abril (terça-feira), das 19h às 22h, acontecerá o workshop “Mídia Programática na Prática”, que será ministrado pela diretora e co-fundadora da BrazoMídia, Márcia Budke, e pelo sócio e diretor de Operações na Publya, Alex Andrade.
A pauta do evento, que acontecerá na sede da ARP — rua Tobias da Silva, 120, sala 03, bairro Moinhos de Vento — será focada na abordagem dos conceitos de mídia programática, explicando quais são os atores que fazem parte desse ecossistema e as relações entre eles. Além da exploração dos conceitos que serão trazidos no workshop, haverá uma parte prática, com a realização de exercícios e dinâmicas a fim de consolidar os temas apresentados.

Os eventos da ARP contam, a partir de agora, com o apoio do Grupo RBS e da Eletromidia, que estarão presentes como parceiros ao longo do ano de forma contínua. O encontro é GRATUITO e exclusivo para associados da ARP. Interessados podem se inscrever pelos canais da entidade no e-mail arp@arpnet.com.br ou WhatsARP (51) 99872 5567.

SPR

A Tipler, um dos principais players do Brasil e das Américas no mercado de recapagem de pneus, buscou a expertise e estratégia criativa da SPR para reafirmar o seu posicionamento como uma rede altamente qualificada para recapagem de pneus, o que resulta em elevado desempenho e confiança do produto e da marca. Ao se debruçar nessa missão, a SPR identificou que a Tipler conta com um símbolo característico atrelado à qualidade superior de suas bandas de rodagem e que foi consolidado nas mais de quatro décadas de existência da marca: as duas listras laranja impressas nas bandas. A partir desse norte, a equipe de criação da agência validou a intenção da empresa em demostrar a motivação dos consumidores ao escolherem a Tipler como sua marca preferida e de confiança. Assim nasceu a nova campanha da marca com o conceito “Tipler. Eu curto, eu confio“.

E para reafirmar esse conceito e reforçar a conexão entre a marca e o consumidor, foi convidado para protagonizar as peças da ação publicitária o caminhoneiro e influencer digital Bruno Garcia. Dono de um dos maiores canais do segmento no Youtube, com mais de 2,6 milhões de inscritos, Garcia tem uma grande proximidade com os caminhoneiros e é quem os profissionais da estrada também curtem e confiam.

“O desafio da SPR foi compor uma estratégia criativa de grande impacto e conexão com o público da Tipler. O influenciador Bruno Garcia amplificou a distribuição da campanha e, mais do que isso, está conectando os seus seguidores com a marca das duas listras laranjas através de uma comunicação próxima. Paralelo a isso, um plano de mídia estratégico garante que o público seja impactado por multiplataformas em momentos diferentes do dia a dia”, afirma Christian Schünke, head de estratégia digital da SPR.

AMIGOS DO MERCADO

Na próxima quarta-feira (26) será realizada a edição de Porto Alegre do “Encontro Regional Amigos do Mercado” no FoodHall (Avenida Túlio de Rose, 80) e conta com a ilustre presença de Arturo Garziera, Head de Escala e Novos Negócios da Grendene S/A. O evento conta com o apoio dos mantenedores NEOOH e Logan, assim como dos patrocinadores, Clear Channel e Warner Bros Discovery. O ingresso do evento pode ser retirado através do link https://www.sympla.com.br/evento/encontro-regional-amigos-do-mercado-edicao-porto-alegre/1961826?token=1993ee7196f5ad687b45227d43e27d00.

TV CONECTADA

Ao pensar em entretenimento, 61% dos brasileiros indicam a TV Conectada (CTV) entre seus meios favoritos para assistir seus conteúdos preferidos. A conclusão vem de um estudo encomendado pela MetaX junto à Nielsen, que analisou o comportamento dos espectadores diante da TV em suas diversas modalidades: aberta, por assinatura e conectada. Com 254 respondentes, que apresentaram suas opiniões de forma espontânea, o estudo tem 95% de nível de confiança.
Além da CTV, os espectadores entrevistados indicam como meios favoritos a TV paga (43%) e, na sequência, a TV aberta (30%). A avaliação considerou o uso de diversos dispositivos, uma vez que muitos respondentes utilizam ao menos dois deles de forma preferencial. Ainda assim, a TV Conectada se mantém em destaque: 49% de quem está na TV aberta também está na CTV, assim como 69% de quem consome conteúdo na TV paga. Além disso, uma parcela significativa da audiência, de 37%, declarou estar exclusivamente na TV Conectada.
“Os números demonstram como a audiência da TV Conectada é complementar àquela vista nas TVs com programação linear e de como ela já é o meio principal para uma boa parcela da população. Isso é muito representativo para os novos planejamentos de mídia”, afirma Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil.

Ainda que o ambiente de TV Conectada, baseado em streaming, tenha uma audiência fragmentada entre diversos títulos – que são acionados em diferentes horários –, o estudo destaca uma concentração de audiência entre 20h e 00h. Com isso, é possível indicar essa faixa horária como o até então indefinido “Prime Time” em CTV.
Entre os conteúdos mais assistidos, a predominância está em Séries e Filmes, vistos por 79% dos entrevistados que assistem TV Conectada. Porém, destacam-se também outras vertentes com grande visibilidade, como Esportes, com 57%; Noticiários, com 40%; Música e Shows, com 26%; e Novelas, com 21%.

Entre os serviços de streaming disponíveis no Brasil, Netflix e Prime Video são ainda os mais assinados pelos respondentes da pesquisa, respectivamente por 79% e 48% da audiência de TV Conectada. Há, porém, um movimento grande de fortalecimento dos chamados canais FAST (Free Advertising-Supported Streaming), gratuitos para o público e suportados pela exibição de publicidade – que se alinham aos conteúdos sob demanda que também suportam publicidade, chamados de AVOD (Advertising-based Video On Demand).
De acordo com a pesquisa, esses serviços de streaming já possuem 44% de penetração entre os consumidores de CTV, determinando um equilíbrio entre essa opção e os serviços chamados SVOD (Subscription Video On Demand), que demandam assinatura paga para acesso.
“A audiência da TV Conectada, definitivamente, não está mais apenas nos aplicativos por assinatura. Todas as observações estatísticas levam a crer que o gosto e até a preferência de boa parte do público pelos ambientes de streaming que suportam publicidade, gratuitos para a audiência, vai se consolidar”, analisa Dilton Caldas, diretor de negócios da MetaX.
Em média, os espectadores de TV Conectada assinam ou utilizam 2,2 serviços de streaming. Quando indagados se gostariam de ter mais serviços, 63% disseram estar dispostos a assinar novas opções pagas, enquanto 48% têm interesse em ter serviços gratuitos. Metade das pessoas que assinam apenas um serviço de streaming querem se manter assim ou aumentar para dois. Já 43% daqueles que já assinam 2 streamings querem ficar com os que já tem ou somar mais um à lista. Entre os que assinam 4 streamings ou mais, 60% têm como preferência continuar com até 5 assinaturas.

Apesar de mais de 80% dos respondentes da pesquisa pagarem por acesso à internet, apenas 67% deles está satisfeito ou muito satisfeito com esses serviços. No geral, 53% dos respondentes disseram estar interessados em melhorar o serviço de internet para ter uma experiência melhor com os serviços de streaming. 52% dizem estar satisfeitos com o serviço de internet, mas ainda assim manifestam interesse de melhorar os serviços. Já 59% dos que estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos buscam melhores serviços de internet.

A TV Conectada é um ambiente de publicidade seletiva. E para entender as preferências do consumidor, a pesquisa da Nielsen com a MetaX também perguntou qual seria o momento ideal para ser impactado por propaganda.
Para 32% dos participantes, esse momento seria “Ao desligar a TV”, enquanto para 22% seria “Ao ligar a TV” e, para 20%, “Antes de começar um filme”. 11% da audiência indica que as mensagens publicitárias deveriam aparecer “No meio da programação, como um intervalo comercial tradicional”. Já 7% sugerem que a veiculação seja “Entre os episódios das séries”.

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